quarta-feira, 27 de julho de 2011

MÚSICA TRADICIONAL INDIANA NO PALÁCIO DE CRISTAL COM ENTRADA GRATUITA


Sangeet Ananda é a atração do projeto Som e Cristal do próximo sábado, dia 30 de julho, a partir das 18h no Palácio de Cristal, com entrada gratuita.

O Som e Cristal é um programa que foi criado pela Prefeitura Municipal de Petrópolis através da Fundação de Cultura e Turismo e que tem como intenção oferecer ao público local e turístico, apresentações de música popular e erudita, instrumental ou vocal, no ambiente mágico e acolhedor do Palácio de Cristal.

A atração do próximo sábado é o Sangeet Ananda, um projeto artístico-cultural, promovido pela Sociedade Sahaja Yoga em diversos países. A apresentação realizada no Brasil desde 2004 reúne artistas brasileiros e estrangeiros da Sahaja Yoga, que apresentam anualmente, a um grande e diversificado público, uma mostra da cultura milenar indiana.

No Brasil, o evento já percorreu 25 cidades, em nove Estados, com turnês que envolveram artistas brasileiros, argentinos, americanos, russos e indianos. Em 2008, o Sangeet Ananda, se estendeu até a Argentina, com apresentações em Buenos Aires e La Plata.

“O contato com a música indiana atua como facilitador no despertar de um potencial de alegria e paz que reside em cada um”, afirma Bruno Jatobá Descaves, violinista e produtor da apresentação.

Em Petrópolis será apresentada a Bhajans, que é um tipo de Música Tradicional Indiana cujas letras são cantadas em vários idiomas hindus. Existe uma série de estilos tocados tais como: Keherva, Qawwali, Drupak Taal e Bhajan taal.

A música na Índia tem origens ancestrais, pelo menos seis mil anos de trajetória, uma mistura da influência de várias culturas e civilizações. Os arianos, provenientes do ramo asiático da família indo-européia, ao atingirem o subcontinente indiano, levaram em sua bagagem conhecimentos e ritos posteriormente transcritos nos quatro Vedas, textos em sânscrito que compõem as escrituras sagradas do hinduísmo, contendo cada um deles seu próprio esquema declamatório.

A grande diversidade das tradições da Índia deu origem a uma variedade de instrumentos musicais. Alguns são tocados no solo, enquanto outros são usados como instrumentos para o acompanhamento dos solistas e bailarinos. Eles são amplamente classificados nas quatro categorias: cordas; vento; percussão e campainhas; e gongos e pratos.

Na Índia existem muitos tipos instrumentos de percussão. Dentre eles destaca-se o dholak, instrumento de percussão com dupla face e a tabla, um instrumento dividido em dois, uma parte aguda chamado daya e um grave chamado baya, tradicional no acompanhamento da música clássica indiana.

Toda a cultura indiana está fortemente arraigada na crença do espírito e da busca pelo crescimento espiritual, por isso é comum aos grandes artistas e virtuoses indianos dedicarem-se e agradecer aos mestres e gurus, que através dos ensinamentos lhes permitiram ter a conexão com a fonte da Inspiração.

A Sahaja Yoga, instituição que promove o show, organiza, incentiva, apóia e direciona esforços para oferecer atividades de cunho cultural, educativo e artístico. "Nós devemos saber que o único método para permanecer saudável consiste em nossa música, em nossos ritmos, em nossa dança", afirma Shri Mataji, líder da Sociedade e reformadora espiritual.

A apresentação vai contar com a presença dos instrumentistas Bruno Jatobá Descaves, violinista profissional e artista com vasta experiência, Svetlana Vladimirovna Brandi, pianista profissional formada pela Universidade de São Petersburgo/Rússia, e dos estudiosos da música indiana Marcelo Peluso na Tabla, Pedro Botafogo no Dolak e Geraldo Vasconcelos ao violão.

As melodias serão cantadas por Yulia Leonidovna Braga, cantora russa que estudou música indiana na filial da academia PKS Salve Prathistan/Rússia e Marcelo Valladares, artista do Sangeet Ananda que estudou música indiana na academia PKS Salve Prathistan/Índia.

O Palácio de Cristal fica localizado à Rua Alfredo Pachá, s/nº, Centro – Petrópolis/RJ. A entrada é gratuita, a censura livre e a duração da apresentação cerca de 1h30min.


PROGRAMAÇÃO
Introdução ao Bhajan (músicas típicas)
Ganesha Stuti
Bolo Adishakti
Mahamaya Mahakali
Vishwa Vandita
He Govinda

SOCIEDADE SAHAJA YOGA DO BRASIL

A Sahaja Yoga é um sistema de meditação que embora sendo simples e acessível a todos, permite encontrar a paz interior, o equilíbrio, e a auto-realização; enfim, possibilita a descoberta de uma dimensão insuspeitada dentro de cada um de nós, através do despertar de uma energia interior, até então adormecida.

A Sahaja Yoga foi desenvolvida pela grande líder e reformadora espiritual da Índia, Shri Mataji Nirmala Devi, que visitou o Brasil por quatro vezes, proferindo palestras gratuitas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador.

Shri Mataji iniciou o seu movimento de reforma espiritual na Índia em 1970 e desde então tem dedicado a vida à difusão de uma mensagem de amor e beleza, a Sahaja Yoga, pelo mundo inteiro.

A revolução espiritual desencadeada por Shri Mataji a partir da Índia difundiu-se por todo o mundo e seus ideais encontram-se hoje firmemente estabelecidos em mais de 100 países, sendo que em alguns deles como a Austrália e Rússia, a Sahaja Yoga tem sido adotada oficialmente como uma das disciplinas do currículo das escolas públicas em algumas cidades. Shri Mataji foi eleita "Personalidade do Ano" pela imprensa italiana em 1996. Em 1994 ela foi eleita como Membro Honorário da Academia de Ciências de São Petersburgo, na Rússia, uma distinção conferida a apenas onze pessoas, entre as quais, Einstein. Em 1996 e 1997 foi indicada como candidata ao Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho em Sahaja Yoga.

A prática da Sahaja Yoga produz a harmonia e o equilíbrio interior, podendo ser usada como um meio eficiente de combater o stress. Antes de tudo, porém, conduz o ser humano a reencontrar a sua grandiosidade e beleza, desenvolvendo as mais altas potencialidades humanas.

A Sahaja Yoga foi introduzida no Brasil a partir de 1989 e hoje possui grupos no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Vitória, Porto Alegre, São Luiz e Porto Velho.

Todas as atividades da Sahaja Yoga são gratuitas.

HISTÓRICO

Shri Mataji esteve quatro vezes no Brasil, em 1989, 1992, 1994 e 1995, visitando quatro capitais em nosso país: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador. Nestas cidades ela falou em auditórios com a presença de trezentas a mil e quinhentas pessoas. Todos estes eventos sempre tiveram entrada franca.

Em Brasília, Shri Mataji fez conferências no Gran Circo Lar em 1989, no Centro de Convenções em 1992 e no Teatro Nacional em 1994 e 1995. No Rio de Janeiro, na Escola de Música da UFRJ, em 1992, 1994 e 1995 e em Salvador, no Centro de Convenções, em 1992. Além disto, houve uma Conferência sobre Sahaja Yoga, sem a presença de Shri Mataji, no Centro de Convenções do Hotel Nacional do Rio de Janeiro, por ocasião da ECO-92.

Durante a sua visita ao Brasil em outubro de 1994, ela recebeu as chaves da cidade de Brasília e foi recebida em audiência pelo Ministro da Educação, Murilo Hingel. Durante última visita, em 1995, ela foi recebida pelo então Ministro da Justiça, Nelson Jobim, pelo Ministro presidente do Superior Tribunal de Justiça, Cunha Bueno, e pelo Secretário Executivo do Ministério do Planejamento, Andrea Calabi.

ARTISTAS PARTICIPANTES
Instrumentos
Viloino: Bruno Jatobá Descaves - violinista profissional e artista, com vasta experiência. O artista já percorreu o mundo se apresentado nos quatro continentes e foi condecorado com inúmeros prêmios internacionais como o Good Impression Prize: Shizuoka International Festival, Menção Honrosa: Marugane Castle Festival e Best Entertainer Prize: Shizuoka international festival.

Harmônmio: Svetlana Vladimirovna Brandi - pianista profissional formada pela Universidade de São Petersburgo, Rússia. Estudou dança e música indiana na filial da academia PKS Salve Prathistan em Toliathi, Rússia. A artista já participou de inúmeras apresentações do Sangeet Ananda.

Tabla: Marcelo Peluso - estudioso de música indiana
Dolak: Pedro Botafogo - estudioso de música indiana
Violão: Geraldo Vasconcelos – estudioso de música indiana

Vozes
Yulia Leonidovna Braga - cantora russa que estudou música indiana na filial da academia PKS Salve Prathistan, Rússia, onde fez diversas performances.

Marcelo Valladares – artista do Sangeet Ananda.Estudou música indiana na academia PKS Salve Prathistan, Índia.

FICHA TÉCNICA DA MONTAGEM
Produtor: Bruno Jatobá Descaves.
Técnico de som: Arthur Brandi
Cenógrafo: Marize Peluso
Iluminador: Cláudio Souza

Equipamentos: 8 pedestais (sendo 7 pequenos); 12 microfones (sendo pelo menos 1 sem fio); Mesa de som com mínimo 12 canais; disqueteira; caixas de som para retorno e PA; iluminação de palco. A cenografia é de responsabilidade do grupo Sahaja Yoga do Brasil.

SERVIÇO
Som e Cristal
Data: 30/07/2011 - Sábado
Horário: 18h
Local: Palácio de Cristal
Rua Alfredo Pachá, s/nº
Centro – Petrópolis/RJ
Entrada: Gratuita
Censura: Livre
Duração: 1h30

segunda-feira, 25 de julho de 2011

CHEGOU À TEMPORADA DE ESTUDO PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS

A segurança de um emprego garantido não é a única vantagem de prestar um Concurso Público. Apesar da estabilidade ser o principal atrativo para quem procura um concurso, há muitas outras vantagens. Um funcionário público contratado através de concurso terá uma boa remuneração, folgas nos feriados, além de outros benefícios tais como auxílio-alimentação e vale transporte.

As ofertas de vagas em todo o país são muito grandes, apenas em 2011, serão disponibilizadas cerca de 120 mil vagas no serviço público.

Para alcançar a vaga é fundamental organização, disciplina e dedicação. Concurseiros profissionais costumam buscar, além de estudos rotineiros em casa, cursos preparatórios presenciais e mais conteúdo didático pela internet.

Exatamente devido à grande concorrência nos concursos públicos e a dificuldade que muitos alunos tem de obter êxito, torna-se essencial fazer um curso preparatório para que o candidato aprenda o que é necessário estudar dentro de cada matéria, dicas e até mesmo técnicas de memorização.

De acordo com a Advogada Isabele Montovane Mota, no segundo semestre de 2011 as expectativas estão voltadas para a prova do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que para o nível médio oferecerá o cargo de Técnico Judiciário e a prova do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, para o cargo de Técnico Administrativo (nível médio).

Pensando na necessidade de aulas particulares para Concursos Público, Isabele se uniu a Michele Aparecida da Silva, Tabeliã Substituta e juntas ministram aulas com, valores acessíveis a toda a população. As matérias oferecidas são Direito Constitucional, Direito Administrativo, Português, Informática, CODJERJ, Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do RJ e Legislação do MPE.

“O conteúdo das aulas foi definido com base nas provas anteriores para os cargos oferecidos, focando nas partes mais cobradas de cada matéria e no edital dos concursos”, explicou Isabele.

Isabele explica que o método de ensino utilizado é o de aprendizado através de memorização. “Os professores buscam passar o conteúdo das matérias através de quadros de memorização, macetes, além de muitos exercícios, o que tornam a aulas muito dinâmicas”.

As aulas são realizadas duas vezes por semana, sempre as terças e quintas, com duração de 2 horas por dia.

Mais informações sobre as aulas particulares podem ser obtidas através dos telefones (24) 2233-2278, (24) 8825-0251 e (24) 8813-0371, ou ainda através do e-mail aulasparticulares2011@yahoo.com.br.

SERVIÇO
Centro Educacional Terra Santa
Rua Monsenhor Bacelar, 590
Valparaíso – Petrópolis/ RJ
(24) 2246-1061/ (24) 2242-0525
www.terrasanta.org.br

terça-feira, 19 de julho de 2011

BANDA TOKAIA NO FESTIVAL DE INVERNO DO TAMBOATÁ

Sábado, dia 23 de julho, a partir das 22h, o Tamboatá, club mais badalado de Itaipava, recebe a Banda Tokaia com o suporte do residente DJ Vitor Ventura.

Desde 1989, diversas formações fizeram a Tokaia. A procura por um objetivo comum resultou na formação atual: Ricardo Oliveira (vocal e guitarra), Ussiles “Urso” Nascimento (bateria e voz), Mariano San Roman (baixo e voz), Rogério “Chapolim” Vieira (trompete) e Arthur Milk (trombone). O objetivo em comum foi atingido: altíssima afinidade musical, conquistada ao longo de várias apresentações ao vivo.

A Tokaia sempre teve o ímpeto de conhecer novos lugares, tendo em abril de 1997 embarcado em uma turnê de três meses para Portugal com excelentes resultados, inclusive entrevistas em rádios, como a Rádio Festival de Porto. Desde então, vem abrindo shows para vários artistas de renome do Brasil e apresentando-se nos melhores espaços do Rio de Janeiro, São Paulo, Búzios, Nova Friburgo, Teresópolis, Juiz de Fora, Niterói, Itaboraí, Angra dos Reis, Rio das Ostras e inúmeras outras cidades, com idas e vindas de tirar o fôlego.

Além do trabalho pelo qual é conhecida, a banda lançou em 2007 um CD homônimo de canções autorais, co-produzido pelo renomado produtor do pop nacional Fábio Fonseca. Segundo a resenha da revista especializada Laboratório Pop "o disco acerta na receita pop/rock e adiciona ainda algum soul e baladas simpáticas na mistura. A Tokaia lembra um pouco a onda white soul de bandas como Maroon 5 e Jamiroquai, se destacando pelo pop enxuto e bem tocado, com gás para boas reprises no futuro."

O novo show assume o total compromisso com o divertimento e com a mistura saudável de estilos do pop/rock nacional e internacional e composições próprias, em um inacreditável repertório que vai dos anos 60 e 70 aos dias atuais.

Antes e após o show, quem comanda a pista é o residente, DJ Victor Ventura. O petropolitano, que despertou o interesse pela música em 1994 através do contato com amigos, atualmente segue a house music e suas vertentes.

Ventura é residente no Tamboatá, mas já passou por outros lugares badalados como: Club A (São Paulo/SP), Emporium (Nova Friburgo/RJ), Fest (Teresópolis/RJ), W100 (Juiz de Fora/MG), Baden (Barbacena/MG), Maze Lounge (Joinville/SC), tendo oportunidade de dividir cabine com nomes de peso internacionais e nacionais como: Michele Adamson, Dali, Electrixx, X-Noize, Milton Channels, El Kore, Gabe, Carlo Dallanese, Flow & Zeo, Leo Janeiro, Felguk, Bruno Barudi, Roger Lyra entre outros.

Sempre com carisma e técnica nas apresentações, Vitor Ventura agrada por onde passa, procurando uma integração entre a pista de dança e o dj.

O valor dos ingressos varia de acordo com a localização. A pista feminina custa R$15,00 (quinze reais) e a masculina R$25,00 (vinte e cinco reais), já o camarote feminino sai por R$25,00 (vinte e cinco reais) e o masculino R$45,00 (quarenta e cinco reais). As pessoas que adquirirem ingressos antecipados tem um fila exclusiva. 

A censura para a festa é de 18 anos e a capacidade da casa é de 650 pessoas na pista e 250 na área vip. O Tamboatá fica localizado à Estrada União Indústria, 12.360 – Itaipava – Petrópolis/ RJ e mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2222-5007 ou ainda nas mídias sociais Facebook (http://www.facebook.com/tamboata) e Twitter (http://twitter.com/tamboata).

TAMBOATÁ
Sábado, 23 de julho a partir das 22h
Estrada União e Indústria, 12.360
Itaipava – Petrópolis/ RJ
(24) 2222-5007 –
www.tamboata.com.br

Censura: 18 anos
Capacidade: 650 pista/ 250 área vip

Entrada:Pista feminina: R$ 15,00
Pista masculina: R$ 25,00
Camarote feminino: R$ 25,00
Camarote masculino: R$ 45,00

Reg Murray - Assessoria de Imprensa
regmurray.jornalista@gmail.com
(24) 2221-0987 / 9977-3646
(21) 8892-1549

Carla Coelho – Comunicação Livre
carlacoelho03@comunicacaolivre.com.br
(24) 2231-9707/ 9955-2730
(21) 9278-0555

ZÉ RICARDO, THIAGO LACERDA E VINÍCIUS MAGALHÃES ESQUENTAM A PISTA DO TAMBOATÁ

Sexta-feira, dia 22 de julho, a partir das 22h, o Tamboatá, casa de shows e pizzaria de Itaipava, apresenta o show de Zé Ricardo com participação do ator Thiago Lacerda atacando de DJ, com o suporte do residente DJ Vinícius Magalhães.
 
Zé Ricardo começou a chamar atenção no final dos anos 90 pela singularidade com que se expressa através das canções. Artista em constante ebulição, sua busca é por uma música fluente, intuitiva e sem rodeios. Zé Ricardo, seu CD de estréia, lançado em 1998, já apresentava melodias sofisticadas e um violão rítmico com influências do jazz, groove e samba, além de uma voz poderosa. Essa primeira aparição recebeu aplausos da crítica, que se encantou com a homogeneidade entre as harmonias complexas e a poesia simples e direta das canções.

Tempero, seu segundo álbum, foi lançado em 2002 e também muito elogiado. Ao contrário do anterior, que trazia grandiosos arranjos de metais e cordas, Zé optou por um caminho minimalista, com a base estrutural calcada em seu violão. Ricas harmonias, levadas de soul e funk misturadas a ritmos brasileiros deram a tônica do trabalho, em que ele assinou arranjos, produção musical e já mostrava o primeiro flerte com a música eletrônica. No terceiro CD e DVD de estréia, Zé Ricardo e convidados ao vivo (2005), fez um belo apanhado da trajetória até então, acompanhado de amigos como Djavan, Ed Motta e Sandra de Sá no palco.

A cada disco que lança, composição ou projeto em que se envolve, Zé se mostra um artista genuíno, com um olhar no futuro e sempre à busca de uma nova atmosfera para envolver e renovar a música que faz. A incessante evolução é irrigada pelo talento como instrumentista e pela capacidade de expandir o universo criativo em diferentes vertentes que a música oferece, expandindo as habilidades como compositor, cantor, violonista e produtor musical muito além de seu trabalho autoral. 

Com Toni Garrido e Sandra de Sá criou o projeto Música Preta Brasileira, que teve grande destaque em shows por todo o Brasil. Para o cinema compôs as trilhas sonoras dos filmes Garotas do ABC, do premiado diretor Carlos Reichenbach e Rosas, de Flávio Mendes. Assina ainda as músicas tema das peças Cócegas e Minha mãe é uma peça, dois grandes sucessos de bilheteria do teatro brasileiro, entre outros trabalhos. