Autor do livro Ágape publicado pela Editora Globo, e que já vendeu quase 2milhões de exemplares em todo o país, vai estar em Petrópolis nos dias 19 e 20 de janeiro lançando e autografando a obra.
O evento que tem duração total de 14horas está sendo organizado pelo Centro Educacional Terra Santa e tem como meta angariar fundos para a manutenção das atividades da instituição. Frei Antônio Moser, presidente do Terra Santa, conhece Padre Marcelo Rossi há muitos anos e foi ele quem fez o convite, imediatamente aceito pelo padre.
A sessão de autógrafos terá inicio na quarta-feira, dia 19 de janeiro às 14h e se estende até as 19h. Já na quinta-feira, dia 20 de janeiro, Padre Marcelo Rossi começa a receber os leitores a partir das 9h e vai até as 18h autografando. Durante os dois dias, em momentos alternados, o Padre vai dar bênçãos especiais para as pessoas que estiverem presentes.
O livro com prefácio de Gabriel Chalita tece reflexões sobre algumas das passagens do Evangelho de São João e convida o leitor a enveredar por inspiradas orações. Os dicionários definem a palavra "ágape" como a refeição promovida pelos primitivos cristãos a fim de celebrar o rito eucarístico. O rito confraternizava ricos e pobres em torno de ideais como amizade, caridade, amor. Em Ágape, Padre Marcelo Rossi retoma e amplia o sentido original do conceito: "Ágape é uma palavra de origem grega que significa o amor divino. O amor de Deus pelos seus filhos. E ainda o amor que as pessoas sentem umas pelas outras inspiradas nesse amor divino", assinala no texto de introdução do volume.
Padre Marcelo Rossi vai doar para a instituição o lucro integral obtido com as vendas do livro no local. Para ter certeza de que todas as pessoas que desejarem conhecer o Padre e ter seu livro autografado, Frei Antônio Moser já encomendou e recebeu 3mil exemplares da obra.
As doações vão para o Centro Educacional Terra Santa que fica localizado à Rua Monsenhor Bacelar, nº 590, Valparaiso, Petrópolis/RJ e está aberto de segunda à sexta-feira das 7h às 18h atendendo crianças a partir dos três anos até adultos com no máximo 20 anos de idade, todos em situação de vulnerabilidade social.
A Instituição tem por objetivo ser um espaço de acolhida e trabalho coletivo, onde o conhecimento produzido possa ser construído e reconstruído por todos. O Terra Santa possui profissionais que atuam com o intuito de que o espaço seja um propiciador do fortalecimento de uma identidade institucional e capaz de deixar na história de vida de seus usuários marcas significativas vinculadas ao prazer da aprendizagem, da convivência positiva e do reconhecimento dos seus direitos.
De acordo com Frei Antônio Moser a instituição preza por inserir um tempo cultural e humanizador na vida das crianças e adolescentes, para que estes possam aprender a valorizar não apenas o domínio das habilidades cognitivas, mas também o conjunto de outras habilidades humanas, como sensibilidade, comunicação, simbolismo, autonomia, memorização, apropriação e construção dos saberes e valores culturais e sociais.
Os profissionais dedicados que fazem parte da instituição tem como missão promover, instigar e incentivar a sociabilização e valores como solidariedade, partilha, doação, cooperação e união, a partir das relações humanas e da espiritualidade franciscana, além de auxiliar as crianças no processo de desenvolvimento da consciência crítica, sem deixar de lado a qualificação profissional de jovens e adolescentes para o ingresso no mercado de trabalho e o resgate e elevação da auto-estima.
Mais informações podem ser obtidas na sede do Terra Santa, através do telefones (24) 2246-1021 e (24) 2242-0525 ou ainda através do site
http://www.terrasanta.org.br/.
O LIVRO
O AMOR DIVINO, SEGUNDO O PADRE MARCELO ROSSI
Em seu livro Ágape, com prefácio de Gabriel Chalita, o sacerdote católico tece suas reflexões sobre passagens do Evangelho de São João e convida o leitor a enveredar por inspiradas orações.
Os dicionários definem a palavra "ágape" como a refeição promovida pelos primitivos cristãos a fim de celebrar o rito eucarístico. O rito confraternizava ricos e pobres em torno de ideais como amizade, caridade, amor. Em Ágape, livro lançado pela Editora Globo, padre Marcelo Rossi retoma e amplia o sentido original do conceito: "Ágape é uma palavra de origem grega que significa o amor divino. O amor de Deus pelos seus filhos. E ainda o amor que as pessoas sentem umas pelas outras inspiradas nesse amor divino", assinala no texto de introdução do volume.
Com abordagem de comunicação moderna, original e leve, padre Marcelo leva conforto espiritual e ensinamentos da Igreja Católica para milhões de brasileiros por meio de programas de rádio e TV. O estilo claro, direto e sereno que o transformou em fenômeno midiático está impregnado, agora, em Ágape, obra literária em que o autor apresenta trechos selecionados do Evangelho de são João e os reinterpreta à luz do significado do amor divino no mundo contemporâneo.
Madre Teresa de Calcutá e Zilda Arns são alguns exemplos evocados pelo sacerdote para ilustrar as manifestações do ágape, seja pela via da caridade, seja na forma do amor ao próximo, sem exigências nem cobranças. O amor ágape, salienta o autor, não é contemplativo nem se encerra no indivíduo, mas exige ação pessoal e ação interpessoal.
Mais do que se apresentar como estudo teológico sobre os escritos narrados pelo apóstolo, o livro tem explícita intenção oracional. Nesse sentido, trata-se de um diálogo entre o autor, na condição de padre, e seus filhos em busca da boa palavra. Cada capítulo do volume se encerra com uma oração envolvendo os temas ali examinados pelo autor, como a convidar os leitores para um momento de introspecção e de acolhimento das mensagens de Jesus segundo são João.
A escolha do Evangelho de são João entre tantas outras possibilidades dentro da Bíblia é justificada por padre Marcelo pela beleza da estrutura literária e pela impressionante delicadeza com que são descritos os momentos da vida de Jesus – como se o apóstolo não se contentasse em apenas narrar os fatos, mas quisesse nos trazer para dentro da situação descrita. Compartilhar a beleza das narrações do evangelista com os leitores é outro dos objetivos declarados do autor, que busca, com Ágape, incentivar cada vez mais a leitura da Palavra de Deus.
No prefácio escrito para a obra, Gabriel Chalita acrescenta: "O convite que padre Marcelo nos faz com este livro é exatamente este, que sejamos bons! Que a leitura de trechos da vida de Jesus nos ajude a compreender melhor esse Homem extraordinário que foi capaz de superar a lei e apresentar a razão da própria lei: a pessoa humana. Jesus surpreendeu e surpreende. Seu olhar apaixonante nos impulsiona a desacreditar de teses que nos apresentam um mundo mesquinho, materialista, egoico."
Título: Ágape
Autor: Padre Marcelo Rossi
Gênero: Religioso
Editora: Globo
Formato: 13,7 x 20,8 cm
Número de páginas: 128
Site:
http://www.globolivros.com.br/SERVIÇO
19/01/2011 – Das 14h às 19h (quarta-feira)
20/01/2011 – Das 09h às 18h (quinta-feira)
Local: Centro Educacional Terra Santa
Rua Monsenhor Bacelar, 590
Valparaíso – Petrópolis/ RJ
(24) 2246-1021/ (24) 2242-0525
http://www.terrasanta.org.br/