quinta-feira, 4 de julho de 2013

13º FESTIVAL DE INVERNO DE PETRÓPOLIS TEM ABERTURA DE GALA COM ORGANISTA INTERNACIONAL E CORO MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS

Mantendo a tradição de vários anos, o 13º Festival de Inverno de Petrópolis faz sua Abertura de Gala na Catedral São Pedro de Alcântara, na sexta-feira, 05 de julho, 20h, com Marcelo Giannini no órgão e o Coro Municipal de Petrópolis, sob a regência do maestro Paulo Afonso Filho. Giannini vem da Suíça exclusivamente para a Abertura do Festival, convidado pela Dell’Arte.

O programa traz preciosidades, a começar pela acertada lembrança do nome de Manoel Dias Oliveira, musicista mineiro do tempo colonial (Tiradentes, 1738-1813) cuja obra ainda não foi inteiramente estudada. Contemporâneo de Aleijadinho, e dos movimentos da Inconfidência mineira, ele era músico, regente e compositor. Escrevia suas obras em português, uma raridade, onde quase todas as peças eram em latim. Manuel Dias de Oliveira atuou como mestre-de-capela, na atual Matriz de Tiradentes, e compositor, ao longo da segunda metade do século XVIII. Passados 200 anos de sua morte - lembrada neste concerto – ainda hoje pouco sabemos de sua vida e obra. Mas teve o mérito reconhecido na época: foi o primeiro músico brasileiro a receber uma resenha nos jornais brasileiros!

O paulista Marcelo Giannini teve em SP as primeiras aulas de órgão. Mas é da Suiça que desenvolve boa parte de sua carreira. Colabora com as Orquestras Suisse Romande, a Orchestre de Chambre de Genève, a Orquestra Gulbenkian ou a Sinfonia Varsóvia, além do Ensemble Vocal de Lausanne e do Coro Gulbenkian. Foi maestro de coro em La Chaux-de-Fonds, e realizou várias gravações com estes grupos. Concluiu os estudos no Conservatório de Genebra, obtendo o “Premier Prix de Virtuosité”, após ter estudado em Munique (com Karl Richter) e depois de cursos de regência coral no Mazarteum de Salsburgo. Seu repertório compreende obras do século XVI aos nossos dias, com especial destaque para as obras para tecla de J. S. Bach.

O Coro Municipal de Petrópolis foi fundado em 1976 pelo Maestro Ernani Aguiar. Regido por 11 anos pelo maestro Gilberto Bittencourt, desde 2001 está nas mãos de Paulo Afonso Filho, que iniciou sua formação musical aos nove anos em Petrópolis, na Escola de Música Santa Cecília. O maestro graduou-se no Conservatório Brasileiro de Música, em Teoria e Solfejo. Foi aluno de Ernani Aguiar, Gilberto Bittencourt e Carlos Alberto Pinto Fonseca. Estudou violoncelo com Henrique Drach, percussão com José Cláudio no curso técnico da Escola de Música da UFRJ.

Com 40 cantores, e por conta do repertório eclético contemplando todos os estilos e fases, o CMP tem atraído a atenção de renomados conjuntos musicais e orquestras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Camerata de Santa Thereza, Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, a Sinfônica da Petrobrás. O Coral Municipal dedica-se em especial à música sacra, apresentando-se regularmente nas missas da Catedral S. Pedro de Alcântara – Petrópolis, mostrando dessa forma, o potencial musical de nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário