sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

“SESI NA RUA” ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS

A preocupação crescente das pessoas com a saúde e a qualidade de vida levou a equipe do SESI de Três Rios a criar um programa diferente para atender a demanda da população: o SESI na Rua. Profissionais de Educação Física, nutricionista e técnico de enfermagem deixaram os muros da unidade para organizar e orientar, de graça, exercícios físicos na mais movimentada via da região, a Avenida Beira Rio. Todos os sábados, das 7h às 10h, a equipe atende o público individualmente ou em grupos, promovendo caminhadas e corridas orientadas. A programação, que será reorganizada semanalmente, prevê também ao longo do projeto aulas de shiatsu, tai chi chuan, alongamento e slackline. Eles ainda organizarão games interativos e circuitos funcionais.

Segundo a chefe do setor de Esporte e Lazer do SESI Três Rios, Sílvia Maria Pitta Guimarães Coutinho, a equipe se concentra em uma tenda do SESI montada na Beira Rio. “Fazemos o cadastro de todos os participantes e começamos o trabalho com uma avaliação de seu estilo de vida. Essa pesquisa norteia as orientações dos profissionais”, explica, lembrando que as atividades, inicialmente, seriam realizadas um pouco mais tarde, das 8h às 11h. “Decidimos antecipar o programa em uma hora por conta do calor que está fazendo na cidade neste verão. Assim esperamos que a adesão seja maior”, diz.

As atividades realizadas seguem um cronograma elaborado pelo SESI Rio, idealizador do SESI na Rua. O projeto piloto foi implantado em Três Rios e, agora, a unidade do Maracanã também desenvolve o programa. Neste sábado (dia 1º de fevereiro), por exemplo, estão previstas aulas de alongamento e caminhadas, tudo sob orientação dos profissionais do SESI. Antes de começar os exercícios, o participante recebe o resultado da avaliação de estilo de vida feita pela equipe, apontando a direção que ele deve seguir para ter uma vida mais saudável. Mais informações sobre o programa nos telefones 0800 0231 231 ou 4002 0231.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CONFRARIA DA POESIA INFORMAL REALIZA ABERTURA ANUAL NESTA 6° FEIRA

Nesta sexta-feira, dia 31, às 18h, poetas pertencentes ao grupo alternativo Confraria da Poesia Informal, fundado em agosto de 2011 por Catarina Maul e outros poetas, estará se concentrando na Praça D. Pedro, para um passeio poético pelas vias imperiais, declamando poemas e fazendo uma panfletagem poética, como forma de divulgar a abertura anual de suas atividades e motivar que a população tenha acesso à arte dos versos.

Além de poetas, a iniciativa contará com a participação do Coletivo Teatral Komos, que prepara um número especialmente para o evento. Músicos também são convidados, além de outros corajosos poetas ou declamadores, já que o megafone é livre.

A Confraria, que lançou, em setembro de 2013, sua primeira antologia na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, reunindo 42 poetas, tem saraus mensais no Estúdio S de Música, Rua Quissamã, 120, e estará participando de uma notável atividade em fevereiro: Sarau do Palácio Amarelo apresentando a Confraria da Poesia Informal. Um grande reconhecimento para o trabalho de divulgação de poesia da querida CPI, que abriga mais de 350 poetas de todo Brasil, além de alguns do exterior.

ORDEM DO DIA PARA A REUNIÃO DESTA 5° FEIRA NA CMP

ORDEM DO DIA PARA A REUNIÃO DE 30 DE JANEIRO DE 2014, ÀS 16 H, NA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS

1 – 2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DA EMENDA À LEI ORGÂNICA MUNICIPAL Nº:
3737/2013
Autor: Vereadora Gilda Beatriz
EMENTA: Altera a Lei Orgânica do Município de Petrópolis, acrescentando a Política da Pessoa com Deficiência, na forma abaixo.
2 – 2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº:1035/2013
Autor: Vereador Roni Medeiros
EMENTA: Dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação da relação dos beneficiários do Bolsa Família, na página da internet do município de Petrópolis.

3 – 1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº:
3067/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Altera a Lei nº 6.961 de 2012 que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de alarmes monitorados nas escolas públicas de Petrópolis.
 
4 – DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA DA INDICAÇÃO LEGISLATIVA Nº:
3625/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica a criação do Programa de Segurança Alimentar (PSAN) nas escolas e creches do município de Petrópolis.
 
5 – DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA DAS INDICAÇÕES NºS:
4398/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a implantação de horário específico para carga e descarga na Estrada Bernardo Coutinho, em Araras.
 
4453/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal e à CPTrans a implantação de um semáforo na Estrada União e Indústria, próximo ao número 8.455, em Bonsucesso.
 
4481/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de operação tapa buraco na rua das Palmeiras, no bairro Alto Indenpendência.
 
4482/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade da coleta de lixo na rua Glauce Rocha, próximo ao nº 79, no bairro Alto Independência.
 
4488/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a limpeza da lixeira na rua Isaías Adão Gomes, bem como capina da referida rua em toda sua extensão - bairro Independência.
 
4520/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal e à Secretaria de Meio Ambiente a vistoria e o corte de árvores que ameaçam a rede elétrica nas ruas Promenade e Bahia, em Nogueira.
 
4521/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a implantação de um Centro de Inclusão Digital na Comunidade do Alemão - Retiro.
 
4523/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a implantação de estacionamento de bicicletas em pontos estratégicos no Centro Histórico.
 
4524/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a construção de calçada e meio-fio em toda a extensão da rua Promenade, bairro Nogueira.
 
4525/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade da recuperação da fiação da rede de alta e baixa tensão em diversos pontos da rua Promenade, no bairro Nogueira, que foi danificada em função do incêndio na vegetação localizada na margem da rua.
 
4527/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade da reforma com ampliação da lixeira localizada na rua Promenade, em Nogueira.
 
4550/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade da coleta do lixo na rua Glauce Rocha, no bairro Alto Independência.
 
4559/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade da limpeza da lixeira na rua Cacilda Becker, no bairro Alto Independência.
 
4560/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade da limpeza na rua Evaldo Braga, no bairro Alto Independência.
 
4570/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a colocação de 10 postes de iluminação na rua Adão Brand, São Sebastião, que liga ao Sargento Boening.
 
4571/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a pavimentação de 100 metros da rua Dejair de Souza Lima, Quissamã.
 
4572/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a pavimentação de 30 metros da Travessa João Dias Carneiro, Cascatinha.
 
0007/2014
Autor: Vereador Jorge Martins - Jorginho Banerj
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal o alargamento das calçadas da rua Paulo Barbosa - Centro.
 
0022/2014
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal recuperação das calçadas na rua Trajano de Paula Filho, em Pedro do Rio.
 
0023/2014
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal providências urgentes na calçada ao lado do nº27 da rua Eugênio Zanatta, em Pedro do Rio.
 
0028/2014
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal recuperação das calçadas da rua dr. Barros Franco, em Pedro do Rio.
 
0029/2014
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal recuperação das calçadas na rua Capitão José Leal, em Pedro do Rio.
 
0033/2014
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal recuperação das calcadas na rua Eugênio Zanatta, em Pedro do Rio.
 
0037/2014
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal para solicitar o retorno do ônibus escolar para atender às crianças da rua Guilhermino Martinho, no loteamento Boa Vista, em Pedro do Rio.
 
0038/2014
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal colocação de duas coletoras de lixo ao lado da existente, na antiga barreira de Secretário, na Estrada de Secretário - Pedro do Rio.
 
0039/2014
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a recuperação das calçadas na rua Vereador Carlos Canedo, em Pedro do Rio.
 
0040/2014
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a recuperação das calçadas na Travessa dos Expedicionários, em Pedro do Rio, (incluindo a calçada nos dois lados da ponte de Pedro do Rio).
 
0041/2014
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal recuperação das calçadas na Estrada União e Indústria, em Pedro do Rio.
 
0042/2014
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a reforma da base da coletora de lixo e a colocação de mais uma coletora de lixo no início da rua José Joaquim Rodrigues (Paiolim), no lado direito de quem sobe, em Pedro do Rio.
 
0044/2014
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal limpeza em toda extensão da rua Oliveira Bulhões, localizada no bairro Roseiral.
 
GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS
PAULO IGOR
PRESIDENTE

FESTA DE ENCONTRO DOS EX ALUNOS DO CENIP PROMETE FICAR NA HISTÓRIA

Após meses de organização, será realizada no dia 08 de fevereiro, às 22h, no Petropolitano FC, a I Festa de Ex Alunos do CENIP, intitulada “O Encontro”. O evento está sendo planejado pelo facebook, formado pelo ex aluno Celio Sampaio, que vem se reunindo, há muitos anos, com sua turma da escola, formada em 74.

O grupo tem sido um ponto de encontro de diversas gerações, pois através das redes sociais, tornou possível que ao ex alunos trocassem fotos, lembranças, endereços, telefones e retomando antigas amizades.

A festa está sendo planejada dentro do espaço do grupo e possui, como produtores executivos, os ex alunos Toni Magdalena (produtor e músico da Banda Tribo de Gonzaga) e Catarina Maul (pedagoga, escritora, apresentadora de TV e produtora cultural em sua empresa Bem Cultural Produções Artísticas).

A Banda Prédio Velho, foi formada especialmente para a festa, somando o talento e a experiência de renomados músicos petropolitanos e ex alunos do CENIP, como o baixista Edu Koslowscky, produtor musical desse projeto, Louh Marques no vocal, Marcelo Berner na bateria, Marco André na guitarra, Vinny Miranda no teclado e Sandro Gomes, também no vocal. 

Dois DJs muito especiais também abrilhantarão a festa, Duvanel e suas pick ups de vinil, com músicas dos anos 70 e 80 e Marcia Verônica, que há duas décadas “discotecava” para os apaixonados em suas seleções de música lenta, tendo recebido, na época, o título de 1ª DJ Woman do Brasil.

Outras bandas renomadas, que tem em sua formação vários alunos do CENIP, também engrandecerão a festa. A Tribo de Gonzaga, que lançará seu terceiro CD nos próximos meses, com carreira reconhecida em todo o território nacional, merecedora de artigos importantes em mídias referenciais, apresentará um repertório focado em musicas memoráveis de Alceu Valença, Zé Ramalho, entre outros. A Tribo tem em sua formação alguns ex alunos, como Toni Magdalena, seu irmão Madá, Guido Martini. Conta com a direção musical e a sociedade de Gabriel Tauk nesse empreendimento cultural que muito orgulha a cidade.

Já a Banda Memphis Belle trará o melhor do rockabilly, somando os amigos Guido Martini, Fabiano Fiuzza, Willian Belle e Álvaro. Guido teve sua primeira banda ainda no CENIP. Como atração, haverá no salão do Grill um DJ especial tocando músicas para os mais jovens.

Outro espaço importante é o Memorial, coordenado por Sandra Vissoto, ex aluna, produtora e artista plástica. O Salão da Memória promete transportar o público ao seu tempo escolar, ao mesmo tempo em que oferece espaço para que os atuais artistas plásticos, ex alunos do CENIP, mostrem sua arte.

O ingresso custa apenas R$ 30 e poderá ser adquirido na Ótica Brasilia, Rua do Imperador, 150, e na Cult Vídeo, localizada na Rua 16 de março. As reservas de mesa estão sendo feitas diretamente com Catarina Maul, pelo facebook. 

NOVA ETAPA DO DESAFIO PETRÓPOLIS JÁ TEM DATA MARCADA

Após o sucesso da primeira edição do Desafio Petrópolis – Corrida de Rua, o Grupo Eh! Comunicação, idealizador e organizador oficial do evento, divulga a data em que será realizado um novo percurso na cidade: dia 13 de abril. Com trajeto inédito e, desta vez, mais “pesado”, contando com algumas subidas típicas da Região Serrana, o evento trará muitas novidades e o dobro de inscrições a serem abertas em relação a 2013.

De acordo com os organizadores, a intenção é que este ano o evento se concretize em Petrópolis não só com sua edição em abril, mas também uma a ser realizada no segundo semestre. “O apoio e adesão dos petropolitanos foram fundamentais para impulsionar novas edições do Desafio Petrópolis. Estamos bastante otimistas devido ao sucesso que tivemos no ano passado”, diz a Diretora do Grupo Eh! Comunicação, Ellen Tardelli.

O evento terá grandes novidades, como a premiação em dinheiro, que passou de R$2.000,00 para R$3.000,00 para os vencedores individuais masculinos e femininos. “Além disso, teremos o dobro de inscrições a mais do que a primeira edição. Portanto, mil corredores poderão garantir suas vagas na Corrida, que, novamente, contará com kit que inclui camisa e brindes”, pontua, relembrando também que a primeira etapa do Desafio Petrópolis reuniu cerca de 500 corredores inscritos e mais de 1200 pessoas prestigiando o evento.

A grande surpresa fica por conta do percurso, que será inédito e terá 6km. “Podemos adiantar que a largada será dada da Catedral, mas garantimos que o trajeto é inovador e exigirá esforço dos atletas”, conta Ellen Tardelli, mantendo segredo e dizendo, ainda, que a ideia é trazer para a cidade um evento novo e genuinamente petropolitano com percursos que se diferenciem da comum rota pela Rua Barão do Rio Branco.

As parcerias e patrocínios do evento também estão sendo inovados e nomes de grandes empresas estarão junto ao evento. “A idealização e organização são única e exclusivamente do Grupo Eh! Comunicação, mas já estamos com novos patrocinadores e apoiadores que irão agregar muito as próximas edições do Desafio Petrópolis”, ressalta a Diretora.
Mais informações sobre as próximas edições do Desafio Petrópolis – Corrida de Rua através do telefone (24) 2245-3858, pelo facebook “Desafio Petro”, site www.desafiopetropolis.com.br ou pelo email desafiopetropolis@e-petropolis.com.br.

MUITO SAMBA ROCK NA CERVEJARIA BOHEMIA COM O GRUPO CHUTANDO O BALDE NESTE DOMINGO

Um pôr-do-sol com muita música é o que promete o Chutando o Balde para o próximo domingo, dia 02 de fevereiro. A tradicional Domingueira do grupo na Cervejaria Bohemia vai ganhar um tempero especial de samba rock que vai dar o tom do fim de tarde, a partir das 16h.
No repertório, canções de Seu Jorge, Tim Maia, Bebeto, Wilson Simonal e Jorge Ben se misturam a Zeca Pagodinho, Chico Buarque e Candeia em um show que une diferentes gerações da música.

“Escolhemos celebrar o pôr-do-sol porque é um dos momentos de mais energia nos nossos shows, especialmente no verão. Aproveitamos para destacar a presença do samba rock no nosso repertório e levantar ainda mais o público”, explica Pedro Ribeiro, vocalista do Chutando o Balde.
Acompanhado no palco por João Felippe Ramos (cavaco), Leandro Mattos e Sabão (percussão), Pedro também dá voz, com seu timbre que remete ao bamba João Nogueira, a canções autorais que vão fazer parte do primeiro disco do grupo - entre elas "Estrada da Saudade", "Pobre Donzela", "Vem Chutar o Balde" e "Carnaval de Rua". O CD será lançado ainda este ano.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ORDEM DO DIA PARA A REUNIÃO DESTA 4° FEIRA NA CMP

ORDEM DO DIA PARA A REUNIÃO DE 29 DE JANEIRO DE 2014, ÀS 16 H, NA CÂMARA UNICIPAL DE PETRÓPOLIS

1 – 2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº:
3582/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Denomina “Servidão Manoel Cordeiro” a logradouro público, localizada na Estrada de Cascatinha, no bairro Cascatinha.
2 – DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA DA INDICAÇÃO LEGISLATIVA Nº:3803/2013
Autor: Vereador Gilda Beatriz
EMENTA: Indica à Mesa da Câmara um Projeto de Resolução para a realização do "Projeto Advogado da Família", elaborado através de parceria com a Universidade Católica de Petrópolis.

3 – DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA DAS INDICAÇÕES NºS:
4171/2013
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal substituição de manilhas com 0,40 m de diâmetro e a extensão de rede de águas pluviais com mais ou menos 3 metros até o córrego, na rua Laurinda Lopes de Medeiros, nº 26, em Pedro do Rio.

4172/2013
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a construção de um jardim ao redor da caixa coletora de lixo, localizada na entrada da rua Júlio de Jesus Gabriel , em Pedro do Rio.

4175/2013
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal colocação de canaletas e a recuperação dos degraus da escada que dá acesso ao bairro Taquara, na rua Glauce Rocha.

4176/2013
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal construção de um muro em frente à residência nº 147, na rua Gastão Marques Lamonier, no bairro Mauá.

4177/2013
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal construção de caixa de captação de águas pluviais e colocação de manilhas no acesso que liga a Estrada João de Deus Rodrigues a rua Eugênio Zanatta, em Pedro do Rio.

4240/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal e à CPTrans a implantação de uma faixa de pedestres, em frente ao acesso à rua Carvalho Júnior, em Corrêas.

4272/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de manutenção no telhado do Terminal de Corrêas.

4275/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de implantação de quebra - molas na Estrada do Palmital, em frente ao número 140 - Nogueira.

4315/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade da ampliação da ponte de transposição do curso d'água, localizada no cruzamento entre as ruas Bras Rossi e estrada do Calembe, no bairro de Nogueira.

4316/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal da implantação da academia da saúde, na quadra de esportes de Araras.

4320/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade da recuperação asfáltica, construção de caixas coletoras de águas pluviais e de rede de esgoto e colocação de meio fio, na rua Bolívia - bairro Nogueira.

4396/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a implantação de horário específico para carga e descarga na Estrada União e Indústria, em Itaipava.

4501/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a instalação de boca de lobo, com urgência, no condomínio edifício Firenze - bairro Valparaiso.

4506/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a implantação de uma academia ao ar livre na Avenida Barão do Rio Branco, em frente ao nº 1556, bairro Centro.

4514/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a colocação de uma luminária completa no poste que fica na rua Pedro Nava, na altura do n° 71.

4516/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal serviços de manutenção das calçadas da Avenida Barão do Rio Branco, Centro.

4518/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a construção de um muro de contenção de 4 metros no final da rua Augusto Schonwandt, início da Pedro Nava - Cascatinha.

4519/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a reforma do prédio da Associação de Moradores da Comunidade do Alemão - Retiro.

4522/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a sinalização na rua Bernardo Proença, na saída das três ruas no bairro Cascatinha.

4528/2013
Autor: Vereador Jorge Martins - Jorginho Banerj
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a colocação de rede d'água potável na rua Alfredo Vargas Rosa, em Barra Mansa - Pedro do Rio.

4529/2013
Autor: Vereador Jorge Martins - Jorginho Banerj
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal colocação de rede d'água potável na rua Barbosa Lima Sobrinho em Barra Mansa - Pedro do Rio.

4554/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de capina na rua Amaral Peixoto, no bairro Quitandinha.

4555/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de capina na rua Pará, no bairro Quitandinha.

0096/2014
Autor: Vereador Roni Medeiros
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade da liberação do uso de bermuda e camiseta aos funcionários da COMDEP.

0097/2014
Autor: Vereador Roni Medeiros
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade da liberação do uso de bermuda e camiseta aos funcionários da Secretaria de Obras.

0099/2014
Autor: Vereador Ronaldão
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de construção de rede de esgoto da Rua 7 para a Rua 9, no Castelo São Manoel, em Corrêas.
0107/2014
Autor: Vereador Pastor Sebastião
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal coleta de lixo na entrada do bairro Vale do Carangola.

0108/2014
Autor: Vereador Pastor Sebastião
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal complementação de uma quadra de esportes na rua Lopes de Castro - bairro Valparaiso.

0111/2014
Autor: Vereador Paulo Igor
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de retirada de uma pedra na servidão Mercedes Becker Pitzer, no bairro Duarte da Silveira.

0112/2014
Autor: Vereador Silmar Fortes
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de recapeamento asfáltico na Avenida Porto Seguro, no bairro Castelo São Manoel - Petrópolis.

0113/2014
Autor: Vereador Silmar Fortes
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal serviços de asfaltamento na Rua Onze (11), no bairro Castelo São Manoel, no município de Petrópolis.
GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS
PAULO IGOR
PRESIDENTE

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ORDEM DO DIA PARA A REUNIÃO DESTA 3° FEIRA NA CMP

 ORDEM DO DIA PARA A REUNIÃO DE 28 DE JANEIRO DE 2014, ÀS 16 H, NA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS

1 – 2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº:
3350/2013
Autor: Vereador Silmar Fortes
EMENTA: Denomina servidão "Alceyr de Oliveira Carvalho", o logradouro público no 3º distrito.
2 – DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA DAS INDICAÇÕES NºS:4167/2013
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a recuperação da rede de drenagem da servidão Antônio da Costa Malheiros em três pontos, na localidade denominada Posto Dois, em Corrêas.

4168/2013
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal poda na árvore localizada entre as Estradas João de Deus Rodrigues e rua Eugênio Zanatta, em Pedro do Rio.

4209/2013
Autor: Vereador Jorge Martins - Jorginho Banerj
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal o asfaltamento da Travessa 29, do conjunto Santa Edwiges - Pedro do Rio.

4220/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a recuperação e a complementação da pavimentação em paralelo, no trecho em frente ao número 488 da rua Promenade, no bairro de Nogueira.

4228/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de instalação de luminárias na servidão localizada na rua Duarte da Silveira, em frente ao nº 1305, no bairro Bingen.

4268/2013
Autor: Vereador Jorge Martins - Jorginho Banerj
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade da instalação de ventiladores no Centro de Educação Infantil Carolina Amorim.

4496/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a colocação de uma placa de carga e descarga na rua Quissamã, nº 1405, bairro Quissamã.

4499/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a extensão de iluminação na servidão localizada no bairro Estrada da Saudade.

4552/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de capina na rua Sílvio Bentes, no bairro Quitandinha.

4553/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de capina na rua Costa Rica, no bairro Quitandinha.

0062/2014
Autor: Vereador Ronaldão
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de colocação de rede de água (Águas do Imperador) na rua Geni Gomes, em Itaipava.

0069/2014
Autor: Vereador Silmar Fortes
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de que sejam realizados, com brevidade, serviços de “tapa buracos” na rua João Christ, no bairro Bonfim, neste município.

0079/2014
Autor: Vereador Silmar Fortes
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de que haja, permanentemente, atrações artísticas e culturais, no Palácio de Cristal, neste município.

0092/2014
Autor: Vereador Roni Medeiros
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de um espaço para que possa ser feito uma área de lazer na Comunidade do Alemão, localizada no bairro Retiro.

0093/2014
Autor: Vereador Roni Medeiros
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de capina em toda a extensão da rua Getúlio Vargas.

0101/2014
Autor: Vereador Ronaldão
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de limpeza (dragagem) do córrego que corta o Bairro Vila Rica, na parte de baixo do bairro, em Pedro do Rio.

0102/2014
Autor: Vereador Thiago Damaceno
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a remoção de veículos abandonados na rua Juvenal Amaral - Alto da Serra.

0104/2014
Autor: Vereador Pastor Sebastião
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal capina em toda extensão da rua Subida do Piquenique - bairro Roseiral.

0105/2014
Autor: Vereador Pastor Sebastião
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal construção de escadaria (continuação) na Vila Isidoro - bairro alto independência.

0109/2014
Autor: Vereador Paulo Igor
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de realização de limpeza em uma galeria de esgoto, na servidão Orlando Rabelo, no bairro Morin.

0110/2014
Autor: Vereador Paulo Igor
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de colocação de uma lixeira na rua General Câmara, próximo ao número 180, situada no bairro Manoel Torres.

0116/2014
Autor: Vereador Meirelles
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade da troca de coletora na rua Duarte da Silveira, próximo ao número 15, bairro Duarte da Silveira.
GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS
PAULO IGOR
PRESIDENTE

NO VERÃO AUMENTA O NÚMERO DE CASOS DE CÁRIES

Os dias mais longos e ensolarados proporcionados pela estação mais quente do ano são um convite ao encontro com os amigos. Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostram que o “happy hour” durante este período aumenta em mais de 20% o movimento nos estabelecimentos. Os riscos de cárie aumentam não apenas pelo tipo de alimento consumido, mas também pelo fato dos dias serem mais longos, por conta do horário de verão, o que leva as pessoas a comerem mais.

O consumo de frituras e petiscos ricos em gordura, além de refrigerantes e bebidas doces, requer cuidados especiais com os dentes. O horário de verão vai até o dia 16 de fevereiro e uma boa higiene bucal neste período é fundamental para evitar o aparecimento das cáries. “O carboidrato, por exemplo, vira açúcar na boca. O amido, que está presente no arroz e em alimentos preparados com farinha de rosca, como os empanados, também merece atenção. Quando entra em contato com a saliva, o amido é quebrado e também se transforma em açúcar”, explica o cirurgião dentista Márcio Marques.

A pesquisa da Abrasel deixa claro que comer e beber estão entre as opções favoritas nos fins de tarde mais claros. Segundo a fotógrafa Daniele da Costa Santos, o horário de verão é um convite para aproveitar a vida com um dos maiores prazeres que ela oferece: comer. “A gente encontra os amigos, conversa e toma uma cerveja ou um suco. Com isso, vêm os acompanhamentos”, conta ela, confessando que nem sempre a higiene bucal caminha junto com as reuniões informais.

Apesar de doces, as frutas contêm açúcares que são menos prejudiciais à flora bucal. Dentre as menos recomendadas estão o maracujá, o abacaxi e o limão, que no verão costumam ser bastante consumidas e utilizadas especialmente no preparo de bebidas.

O dentista lembra que a cárie é causada por bactérias que se desenvolvem a partir do acúmulo de açúcar na boca. Ele alerta que o aparecimento das cáries não é imediato, mas a falta de higiene adequada fatalmente facilitará a ação de bactérias nocivas na boca. O ideal é que a escovação dos dentes seja feita após cada refeição e que não haja abuso dos alimentos que mais contribuem para o surgimento da cárie. “Frutas menos ácidas, como banana e maçã, são mais recomendadas. As que possuem polpa têm ainda efeito detergente, promovendo a limpeza dos dentes”, revela o especialista.

Por isso, vale a pena seguir as recomendações do cirurgião dentista. “Além dos cuidados básicos de higiene, como a escovação e uso de fio dental, a consulta periódica a um profissional é sempre importante”, pontua o especialista.

EDUCANDÁRIO TERRA SANTA ABRE INSCRIÇÕES PARA EJA

Jovens e adultos de 15 a 90 anos vão poder estudar a noite na instituição
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade, ou seja, as vagas são destinadas para pessoas entre 15 e 90 anos. 

Essa modalidade educacional exige o desenvolvimento de um trabalho a partir do projeto político pedagógico construído e implementado de forma participativa. O público traz uma bagagem de experiências, conhecimentos, desejos, necessidades, sonhos e características que devem ser o ponto de partida para uma educação que visa contribuir para a construção de uma realidade diferente da atual.

Os alunos da EJA são geralmente trabalhadores, empregados e desempregados que não tiveram acesso à cultura letrada. O que acontece é que existem grandes disparidades entre ricos e pobres. De acordo com estudos realizados, a população pobre encontra-se em desvantagem principalmente ao se tratar de jovens e adultos. 

Os educadores para fazerem parte do corpo docente da EJA possuem formação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o crescimento intelectual do indivíduo, realizando o exercício de cidadania.

No Educandário Terra Santa serão ministradas aulas da alfabetização até o 5º ano, no regime de supletivo. O ensino supletivo é uma modalidade educativa que tem como objetivo suprir ciclos não concluídos em período menor. Na prática, cada ano escolar será completado em apenas seis meses.

As inscrições para as turmas da EJA no Educandário Terra Santa estão abertas e podem ser realizadas de terça à sexta-feira (28/01 a 31/01), das 8h às 16h na própria instituição que fica localizada à Rua Visconde de Itaboraí – Valparaíso, ao lado do Centro Educacional Terra Santa, à Rua Monsenhor Bacelar, 590.

Para efetivar a inscrição, os interessados devem estar munidos de original e cópia do RG (Carteira de Identidade), CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de residência. Para as turmas que terão o início das aulas ainda no primeiro semestre de 2014, estão abertas apenas 50 vagas.

Caso o interessado não possa fazer a inscrição no horário de atendimento do Educandário Terra Santa, existem duas outras possibilidades para que a inscrição seja realizada com sucesso. A primeira delas é entrando em contato com o telefone (24) 2246-2974 e agendando um horário noturno para o atendimento. A outra opção é solicitar, também através do telefone, que um voluntário educacional vá até o interessado para fazer a inscrição.

De acordo com Denise Lisboa, Diretora do Educandário Terra Santa, durante muitos anos pais e familiares das crianças que estudam na própria instituição solicitaram que as turmas da EJA fossem abertas e por conta disso toda a equipe de profissionais está tranquila com o fechamento das inscrições e início das aulas.

Mais informações podem ser obtidas no Educandário Terra Santa, localizado à Rua Monsenhor Bacelar, 590, Valparaíso – Petrópolis/ RJ ou através do telefone (24) 2246-2974.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ENSAIO ABERTO DE DANÇA FLAMENCA COM ENTRADA GRATUITA NA CASA DE CLÁUDIO DE SOUZA

Será realizado no dia 07 de fevereiro, na Casa de Cláudio de Souza, o encerramento festivo do 5º Workshop Internacional de Dança Flamenca do Projeto Flamencos de mi Sierra. O evento intitulado “Flameco de Málaga” será um ensaio aberto com início às 19h30 e com entrada franca.

As aulas com Vanesa Domínguez começaram no último dia 24 e se estendem até o dia 07, com a direção de Rose May Nogueira. Durante o encerramento, Vanesa irá falar sobre o que é o flamenco, ilustrando com técnicas de aula. Haverá ainda a apresentação de músicas, dança e leitura.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2231-5156 ou pelo
e-mailmimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
 


 

PETROPOLITANO ABRE O CARNAVAL EM FEVEREIRO COM O BAILE DO HAVAÍ



O evento vai contar com a participação da GRES Mocidade Independente de Padre Miguel, Grupo Puro Pecado e os Dj’s Mario Pupila e Marcelo Pigmeu

Já está tudo pronto para começar o Carnaval no Petropolitano FC. Este ano, a festa começa no sábado, dia 15 de fevereiro, às 22h com o Baile do Havaí, um dos mais tradicionais pré-carnavalescos de Petrópolis. O evento é uma excelente opção para quem curte o carnaval de salão, dos apaixonados pela boa música e a alegria, com a presença da família e dos amigos. 

Diferentemente do que se imagina, no Baile do Havaí não há exigência do traje florido, mas o que se espera de um evento com esse nome é que todos estejam de fantasias e roupas leves e coloridas e que esse visual light e alegre ajude, ainda mais, a dar o tom exato da festa. A classificação é para maiores de 18 anos e o primeiro lote dos ingressos já está à venda.

A edição de 2014 do Baile do Havaí conta com a presença do Grupo Puro Pecado, dos DJ’s Marcelo Pigmeu e Mario Pupila e, a principal atração da noite: GRES Mocidade Independente de Padre Miguel, que promete trazer o melhor do samba carioca para a serra, com direito a Bateria nota 10, mulatas, casal de Mestre Sala e Porta Bandeira e muita alegria.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel é uma das mais tradicionais e famosas escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil, fundada em 10 de novembro de 1955, surgiu a partir de um time de futebol amador da época, o Independente Futebol Clube. As animadas rodas de samba que os boleiros armavam depois das peladas faziam enorme sucesso com a moçada de Padre Miguel. A batucada do pessoal do “Arroz com Couve” – como o Independente era carinhosamente conhecido, graças às cores de seu uniforme – só fez crescer, em tamanho e prestígio, e não tardou para que a brincadeira ganhasse contornos mais sérios. Foi criado então um bloco carnavalesco, a Mocidade do Independente, que passou a desfilar no carnaval do bairro. Em 2014, a escola leva a Marquês de Sapucaí o enredo "Pernambucópolis" e o samba enredo tem como um de seus compositores o sambista Dudu Nobre, que será interprete ao lado de Bruno Ribas.

O Grupo Puro Pecado, em seus 12 anos de existência, contagia a todos por onde passa com o melhor do samba e do pagode. Em seus Shows, o grupo apresenta um repertório contagiante e eclético, agradando a todos os gostos. Com o astral ímpar, fazem de suas apresentações uma verdadeira festa. Na formação estão André Costa “Salgadinho” (voz e banjo), Renan Menezes (voz e pandeiro), Nardo Simpatia (voz e reco reco), Henrique (voz e tantã) e William Brites (cavaquinho). Nos shows, o público pode perceber, nitidamente, as influências de cada integrante que se mesclam e resultam em apresentações onde a diversão é protagonista.

No currículo estão vários prêmios que reconhecem e reafirmam o talento dessa rapaziada. O grupo ficou com o 1º lugar no Paredão da FM O DIA, programa de competição entre grupos do Estado do Rio de Janeiro. Em Petrópolis, o Puro Pecado levou o prêmio É Festa, entregue para os melhores da Arte, Cultura e Lazer, em três anos consecutivos.

Tudo isso rola solto com o suporte do DJ Mário Pupila, que iniciou a carreira no início dos anos 80 nos bailes do Serrano F.C. com a equipe JM e entre 1984 e 1988 conseguia reunir cerca de 2500 pessoas em suas festas. De 1987 a 1990 o DJ foi o residente das festas no Bogari Clube e daí pra frente o DJ foi se consagrando na cidade nas principais casas de festas. Danceteria La Bohêmia, Rádio 107 FM e Rádio Musical FM foram apenas alguns dos lugares que Pupila deixou sua marca.

No Petropolitano F.C. DJ Mário Pupila comandou o Som Petrô anos 70 e 80, Preto e Branco, Festa de Réveillon 2010/2011, Baile do Cafona e para o Baile do Havaí promete a mesma animação com a pitada certa que anima o publico pra lá de especial que sempre comparece aos eventos do Clube. No baile do dia 15 de fevereiro, Pupila explica que vai tocar basicamente músicas com clima de carnaval e que o set list também vai depender do momento da pista de dança e da alegria do público.

Outro DJ que promete esquentar a noite é Marcelo Pigmeu, conhecido como um dos mais experientes dessa nova leva de DJ´s petropolitanos, ele já soma 30 anos de profissão, tempo suficiente para acumular muita bagagem musical e inúmeras tendências. Nesse período, o que não faltou foram mudanças nos estilos que embalaram a galera. A meta do DJ Pigmeu é a interação com o público, em qualquer lugar que toque, seja em boite ou festas particulares, tudo de acordo com cliente e o público.

O primeiro lote de ingressos já está à venda no valor de R$ 30,00 (trinta reais). Os pontos de venda são às lojas Claro GSM Free, localizadas à Rua 16 de março, 237; Rua do Imperador, 625 – loja 01 e Praça D. Pedro II, loja 04 e na Secretaria do Petropolitano F.C., à Rua Roberto Silveira, 82 - Centro – Petrópolis/ RJ.

SAMBA ENREDO 2014 GRES MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL
“PERNAMBUCÓPOLIS”


 “Eita saudade danada
vim das estrelas com meu ziriguidum
“parece que estou sonhando”
meus olhos reencontrando
minha gente, meu lugar
e Vitalino ao som do baião
tem batucada no meu São João
“Vixe Maria”, me de proteção
rodei ciranda com os pés na areia
toquei viola sob a lua cheia
Chegue, venha cá forrozear
zabumbei meu coração
puxa o fole, sanfoneiro
“arretado” e meu sertão
Ah, meu Pernambuco …
Sou mameluco, leão do norte sou
um peregrino personagem de cordel
levo comigo meu “padim Padre Miguel”
eu danço frevo até o dia clarear
no colorido do folclore popular
abre a sombrinha que o “galo” madrugou
também tem festa em Olinda, meu amor!
Vejam quanta alegria levar vou
viver um sonho no espaço sideral
da pioneira, ergo a bandeira
“Pernambucópolis”, meu Carnaval!
Louco de paixão, sempre vou te amar
luz da emoção no meu cantar
independente na identidade
com muito orgulho, “eu sou Mocidade”"




 

EDITORA CONVIDA MULHERES A PARTICIPAREM DO LIVRO "ESCRITO POR ELAS"

A Aerdna Editora está convidando as mulheres a participarem do livro “Escrito por Elas”, uma antologia de crônicas e poemas.O texto poderá ser sobre qualquer assunto e deverá ter, no máximo, 01 (uma) lauda – uma página do Word escrita no tamanho 12, com fonte Times New Roman, espaçamento 1,15.

Haverá uma seleção preliminar e, para tal, as obras devem ser enviadas para o e-mail da Editora:
aerdnaeditora@gmail.com, pelo qual também poderá ser solicitado o regulamento e mais informações.

Uma mesma autora poderá participar com duas obras distintas, sendo uma em cada categoria – crônica e poema. O lançamento está previsto para a segunda quinzena do mês de maio, podendo ser antecipado se completo o número de participações.

O prazo para a entrega é até o dia 31 de março, a Antologia será publicada com ISBN, ficha catalográfica e todos os dados oficiais referentes a uma obra.


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

DEPUTADO SE REÚNE COM REPRESENTANTES DE AUTOESCOLAS DE PETRÓPOLIS PARA ESCLARECER QUESTÕES SOBRE A EXIGÊNCIA DO SIMULADOR


O deputado federal Hugo Leal (PROS) se reuniu na noite desta quinta-feira, dia 23, com representantes de 13 Centros de Formação de Condutores (CFC) de Petrópolis. O motivo principal do encontro foi para tratar da obrigatoriedade do uso do simulador, previsto em resolução pelo Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, desde o dia 1 de janeiro de 2014. A solução imediata apresentada vai ao encontro da necessidade dos alunos, que não terão seus processos travados ou invalidados devido à falta do equipamento nas autoescolas. Na prática, quem tiver terminado todas as aulas até julho, mesmo tendo o processo aberto este ano, não precisará aguardar para utilizar o aparelho.

Para isso, no entanto, a autoescola deverá apresentar, junto ao Departamento de Trânsito (Detran), as medidas que vem buscando para solucionar a falta provisória do equipamento, como, por exemplo, documento provando o pedido em uma das quatro empresas habilitadas, em todo o país, para fornecimento do simulador. Embora provisória, a decisão serve para acalmar os alunos que estavam em dúvida sobre a validade dos processos.

“Tenho buscado soluções não só para a questão dos simuladores, mas também para o pedido de diminuição do percentual das aulas práticas de direção veicular no período noturno de 20% para 5%, já que o simulador poderá apresentar também essa situação. Meu objetivo é que tenhamos, efetivamente, Centro de Formação de Condutores e que os alunos vejam as autoescolas como um local para aprender e não como um comércio onde a habilitação é vendida”, declarou o deputado.

Para Marcelo Gontijo, diretor do Sindicato Estadual das Autoescolas, a medida é uma alívio não só para os alunos, mas para os diretores das autoescolas. “É importante porque não podemos parar o processo do aluno”, declarou. Ele acredita que haverá a criação de empresas para a prestação do serviço. ”Se o uso do simulador puder ser compartilhado, haverá menos problemas para a implantação do serviço”, contou Marcelo, que já adquiriu o equipamento e está aguardando a entrega do fabricante.

Já Paola Guimarães, dona de uma das autoescolas de Petrópolis, ainda está buscando o aparelho. Ela afirma que muitos alunos chegam à unidade com dúvidas sobre o processo. “Explicamos aos alunos que só cobraremos depois, caso o equipamento já tenha chegado e ele feito uso. Até porque não sei qual será o tempo solicitado pela empresa que irá fornecer o simulador”, explicou.

O deputado lembrou, ainda, que vem se esforçando e continua com os canais de comunicação aberto com os representantes das autoescolas. Para ele, é fundamental o diálogo com a categoria. 

Segundo resolução do Contran, os alunos que abriram processo após o dia 01 de janeiro deste ano deverão cumprir cinco aulas de 30 minutos cada no simulador. O aparelho, como o nome sugere, irá simular situações que não podem ser praticadas na rua, como uma forte neblina ou um pedestre que cruza a rua de repente, por exemplo. O equipamento tem o objetivo de trabalhar a capacidade de ação e reação do motorista diante das situações do trânsito.

C.E. D. PEDRO II OFERECE CURSOS PROFISSIONALIZANTES PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

O Colégio Estadual D. Pedro II de Petrópolis, oferece em 2014 dois cursos de formação profissionalizante para os alunos que estão ingressando no Ensino Médio:  Ensino Médio Integrado em Áudio e Vídeo e  Ensino Médio Integrado em Química.

Ambos são cursos cuja formação possibilita a imediata inserção do profissional no mercado de trabalho, após três anos de formação.  A matrícula pode ser feita diretamente no Site
www.matriculafacil.rj.gov.br. Mais informações na secretaria da escola ou pelo telefone (24) 2291-1706.

PROGRAMAÇÃO CINEMAXX/TOP CINE PETRÓPOLIS DE 24 A 30 DE JANEIRO


ALUGUEL DE SALÕES AJUDA A MANTER ESTRUTURA DO TERRA SANTA ABERTA


O Espaço de Festas Terra Santa é composto por dois salões de festa e um auditório
Funcionando desde 1918, com o intuito da caridade e o bem estar do próximo, a associação foi aos poucos determinando seu carisma em atender somente crianças e, sobretudo, optando pelos meninos, quando em 1969 passou a denominar-se Casa dos Meninos de Petrópolis. Atendendo em regime de internato, esse trabalho permaneceu até 1989, quando, para melhor se adequar às necessidades dos usuários, passou para o regime de semi-internato. 

O nome Terra Santa é histórico em Petrópolis, principalmente porque até o início do século XX funcionou na cidade o Comissariado da Terra Santa. No dia 14 de abril de 1918, o grupo fundou a Associação Protetora do Recolhimento de Desvalidos de Petrópolis que, no mês seguinte, passaria a ter sua sede no antigo Comissariado da Terra Santa. A instituição contava com a contribuição da sociedade para a manutenção financeira e a dedicação das religiosas da Congregação de São José de Chambery no atendimento diário.

O Centro Educacional Terra Santa é composto por quatro pilares essenciais: comunidade de fé, a creche com 160 crianças e a escola com 430, e dois projetos complementares “Aquarela” e “Cultura pela Paz”, onde 90 crianças e adolescentes participam. O Centro se tornou um referencial de educação e evangelização.

Substituindo Frei Ivo Muller, que passou a ser Guardião Superior do Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro, Frei Antônio Moser assumiu em fevereiro de 2010 a Presidência do Centro Educacional Terra Santa. Nomeado pela Província Franciscana da Imaculada Conceição. Frei Moser soma os trabalhos na Instituição com a Presidência da Editora Vozes e da Comissão de Ética da Universidade Católica de Petrópolis, além dos trabalhos na Paróquia de Santa Clara, aulas no Instituto Teológico Franciscano e palestras e seminários em diversas instituições no país.

Para manter os custos com a manutenção predial, o pagamento dos salários dos funcionários, bem como as contas fixas, tais como água, luz, dentre outros, Frei Antônio Moser com o apoio de toda a comunidade restaurou alguns dos espaços e os transformou em belos salões de festas para renderem recursos para o Terra Santa.

O Salão Felicidade é um espaço salão preparado para qualquer tipo de evento, de festas particulares e coorporativas a shows e produções culturais. O espaço acolhe confortavelmente 260 pessoas e possui estacionamento para 120 carros, sala de DJ, cozinha ampla com fogão industrial, geladeira, freezer, forno com base de pedra, mesas e cadeiras. 

Já o Paraíso das Festas recebe até 250 pessoas, com estacionamento para 80 carros, cozinha com fogão, geladeira e freezer, além de mesas e cadeiras, tudo isso bem próximo ao Centro Histórico e com entrada privativa pela Rua Visconde de Itaboraí, exatamente em frente ao Palácio Itaboraí.

O Espaço Multimídia é um auditório moderno equipado com telão, projetor, caixas de som e com capacidade para 80 pessoas, destinado para palestras, cursos e workshops.

No decorrer de 2013, foram realizados mais de 150 eventos nas dependências do Espaço de Festas Terra Santa. Tendo como um dos pilares de trabalho aceitar que qualquer empresa trabalhe nas dependências, o Terra Santa recebeu 45 buffets da cidade, sem eles: Allan Buffet; Ana Buffet; Ana Lúcia Buffet; Buffet Le Gateaux; Carlos Festas Buffet; Chex Cox Buffet; Cris Buffet; Dimas Buffet; Emilia Buffet; Erica Buffet; Esther Buffet; Fernando Buffet; Graças Buffet; I.S. Buffet; Invento Sonhos Buffet; Isabelle Festas; Jaciara Buffet; Janaína Buffet; Janete Buffet; Jaqueline Buffet; Jeane Buffet Festas; Joice Buffet; Juliana Buffet Festas; Kochen Buffet; Liliana Festas Buffet; Luciana Buffet; Luiza Lima Buffet; Marcelo Rizzo; Marcia Festas Buffet; Maria Luiza Buffet; Marta Maria Buffet; Milmar Buffet; Miranda Buffet; Mirtes Buffet; Padaria Fular; Pitemo e Kokoy Festas Buffet; Quero + Festas Buffet; Regina e Teo Buffet; Rejane Buffet; Rejiane Buffet; Renan Tavares Buffet; Renato Buffet; Sandras Buffet; Seforas Buffet e Tania Buffet. 

Mais informações sobre o Espaço de Festa Terra Santa pode ser obtidas no Centro Educacional Terra Santa, localizado à Rua Monsenhor Bacelar, 590, Valparaíso – Petrópolis/ RJ, através do telefone (24) 2242-0525 ou do site
www.terrasanta.org.br.

PROJETO RECICLA TECIDO TERÁ UMA NOVA UNIDADE NA POSSE

O objetivo é capacitar mulheres em vulnerabilidade social através da especialização da mão de obra, incentivando a implantação de fábricas e confecções na região

Uma nova unidade do Projeto Recicla Tecido será instalada no distrito da Posse no próximo mês. O projeto de cunho social trabalha com o reaproveitamento de retalhos, doados por indústrias têxteis e confecções petropolitanas, e com a capacitação de mulheres em vulnerabilidade social. A nova unidade deve atender, pelo menos 20 mulheres no primeiro trimestre e será implantada próximo à sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Estrada União e Indústria, nº 32.877. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, 8.286 pessoas viviam no 5º distrito. Desse total, 4.101 representava a população feminina da Posse.

A notícia da instalação da nova unidade foi divulgada pela chefe de gabinete, Luciane Bomtempo. O objetivo é, segundo ela, atender mulheres que vivem em risco social e moram em um bairro distante do Centro, onde de ônibus o deslocamento pode levar até 2 horas. “O Projeto Recicla Tecido, tem realizado um excelente trabalho na unidade Centro e está direcionando aquelas mulheres que não tiveram oportunidade na vida, ou sofrem algum tipo de dificuldade, como a violência doméstica, ou não têm renda. O resultado deste trabalho é o resgate da autoestima delas. As aulas funcionam como uma arteterapia e é importante que atenda aquela comunidade”, declarou Luciane, garantindo que a instalação desta unidade já está sendo viabilizada.

Para a administradora Cláudia Martins, fundadora da ong, esta é mais uma conquista para o projeto, que já capacitou mais de 200 mulheres. “Eu reconheço que a Posse é um distrito com pessoas que tem capacidade, mas não tem oportunidade. Tenho certeza que, vamos contribuir para o empoderamento dessas mulheres, oferecendo a elas, mais que o curso de costura básica, mas uma possibilidade de conseguirem uma renda extra que vai ajudar dentro de casa, na compra de alimentos e até mesmo de roupas”, disse.

A administradora afirmou que, o projeto de capacitação pode ser visto também como um meio de agilizar a instalação de fábricas e confecções no bairro, que tem ICMS diferenciado de 2,5%, por ser um Distrito Industrial. “A cidade é conhecida pela presença de empresas do ramo têxtil, que podem vir a se instalar na Posse, se houver o incentivo da mão de obra especializada presente no local”, sugeriu.

Além da instalação de uma nova unidade do Projeto Recicla Tecido, a prefeitura também vai levar aos 44 Postos de Saúde de Família (PSF) da cidade, palestras e oficinas ministradas por Cláudia Martins, para abordar o tema: Sustentabilidade.

“Estas palestras acontecerão nos PSFs, mas serão abertas a toda a comunidade. O objetivo é levar o conceito de sustentabilidade, assim como falar sobre a importância da coleta seletiva do lixo, do cuidado com o meio ambiente, da promoção da cidadania compartilhada, levando o conhecimento destes temas a sociedade como um todo”, comentou Cláudia.

 Para Luciane, a iniciativa vai de encontro ao programa Cidades Sustentáveis, no qual o município já está incluído, que tem como premissa básica a sensibilização e mobilização das cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável . “Esta é uma forma de difundir a informação sobre a importância de ter um crescimento baseado na sustentabilidade”, finalizou.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE INFORMÁTICA NO CPTI-QUITANDINHA

O Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI) de Petrópolis, unidade da Rede FAETEC, está com inscrições gratuitas para cursos de formação inicial e continuada em informática para maiores de 15 anos de idade. Entre os cursos oferecidos há Operador de Computador - Ambiente Windows; Operador de Computador - Ambiente Linux; Redes Sociais e Internet; Microsoft Excel Avançado; Montador e Reparador de Computador; e Linguagem de Programação JAVA. As aulas duram cerca de 20 semanas e acontecem nos períodos da manhã, tarde e noite.

Para os cursos de operador de ambiente Windows, Redes Sociais e Internet os pré-requisitos, são ter o 7º ano do ensino fundamental, mas para outros cursos é necessário apresentar certificados de conclusão de algumas disciplinas na área de informática. É o caso, por exemplo, das aulas de Linguagem de Programação Java, em que os estudantes precisam ter o 1º ano do Ensino Médio concluído; Certificados do curso de Lógica e Programação; MySQL; e, Orientação a Objetos com UML.

As inscrições são realizadas pela internet no site:
http://www.facebook.com/l/9AQEH0uitAQGrf8bLDU0d5MWPwuYfQJ3tTxDphoBnUiSd8w/www.faetec.rj.gov.br/sca/normas.html até o dia 04 de fevereiro de 2014. No dia 06 de fevereiro haverá o sorteio das vagas para os inscritos. A matrícula para os sorteados poderá ser feita entre os dias 07 a 11 de fevereiro na unidade do CPTI situada na Avenida Getúlio Vargas, 335, Quitandinha, Petrópolis, RJ. As aulas começam em 10 de março. Informações pelo telefone (24) 2235-1079.

SHOPPING ESTAÇÃO ITAIPAVA OFERECE OFICINAS PARA CRIANÇAS

Nesse sábado, dia 25, às 17h, o Estação Itaipava oferece mais uma oficina gratuita para a garotada. Dessa vez, as crianças irão se divertir fazendo um porta-recadinhos em formato de flor. As peças, em MDF, serão pintadas de acordo com a imaginação dos pequenos. Eles levarão o porta-recados para casa e assim, poderão deixar bilhetinhos para familiares e amigos.
As atividades, promovidas pela Desabri Guloseimas Artesanais, ocorrem no 2º piso do shopping. O Estação Itaipava fica na Estrada União e Indústria, 11.000, no distrito de Itaipava, em Petrópolis. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2222-6266, pelo site oficial: www.estacaoitaipava.com.br e na fan-page do Facebook: http://fb.com/estacaoitaipava.

ORDEM DO DIA PARA A REUNIÃO DESTA 5° FEIRA NA CMP

ORDEM DO DIA PARA A REUNIÃO DE 23 DE JANEIRO DE 2014, ÀS 16 H, NA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS

1 – 1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº:

2884/2013
Autor: Vereador Gilda Beatriz
EMENTA: Dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação da relação dos beneficiários do aluguel social na página da internet do município de Petrópolis.
2 – DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA DO REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº:0095/2014
Autor: Mesa Diretora
EMENTA: Solicita informações ao Poder Executivo com relação à constitucionalidade da Lei nº 6.930 de 05 de janeiro de 2012.
3 – DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA DA INDICAÇÃO LEGISLATIVA Nº:4215/2013
Autor: Vereador Ronaldão
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de alteração na lei de número 6946/2012 de 05/04/2012 na forma do anteprojeto em anexo.
4 – DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA DAS INDICAÇÕES NºS:4108/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a implantação da linha de ônibus executivo para o bairro Vale das Videiras, em Araras.

4164/2013
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal o nivelamento do piso da passarela de pedestres que liga a Estrada Mineira a Estrada União e Indústria, na localidade denominada Posto Dois, em Corrêas.

4165/2013
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal correção de infiltração de águas pluviais na base de apoio da passarela de pedestres que liga a Estrada Mineira a Estrada União e Indústria, na localidade denominada Posto Dois em Corrêas.

4207/2013
Autor: Vereador Jorge Martins - Jorginho Banerj
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal o asfaltamento da Travessa 27, do Conjunto Santa Edwiges - Pedro do Rio.

4208/2013
Autor: Vereador Jorge Martins - Jorginho Banerj
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal o asfaltamento da Travessa 28, do conjunto Santa Edwiges - Pedro do Rio.

4219/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal o recapeamento asfáltico na Avenida dos Amores, no entorno do Lago de Nogueira.

4467/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a implantação de um biodigestor na rua Luiz Pelegrine, localizado no bairro Boa Vista.

4474/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade do fechamento do buraco que está cedendo, na rua Capitão Danilo Paladin, próximo ao nº 580, no bairro São Sebastião.

4495/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a reforma e a pintura do PSF do bairro Amazonas - Quitandinha.

4558/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade da colocação de lixeiras na rua Washington Luiz, no bairro Centro.

0016/2014
Autor: Vereador Pastor Sebastião
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal operação tapa buraco em toda extensão da rua Ricardo Salvini - bairro Jardim Salvador.

0017/2014
Autor: Vereador Pastor Sebastião
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal capina ao longo da Estrada do Rocio - bairro Rocio.

0031/2014
Autor: Vereador Ronaldão
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Laginha, em Itaipava, 3º distrito.

0034/2014
Autor: Vereador Roni Medeiros
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de instalação de banheiros nos pontos finais dos ônibus para atender aos motoristas e cobradores.

0043/2014
Autor: Vereador Silmar Fortes
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a adequação do Parque de Itaipava com iluminação e segurança, entre outros, para funcionamento noturno.

0061/2014
Autor: Vereador Ronaldão
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal que solicite junto ao consórcio Águas do Imperador a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) próximo ao Lago de Nogueira.

0068/2014
Autor: Vereador Silmar Fortes
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de implantação de coleta de lixo na Servidão Alzira da Conceição, no bairro Bonfim, neste município.

0080/2014
Autor: Vereador Paulo Igor
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de troca de local de caçamba de lixo, próximo ao número 352, da Rua Paulista, no bairro Saldanha Marinho.

0083/2014
Autor: Vereador Paulo Igor
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de desobstrução de valeta, altura do nº 1825 da Rua Professor Stroeller, no bairro Quarteirão Brasileiro.

GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS
PAULO IGOR
PRESIDENTE

PETRÓPOLIS É INDICADA PARA O PROGRAMA ASFALTO NA PORTA

Na última quarta-feira, dia 22, os vereadores Paulo Igor (PMDB), Maurinho Branco (SDD), Silmar Fortes (PMDB), Roni Medeiros (PTB) e Ronaldo Ramos (PROS) foram ao Rio de Janeiro para uma reunião com o Secretário de Obras do Estado Hudson Braga com o objetivo de levar a relação das ruas do município que necessitam receber o programa Asfalto na Porta do Governo do Estado, que está entrando em sua terceira etapa.

Os quinze vereadores de Petrópolis fizeram as indicações das ruas e a Prefeitura realizou o levantamento técnico nos locais, por meio da Secretaria de Obras, em uma parceria entre os poderes Executivo e Legislativo da cidade.

“O trânsito bastante complicado poderia ser resolvido com o asfaltamento de vias alternativas, além de outros problemas que incomodam os usuários das ruas”, comentou o presidente da Casa Legislativa Paulo Igor. “Foi feita a medição de 99 ruas dos cinco distritos, dando quase 55 quilômetros de ruas asfaltadas”.

No entanto, o Secretário de Obras não confirmou o asfaltamento de toda a quilometragem do município, mas Maurinho Branco achou a reunião bastante positiva. “O Secretário Hudson ligou para o Pezão (vice-governador) e se comprometeu a fazer melhorias no asfaltamento”, afirmou o vereador.

“O programa Asfalto na Porta não cria infraestrutura, por isso, o asfaltamento só será feito em ruas que já tenham escoamento de água e meio-fio”, disse o vereador Ronaldo Ramos que reconhece existir muitas outras ruas com necessidade de asfaltamento, porém o projeto possui regras que devem ser seguidas.

Além disso, na reunião também foi apresentado um levantamento do investimento de obras do Estado feito no município desde 2007 até o final de 2013. O valor do investimento social em nossa cidade ficou em torno de 500 milhões de reais. “Somente em 2014, já foram repassados pelo Estado quase 17 milhões reais”, disse o vereador Silmar Fortes que se sente otimista com o avanço que o Governo está fazendo no município.

SENAI PRORROGA PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA CURSOS À DISTÂNCIA

Em Petrópolis há oportunidades nos cursos de Assistente de Logística, Auxiliar de Pós-impressão e Desenhista de Produção Gráficos Web

O SENAI prorrogou o prazo de inscrições para 80 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional à distância oferecidos nas unidades do Estado do Rio. Em Petrópolis, as oportunidades são para Assistente de Logística, Auxiliar de Pós-impressão e Desenhista de Produção Gráficos Web. Podem participar pessoas com idade mínima de 16 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o 2º ano do Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas, agora, até o dia 10 de fevereiro por meio do site
www.firjan.org.br/educamais.

Antes do processo seletivo, os interessados precisarão participar do curso de Técnicas de Informática e Comunicação, que estará disponível após a inscrição. Depois disso, os candidatos farão prova online, de múltipla escolha. O resultado será divulgado no dia 14 de janeiro, no mesmo site em que foi feita a inscrição.

Para a matrícula no SENAI, é necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e autodeclaração de baixa renda. Os cursos estão previstos para começar no dia 10 de março. Os alunos terão acompanhamento por meio de tutoria em ambiente virtual de aprendizagem, conteúdo em flipbook (disponível em DVD) e aulas presenciais na unidade do SENAI em Petrópolis.

Mais informações podem ser obtidas através do 0800-0231231 ou www.firjan.org.br/educamais.

Assistente de Logística (160h): Planejar e acompanhar as atividades logísticas nas áreas de recebimento, armazenagem, acabamento e expedição, segundo as normas técnicas de segurança e meio ambiente.

Auxiliar de Pós-impressão (168 horas): Auxiliar nas etapas do acabamento de produtos gráficos (corte, dobradura, vinco e encadernação) e no processo de transformar materiais impressos em produto gráficos (livros, agendas, cadernos, pastas, folders, etc) para atuação em gráficas.

Desenhista de Produção Gráficos Web (180 horas) - Criar e montar interfaces para websites de acordo com metodologias e padrões de desenvolvimento.

EDITORA VOZES: LANÇAMENTOS DA SEMANA


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

10 DE MARÇO COMEÇA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV

A campanha nacional de vacinação contra o vírus HPV, principal causador do câncer de colo de útero inicia dia 10 de março com objetivo de imunizar 5 milhões de meninas de 11 a 13 anos - das quais 20 mil em Petrópolis. O anúncio, do Ministério da Saúde, foi feito nesta quarta-feira, dia 22, e o investimento de R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses da vacina faz com que a campanha seja a maior já executada no mundo contra este tipo de vírus. Celebrando a conquista da campanha em escala nacional, o deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB), autor do programa estadual de vacinação contra o HPV, está indicando que o governo estadual lidere uma campanha de conscientização sobre a importância desta imunização nas cidades fluminenses onde o público-alvo é de 253.500 meninas.

"Muitas cidades estão se organizando, mas é preciso o apoio do Estado para que a divulgação sobre os benefícios e a segurança da vacina alcance todas as famílias fluminenses", defende o deputado petropolitano. "Como o programa federal substitui a campanha estadual, é importante manter parte do programa do Estado destinada à conscientização da população", completa.

Em 2012, Bernardo Rossi e Rafael Picciani (PMDB), hoje secretário estadual de Habitação, aprovaram na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) projeto de lei estabelecendo o programa estadual de vacinação. A lei foi sancionada em 2012 pelo governador Sérgio Cabral. Parlamentos de outros estados como , Minas Gerais e Mato Grosso, inspirados na lei fluminense também aprovaram programas próprios e a pressão pela prevenção pressionou o governo federal, que estudava a vacinação em massa desde 2010, a lançar um programa nacional pelo SUS.
Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.

O vírus HPV é transmitido por contato sexual e vem sendo considerado a principal causa do câncer do colo de útero já que 95% dos pacientes diagnosticados apresentaram o vírus. A infecção por HPV atinge cerca de 630 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que são estimados 18.430 novos casos da doença e 4.800 mortes por ano em todo o país.

"O papel da mulher na sociedade e como chefes de família é fundamental para o desenvolvimento do país. É um investimento em saúde preventiva que garante força de trabalho indispensável e a manutenção de muitos lares. A prevenção é muito menos custosa financeira e emocionalmente também", explica Bernardo Rossi.