sexta-feira, 29 de novembro de 2013

COMISSÃO DA ALERJ DENUNCIA USO DO BELVEDERE COMO DEPÓSITO DE OBRA AO MPF

A Comissão Especial instituída pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para acompanhamento das obras da nova pista de subida da BR-040 está oficiando o Ministério Público Federal sobre o uso irregular do mirante do Belvedere do Grinfo como depósito de material para a construção da nova pista da Rio-Petrópolis-Juiz de Fora. A Comissão, presidida pelo deputado petropolitano Bernardo Rossi (PMDB), argui as responsabilidades dos agentes públicos e privados no caso. O Belvedere é tombado pelo município conforme o Decreto Nº 517 de 24 de maio de 2011. "Mesmo com essa importância para a cidade, por ser histórico e cultural, se tornou um canteiro de obras", aponta Bernardo Rossi.

A Concer, concessionária que administra a BR-040 e é responsável pela obra da nova pista de subida anunciou a utilização do espaço como "área de apoio industrial". O comunicado à imprensa, amplamente divulgado, assim como a interdição do local a partir de 10 de setembro, menciona que na área seria montado um pátio de estruturas pré-moldadas, que serão empregadas nas pontes e nos viadutos da nova pista, um escritório do serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho e ambulatório para os operários. A empresa frisava ainda que a interdição se daria por três anos.

“O canteiro de obras só foi embargado em outubro, depois que tudo estava montado. E as estruturas ainda estão lá. O uso do Belvedere para esta finalidade compromete o monumento que nunca foi revitalizado em 17 anos de concessão da rodovia. Se antes ele não podia ser usado porque a estrutura estava abandonada, agora ele não pode ser usado porque está abarrotado de material de construção", aponta Bernardo Rossi.

A Comissão pede que a denúncia seja anexada pelo MPF ao procedimento já pedido pelo deputado Bernardo Rossi em fevereiro deste ano. Na ocasião, o deputado denunciou o descumprimento do contrato da empresa relatando documentalmente itens não executados assim como a tentativa de prorrogação de contrato atrelada à construção da nova pista que deveria ter sido concluída em 2006.

CONJUNTO ANIMA E CUORE SE APRESENTA NO MUSEU IMPERIAL PELO VI CONCERTO DA TEMPORADA

No próximo domingo, dia 1º de dezembro, o Museu Imperial recebe o Conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis sob a regência do maestro Antonio Gastão, para o VI Concerto da Temporada 2013. O evento, que tem entrada gratuita, acontece às 16h, no Cine Teatro Museu Imperial.

O conjunto Anima e Cuore da UCP foi fundado em novembro de 1986 e já realizou centenas de apresentações. Formado por alunos e ex-alunos bolsistas da universidade, possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco.

O maestro Gastão, diretor e regente do grupo, é graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música e teve sua formação musical aperfeiçoada sob a orientação de diversos professores. Gastão vem ainda contribuindo regularmente com a composição de trabalhos originais para a Orquestra da UCP.

Interessados em assistir ao concerto podem retirar os ingressos gratuitos na Bilheteria do Museu Imperial que funciona de terça a domingo, das 11h às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 2233-0368 ou (24) 2233-0309.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

ORQUESTRA DE METAIS JOVEM IMPERIAL PETROPOLITANA LANÇA CONCERTO DE NATAL NO THEATRO D. PEDRO

O evento será realizado no dia 19 de dezembro, às 20h, no Theatro D. Pedro com entrada franca. No repertório, a execução de temas natalinos e variados, com ênfase em ritmos brasileiros como: Samba, Choro, Bossa Nova, MPB e Festivais da Canção. Durante o concerto, o regente Maestro José Geraldo Rocha de Oliveira irá discorrer curiosidades sobre as músicas e compositores executados. A orquestra se trata de uma evolução do trabalho realizado pela Banda Marcial Imperial Petropolitana da E.M. Rubens de Castro Bomtempo do Bairro Vila Felipe, tendo como músicos os alunos com mais experiência musical egressos da Banda Marcial. Este ano, a Banda, que é Bi-Campeã Estadual (2012/2013) estará representando o Estado do Rio de Janeiro no Campeonato Nacional em Taubaté – SP também no mês de Dezembro. O evento tem a produção executiva de Robson Mello e Luis Fernando Barbosa.
Apoiadores do evento: Prefeitura de Petrópolis, Fundação de Cultura e Turismo, Ewiglich Jóias, Unimed Petrópolis, Shopping Sucos, Grupo Petrópolis, Casa Seabra, Gráfica Supremma, AMM Papelaria, TV Cidade, Programa Bem Cultural, Programa Oi Gente (Silvana Coelho) e Comunicação Livre.


PROJETO DE LEI PRETENDE COIBIR A VENDA DE RATICIDAS EM SUPERMERCADOS


Banir das prateleiras dos supermercados os raticidas, responsáveis por muitos casos de envenenamentos humano, sobretudo em crianças, esse é o objetivo do projeto de lei aprovado nesta quarta-feira, dia 27, em primeira discussão pela Assembléia Legislativa do Rio (Alerj). Assinado pelo deputado Bernardo Rossi (PMDB), o projeto volta a plenário em segunda discussão e depois segue para a sanção do governador Sérgio Cabral.

Em 2010, na Região Sudeste, de acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram registrados 3.547 casos de envenenamento humano, todos com a presença de algum praguicida. " Desde que o veneno para rato, popularmente chamado de chumbinho, teve sua venda proibida no país, o número de casos de mortes por este tipo de envenenamento foi reduzido ainda que continuem ocorrendo - foram registrados 19 casos pela Fiocruz no Estado do Rio em 2010", aponta Bernardo Rossi que explica ainda que ,mesmo assim, há ainda grande variedade de raticidas, com outros compostos químicos nocivos à saúde à venda.

"Estão à disposição em prateleiras de mercados, mercearias, mercadinhos de bairro. O manuseio incorreto e a utilização de forma abusiva ou negligente traz riscos à saúde, principalmente das crianças", defende. Com três milhões de casos de envenenamento humano anualmente no mundo, essas ocorrências são consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma epidemia. No Brasil, seriam mais de 50 mil casos anuais.

“Há uma variedade de raticidas em formatos de granulados, pastilhas e líquidos. O material é adquirido para uso doméstico em casas particulares, em condomínios de edifícios e em estabelecimentos comerciais, o que significa que sua capacidade de contaminação é expressiva", aponta Bernardo Rossi. Os raticidas, entre os 3.547 casos de envenenamento em 2010 na Região Sudeste, vitimaram 402 crianças entre 0 e 14 anos. A faixa etária de maior incidência é entre as crianças de 1 a quatro anos: 295 casos de envenenamento.

“O álcool líquido com alto teor de concentração foi retirado das prateleiras dos supermercados por causa dos altos índices de acidentes domésticos, cerca de 45 mil por ano apenas com crianças, assim como os raticidas devem ser vendidos em locais e quantidades apropriadas, o que caberá ao Estado regulamentar", defende Bernardo Rossi.

EDITORA VOZES: LANÇAMENTOS DA SEMANA


ACADEMIA PROMOVE ATIVIDADE PARA INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS


Seja brincando, aprendendo ou praticando um esporte, o contato com outras crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil. Para os mais novos, a dificuldade de interação é ainda maior pela falta de atividades deste tipo disponíveis. Pensando nisso, a Acqua Sports promove neste sábado, dia 30, na unidade de Itaipava, um dia de muita diversão para os pequenos - na faixa etária de 6 meses até 3 anos - onde poderão interagir com outras crianças da mesma faixa etária.

Com início às 9h30min, o evento tem como primeira atividade uma aula de alongamento com música, onde os pais prepararão seus bebês para a etapa seguinte: a natação. Através da natação, o bebê acompanhado dos pais melhora sua coordenação motora, possui uma significativa noção de espaço e tempo, aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular, além de estimular o apetite. Além dos benefícios trazidos pelo esporte, a aula é outra oportunidade para que os pequeninos e outros pais possam conhecer-se.

“Toda a programação foi montada em função dos bebês. O objetivo é estimular a socialização e mostrar como são importantes as atividades em conjunto. Os bons momentos devem ser preservados”, comenta a professora responsável Lilian Spangenberg.

Após toda a prática esportiva, todos os alunos bebês e seus pais foram convidados e poderão divertir-se no piquenique e na oficina de pintura com o tema “Vamos preservar os bons momentos!”.

XIII PETRÓPOLIS GOUMERT “BRASILEIRÍSSIMO” TERMINA COM NOVOS RECORDES


Terminou no último domingo, com balanço positivo do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, o XIII Petrópolis Gourmet “Brasileiríssimo”. Estima-se que mais de 16 mil pessoas, entre petropolitanos e turistas circularam pelo festival gastronômico, que contou com a participação recorde de 46 restaurantes da cidade, oferecendo menus típicos das cinco regiões de nosso país. Isto sem contar com uma vasta programação, que incluiu oficinas diárias no salão azul do Sesc Quitandinha. Lá o público teve a chance de desfrutar do Mercado Gourmet e saborear pratos da nossa culinária nos quiosques restaurante. O festival contou ainda com belíssimas exposições fotográficas, relacionadas ao segmento gastronômico, no Palácio de Cristal.

Seguramente mais de mil menus foram vendidos nos 10 dias de evento. Uma das casas, que participou este ano pela primeira vez do Petrópolis Gourmet, informou que comercializou mais de 500 menus. Para muitos veteranos o saldo também foi bastante positivo, superando o ano anterior. Em alguns casos o sucesso foi tão grande, que os clientes pediram para que o prato do Gourmet continuasse por mais um tempo no cardápio.

Muitos turistas subiram a serra somente para desfrutar das delícias preparadas pelos chefs, que se empenharam bastante para agradar o paladar de todos. Os hotéis e pousadas da cidade registraram um aumento de até 20% na taxa de ocupação.

O Petrópolis Gourmet foi realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau e pelo SENAC, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Cervejaria Bohemia, da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE), do Fecomércio, Sicomércio e SESC RIO. A curadoria é do Senac Rio e dos chefs Vera Oliveira e Barão Vieira.

COLÉGIO SÃO JOSÉ É CAMPEÃO CARIOCA DO TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA

No último dia 23 de novembro aconteceu o Torneio Juvenil de Robótica (TJR), no Museu Ciência e Vida em Duque de Caxias. E mais uma vez a equipe do Colégio São José, em parceria com a Infotec Educacional, obteve feitos marcantes.

Inscrita com quatro equipes para disputar três modalidades, o Colégio São José obteve um campeonato e quatro terceiros lugares. Resultado satisfatório para quem em 2013 obteve feitos inéditos, entre eles a segunda colocação na Etapa RJ da Olimpíada Brasileira de Robótica, juntamente com o prêmio de melhor escola estreante, além de ter sido a primeira ‘equipe novata’ a figurar entre as 20 melhores do país.

De acordo com o Coordenador de Informática e Tecnologia do Colégio São José, professor Sérgio França, o Torneio Juvenil de Robótica é um dos principais canais de visibilidade nacional, uma vez que várias etapas são realizadas ao longo do ano, ao contrário do que acontece com a Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada uma única vez.

“Nosso foco é competição. Alguns colégios possuem equipes de robótica, mas têm receio de colocá-las para competir. Isso não acontece no Colégio São José. O nosso objetivo é participar de todas as etapas possíveis, tanto que estamos planejando disputar o TJR também nas etapas de São Paulo, Brasília e Pernambuco em 2014,” declara o professor.

Sérgio França, que também é o treinador da equipe, destacou o espírito de grupo presenciado no Torneio entre os alunos do Colégio São José. “Em determinado momento da competição, uma das equipes que disputaria a modalidade ‘Cabo de Guerra’ preferiu ceder os motores dos robôs para outra equipe do colégio, já que, por uma alteração do regulamento da modalidade, não conseguiríamos estar em nível de igualdade com os outros competidores. Isso mostrou que não havia vaidade em ser campeão individualmente e sim o espírito de grupo, envolvendo todo o colégio e a Infotec, independentemente de premiações e medalhas”, afirma Sérgio.

CÂMARA MUNICIPAL ENTREGA O PRÊMIO DESTAQUE EMPRESARIAL A 30 EMPRESÁRIOS PETROPOLITANOS


Em uma noite com o plenário lotado, vereadores entregam o Diploma de Destaque Empresarial a trinta empresários petropolitanos, das diversas áreas de atuação na cidade. O evento foi marcado pela alegria e reconhecimento dos representantes do Poder Legislativo Municipal, que entregaram a seus agraciados o Prêmio pelo desempenho em 2013.

Escolhido pelo vereador Paulo Igor(PMDB) para falar em nome da Casa, o vereador Roni Medeiros(PTB), fez questão de mencionar dificuldade do empresário de hoje manter seu estabelecimento de portas abertas, com a alta carga tributária que incide sobre os produtos comercializados e os serviços prestados em seus estabelecimentos e da vitória de não terem desistido mesmo enfrentando a crise econômica que enfrenta o país:

“O empresário corre risco permanente, não tendo nenhuma segurança para produzir e resguardar seu ganho, se tornando burocrático e custoso ser empresário no Brasil. Mas estes homenageados que aqui estão não desistiram e continuam empregando e gerando renda para nossa cidade, enfatizou Roni”.

A professora da Escola Crescer, Dalila Abdul, agradeceu em nome dos homenageados e lembrou-se da importância da responsabilidade que os mesmos têm em contribuir para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social dentro da cidade, usando as ferramentas que cada um possui em sua empresa ou atividade profissional.

A Fábrica de Chocolates Patrone, através do sócio Orlindo Possato, que completou cem anos de sua fundação e é um nome conhecido dentro e fora do país, foi uma das agraciadas e recebeu das mãos do vereador Anderson Juliano o Prêmio pelo trabalho desenvolvido durante o ano de 2013.

DEPUTADO PETROPOLITANO DEFENDE FIM DO VOTO SECRETO EM CASOS DE CASSAÇÃO DE MANDATO NO ESTADO

Com a aprovação, em primeira discussão desta PEC, que volta ao plenário em segundo turno, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) corrige um impedimento imposto pelo Supremo há dois anos, quando a Casa, uma das primeiras no país a instituir o Voto Aberto em cassação de parlamentares teve de retroceder para votações secretas nesses casos. Estamos avançando no que a sociedade espera dos parlamentos: transparência". A declaração é do deputado petropolitano Bernardo Rossi (PMDB) que votou a favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 56/13 aprovada pela Alerj por unanimidade. A proposta volta em segundo turno para ser votada e estará em vigor automaticamente não precisando de sanção do governador Sérgio Cabral. Este é o único caso em que as votações ainda são secretas no parlamento estadual.

Em 2001, a Casa aprovou o fim do voto secreto, mas foi forçada, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a voltar atrás dois anos depois. Desde então, o fim do voto secreto em cassações passou a estar condicionado à alteração de mesmo teor na constituição federal. A PEC 56 começou a tramitar na Alerj no dia 27 de junho – um dia depois da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos deputados aprovar PEC similar. No ultimo dia 23, foi a vez da CCJ do Senado aprovar o texto. Agora a PEC aguarda a entrada em pauta para votação em dois turnos no Senado, de onde seguirá para promulgação na Câmara dos Deputados.

“Parlamentos em sólidas democracias no mundo não usam o voto secreto. No STF, as decisões são tomadas ao vivo, transmitidas pela TV e o Executivo, ao vetar um projeto tem de fazê-lo por meio de publicações oficiais. Esta PEC dá ao eleitor o direito de saber o voto do representante que ele elegeu. A Alerj está em consonância com a transparência que a sociedade precisa", justifica Bernardo RossiA proposta é assinada pelos deputados Luiz Paulo (PSDB), Paulo Melo (PMDB), Marcelo Freixo (PSol), Lucinha (PSDB) e Wagner Montes (PSD).

BIBLIOTECA INFANTIL DO MUSEU IMPERIAL TERÁ CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS E OFICINAS NO MÊS DE DEZEMBRO

“O livro da Paz” abre as atividades nos dias 03 e 04. Nele o autor Todd Parr ensina as crianças a cultivar a paz e os bons sentimentos com frases curtas, diretas e envolventes, e ilustrações coloridas que aproximam e chamam a atenção de meninos e meninas (e dos adultos também). O livro mostra que a verdadeira paz está nas pequenas coisas: no auxílio ao próximo, na divisão da comida, na manutenção das ruas limpas ou, simplesmente, em tirar uma soneca. Após a leitura, as crianças poderão explorar o acervo de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

No dia 05 haverá contação do livro “Na minha escola todo mundo é igual”, de Rossana Ramos, seguida de oficina criativa. A obra apresenta uma escola em que todos os alunos convivem em harmonia, procurando superar as diferenças e dificuldades, inclusive físicas, para que todos sejam, realmente, iguais. Cada página revela toda forma de discriminação no âmbito étnico, cultural e socioeconômico, que parte da população sofre por ser considerada diferente. Temas polêmicos, porém necessários de serem trabalhados dentro e fora do ambiente escolar, para que, desde pequenas, as crianças percebam que todos possuem direitos iguais e que devem ser respeitadas as suas diferenças.

Com lindos pop-ups em cada página e um divertido texto rimado, nos dias 10 e 11 as crianças irão conhecer a diversidade de animais encontrada na natureza em “A Festa no Jardim”. Na publicação ilustrada por Gill Guile, um ratinho visita a cada um de seus amigos do jardim para convidá-los para uma festa. Todos, porém, estão muito ocupados para ir. Mas será que estão mesmo? Na sequência os alunos terão acesso livre ao acervo da Biblioteca Rocambole para uma rica experiência junto a livros e jogos.

A Leitura do livro “Sábado na livraria”, seguida de oficina criativa, será realizada no dia 12. Tematizando a livraria como local de convívio e transformação, Sylvie Neeman conta a história de uma menina que cultiva o hábito de ir à livraria e se perder em meio aos livros. Assim como ela, um senhor é frequentador assíduo do lugar. Mas, enquanto a garota devora e dá risada com os quadrinhos, o velho se debruça, emocionado, sobre um enorme livro de guerra.

Juntos, escritora e ilustrador nos conduzem por um percurso misterioso e inesperado ao longo desses sábados na livraria até chegar a véspera de Natal.

Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre para as atividades escolares agendadas. Seu acervo é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos. A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

ORDEM DO DIA PARA A REUNIÃO DESTA 4° FEIRA NA CMP

ORDEM DO DIA PARA A REUNIÃO DE 27 DE NOVEMBRO DE 2013, ÀS 16H, NA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS

1 - 2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº:
1484/2013
Autor: Vereador Ronaldo Ramos
EMENTA: Concede o Título de Cidadania Petropolitana ao Sr. Sérgio Simões.

2 - 1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº:
0786/2013
Autor: Vereador Paulo Igor
EMENTA: Concede o Título de Cidadania Petropolitana à Sra. Cláudia Martins Alves Carvalho.

3 - DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA DAS INDICAÇÕES NºS:
3036/2013
Autor: Vereador Ronaldão
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de uma coletora de lixo, na Rua José da Gama Machado, no início da referida rua.

3125/2013
Autor: Vereador Ronaldão
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de recapeamento asfáltico, na rua Francisco Frederico Mayworm, situada no bairro Mosela.

3393/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de dragagem do Lago de Nogueira, em parceria com o INEA.

3395/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a criação do “Espaço Cidadania”, disponibilizando acesso gratuito à internet, aos moradores de Itaipava e região.

3843/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a troca da lixeira existente na rua Oliveira Bulhões, no bairro Roseiral de Baixo.

3847/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a ampliação do Centro Educacional Infantil, localizado na Vila Ipanema, no bairro Quitandinha.

3955/2013
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal vistoria para emissão de laudo autorizando o corte de bambuzal, que se encontra caído sobre a rede de baixa tensão, na Vila Leopoldina, em Pedro do Rio.

3956/2013
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a vistoria para emissão de laudo autorizando o corte de árvores, com raiz exposta, em vários pontos da rua Vila Leopoldina, em Pedro do Rio.

4077/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade do recapeamento, na rua Padre Feijó, no bairro Alto da Serra.

4078/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade do recapeamento, na rua Fabrício de Mattos, no bairro Valparaíso.

4146/2013
Autor: Vereador Pastor Sebastião
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal capina e limpeza, em toda extensão da Servidão Eliza Mussel Peixoto - bairro Caxambu.

4147/2013
Autor: Vereador Pastor Sebastião
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal operação tapa buraco, em asfalto, na rua Waldemar Ferreira da Silva - bairro Caxambu.

4186/2013
Autor: Vereador Jorge Martins - Jorginho Banerj
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal o asfaltamento da Travessa 6 do Conjunto Santa Edwirges - Pedro do Rio.

4187/2013
Autor: Vereador Jorge Martins - Jorginho Banerj
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal o asfaltamento da Travessa 7 do Conjunto Santa Edwirges - Pedro do Rio.

GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS
PAULO IGOR
PRESIDENTE

CINEMAXX 3D – O MÁXXIMO EM DIVERSÃO

A Rede Cinemaxx inaugura sua primeira sala Dolby Digital 3D na cidade de Petrópolis. O Cinemaxx 3D Digital se trata do melhor do cinema mundial em terceira dimensão na tela grande.

- Tecnologia
A tecnologia utilizada é dos projetores digitais belga barco que possuem tecnologia doremi 2k no Cinemaxx 3D Digital – mais vendida no mundo. Este projetor permite mais qualidade na imagem e possui sistema de som dolby digital 7.1 áudio e som 3d 11.1 que proporcionam o máximo da experiência cinematográfica levando a imersão do expectador no filme. Toda esta tecnologia segue os padrões internacionais dos grandes estúdios de Hollywood com o objetivo de proporcionar uma experiência única ao cliente Cinemaxx em Petrópolis.

- Tecnologia HFR 3D
A tecnologia do projetor digital belga barco é em HFR 3d (high frame rate) – a mesma tecnologia usada pelo diretor Peter Jackson nas filmagens da trilogia o Hobbit. O HFR 3D representa o que há de mais moderno na experiência cinematográfica. Este formato inovador apresenta o filme em 48 frames por segundo (fps) que é quase próximo ao que o olho humano consegue ver atualmente tamanha a nitidez das imagens na tela de cinema. Ele é duas vezes o formato oferecido pelos projetores 3D dos cinemas atuais que é de 24 fds. O formato HFR 3D é o máximo em tecnologia de terceira dimensão.

- Óculos 3D
Utilizamos os modernos óculos do sistema dolby 3D que possuem lentes especiais e formato diferenciado que proporciona um maior conforto na utilização durante a exibição do filme. Os óculos possuem sensores anti-furto, ou seja, após a sessão, eles deverão ser devolvidos e levados para a sala de limpeza 3D onde são higienizados com produtos específicos numa máquina de lavar especial. Após este processo, os óculos são acondicionados em embalagem plástica lacrada para futura utilização.

- Devolução dos óculos
Ao final de cada sessão faz-se necessário a devolução dos óculos dolby 3D. Estes óculos, além de possuir um alto custo de aquisição e manutenção, não são recomendados a sua utilização fora da sala de exibição e, por isso, não podem ser dados aos expectadores após o término do filme.

- Utilização dos óculos
Os óculos dolby devem ser colocados no rosto como se fossem um óculos normal: de sol ou de grau. Caso a pessoa use óculos de grau, ela deverá colocar os óculos 3D por cima do mesmo para que ela possa usufruir das imagens tridimensionais do filme.

- Higienização
Após o final de cada sessão os óculos são devolvidos e submetidos a um processo de lavagem e higienização em alta temperatura. Durante a limpeza são utilizados produtos específicos que não agridem a saúde do cliente, evitando possíveis doenças ou bactérias. A Rede Cinemaxx preza pela excelência no atendimento de seus clientes.

ORDEM DO DIA PARA A REUNIÃO DESTA 3° FEIRA NA CMP

ORDEM DO DIA PARA A REUNIÃO DE 26 DE NOVEMBRO DE 2013, ÀS 16 H, NA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS

1 - 2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº:
2557/2013
Autor: Vereadora Gilda Beatriz
EMENTA: Assegura aos alunos com necessidades educacionais especiais a antecipação de matrícula na rede de ensino público municipal.

2 - DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA DA INDICAÇÃO LEGISLATIVA Nº:
3435/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica a criação de uma Escola de Música, Arte e Dança na antiga Creche Carolina Amorin, na Estrada da Saudade.

3 - DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA DAS INDICAÇÕES NºS:
3012/2013
Autor: Vereador Ronaldão
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de limpeza e capina em toda extensão da Estrada do Taquaril – Posse.

3016/2013
Autor: Vereador Ronaldão
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de um semáforo manual para a rua Coronel Veiga, nas proximidades do n° 919, perto da Fraternidade São Francisco de Assis.

3387/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a instalação de caixa coletora da rede de esgoto e de águas pluviais na rua Juiz de Fora, em Nogueira.

3391/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de implantação de sistema de reaproveitamento das águas pluviais no Parque Municipal de Itaipava.

3812/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a construção de um abrigo de ônibus para Rua Bahia, próximo ao Lote 18, no bairro Quitandinha.

3815/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a troca do corrimão na rua Teófilo José da Silva, localizada no bairro Mosela, Pedras Brancas.

3925/2013
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a possibilidade de ampliação do espaço físico da Escola Municipal Theofilo José de Almeida, Rocinha - Secretário.

3941/2013
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a poda da árvore que se encontra localizada na Rua da Luz, em frente ao nº 05, em Anápolis.

4027/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade da coleta de lixo na Cacilda Becker, no bairro Alto Independência.

4028/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade da instalação de uma lixeira na Av. Barão do Rio Branco, no bairro Retiro, em frente a faculdade FASE.

4136/2013
Autor: Vereador Pastor Sebastião
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal colocação de um abrigo no ponto final do ônibus do Lusitano - bairro Caxambu.

4137/2013
Autor: Vereador Pastor Sebastião
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a colocação de abrigo para passageiros de ônibus no ponto final da Rua Waldemar Ferreira da Silva - bairro Caxambu.

4184/2013
Autor: Vereador Jorge Martins - Jorginho Banerj
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal o asfaltamento da Travessa 4 do conjunto de Santa Edwirges - Pedro do Rio.

4185/2013
Autor: Vereador Jorge Martins - Jorginho Banerj
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal o asfaltamento da Travessa 5 do conjunto de Santa Edwirges - Pedro do Rio.

4239/2013
Autor: Vereador Ronaldo Ramos
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de asfaltamento da Estrada Manoel Batista Andrade (Estrada do Taquaril), na Posse, 5° distrito deste município.

4244/2013
Autor: Vereador Meirelles
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a colocação de um abrigo de ônibus na Estrada da Saudade, nº 2160, bairro Estrada da Saudade.

4261/2013
Autor: Vereador Silmar Fortes
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal criação de “Achados e Perdidos” nos terminais rodoviários.

4263/2013
Autor: Vereadora Gilda Beatriz
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de demarcação de uma vaga exclusiva destinada às pessoas com deficiência e aos idosos na rua Marechal Deodoro - Centro Histórico.

4270/2013
Autor: Vereadora Gilda Beatriz
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de instalação de um posto da Guarda Civil de Petrópolis próximo ao Parque Municipal de Itaipava.

4271/2013
Autor: Vereador Ronaldo Ramos
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade da extensão de rede elétrica e instalação de luminárias na Rua Avelino de Carvalho, no Brejal, Posse, 5º distrito deste município.

4274/2013
Autor: Vereador Silmar Fortes
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal o plantio de mudas de árvores em torno do Lago de Nogueira, neste município.

GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS 
PAULO IGOR
PRESIDENTE

APPO RECEBE PANELAS DE PRESENTE NO XIII PETRÓPOLIS GOURMET

Criado em 2001 por um grupo de tradicionais conhecedores da gastronomia, o Petrópolis Gourmet chegou a 13ª edição com o tema “Brasileiríssimo”. O festival contou com a participação recorde de 46 restaurantes, distribuídos pelo Centro Histórico, Itaipava, Nogueira, Araras, Pedro do Rio e Secretário.

Os renomados chefs da Região Serrana, conhecida por sua excelência na gastronomia, se organizaram para fazer do evento, que é um dos maiores do país, uma verdadeira mistura de aromas e sabores de deixar qualquer um com água na boca, trazendo delícias das cinco regiões do país.

Além da culinária de melhor qualidade, o festival, que já atraiu mais de 100 mil pessoas nas 12 edições realizadas, contou com diversas atrações. O coração do XIII Petrópolis Gourmet foi o Sesc Quitandinha, que contou com uma cozinha, onde foram realizadas oficinas com renomados chefs; Corredor Gourmet, com produtores e artesãos locais; quiosques de degustações; recreação infantil e apresentações musicais com repertório 100% brasileiro. E, para completar, um bar boutique, porque ninguém resiste a uma cerveja gelada com um bom prato brasileiro.

No Hortomercado Municipal, em Itaipava, a novidade foi o “Da Roça para a Mesa”, um encontro de empresários com produtores rurais. Lá também foi realizado um café da manhã e oficinas gastronômicas. Ainda em Itaipava, desta vez no Shopping Vilarejo, mais oficinas para adultos e crianças foram oferecidas gratuitamente. O Petrópolis Gourmet também esteve presente no Centro Histórico, no belíssimo Palácio de Cristal, que serviu de cenário para incríveis exposições fotográficas. Um festival cheio de sabor e cultura na Cidade Imperial, famosa por sua importância histórica, natureza exuberante, clima agradável e um forte polo gastronômico, chamado Vale dos Gourmets, só poderia ser sinônimo de sucesso.

Mas toda essa exuberância em programação e sabores não poderia deixar de lado a solidariedade que é a cara da Cidade Imperial. Convidado pelo segundo ano consecutivo para coordenar as Oficinas de Gastronomia, o Chef Marco Lima que é representante das panelas Ceraflame, ofertou um conjunto com 5 panelas – linha Premium para ser doado a uma Instituição da cidade.

De acordo com Marco Lima, inovação, exclusividade e sustentabilidade são diferenciais que posicionam a Ceraflame como uma das empresas de referência do segmento no mercado mundial. Investimentos permanentes em novas tecnologias e no desenvolvimento de produtos, com visão de futuro, transformam-se em peças inéditas e de valor incomparável.

A instituição escolhida pelas organizadoras do evento, Márcia de Paula e Marilia Mills, bem como pelo PC&VB - Petrópolis Convention & Visitors Bureau e comitê do Petrópolis Gourmet, para receber as panelas em 2013 foi a APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos.

A APPO - Associação Petropolitana dos Pacientes Oncólogicos - é uma associação, sem fins econômicos, de direito privado, que tem por tem por objetivos defender os interesses dos pacientes oncológicos, considerados pobres e carentes, junto aos órgãos públicos, Municipal, Estadual e Federal. Também tem como meta dar suporte para a prioridade nos atendimentos oncológicos em Hospitais, Ambulatórios, Laboratórios e afins, bem como a continuidade nos tratamentos oncológicos. Visa doar medicamentos de segunda linha para o bom andamento do tratamento do paciente oncológico, bolsa de alimentos, dentre outras ações.

Márcia de Paula explica que a APPO foi à escolhida esse ano, pois vem realizando um trabalho impressionante na cidade em prol dos pacientes oncológicos e, além disso, a instituição se mantêm aberta para a verificação dos trabalhos, bem como divulga periodicamente balanços financeiros na imprensa, o que denota seu total comprometimento com a cidade e com todos que a auxiliam financeiramente.

Para Ana Cristina Coelho Mattos, Presidente da APPO, receber as panelas de um evento tão renomado foi uma alegria, pois vem confirmar que o trabalho realizado por toda a equipe, com tanto amor, vem sendo reconhecido por todas as camadas da sociedade petropolitana.

A presidente também informa que as panelas foram trocadas com Néviton Marci, da Rede Petrópolis de Televisão – Canal 10 da Tech Cable, que vai entregar na APPO uma TV LCD de 47 polegadas que será usada na nova sala da Casa de Apoio onde serão ministradas palestras e cursos para os pacientes da Casa e para os pacientes atendidos pela APPO.

Mais informações sobre a APPO e a Casa de Apoio podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, pelo e-mail appo@appo.org.br, ou na sede da APPO localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.

AULAS DE RITMOS ANIMAM ALUNOS DE ACADEMIA

Atendendo a pedidos, mais uma vez a Locatelli inova e traz para a sua grade de atividades uma das aulas mais procuradas nas academias atualmente: aula de ritmos. A partir do dia 27, os alunos poderão descontrair ao som de jazz, hip-hop, axé, funk e balada com a professora Gabriela Silva em aulas que serão realizadas todas as quartas-feiras, às 16 horas, nas salas de coletivas da academia.

Segundo a coordenação, a intenção é fazer com que os alunos tenham mais opções de atividades físicas. “Será uma aula dinâmica e que ao mesmo tempo trabalhará muito o corpo e gastará bastante caloria. Assim, é possível se divertir dançando e com saúde”, afirma o Coordenador da Locatelli, professor Dr. Cristiano Queiroz de Oliveira.

Para testar o que alunos aprenderam nas primeiras aulas, já está marcado para o próximo sábado, dia 30, o Aulão de Dança - Primavera, que será ministrado pelas professoras Gabriela Silva, Gisele Santos e Larissa Guimarães. Na ocasião, os participantes poderão exibir seus dotes também em ritmos como Dança de Salão e Dança do Ventre e a Academia aproveitará para apresentar seu mais novo parceiro, a loja X da Saúde, de produtos naturais, que estará com um estande no local. Para participar do aulão, é pedido traje floral e cada aluno poderá levar um convidado de fora da Academia.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

VEREADORES ENTREGAM O PRÊMIO "DESTAQUE EMPRESARIAL 2013" NESTA 3° FEIRA

A Câmara Municipal realiza nessa terça-feira, dia 26, às 19 h, no Plenário da Casa, o Prêmio Destaque Empresarial 2013, com a entrega de trinta homenagens a empresas e empreendedores de Petrópolis. Na ocasião, a Cervejaria Bohemia também receberá moção especial.

Para o presidente da Casa Legislativa, vereador Paulo Igor (PMDB), “precisamos sempre criar oportunidades para homenagear os nossos empresários, verdadeiros heróis, que geram milhares de empregos em uma economia que passa por tempos difíceis”.

O Prêmio Destaque Empresarial foi criado em 2007, por meio de um projeto de resolução do então vereador Márcio Arruda. De acordo com a lei, cada vereador pode agraciar até duas pessoas físicas ou jurídicas por ano, com indicações livres por parte do vereador, sem a necessidade de apreciação do plenário.

Lista dos Destaques:

Anderson Juliano
- Livraria Nobel
- Fábrica de Chocolates Patrone

Gilda Beatriz
- Metraço Ltda
- Escola Crescer

Jorge Martins (Jorginho Banerj)
- Açougue do Faísca Ltda
- Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus

Luizinho Sorriso
- Tech Cable Comunicações
- Aica Imóveis

Marcos Montanha
- Drako Motors Veículos Ltda
- Princesa Auto Serviços Comestíveis Ltda

Maurinho Branco
- Kika Colorida
- Restaurante Benvenuti

Meirelles
- Grupo Luka´S Gastronomia E Lazer
- Armazém do Grão Ltda

Osvaldo Do Vale (Vadinho)
- Master Serra Equipamentos
- Instituto Técnico do Brasil de Ensino Ltda Me

Pastor Sebastião
- Sr. Carlos Eduardo de Souza (Cia Móveis e Decorações)
- Sr. Valdir de Souza (Lilico 2007 Comércio de Ferragens Ltda )

Paulo Igor
- Gm Oficina de Refrigeração Ltda
- M&M Plastic

Ronaldão
- Padaria Santa Luzia
- Elizio´S Piscinas

Ronaldo Ramos
- Serrana Center Promoções e Eventos
- Empresa Pavão Auto Peças

Roni Medeiros
- Studio de Beleza
- Flash Express Serviços Ltda

Silmar Fortes
- Koeler Arquitetura e Construção Ltda
- Águia Cursos Profissionalizantes

Thiago Damaceno
- Alquimia dos Temperos
- Excellion Serviços Biomédicos

NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO

No Brasil a expectativa para o ano de 2013 é de que surjam 520.000 novos casos da doença.


Criado em 1988 pelo Ministério da Saúde o Dia Nacional de Combate ao Câncer - 27 de novembro - tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença, o tratamento e mostrar que a prevenção é a principal arma na luta contra o câncer, que representa a segunda maior causa de mortes no Brasil, perdendo apenas para as mortes por AVC, Acidente Vascular Cerebral.

No início deste ano o Inca, Instituto Nacional de Câncer, apresentou uma estimativa para o surgimento de cerca de 52.680 casos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres no país. Com relação ao câncer da próstata, em 2012 foram registrados 60.180 novos casos entre os brasileiros. Esses são os tipos de câncer que mais atingem as mulheres e os homens, respectivamente.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças, com a característica comum de crescimento desordenado de células (de vários tipos), que invadem tecidos e órgãos de todo o organismo. Dividindo-se de forma rápida e desordenada, estas células tendem a ser muito agressivas e difíceis de ser controladas, determinando a formação de tumores malignos, que podem se espalhar para outras regiões do corpo. O câncer pode afetar pessoas de todas as idades, mas o risco para a maioria dos tipos de câncer aumenta com o passar da idade, ele é o causador de cerca de 13% de todas as mortes no mundo, sendo os cânceres de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama os que mais matam.

De acordo com a Dra. Flávia Cupello Tamiozzo, médica oncologista no CTO - Centro de Terapia Oncológica de Petrópolis e Três Rios, especialista em Cancerologia Clínica pela Associação Médica Brasileira, especialista que fez parte do grupo de pesquisa clínica do INCA e que atua na área de oncologia clínica há 10 anos, as causas de câncer podem ser variadas. “As causas externas referem-se ao meio ambiente e aos hábitos do indivíduo. As causas internas são, na maioria das vezes, genéticas e hereditárias, e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores”, explica.

A luta contra a doença começa com a prevenção associada ao diagnóstico precoce. Dentre os principais desafios, está à necessidade de se passar a informação de forma adequada para que as pessoas reduzam e até eliminem fatores de risco e educar a população para a detecção da doença o quanto antes.

Para a médica oncologista, não fumar e ter hábitos saudáveis são fundamentais para a prevenção do câncer. “É preciso manter uma vida saudável como uma alimentação a base de frutas, legumes e fibras, com menos gorduras, enlatados e salgados, não consumir álcool, além de atividades físicas regulares, que auxiliam não só na prevenção do câncer, mas de outras doenças como diabetes e problemas cardiovasculares. Proteção solar é outra ação eficaz”.

A detecção precoce é o principal passo no caminho da cura da doença. Procurar fazer exames preventivos e periódicos é também muito importante. Para alguns tipos de câncer, como o de mama, colo do útero, próstata e intestino grosso, a realização de exames preventivos periodicamente a partir de certa idade, diminui o risco de morte pela doença.

“O diagnóstico de câncer traz muitas dúvidas e inseguranças para pacientes e familiares, mas é importante ressaltar que muitos avanços foram conseguidos ao longo dos últimos anos. Câncer tem cura. E naqueles casos onde a cura não é alcançada, a doença se torna crônica como muitas outras. O importante é sempre manter a calma e ter uma boa equipe acompanhando o caso”, afirma Dra. Flávia.

Mais informações podem ser obtidas na sede do CTO – Centro de Terapia Oncológica localizada à Rua Dr. Sá Earp, 309 - Centro – Petrópolis/ RJ, através do telefone (24) 2244-2005 ou no site www.ctopetropolis.com.br, ou ainda no CTO – Centro de Terapia Oncológica – Três Rios, à Rua Manuel Duarte, 318 - Centro – Três/ RJ, telefone (24) 2252-3816 e site www.ctotresrios.com.br.

AULA PÚBLICA DO COLETIVO VINAGRETE VAI DISCUTIR OS CAMINHOS PARA A EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL


Partindo das ideias do francês Jacques Rancière, a professora e mestre em filosofia, Julia Casamasso propõe, na próxima quarta-feira, dia 27 de novembro, a educação política e estética como caminho para o pensamento próprio. “O objetivo é fazer uma reflexão sobre a emancipação do Homem. A emancipação como a saída do sujeito de sua menoridade, isto é, ter a capacidade de pensar por si mesmo, independente da tutela de outra pessoa. A arte e sua relação com a política permitem ao Homem não só a reflexão acerca de sua própria vida, mas também da sociedade na qual está inserido. Assim ele desenvolve a reflexão crítica e forma um posicionamento diante da realidade que o cerca”, explica. A aula, marcada para 19h no coreto da Praça da Liberdade, encerra o ciclo de 2013 do projeto #ocupacoreto.

Realizadas desde o último mês de agosto, as ocupações temporárias tem por objetivo democratizar o acesso à informação e ao debate político. Para ampliar o alcance, as aulas públicas também são transmitidas ao vivo pela internet, através do linkhttp://pt.twitcasting.tv/col_vinagrete. Os temas abordados podem ser inúmeros, baseados nos campos de conhecimento daqueles que se dispõe a participar.

A praça já recebeu o professor e mestre em História Rodrigo Cardoso, doutorando pela UERJ; o professor de Filosofia da UNIRIO e doutor em Ciências Literárias, Nilton dos Anjos; o cyberativista Pedro Noel; o professor de História Norton Ribeiro; o produtor cultural Marcelo Moraes (Mc Durango Kid); o professor de Sociologia da rede pública estadual, Vinícius Mayo; e o também professor de História, Pedro Henry Cross. Mais informações podem ser obtidas no blog coletivovinagrete.blogspot.com.br/, ou ainda na fan page facebook.com/vinagretecoletivo.

