sexta-feira, 28 de junho de 2013

'E FORAM QUASE FELIZES...PARA SEMPRE'

Primeiro monólogo da atriz Heloisa Périssé chega a Petrópolis

Petrópolis terá única apresentação do novo do primeiro monólogo escrito e encenado pela atriz Heloísa Périssé: “E foram quase felizes... para sempre”, que está em turnê nacional, no dia 30 de junho, domingo, às 19h, no Theatro D. Pedro, com produção local assinada pelo Petrópolis em Cena. Resultado de um novo desafio profissional que a própria atriz se impôs de escrever, atuar e produzir seu primeiro monólogo, o espetáculo conta com direção artística de Fred Soares.

SINOPSE
A comédia retrata o conflito na vida da escritora Lele Santana, que saiu em busca das melhores opções de viagens a dois e na noite de lançamento do seu livro “Cantinho Pra Dois”, seu marido pede a separação. Com a reviravolta, se inicia um verdadeiro desabafo, onde a escritora relata suas decepções e quão conturbado foi o seu casamento.

SOBRE A ATRIZ
A carioca Heloísa Perissé morou na Bahia até a adolescência. De volta ao Rio, decidida a ser atriz, estudou no Tablado. Fez comerciais e inúmeras peças de teatro. Mas, sempre comédias; drama fez uma única vez. Seu primeiro trabalho na TV foi em Chico Total em que fazia várias participações em diferentes personagens. O sucesso de público veio com Tati, a adolescente maluquinha que começou em A Escolinha do Professor Raimundo, ganhou um quadro especial no Fantástico e acabou virando até personagem de livro. Além de atriz, Heloísa escreve peças teatrais e roteiros. Muitos dos seus textos estiveram em O Belo e as Feras, A Escolinha do Professor Raimundo, Sai de Baixo e Zorra Total. Junto com a atriz Ingrid Guimarães escreveu, produziu e atuou no espetáculo Cócegas, sucesso de bilheteria, que também virou livro e filme. Vale lembrar que Heloísa Périssé esteve recentemente no ar integrando o elenco da novela 'Avenida Brasil', onde deu vida à divertida cabeleireira Monalisa.

FICHA TÉNICA
Autor: Heloísa Périssé
Direção: Susana Garcia
Supervisão: Mauro Farias
Cenário: Miguel Pinto Guimarães
Iluminação: Maneco Quinderé
Figurino: Rita Murtinho
Projeto Gráfico: Isabela da Silveira
Assessoria de imprensa: Helena Lara Resende
Direção de produção: Cristiana Lara Resende
Produção: Cris Lara Produções Artísticas
Produção local: Petrópolis em Cena
Realização: HP Produções Artísticas

SERVIÇO
“E foram quase felizes... para sempre” – com Heloísa Périssé
Gênero: monólogo comédia
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Dia: 30 de Junho de 2013 (domingo)
Horário: 19h
Local: Theatro D. Pedro
(Praça dos Expedicionários S/N – Centro)
Telefone: (24) 2235-3833

INGRESSOS
R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 para estudantes, idosos, ppdf e clientes Unimed Petrópolis na apresentação da carteira.

BOMTEMPO ABRE AS PORTAS DA PREFEITURA PARA RECEBER MANIFESTANTES

O prefeito Rubens Bomtempo recebeu na noite desta quinta-feira todos os manifestantes da chamada Mobilização Petropolitana e falou da importância do diálogo para garantir uma cidade melhor e a efetiva participação popular. No início desta semana, o prefeito já havia promovido um encontro com a comissão do movimento e considerou o ato histórico.

“Vou sempre manter as portas da Prefeitura abertas e atender a todos. Acho importante que a população se aproprie da cidade para que as políticas públicas para a saúde, educação, habitação e também para as outras áreas sejam construídas em conjunto”, disse o prefeito, que espera que até agosto todos os conselhos municipais sejam deliberativos.

Bomtempo anunciou as medidas que já vem tomando para minimizar o déficit habitacional do município e informou que está em andamento a construção de mais de 1,6 mil casas populares na cidade pelo Programa Minha Casa, Minha Vida nos bairros Carangola e Caetitu, onde esta semana um terreno foi desapropriado pela Prefeitura. O prefeito também citou a recuperação do PAC da Estrada da Saudade, que irá reassentar 164 famílias do bairro e promover uma das maiores intervenções do município.

“Fico muito entusiasmado em perceber que a juventude quer falar e conhecer a política. Os jovens não estão silenciosos e isso só reforça a minha decisão, anos atrás, de me tornar um homem público”, ressaltou o prefeito. Ao falar sobre a importância de garantir a participação popular, Bomtempo também pediu que os manifestantes participem do abaixo assinado do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública - Saúde Mais 10, que tem o objetivo de recolher, em todo o país, um milhão e meio de assinaturas para alterar a Lei Complementar 141 de 13 de janeiro de 2012 e aumentar o repasse de 8 para 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde. A coleta de assinaturas em Petrópolis está acontecendo no calçadão do Cenip, no Centro Histórico.

Durante a manifestação, o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) entregou uma pauta de reivindicações do setor. Bomtempo sugeriu que os representantes do grupo também façam parte do segundo encontro com o movimento já agendado para a próxima segunda-feira (1/7) para que os assuntos sejam discutidos com a efetiva participação de todos.

A participação popular é uma das prioridades do atual governo. Já foram promovidas audiências públicas nos bairros Carangola, Independência e Estrada da Saudade. Além disso, o governo compareceu duas vezes à Câmara para prestar contas da gestão da área de saúde e das finanças municipais. Bomtempo também participa diretamente de reuniões de Conselhos Municipais e compareceu no Palácio de Cristal a um grande encontro com diversas lideranças para discutir, principalmente, assuntos ligados à habitação popular.

