sábado, 6 de julho de 2013

ALUNOS DE DIREITO DA UCP VÃO A BRASÍLIA

Um grupo de alunos do curso de Direito da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) viajou a Brasília com a finalidade de aprimorar a técnica doutrinária e conhecer a realidade e a prática do trabalho na área jurídica. A viagem, que aconteceu de terça a sexta-feira da semana passada (25 a 28/6), foi organizada pelo professor do Centro de Ciências Jurídicas, Jorge Estrella. O percurso incluiu uma visita ao Tribunal Superior do Trabalho, ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal, ao Supremo Tribunal de Justiça e ao Tribunal de Contas da União.

Em cada um dos locais visitados, o grupo teve a oportunidade se aproximar da realidade de trabalho através de palestras, conhecendo as instalações ou assistindo os trabalhos. No Supremo Tribunal Federal, órgão responsável por zelar pela Constituição, os estudantes foram convidados a refletir sobre a função social desse poder jurídico e estimulados a levar para a sociedade o conhecimento adquirido.

“No Congresso Nacional nós conhecemos as instalações do poder legislativo e participamos de uma palestra sobre a criação de leis. A excursão foi muito edificante e muitos dos que foram jamais terão outra oportunidade de estar em contato concreto com a realidade técnica jurídica”, disse o aluno participante Saulo Furtado.

No último dia da viagem, os estudantes estiveram do Supremo Tribunal de Justiça, onde foi possível aprofundar o conhecimento sobre a composição das turmas recursais, que julgam os recursos das sentenças proferidas pelos juizados especiais, e sobre disposição institucional e física das turmas recursais de última instância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário