quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

“Comício Gargalhada!”



Comédia de sucesso abre a temporada de humor de 2011 no Theatro D. Pedro, no dia 19 de Janeiro (quarta-feira), às 20h.

No formato de um comício eleitoral o ator Rodrigo Sant’Anna (Admilson de Zorra Total) interpreta, em seu primeiro monólogo, seis personagens diferentes: Adelaide – “A favelada”, Vanderley das Almas, Sara-menininha, Frango de Padaria, Homossexual Obeso e São Jorge.
Entre um personagem e outro ainda há espaço para as histórias engraçadas da vida de Rodrigo, que faz do espetáculo uma reverência ao gênero que o revelou no teatro e na tv: a comédia.
Em 2005, Rodrigo escreveu, dirigiu a atuou em "Os Suburbanos". O espetáculo ficou em cartaz durante quatro anos no Rio e agora viaja pelo Brasil com sucesso de público e critica. Independente, a peça sempre foi custeada pelo seu grande sucesso de público.
Thalita Carauta, que em "Comício Gargalhada!" dirige Rodrigo, atuou com ele em "Os Suburbanos" e, atualmente, também participa do com ele do Zorra Total, onde interpreta a Clarinha, rival de Lady Kate, namorada de Admilson.

SERVIÇO
“Comício Gargalhada!”
Gênero: comédia
Classificação: 12 anos
Duração: 70 minutos
Dia: 19 de janeiro (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Theatro D. Pedro
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$20,00 (meia para estudantes, idosos, ppdf e clientes Unimed Petrópolis).
Informações: (24) 2235-3833
Realização: Petrópolis em Cena Produções

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Jantar em família na Cidade Imperial

Na última quarta-feira, dia 22 de dezembro, após um dia exaustivo de trabalho e uma dor de cabeça lascinante que me acompanhava quase todo o dia, resolvi comer uma pizza com minha esposa e filho, para tentar terminar bem a noite. Sendo assim, resolvemos enfrentar a chuva e falta de vagas para estacionamento em Petrópolis e levamos o nosso filho de 6 anos para saborear um rodízio de pizza que fosse bom e barato. Nossa primeira opção foi a pizzaria La Vera, situada à Rua Gonçalves Dias, nº 1261, no cruzamento da Rua Washington Luiz, conhecido como ‘Duas Pontes’.

Ao entrarmos na pizzaria La Vera, constatamos que a mesma estava bem vazia. Logo, fomos recebidos por um simpático garçom que, gentilmente, nos levou até a mesa próxima a uma janela e nos acomodou, oferecendo, inclusive, uma cadeira mais alta para que o nosso filho pudesse ficar mais confortável à mesa. Depois de nos explicar como funcionava o rodízio da Casa, fizemos o nosso pedido de bebidas e ficamos esperando que as pizzas começassem a ser servidas.

Após aproximadamente oito minutos de espera, o gerente e/ou proprietário do local, veio à nossa mesa e iniciou a seguinte explanação: “Meu caro senhor, todas as nossa mesas estão reservadas. Infelizmente eu não tenho como atendê-los. Vou pedir aos senhores que se retirem. Sinto muito, mas realmente não poderemos atendê-los.” Ainda assim, o mesmo continuou com o seu pedido de desculpas tentando nos dar opções para que não ficássemos sem nossa pizza. Desta forma, ele prosseguiu: “Aqui perto há uma outra pizzaria que dizem ser muito boa também. Vocês podem tentar ir lá! De qualquer maneira, aceite esse calendário 2011, que o senhor pode prender na sua geladeira como brinde. Boa noite”.

Em resumo: além de expulsar a mim e a minha família do local, ele ainda me deu um brinde para que eu possa sempre me lembrar como foi a primeira vez em minha vida em que, mesmo tendo todas as condições estar no local, fui “gentilmente” convidado a me retirar de um estabelecimento comercial sem qualquer motivo aparente ou previamente justificado.

Ironicamente, a noite não terminou com o ocorrido. Mesmo estando indignado e sentindo-me insultado, insisti em encontrar outra pizzaria que pudesse nos atender. Me dirigi para a pizzaria Mamma Miia, que fica na Rua do Imperador, no Centro da cidade, bem ao lado do Shopping Pedro II. Chegamos, fomos recebidos, escolhemos uma mesa, nos sentamos, e isso foi o mais perto que cheguei do rodízio da casa. Após 10 minutos esperando para limparem a mesa em que nos sentamos e colocarem pratos e talheres para nós, desistimos. Levantamo-nos e saímos da pizzaria sem sermos servidos e frustrados com tamanha falta de presteza. Para o meu espanto, os garçons que deveriam ter nos atendido no interior do estabelecimento, inclusive o que nos recebeu, estavam conversando despretenciosamente do lado de fora, na calçada da Rua do Imperador.

Eu estava realmente furioso e faminto, e nada seria capaz apagar a frustração e indignação de ter sido tão insultado em um dia em que tudo que eu queria era comer uma pizza com minha família que valesse a pena. O que mnais me frustrou, foi perceber tais atitudes como reflexo do serviço prestado em uma cidade que pretende ser turística e receber bem as pessoas.

Ainda assim, achei por bem persistir, até porque já estava tarde para achar um mercado para comprar comida e fazer em casa. Após muito pensar e procurar, terminei a noite comendo comida chinesa, dessas que servem em lindas caixinhas vermelhas. Não preciso nem dizer que fui muito bem atendido.

Michel C. Lima - Um freguês e cidadão indignado.-- Michel Limahttp://www.michellima.nethttp://www.flickr.com/photos/michellima

CURSO GRATUITO DE COSTURA


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PADRE MARCELO ROSSI EM PETRÓPOLIS

Autor do livro Ágape publicado pela Editora Globo, e que já vendeu quase 2milhões de exemplares em todo o país, vai estar em Petrópolis nos dias 19 e 20 de janeiro lançando e autografando a obra.

O evento que tem duração total de 14horas está sendo organizado pelo Centro Educacional Terra Santa e tem como meta angariar fundos para a manutenção das atividades da instituição. Frei Antônio Moser, presidente do Terra Santa, conhece Padre Marcelo Rossi há muitos anos e foi ele quem fez o convite, imediatamente aceito pelo padre.

A sessão de autógrafos terá inicio na quarta-feira, dia 19 de janeiro às 14h e se estende até as 19h. Já na quinta-feira, dia 20 de janeiro, Padre Marcelo Rossi começa a receber os leitores a partir das 9h e vai até as 18h autografando. Durante os dois dias, em momentos alternados, o Padre vai dar bênçãos especiais para as pessoas que estiverem presentes.

O livro com prefácio de Gabriel Chalita tece reflexões sobre algumas das passagens do Evangelho de São João e convida o leitor a enveredar por inspiradas orações. Os dicionários definem a palavra "ágape" como a refeição promovida pelos primitivos cristãos a fim de celebrar o rito eucarístico. O rito confraternizava ricos e pobres em torno de ideais como amizade, caridade, amor. Em Ágape, Padre Marcelo Rossi retoma e amplia o sentido original do conceito: "Ágape é uma palavra de origem grega que significa o amor divino. O amor de Deus pelos seus filhos. E ainda o amor que as pessoas sentem umas pelas outras inspiradas nesse amor divino", assinala no texto de introdução do volume.

Padre Marcelo Rossi vai doar para a instituição o lucro integral obtido com as vendas do livro no local. Para ter certeza de que todas as pessoas que desejarem conhecer o Padre e ter seu livro autografado, Frei Antônio Moser já encomendou e recebeu 3mil exemplares da obra.

As doações vão para o Centro Educacional Terra Santa que fica localizado à Rua Monsenhor Bacelar, nº 590, Valparaiso, Petrópolis/RJ e está aberto de segunda à sexta-feira das 7h às 18h atendendo crianças a partir dos três anos até adultos com no máximo 20 anos de idade, todos em situação de vulnerabilidade social.

A Instituição tem por objetivo ser um espaço de acolhida e trabalho coletivo, onde o conhecimento produzido possa ser construído e reconstruído por todos. O Terra Santa possui profissionais que atuam com o intuito de que o espaço seja um propiciador do fortalecimento de uma identidade institucional e capaz de deixar na história de vida de seus usuários marcas significativas vinculadas ao prazer da aprendizagem, da convivência positiva e do reconhecimento dos seus direitos.

De acordo com Frei Antônio Moser a instituição preza por inserir um tempo cultural e humanizador na vida das crianças e adolescentes, para que estes possam aprender a valorizar não apenas o domínio das habilidades cognitivas, mas também o conjunto de outras habilidades humanas, como sensibilidade, comunicação, simbolismo, autonomia, memorização, apropriação e construção dos saberes e valores culturais e sociais.

Os profissionais dedicados que fazem parte da instituição tem como missão promover, instigar e incentivar a sociabilização e valores como solidariedade, partilha, doação, cooperação e união, a partir das relações humanas e da espiritualidade franciscana, além de auxiliar as crianças no processo de desenvolvimento da consciência crítica, sem deixar de lado a qualificação profissional de jovens e adolescentes para o ingresso no mercado de trabalho e o resgate e elevação da auto-estima.

Mais informações podem ser obtidas na sede do Terra Santa, através do telefones (24) 2246-1021 e (24) 2242-0525 ou ainda através do site http://www.terrasanta.org.br/.

O LIVRO

O AMOR DIVINO, SEGUNDO O PADRE MARCELO ROSSI
Em seu livro Ágape, com prefácio de Gabriel Chalita, o sacerdote católico tece suas reflexões sobre passagens do Evangelho de São João e convida o leitor a enveredar por inspiradas orações.

Os dicionários definem a palavra "ágape" como a refeição promovida pelos primitivos cristãos a fim de celebrar o rito eucarístico. O rito confraternizava ricos e pobres em torno de ideais como amizade, caridade, amor. Em Ágape, livro lançado pela Editora Globo, padre Marcelo Rossi retoma e amplia o sentido original do conceito: "Ágape é uma palavra de origem grega que significa o amor divino. O amor de Deus pelos seus filhos. E ainda o amor que as pessoas sentem umas pelas outras inspiradas nesse amor divino", assinala no texto de introdução do volume.

Com abordagem de comunicação moderna, original e leve, padre Marcelo leva conforto espiritual e ensinamentos da Igreja Católica para milhões de brasileiros por meio de programas de rádio e TV. O estilo claro, direto e sereno que o transformou em fenômeno midiático está impregnado, agora, em Ágape, obra literária em que o autor apresenta trechos selecionados do Evangelho de são João e os reinterpreta à luz do significado do amor divino no mundo contemporâneo.

Madre Teresa de Calcutá e Zilda Arns são alguns exemplos evocados pelo sacerdote para ilustrar as manifestações do ágape, seja pela via da caridade, seja na forma do amor ao próximo, sem exigências nem cobranças. O amor ágape, salienta o autor, não é contemplativo nem se encerra no indivíduo, mas exige ação pessoal e ação interpessoal.

Mais do que se apresentar como estudo teológico sobre os escritos narrados pelo apóstolo, o livro tem explícita intenção oracional. Nesse sentido, trata-se de um diálogo entre o autor, na condição de padre, e seus filhos em busca da boa palavra. Cada capítulo do volume se encerra com uma oração envolvendo os temas ali examinados pelo autor, como a convidar os leitores para um momento de introspecção e de acolhimento das mensagens de Jesus segundo são João.

A escolha do Evangelho de são João entre tantas outras possibilidades dentro da Bíblia é justificada por padre Marcelo pela beleza da estrutura literária e pela impressionante delicadeza com que são descritos os momentos da vida de Jesus – como se o apóstolo não se contentasse em apenas narrar os fatos, mas quisesse nos trazer para dentro da situação descrita. Compartilhar a beleza das narrações do evangelista com os leitores é outro dos objetivos declarados do autor, que busca, com Ágape, incentivar cada vez mais a leitura da Palavra de Deus.

No prefácio escrito para a obra, Gabriel Chalita acrescenta: "O convite que padre Marcelo nos faz com este livro é exatamente este, que sejamos bons! Que a leitura de trechos da vida de Jesus nos ajude a compreender melhor esse Homem extraordinário que foi capaz de superar a lei e apresentar a razão da própria lei: a pessoa humana. Jesus surpreendeu e surpreende. Seu olhar apaixonante nos impulsiona a desacreditar de teses que nos apresentam um mundo mesquinho, materialista, egoico."

Título: Ágape
Autor: Padre Marcelo Rossi
Gênero: Religioso
Editora: Globo
Formato: 13,7 x 20,8 cm
Número de páginas: 128
Site: http://www.globolivros.com.br/

SERVIÇO
19/01/2011 – Das 14h às 19h (quarta-feira)
20/01/2011 – Das 09h às 18h (quinta-feira)
Local: Centro Educacional Terra Santa
Rua Monsenhor Bacelar, 590
Valparaíso – Petrópolis/ RJ
(24) 2246-1021/ (24) 2242-0525
http://www.terrasanta.org.br/

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MARCUS SÃO THIAGO SE FILIA AO PCdoB

O advogado e educador Marcus São Thiago, atual Diretor de Concursos e Processos Seletivos da Fundação CEPERJ (órgão vinculado ao Governo do Estado do Rio de Janeiro), assina sua ficha de filiação ao PCdoB nessa terça-feira (20/12), em cerimônia que será realizada ao meio-dia na sede carioca regional do partido, localizada no Largo de São Francisco. O evento contará com a presença de lideranças partidárias de todo o Estado, entre as quais o presidente do diretório do PCdoB em Petrópolis, Renato Freixiela; a presidente estadual do partido, Ana Rocha; o deputado federal Edimilson Valentim; o presidente da Fundação CEPERJ, Jorge Barreto; o vereador do PCdoB da capital, Roberto Monteiro, entre outros.

Marcus São Thiago acumula uma vasta folha de serviços prestados à sociedade e aos movimentos sociais, desde o movimento estudantil secundarista, no qual ingressou em 1982. Nessa trajetória, manteve estreita parceria com o grupo político do ex-senador Luiz Carlos Prestes, um ícone do movimento socialista no Brasil, com o qual buscou sua formação política. No movimento universitário, foi Diretor de Cultura do Diretório Acadêmico Luiz Carpenter, da Faculdade de Direito da UERJ, mesmo cargo que ocupou no Diretório Central de Estudantes daquela universidade em 1988/89. Já formado no curso de Direito, São Thiago participou da coordenação do Colégio Opção, de 1991 a 2000, ao lado de seu pai, o Professor Nilton São Thiago.

Na política partidária, São Thiago ingressou em 1995 no PDT, conduzido pelo ex-prefeito Sérgio Fadel. Em 2001, já no PSB, ajudou a coordenar a candidatura do ex-prefeito Rubens Bomtempo à Prefeitura. Nos dois governos socialistas, foi Secretário de Administração, Secretário de Governo e Presidente da Fundação Cultural de Petrópolis. Em março de 2008, deixou a Prefeitura para concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal, quando alcançou 1.716 votos, ficando na suplência do PSB.

Atualmente, além de fazer parte da direção da Fundação CEPERJ, Marcus São Thiago também é Secretário Geral do Instituto Luiz Carlos Prestes, presidido pela professora Anita Leocádia Prestes, filha de Prestes com Olga Benário. As relações de São Thiago com o PCdoB sempre foram muito estreitas e de fortes laços de amizade. “Tenho grandes amigos, tanto na direção estadual quanto na direção municipal do partido. Em 2006, cheguei a ser convidado pelo então presidente do PCdoB petropolitano, Pedro Cross, para concorrer a uma cadeira à Assembléia Legislativa, mas, na ocasião declinei o convite por conta dos compromissos assumidos com o governo municipal. Hoje, estou muito feliz com a minha nova casa e pronto para somar com o partido, no projeto político que está sendo construído de ampliação da ação política junto aos movimentos populares, para promovermos, coletivamente, a justiça social”, destaca Marcus São Thiago.

O presidente do PCdoB em Petrópolis, Renato Freixiela, comemorou o ingresso de São Thiago no partido. “Essa filiação faz parte da nossa estratégia de fortalecimento da legenda do partido, com vista à disputa de espaços políticos no Estado e, principalmente, no município. É muito importante estarmos buscando lideranças como ele, identificadas com o projeto político do PCdoB. O trânsito junto aos movimentos social, sindical e estudantil será de grande valia para o crescimento de nosso partido”, explica Renato Freixiela.

Foto: O presidente do PCdoB em Petrópolis, Retano Freixiela, com Marcus São Thiago, o mais novo filiado ao partido comunista

Fonte: APpress

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Orquestra da Universidade Cândido Mendes e show de Monique Grazinoli são as principais atrações deste fim de semana

As atrações do NATAL DE LUZ 2010 neste final de semana têm a música como grande destaque. Na sexta-feira, dia 17, a cantora Monique Grazinoli apresentará seu show no Theatro D. Pedro, às 20h, cantando músicas originais de seu novo CD, além de canções famosas da MPB e clássicos natalinos. A petropolitana, que já fez parte das Meninas Cantoras de Petrópolis, está em carreira solo há dois anos. O show contará ainda com a presença de convidados especiais.

No sábado, dia 18, a Orquestra da Universidade Cândido Mendes estará no palco do Theatro D. Pedro às 19h, apresentando um belíssimo concerto. Formada por mais de 60 integrantes, alunos da Escola Superior de Música, e contando com dezenas de instrumentos musicais diversificados, a Orquestra regida pelo Maestro Francisco Fernandes Filho levará ao público um repertório variado, no qual também estarão incluídas as tradicionais canções de Natal.

Os ingressos para as apresentações no Theatro D. Pedro são gratuitos e estarão disponíveis na bilheteria dois dias antes de cada apresentação. Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos.

Ao participar dos eventos do NATAL DE LUZ 2010, contribua também com a Campanha de Doação, levando um ou mais brinquedos novos, ou usados em bom estado de conservação.

TEEN PARTY VAI SACUDIR O DOMINGO DOS ADOLESCENTES


Domingo, dia 19 de dezembro, a partir das 19h, o Tamboatá, casa de shows mais badalada de Itaipava, apresenta o DJ Flávio Domingues em festa apenas para adolescentes.

Enquanto as sextas-feiras e aos sábados a censura no Tamboatá é de 18 anos, na Teen Party a censura é completamente diferente. A Festa Me Encontra é voltada apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos e o consumo de qualquer bebida alcoólica é terminantemente proibido.

A festa temática que vai tirar os adolescentes de casa no domingo funciona da seguinte forma: na entrada serão entregues cartões numerados para os meninos e para as meninas. Alguns destes cartões possuem os mesmos números e os dois primeiros casais que encontrarem seus pares, ganham um Red Bull cada.

A idéia é integrar os adolescentes que por si só já possuem o costume de andar apenas em suas próprias tribos de amigos.

Os ingressos para pista feminina e masculina já estão sendo vendidos a R$20,00 (vinte reais) e podem ser obtidos com os promoters Caio Almeida (24) 8823-2565, Luis Eduardo (24) 9858-5032, Lorena Tavares (24) 8824-2520, Daniela Brum (24) 8823-8483, Carol Rosa (24) 8819-7051 e Alexandre Marreco (24) 8811-4732.

Mais informações podem ser obtidas no Tamboatá que fica localizado à Estrada União Indústria, 12.360 – Itaipava, através do telefone (24) 2222-5007 ou ainda através do site www.tamboata.com.br.

TAMBOATÁ
Domingo, 19 de dezembro das 19h às 02h
Estrada União e Indústria, 12.360
Itaipava – Petrópolis/ RJ(24) 2222-5007 – www.tamboata.com.br

Censura: De 12 à 17 anos
Capacidade: 650 pista

Entrada:
Pista feminina e masculina: R$20,00

Convite a venda com os promoters:
Caio Almeida – (24) 8823-2565
Luis Eduardo – (24) 9858-5032
Lorena Tavares – (24) 8824-2520
Daniela Brum – (24) 8823-8483
Carol Rosa – (24) 8819-7051
Alexandre Marreco – (24) 8811-4732

O PRODÍGIO DJ JOE K ABALA AS ESTRUTURAS DO TAMBOATÁ EM SHOW PRA LÁ DE ESPECIAL


Sábado, dia 18 de dezembro, a partir das 22h, o Tamboatá, casa de shows mais badalada de Itaipava, apresenta o Super Dj Joe K.

A carreira do prodígio teve início em 2000, em pequenas festas e desde já o DJ já garantia a pista. Com a bagagem de ter tocado em tours pela Europa, EUA e América do Sul, O DJ Joe K. foi considerado pela revista DJ Sound o "Hitmaker Brasileiro", ganhando o prêmio de Revelação Produtor E-Music no DJ Sound Awards.

Seu beat e estilo podem ser conferidos através da versão para o já clássico da e-music, “Born Slippy, do Underworld”, hino dos anos 90, tendo atingido a incrível primeira posição no Beatport. Sem acrescentar outros grandes sucessos em parceria com a Building Records, gravadora exclusiva desde 2005, que podem ser conferidos nos grandes portais de vendas online.

O DJ foi destaque na Winter Music Conference em Miami, sendo aclamado por vários Top Djs mundiais.

Licenciado em mais de 30 gravadoras pelo mundo, incluindo Ministry of Sound, Ultra, Kontor, Blanco y Negro, já fez remixes para Milk and Sugar, Outwork e Yves La Rock.

Atualmente é DJ residente as quartas feiras do programa "Clubtronic" na rádio Energia 97FM de São Paulo e já passou pelos principais clubs do Brasil como Pacha/SP, El Divino/SC, Enjoy-Green Valley/SC e The Week/RJ.

A apresentação no Tamboatá, localizado à estrada União Indústria, 12.360 – Itaipava, tem censura de 18 anos e capacidade total para 900 pessoas, sendo 650 na pista e 250 na área vip. Os convites já estão sendo vendidos através do site do Tamboatá (www.tamboata.com.br) com os seguintes valores: pista feminina a R$15,00 (quinze reais), pista masculina R$25,00 (vinte e cinco reais), camarote feminino R$25,00 (vinte e cinco reais) e camarote masculino a R$45,00 (quarenta e cinco reais).

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2222-5007.

TAMBOATÁ
Sábado, 18 de dezembro, às 22h

Estrada União e Indústria, 12.360
Itaipava – Petrópolis/ RJ(24) 2222-5007 – www.tamboata.com.br
Censura: 18 anos
Capacidade: 650 pista / 250 área vip

Entrada:
Pista feminina: R$15,00
Pista masculina: R$25,00
Camarote feminino: R$25,00
Camarote masculino: R$45,00

SEXTANEJA COM SHOW COUNTRY DE WILLIAM REIS ESQUENTA O TAMBOTÁ


Sexta-feira, dia 17de dezembro, a partir das 22h, o Tamboatá, casa de shows e pizzaria, apresenta os Djs Vinícius Magalhães e Vitor Ventura antes e após o show de William Reis para esquentar a Sextaneja.

William Reis é apaixonado pela música desde a infância e por ter nascido e morado em Varginha/MG a maior parte da vida, sempre teve muito contato com a música sertaneja e com as rodas de viola.

De forma amadora o músico toca há mais de 10 anos, mas como profissional a carreira ainda é um bebê de apenas 3 meses e com apresentações em formaturas e no Tamboatá, o que não tira o brilho do artista que já lotou a casa em outras apresentações.

Acompanhando o vocalista estão Leonardo Ferreira, guitarrista e autor dos arranjos das músicas próprias do cantor, Felipe Carvalho, baterista, Lucas do Vale, violonista e segunda voz e Julien Bacelar, baixista, violonista e terceira voz.

De acordo com o cantor que também é aluno no curso de medicina em Petrópolis, o show terá uma duração média de 2 horas e vai sacudir todos que estiverem presentes. O estudante afirma que é complicado conciliar as duas paixões, a medicina e a música, mas que por enquanto não teve problemas.

Na apresentação no Tamboatá, o cantor promete mostrar os maiores sucessos da atualidade sertaneja tais como “Ciumenta” de César Menotti e Fabiano, “Paga pau” de Fernando e Sorocaba, “Tá se achando” e “E daí?” de Guilherme e Santiago, “Estrela Cadente” de Victor e Leo, “Amo noite e dia”, de Jorge e Mateus, “Você não sabe o que é amor”, “Aqui é seu lugar”, “Digitais” e “Bola de sabão”, do fenômeno Luan Santanna, “Fugidinha” de Michel Teló e “Chora me liga” e “Ei psiu, beijo me liga” de João Bosco e Vinicius.

A censura para o show é de 18 anos e a capacidade é de 650 pessoas, sendo 650 na pista. Os ingressos já estão sendo vendidos a R$15,00 (quinze reais) para homens e mulheres com os formandos de Direito da UCP 2011 e mais informações podem ser obtidas através dos telefones (24) 8821-8316 e (24) 9214-5025.

TAMBOATÁ
Sexta-feira, 17 de dezembro às 22h
Estrada União e Indústria, 12.360
Itaipava – Petrópolis/ RJ(24) 2222-5007 – http://www.tamboata.com.br/

Censura: 18 anos
Capacidade: 650 pista

Entrada:
Pista feminina e masculina: R$15,00

Venda antecipada com formandos da UCP
(24) 8821-8316
(24) 9214-5025

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

HOTÉIS E POUSADAS DE PETRÓPOLIS SE PREPARAM PARA AS FESTAS DE FINAL DE ANO

Aproveitem, as vagas estão se esgotando!


Quem pretende passar o Natal e Ano Novo na Serra não pode deixar de conferir os pacotes oferecidos pelos hotéis e pousadas de Petrópolis. Diversos empreendimentos da cidade membros do Petrópolis Convention & Visitors Bureau estão com uma programação especial e imperdível para este final de ano.

Quem optar em passar o Réveillon na Pousada Arcádia vai desfrutar de uma deliciosa ceia especial com bebidas inclusas, telão, música ambiente e uma taça de espumante. A Pousada Casa da Montanha não funcionará no Natal, mas reabre com um pacote para a noite de Réveillon no quiosque da piscina que inclui buffet com tábua de frios, pastas, pães e frutas da estação. Cada chalé terá direito ainda a uma garrafa de espumante importado. O Albergo Del Leone também promete uma deliciosa ceia e queima de fogos para a virada do ano.

A Pousada Paraíso no Taquaril oferecerá uma ceia de Natal com decoração especial, buffet com pratos típicos e bebidas incluídas. Também haverá uma bela árvore de Natal, onde os visitantes poderão deixar seus presentes antes de compartilhá-los com suas famílias. O Réveillon será apenas para hóspedes. “A procura está bem grande, já estamos com todas as acomodações reservadas para o Ano Novo. Virão hóspedes que já estiveram aqui antes e também por indicação, o que torna o ambiente bastante agradável. Para o Natal, ainda há vagas”, falou Mariana Ferraz, dona da Pousada.

Os pacotes especiais oferecidos pelo Hotel Pedra Bonita incluem ceias exclusivas com variadas opções harmonizadas com vinhos. No Natal, a chegada do Papai Noel com entrega de presentes fará a diversão da criançada, e celebrando a chegada de 2011 música ao vivo, telão e queima de fogos. Os casais serão brindados com uma garrafa de espumante.

Já a Pousada Tambo Los Incas oferecerá um menu especial de Natal com uma taça de espumante incluído no pacote dos hóspedes e também para não hóspedes. A ceia do dia 31 virá acompanhada por música ao vivo e show pirotécnico. “Já estamos fechados para o Natal, mas ainda temos vagas disponíveis para o Ano Novo. São as últimas”, disse a proprietária Gilka Leite.

Para comemorar o Ano Novo em alto estilo, outra boa opção é o Bomtempo Resort. Festa exclusiva com DJ, queima de fogos, ceia especial, bebidas inclusas e muita animação serão oferecidas aos participantes.

Saindo um pouco dos hotéis e indo para um tradicional clube da cidade, o Petropolitano F.C. promete agitar o Réveillon com uma badalada festa no dia 31. Dois ambientes, DJs, telões com transmissão dos fogos em Copacabana e chuva de prata são algumas das atrações oferecidas. Convites na secretaria do clube.

E você, vai ficar de fora? Venha curtir os últimos dias de 2010 na tranquilidade da Serra, em locais charmosos, aconchegantes e com programação para toda a família. Confira todos os pacotes em nosso site www.visitepetropolis.com.


SERVIÇO:

Albergo Del Leone
Rua Comte. Marcolino A. de Souza, 435 – Itaipava
(24) 2222-3359
www.albergodelleone.com.br

Bomtempo Resort
Estrada da Cachoeira, 400 – Santa Mônica
(24) 2222-9922
www.bomtemporesort.com.br

Hotel Pedra Bonita
Rodovia BR 040, km 69,2 – Fazenda Inglesa
(24) 2237-4781
www.hotelpedrabonita.com.br

Pousada Arcádia
Estrada União Indústria, 10.126 – Itaipava
(24) 2220-4850
www.pousadaarcadia.com.br

Pousada Casa da Montanha
Centro de Araras
(24) 2225-2069
www.pousadacasadamontanha.com.br

Pousada Paraíso
Estrada Manoel Batista Andrade, 3.515 – Taquaril
(24) 2223-3670
www.pousadaparaiso.com.br

Tambo Los Incas Pousada
Estrada Ministro Salgado Filho, 2.761 – Itaipava
(24) 2222-5666
www.tambolosincas.com.br

Carruagem de dom Pedro II terá processo de restauração aberto ao público



Uma das mais emblemáticas peças do Museu Imperial ganhará cara nova. A Carruagem Cerimonial de d. Pedro II, conhecida como Monte de Prata, será restaurada em 2011. A iniciativa, que conta com patrocínio da empresa petropolitana GE Celma, a partir da Lei de Incentivo à Cultura, permitirá a conservação desse patrimônio histórico.

O restauro ocorrerá em uma sala de vidro, especialmente montada para que o público possa acompanhar o processo. Desse modo, estudantes, profissionais da área e interessados em geral poderão conhecer os procedimentos de restauração de uma peça museológica.

É a primeira vez que a peça, construída em 1837, passa por esse tipo de intervenção.

A Carruagem

A Carruagem cerimonial foi construída em 1837 pela firma britânica Pearce & Countz, fornecedora da Casa Real Inglesa, especialmente para a cerimônia de sagração e coroação de d. Pedro II, que ocorreu no dia 18 de julho de 1841. Era utilizada pelo imperador em ocasiões solenes, como os casamentos de suas duas filhas e a abertura da Assembléia Geral.

Puxada por oito cavalos, a carruagem foi confeccionada em prata e trazia os brasões do império, tendo ainda seus estofamentos e revestimentos em veludo germânico bordado. Devido ao nobre metal utilizado na sua confecção, era chamada pela população do Rio de Janeiro de "Monte de Prata". Também era conhecida como "Carro cor de cana", em função da sua coloração.

Serviços:

Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro - Petrópolis, RJ
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

TEMPORADA DE GLÓRIA - BRASIL NA ALMA

A Banda Marcial Imperial Petropolitana, da E. M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo, abrirá no próximo sábado, dia 18 de dezembro, às 18h, no Campinho da Vila Felipe, a sua "Temporada de Glória - Brasil na Alma", com patrocínio da GE Celma, através do Ministério da Cultura.

Pelo segundo ano consecutivo a ter uma temporada instrumental patrocinada através das leis de incentivo federais pela mesma empresa, o grupo formado por mais de 50 jovens se prepara para doze apresentações, com o melhor do repertório brasileiro, que vem sendo preparado cuidadosamente durante todo o ano, para contar em praças e comunidades a história da Música Popular Brasileira, através de 4 importantes movimentos: o Samba, a Bossa Nova, os Festivais da Canção e o Choro.

Utilizando 6 novos instrumentos adquiridos com a verba conquistada na temporada do ano passado, a banda compreende essa Temporada como o momento mais amadurecido do seu trabalho de 15 anos, tanto na parte musical como na estrutura do grupo.

Serão apresentadas canções como Ponteio, Disparada, Odeon, Samba do Avião, Garota de Ipanema, As Rosas não Falam, tudo isso na proposta de formar na juventude de hoje, a reprodução viva da cultura de nosso país, através da música. E o melhor, em apresentações gratuitas, abertas ao público e dirigidas a quem não tem o livre acesso cultural.

As demais apresentações serão realizadas nos meses de janeiro e fevereiro, sempre aos sábados.
Serão privilegiados alguns espaços como Praça Pasteur, Vila São José, Praça da Mosela, Centros Culturais de Nogueira e Pedro do Rio, Duarte da Silveira, entre outros.

O projeto tem a coordenação geral de Catarina Maul (que também assina o projeto pedagógico) e Robson Silva Mello, que divide com Luis Fernando Barbosa o comando da banda.
Os arranjos são de Vinicius de Macedo Moreira e a regência do maestro José Geraldo Jibóia.
A escola conta com a direção geral de Eliane Reynaud Soares.

As artes gráficas são de Rodrigo Mello e as fotografias de toda a temporada de Mariana Rocha.
O projeto é um grande trabalho em equipe e representa, para os que fazem parte dele, uma grande frase do Geraldo Vandré, hino dos festivais da canção que serão homenageados na temporada: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer..."

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

DEFESA CIVIL ESTÁ DE PRONTIDÃO 24 HORAS

Desde da madrugada de quarta-feira (8), até a manhã de hoje (9), a Defesa Civil registrou 45 ocorrências. Muitos comunicados são referentes a pequenos deslizamentos de terra, quedas de árvores, alagamentos e solicitação de vistoria de imóveis em locais. A média pluviométrica registrada hoje na base do órgão municipal ficou em cerca de 35 milímetros. As equipes do órgão municipal estão atuando em sistema de plantão 24 horas para atender todas as solicitações.

Apesar do volume intenso de chuva, durante a parte da manhã, foram acolhidos poucos chamados na base da Defesa Civil. Na Rua Getulio Vargas, no Quitandinha, um pequeno deslizamento foi registrado e atingiu a parte de baixo de um imóvel.

As ocorrências com maior gravidade foram registradas ontem em Araras, quando a Escola Municipal Professor Prado, o Colégio Anglicano de Araras e a Escola Paroquial Santa Bernadete foram invadidas pela enxurrada. A água subiu cerca de um metro. Equipes da Comdep realizam a limpeza de todos os locais atingidos.

VIVA CULTURA PLANEJAMENTO CULTURAL


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ANIVERSÁRIO DE 12 ANOS DO TAMBOATÁ - OPEN BAR


Sábado, dia 11 de dezembro, a partir das 22h, o Tamboatá, casa de shows mais badalada de Itaipava, apresenta os Djs Vinícius Magalhães e Vitor Ventura e a VJ Purpille recebendo o convidado especial DJ Rodrigo Ardilha na festa Open Bar em comemoração ao 12º aniversário da casa.

O Tamboatá abriu como uma pizzaria em 1998 no Vale da Boa Esperança. Diante do enorme sucesso das pizzas, o proprietário Roberto Ribeiro decidiu ampliar os negócios. Assim, em 2004, a versão expandida do Tamboatá foi inaugurada na Estrada União e Indústria pelo empresário em parceria com Antonio Nassif, Renato Duarte e Marcelus Fassano, da Cool Produções, e logo se destacou dentro da programação noturna da Serra.

Pelo palco da principal casa de show da região já passaram grandes nomes da MPB e do rock nacional como Titãs, Lobão, Marcelo D2, Blitz, Dinho Ouro Preto, Toni Garrido, Fernanda Abreu, Emerson Nogueira, Lenine, Zélia Duncan, Marina, Jorge Benhjor, Rodrigo Santos, Frejat, George Israel, Vanessa da Mata, MC Buchecha, Luciana Melo, e até atrações internacionais como os Djs Motive 8, David Tort, o Rapper Ja Rule e a banda Double You.

A equipe explica que com o passar dos anos e com o fato de receberem shows e perceberem que essa nova tendência da noite era um sucesso, as diversas reformas se faziam necessárias para sempre apresentar novidades aos clientes, sendo assim foram criados os camarotes e a concha acústica. Hoje o Tamboatá já é conhecido em todo estado do Rio e agora com o lançamento do Vídeo Mapping vai se transformar numa referência em todo o Brasil.

Quem comanda a nova experiência audiovisual no Tamboatá é o paulista VJ Spetto em parceria com o português Pedro Zaz.

O mapping (mapeamento de vídeo) é uma técnica que permite projetar imagens 3D em qualquer superfície de escala arquitetônica. Na prática a técnica funciona através de um software que processa o mapeamento de elementos tridimensionais em construções como colunas, janelas, toldos. Após isso, as imagens mapeadas são estrategicamente combinadas com imagens bidimensionais pré-gravadas, criando ilusões gigantescas.

De acordo com Spetto, “vídeo mapping é muito mais um trabalho de engenharia e arquitetura do que de cinema. É preciso ter muita exatidão", explicou.

Spetto explica que a apresentação do Tamboatá teve vários detalhes que devem ser observados: “Este trabalho no Tamboatá teve um grau de dificuldade muito grande, pois a superfície é curva. O expectador vai se surpreender com os efeitos e a interpretação da arquitetura do local, uma coisa lúdica, muito legal”, detalhou.

O som da noite de pura comemoração fica por conta dos Djs residentes Vinícius Magalhães e Vitor Ventura e a VJ Pupille.

DJ Vinicius Magalhães, um apaixonado por dance music e que iniciou a carreira há 10 anos, possui um estilo variado com base no Club House e na festa vai mostrar que mainstreem e underground podem andar juntos.

Por sua vez, o petropolitano Vitor Ventura despertou o interesse pela música em 1994 e que vem talhando sua carreira de acordo com as tendências mundiais, vai bombar a pista com o melhor da house music e suas vertentes.

A Vj Pupille começou a trabalhar com videogra­smo em 2007 no RJ e iniciou a carreira de Visual Jockey no sul do país no início de 2010, vai ilustrar a música com imagens que se movimentam em tempo real e promete transmitir maior emoção para o público a partir do visual das notas.

O convidado especial, DJ Rodrigo Ardilha é um dos DJs mais atuantes nacionalmente e hoje figura entre os melhores do Brasil, com passagens por clubs como Pachá, Privilege, Hard Rock Café, Nuth, The Week entre muitos outros. O DJ leva seu set a uma experiência única e faz do dancefloor o seu playground e convida a todos a curtir o que existe de melhor nas vertentes da house music, indo do minimal house até os grooves marcantes do tech house. Atualmente é residente do mundialmente conhecido Café Del Mar na América Latina e também se apresenta de forma recorrente nas grandes redes de rádio do Brasil. Em 2010 participou de duas turnés internacionais, em março nos Estados Unidos e em setembro na Europa (República Tcheca, Espanha, Áustria e Alemanha).

O Open Bar liberado da pista vai contar com água, refrigerante, cerveja, vodka Orloff e caipirinha. Já no camarote a variedade de bebidas é ainda maior, e os Vips vão poder consumir a vontade água, refrigerante, cerveja, vodka Absolut, Whisky Ballantine’s 8 anos e espumante Mumm.

A censura é de 18 anos e a casa tem capacidade para 900 pessoas, sendo 650 na pista e 250 na área vip. A entrada varia de preço, sendo a pista feminina R$ 35,00 (trinta e cinco reais) e a masculina R$ 50,00 (cinquenta reais) e os camarotes feminino R$ 70,00 (setenta reais) e masculino R$ 100,00 (cem reais).

TAMBOATÁ
Sábado, 11 de dezembro, às 22h
Estrada União e Indústria, 12.360
Itaipava – Petrópolis/ RJ(24) 2222-5007 – http://www.tamboata.com.br/
Censura: 18 anos
Capacidade: 650 pista / 250 área vip

Entrada:
Pista feminina: R$ 35,00
Pista masculina: R$ 50,00
Camarote feminino: R$ 70,00
Camarote masculino: R$ 100,00

DIA DE IMACULADA CONCEIÇÃO


No dia 8 de dezembro festeja-se o feriado religioso da Imaculada Conceição, dia em que a Igreja Católica comemora e assinala o fato da Virgem Maria, mãe de Jesus, ter sido concebida sem a mancha original do pecado, sendo pura. Nessa data a igreja lembra que Maria, nome que significa "Senhora da Luz", deu à luz a Jesus sendo virgem antes, durante e depois do parto.

O dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854, pela bula Ineffabilis. A instituição da ordem militar de Nossa Senhora da Conceição por D. João VI sintetiza o culto que em muitos países já era realizado mesmo antes de se tornar um dogma.

Em Petrópolis a data será lembrada e comemorada na Comunidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição que fica localizada à Rua Monsenhor Bacelar, 500 – Valparaíso, e que faz parte da Paróquia de Santa Clara.

De acordo com Frei Antônio Moser, a data é de suma importância, pois se trata do único feriado religioso voltado para as comemorações relacionadas à Maria.