SELEÇÃO PÚBLICA DA SETRAC OFERECE 103 VAGAS TEMPORÁRIAS

Termina hoje o prazo das inscrições para a seleção pública de profissionais para atuar na Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania – Setrac. Um total de 103 vagas, sendo 20 para assistentes sociais, 13 para psicólogos, 10 pedagogos e outras 53 para orientadores sociais, estão sendo disponibilizadas, para contrato inicial de seis meses.

A única exigência é a comprovação de experiência mínima de seis meses em programas, projetos e serviços socioassistenciais. A seleção visa ao atendimento das necessidades imediatas da Setrac, não atendidas pelo útlimo concurso público. “Precisamos da continuidade das ações, possibilitando ainda a expansão dos atendimentos o segundo semestre”, disse o secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania – Setrac, Jorge Maia.

Com a contratação, de acordo com o secretário, será possível ainda a complementação das ações desenvolvidas pela Setrac, como o atendimento a população de rua e outros serviços sociais. As inscrições podem ser feitas das 14h às 18h, na Secretaria de Administração e Recursos Humanos.

Além do currículo, os interessados devem comparecer munidos de documentos, como carteira de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, para os homens é exigido ainda o Certificado de Reservista. Também deve ser levado o comprovante de escolaridade e o registro no Conselho de Classe. A Secretaria fica na Avenida Koeler, 260, no Centro.

MUNICÍPIO TORNARÁ DE UTILIDADE PÚBLICA IMÓVEL ANEXO À CASA DA MORTE

O prefeito Rubens Bomtempo anunciou hoje que vai tornar de utilidade pública o imóvel anexo à Casa da Morte, que fica na Rua Arthur Barbosa, nº 120, no Caxambú. De acordo com o Ministério Público, o local serviu para a tortura de presos políticos na época da ditadura militar.

“Estamos empenhados em dar prosseguimento à avaliação dos imóveis para a desapropriação desses locais, que serviram como centro clandestino de tortura e assassinatos durante a década de 70. Temos uma história ligada às lutas democráticas nesse país e vamos honrá-la”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, ao entregar à promotora Vanessa Seguezzi e à Comissão da Verdade o exemplar do livro “Estação Petrópolis”, de autoria do seu pai, Rubens de Castro Bomtempo, que conta com registros desta época.

A promotora Vanessa Seguezzi destacou que está à disposição do município para ajudar no que for preciso para acelerar o processo de desapropriação. “Essa é uma prioridade da comissão. Vamos agir com celeridade e promover todos os esforços para que Petrópolis tenha o primeiro Centro de Memorial de Liberdade e Justiça do país”, ressaltou o presidente da Comissão da Verdade, Wadih Damous. Presente à reunião, o procurador Geral do Município, Marcus São Thiago, disse que não medirá esforços para a concretização deste projeto tão importante para o resgate da história dos brasileiros.

AUTISTAS RECEBEM VACINA CONTRA A GRIPE

Uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Grupo de Amigos do Autista de Petrópolis (Gaape) levou a campanha de vacinação contra a gripe aos pacientes da entidade. Na última terça-feira (26/6) 46 autistas receberam as doses, que foram ministradas na sede do Gaape, em uma iniciativa inédita do município.

“Fizemos o pedido e a Secretaria aceitou, ficamos muito contentes com a parceria, porque muito dos nossos pacientes tem dificuldades em ir aos postos de vacinação. Essa parceria permitiu que eles fossem imunizados”, destacou a presidente da entidade, Márcia da Silva Loureiro. A gerente de imunização do Setor de Epidemiologia, Alessandra Savan, disse que a vacinação tranquila e teve uma boa adesão dos pacientes.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

MANIFESTO DAS LOJAS MAÇÔNICAS PETROPOLITANAS AZYLO DE CARIDADE E AMOR E CARIDADE

As Lojas Maçônicas Petropolitanas Azylo de Caridade e Amor e Caridade comunicam seu total apoio ao ato cívico que, democraticamente, vem ocupando as ruas de nossa cidade.

Estas manifestações têm como finalidade principal servir de instrumento para garantir a participação popular, o combate à corrupção, a gestão transparente e democrática e o acompanhamento da execução das políticas e serviços públicos, nas esferas municipal, estadual e federal.

A Maçonaria, ao longo de sua história, se notabiliza pelo apoio às causas democráticas que visam libertar a humanidade de todas as formas de opressão, violação de seus direitos e também, por promover ações que levem ao progresso e ao aperfeiçoamento da sociedade como um todo. Sendo assim, convocamos a todos os irmãos maçons, seus familiares e amigos para que participem e apoiem estas manifestações pacíficas e ordeiras, que nada mais fazem que exigir um melhor uso do dinheiro público e condições dignas para o cidadão que fizer uso dos serviços públicos, notadamente nas áreas de transportes, educação, saúde, habitação e cultura.

Longe de ser uma tentativa de prejudicar as administrações públicas, estas ações representam o resgate histórico dos movimentos sociais e organizações da sociedade civil que lutam pela melhor eficiência dos serviços públicos no Brasil e não, uma prerrogativa de partido político “A” ou ”B”. É, portanto, uma grande mensagem do povo, aos seus governantes, sobre os rumos que devem tomar.

É chegada a hora de a sociedade dar um basta e exercer a sua cidadania, tornando-se protagonista de seu destino e jamais, um espectador passivo e dócil.

Que venham mais manifestações como estas, justas e ordeiras, conduzidas por mãos jovens e ardentes de civismo, para garantir à sociedade brasileira e, em especial a petropolitana, o que temos de mais belo, mais justo e perfeito.

Veneráveis Mestres
Renato Couto de Carvalho
Loja maçônica Azylo de Caridade 427 nº 3025

Pedro Celestino Marques Correa
Loja maçônica Amor e Caridade 5ª - nº 0896

BERNARDO ROSSI QUER TARIFA MAIS BAIXA NA RIO-PETRÓPOLIS-JUIZ DE FORA

O deputado estadual Bernardo Rossi, líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Rio, oficiou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pedindo a revisão, para menor, do pedágio praticado nas três praças de arrecadação da Rio-Petrópolis-Juiz de Fora. Considerado um dos mais caros do país, o pedágio a R$ 8, já teve parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) pela sua revisão para menor. No documento, o parlamentar petropolitano pede garantias de que não haverá prorrogação da concessão nem cancelamento de obras como o governo já admite em função da suspensão do reajuste do pedágio em estradas federais previsto para agosto.

"O governo federal está tomando medidas para reduzir o custo de vidas agindo sobre as tarifas públicas e o pedágio é uma delas. Os reajustes foram adiados por tempo indeterminado, mas queremos ainda mais: pedágio mais barato e a garantia das obras. Esse é o momento mais do que adequado para rever o contrato com a Concer, concessionária que administra a rodovia", aponta Bernardo Rossi.

No ano passado, o reajuste para a BR-040 previsto em contrato foi suspenso depois de a ANTT, que regula as concessões rodoviárias, ter entendido que a majoração não poderia ser feita, pois a Concer não apresentou obras que justificassem um aumento. "E continua sem obras, não justificando nenhum reajuste, muito pelo contrário, a tarifa deveria ser reduzida", defende Bernardo Rossi.

Além da BR-040, o governo federal anunciou a suspensão do reajuste dos pedágios da Presidente Dutra e da ponte Rio-Niterói, revisões que seriam feitas entre julho e agosto. O governo federal, no entanto, pretende oferecer compensações aos concessionários. Algumas das alternativas possíveis são aumento do tempo de contrato, reajustes maiores no futuro e não realização de obras previstas.

"Queremos garantir as obras, principal a nova pista de subida da Serra e que o contrato da Concer não seja prorrogado. A empresa não apresenta o mínimo de atuação pela qual esperam os usuários. Além disso, não pode haver uma expectativa de uma super majoração do pedágio no futuro", afirma Bernardo Rossi, apontando que a empresa vem insistentemente pedindo a prorrogação do seu contrato que expira em 2021. "Há uma clara intenção de perpetuação à frente da rodovia com o constante adiamento de obras. Os prazos devem ser cumpridos, as obras feitas e o pedágio justo", completa.

“COZINHA CANTADA” SERÁ APRESENTADA NA BAUERNFEST


Idealizado por Marília Morelli, Cozinha Cantada é um projeto inovador que apresenta as mais tradicionais receitas da culinária alemã, de uma forma inusitada, quer dizer: cantada, isso mesmo, as receitas são cantadas como cantigas de roda, samba, valsa e outros estilos musicais.

A ideia é trazer para as cozinhas a alegria de preparar uma receita para, e com a família, de uma forma divertida, onde todos podem participar. Relembrar velhos costumes, reunir também os amigos, fazem parte dessa ideia.

Depois de dois anos o projeto saiu do papel e se tornou realidade, acompanhada dos músicos: Sanny Oliveira e Cesar Nascimento, as letras e melodias deixam ainda mais lúdico o projeto de espalhar a cultura alemã num novo formato. Não com a austeridade com que esta nação normalmente é conhecida mundo à fora, mas acrescida da alegria tipicamente brasileira.

Marília Morelli é uma empreendedora nata, professora por formação, fez da sua profissão uma mola de disseminação de ideias e valores herdados de sua família. Admiradora e aventureira na arte culinária, tem um grupo que trabalha há mais de 20 anos na cidade de Petrópolis, elaborando novas receitas e buscando estudar ainda mais as tradições de receitas antigas.

Sempre estudiosa, por ocasião deste no empreendimento, buscou se unir a músicos petropolitanos (João Gabriel, Yuri Garrido e Guto Menezes) para transformar o lançamento deste CD num musical e para isso chamou a amiga Rosa Guerra Peixe Muller para coreografar as músicas e as apresentações terão a participação de seis bailarinas e dois bailarinos.

Cozinha Cantada: apresentações na Bauernfest
Dias 29/06 - às 18h
06/07 - às 13h
Idealizado por Marília Morelli
Músicos: Sanny Oliveira - Voz, Guto Menezes - Voz e Violão, Yuri Garrido - Bateria e João Gabriel - Flauta.
Coreógrafa: Rosa Guerra Peixe Muller
Bailarinos: Carlos Machado, Thamás Luiz Serra, Letícia França, Michele Cruz, Julinha, Ana Carla Campos, Lorena Borges, Margareth Sant'Anna, Nana Grassi e Nathália Gruner.
Apoiadores: Arte na Avenida, Academia Movimento, Fundação de Cultura, Rotary Bingen, AssoBingen, Werner.

FUTURO DAS EMPRESAS É TEMA DE PALESTRA NO THEATRO DOM PEDRO

Consultor Cristiano Lopes falou sobre novo papel de empregadores e empregados

De um jeito divertido e criativo, o consultor Cristiano Lopes explicou, na noite desta quarta-feira, como as empresas podem aproveitar as evoluções do mercado e agirem com ações estratégicas voltadas para o futuro. A palestra contou com o apoio do SICOMÉRCIO – Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis. Temas como atendimento, vendas e motivação também foram tratados no encontro. O Theatro Dom Pedro ficou lotado para conferir a apresentação.

Durante a palestra, Cristiano, citando um estudo da Universidade de Harvard, explicou a diferença entre as empresas do passado, do presente e do futuro. “As empresas do passado tinham o “chefe”, que apenas ordenava, e o “funcionário”, que só fazia uma função”, afirmou. “Hoje, quem está lá em cima tem que ser um gestor, um líder. O líder delega e inspira”, declarou.

Lopes também afirmou que o modelo do antigo funcionário, que faz apenas sua função e não se importa com o desenvolvimento da empresa, também está superado. “Quem trabalha na empresa, hoje, é um colaborador, que ajuda, contribui, faz a crítica dando possibilidades de solução e crescimento para a empresa, em vez de apenas ficar reclamando”, ressaltou.

O palestrante ainda apontou os parâmetros de uma empresa do futuro. “Tanto o empregador quanto os funcionários têm de ser, cada vez mais, empreendedores”, afirmou, dizendo que isso não significa apenas investir em novos negócios. “Empreendedor é quem pensa e faz, e ponto final. Toda empresa tem como fazer com que todos sejam empreendedores. A primeira medida tomada deve ser ouvir as pessoas, saber das necessidades, e isso envolve treinamento, cultura empresarial e o querer das pessoas”, defendeu, destacando que as empresas do futuro têm que ter uma visão holística, trabalhando em grupo.

Ele também destacou o uso da internet e das redes sociais. “Hoje, todos precisam saber lidar e usar as redes sociais. Muitas empresas usam o Facebook, Twitter, Linkedin e outros sites para contratar ou promover. Temos que usar de forma profissional, para difundir conhecimento. Nosso nome é a nossa maior marca, e, hoje, esses perfis são praticamente um currículo”, disse.

Cristiano Lopes é coordenador de mercado na Pós-Graduação do Centro Universitário Newton Paiva, professor da pós-graduação e MBA do SENAC Minas, e já proferiu mais de 850 palestras em todo o Brasil. O palestrante é especialista em Gestão de Marketing, tem MBA em Gestão de Negócios e fez cursos de aprimoramento de Gestão de Empresas e Planejamento Estratégico na Escuela Superior de Las Islas Baleares em Palma de Mallorca, na Espanha.

Lopes já palestrou para entidades e empresas como FIEMG, SESC, montadoras automotivas, operadoras de telefonia e bancos. O evento desta quarta-feira teve o apoio, além do Sicomércio, da Associação da Rua Teresa (Arte), do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, da Prefeitura de Petrópolis e da Fundação de Cultura e Turismo, do Resgate Anjos da Serra, da Gráfica União e do Riverside Park Hotel.

Mais informações sobre eventos e palestras podem ser consultadas pelo Sicomércio, pelo telefone: (24) 2237-0806, pelo e-mail: sicomercio.petropolis2011@gmail.com, na sede, na Rua Irmãos D’Angelo, 48 – coberturas 4 e 6, ou pelo site: www.sicomerciopetropolis.com.br.

PROFESSOR DE UNIVERSIDADE NO CANADÁ ABORDA NA UCP INJUSTIÇA CRIMINAL E MANIFESTAÇÕES POPULARES

A Universidade Católica de Petrópolis recebeu na quarta-feira (26/06) o professor português do Departamento de Criminologia da Universidade de Ottawa, no Canadá, Daniel Santos, para uma palestra sobre aspectos sociais e econômicos da justiça criminal. Aproveitando a reflexão sobre a participação popular na democracia brasileira por meio das manifestações que acontecem no país, Santos percorreu a história da justiça penal no mundo para demonstrar como o poder e o capital influenciam a diferença de tratamento dada aos poderosos e aos pobres .

Segundo o professor, a justiça criminal passou por alterações significativas ao longo dos séculos, com destaque para a diferença marcante entre a justiça durante o Estado Moderno, quando cada nação concentrava em si o poder de criar leis e julgar, e o Estado democrático, em que as leis e os julgamentos passam a ser realizados de forma a representar a vontade popular. No entanto, Santos aponta como as leis e os julgamentos criam brechas para que haja diferença de tratamento dado aos poderosos e aos pobres, instaurando o que ele chama de “a criminalidade dos ricos e a criminalização dos pobres”.

O poder, relacionado de forma intrincada com o acúmulo de capital, é um desses aspectos que proporcionam injustiças. Através de diversos exemplos, Santos demonstrou como personalidades políticas e representantes de empresas multinacionais chegaram às manchetes dos jornais sob acusações criminais e, no entanto, conseguiram responder a processos civis, sem sofrerem penalidades como o encarceramento.

Por outro lado, o professor cita as prisões do Canadá como um depositário de pessoas que não podem pagar as suas multas de trânsito ou de estacionamento irregular, o que é considerado um crime menor. “Embora a lei seja, em tese, igual para todos, o que vemos na realidade é que a justiça não é justa porque trata os cidadãos de forma desigual. Onde estão as pessoas que cometem crimes financeiros? Existem muitos furos nas leis que esses criminosos poderosos conhecem muito bem e se utilizam para escapar. Os crimes econômicos e financeiros são muito difíceis de provar no tribunal, assim como é comum não haver policiais capazes de investigar crimes relacionados ao mercado de arte, onde há um volume significativo de falsificações sendo comercializadas para lavagem de dinheiro”, comenta.

Santos destacou que a justiça tem função simbólica, no sentido de instituir formas de um indivíduo ser publicamente reconhecido como criminoso. Daí se depreende o caráter de espetáculo da justiça, com personagens, narrativas e um cenário. E os atores são os juízes, os advogados, os acusados e a platéia, esta última cada vez maior devido ao alcance proporcionado pelas mídias, que escolhem os ângulos da informação que vão sustentar o drama público e, às vezes, até mesmo distorcer completamente os fatos, para causar maior repercussão.

As manifestações que estão acontecendo no Brasil foram consideradas pelo professor como uma possível expressão de democracia. No entanto, ele alertou que não se pode considerar que democracia seja uma ditadura da maioria, mas sim uma forma de relacionamento entre as pessoas e as instâncias de poder, para que sejam produzidos novos entendimentos sobre o que a sociedade deseja para si.

“Um governante, ao ganhar as eleições, deve governar todos, inclusive os que não votaram nele. O importante é que as pessoas que estão se manifestando consigam estabelecer relações entre si para estipular o que estão realmente reivindicando e, com isso, buscar as pessoas que estão no poder público para ver o que pode ser feito. Também não se pode criar uma manifestação e depois de duas semanas desistir, senão não adianta nada”, frisou o professor, que deixou Portugal por questões políticas e, anos mais tarde, participou do movimento de independência de Angola, durante a década de 70.

ORDEM DO DIA PARA A REUNIÃO DESTA 5° FEIRA NA CMP

ORDEM DO DIA PARA A REUNIÃO DE 27 DE JUNHO DE 2013, ÀS 18 H NA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS


1 – SESSÃO SOLENE EM CONJUNTO COM O CLUBE 29 DE JUNHO PARA COMEMORAÇÃO DA CHEGADA DOS PRIMEIROS COLONOS ALEMÃES A PETRÓPOLIS E ENTREGA DE TÍTULOS DE UTILIDADE PÚBLICA.

GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS
PAULO IGOR
PRESIDENTE

5º FESTIVAL DE BANDAS MARCIAIS SERÁ REALIZADO NO SÁBADO

A 5° Edição do Festival de Bandas de Petrópolis acontece no próximo sábado, 29 de junho, às 09 horas, em frente à Câmara Municipal. Serão quinze bandas, em apresentações de vinte minutos. O evento terá também a participação da Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais.

A realização do evento é da Câmara Municipal de Petrópolis, com apoio na organização da Associação Petopolitana de Bandas, a APEBAN, que recebe Título de Utilidade Pública da Casa Legislativa em 2013. O evento também tem o apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis e da Fundação de Cultura e Turismo. Mais informações poderão ser obtidas no site da APEBAN – www.apeban.com.br/festival2013.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

IV FESTIVAL DE FONDUES, RACLETES E CREMES COMEÇA NO DIA 1° DE JULHO

O cardápio será oferecido em 17 restaurantes da cidade

O IV Festival de Fondues, Racletes e Cremes começa no próximo dia primeiro de julho em Petrópolis. O evento que conta com a participação de 17 restaurantes, hotéis e pousadas ficará em cartaz na cidade imperial até o dia 31 de agosto.

Com cardápio e preços variados, os petropolitanos, turistas e visitantes poderão apreciar o melhor da culinária serrana, com pratos tipicamente de inverno. Afinal, Petrópolis e distritos são considerados o 5º Polo Gastronômico, sendo que Itaipava, Araras, Videiras, Posse e Corrêas também são conhecidos como Vale dos Gourmets, onde se encontra um dos melhores conjuntos de hotelaria e gastronomia nacionais, segundo o Guia Quatro Rodas.

Esta é mais uma iniciativa do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, com o intuito de promover a cidade. O PC&VB é uma associação de turismo que existe há 17 anos para fomentar o setor e captar eventos para o município.

Dentre os empreendimentos participantes, estão: Alberto Del Leone, Barão Gastronomia, Bistrô da Valéria, Bomtempo Resort, Bordeaux, Caminho Real Resort, Casablanca Hotel, Don Bistrô, Duetto`s Café, Grande Hotel Petrópolis, Maffágio Restaurante, Oliveiras da Serra, Pousada Paraíso, Pousada Paraíso Açú, Quinta da Paz Resort, S`á Carola Restaurante e Solar Fazenda do Cedro.

PEC ESTADUAL VAI GARANTIR PODER DE INVESTIGAÇÃO AO MINISTÉRIO PÚBLICO

O Ministério Público do Estado do Rio pode ter a garantia constitucional do seu poder investigatório. Nesta terça-feira (25.06), mesmo dia em que a Câmara Federal derrubou a Proposta de Emenda à Constituição Federal - a PEC 37 - que tirava poderes do MP, iniciou tramitação na Assembleia do Estado do Rio (Alerj) a PEC que vai garantir essa atribuição ao Ministério Público do Estado. O projeto é do deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) e teve como primeiro signatário para garantir seu procedimento legislativo, o líder do PMDB na Assembleia, Bernardo Rossi, presidente da Comissão de Emendas Constitucionais da Alerj, onde a PEC irá tramitar.

"Nesse momento em que a polução exige combate intransigente à impunidade, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro tem a oportunidade histórica de conferir status constitucional explícito ao poder de investigar do Ministério Público, além de repudiar, com veemência, as tentativas de inibir a sua atuação", defende Luiz Paulo.

Se aprovada a PEC 37, o poder de investigação criminal seria exclusivo das polícias federal e civil, retirando esta atribuição de alguns órgãos e, sobretudo, do Ministério Público. A PEC em âmbito estadual acrescenta à Constituição Estadual, em seu artigo 173, entre as funções institucionais do Ministério Público a "instauração e promoção do procedimento investigatório criminal".

A prerrogativa do MP, ainda que prevista na Constituição de 1988, teve de ser, em reiteradas decisões, reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). "Mesmo com a rejeição à PEC 37, o Estado do Rio vai resguardar o poder de investigação do MP. Esse status constitucional ao poder investigatório do Ministério Público assegura os procedimentos neste sentido ", aponta Luiz Paulo.

"O Estado do Rio é pioneiro em muitas ações e, mais uma vez, a Alerj, considerada o mais atuante parlamento do país, dá um passo firme que assegura o poder institucional que confere ao Ministério Público a apresentação de ações penais e elas resultam em avanço para a sociedade. O projeto do deputado Luiz Paulo tem meu apoio de primeira hora e vamos pedir tramitação de urgência para que a questão seja definida em âmbito estadual", afirma Bernardo Rossi.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DISCUTEM LDO

A Câmara Municipal realizou na última terça-feira, 25 de junho às 18h30, audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias do município, a LDO. Estiveram presentes o presidente da Câmara Paulo Igor (PMDB) e os vereadores Silmar Fortes (PMDB), Anderson Juliano (PT), Osvaldo Vale (PSB) e Thiago Damaceno (PP). Também compareceram o secretário de planejamento do município Eduardo Áscoli e o presidente da OAB Antônio Machado.

A audiência foi realizada a pedido do vereador Thiago Damaceno que queria uma discussão mais aprofundada do projeto de lei e também mais uma oportunidade de a população ficar a par da situação da LDO

A agenda da matéria ainda prevê uma reunião no dia primeiro de julho, às 18h30, para apresentação dos conceitos básicos da LDO, como artigos das leis que regem a discussão e como a participação popular pode ser realizada. Na ocasião, o Projeto de Lei encaminhado à Câmara também será apresentado.

Durante a semana, a Casa Legislativa receberá dúvidas e críticas sobre o Projeto de Lei e o que foi discutido na audiência pública em um e-mail especialmente criado para esse fim: consultasldo2014@cmp.rj.gov.br. No final da semana, na sexta-feira, dia 5 de julho, às 18h30, nova audiência será realizada com o objetivo de tirar as dúvidas recebidas durante a semana.

O projeto da LDO e as emedas propostas estão disponíveis no site da Câmara. A Câmara também disponibiliza cópias impressas para quem deseja consultar os documentos no Palácio Amarelo. A reunião final da LDO 2014 será na terça-feira dia 9 de julho.

CÂMARA MUNICIPAL INAUGURA EXPOSIÇÃO DE WALTER BERNER

Nesta quinta-feira, dia 27 de junho, às 19h, na Sala Professor Dr. Paulo Machado da Costa e Silva, no Palácio Amarelo, será inaugurada a exposição do artista plástico Walter Berner composta por telas com pinturas a óleo, acrílica, aquarela, têmpera mineral e pastel seco. O evento faz parte do projeto Arte na Câmara, desenvolvido pelo Setor de Projetos Especiais da Casa Legislativa.

“Esse é mais um projeto cultural que estamos desenvolvendo, abrindo a Casa do Povo para a população participar mais. Queremos mostrar aos nossos cidadãos e turistas o valor da participação do legislativo também na cultura municipal”, declara o presidente vereador Paulo Igor.

A exposição vai ser realizada por todo o mês de julho com horário de funcionamento junto ao da Câmara, das 9h às 18h30, e tem início logo após a entrega dos Títulos de Utilidade Pública.

Sobre Walter Berner
Walter Leonardo Berner tem formação tecnológica em mecânica de precisão e ótica. Foi diretor de Empresa Metalúrgica durante 25 anos e a partir de 1963 passou a se dedicar às Artes Plásticas, com aprofundamentos na Escola de Artes Visuais (Parque Laje) e Centro Calouste de Artes, comemorando nesse mês de junho seu jubileu de ouro. O artista coordena dois ateliês onde ministra aulas de pintura regulares e atua como orientador de artes.

Walter é membro titular da Academia Petropolitana de Letras; escritor com diversas obras publicadas sobre temas evangelísticos, artísticos e educacionais; é contador de histórias infantis em escolas e instituições; palestrante temático; possui preparação teológica pelo Instituto Teológico Franciscano (ITF) e pela Igreja Luterana (IECLB); e manteve no Diário de Petrópolis uma coluna com temas sobre Artes de 1999 a 2000.

ORDEM DO DIA PARA A REUNIÃO DESTA 4° FEIRA NA CMP


ORDEM DO DIA PARA A REUNIÃO DE 26 DE JUNHO DE 2013 ÀS 16 H NA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS

1 – 1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DOS PROJETOS DE LEI NºS:
0359/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Dispõe sobre a divulgação na internet do rol de medicamentos de distribuição gratuita, através da página da Prefeitura Municipal de Petrópolis.

0799/2013
Autor: Vereador Gilda Beatriz
EMENTA: Institui a campanha educativa permanente 'Pipa Legal' direcionada aos alunos do ensino fundamental no município de Petrópolis e dá outras providências, com emenda da Comissão de Defesa da Educação.

0873/2013
Autor: Vereador Silmar Fortes
EMENTA: Dispõe sobre nova denominação do Parque Natural Municipal de Petrópolis.

2 – DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA DAS INDICAÇÕES LEGISLATIVAS NºS:
0245/2013
Autor: Vereador Silmar Fortes
EMENTA: Indica a implantação das equipes de consultórios na rua no município de Petrópolis.

1722/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Dispõe sobre a implantação de iluminação pública alimentada através de energia solar e dá outras providências.

3 – DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA DAS INDICAÇÕES NºS:
0624/2013
Autor: Vereador Thiago Damaceno
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de que seja estendida a linha de ônibus, no bairro Fazenda Inglesa.

0625/2013
Autor: Vereador Thiago Damaceno
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de proceder melhorias para a Estrada Luiz gomes da Silva - bairro Corrêas.

0918/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a reforma da quadra com parquinho, no bairro Floresta.

0973/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de melhorar o acesso da rua Uruguai para a avenida Getúlio Vargas, Quitandinha.

0974/2013
Autor: Vereador Maurinho Branco
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de corte de árvore na Avenida Portugal, próximo ao número 893, Valparaíso.

0983/2013
Autor: Vereador Luizinho Sorriso
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a instalação de rede de água potável e rede de esgoto na Comunidade do Contorno, bairro Contorno.

1205/2013
Autor: Vereador Ronaldão
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de troca de lâmpadas em toda extensão da rua Vargem dos Marmelos - Lajinha, Itaipava.

1511/2013
Autor: Vereador Ronaldão
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a iluminação publica na rua que dá acesso ao Centro de Educação Infantil crianças de Santa Edwiges, em Vila Rica.

2045/2013
Autor: Vereador Roni Medeiros
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de colocação de corrimão e reforma geral da escadaria localizada próximo ao Museu de Armas, no bairro Duques.

2046/2013
Autor: Vereador Roni Medeiros
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de colocação de corrimão e reforma geral da escadaria localizada atrás da escola Odette Fonseca, no bairro Duques.

2521/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de implantar um Centro de Referência Especializado de Assistência Social, no bairro Alto Independência.

2534/2013
Autor: Vereador Marcos Montanha
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a recolocação de lâmpadas na servidão São Jerônimo, no bairro Alto Independência.

2570/2013
Autor: Vereador Anderson Juliano
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a necessidade de agente de trânsito para atuar na rua Paulino Afonso, Centro, em frente ao hospital Santa Teresa.

2572/2013
Autor: Vereador Gilda Beatriz
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a troca de lâmpadas nos pontos de iluminação na Estrada Mineira, nº 249, loteamento Sítio da Ponte - Bonsucesso.

2585/2013
Autor: Vereador Gilda Beatriz
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a instalação de sinalização e fiscalização na rua Manoel Torres - bairro Bingen.

2596/2013
Autor: Vereador Anderson Juliano
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal colocação de corrimão na servidão localizada na rua Duarte da Silveira, 1234, Bingen.

2674/2013
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal aumento nos horários da linha de ônibus 703, que atende aos moradores da localidade denominada Manga Larga, em Itaipava.

2675/2013
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a colocação de luminárias na rua José Teixeira Nunes, na localidade denominada Vila Rica, no 4º distrito deste município.

2715/2013
Autor: Vereador Pastor Sebastião
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a inclusão digital na Escola Municipal Professor Paulo Monte - bairro Araras.

2716/2013
Autor: Vereador Pastor Sebastião
EMENTA: Indica ao Executivo Municipal a construção de banheiros para funcionários da Escola Municipal Professor Paulo Monte - bairro Araras.

4 – DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA DO REQUERIMENTO Nº:
2761/2013
Autor: Vereador Osvaldo do Vale - Vadinho
EMENTA: Requer a prorrogação da Comissão Parlamentar de Inquérito.

GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS
PAULO IGOR
PRESIDENTE

CENTRO DE EXPERIÊNCIA CERVEJEIRA DA BOHEMIA

Informação sobre diferencial do Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia, parceira do PC&VB, que durante a 24ª Bauernfest oferece entrada gratuita para um acompanhante de quem comprar ingresso para a o Tour do local. Mais informações, por favor, entrar em contato com o Disque-Turismo: 0800-0241516.



MUSEU IMPERIAL RECEBE APRESENTAÇÕES DO 13º FESTIVAL DE INVERNO DE PETRÓPOLIS

O Museu Imperial/Ibram receberá muita música de qualidade durante o 13º Festival de Inverno de Petrópolis, que acontece de 06 a 20 de julho de 2013. Promovido pela Dell’Arte, o evento tem apoio do Museu, que vem sendo palco de seus concertos e atividades desde a primeira edição.

Na programação, encontram-se os tradicionais Concertos à Luz de Velas, que ocorrerão nos dias 06, 12, 13, 19 e 20 de julho, às 18h. Os ingressos, que já estão à venda na bilheteria do Museu, custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Além de idosos e estudantes,também pagam meia-entrada aqueles que realizarem a doação de 1kg de alimento não perecível.

Também acontecerão os Concertos ao Meio-Dia, em 09, 10, 11 e 12 de julho, às 12h. Uma hora antes de cada concerto, os interessados poderão retirar senhas gratuitamente para assistir ao espetáculo, mediante doação de 1kg de alimento não perecível.

Além dos concertos, o Museu Imperial receberá ainda três palestras, todas com entrada franca mediante doação de 1kg de alimento e também com retirada de senhas uma hora antes. Os palestrantes serão Mário Wilmensdorf e Estevão Hermann.

Uma novidade deste ano serão as exibições de filmes, que ocorrerão nos dias 11 e 12 de julho, às 15h. A primeira terá o filme “O Garoto” e a segunda, “Luzes da Cidade”, ambos dirigidos por Charles Chaplin. A entrada também será franca mediante doação de 1kg de alimento e retirada de senhas uma hora antes.

Confira abaixo a programação completa no Museu Imperial:
06 de julho
15h30
Palestra “A Música Russa no Século XX”, com Mário Wilmensdorf
Entrada franca, mediante doação de 1kg de alimento. Senhas disponíveis com 1h de antecedência na bilheteria do Museu.
Local: Sala Multimídia

06 de julho
18h
Concerto à Luz de Velas: Duo Fukuda-Astrachan (violino e piano)
Obras de Camargo Guarnieri e César Frank
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)
Local: Sala de Exposições Temporárias do Palácio

09 de julho
12h
Concerto ao Meio-Dia: Lucas Soares e Patricia Glatz (piano); versão orquestral: Flavio Augusto
Programa Beethoven nº 1 e Rachmanioff nº 2
Entrada Franca, mediante doação de 1kg de alimento. Retirada de ingressos na bilheteria do Museu com 1h de antecedência.
Local: Cine Teatro Museu Imperial

10 de julho
12h
Concerto ao Meio-Dia: Cristiano Vogas e Aleyson Scopel (piano)
Programa Beethoven nº 4 e Rachmanioff: Variações sobre um tema de paganini
Entrada Franca, mediante doação de 1kg de alimento. Retirada de ingressos na bilheteria do Museu com 1h de antecedência.
Local: Cine Teatro Museu Imperial

11 de julho
12h
Concerto ao Meio-Dia: Silas Barbosa e Alexey Sichev (piano)
Programa Beethoven nº 5 e Rachmanioff nº 3
Entrada Franca, mediante doação de 1kg de alimento. Retirada de ingressos na bilheteria do Museu com 1h de antecedência.
Local: Cine Teatro Museu Imperial

11 de julho
15h
Exibição do filme “O Garoto”, de Charles Chaplin
Duração: 50min
Entrada Franca, mediante doação de 1kg de alimento. Retirada de ingressos na bilheteria do Museu com 1h de antecedência.
Local: Cine Teatro Museu Imperial

12 de julho
12h
Concerto ao Meio-Dia: Daniel Burlet e Ligia Moreno (piano)
Programa Rachmanioff nº 4 e Tchaikovsky nº 1
Entrada Franca, mediante doação de 1kg de alimento. Retirada de ingressos na bilheteria do Museu com 1h de antecedência.
Local: Cine Teatro Museu Imperial

12 de julho
15h
Exibição do filme “Luzes da Cidade”, de Charles Chaplin
Duração: 120min
Entrada Franca, mediante doação de 1kg de alimento. Retirada de ingressos na bilheteria do Museu com 1h de antecedência.
Local: Cine Teatro Museu Imperial

12 de julho
18h
Concerto à Luz de Velas: Alexey Sichev (Rússia)
Obras de Beethoven, Liszt, Schubert e outros (piano)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)
Local: Sala de Exposições Temporárias do Palácio

13 de julho
15h30
Palestra “Momentos da Música Francesa”, com Mário Wilmensdorf
Entrada franca, mediante doação de 1kg de alimento. Senhas disponíveis com 1h de antecedência na bilheteria do Museu.
Local: Sala Multimídia

13 de julho
18h
Concerto à Luz de Velas: Kerstin Feltz (Alemanha) - Violoncelo
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)
Local: Sala de Exposições Temporárias do Palácio

19 de julho
18h
Concerto à Luz de Velas: Angelica de La Riva (soprano) e Priscila Bomfim (piano)
Celebração do bicentenário do compositor Giuseppe Verdi
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)
Local: Sala de Exposições Temporárias do Palácio

20 de julho
15h30
Palestra “Festival de Saulzburgo”, com Estevan Herman
Entrada franca, mediante doação de 1kg de alimento. Senhas disponíveis com 1h de antecedência na bilheteria do Museu.
Local: Sala Multimídia

20 de julho
18h
Concerto à Luz de Velas: Roberto de Regina (Cravo)
Obras do Barroco Italiano e Francês (D. Scarlatti,Couperin e Rameau)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)
Local: Sala de Exposições Temporárias do Palácio

SERVIÇOS
13º Festival de Inverno de Petrópolis
Datas: de 06 a 20 de julho de 2012
Local: Museu Imperial e outros pontos da cidade
Informações sobre as atividades no Museu Imperial: www.museuimperial.gov.br / (24) 2245-4668 /mimp.promocao@museus.gov.br
Site do festival: www.fipet.net.br
Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220, Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560

TAMBOATÁ PROMOVE A FESTA WELCOME TO WONDERLAND NESTA SEXTA

Diversos djs animam a galera

Sexta-feira é dia de ir no Tamboatá. É lá, no mais badalado club de Itaipava, que a galera vai se encontrar no dia 28 de junho, na festa Welcome to Wonderland, com abertura ao público a partir das 22h e censura de 16 anos. A noite vai ter o suporte do DJs Nitrous e dos residentes DJs Vinícius Magalhães, Vitor Ventura e VJ Scali.

DJ NYTROUS

A amizade de Nytrous com o produtor Robson Magrani resultou na sua carreira profissional de DJ do funk. Ela começou em 2002, participando das festas, tocando o que aprendeu com o amigo. Nytrous vem sendo requisitado para se apresentar nas melhores boates e festas de Petrópolis e cidades vizinhas, entre elas, Três Rios, Caxias e Mar de Espanha.

Seus sets eletrizantes, com músicas atuais, extraem o melhor do ritmo e produzem apresentações dinâmicas e criativas.

VINICIUS MAGALHÃES
O DJ Vinícius Magalhães iniciou a sua carreira há 12 anos e possui um estilo variado com base no Club House. Pesquisador de novos sons e tendências, ele demonstra que mainstream e underground são combinações que podem andar juntas.

Suas mixagens perfeitas animam as festas das melhores casas noturnas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

VITOR VENTURA
Foi em 1994, animando festas de amigos, que surgiu o seu interesse pela música do hoje DJ VItor Ventura, um seguidor da house music e suas vertentes.

Ventura passou pelas casas noturnas: Club A (São Paulo/SP), Emporium (Nova Friburgo/RJ), Fest (Teresópolis/RJ), W100 (Juiz de Fora/MG), Baden (Barbacena/MG), e Maze Lounge (Joinville/SC). Dividiu cabine com nomes de peso internacionais e nacionais como: Michele Adamson, Dali, Electrixx, X-Noize, Milton Channels, El Kore, Gabe, Carlo Dallanese, Flow & Zeo, Leo Janeiro, Felguk, Bruno Barudi, Roger Lyra entre outros.

Ele é um dos DJs da Rádio Mix FM RJ. Todas as quintas-feiras, Vítor Ventura está no programa Festa Mix, a partir das 22h.

VJ SCALI
A tecnologia do VJ Scali produz um show de imagens divertidas e ousadas. Manipulando as imagens ao vivo, acompanhando os sets dos DJs, Scali ilustra as músicas e transmite sensações. As imagens ganham vida e forma.

A censura da festa é de 16 anos. O 1º. Lote do ingresso unissex custa R$ 20,00 (vinte reais). Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no Tamboatá (Cool Produções), na loja Santa Lolla - Rua 16 de Março, 327 – Centro/Petrópolis.Reservas de mesas e lounges podem ser feitas através do e-mail atendimento@tamboata.com.br ou pelo telefone (24) 2222-5007.O Tamboatá fica na Estrada União e Indústria, 12.360 – Itaipava – Petrópolis/RJ. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2222-5007 ou através do e-mail: atendimento@tamboata.com.br.