quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DON BISTRÔ PARTICIPA DO PETRÓPOLIS GOURMET

Chef Sebanias Peixoto se inspirou na gastronomia carioca para novo prato


O restaurante Don Bistrô vai participar mais uma vez do evento gastronômico mais importante da região: O Petrópolis Gourmet. Para a 12ª edição do evento, que tem como tema "Os sabores da nossa terra", o chef Sebanias Peixoto criou um cardápio especial inspirado na gastronomia do Rio de Janeiro. O evento acontece entre os dias 10 e 20 de novembro.

Segundo Marcelo Florêncio, proprietário do Don Bistrô, existe uma boa expectativa para essa edição: “Acreditamos que o evento ajuda a alavancar o turismo na cidade. Recebemos turistas de várias regiões do país e aqui eles vão poder degustar uma gastronomia de qualidade, unindo sabor e requinte. Esperemos um aumento de 30% no movimento do Don Bistrô durante o Petrópolis Gourmet”, declarou.

A sugestão do chef Sebanias Peixoto para a entrada será “Lula à beira da praia” (anéis de lula grelhados, flambados com vodka e cubo de água de coco). O prato principal será Camarões com Chuchu. A sobremesa é o delicioso Doce de Abóbora com Coco (mousse de abóbora com cocada cremosa). O valor é de R$85 por pessoa. “Procuramos utilizar ingredientes que fossem os mais próximos da Região Sudeste, atendendo ao tema do evento”, explica o chef.

A 12ª edição do festival Petrópolis Gourmet acontecerá em novembro, entre os dias 10 e 20. Serão 10 dias de programação em Petrópolis, e no distrito de Itaipava. A expectativa dos organizadores é que o público chegue até 15 mil pessoas. Neste ano, o evento tem como tema ‘Os sabores da nossa terra’, como uma homenagem à gastronomia dos estados da Região Sudeste. Além de receber chefs da gastronomia local e nacional, o evento vai contar com atrações culturais, cursos, workshops e um concurso gastronômico.

SERVIÇO:
Don Bistrô
Endereço: Vila Luiz Salvador, na Estrada União e Indústria, 10.550 – Itaipava.
Reservas pelo telefone (24) 2222-6226

BOMTEMPO BUSCARÁ RECURSOS PARA A SAÚDE EM BRASÍLIA

O prefeito eleito Rubens Bomtempo do PSB vai pedir uma audiência em caráter de urgência ao Ministro da Saúde Alexandre Padilha para tratar da crise do Hospital Alcides Carneiro. Na próxima semana, Bomtempo também estará em Brasília para conquistar recursos de emendas parlamentares para a área da saúde de Petrópolis junto a bancada de deputados federais do Rio.

“Nossa prioridade é a saúde e quero discutir pessoalmente com o ministro a falta de recursos e o fechamento das unidades de Terapia Intensiva do Alcides Carneiro. A saúde está pedindo socorro e não podemos esperar nem mais um dia para começar a buscar uma solução. Estou muito preocupado com a situação do hospital, que passa pelo pior momento de sua história”, afirmou Bomtempo.

O HAC também suspendeu as cirurgias eletivas por falta de anestésico e oxigênio, além de fechar o setor de urgência por não ter insumos. A maternidade que era referência na Região Serrana para gestantes de alto risco, também ameaça ser fechada por falta de suporte da UTI neonatal. Ainda esta semana Bomtempo, que já vinha denunciando o abandono e o sucateamento do hospital causado pela falta de repasses da Prefeitura, fará uma visita a unidade para entender a crise e então iniciar o processo de recuperação da unidade.

Bomtempo também quer audiência com Inea - Outra audiência que será solicitada por Bomtempo é com a presidente do Instituto Nacional do Ambiente (Inea), Marilene Ramos. “Quero saber como está a situação do Vale do Cuiabá para traçar as ações de recuperação da localidade. Esse assunto não pode ficar só nas mãos do Inea. Vamos assumir a frente da situação. Sabemos que essa região nunca mais será a mesma, mas temos esperança de melhorar a vida de toda essa comunidade, que merece respeito e atenção”.

Para reforçar a prioridade dessa questão no seu governo, Bomtempo vai criar a Secretaria Extraordinária de Recuperação, Revitalização e Reconstrução do Vale do Cuiabá. Outra ação prevista é a retomada do Programa Moradia e Cidadania, que foi criado durante o governo de Bomtempo e entregou mais de 500 casas populares. Segundo o prefeito eleito, os valores do aluguel social e do auxílio emergência também serão revistos.

THIAGO DAMACENO COMEMORA LIMINAR QUE O MANTÉM COMO VEREADOR

Em plenário, líder do PP analisou panorama político após 2° turno

A sessão de ontem na Câmara dos Vereadores foi a primeira após o Tribunal Superior Eleitoral, TSE, deferir a liminar que suspendeu a cassação do líder do Partido Progressista na Câmara, vereador Thiago Damaceno. Na sessão, o parlamentar fez um balanço da decisão do TSE e do segundo turno, realizado no último domingo. No plenário, manifestantes ergueram faixas em apoio a Thiago.

O líder do PP agradeceu às manifestações de apoio. "O Tribunal Superior Eleitoral soube tomar uma decisão respeitando a Constituição, reformando uma decisão do TRE-RJ, assim como aconteceu com o prefeito eleito Rubens Bomtempo", afirmou Damaceno, lamentando o fato de o Tribunal Regional Eleitoral ter duas decisões corrigidas por uma instância superior.

Thiago Damaceno lamentou ainda, o fato de algumas lideranças quererem vencer a eleição no tapetão. "Esse equivoco do TRE, no meio da campanha, poderia ter feito toda a diferença, prejudicando o candidato e fazendo com que a população não pudesse escolher os eleitos sem armadilhas", disse.

O vereador ainda analisou o cenário eleitoral e a vitória do candidato Rubens Bomtempo. "Parabenizo o prefeito eleito. Não concordo que a derrota de Bernardo Rossi foi causada pelo apoio do prefeito Paulo Mustrangi. A derrota é do deputado. Mustrangi deu o beijo da morte, mas a derrota, na minha avaliação, se dá pelas suas alianças mal feitas", se referindo aos ex-deputados Leandro Sampaio e Ronaldo Medeiros, entre outros.

O vereador afirmou ainda que, encerradas as eleições, é hora de união. "Espero que a nossa cidade, agora, deixe todas as brigas eleitorais encerradas no domingo. Petrópolis já escolheu o prefeito. Agora, é hora de darmos as mãos e pensarmos no futuro da cidade", pediu. Damaceno ainda criticou o uso da máquina pública, que, segundo o vereador, beneficiou os candidatos do governo.

Por fim, Thiago Damaceno agradeceu ao PP. "Nosso partido manteve o número de prefeituras. Agradeço ao senador Dornelles, que nos deu autonomia e nos respeitou em todos os momentos. Nosso partido continuará a serviço da comunidade, lutando para que este seja o melhor governo da história", afirmou. A liminar foi proferida pelo ministro Dias Toffoli, relator do processo, nesta segunda-feira (29).

POKER/PEC APLICA UMA DE SUAS MAIORES GOLEADAS: 19X1

Nem o torcedor mais otimista poderia esperar tamanha facilidade. Em noite de inspiração, a equipe do Poker/PEC atropelou o Goytacaz, em jogo adiado da 3° rodada do turno do Campeonato Estadual Adulto de Futsal, por 19 x 1 (com 5 gols de Sixel, 5 de Sacha, 2 de Jaiminho, 2 de Pedro, 2 de Igor, 2 de Daniel, 1 de Vinícius e 1 de Guti para os petropolitanos, com Jayme descontando). A partida foi disputada no Ginásio da UCP, no Bingen.
O resultado fez com que o time serrano cheguasse aos 17 pontos em sete partidas, abrindo quatro de vantagem para Piraí, Botafogo e Cabo Frio. Com mais duas vitórias, o Poker/PEC já garante a primeira colocação na fase de classificação. O próximo adversário é o mesmo Goytacaz, no dia 10 de Novembro em Campos.

O Poker/PEC dominou o jogo desde o início e no intervalo já vencia por 12 a 0. O ritmo se manteve na segunda etapa, chegando aos impressionantes 19 x 1. Este foi um dos maiores placares da História do clube e, também, a maior goleada do Estadual 2012.

Após a goleada, os jogadores destacaram a seriedade com que o grupo encarou a partida, sem diminuir o ritmo mesmo quando o resultado já estava garantido. "Fomos nós que construímos a facilidade do jogo. Em nenhum momento o time tirou o pé. Quanto mais gols, melhor para a moral do grupo", ressaltou Pedro, que marcou duas vezes. O Poker/PEC atuou com Rogério, Daniel, Jaiminho, Sacha e Sixel. Depois entraram André, Alex, Pedro, Guti, Vinícius, Igor e Luizeto, a arbitragem foi de José Cláudio Miranda e Jefferson Almeida da Silva.

COMEÇA NO SÁBADO A EXPOSIÇÃO "CLOSURE" QUE MISTURA PINTURA E VIDEO

Será realizado neste sábado, 1° de novembro, a segunda exposição individual da pintora Aline Castella, intitulada CLOSURE. A mostra é composta de 05 quadros e um vídeo onde a artistanlança um olhar sobre pessoas que figuram o imaginário petropolitano. A exposição ficará em cartaz na Galeria Djanira, no Centro de Cultura Raul de Leoni, de 03 a 25 de novembro, de terça a domingo, das 13h às 18h. A entrada é franca.


"Closure é um termo da psicologia da Gestalt para definir como apreendemos uma imagem através da relação figura e fundo, onde será o cérebro quem operará o “fechamento”, a delimitação desta imagem no dialogismo entre forma e conteúdo. A proposta aqui é impregnar esses espaços de significados outros, presentes nos nexos afetivos e de memória entre os representados e quem os observa. E são estes espaços outros, os espaços heterotópicos anunciados por Foucault, que articulam representação, semelhança, afeto e memória no intento de relatar fragmentos de um imaginário, pessoal e coletivo, povoado por tão distintos personagens. Personagens estes que aqui retratados me remetem à vida urbana, com suas dimensões sociais e culturais, e suas implicações na construção da minha memória afetiva com cada um deles. Longe da pretensão de ser um senso imagético da experiência comum em um recorte espaço temporal, proponho apenas a partilha deste sensível, do reconhecimento desta sócio- urbanidade, onde a questão anônimo x famoso cada vez mais se funde e se confunde", explica Aline sobre a exposição.

A Pintora:
Aline Castella, nascida em 1980 em Petrópolis, é artista visual e cineclubista. Seu trabalho multiplataforma explora os dialogismos entre manipulações digitais, projeções e objetos, tendo o corpo humano e as tensões presentes nas bordas das relações sociais como tema ou fio condutor discutindo presença, ausência , permanência e memória. Formada em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, vem organizando e participando de exposições, mostras coletivas e eventos culturais transversais desde 2001 em Petrópolis e no Rio de Janeiro. Atualmente, faz a direção de Arte do documentário 1.9.6.2- O ano do Saque de Rodrigo Dutra e Victor Ferreira, rodado em Duque de Caxias e prepara sua segunda exposição individual, intitulada CLOSURE#1 prevista para novembro de 2012.""Com minha pesquisa focada nas intersecções entre Pintura e Vídeo, foi inevitável não se envolver com o audiovisual, organizando desde 2008 exibições públicas de cinema e oficinas de Cinema de Animação", afirma a artista.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

INMETRO INICIA AFERIÇÃO DE RADARES NO MUNICÍPIO

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) iniciou nesta terça-feira (30) a aferição dos radares instalados no município. A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) começou o processo de montagem do equipamento no dia 21 de setembro, por meio da empresa Serget, vencedora do processo licitatório.

O departamento de engenharia de trânsito da Companhia realizou estudos de contagem de tráfego que apontaram os dez locais mais críticos em número de acidentes e potencial de risco, utilizando fatores como velocidade e proximidade de área escolar. A Estrada União e Indústria foi a via que mais registrou ocorrências em 2011, com um total de 530, seguida da Avenida Barão do Rio Branco, com 107 no mesmo período.

“Alguns dos radares já operam em fase de testes e após a aferição do Inmetro, vamos aguardar entre sete e quinze dias para a divulgação do laudo do Instituto, para que os equipamentos comecem a operar formalmente”, adiantou o presidente da CPTrans, Rosano Kronemberger.


Já foram instalados quatro pontos de fiscalização na Avenida Barão do Rio Branco, dois na Rua Washington Luiz, além da Rua Monsenhor Bacelar, Avenida Ipiranga, e as estradas do Loteamento Samambaia e José Carneiro Dias, em Cascatinha, com um local de monitoramento cada. Restam apenas as instalações em sete pontos, que serão distribuídos pela Estrada União e Indústria, entre Corrêas, Itaipava e Nogueira.

PROFESSOR LEANDRO ANTÔNIO RODRIGUES LANÇA LIVRO NESTA QUARTA-FEIRA

MUSEU IMPERIAL MUDA HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO NA PRÓXIMA SEMANA

Instituição irá abrir na segunda-feira, com entrada franca, devido ao Dia Nacional da Cultura



Em homenagem ao Dia Nacional da Cultura, 05 de novembro, o Museu Imperial/Ibram irá abrir na data, apesar de ser uma segunda-feira, dia em que normalmente está fechado. Na data, a entrada será gratuita para todos os visitantes.

Em virtude da abertura na segunda, o Museu não terá visitação na terça-feira, 06 de novembro. O fechamento será necessário para que a equipe possa realizar as atividades de limpeza e manutenção, que, regularmente, não executadas às segundas-feiras.

Para mais informações, acesse www.museuimperial.gov.br ou entre em contato pelo telefone (24) 2245-4668 ou pelo e-mail mimp.promocao@museus.gov.br.

SERVIÇOS
Museu Imperial/Ibram/MinCEndereço
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Alteração no funcionamento do Museu Imperial
05 de novembro, segunda-feira: aberto à visitação, das 11h às 18h, com entrada franca
06 de novembro, terça-feira: fechado à visitação para limpeza e manutenção
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

POKER/PEC BUSCA MANTER A LIDERANÇA DO ESTADUAL SUB-20 CONTRA O CAER

O Campeonato Estadual Sub-20 de Futsal segue equilibrado, o Poker/PEC, líder da competição, não pode nem pensar em tropeçar se quiser manter a liderança. Nesta quarta-feira, dia 31 de Outubro, a equipe enfrenta o CAER, às 21 horas, no ginásio do Social Olímpico Ferroviário, em Três Rios.

Para se ter uma ideia do equilíbrio do torneio, os quatro primeiros colocados estão separados por diferenças de apenas um ponto: Poker/PEC (19 pontos), Flamengo (18), Vasco (17) e Botafogo (16), todos com oito jogos. Ou seja, um vacilo pode fazer a equipe sair da liderança para a quarta colocação. O CAER é o último colocado, ainda sem pontuação.

Segundo Luizeto, um dos destaques do elenco, a situação do adversário, que não tem mais pretensões de classificação, serve de alerta para os jogadores. Afinal, a responsabilidade na partida é toda do Poker/PEC. "Todos apresentam motivação em dobro para vencer o líder. E o adversário não tem nada a perder. Além disso, vamos jogar na quadra deles, que tem dimensões menores e deve ser mais uma dificuldade para o nosso time", ressalta.

Para Luizeto, o time deve tomar muito cuidado, já que esta equipe não foi uma presa tão fácil no jogo de ida, em Petrópolis."Eles têm um contra-ataque muito rápido. Costumam jogar fechados e sair com muita velocidade".

SINDICATO REALIZA CURSO SOBRE MOTIVAÇÃO DE EQUIPES PARA O COMÉRCIO DA CIDADE

O evento aconteceu segunda-feira na sede do Sicomércio


O Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis realizou, nesta segunda-feira, o curso “Motivando Sua Equipe para Encantar o Cliente”. O encontro, ministrado pelo psicólogo e psicoterapeuta Rui Stockinger, deixou o auditório do Sicomércio lotado, com a presença de mais de 60 gestores e vendedores. O objetivo foi destacar e conscientizar os participantes sobre a importância da motivação da equipe para melhorar os resultados.


De acordo com o instrutor, o evento serviu para capacitar e fazer com que as pessoas valorizem os mecanismos da motivação. Foram abordadas as necessidades humanas básicas, a motivação intrínseca e extrínseca; como mobilizar e alimentar a autoestima das pessoas e equipes; manejar conflitos; as mudanças necessárias para entusiasmar a equipe; delegação e acompanhamento; reconhecimento e valorização; e cooperação, inovação criativa e resultados – partilhando as conquistas.


“Com isso, esperamos que as empresas consigam conquistar um bom clima, de forma que o cliente perceba uma melhor qualidade no tratamento pessoal e no atendimento das lojas da cidade”, afirmou Stockinger. “A motivação tem uma influência muito grande em diversas áreas, inclusive na disposição das pessoas”, ressaltou.


Durante a palestra, ele ainda falou sobre fatores que podem atrapalhar, como o perfeccionismo e a dificuldade de auto-reconhecimento. Rui Stockinger ressaltou ainda que o desenvolvimento de qualquer negócio não se dá apenas aproveitando as oportunidades que aparecem. “É sempre necessário criar as oportunidades. Não adianta ficar pensando no porquê do movimento estar fraco, sem pensar em uma solução para resolver o problema”, ressaltou.


O Sicomércio realizará um novo curso de treinamento no próximo dia 12, sobre Gestão de Vendas e da Clientela na Perspectiva da Qualidade, também ministrada por Rui Stockinger. As inscrições já estão abertas. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2237-0806 (falar com Vanda ou Rose). Os dois eventos têm o apoio da empresa Gestão Connection.






MAIS BELEZA E ESTILO PARA AS PETROPOLITANAS EM ITAIPAVA

A Loja Joaquina, que funciona no Shopping Estação Itaipava, está ampliando seu poder de beleza! Já acostumada a ultrapassar as barreiras do convencional, a loja agora aposta em mais um empreendimento: Salão de beleza.

A proprietária da LOJA, Manoela Salgado, já dava dicas de roupas, estilo e maquiagem na loja, e agora, resolveu colocar na prática, todas as técnicas que já passava às clientes. A aquisição ocorreu em outubro, em parceria com a Empresária Sônia Pereira. Para iniciar com bons atrativos, todas as terças e quartas-feiras, vão ser dias de promoção. A grande novidade é que quem chegar no salão vai poder contar com a ”Assessoria de Estilo”, onde as clientes vão poder receber dicas de “looks”, corte de cabelo, tendências... e até uma ajuda em como combinar tudo isso com um bom figurino, tudo isso agora, no “Estação da Beleza”.



Serviço:
Loja Joaquina e Estação Beleza: Shopping Estação Itaipava
Endereço: Estrada União e Indústria, 11000
Segunda: Fechado
Terças: 14h as 20h
Quartas e Quintas: 10h as 20h
Sextas e Sábados: 10h as 22h
Domingos: 10h as 20h



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DOMINGO É DIA DE CONCERTO GRATUITO NO MUSEU IMPERIAL

Estarão disponíveis a partir desta terça-feira, 30 de outubro, os convites gratuitos para o VI Concerto da Temporada 2012 com o Conjunto Anima e Cuore, da Universidade Católica de Petrópolis. A apresentação acontece no domingo, 04 de novembro, às 16h, no Cine Teatro Museu Imperial.

O programa do concerto será composto por grandes obras da música erudita, sob regência do maestro Antônio Gastão. Os ingressos podem ser retirados das 11h às 17h30, na bilheteria do Museu Imperial.

O conjunto Anima e Cuore da UCP foi fundado em novembro de 1986 e já realizou centenas de apresentações. Formado por alunos e ex-alunos bolsistas da universidade, possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco.

Desde sua fundação, é dirigido pelo maestro Antônio Gastão, que é graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música, e teve sua formação musical aperfeiçoada sob a orientação de diversos professores: estudou Composição com Geraldo Vespar e Guilherme Bauer, Regência com Gilberto Bittencourt e Carlos Alberto Figueiredo, Técnica Vocal com Eládio Pérez-González e Harmonia da Música Popular com Jan Guest.

SERVIÇOS
VI Concerto da Temporada 2012, com o Conjunto Anima e Cuore da UCP
Data: 04 de novembro de 2012, domingo, às 16h
Local: Cine Teatro Museu Imperial
Entrada franca, mediante retirada de ingresso na bilheteria do Museu

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

"PAELLA AO VIVO" EM NOVEMBRO

O encontro será realizadono dia 03 de Novembro á partir de 13h no Bistrô da Pousada Chalés Sainte Monique, em Itaipava. Uma boa oportunidade para reunir os amigos, “jogar conversa fora”, beber uma boa cerveja ou vinho, e saborear uma deliciosa paella de frutos do mar.

E depois, pra finalizar o dia, ainda tem o famoso cafezinho com bolo quente da Luciane. Lembrando que é  importante fazer a reserva. O prato é dimensionado em função do número de pessoas que estarão presentes.

CONHECENDO A "PAELLA"

A Paella surgiu na Espanha no século XV, na região de Valência, situada na costa leste. Os camponeses saiam para trabalhar no campo levando apenas arroz, óleo de oliva e sal. Usavam para cozinhar uma panela redonda, raza, com 2 alças, a qual chamavam de "Paella". O formato facilitava o cozimento do arroz e dos ingredientes, por ficarem distribuidos por igual. Atualmente esta panela também é conhecida como "paellera", principalmente para diferenciar o utensílio do prato.

Além do arroz eram adicionados ingredientes típicos do campo, tais como carne de caça, principalmente lebre e coelho, vagem e ervilhas. O ingrediente que mais caracteriza a Paella é o açafrão - especiaria retirada de uma flor, que dá ao arroz o colorido amarelado. Em qualquer das suas formas a Paella é um prato requintado, trabalhoso na sua confecção, elaborado nos detalhes do seu preparo e de dar água na boca pelo seu visual e sabor. Dizem que o nome Paella surgiu do hábito dos camponeses, que após longos períodos no campo, ao chegarem saudosos das suas esposas preparavam esse delicioso prato "Para ella".


SERVIÇO:






Local: Bistrô da Pousada Chalés Sainte Monique (www.saintemonique.com.br )
Endereço: Estrada João de Oliveira Botelho n° 101 - Santa Mônica - Itaipava - Petrópolis – RJ
Tel.: (24) 2222-8000
Valor: R$55,00 por pessoa

UCP REALIZA PALESTRA-AULA GRATUITA COM O JORNALISTA ALBERTO DINES

A Universidade Católica de Petrópolis e a Casa de Stefan Zweig convidaram mais de setenta professores da rede pública e privada para uma palestra-aula do jornalista Alberto Dines sobre a biografia do escritor austríaco.

O evento acontece nesta quarta-feira às 13h, no salão nobre do campus da UCP na Rua Benjamin Constant, n°213, e é aberto ao público, com entrada franca. O objetivo é levar Zweig para a sala de aula, mostrando sua obra e importância mundial.

Dines é autor de “Morte no Paraíso, a tragédia de Stefan Zweig”, considerada a mais completa biografia sobre Zweig. Ele viveu exilado em Petrópolis há mais de 70 anos junto com a mulher, Lotte, na Casa que hoje abriga a entidade sem fins lucrativos presidida por Dines. No local, funciona o Museu Casa de Stefan Zweig (Rua Gonçalves Dias, 34, Valparíso) aberto à visitação de sexta a domingo de 11h as 17h. O encontro desta quarta-feira também marca o início de um termo de cooperação entre a Casa Stefan Zweig e a UCP. No final da palestra, a jornalista Kristina Michahelles fará um passeio virtual no site da organização www.casastefanzweig.org

SERVIÇO:

domingo, 28 de outubro de 2012

AGRADECIMENTO DE BERNARDO ROSSI À SEUS ELEITORES

"Agradeço a cada uma das 68.469 pessoas que acreditaram em minhas propostas e plano de governo e que depositaram em mim a confiança para uma cidade melhor. Agradeço aos partidos aliados que somaram forças, ideias e ideais em prol de uma Petrópolis melhor. Agradeço às lideranças do PMDB que empregaram confiança em meu nome como candidato do partido.


Continuo meu mandato de deputado estadual trabalhando em prol de nossa cidade. São mais de 80 projetos e 60 indicações apresentadas que estão em curso, em votação. São ações voltadas para a melhoria no Estado do Rio e sempre pensando no bem de Petrópolis.


Independente de questões partidárias, o governador Sérgio Cabral sempre se colocou acima das decisões nas urnas para trabalhar por Petrópolis e assim continuará cumprindo seu compromisso com o Petropolitano. O vice-presidente da República Michel Temer também mantém a palavra de ordem que foi levada ao máximo em minha campanha: parceria com o governo federal. E meu mandato está, como sempre esteve, à disposição dessas parcerias pelo bem de Petrópolis."

Bernardo Rossi
(através de sua Assessoria de Imprensa)

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

OUTUBRO ROSA - “SAÚDE DA MAMA: UMA NOVA CAMINHADA”

Falta pouco para o momento mais aguardado da campanha contra o câncer de mama

Após um mês de campanhas preventivas, palestras e eventos voltados para a conscientização da detecção precoce do câncer de mama, chegou o ponto alto do Outubro Rosa: a famosa caminhada pelas principais ruas da cidade. Esta é a 4° Edição da campanha que é organizada pela Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, e a expectativa é que mais de cinco mil pessoas pintem de rosa o Centro Histórico de Petrópolis.


O evento será realizado no dia 27 de Outubro às 14h, a concentração é na Catedral São Pedro de Alcântara e, acompanhando o público, carros de som tocarão “Meu Mundo Novo”, tema musical escrita pelo compositor Marco Aurêh especialmente para a campanha de 2012. A inspiração surgiu da própria história de vida do músico, que enfrentou um caso de câncer na família.

A produção da música contou com o apoio da Fábrika de Sons, Casa de Cultura Raul de Leoni e da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis. A versão foi gravada na voz de Nívea Seabra com Marco Aurêh nas flautas, coro, arranjos e produção musical, André Mendes nos teclados, Henrique Verleum no baixo e Dino Fernandes na bateria. A gravação foi feita por Kadu e a mixagem/masterização, por Gargamel.

Homens, mulheres e crianças de todas as idades vão sair da Catedral São Pedro de Alcântara (sentido Centro Histórico), atravessar a Rua Imperatriz, chegar até a Rua Imperador, se encaminhar até a Rua Dr. Nelson Sá Earp e finalizar o trajeto na Praça da Liberdade.

A cada ano, a adesão ao Outubro Rosa é maior, pessoas de diferentes segmentos da sociedade, independente de cor, crença ou sexo, se unem para alertar a população para a realidade atual do câncer de mama (que é cruel) e a importância do diagnóstico precoce da doença para que o tratamento tenha maior eficácia e possibilidade de cura. O objetivo da APPO é divulgar, de modo simples, verdadeiro e muito feminino, formas de conscientização para ajudar na luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. A campanha começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês se tornou nacionalmente e, em seguida, internacionalmente, voltado para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Para solicitar uma palestra ou para obter mais informações sobre os eventos que compõem a programação do Outubro Rosa, os interessados devem procurar a sede da APPO – Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos que fica localizada no Shopping Alberto Pereira Dias, à Rua Teresa, nº 608 – salas 231 e 232 Alto da Serra – Petrópolis/ RJ, ou entrar em contato através do telefone (24) 2242-0956, do site WWW.appo.org.br ou ainda pelo e-mail appo@appo.org.br.