O dia de comemoração e orações tem inicio logo pela manhã às 9h com a abertura da igreja, às 10h o grupo reza o Ofício de Nossa Senhora, às 12h a Oração do Ângelus e às 14h a Oração do Terço. Dando continuidade, às 15h será realizada uma celebração pelos Enfermos, às 16h a Ladainha de Nossa Senhora, às 18h novamente a Oração do Ângelus e às 19h será celebrada a Missa Festiva com procissão de rosas e velas coordenada por Frei Antônio Moser.

Após a celebração toda a comunidade é convidada a participar da festa externa com quitutes preparados pelas voluntárias. Os fundos recolhidos no evento serão destinados para o Centro Educacional Terra Santa que fica localizado ao lado da igreja.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (24) 2246-1021 ou (24) 2242-0525.

SERVIÇO
Dia de Imaculada Conceição
08/12/2010 – Quarta-feira
Dia da Imaculada Conceição de Maria
9h – Abertura da Igreja
10h – Ofício de Nossa Senhora
12h – Oração do Ângelus
14h – Oração do Terço
15h - Celebração pelos Enfermos
16h - Ladainha de Nossa Senhora
18h - Oração do Ângelus
19h - Missa Festiva (Procissão de rosas e velas) - Frei Antônio Moser
20h30 - Festa Externa

Comunidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Rua Monsenhor Bacelar, 500
Valparaíso – Petrópolis/RJ

Orquestra Sinfônica Jovem Fundação CSN e Coral Municipal se apresentam juntos nesta terça-feira

Amanhã, dia 07, a Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN, sob regência do Maestro Marcelo Vizani, e o Coral Municipal de Petrópolis, regido pelo Maestro Paulo Afonso, se apresentarão em conjunto no Theatro D. Pedro, às 19h. O evento é gratuito, e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro.

A Sinfônica Jovem é formada por 85 jovens músicos e trabalha um repertório erudito e popular, apresentando aos jovens a um universo musical diversificado. Os músicos já se apresentaram com nomes de grande expressão artística no Brasil, como o grupo Pau Brasil, Mônica Salmaso, Jair Rodrigues, Fátima Guedes, Boca Livre, Gilberto Gil, Arthur Moreira Lima, Renato Braz, Palavra Cantada e Renato Teixeira.

Nesta apresentação especial, o Coral Municipal de Petrópolis irá interpretar duas obras: o oratório Messias, de Hendel, com “And the Glory of the Lord” e “Aleluia”, que serão regidas pelo Maestro Vizani, e ainda “Te Deum” de Houston Bright, regidas pelo Maestro Paulo Afonso.

Sábado mágico no Shopping Itaipava



“Dois mágicos, duas mentes, um só objetivo. Encantar a todos com magia, ilusão e fantasia”. É o que o Casal Mágico trará neste sábado (11/12) para o Shopping Itaipava, a partir das 16h. O evento faz parte da programação de Natal do shopping, que vai até o dia 18 de dezembro.

O show conta com a atuação simultânea de dois mágicos, efeitos visuais voltados para o público infantil, números interativos com toda a platéia e ainda um final exclusivo onde o Casal Mágico faz nevar.

Gustavo Vierini possui reconhecimento internacional. É um dos únicos a atuar em diversas modalidades do ilusionismo, tais como: manipulação, close up Magic e magia de palco. Em 2009, apresentou sua turnê pela Europa, realizando três modelos de show no transatlântico Silja Serenade, fazendo o trajeto Suécia – Finlândia.

Já a mágica Milene é a primeira mulher mágica do Rio de Janeiro e atriz. Cursou a Escola Nacional de Circo, prestou assessoria para a Rede Globo. Sua especialidade é mágica para crianças, onde faz do seu show uma verdadeira festa.

Confira o restante da programação
18/12, às14h – Tarde do Jazz
às 18h – Auto de Natal

Saiba sobre a Milena
Mágica Milene cursou a Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira – RJ, berço de formação de grandes artistas. No primeiro semestre de curso se destacou e já foi selecionada para participar de seu primeiro grande show, se tratava do 1o Encontro Nacional da Cultura, realizado em Brasília, no Ginásio Nilson Nelson no ano de 1995, a partir daí não parou mais...
É a primeira mulher mágica do Rio de Janeiro. Com registro no Ministério do trabalho em 21/05/1997 como artista – atriz, mágica e palhaça sob o n° 19980 liv. 90 fls. 50 DRT 001219/94. Sindicalizada no SATED – RJ sob a matrícula 14.171.
Como atriz interpretou a noviça Pia na novela Xica da Silva, exibida pela extinta rede Manchete e reprisada pelo SBT.
Bacharel em Marketing pelo Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) em 2003.
Ministrou cursos e oficinas na Universidade Estácio de Sá, entre eles: Montando um Circo, Contando e Criando Histórias e Marketing de Relacionamento.
Em Itaipava, criou a sua própria Escola de Circo no Espaço Tamboatá, onde adolescentes deram seus primeiros passos na Arte Circense.
Atuando como mágica, prestou assessoria para Lucimara Parisi no quadro Dança do Gelo no programa do Faustão na Rede Globo no dia 10 de outubro de 2006, participando também do quadro Se Vira nos 30: Especial Mágico em 25 de fevereiro de 2007 na mesma emissora.
Milene foi convidada pelo grupo AS MARIAS DA GRAÇA para integrar o espetáculo: “O BICHO VAI PEGAR” no circuito SESI/CBTIJ em 2010, realizando a abertura do espetáculo de forma Mágica.
Sua especialidade é a mágica para crianças, onde mistura humor, alegria, interatividade e inovação em suas apresentações e na oficina mágica.

Saiba mais sobre o Gustavo
Gustavo Vierini. É mágico profissional desde 1998, com mais de uma década de experiência artística, atualmente FINALISTA do Programa Silvio Santos (Concurso dos Mágicos) e semifinalista do QST? (Qual é o seu Talento?, 2ª Temporada), ambos do SBT.
É participante e conferencista de diversos Congressos, Nacionais e Internacionais, buscando sempre o aperfeiçoamento.
Consagrado CAMPEÃO no Festival Internacional de Mágicos, realizado em Juiz de Fora – MG, em janeiro de 2007, é hoje, destaque no meio mágico brasileiro e internacional.
Profissional com registro no Ministério do trabalho DRT 39641 RJ e sindicalizado no SATED – RJ sob a matrícula 506.709.
Gustavo Vierini é especialista em diversas modalidades do ilusionismo, tais como: manipulação, close up magic e magia de palco. São apresentados números inéditos, impactantes e que desafiam a lógica, com muito profissionalismo, toque de requinte e humor.
O seu show pode ser realizado em três idiomas (português, inglês e espanhol), tanto num palco de teatro, com centenas de espectadores, quanto em uma reunião informal circulando pelo ambiente e produzindo seus prodígios para pequenos grupos de pessoas.
No período de Maio a Setembro de 2009, Gustavo Vierini apresentou sua turnê internacional. O ilusionista realizou três modelos de show em um Cruzeiro Marítimo pela Europa a bordo do Silja Serenade.

Convite Exposição Leo Batistelli


NOEL ROSA CONTINUA A TEMPORADA

Com sucesso absoluto, o projeto En'Canta Noel já percorreu 13 espaços em comunidades petropolitanas, levando um trabalho construido com pesquisa, poesia, música e muito amor coletivo, como bem define a idealizadora do projeto, Catarina Maul.

Visitando distritos, quadras de escolas, clubes que desenvolvem o carnaval e várias escolas públicas, o En'canta Noel tem apresentado Noel Rosa para muitos que ainda não haviam desfrutado do prazer de sua companhia, de sua obra ou dos fatos de sua vida.

No roteiro, ainda mais 7 apresentações gratuitas, todas dentro do projeto realizado através do Ministério da Cultura, com patrocínio da GE Celma.

No elenco: Guido Martini, Norton Ribeiro, Yuri Garrido Leandro Tartaruga e o diretor da peça, Diego Montes. O texto e coordenação geral do projeto é de Catarina Maul.

A orquestra do espetáculo fica por conta da Banda da E. P. Nossa Senhora da Glória, regida pelo músico Djalmir Correa.

Segue junto com o projeto, a exposição "Vila Isabel, Vila de Noel", com 24 fotos de Mariana Rocha.

Quem não assistiu ainda, tem mais 7 chances:

27 de novembro às 10h30 - Centro Cultural de Nogueira
27 de novembro às 16h - E. M. Dr. Rubens de C. Bomtempo
28 de novembro as 10h30 - Centro Cultural de Pedro do Rio
28 de novembro às 17h - Quadra do Bem Te Vi
30 de novembro às 10h30 – E. M. Salvador Kling
30 de novembro às 15h - Colégio Estadual Rui Barbosa
30 de novembro às 19h30 – Colégio Estadual Princesa Isabel
1 de dezembro às 15h – E. M. Luiz Carlos Soares
1 de dezembro às 19h – E. P. Nossa Sra. da Glória
2 de dezembro às 15h – E. M. Augusto Meschick
2 de dezembro às 19h - E. M. Carmem Nunes Martins
4 de dezembro às 10h -E. M. Ver. José Fernandes da Silva
4 de dezembro às 15h - E. M. Profª Jandira Bordignon
7 de dezembro às 10h30 - Clube Centenário
7 de dezembro às 19h30 - Quadra do GRESU Oswaldo Cruz
9 de dezembro às 19h - Colégio D. Pedro II
12 de dezembro às 19h – Clube Correas
13 de dezembro às 16h – E. M. Gov. Marcello Alencar
13 de dezembro às 19h – (CIEP Santos Dumont)
14 de dezembro às 19h - E. P. Nossa Senhora da Glória

Apoio Cultural:
Prefeitura de Petrópolis
Secretaria de Educação
UNIMED
Ewiglish
Restaurante Las Delicias
LEBOPE
Casa Carlos
Cerveja Bohemia

Divulgação:
TV Vila Imperial
Programa Bem Cultural
Petropolis INC
Rádio Viva o Samba
Blog Feitiço do Noel
Gazeta das Cidades

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Esta foi a primeira recomposição tarifária em dois anos

Passados dois anos do último reajuste das passagens de ônibus em Petrópolis, a Prefeitura concedeu a recomposição de 13,6% para a tarifa. O valor da passagem de ônibus no município passa a ser de R$ 2,50 (dois reais e cinqüenta centavos) a partir do próximo domingo, dia 5 de dezembro.

