sexta-feira, 9 de maio de 2014

CASA DE CLÁUDIO DE SOUZA RECEBE CIRCUITO DE PALESTRAS EM HOMENAGEM AOS 126 DE ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

A Casa de Cláudio de Souza, (subunidade do Museu Imperial/Ibram), recebe nesta segunda-feira, 12, um circuito de palestras que abordam o tema “A importância da Educação no Combate ao Racismo”. O evento, coordenado pela Presidente do MOBENE – Movimento da Beleza Negra, Adriana Rangel, é em homenagem aos 126 de abolição da escravatura. A entrada é franca e a abertura está marcada para às 17h30.
                A programação será iniciada com a apresentação do grupo de dança do segundo segmento da Escola Bataillard e seguirá com palestras sobre temas polêmicos, como “A desigualdade racial com o Negro na empregabilidade”, ministrada pela assistente social Carla Fernandez, Coordenadora do CDDH – Centro de Defesa dos Direitos Humanos.
                - O objetivo é abordar a questão social do preconceito, que ainda existe, e a implementação da lei 10.639, que tem como base o ensinamento obrigatório da História e Cultura Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio -, explica Adriana Rangel.
                Outros temas também serão levantados através de debates, momentos musicais e até mesmo poéticos. A parte literária ficará por conta da professora Alaíde Guedes, que contará a história da “Lenda Africana”.
                O evento será encerrado com uma discussão acerca dos temas abordados durante a noite e um momento de musicalidade com o estudante Antônio Carlos, do 8º ano da Escola Bataillard.
A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2231-5156 ou pelo e-mailmimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

 SERVIÇOS
Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail   mimp.biblioteca@museus.gov.br)

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
Twitter: @museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Ingressos para visitação:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito


DESAFIO DA COPA JÁ CONTA COM GRANDE NÚMERO DE INSCRITOS


O Desafio da Copa – Corrida de Rua, que será realizado no dia 15 de junho em homenagem a Copa do Mundo de Futebol, no Brasil, já conta com grande número de inscrições, superando todas as expectativas. Em apenas uma semana, o evento já reúne inscritos das mais diversas equipes de corrida e também de distintas localidades do Estado.  A competição é uma edição comemorativa idealizada pela organização do Desafio Petrópolis, o Grupo Eh! Comunicação & Projetos, que vem movimentando o cenário esportivo das corridas na cidade.

PERCURSO - Como realizado habitualmente nas edições do Desafio Petrópolis, o este circuito especial conta com um percurso cuja proposta é diferenciada. “Esse percurso explora o centro histórico, com nível médio de dificuldade, por conta de uma subida, mas é ela que eleva o nível de adrenalina e competição dessa corrida”, afirma a Idealizadora e Organizadora do evento, Ellen Tardelli.

A largada será dada às 8h da manhã na Praça da Águia, em frente à Câmara Municipal de Petrópolis. Deste ponto, os corredores seguem pela Rua da Imperatriz, pela Rua do Imperador, até a Floriano Peixoto, pegando a subida da Alberto Torres. O trajeto continua para Avenida Ipiranga, Avenida Koeller, Roberto Silveira, Padre Siqueira até a ponte da Casa Barão de Mauá e retorna pela Alfredo Pachá, Roberto Silveira, Koeller, até chegar na Rua da Imperatriz. 

INSCRIÇÕES - É importante que as inscrições não sejam deixadas para a última hora. “Diferentemente do último Desafio Petrópolis, nesta edição não teremos kits para quem desejar se inscrever no dia do evento. É importante se atentar ao prazo e efetuar a inscrição o mais breve possível”, frisa Ellen Tardelli.

Uma das novidades desta competição é a possibilidade de participação individual, em dupla ou em grupos, que serão premiados com medalhões alusivos à Copa. As duplas devem ser mistas, ou seja, um componente do sexo feminino e um do sexo masculino. Já na competição por grupos, as equipes serão feitas a cada quantitativo de onze componentes, que receberão junto ao título da equipe, o nome de um dos 48 países participantes da copa.

 Não há limites para a montagem de times, desde que tenham onze integrantes. Apenas equipes credenciadas com um profissional cujo CREF esteja ativo, poderão desfrutar das vantagens para grupos. No caso de amigos ou outro tipo de corredor que queira montar uma equipe, devem preencher o cadastro individual, colocando o nome do time. 

RAMON MELLO É A APOSTA DO PSDB EM PETRÓPOLIS.

Neste domingo (05/05), num café da manhã entre familiares, líderes comunitários e companheiros partidários em Corrêas, a direção municipal do PSDB apresentou Ramon Mello, ativista da sigla há 14 anos, como pré candidato a deputado federal dos tucanos na região serrana, consolidando assim uma base para o pré candidato a presidência do Brasil, o senador Aécio Neves.
 
O mestre de cerimônias desta reunião, o atual Presidente Municipal do PSDB e Coordenador de campanha Fred Procópio, reafirmou apoio incondicional ao companheiro de partido. Fred disse que o interior do estado é de grande importância na reestruturação da economia brasileira, e que Ramon é um candidato que irá agir em prol de futuros benefícios para a região.

Já o Presidente Estadual do PSDB e deputado estadual, Luiz Paulo, ressaltou a importância de um petropolitano ativamente político como Ramon Mello ser o representante de Petrópolis junto ao futuro presidente Aécio Neves na campanha eleitoral e no futuro governo. Segundo ele, o Rio de Janeiro e seu interior têm muito a contribuir para o sucesso do próximo governo.

“Saúdo Ramon pela ousadia em aceitar essa missão, pois não são tantas as pessoas dispostas a  se colocarem numa disputa eleitoral que contemplem a eficiência, a ética e a honestidade para defender os interesses do nosso povo”, discursou Luiz Paulo. 

Ramon trabalha a pré-candidatura a deputado federal após o chamamento do PSDB para ter um representante da serra fluminense na disputa comprometido com as reivindicações das organizações e bases populares.

 “Como em toda a minha trajetória, desde a infância simples com família estruturada, passando pelos ideais da juventude, pela advocacia e chegando ao parlamento, eu pretendo continuar lutando por mais desenvolvimento econômico e justiça social em nosso Estado e no Brasil”, afirma Ramon Mello.  


O encontro ainda serviu para reunir tucanos como Paulo Kapps, Lurdinha (tesoureira regional) e o blogueiro Philippe Fernandes.

PROGRAMAÇÃO CINE CEAC

QUARTAS-FEIRAS - 19H
DIA 07/05
AMORES EXPRESSOS
(Chunking express)
(Wong Kar Way, Hong Kong, 1994)



Sinopse: Clássico dos anos 90, o filme inspirou desde Amelie Poulain (Jean Perre Jeunet, França, 2002) a Pulp Fiction (Tarantino, EUA, 1995). Ao som de “Califórnia Dreamin” (The Mamas and the Papas), “Dream” (cover em cantonês  da canção dos Cranberries) “What a difference a day makes”(Dinah Washington), dois policiais, duas mulheres solitárias, duas estórias sobre amor nas suas mais estranhas manifestações. A primeira é a do policial 223 que se apaixona por uma traficante de heroína. A segunda, do policial 633 que acaba de ser rejeitado de um romance de cinco anos com uma aeromoça e começa a ver em uma atendente de fast food uma nova possibilidade de relacionamento. Com a estética de vídeo-clipe, vidas simples e acontecimentos triviais, em metáforas singelas de substituição, limpeza (renovação de um aquário, de uma cama arrumada) é que Kar-Wai propõe seu diálogo com o espectador.
               
Dirigido por        Wong Kar-Wai
Com      Brigitte Lin Ching-hsia, Tony Leung Chiu Wai, Faye Wong mais
Gênero                Drama
Nacionalidade   Hong Kong , China

QUARTAS-FEIRAS - 19H
DIA 14/05
FRANCIS HA
(Noah Baumbach, 2013)


Lançamento      23 de agosto de 2013 (1h26min)
Dirigido por        Noah Baumbach
Com      Greta Gerwig, Mickey Sumner, Michael Esper mais
Gênero                Comédia dramática
Nacionalidade   EUA
Sinopse e detalhes: Não recomendado para menores de 12 anos
Frances (Greta Gerwig) divide um apartamento em Nova York com Sophie (Mickey Sumner), sua melhor amiga. Brincalhona e com ar de quem não deseja crescer, ela recusa o convite do namorado para que more com ele justamente para não deixar Sophie sozinha. Entretanto, a amiga não toma a mesma atitude quando surge a oportunidade de se mudar para um apartamento melhor localizado, mesmo que isto signifique que ela e Frances passem a morar em locais diferentes. A partir de então tem início a peregrinação de Frances em busca de um novo lugar que se adeque às suas finanças, já que ela é apenas aluna em uma companhia de dança à espera de uma chance de integrar o grupo de bailarinos que encenará o espetáculo de Natal. Mesmo diante das dificuldades, Frances tenta manter o alto astral diante os problemas que a vida adulta traz.

QUARTAS-FEIRAS - 19H
DIA 21/05
TRAPAÇA
(American Hustle)
(Vencedor do Oscar de melhor direção)

Sinopse e detalhes: Não recomendado para menores de 14 anos
Irving Rosenfeld (Christian Bale) é um grande trapaceiro, que trabalha junto da sócia e amante Sydney Prosser (Amy Adams). Os dois são forçados a colaborar com um agente do FBI (Bradley Cooper), infiltrando o perigoso e sedutor mundo da máfia. Ao mesmo tempo, o trio se envolve na política do país, através do candidato Carmine Polito (Jeremy Renner). Os planos parecem dar certo, até a esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence), aparecer e mudar as regras do jogo.
Dirigido por        David O. Russell
Com      Christian Bale, Bradley Cooper, Amy Adams mais
Gênero                Comédia dramática , Suspense
Nacionalidade   EUA

QUARTAS-FEIRAS - 19H
DIA 28/05
Cine Filô
PROVA DE REDENÇÃO
(Twice Born)
(Sergio Castellitto, It. /Esp., 2013)


Gemma visita Sarajevo com seu filho, Pietro. Há 16 anos atrás eles escaparam da cidade assolada pela guerra, quando o pai da criança ficou e acabou morrendo. Enquanto ela tenta reparar a relação com o filho, uma revelação força Gemma a encarar a perda, as consequências da guerra e o poder de redenção do amor.
Elelnco: Penélope Cruz, Emile Hirsch, Isabelle Adriani, Jane Birkin
Título no Brasil  Prova de Redenção
Título Original    Venuto al mondo
Gênero                Drama / Romance
Duração               127 minutos
SEXTA-FEIRA - 19H
DIA 02/05
CONTO DE VERÃO
(Eric Rohmer, França, 1996)



Sinopse e detalhes: Gaspard (Melvin Poupaud) é um jovem que viaja até o balneário francês de Dinard, na Bretanha. Ele pretende encontrar Lena (Aurelia Nolin), por quem está apaixonado. Logo após sua chegada ele conhece Margot (Amanda Langlet), que trabalha como garçonete na creperia de sua tia (Evelyne Lahana). Eles logo se tornam amigos e passam a ficar um bom tempo juntos, mas Gaspard sente-se reticente em contar a ela a verdade sobre sua viagem.
Dirigido por        Eric Rohmer
Com      Melvil Poupaud, Amanda Langlet
Gênero                Romance
Nacionalidade   França
SEXTA-FEIRA - 19H
DIA 09/05
DEPOIS DE MAIO
(Olivier Assays, França, 1996)

Com      Clément Métayer, Lola Creton, Félix Armand mais
Gênero                Drama
Sinopse e detalhes: Não recomendado para menores de 16 anos
Região de Paris, início da década de 1970. Gilles é um jovem estudante imerso na atmosfera criativa e política da época. Como os seus colegas, ele está dividido entre o investimento radical na luta política e a realização de desejos pessoais. Entre descobertas amorosas e artísticas, sua busca o leva à Itália e ao Reino Unido, onde ele deverá tomar decisões essenciais ao resto de sua vida.
SEXTA-FEIRA - 19H
DIA 16/05
NEBRASKA
(Alexander Payne, França, 2013)