TEMA 2012: “Meu Mundo Novo” (Ao OUTUBRO ROSA)
Letra e Música: Marco Aurêh

“Quando Você Pensa
Que A Vida Te Passou Pra Trás
Que Já Não Há Mais Esperança
É Nessa Hora Que Você
Mais Precisa Acreditar

Acreditar Nos Céus / Acreditar Em Você
Acreditar No Seu Deus / E Enfim Renascer

Pois Nunca É Tarde Para Ser Feliz
Nunca É Tarde Para Viver
Nunca É Tarde Pra Sonhar
Nunca É Tarde Para Amar

Eu Amo / Eu Amo
O Que Eu Sou / O Que Eu Serei
Eu Amo / Eu Amo
O Que Meu Mundo Será
Amor”

 






SERVIÇO
“Saúde da mama, uma nova caminhada 2012”
Data: 27 de Outubro de 2012 às 14h
Local da saída: Catedral São Pedro de Alcântara
Rua São Pedro de Alcântara, n° 60
Centro – Petrópolis/ RJ

Trajeto da caminhada: Rua São Pedro de Alcântara, Rua Imperatriz, Rua Imperador, Rua Dr. Nelson Sá Earp e Praça da Liberdade.

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OS MESTRADOS DA UCP

A Universidade Católica de Petrópolis está com as inscrições abertas para seus mestrados em Direito, Educação e Psicologia, além do doutorado em Educação. Todos possuem o reconhecimento da Capes e um corpo docente composto por doutores em suas áreas. As inscrições para o Mestrado em Direito terminam no próximo dia 31. Já as inscrições para o Mestrado em Educação, Psicologia e o Doutorado em Educação ficam abertas on line até o dia 30 de novembro. As instruções para a documentação e para o processo seletivo estão em www.ucp.br

É a primeira vez que Petrópolis tem uma oferta recorde de mestrados e um doutorado ao mesmo tempo. Ao todo, quatro mestrados da UCP e um doutorado estão com processo de inscrição (o curso mais novo, Mestrado em Engenharia Engenharia, abre inscrições agora em novembro). Com essas ofertas, a UCP espera modificar a qualificação acadêmica e de mão-de-obra na região. Entre 2 e 4 anos serão psicólogos mestres, engenheiros mestres, mais educadores mestres ou doutores e advogados mestres atuando no mercado e com um aprimoramento condizente com os grandes centros.

Mestrado em Engenharia - Com um projeto inovador com o nome de Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia, o mais novo stricto sensu da UCP já se encontra no site da Instituição e terá o objetivo de qualificar profissionais para o próprio mercado de trabalho, aprofundando a sua base tecnológica e a sua capacidade de gestão dos problemas de engenharia, capacitando-os a propor soluções inovadoras e a transformar o conhecimento adquirido em tecnologia de ponta. De acordo com o coordenador do curso, professor doutor Demerson Nunes Gonçalves, este Mestrado, como qualquer outro stricto sensu, possui o perfil de pesquisa, mas o seu foco será aplicá-las mais rapidamente no mercado, trazendo benefícios imediatos para a sociedade e para as empresas que esperam qualificar seus profissionais. “Essa ideia de Sistemas de Engenharia é inédita na região e temos a certeza de que irá beneficiar o desenvolvimento econômico local com a capacitação de seus profissionais”, disse o professor Demerson.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

COMAC REALIZA II FEIRA DO LIVRO COM PREÇOS A R$1,00 E R$ 2,00

A COMAC, Comissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis, através da Escola Germano Valente, está realizando nesta quinta-feira a "II Feira do Livro a R$ 1,00 e R$ 2,00", em parceria com Edinea Carvalho. Esta é mais uma iniciativa de incentivo a prática da leitura entre os alunos  que, ao longo do ano, desenvolveram projetos sobre os autores Ziraldo, Mário Quintana, Cecília Meirelles e agora no 4º bimestre, Vinicius de Moraes.

As atividades culturais abrangem desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. Toda a escola se transforma num fantástico mundo literário, incentivando, através de saraus, de teatros e de cantigas de roda a prática à leitura, o acesso ao livro. A II Feira do Livro é realizada em parceira com Edinea de Carvalho, que é responsável pelo projeto “Desenvolvendo Leitores”, que disponibiliza dos livros a baixo custo para os alunos. “Esta parceria com a Edinea, pelo segundo ano consecutivo é muito importante para a nossa escola, em especial para nossos alunos, que passaram a ter mais gosto pela leitura, disse Sonia Damico, Diretora Geral da Escola Germano Valente.


A COMAC está em busca de parcerias para que em 2013 a feira tenha mais exemplares e abranja outras categorias literárias. “ Uma escola de sucesso pode ser avaliada por sua capacidade de promoção da leitura entre seus alunos” concluiu Fernanda Ferreira, Presidente da COMAC. Os livros estarão sendo vendidos a R$ 1,00 e R$ 2,00, preços acessíveis aos alunos e nesta sexta-feira, dia 26,acontece das 10 às 15 horas, na sede da Escola – Rua Dr. Sá Earp, 88.

MUSEU FAZ PALESTRA SOBRE A IMPERATRIZ D. AMÉLIA NO ANO DE SEU BICENTENÁRIO

Em 2012, é comemorado o bicentenário da segunda imperatriz do Brasil, d. Amélia de Leuchtenberg, nascida em 31 de julho de 1812. Em homenagem à data, o Museu Imperial/Ibram irá receber a professora Claudia Witte, que concederá a palestra “A imperatriz e a rosa”, no dia 31 de outubro, às 19h.

A apresentação irá abordar a vida de d. Amélia, suas relações com diversas casas reinantes do século XIX e o histórico de diversos objetos que hoje se encontram no Museu Imperial. O título da palestra faz referência à Ordem da Rosa, condecoração criada pelo imperador d. Pedro I por ocasião de seu casamento com d. Amélia, sua segunda esposa, em 02 de agosto de 1829.

“O Brasil teve apenas três imperatrizes, sendo d. Amélia sempre a menos conhecida delas por ter passado pouco tempo no Brasil. No entanto, acompanhou acontecimentos importantes do final do primeiro reinado, deixou obras que existem ainda hoje e influenciou seu enteado d. Pedro II através de intensa correspondência ao longo de toda sua vida”, lembrou Claudia Witte. Realizada em parceria com o Instituto Histórico de Petrópolis, a palestra será gratuita.

O evento acontecerá no Cine Teatro Museu Imperial, que possui entrada pelo Bosque do Imperador (antiga Praça do CENIP, nos fundos do Museu). Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2245-4668 ou pelo e-mail mimp.promocao@museus.gov.br.








SERVIÇOS:

Palestra “A imperatriz e a rosa”, com Cláudia Witte
Data: 31 de outubro de 2012, quarta-feira, às 19h
Local: Cine Teatro Museu Imperial - Bosque do Imperador, s/n, Centro, Petrópolis (antiga Praça do CENIP, nos fundos do Museu).
Entrada franca

POKER/PEC ENFRENTA O PIRAÍ NA BUSCA PELA LIDERANÇA

A equipe do Poker/PEC, atual líder do Campeonato Estadual Adulto de Futsal, tem um confronto direto valendo a ponta da competição. O adversário é o Piraí, vice-líder, às 19h30, no Ginásio da UCP, no Bingen.

Com 13 pontos em cinco jogos, o Poker/PEC precisa ao menos empatar para se manter na liderança da tabela. Já o time do Sul-Fluminense tem 12 pontos e um jogo a mais e,se vencer, ultrapassa a equipe serrana em pontos ganhos e diminui a diferença em pontos perdidos.

Ou seja, trata de um dos confrontos mais importantes na busca pela primeira colocação geral na fase de classificação, o que garante vantagem nas fases posteriores. O único empate do Poker/PEC até o momento foi justamente contra o Piraí, no 1° turno.

O grupo parece ter plena consciência do desafio, mas promete apresentar a mesma postura vista nos jogos até agora. O pivô Sixel ressalta que deve ser um confronto com características bem diferentes da partida contra a ADDP. "Temos de estudar a atitude deles em quadra. Não podemos sair para decidir o jogo de cara. Mas o time está bem focado. Na verdade, temos a mesma concentração quando enfrentamos o Botafogo, a ADDP ou o Piraí. Por isso, os resultados estão surgindo naturalmente",explica.

Sacha, autor de 2 gols no último jogo, também acredita que esta partida será uma das mais complicadas do Estadual, mas ressalta o fato de jogar em casa. "A gente sabe que vai ser muito difícil enfrentar o time deles, que está bem ajustado em quadra. Mas o jogo será na nossa casa e temos que tentar impor o nosso ritmo".

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ALUNOS DE PROJETO SOCIAL REALIZADO PELA GE CELMA E SESI PARTICIPAM DE TORNEIO DE JUDÔ

O projeto Núcleo Petropolitano de Judô, realizado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, atende 52 crianças e adolescentes que têm entre 7 e 15 anos Petrópolis, 24 de outubro de 2010 Um torneio realizado no SESI Petrópolis no último sábado (dia 20 de outubro) marcou a primeira exibição pública de alunos do Projeto Núcleo Petropolitano de Judô, que há um ano é patrocinado por meio de parceria entre a GE Celma e o SESI.

As aulas são ministradas pelos professores Marcus Vinícius Vogel e Eliana Garro e beneficiam 52 crianças e adolescentes que têm entre 7 e 15 anos. No torneio, que contou com a presença de pais e responsáveis dos alunos, o grupo participou de competições e demonstrações organizadas pela equipe técnica do projeto. Também houve entrega de faixa e certificado para os que realizaram teste de graduação no mês de setembro.

Sobre o tatame montado na quadra do SESI Petrópolis, o brilho nos olhos dos alunos deixava claro que o evento representava bem mais para o grupo do que boa parte do público podia imaginar. Moradores de uma área carente do bairro Duarte da Silveira, eles encontraram no judô não apenas uma atividade física: a arte marcial lhes garantiu mais disciplina, responsabilidade e melhorou o relacionamento de todos com a família e os amigos. “O projeto contribui diretamente para a formação destes jovens”, atesta a coordenadora de desenvolvimento de Projetos do Sistema FIRJAN, Simone Klein.

Jeferson Luis da Rosa e Luana Paladino Neves da Rosa, pais de Caio, de 12 anos, Cauê, de 6, e Miguel, de 2 anos, reconhecem a importante contribuição do projeto. Os dois, que, no início, resistiram à ideia de levar os filhos para as aulas de judô na sede da Associação de Moradores do bairro, agora não imaginam a vida deles sem a arte marcial. “O Caio sempre foi uma criança muito dispersiva. Não fazia o que pedíamos, não queria saber dos deveres da escola. Quando me disse que queria ir para o judô, eu disse que não. Só cedi depois de muita insistência dele e do pessoal da Associação de Moradores. Hoje percebo o quanto essa decisão foi acertada”, revela Luana, orgulhosa do primogênito.

O pai enumera as mudanças no dia-a-dia da família. “Caio amadureceu. Ficou mais responsável. Hoje organiza o próprio dia, faz os deveres de casa e melhorou muito na escola. Antes, suas notas eram sempre perto da média. Hoje, no boletim, vejo só nota 8, nota 9. Nunca imaginei que o judô pudesse gerar tantas mudanças”, reconhece ele, que já começou a levar também o filho do meio, Cauê, para as aulas. “Hoje somos os maiores incentivadores”, revela.

Aos 10 anos, Gabriela Brusdzenski Thomaz também mudou depois do judô. A avó, Ana Lúcia Brusdzenski, com quem a criança mora desde a morte do pai, se emociona ao falar da prática do esporte. ”A Gabi era muito desatenta e tinha dificuldades para se relacionar com os amigos. Com o judô ficou mais extrovertida e disciplinada. Não perde um dia de aula. Quando a olho no tatame fico pensando que eu a mãe dela ainda vamos vê-la representando o Brasil em competições internacionais”.

Depois de assistir as apresentações dos alunos do projeto, o presidente da GE Celma, Júlio Talon, disse estar orgulhoso. “Mais do que o futuro do esporte brasileiro, este aqui é o futuro do país. Tenho muito orgulho de fazer parte de tudo isso. Que essa parceria entre a GE Celma e o SESI sirva de exemplo e se perpetue, dando oportunidades a outros jovens”, disse, antes de receber de presente um quimono, entregue por alunos do projeto.

Secretária da Associação de Moradores do São João Batista, Adriana Moura diz que, além de dar ao grupo espírito esportivo, o projeto Núcleo Petropolitano de Judô garantiu a todos noções de limite, respeito e solidariedade. “Não vemos mais crianças brigando na rua, desrespeitando as pessoas, tirando notas baixas. Pelo contrário. Esses moradores nos enchem de orgulho e de esperança. Um trabalho como esse pode e deve ser multiplicado. O projeto e seus resultados estão aí, para quem quiser ver”, comemora.

O Projeto Núcleo Petropolitano de Judô – Duarte da Silveira está enquadrado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte LIE nº 11.438/06, onde as empresas tributadas pelo lucro real podem utilizar até 1% do Imposto de Renda devido para financiar projetos esportivos.

"CINDERELA BRASILEIRA" NO TEATRO AFONSO ARINOS

Espetáculo, que leva conto popular para o teatro, será encenado na próxima semana

“Porque o mar tanto chora?”. A pergunta, que desperta a curiosidade de crianças e adultos, é o título de um dos contos registrados por Sílvio Romero na obra “Contos Populares do Brasil”, que, adaptado ao teatro, será encenado no dia 31 de outubro (quarta-feira), no palco do Teatro Afonso Arinos, no Centro de Petrópolis, como parte da programação do SESI Cultural.

A história, que, no nordeste é mais conhecida como “A Cinderela Sergipana” é contada e interpretada por Marcia Frederico e Diego Braga, que encarnam os mais de 12 personagens da peça. A apresentação começa às 15h. Os ingressos já estão à venda e custam R$ 10. Na história lírica não falta criatividade e, é claro, muito bom humor.

A história é de uma princesa, Maria do Brasil, que nasce com uma cobra enrolada no pescoço. Esta, além de sua irmã, é sua melhor amiga e é quem lhe ajuda a se desvencilhar de um rei feio, estranho e rabugento que quer casar com ela. Fugas, viagens para reinos distantes, bailes de Carnaval e príncipes apaixonados fazem parte do desenrolar da narrativa. E, ainda, uma referência à “Nêga Fulô”, personagem tema do poema de Jorge de Lima.

Como o universo em que se passa a história é o mar, a estética usada pela direção do espetáculo é a da praia: guarda-sol enfeitado, barquinho de casca de coco, cangas de praia adereçadas para a transformação dos figurinos, folhas e cascas de palmeira para a coroa do rei e a rede, que vira o trono da rainha do mar.

SERVIÇO
Evento: Espetáculo A Cinderela Brasileira
Local: Teatro Afonso Arinos (Praça Visconde De Mauá, 305, Centro
Dia: 31 De Outubro
Hora: 15h
Ingressos: R$ 10



POKER/PEC PERDE A INVENCIBILIDADE NO ESTADUAL SUB-20

O Poker/PEC teve seu primeiro resultado negativo no Campeonato Estadual de Futsal Sub-20. Nesta terça-feira, o time foi derrotado pelo Botafogo, de virada, por 2 x 1 (André (contra) e Zé Carlos para os alvinegros, Igor para os petropolitanos), no Ginásio da UCP,em Petrópolis.

Mesmo com a derrota, o Poker/PEC continua na liderança da competição, com 19 pontos em oito jogos. Na próxima rodada a equipe serrana enfrenta o CAER, em Três Rios. O jogo contra o Botafogo teve um panorama bem parecido com os demais. O Poker/PEC tinha mais volume de jogo e buscava abrir logo o marcador. Igor fez o primeiro, dando a falsa impressão de que o time iria colher mais uma vitória na competição. Mas, ainda no primeiro tempo, os alvinegros empataram.

Na segunda etapa, brilhou a estrela do goleiro Rubens, do Botafogo, que operou alguns milagres em quadra e segurou o ataque petropolitano. E como quem não faz acaba levando, o Poker/PEC acabou sendo castigado em um contra-ataque, com Zé Carlos virando o placar.

"Fizemos um bom jogo. O goleiro do Botafogo fez uma partida excepcional e o ataque deles foi eficiente. É um campeonato equilibrado e temos de continuar focados, pois ainda teremos muitos jogos difíceis como este pela frente", lembrou Igor, autor do gol petropolitano.

O Poker/PEC teve a seguinte formação: André, Pedro Vargas, Alex, Kaufman e Luizeto. Entraram: Igor, Julio, Victor, Arílson e Diogo. Técnico: Ney Marcos.A arbitragem foi de Washington Feliciano e Gilvan Zeferino.