Vale ressaltar que o reajuste concedido fica abaixo do valor de R$ 2,69 requerido pelo Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) e é necessário para cobrir a defasagem das empresas em relação aos custos com insumos (preços dos combustíveis, reposição de peças, compra de pneus, etc.) e reajustes salariais dos rodoviários (14% de reajuste salarial entre 2009 e 2010)

Este é a primeira recomposição tarifária concedida pelo atual governo ao Setranspetro. O último reajuste de tarifa ocorreu em 21 de dezembro de 2008, quando a passagem de ônibus no município passou a custar R$2,20. (ver tabela anexa)

Vale ressaltar que a Prefeitura de Petrópolis está trabalhando desde o início da atual gestão para melhorar a qualidade do transporte público em nosso município. Em 19 de abril deste ano, a Prefeitura promoveu intervenção em três empresas de ônibus da cidade (Viações Esperança, Autobus e Petrópolis). Após um longo processo de apuração do quadro econômico, técnico e operacional estas empresas tiveram suas concessões canceladas; nomeou uma comissão para discutir e elaborar o processo e abertura de licitação para que novas empresas de ônibus posam atender de forma eficiente toda a população.

As empresas Petro Ita, Cascatinha e Cidade das Hortênsias, que ficaram fora da intervenção, já estão renovando suas frotas. Trinta e nove (39) veículos novos e seminovos já estão circulando nas ruas e atendendo a população.

BERNARDO E PAULO IGOR PRESSIONAM PARA REVERTER TARIFA DE R$ 2,50

Com o reajuste da tarifa e a proposta do executivo em desonerar a carga tributária (ISS e taxa de gerenciamento) o sistema de transporte da cidade vai ser acrescido mensalmente de R$ 1,5 milhão. “Isso acontece sem que a frota tenha sido renovada, sem que novas empresas tenham sido licitadas, sem que o usuário tenha segurança. Queremos reverter esta situação. O dinheiro do reajuste vai sair do bolso do trabalhador e do empresário. Se a prefeitura quer abrir mão de taxas, reduzindo a carga tributária, é ótimo. O que não pode é o usuário e o empregador serem penalizados,” protesta o presidente da Câmara de Vereadores, Bernardo Rossi. Junto com Paulo Igor, presidente eleito para o próximo biênio na Câmara, Bernardo articula pressão dos vereadores contra o reajuste que eleva a tarifa para R$ 2,50 e que entra em vigor amanhã.

Além do reajuste tarifário em R$ 0,30, a chamada “Comissão de Notáveis” que durante um mês estudou saídas para o sistema de transporte apontou a redução das taxas de ISS e de gerenciamento (paga à CPtrans) que juntas somam 10%, para 2% cada uma. A decisão cabe agora ao prefeito Paulo Mustrangi.

A média de viagens/mês em todo o sistema é de 3,7 milhões. Hoje, com tarifa a R$ 2,20 e com as taxas – que, somadas dão 10% - as empresas recolhem de ISS e taxa de gerenciamento, cerca de R$ 800 mil mensais. Com a nova tarifa a R$ 2,50 e a redução das taxas a 4% no total, este recolhimento cai para R$ 368 mil mensais. A diferença chega a R$ 1,5 milhão.

- A Câmara vai pressionar o prefeito para que não haja o aumento. Nenhuma melhoria foi feita para que se justifique esse aumento de R$0,30 no valor da passagem. É preciso mais transparência, que as planilhas sejam divulgadas e que os pedidos de reajuste sejam embasados em questões técnicas", critica Bernardo Rossi.

Para o presidente da Câmara de Vereadores foram dois anos perdidos. "O processo de intervenção e a licitação demorou a acontecer. A decisão foi tomada 14 meses depois da posse do prefeito e esta situação agora se arrasta há nove meses. Neste período a frota, já sucateada, deteriorou ainda mais. Um reajuste neste momento fica claro que vem em socorro às empresas", afirma.

Os vereadores frisam também que atualmente o reajuste da tarifa de ônibus não passa pela Câmara e afirmam que estão estudando mecanismos jurídicos para que a Casa possa fazer um acompanhamento dessa situação. "A Câmara hoje não pode legislar sobre os aumentos tarifários, isso não é competência dos vereadores; mas neste momento delicado e urgente pelo que passa o sistema de transporte da nossa cidade, com três empresas operadoras sob intervenção e com suas permissões cassadas, a Câmara de Vereadores deveria ter sido consultada ou, pelo menos, informada. Como representantes da população, os vereadores precisam ter maior acesso a esse processo de reajuste", afirma Bernardo Rossi.

Bernardo Rossi e Paulo Igor pontuam ainda que a má qualidade dos serviços das empresas sob intervenção compromete a imagem de todo o sistema de transportes. “As três empresas que ficaram de fora da intervenção e que vem fazendo inclusive investimentos em renovação da frota, acabam sofrendo também um desgaste de imagem por conta da precariedade nas demais”, afirma Paulo Igor.

Tarifa antiga e taxas atuais

Viagens – 3.7 milhões/mês
Tarifa – R$ 2,20
ISS - 5%
Taxa CPT - 5%


Faturamento Bruto = R$ 7,3 milhões

Tarifa nova e taxas reduzidas (proposta da PMP)
Viagens – 3,7 milhões/mês
Tarifa – R$ 2,50
ISS - 2%
Taxa CPT - 2%


Faturamento Bruto = R$ 8, 8 milhões

Diferença de faturamento R$ 1,5 milhão

PCdoB ENCERRA ANO COM AVALIAÇÃO DE CANDIDATURAS

O Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil em Petrópolis realizou uma plenária ampliada na noite de quarta-feira, no Colégio Opção, com o objetivo de fazer um balanço das atividades de 2010, principalmente sobre a campanha eleitoral, e planejar as metas para o ano que vem. As lideranças garantem que o partido apresentará uma forte nominata de vereadores e não descartam a possibilidade de composições para a disputa da Prefeitura, podendo inclusive lançar candidatura própria para o Executivo municipal.

O presidente do partido em Petrópolis, Renato Freixiela, que foi candidato a deputado federal pelo PCdoB e obteve um total de 9.860 votos fez uma avaliação positiva do desempenho do partido: “foi uma eleição muito pulverizada devido grande número de candidatos da cidade, além dos que vêm de fora buscar votos, fora o descontamento dos petropolitanos com a política. Vale ressaltar que mais de 41 mil pessoas sequer compareceram às urnas no dia 3 de outubro”, salientou Freixiela.

O partido também fez uma avaliação das conjunturas nacional e estadual, principalmente do desempenho da presidente eleita Dilma Rousseff na cidade. No primeiro turno, a petista ficou em terceiro lugar e no segundo perdeu para José Serra (PSDB) por uma diferença de mais de 30 mil votos. “Isso nos causa muita preocupação. As forças socialistas precisam estar unidas nesse momento. O PCdoB é aliado histórico do PT e está aberto ao diálogo, mas acreditamos que é necessária uma reestruturação do governo municipal, partindo para uma coalização de forças nesse momento”, opina.

Para Renato Freixiela, 2011 será um ano de muito trabalho na organização das bases do partido, principalmente nos movimentos comunitário, sindical e estudantil, de onde deve sair a maior parte dos componentes da nominata para a Câmara Municipal. O partido deve realizar uma série de seminários e cursos de formação política. além de empreender uma grande campanha de captação de novos filiados. “O PCdoB mostrou sua força ao vencer três vereadores, um ex-prefeito e lideranças políticas da cidade. Estamos prontos para mostrar que também temos quadros para ajudar na administração do município. Nosso objetivo principal é reconquistar assentos na Câmara de Vereadores”, concluiu o presidente do PCdoB em Petrópolis.

Terminal Centro é lavado

O Terminal Centro foi lavado na madrugada de quinta-feira (02) pela equipe de manutenção da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) cedida à Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans). A lavagem é realizada quinzenalmente, com água, sabão e material para dissolver graxa e óleo do piso. Na próxima semana, a lavagem será realizada nos terminais Corrêas e Itaipava.

Nota de esclarecimento: Ingressos para Theatro D. Pedro

Informamos que devido a problemas técnicos nos endereços eletrônicos (e-mails) da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, as reservas de grupos para as apresentações no Theatro D. Pedro deverão ser feitas somente via telefone: (24) 2235-3833.

BANCADA DO RIO LUTA POR MANUTENÇÃO DOS ROYALTIES PARA O ESTADO

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira, o Projeto de Lei 5904/09 que estabelece uma nova regra de distribuição dos royalties. Pelo novo texto, os royalties passarão a ser distribuídos a todos os municípios, indistintivamente, seguindo a regra do fundo de participação. O texto, de autoria do Executivo, segue agora para sanção presidencial.

Grande defensor do Estado do Rio desde o primeiro momento da discussão, o deputado federal Hugo Leal, coordenador da bancada fluminense e líder do PSC estava indignado. “O resultado desta aprovação é um prejuízo anual de R$ 7 bilhões para o nosso Estado. É uma injustiça com o maior produtor de petróleo do Brasil”

A emenda, que já havia sido aprovada pelo Senado, retira dos estados e municípios de áreas produtoras no mar os royalties e participações especiais que recebem hoje (52,5% de todos os royalties) e manda redistribuir o dinheiro com todos os estados e municípios. O projeto estabelece também que a União ficará com 40% dos royalties e os municípios afetados por operações de embarque petrolífero com outros 7,5%. Estima-se que a emenda dos royalties fará com que os recursos para o Rio de Janeiro caiam de R$ 24 bilhões para R$ 680 milhões, enquanto o Piauí passaria a receber R$ 1 bilhão por ano, em vez dos R$ 260 milhões.

Durante a votação, Leal solicitou que a discussão fosse centralizada na maior parte dos recursos proporcionados pelo petróleo. “O debate está em torno dos 4% dos recursos gerados. Precisamos discutir o que vai ser feito do restante dos 96%, se eles vão para o Fundo Social e como vai ser feita esta distribuição”.

De acordo com o Hugo Leal, a luta ainda não acabou, pois há grandes chances de o presidente Lula vetar a proposta. “Não permitiremos que cometam esta covardia com o Rio de Janeiro. Estamos nos movimentando para impedir esta barbárie. Vamos torcer para que o presidente se sensibilize e vete este projeto. Recorreremos ao Supremo Tribunal Federal para garantir que nosso Estado não seja prejudicado”, destacou o parlamentar.

BERNARDO ROSSI E PAULO IGOR PROTESTAM CONTRA NOVA EMENDA DOS ROYALTIES

Com a nova divisão Petrópolis perde R$ 5 milhões por ano

Presidente da Câmara de Vereadores, Bernardo Rossi (PMDB) convocou a bancada do partido em Petrópolis para estar unida em torno do governador Sérgio Cabral somando esforços junto aos deputados estaduais e federais para expor a insatisfação dos fluminenses em relação à aprovação da emenda Pedro Simon. A emenda, aprovada ontem de madrugada pela Câmara Federal, muda a divisão dos royalties do petróleo e retira do Estado do Rio de Janeiro, seu maior produtor, mais de R$ 7 bilhões por ano, causando reflexos no repasse de recursos a municípios como Petrópolis. A cidade perderia em torno de R$ 5 milhões por ano.

- A decisão cabe ao presidente Lula que pode vetar ou aprovar o texto. É o momento de o Estado do Rio estar unido para mostrar ao presidente Lula a insatisfação em função dos prejuízos que esta nova divisão vão nos trazer”, afirma Bernardo Rossi. O futuro presidente da Câmara de Vereadores, já eleito, Paulo Igor (PMDB), se uniu a Bernardo neste protesto. “Esperamos que o presidente Lula cumpra a sua palavra, pois esses recursos são fundamentais para investimentos em eventos esportivos no Estado como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, que trarão benefícios também para Petrópolis”, acrescenta.

Pelo texto, os royalties passarão a ser distribuídos a todos os estados e municípios, indistintamente, seguindo a regra do fundo de participação. A emenda já havia sido aprovada pelo Senado e retira dos estados e municípios de áreas produtoras no mar os royalties e participações especiais que recebem hoje (52,5% de todos os royalties), dinheiro que passa a ser redistribuído com todos os estados e municípios.

A emenda ainda pode ser vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A nossa expectativa agora é pelo veto do presidente, que assumiu esse compromisso com o governador Sérgio Cabral”, disse Bernardo.

Se receber a aprovação do presidente, a redistribuição reduzirá a arrecadação do Estado do Rio, prejudicando o repasse de recursos para Petrópolis, que perderá mais de R$ 5 milhões por ano. “Essa aprovação é um crime contra o Estado do Rio de Janeiro. É um desrespeito aos fluminenses. O repasse previsto este ano para Petrópolis é de cerca de R$ 9,5 milhões. Com a aprovação dessa emenda, nossa cidade passaria a receber apenas cerca de R$ 4 milhões. Essa perda de recursos vai prejudicar o andamento de projetos importantes para a cidade”, afirma Bernardo Rossi.

Convocado pelo governador Sérgio Cabral, Bernardo Rossi liderou em Petrópolis uma mobilização contra a emenda Ibsen (emenda dos Royalties). O presidente da Câmara de Vereadores Bernardo Rossi participou em março de um ato público no Centro do Rio contra a aprovação da emenda. O protesto reuniu mais de 100 mil pessoas, entre estudantes, servidores, comerciantes, empresários, políticos e artistas. Caravanas de todo o estado, sobretudo dos municípios produtores participaram do ato.

Nota de Repúdio

Venho a público para dizer à população petropolitana que apesar de fazer parte da chamada “Comissão dos Notáveis” junto com: Anderson Moraes Garcia, Josilia Fassbender Barreto, Orlindo Pozzato Filho, Sheila Guimarães Frederico de Souza, Helio Volgari Braga, Sherafim José Claudino, Philippe Guedon, Guilmar Silva Oliveira, Paulo Pacheco Pimentel, Robson Gaiofato, Gabriel Weinnen, que analisa toda a situação do transporte da cidade, de ter por duas vezes estado ao longo do dia de ontem (quarta-feira – 01/12) no Gabinete do Prefeito, em nenhum momento foi falado sobre aumento de passagens, em nenhum momento este vereador, que foi convidado para ser Líder do Governo na Câmara pelo Prefeito, soube a respeito desta decisão, decisão esta que nem passa pela Câmara para ser votada.

Nenhuma das questões levantadas sobre Transporte - melhoria da frota, retorno das linhas Interbairros, licitação para as linhas das empresas que estão sob intervenção, entre outras questões, nada disso foi melhorado.

Quero dizer também que nada tenho contra os empresários de ônibus, mas creio que não é hora de haver aumento, 14% de aumento é exorbitante para uma população que em sua maioria, recebe 1 salário mínimo. Salário este que de 2009 para 2010, recebeu um reajuste de 9,68% e que tem uma projeção de aumento para 2011, de apenas 5,08%. A inflação acumulada para 2010 é de 5,40%. Agora, uma pessoa que vá trabalhar durante o mês de dezembro, onde muitos terão horários estendidos, inclusive aos domingos, gastará só com passagem R$ 72,50, o que corresponde a aproximadamente 16% do salário mínimo.

A Comissão havia entendido que era necessário que houvesse uma desoneração da carga tributária, com redução do ISS e da Taxa de Gerenciamento da CPTrans, para que os resultados acontecessem mais rapidamente e até mesmo para que a tarifa ficasse menor e não para que recebesse aumento.

No entanto, o Executivo, toma a decisão de conceder aumento de passagens. O Diário Oficial do Município, que sempre tem estado atrasado, teve sua publicação do dia 30 de novembro postada na Internet no dia de hoje (02/12).

O que continuamos querendo é a renovação da frota que hoje se apresenta antiga, sucateada, oferecendo risco diariamente à população e o principal, licitação para as empresas que estão sob intervenção. Peço o Sr. Prefeito que reveja esse Decreto e que não haja aumento de passagens até que o problema de transporte da cidade esteja resolvido.

Gabinete do Vereador Wagner Silva - PPS
visite o site: www.wagnersilva.org
Câmara - Gabinete 205 - 2291-9222 - 2291-9224
Wagner Silva - 9908-1996
Twitter: wagnersilvapps
Facebook: Wagner Silva

CURSOS DE REIKI

Usui Shiki Ryoho com Mestre de Reiki Jason Thompson
em Petrópolis 01 a 05 de dezembro
Reiki I 01 a 04
Reiki II 01, 02, 03
Workshop Alma da Família - Constelações Familiares
05 de Dezembro 15h às 19h
Local: Espaço Villa Vita - Rua Carlos Gomes, 42 - Centro ( ao lado da Cruz Vermelha )
Inscrições e Informações: Tel:2233-2798 / 2236-0474 / 9942-9355
Reiki é uma maneira simples de passar energia com as mãos. Em Reiki I aprende-se a aplicar em si e em outras pessoas. A energia e o toque dão uma sensação de conforto e bem-estar no corpo e no espírito; podem ajudar no processo de crescimento pessoal.

Alma da Família

Constelações familiares podem ajudar a conseguir metas e projetos, melhorar a saúde, relacionamento familiar e resolver conflitos. Nesteworkshop em Petrópolis vamos explorar como o amor flui na família. A primeira ordem de amor é que todos necessitam um lugar, pelo menos em nosso coração. Trabalhamos com exercícios para dar lugar a todos da família. Também podemos olhar nosso Destino superando a situação atual do sistema. A proposta do workshop é harmonizar a estrutura da família para deixar o amor fluir melhor. Em constelações de empresas e organizações se pode descobrir e resolver conflitos escondidos e bloqueios para realizar os objetivos da empresa.

Jason Thompson é psicólogo norte-americano formado em San Diego, Califórnia. Ele pratica Reiki há vinte e quatro anos e é mestre desde 1989. Jason faz workshops de constelações familiares e ensina as técnicas de Louise Hay, da criança interior, Jogo de Transformações e outros assuntos. Ele fez curso de graduação em Davidson College, onde lecionou como professor de economia de 1981 a 1984, e completou doutorado em economia na Universidade de Massachusetts em 1983. Como professor de economia descobriu que gostava mais de ajudar os alunos que lecionar em economia. Formou-se como psicólogo em 1987. Estudou dois anos com Louise Hay e abriu o Personal Growth Center (Centro de Crescimento Pessoal) em San Diego. Jason foi iniciado em Reiki I por Ken Bower e em Reiki II e como mestre por Kate Hughson-Law. Atualmente faz cursos e workshops em Lagomar, Belo Horizonte, Cláudio, Petrópolis, São Paulo, Manaus, Carolina do Norte, Miami, Seattle, Porto Alegre, e Salta (Argentina).
Mestre Jason

Inscrições:
Ceila (24) 2236-0474 – 9942-9355
VAGAS LIMITADAS

BERNARDO ROSSI E PAULO IGOR REPUDIAM 'TARIFA GORDA' DOS ÔNIBUS

Vereadores querem contratos emergenciais e licitação já para garantir segurança dos usuários
(
Deputado estadual eleito, o presidente da Câmara de Vereadores, Bernardo Rossi e o futuro presidente (já eleito) da casa legislativa, Paulo Igor, ambos do PMDB, reagiram com indignação ao reajuste tarifário do sistema de transporte urbano de Petrópolis - tarifa a R$ 2,50 a partir do próximo domingo. "Os aumentos tarifários não são de competência dos vereadores que não podem legislar sobre o assunto, mas neste momento delicado e urgente pelo que passa o sistema de transporte com três empresas operadoras sob intervenção e com suas permissões cassadas, a Câmara de Vereadores deveria ser consultada ou, pelo menos, informada", afirma Bernardo Rossi. O aumento de 14% sobre a tarifa também é questionado.

Benrardo Rossi e Paulo Igor querem - ainda que a Câmara não dê a palavra definitiva sobre a tarifa de serviços permissionários ou concessionários do poder público - que os vereadores tenham maior acesso ao processo de reajuste. "É preciso mais transparência, que as planilhas sejam divulgadas e que os pedidos de reajuste sejam embasados em questões técnicas. A falta de planejamento culminou com esta aberração que ficamos sabendo hoje quando o Diário Oficial do Município começou a circular na internet. Ficar dois anos sem reajuste de tarifa e ao mesmo tempo sem investimento e fiscalização por parte da prefeitura deu nisso: uma frota sucateada, risco de vida para os passageiros, um processo de intervenção que não tem fim e uma licitação que demora a ser aberta. Tudo isso acompanhado, agora, de um aumento abusivo", completa.
Para Paulo Igor, é hora de uma contratação emergencial de empresas que substituam as três sob intervenção. "Se existe a tarifa gordamente reajustada, empresas de fora da cidade vão se interessar em assumir estas linhas até que a prefeitura resolva, enfim, abrir uma licitação. É preciso pensar agora na segurança dos passageiros. Vamos pressionar para isso", avisa Paulo Igor.

PREÇOS EM ALTA

Preços no varejo em Petrópolis apresentam terceira alta consecutiva

Os preços do varejo, em Petrópolis, apresentaram alta de 0,6% no mês de outubro de 2010, depois de variar 0,56% no mês de setembro e 0,03% no mês de agosto. Esse é o resultado da pesquisa realizada pelo SICOMÉRCIO (Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis), em parceria com a Fecomércio-RJ durante o mês de outubro.

No mesmo período de 2009, o índice apresentou alta de 1,17%. Artigos do Grupo Alimentação foram os que tiveram maior alta nos preços, 1,27%. Os produtos que ficaram mais caros no mês de outubro foram: beterraba (29,36%), chuchu (26,41%), abacaxi (24,22%), repolho (22,65%) e laranja seleta (22,27%). Em sentido contrário, uva (-19,40%), couve flor (-16,52%), mamão (-8,04%), cebola (-5,63%) e laranja lima (-5,62%) apresentaram os maiores recuos de preço no mês.
Os grupos Vestuário (0,79%), Saúde e Higiene Pessoal (0,34%), Despesas Pessoais (0,03%) e Veículo (0,02%) também apresentaram alta. Por outro lado, Artigos de Residência (-0,23%) e Manutenção Predial (-0,18%) exerceram pressão contrária, pois seus itens ficaram mais baratos.
Nos últimos doze meses, os preços no comércio da cidade acumularam alta de 1,99%, ficando, no entanto, abaixo da taxa de 3,12%, registrada no mesmo período do ano anterior. Os grupos Saúde e Higiene Pessoal, Veículo e Alimentação também acumularam os aumentos mais intensos do período (3,41%, 3,22% e 3,11%, respectivamente). De modo geral, os itens que mais aumentaram de preço no período foram: laranja-lima (76,39%, apesar da queda observada no mês), tangerina (45,93%), alface (42,9%) e laranja seleta (38,73%). Por outro lado, as maiores reduções foram apuradas nos preços da cebola (-39,54%), do tomate (-37,79%) e da couve flor (-33,06%).

A Pesquisa

O Índice de Preços do Comércio Varejista – Amplo (IPCV-Amplo) da cidade de Petrópolis é um levantamento mensal de 9.930 preços, de 396 itens, em 180 pontos comerciais da cidade, referente aos gastos de famílias com rendimento de até 40 salários mínimos mensais. O levantamento do mês de outubro de 2010 foi coordenado pela Fecomércio-RJ e pelo Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis, entre os dias 01 e 31 de outubro.


Mais informações
Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis Rua Irmãos D’Ângelo, 48Coberturas 4 a 6Centro – Petrópolis/RJTel.: (24) 2237-0806
www.sicomerciopetropolis.com.br

Yuri Bavaresco é convocado para a seletiva do Mundial



O mesatenista Yuri Bavaresco, formado na ADM-Marília e que atualmente joga pelo Fontenay, da França, foi convocado pela CBTM para a Seletiva Nacional Adulta

O mesatenista Yuri Bavaresco, que treina desde os 6 anos e tendo iniciado na escolinha de tênis de mesa do Colégio Criativo, teve toda sua formação esportiva na ADM-Marília dos 7 aos 19 anos de idade. O atleta que está jogando sua segunda temporada pelo clube Fontenay Sous Bois, da França, uma das principais ligas da modalidade na Europa, foi convocado pela CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) para disputar nos dias 27 e 28 de Janeiro no Centro Nacional da CBTM em São Paulo da Seletiva Nacional Adulta que definirá a equipe nacional que representará o Brasil no campeonato Mundial entre os dias 8 e 15 de maio em Rotterdan, Holanda, Copa Latino-Americana no Rio de Janeiro no mês de março e 22 a 30 de maio nos Jogos Pan-Americanos em Guadalajara, no México.

Segundo os treinadores de Marília, Yuri vem recebendo todo o acompanhamento necessário e orientações via internet de seus treinamentos e jogos na França, o que está fazendo com que o mesatenista esteja evoluindo a cada temporada. Além disso o treinador da Seleção da França, Michel Blondel, que conhece Yuri desde os 6 anos de idade também ajuda bastante, pois consegue colocá-lo para treinar no INSEP (Centro Olímpico da França) 3 vezes por semana.

“O objetivo principal é conquistar a vaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, mas caso ele jogue bem e vença agora uma das seletivas será merecido por todo seu empenho, dedicação e profissionalismo” disse o treinador mariliense Nelson Machado.

A noticia foi recebida com grande entusiasmo pelos mesatenistas petropolitanos, principalmente pelo técnico Daniel Ramos e não é para menos. Os resultados obtidos por Yuri são frutos de um intercâmbio Brasil-França na qual o time petropolitano está inserido desde 1998, ou seja, o atleta mariliense serve como exemplo para os atletas de Petrópolis que através de um bom trabalho, muita dedicação e intercâmbios contínuos é sim possível chegar aos Jogos Olímpicos.
“O Yuri além de grande jogador é uma ótima pessoa, merecendo mais do que ninguém não só a convocação, mas uma vaga na seleção brasileira. Eu tive o privilégio de acompanhá-lo desde criança em Marília e vi de perto todo seu esforço e dedicação todos estes anos, por isso torço muito pelo seu sucesso” finalizou Daniel Ramos.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ALMOÇO BENEFICENTE NO TERRA SANTA


O Centro Educacional Terra Santa promove no próximo domingo, dia 05 de novembro, a partir das 12h, almoço beneficente com o intuito de angariar fundos para manutenção das atividades realizadas no espaço. O menu, preparado por voluntárias, terá de carne, arroz, batata palha e salada verde. O convite custa apenas R$12,00 (doze reais) e já está sendo vendido na sede da instituição que fica localizada à Rua Monsenhor Bacelar, 590 – Valparaíso.

A Instituição que tem por objetivo ser um espaço de acolhida e trabalho coletivo, onde o conhecimento produzido possa ser construído e reconstruído por todos acolhe cerca de 170 crianças e adolescentes nos três projetos de trabalho, que são: Aquarelinha, Aquarela e Educação pela Paz.

O Terra Santa possui profissionais que atuam com o intuito de que o espaço seja um propiciador do fortalecimento de uma identidade institucional e capaz de deixar na história de vida de seus usuários marcas significativas vinculadas ao prazer da aprendizagem, da convivência positiva e do reconhecimento dos seus direitos.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (24) 2246-1021 e (24) 2242-0525 ou ainda através do site http://www.terrasanta.org.br/.

SERVIÇO
Almoço no Terra Santa
Data: 05/12/2010 - Domingo
Horário: 12h
Menu: Estrogonofe de carne, arroz, batata palha e salada verde.
Valor: R$12,00 (doze reais)
Local: Centro Educacional Terra Santa
Rua Monsenhor Bacelar, 590
Valparaíso – Petrópolis/ RJ
(24) 2246-1021/ (24) 2242-0525

Frei Antônio Moser
Tel.: (24) 2233-9025/ (24) 2243-1610
E-mail: amoser@itf.org.br

CONTINUA A TEMPORADA DO ESPETÁCULO ENCANTA NOEL

O projeto "En'Canta Noel", que conta com o patrocínio da GE Celma, através das Leis de Incentivo do Ministério da Cultura, ainda nem chegou na metade dos 20 espetáculos mas os envolvidos, mais de 60 artistas da cidade de Petropolis, já colecionam as colheitas positivas do projeto que tem, em seu desenvolvimento, como publico alvo, escolas públicas e comunidades que trabalham a prática do samba.

Iniciada a temporada, com total sucesso, no último final de semana, os artistas têm se dedicado a promover de 2 a 3 espetáculos por dia, numa verdadeira maratona, mas que proporciona ao público antendido, raros momentos de beleza, poesia, diversão e muita troca de saberes a respeito do idolo Noel Rosa.

No final de semana, o projeto que tem a idealização, produção e texto de Catarina Maul, esteve nos Centros Culturais de Nogueira e de Pedro do Rio, na quadra do Bem Te Vi e na E. M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo.

Público emocionado formado por pessoas de todas as idades cantou junto com Guido Martini, Norton Ribeiro, Yuri Garrido e Leandro Tartaruga as 12 canções do espetáculo.
Destaque para a Banda da Escola Nossa Senhora da Glória que forma a orquestra em cena, regida por Djalmir Correa.

O projeto conta ainda com a direção teatral e cenografia de Diego Montes e segue com a exposição "Vila Isabel, Vila de Noel", da fotógrafa Mariana Rocha, que destaca a influência do compositor na cena urbana de Vila Isabel de hoje.

Para quem ainda não assistiu, restam algumas datas.

Porque, como disse, sabiamente, Noel: "A vida é uma só. Não tem segunda parte!"


Dia 1 de dezembro às 15h – quarta – E. M. Luiz Carlos Soares
Dia 1 de dezembro às 19h – quarta – E. P. Nossa Sra. da Glória
Dia 2 de dezembro às 15h – quinta – E. M. Augusto Meschick
Dia 2 de dezembro às 19h - quinta – E. M. Carmem Nunes Martins
Dia 4 de dezembro às 10h - sábado - E. M. Vereador José Fernandes da Silva
Dia 4 de dezembro às 15h - sábado - E. M. Profª Jandira Bordignon
Dia de 7 de dezembro às 10h30 - terça-feira –Escola Santa Maria Goretti
Dia 7 de dezembro às 19h30 - terça-feira - Quadra do GRESU Oswaldo Cruz
Dia 9 de dezembro às 19h - quinta-feira - Colégio D. Pedro II
Dia 12 de dezembro às 19h – domingo – Não me Viu
13 de dezembro às 16h – segunda feira – E. M. Gov. Marcello Alencar
13 de dezembro às 19h – segunda feira – (CIEP Santos Dumont)
Apoio Cultural:
Prefeitura de Petrópolis
Secretaria de Educação
UNIMED
Ewiglish
Restaurante Las Delicias
LEBOPE
Casa Carlos
Cerveja Bohemia

Divulgação:
TV Vila Imperial
Programa Bem Cultural
Petropolis INC
Rádio Viva o Samba
Blog Feitiço do Noel
Gazeta das Cidades