Sinopse e detalhes: Não recomendado para menores de 12 anos
Woody Grant (Bruce Dern) é um homem idoso que acredita ter ganho US$ 1 milhão após receber pelo correio uma propaganda. Decidido a retirar o prêmio, ele resolve ir a pé até a distante cidade de Lincoln, em Nebraska. Percebendo que a teimosia do pai o fará viajar de qualquer jeito, seu filho David (Will Forte) resolve levá-lo de carro. Só que no caminho Woody sofre um acidente e bate com a cabeça, precisando descansar. David decide mudar um pouco os planos, passando o fim de semana na casa de um de seus tios antes de partir para Lincoln. Só que Woody conta a todos sobre a possibilidade de se tornar um milionário, despertando a cobiça não só da família como também de parte dos habitantes da cidade.
Lançamento      14 de fevereiro de 2014 (1h55min)
Dirigido por        Alexander Payne
Com      Bruce Dern, Will Forte, June Squibb mais
Gênero                Comédia , Drama
Nacionalidade   EUA

SEXTA-FEIRA - 19H
DIA 23/05
SEGREDO DO GRÃO
(La Graine et le mulet)
(Abdellatif Kechiche, França, 2010)

Dirigido por        Abdellatif Kechiche
Com      Habib Boufares, Hafsia Herzi, Farida Benkhetache mais
Gênero                Drama
Nacionalidade   França
Sinopse e detalhes: Após trinta e cinco anos de trabalho, Slimane (Habib Boufares) perde seu emprego no porto do Sète. Separado da esposa, ele mantém um relacionamento com a dona do hotel em que vive. Seus filhos ainda insistem que ele volte para casa e Slimane parece cada dia mais melancólico e constrangido. Com a ajuda de Rym (Hafsia Herzi), filha de sua amante, ele se anima em tentar abrir um restaurante árabe num barco em ruínas.

SEXTA-FEIRA - 19H
DIA 30/05
OBSESSÃO
(Paperboy)
(Lee Daniels,  EUA, 2013)

Com      Zac Efron, Matthew McConaughey, Nicole Kidman mais
Gênero                Suspense
Sinopse e detalhes:   Não recomendado para menores de 16 anos
Ward (Matthew McConaughey) é jornalista de um grande jornal e precisa retornar para sua pequena cidade para fazer a cobertura da prisão de Hillary Van Wetter (John Cusack), acusado e condenado à morte pelo assassinato do xerife local. Os problemas começam quando Jack (Zac Efron), seu irmão mais novo, começa a se envolver com Charlotte (Nicole Kidman), mulher misteriosa e mais velha, que mantinha contato com o prisioneiro.

CEAC PETRÓPOLIS
Rua Visconde de Uruguai, 344 - Valparaíso - Petrópolis
ceac_petropolis@terra.com.br
www.ceac-petropolis.com
(24) 22316862



CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PARA TRATAR DA NOVA SUBIDA DA SERRA


A Câmara Municipal de Petrópolis realizou audiência pública para discutir a situação do bairro Quitandinha após a construção da nova subida da serra. Além disso, a ligação Bingen-Quintadinha, parte da obra da nova subida da serra, também foi discutida. A audiência foi convocada e presidida pelo vereador Roni Medeiros (PTB).

Para Roni, “esse é momento de se discutir as futuras consequências da obra, pois a região irá sofrer uma queda muito grande no número de veículos que passam por ela, e isso pode afetar diretamente os comerciantes. Essa reunião é para apresentar propostas de como reverter esse quadro que se desenha”.

Estiveram presentes representantes da Concer, Frente Pró-Petrópolis, Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Guarda Civil e do comércio do Quitandinha, além dos vereadores Maurinho Branco (SDD), Meirelles (PTB), Vadinho (PSB), Anderson Juliano (PT), Pastor Sebastião (PSC), Silmar Fortes (PMDB), Ronaldo Ramos (PROS), Gilda Beatriz (PMDB), Luizinho Sorriso (PROS) e o presidente da Casa Legislativa, Paulo Igor (PMDB).
 
O gerente de engenharia da Concer, Alcimar Penna, acredita que não haverá esvaziamento dos bairros, pois “o final do projeto ‘Nova Subida da Serra’ será no Duarte da Silveira, criando um novo acesso. Os antigos acessos à subida da serra serão mantidos, ou seja, o Quitandinha vai continuar recebendo carros, e a sinalização irá indicar também os outros acessos, e inclusive serão melhorados com a construção de novas rotatórias”.

Sobre a ligação Bingen-Quitandinha, Penna declarou: “Vamos começar a fazer a adequação do Parque São Vicente. No entanto, a operação só poderá de fato ocorrer, quando houver a retirada das carretas desse trajeto, pois no momento não temos largura suficiente para colocar o fluxo de circulação interna e de veículos de longa distância, mas estamos fazendo o máximo esforço para manter o cronograma”.

Anderson Juliano cobrou mais uma vez a presença do Executivo Municipal nas audiências públicas, pois são assuntos importantes para a cidade. Ainda para o vereador, “a Concer cobra um dos pedágios mais caros do país e em contrapartida, a subida da serra está precária”.

Câmara também tenta realizar Audiência sobre Saneamento Básico
Na última quarta-feira, a Comissão do Meio Ambiente presidida pelo vereador Anderson Juliano (PT) se reuniu em audiência pública para tratar do saneamento de Petrópolis, no entanto, nenhum representante da Prefeitura apareceu, fazendo com que a reunião tivesse duração reduzida.

O presidente da Casa, vereador Paulo Igor (PMDB), esclareceu que infelizmente a reunião não aconteceria naquela noite, mas que a Comissão se reuniria para marcar outro dia. “Queremos discutir o saneamento básico da cidade, mas pela falta de representantes não podemos continuar a reunião”, disse o presidente.


O vereador Anderson Juliano estranhou o fato de ninguém ter aparecido. “Agora em vez de convidar, vamos ter que convocá-los para ter certeza de que irão aparecer.”

OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE PONTES NOS DISTRITOS SOMAM R$ 18,8 MILHÕES



O governo do Estado está aplicando R$ 18,8 milhões em oito intervenções nos distritos importantes para a mobilidade dos moradores, escoamento de produção rural e para o turismo. As obras, que atendem indicação do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB), foram vistoriadas nesta sexta-feira (09.05) pelo presidente do Departamento Estadual de Rodagem (DER-RJ), Henrique Ribeiro. Cinco pontes estão sendo executadas no Brejal e Vale do Cuiabá; está em fase final a construção da ponte de Secretário e sendo iniciado o asfaltamento da RJ-117, trecho de 19 quilômetros da entrada de Araras até o Vale das Videiras. Na soma de projetos também está incluída a nova ponte de Corrêas, em fase de licitação. As vistorias também foram acompanhadas pelo vereador Maurinho Branco (SDD).

“O governo do Estado está atento às necessidades dos distritos de Petrópolis tanto de suas áreas urbanas quanto rurais a partir de emendas que o deputado Bernardo Rossi tem apresentado. As pontes do Vale do Cuiabá substituem as que eram usadas antes das chuvas de 2011 e as pontes de Secretário e Corrêas vão ao encontro de mais segurança e mais fluidez no tráfego de regiões de adensamento populacional e de turistas”, classifica Henrique Ribeiro.

A nova ponte de Secretário, um dos locais visitados nas vistorias desta sexta-feira, fica pronta em três meses. O governo estadual está empregando R$ 2,8 milhões na nova estrutura com 10 metros de largura e  que substituirá a já existente, obsoleta. Ela vai beneficiar os cerca de 120 produtores rurais da região e mais de cinco mil visitantes que a localidade chega a receber nos finais de semana. “

“A atual estrutura, de quatro metros não suporta mais o tráfego da região. Essa ampliação garante mobilidade e segurança para moradores, produtores rurais e os visitantes que são atraídos pelo turismo de lazer, rural e de aventura, uma das áreas mais procuradas de nossa cidade", completa Bernardo Rossi, que participou das vistorias ao lado do presidente do DER-RJ.

Em 10 dias, Araras recebe o início de outra importante intervenção, o asfaltamento da RJ-117  desde a entrada do bairro até o Vale das Videiras, trecho de 19 quilômetros. Esta recuperação completa a reforma total da via, extensão total de 44,4 quilômetros, estrada que liga Petrópolis a Paty do  Alferes. As obras no trecho de 23,7 quilômetros, entre Paty e Vale das Videiras, foram concluídas em junho de 2010.

”A reestruturação total dessa rodovia vai beneficiar cerca de 150 mil usuários. A tradicional Festa do Tomate, em Paty, costuma atrair aproximadamente 40 mil pessoas por dia, durante o feriado de Corpus Christi. Estamos falando ainda em escoamento de produção rural e ainda do turismo rural e ecológico que atrai visitantes o ano inteiro para a região", aponta Bernardo Rossi.

O pacote de obras inclui ainda duas pontes importantes para o escoamento da produção de 200 famílias de agricultores no Brejal, estruturas sobre a Estrada das Peras que dão acesso em dois diferentes pontos à Estrada do Buriti. “No Brejal, são mais de 50 toneladas  de legumes e verduras sendo transportados diariamente e alguns produtores chegam a fazer 4, 5 viagens por dia à Central de Abastecimento do Estado, a Ceasa, no Rio. A estrada principal do Brejal, os acessos secundários e as pontes são fundamentais para a escoação desses produtos e para a economia da região”, aponta Bernardo Rossi.

Na área urbana, as estruturas estão sendo erguidas sobre o Rio Carvão e Buraco do Sapo (Cuiabá). “Os distritos de Petrópolis têm características diferenciadas unindo rural e urbano e com foco em economia voltada também para o Turismo. As obras estão contemplando esta diversidade e a maior preocupação é que atendam de fato e com segurança, os usuários”, afirma Henrique Ribeiro que ainda aponta o andamento dos trabalhos dentro dos cronogramas estabelecidos. “Os prazos estão sendo cumpridos e a previsão é de serem entregues nas datas estabelecidas junto às construtoras”.




Pontes e pavimentação nos distritos

Ponte meio da Estrada das Peras (Brejal) ------------------------------R$ 942.143,77
Ponte final da Estrada das Peras (Brejal)-------------------------------R$ 676. 295,35
Ponte lado direito Buraco do Sapo (Cuiabá)----------------------------R$ 922.316,42
Ponte lado esquerdo Buraco do Sapo (Cuiabá) –-------------------R$ 1.111.658,08
Ponte sobre o Rio Carvão (Cuiabá)-------------------------------------R$ 1.000.913,23
Ponte Secretário ------------------------------------------------------------ R$ 2.825.297,43
Ponte Corrêas ----------------------------------------------------------------R$ 4.080.000,00

Asfaltamento RJ -117 (extensão 19km – Araras)------------------- R$ 7.327.540,51

CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS SÃO OFERECIDOS PELA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ


A Universidade Estácio de Sá, campus Petrópolis, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, está oferecendo cursos técnicos gratuitos para quem já concluiu o Ensino Médio. O aluno recebe uma ajuda de custo no transporte público, a partir do segundo mês de aula, e ainda todo o material didático de forma gratuita.

A unidade está ofertando os cursos de Massoterapia, Cuidador de Idosos, Logística, Informática, Informática para Internet e Meio Ambiente. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h15, e tiveram início no último no dia 28.

Os interessados em ingressar no Programa, com duração mínima de um ano, devem comparecer a sede da Universidade para entrarem na fila de espera, em um cadastro reserva, e preencher as vagas remanescentes dos alunos desistentes.


A Estácio de Sá fica na Rua Bingen, nº 50, no Bingen. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2233-5513.

EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO DISCUTEM DÍVIDA ATIVA DO MUNICÍPIO

A Câmara Municipal recebeu, na última quinta-feira, a visita do juiz titular da 4º vara cível de Petrópolis, Jorge Martins, e também dos secretários do município Paulo Roberto Patuléa (Fazenda) e Rosângela Stumpf (Controle Interno) e do Presidente da OAB – Petrópolis Antônio Carlos Machado. O assunto discutido foi a dívida ativa do município.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Paulo Igor (PMDB), tomou conhecimento da atual situação jurídica das ações de execução fiscal em trâmite no município e ficou alarmado. Em encontro realizado na semana passada, convidou o juiz Jorg
e Martins a comparecer à Câmara e compartilhar a informação com outros vereadores e também com a população.

Segundo o juiz Jorge Martins, “Existem exatamente 931.568 ações de execução fiscal no município. Desses aproximadamente 450 mil não estão nem mesmo autuados. É um dinheiro que o município deixa de arrecadar e investir em áreas estratégicas como a saúde e a educação”.

O juiz declarou sua preocupação com a situação do município. “Suplico que pensemos juntos em uma solução, pois são processos relacionados à cobrança de IPTU, ISS, multas e alvarás não pagos, e precisamos da legitimidade da Casa e do Executivo para chegar a um consenso”, disse Jorge Martins.

O secretário de Fazenda Paulo Roberto Patuléa também declarou sua preocupação com a situação. “Ainda bem que não estou sozinho nesse barco. Os números são estarrecedores. São aproximadamente 900 milhões que a prefeitura tem a receber. É a primeira vez que um juiz entra no mundo tributário, tentando uma união dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para resolver esse problema. Cumprimento-o pela ousadia”.

O vereador Anderson Juliano lembrou a importância desse recurso para a cidade. “É um ativo do nosso município que está parado. Somente com atitudes pró-ativas podemos correr atrás do pagamento efetivo dessa dívida”.


A Câmara deverá realizar reunião já na próxima semana para debater possíveis soluções para o problema. Estiveram presentes os vereadores Vadinho (PSB), Thiago Damaceno (PP), Roni Medeiros (PTB), Meirelles (PTB), Paulo Igor (PMDB), Gilda Beatriz (PMDB), Silmar Fortes (PMDB), Pastor Sebastião (PSC), Anderson Juliano (PT), Ronaldo Ramos (PROS), Ronaldão (PR) e Luizinho Sorriso (PROS).

segunda-feira, 5 de maio de 2014

PROGRAMAÇÃO DE MAIO DA BIBLIOTECA ROCAMBOLE TRAZ MUITAS HOMENAGENS

A partir do dia 6 de maio a Biblioteca Infantil Rocambole, (Museu Imperial/Ibram), mais uma vez, oferecerá atividades gratuitas para crianças entre 03 e 10 anos de idade, que poderão, além de desfrutar da contação de histórias, explorar o acervo do local e participar de oficinas criativas. Para o mês que comemora o Dia das Mães, a Semana Nacional de Museus e o Dia do Artista Plástico, a Biblioteca Rocambole escolheu histórias que estimulam a imaginação e lições que podem ser levadas por toda a vida. Os grupos escolares interessados devem agendar a visita previamente com o Setor de Educação do Museu Imperial.

A programação do mês terá início no dia 06, quando homenageará as mamães através do conto “Minha mãe tem visão de Raio-X”. O texto conta a divertida história de um garotinho que acredita ter uma mãe super-heroína com visão de raio-x. Com tanta imaginação, o pequeno faz de tudo para descobrir se sua mãe é ou não igual a dos amigos. Ao final da contação, haverá exploração do acervo da Rocambole.

No dia 13 de maio, em comemoração à Semana Nacional de Museus, a Biblioteca traz a história do livro “O menino que sabia colecionar”, seguida também de exploração do acervo. Ronaldo, ou Nardinho como é conhecido, tem mania de colecionar, porém não são gibis ou bolinhas de gude como qualquer criança. Nardinho gosta de colecionar o impossível: palavras, madrugadas, orvalhos, estrelas, lágrimas e nuvens fazem parte de sua coleção. Nesta poética narrativa, as crianças aprendem a perceber o mistério das coisas em um mundo que só é possível ser descoberto durante a infância.

A Hora do Conto e exploração do Acervo da Rocambole continuam no dia 14, com “O menino que coleciona guarda-chuvas”. Chico é apaixonado por guarda-chuvas e possui todos os tipos, tamanhos e cores. Nos seus aniversários, não tem dúvida na hora de escolher o presente, sempre quer um novo. Mas não é por falta de imaginação e sim porque, para ele, o objeto pode se transformar em qualquer coisa.

A primeira oficina criativa do mês acontece no dia 15 e será antecedida pela contação do livro “O colecionador de pedras”, que mostra o encontro de dois jovens a procura de algo que preencha suas vidas, em busca de seus destinos. Ambaye adora pedras e explora o mundo sozinho colecionando as que encontra pelo caminho. Já Noémia, vive triste e fechada em si mesma depois que sua tribo foi despovoada e é incapaz de notar as belezas sutis escondidas nas pequenas coisas. Ao encontrar Ambaye, seus conhecimentos ancestrais são resgatados e, finalmente, os amigos descobrem o sentido da amizade e do diálogo que une as pessoas.

Nos dias 20 e 21 haverá a contação de “Sete patinhos na lagoa”, seguida de exploração do acervo. O livro conta a história de sete patinhos e um terrível jacaré chamado Barnabé. Após a chegada do animal, a lagoa nunca mais foi a mesma. Agora, tudo pode acontecer quando algumas inocentes aves resolvem nadar nas águas em que vive esse tenebroso réptil.

A comemoração do dia do Artista Plástico será em 22 de maio com Hora do Conto e Oficina Criativa. Através de uma linguagem clara  acessível o livro “Volpi” mostra como viveu o pintor Alfredo Volpi, relatando a sua vinda da Itália, adaptação da família no Brasil e a luta que passou até firmar-se no país. O livro enfatiza, ainda, o prazer do artista pelas cores e efeitos, sentido que possuía desde pequeno e o fez ser este grande ícone da arte mundial.
               
O livro “Promessa é promessa” será contado nos dias 27 e 28, seguido de exploração do acervo da Rocambole. Bruno, uma marmota, acorda da hibernação depois de um longo inverno. Ao sair de sua toca, encontra a mais bela das flores: um dente-de-leão. Os dois se tornam amigos e passam a primavera inteira brincando, porém, quando chega o verão, Dente-de-leão pede que Bruno lhe prometa confiar nela. Este cativante conto mostra a relação de confiança e mostra para as crianças a maneira simples e tocante sobre o ciclo da vida.

                A programação do mês de maio terá fim no dia 29, com “O menino marrom”, de Ziraldo, e a última oficina criativa. O livro conta a história de três meninos, um marrom, um cor-de-rosa e a de um menino poeta, que está sempre contando casos, sonhando e imaginando junto com seus amigos.
               
               
A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre as portas para as atividades escolares agendadas através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

O acervo da Biblioteca Rocambole é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.  Sua programação mensal de atividades e outras informações relativas ao seu funcionamento e obras podem ser acessadas no Blog da Biblioteca:http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

SERVIÇOS

Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2233-0332 / (24) 2233-0312
Agendamento para grupos escolares: (24) 2233-0345 (setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
Twitter: @museuimperial
Google+: Museu Imperial / Ibram / MinC

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito

Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

ESTADO DO RIO PODE ADOTAR ICMS TURÍSTICOBENEFICIANDO MUNICÍPIOS COMO PETRÓPOLIS

Cidades fluminenses que investirem em turismo poderão ser beneficiados com uma fatia maior de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços específico para a área. Assim como o ICMS Verde, que destina recursos para as cidades que investem em preservação, o ICMS Turístico pode ser adotado no Estado do Rio para estimular que os municípios invistam mais em turismo. Projeto de Lei do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) tramita na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) com a expectativa do ICMS Turístico estar em vigor em 2015.

Petrópolis será uma das maiores beneficiadas no Estado. A cidade, que recebe a cada ano mais de um milhão de visitantes, pode ampliar seu calendário de eventos fixos e criar mais atrações. Só no último feriadão que uniu Semana Santa, Tiradentes e Dia de São Jorge, quase 100 mil pessoas visitaram a cidade.  A rede hoteleira teve 95% de lotação dos seus 4.100 leitos e só o Museu Imperial, em seis dias, recebeu 11 mil visitantes e expectadores para seus programas especiais como o Som & Luz.

“Não é a criação de um novo imposto, mas a destinação de uma parcela significativa dos R$ 25 bilhões do total de ICMS gerado no Estado anualmente para ser aplicado especificamente no Turismo. Esse investimento retorna com mais impostos sendo gerados com o fomento da atividade turística considerando o potencial do estado no setor”, defende Bernardo Rossi.
O parlamentar usa como exemplo o ICMS Verde que, em vigor deste 2008, provocou uma revolução ecológica no Estado do Rio. Em 2013, o governo do Estado distribuiu R$ 177 milhões de ICMS Verde às prefeituras que investiram na preservação do meio ambiente.

“É o mesmo princípio para o Turismo: cidades que criarem melhorias nos serviços, oferecerem mais atrações e aumentarem seu potencial, ganham mais recursos para continuar investindo especificamente no setor”, afirma Bernardo Rossi.

O ganho é de todos: na conservação de imóveis tombados e espaços públicos, na realização de eventos, no desenvolvimento da economia e na geração de emprego e renda.
“Dos 65 municípios no país considerados indutores de turismo pelo governo federal cinco são do Estado do Rio – Petrópolis, Angra dos Reis, Búzios, Paraty e a capital. E outras nove cidades também podem ser consideradas indutoras. Significa que o potencial do interior em nosso Estado para o turismo é muito grande e tem enorme função econômica e também de preservação. O ICMS Turístico vai ser um estímulo que muitas cidades precisam.

A regulamentação dos critérios ficará a cargo do governo do Estado, mas a exemplo de Minas, onde o ICMS Turístico já é aplicado, há a expectativa de que regras como a existência de um Conselho Municipal de Turismo, um Fundo Municipal de Turismo, a implementação de uma política municipal do setor e o reconhecimento de circuitos turísticos pelos órgãos estaduais sejam estabelecidas.

MOVIMENTO BELEZA NEGRA

PROGRAMAÇÃO
126 Anos da Abolição
“ A importância da Educação no Combate ao Racismo”

Data:12 de Maio de 2014
Coordenação: Adriana Rangel
Abertura: 17:30   ( Hino Nacional)-Palestrantes e Autoridades
Ø  Apresentação do Grupo de Dança

1 Momento: A importância da Literatura Afro Brasileira nas Séries Iniciais
Professora e Mestre em Educação: Juliana Fecher Winter

2 Momento:  Contando história – “ Lenda Africana”
Professora: Alaíde Guedes

3 Momento:  A Contribuição do Negro em Petrópolis- A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Historiadora e Juíza de Paz- Dr(a) Elisabeth Maria da Silva Malli

4 Momento:   Rap - 126 anos de Abolição??????

5  Momento: A Importância da Lei 10.639/2003 e a dificuldade de sua implementação
Presidente do Movimento Negro UNEP- Pedro Fernandes

6-Momento: Momento Poético: Jovem Estudante Ivan Garcia


7 Momento: A intervenção do Assistente Social no combate ao Racismo velado
Assistente Social: Érica Botelho

8 Momento:  O olhar do assistente Social , quanto ao Racismo Institucional
Assistente Social : Lígia Crispim ( Estou aguardando confirmação)

9 Momento:  A Desigualdade racial com o Negro na empregabilidade
Assistente Social: Carla Fermandez ( Coordenadora do CDDH)

10 Momento: Aberto para Discussão


11 Momento:  Fechamento da Noite – Musicalidade com o Jovem Estudante  Antônio Carlos

INSCRIÇÕES PARA O DESAFIO DA COPA ESTÃO ABERTAS

Evento inédito de corrida de rua celebra a realização da copa
no Brasil e o dia dos namorados.

O Desafio da Copa – Corrida de Rua – Torcendo pelo Brasil, já está com as inscrições abertas. A prova será realizada no dia 15 de junho, em homenagem ao mundial futebolístico que será realizado no Brasil este ano e ao dia dos namorados. O evento será realizado num no Centro histórico, com largada na praça da águia, em um percurso de 6,3Km.  

O evento está recheado de novidades e promete ser uma grande competição para movimentar o cenário esportivo da cidade. Os competidores terão chances de participar do circuito de três formas: Individual, em duplas mistas (com um componente masculino e um feminino) e através de grupos. A corrida será integrada de forma que os inscritos nas duplas e equipes podem concorrer aos prêmios individuais.

PREMIAÇÃO - Na competição serão oferecidos medalhões especiais que representam Ouro, Prata e Bronze, para as três melhores duplas, os três primeiros colocados gerais do feminino e masculino e aos três melhores de cinco faixas etárias, além dos primeiros lugares no feminino e masculino acima de 70 anos. As três melhores duplas receberão prêmio de R$ 1.000,00; R$ 600,00 e R$ 400,00 em dinheiro, respectivamente para a primeira, segunda e terceira colocadas.

A competição de grupos também será diferenciada e fará alusão às seleções da Copa do Mundo. À medida que as inscrições foram sendo realizadas, as equipes formarão equipes com onze participantes. “As equipes ou academias poderão formar vários times, sempre com 11 componentes. Após a finalização das inscrições, o nome de tais grupos será associado ao de um time que vai participar da Copa do Mundo da FIFA. Os três times com menor média de tempo entre seus atletas também receberão medalhões especiais”, explica a idealizadora da prova e diretora da Eh! Comunicação & Projetos, Ellen Tardelli.

KIT – A organização do evento desenvolveu para esta corrida, um kit diferenciado para os atletas do Desafio da Copa, que conta com elementos exclusivos como camisa, meião e shorts, comumente utilizados nos jogos de futebol.   “Priorizamos nesta montagem material de qualidade que faça alusão ao torneio de futebol e integre os dois esportes em uma competição saudável e muito festiva”, completa Ellen Tardelli.


A realização do Desafio da Copa é do Grupo Eh! Comunicação & Projetos e o procedimento de inscrição deve ser realizado pelo site www.desafiopetropolis.com.br até o dia 25 de Maio.  Os valores da inscrição estão em R$ 65 (Inteira) e R$ 40 (para maiores de 60 anos.) Mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2245-3858, pelo facebook “Desafio Petro” ou pelo email desafiopetropolis@e-petropolis.com.br.


DIRETOR DO MUSEU IMPERIAL RECEBE ORDEM DO MÉRITO CARTOGRÁFICO 2014

                O diretor do Museu Imperial/Ibram, Maurício Vicente Ferreira Jr., será agraciado pela Sociedade Brasileira de Cartografia com a Ordem do Mérito Cartográfico 2014, nesta terça-feira, 6 de maio, às 11h, na sede da instituição, na cidade do Rio de Janeiro. A honraria será por conta do movimento interinstitucional que resultou na inscrição da documentação iconográfica e cartográfica relativa à Guerra do Paraguai no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO. 
                O conjunto documental "A Guerra da Tríplice Aliança: representações iconográficas e cartográficas” reúne mais de 400 itens sobre o conflito conhecido como Guerra do Paraguai e recebeu o certificado regional do programa Memória do Mundo. Dentre estes documentos, 51 deles foram cedidos pelo Museu Imperial, sendo fotografias, mapas, plantas e uma gravura do fundo Arquivo da Casa Imperial do Brasil, doado à instituição pelo príncipe d. Pedro Gastão de Orleans e Bragança, bisneto do imperador d. Pedro II, chefe do Estado brasileiro durante o conflito.       
- A nominação da UNESCO premia um esforço coletivo de nove instituições detentoras de documentação relativa à Guerra do Paraguai que juntas, qualificam seu trabalho de preservação, pesquisa e comunicação do patrimônio representativo da memória latino-americana -, pontua o Diretor.
Toda esta documentação é de livre acesso e possui instrumentos de pesquisa disponíveis em cada uma das instituições proponentes, tais como inventários, catálogos, fichários, bases de dados e sistemas online. A maior parte do acervo proposto para o registro está digitalizada ou em fase de digitalização.
No Museu Imperial, os pesquisadores podem ter acesso aos documentos no Arquivo Histórico. As consultas devem ser agendadas com, no mínimo, dois dias de antecedência pelo e-mail mimp.arq.historico@museus.gov.br ou pelos telefones (24) 2233-0327 e 2233-0315.
A PREMIAÇÃO – O prêmio de Registro Regional do Programa Memória do Mundo - América Latina e Caribe (MOW-LAC) foi dado ao Museu Imperial e outras oito instituições brasileiras, no dia 05 de novembro de 2013, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O Programa Memória do Mundo foi criado pela UNESCO, em 1992, devido à consciência crescente do lamentável estado de conservação do patrimônio documental e do deficiente acesso em diferentes partes do mundo. O objetivo é dar maior visibilidade a esses documentos e despertar a consciência coletiva sobre a importância de sua preservação.
O programa é composto por três registros – nacional, regional e internacional –, concedidos de acordo com a abrangência da importância da documentação. Todos os registros são equivalentes, para documentos, ao título de Patrimônio, que é concedido pela UNESCO a monumentos arquitetônicos.
SERVIÇOS

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
Twitter: @museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito


CEAC PETRÓPOLIS PROMOVE BAZAR DE DIA DAS MÃES

Evento será realizado de 24/04 até 10/05

O Centro de Estudos sobre o Atual e Cotidiano abre espaço mais uma vez para um Bazar, com produtos raros e novos, de 24 de abril até 10 de maio, em suas dependências, no Valparaíso, de segunda à sexta, das 9h às 20h30 (nos sábados de 9h às 13h). A coleção de dia das mães oferece produtos selecionados em moda, decoração, artesanato, bijoux e muito mais.

Bazar” vem do Italiano BAZZARA, derivado do Persa BAZAR, que no Brasil embute um sentido mais específico ao termo mercado, acrescentando várias noções, como a de espaço onde se vendem mercadorias a preços módicos; onde se negociam produtos artesanais; o lugar em que são comercializados artigos raros.

“A simples menção da palavra ‘bazar’ provoca reações químicas incontroláveis nas pessoas”, explica Marília Dantas, psicóloga e proprietária do espaço, que acrescenta: “Bazar é muito melhor do que liquidação, queima de estoque ou loja de R$1,99, significa achados incríveis, com bolinhas coloridas indicando faixas de preços realmente suculentos”, garante.

CEAC é um espaço que promove os saberes empresariais, artísticos e culturais, onde o carro chefe é a escola de idiomas, com ensino de nove línguas estrangeiras. A instituição baseada no  núcleo que pesquisa novas formas de sociabilidade, imaginação e conhecimento da Universidade Sorbonne, em Paris, utiliza todas as oportunidades para oferecer trocas culturais e de reflexão para a sociedade, como jantares e viagens culturais, cine clube, cursos livres, palestras, entre outros.

SERVIÇO:
Bazar” de Dia das Mães – De 24/04 até 10/05
Segunda à sexta - 9h às 20h30
Sábado – 9h às 13h
CEAC Petrópolis
Rua Visconde de Uruguai, 344 – Valparaíso
Telefone: (24) 2231-6862

NEGÓCIO DO LIVRO É TEMA DE CURSO INÉDITO


Niterói recebe diretor de Marketing de um dos maiores grupos do país para desvendar os bastidores de um mercado que se revela cada vez mais promissor

Cerca de 50 mil títulos diferentes de livros são comprados, por mês, nas livrarias brasileiras. Destes, os 500 mais vendidos representam um terço dos negócios do mercado nacional, de acordo com dados publicados pela Nielsen, instituto multinacional de pesquisa que audita este mercado no Brasil. A competição é evidente também nas listas de mais vendidos, onde autores disputam o interesse leitor, especialmente do jovem leitor em formação: nomes como os de Paula Pimenta, Eduardo Spohr, Patricia Barbosa, Carina Rissi, entre outros, vendem dezenas ou centenas de milhares de exemplares.

“Muito se fala que o brasileiro não lê, mas o mercado brasileiro do livro vem crescendo. Basta notar a expansão de redes como Saraiva, que abriu nova loja este ano no Plaza; Travessa, com novidade em Botafogo e, em breve, no interior de São Paulo; Vila, que depois do Estado de São Paulo chegou a Curitiba; Leitura, originalmente de Minas, seguindo para o Nordeste e também inaugurou loja no Rio. Outras, como a Nobel, se expandem junto com shoppings para áreas mais periféricas”, avalia Bruno Zolotar, diretor de Marketing do Grupo Editorial Record, responsável pelo curso Introdução ao mercado do livro e ao marketing editorial para autores, estudantes e profissionais do setor, que será realizado pela primeira vez em Niterói (RJ), nos sábados 31 de maio e 7 de junho, no Instituto Cultural Germânico, de 9h às 12h.
O objetivo do curso é dar um panorama da realidade desse mercado e das técnicas utilizadas para ganhar visibilidade num cenário onde o marketing pode mudar o destino de um livro.     
“Formaturas Infernais, por exemplo, era um livro de contos, gênero que vende pouco, com um conto de Stephenie Meyer, a autora de Crepúsculo, e mais outras quatro escritoras. Como era direcionado ao público jovem, usamos blogs e a força da internet para colar no público que tinha lido a saga dos vampiros e isso fez com que uma obra que passaria desapercebida virasse best seller e entrasse nas lista dos mais vendidos, na época”, exemplifica Zolotar.     


As listas azem parte do programa  do curso, assim como a mudança do perfil delas em relação ao passado, já que hoje, as redes, principalmente as com lojas em shoppings têm mais influência e mudaram o perfil do que é lido.  Segundo Zolotar, apesar de uma certa desconfiança por parte do público, as listas são uma radiografia do que o brasileiro lê. “Cada jornal ou site tem um critério, mas no geral elas são feitas da mesma forma e consideram as maiores redes e uma ou outra livraria independente mas que tenha prestígio.
O que é preciso para ser publicado? Como fazer um best seller? Quais os canais de vendas para livros? Quais são as técnicas mais usadas para divulgar um autor? A proposta deste curso é dar um panorama sobre o negócio do livro no Brasil e as técnicas de marketing mais usadas no mercado editorial.

Depois de já ter apresentado o curso no Rio de Janeiro e em São Paulo, em conjunto com entidades como a Câmara Brasileira do Livro, o Publishnews, ou em universidades, entre elas a PUC-Rio, Candido Mendes e FGV, Bruno Zolotar explica porquê escolheu Niterói.

 “Quando apresento o meu curso no Rio, sempre tenho uma boa parte de alunos de Niterói, São Gonçalo ou do interior do Estado. Niterói é hoje uma cidade grande, com boa parte da população com grande interesse em cultura, uma das maiores universidades públicas do país, muita gente que trabalhando em editoras, além de ser uma cidade que tem autores como Claudia Lage, Sergio Tavares, Pedro de Luna, Marco Lucchesi e tantos outros. Estava mais do que na hora de fazer aqui, que, aliás, é a cidade onde moro.”


O PROFESSOR:

Bruno Zolotar é diretor de Marketing do Grupo Editorial Record, responsável pelo marketing e eventos de 14 editoras. Formado em publicidade pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-graduação em marketing, gestão de negócios, produção editorial e marketing digital, dá aulas na pós-graduação em editoração da Candido Mendes (Ucam), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio),  e em cursos promovidos pelo Publishnews, pela Câmara Brasileira do Livro e pela Estação das Letras.



SERVIÇO:

Quando: 31 de maio e 7 de junho (sábados)
Horário: de 9h às 12h
Onde: Instituto Cultural Germânico – ICG (Avenida Sete de Setembro, 131 – Icarai – Niteroi)
Inscrições  a partir do dia 5 de maio no próprio ICG.
Informações no (21) 2714 0879 ou pelo www.cursomarketingdelivros.com
Investimento: R$ 300,00 (em até duas vezes) e desconto de 50% para estudantes