“ARTE NA CÂMARA” APRESENTA EXPOSIÇÃO DE PINTURA ONDE TRÊS GERAÇÕES DE ARTISTAS PARTICIPAM JUNTAS

Nesta terça-feira, dia 26 de novembro, às 19h, na Sala Professor Paulo Machado da Costa e Silva, na Câmara Municipal, será inaugurada a exposição das artistas plásticas Cândida Werneck, Regina Janiques e Tatiana Tolentino, composta por pinturas em óleo sobre tela. O evento faz parte do projeto Arte na Câmara, desenvolvido pelo Setor de Projetos Especiais da Casa Legislativa.

“Recebemos mais esta exposição abrindo a Câmara para uma maior participação da população valorizando a cultura e o lazer. São três gerações de artistas plásticas que desenvolvem um primoroso trabalho e que levam o nome de Petrópolis para outras cidades e estados, deixando-nos orgulhosos”, declara o presidente da CMP vereador Paulo Igor.

A exposição permanece até o dia 1°de dezembro, das 9h às 18h30, tendo início logo após a entrega dos Destaques Empresariais.

Cândida Werneck, enfermeira sanitarista, com orgulhosamente 86 anos de idade, iniciou suas atividades artísticas aos cinquenta e seis anos com aulas ministradas pela renomada pintora Lulli Ratto. Buscou sua inspiração na memória da arte de seu marido, o magistrado Ivo Werneck. Participou de diversas exposições, dentre tantas no Tribunal do Júri do Rio de Janeiro. Tem preferência por pintar paisagens e flores. Possui cerca de cem telas de sua autoria e outras de vários autores.

Regina Janiques, advogada, sessenta anos, iniciou suas atividades artísticas como autodidata na adolescência. Na fase adulta começou a pintura de paisagens em óleo sobre tela. Foi aluna da egrégia pintora Lulli Ratto, quando aprimorou seus estudos de pintura acadêmica. É membro e tesoureira da Associação dos Artistas Plásticos de Petrópolis e participou de exposições em diversos salões da Sociedade Brasileira de Belas Artes, sendo agraciada com a Grande Medalha de Bronze. Tem preferência por pintar portas, portões, janelas e paisagens. Possui cerca de 150 telas de sua autoria e tantas outras de autores diversos.

Tatiana Tolentino, professora, trinta e cinco anos, iniciou suas atividades artísticas na infância através de sua avó paterna, Sra. Elza Salvini Affonso, a qual acompanhava em cursos de diversos estilos de pintura. Aos vinte e cinco anos iniciou curso de pintura em óleo sobre tela com a ilustre pintora Lourdes Simões. Participou de diversas exposições e salões. Tem preferência por pintar paisagens e natureza morta. Possui em seu acervo pessoal cerca de quarenta telas de sua autoria entre outras tantas de diversos autores.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM CAXIAS DISCUTE OBRAS DA BR-040

Os vereadores Roni Medeiros (PTB) e Luizinho Sorriso (PROS) representaram a Câmara Municipal de Petrópolis em audiência pública realizada, na última quinta-feira, em Duque de Caxias que tratou das obras da Concer na BR 040.

Como em todos os eventos que a Concer participa, foi exibido um vídeo institucional com a previsão de como a obra ficará depois de pronta. Em seguida, a Câmara de Duque de Caxias respondeu ao vídeo, com uma produção própria, mostrando moradores das comunidades que ficam ao longo da Rodovia 040.

No vídeo, moradores reclamavam dos engarrafamentos, da falta de segurança na travessia de pedestres e da mudança da praça de pedágio. O vídeo também questionou se a empresa realmente está preocupada com o conforto e a segurança dos usuários e ainda quais seriam os benefícios concretos de uma obra a qual a população ainda tem muitas dúvidas. Outro questionamento foi a respeito do repasse de verbas de aproximadamente 721 milhões de reais pelo Governo Federal à empresa.

Em seguida, foi aberta a palavra para os moradores presentes e que lotavam o plenário da Câmara. A principal reclamação foi a questão de pagamento de pedágio por parte dos moradores do município que querem circular dentro da cidade.

Os vereadores da cidade também mostraram indignação. Para a vereadora duque-caxiense Fatinha (PP), “apenas tenho a lamentar a ausência de Pedro Jonsson. Petrópolis fez a mesma audiência e o senhor presidente da Concer não foi. Mas quando a Alerj fez a audiência, ele foi. É uma falta de respeito com os municípios em que a rodovia passa”.

O vereador Roni usou a tribuna para defender os direitos de Petrópolis. Para o vereador, “a luta dos dois municípios são parecidas, pois os problemas causados pela Concer são bem parecidos e o papel dos vereadores é defender o povo”. Ainda segundo Roni, “precisamos saber de quanto será o aporte do Governo Federal e ainda como ficará o valor do pedágio. Para piorar a situação, não existiu o estudo do aqüífero, de onde será furado o túnel, que é um dos maiores bens de Petrópolis, já que a cidade é conhecida pela qualidade de sua água. Além disso, os municípios devem juntar esforços para cobrar da ANTT a formação e o funcionamento da Comissão Tripartite, que até hoje não tivemos respostas”.

A Comissão Tripartite é uma comissão formada por membros da sociedade civil, da empresa e do governo e que acompanha as obras e os serviços da Concer, com a capacidade de fiscalização. Roni também lembrou que “a empresa não tem se esforçado para chegar a uma solução para a ligação Bingen-Quitandinha”.

O gerente de engenharia da Concer, Alcimar Penna, respondeu às perguntas da população de Caxias e falou rapidamente da ligação Bingen-Quitandinha. O engenheiro declarou, “como a gente sempre fala, essa obra só será possível após a conclusão do túnel”. Já em relação à Comissão Tripartite apenas sinalizou que o processo está em andamento na ANTT. E não deu esclarecimentos a respeito do aqüífero.

Quanto ao valor do pedágio, Penna esclarece que o aporte financeiro do Governo Federal é justamente para manter o valor do pedágio, atualmente em oito reais para carros de passeio.