A Prefeitura de Petrópolis está dando a oportunidade aos jovens com idade entre 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental a voltar à escola e se profissionalizar através do Projovem. Ontem (06), os alunos do projeto receberam das mãos do secretário de Governo, Wilson Franca, representando o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, e do secretário Municipal de Educação, William Campos, os kits com material didático do Projovem.
O projeto, criado em 2005 pelo governo federal, foi trazido para Petrópolis pelo atual governo municipal para possibilitar a inclusão social na área de educação para que os jovens possam ter mais e melhores oportunidades para ingressar no mercado de trabalho.
“Esse é um programa de revolucionários, de guerreiros, que está atendendo mais de meio milhão de alunos em todo o País. Foi um programa abandonado por Petrópolis, engavetado, mas que o prefeito Paulo Mustrangi decidiu implantar na cidade. Jovens que pararam de estudar por vários motivos, seja para trabalhar ou porque tiveram filhos, tem a oportunidade de voltar para a sala de aula para se profissionalizar e buscar um futuro melhor”, declarou o secretário de Educação, William Campos, incentivando os alunos do Projovem a terminar o curso para que possam ingressar no ensino médio e, posteriormente, na faculdade.
“Todos dessa turma que se formarem no Projovem vão ter prioridade para estudar à noite. E podem começar a pensar na faculdade que vocês vão fazer porque o governo federal criou o ProUni que dá oportunidade para vocês ingressarem na unidade. Além disso, tem as bolsas integrais que a Prefeitura de Petrópolis concede na Universidade Católica de Petrópolis para tornar realidade o sonho do aluno que quer ter um diploma de nível superior”, completou.
Projovem profissionaliza estudantes
O Projovem oferece cursos de qualificação profissional nas áreas de vestuário, turismo e hospitalidade e telemática, além de participação cidadã e inclusão digital. O objetivo do prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, é ampliar o Projovem para que mais pessoas tenham a oportunidade de voltar a estudar e buscar parcerias para que os jovens sejam incluídos no mercado de trabalho.
“Quero parabenizar vocês pela vontade de recomeçar. Que vocês tenham a responsabilidade, juntamente com o governo, de multiplicar a próxima turma do Projovem incentivando parentes, vizinhos, amigos a voltar a estudar para que eles também possam ter mais preparo e mais oportunidade no mercado de trabalho. Nós queremos que no próximo Projovem mais de mil alunos participem”, declarou o secretário de Governo, Wilson Franca.
Mesmo sendo à noite e após do trabalho, cerca de 300 jovens participaram da cerimônia de entregados kits de material didático com muita alegria e descontração e certos das novas oportunidades que vão surgir após a formatura prevista para o mês de novembro desse ano.
“Eu só estudei até a primeira série porque tinha que trabalhar. Hoje faço o curso de telemarketing através do Projovem para ampliar as minhas chances no mercado de trabalho”, declarou o estudante Fernando Santana, de 29 anos.
“Eu parei na oitava série porque engravidei, então, na época, eu desisti. Agora voltei a estudar porque eu quero ser psicóloga e dar uma vida melhor para o meu filho”, disse a estudante do Projovem, Márcia Cristina Pereira Barbosa, de 27 anos.
A cerimônia foi realizada no Clube Petropolitano com a presença do vereador Thiago Damaceno, representando a Câmara Municipal, com a participação dos mais de 300 alunos da primeira turma do Projovem, coordenadores, professores e diretores das escolas que abraçaram o projeto.
“Não posso deixar de cumprimentar o prefeito Paulo Mustrangi por essa realização que é o Projovem. O que vocês estão fazendo aqui é caminhar com as próprias pernas porque é muito importante quando a pessoa resolve voltar a aprender”, declarou o vereador Thiago Damaceno.
Projovem acontece em 4 núcleos de Petrópolis
O objetivo do projeto é elevar o grau de escolaridade visando o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiência de participação cidadã.
Mensalmente, os alunos recebem uma bolsa auxílio de R$ 100, alimentação e vale transporte, mediante presença e apresentação dos trabalhos escolares.
O Projovem Urbano está funcionando no terceiro turno (à noite), nas seguintes unidades: Núcleo 1 – E.P. Santa Maria Goretti, no Capela; 2º Núcleo – Escola Municipal Alto Independência e Escola Municipal Vereador José Fernandes da Silva ( Emas ), no Alto da Serra; 3º Núcleo – Escola Municipal Rosemira de Oliveira Cavalcanti, no Itamarati; e 4º Núcleo – Escola Municipal Magdalena Tagliaferro, em Corrêas, e Escola Municipal Monsenhor João de Deus, em Pedro do Rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário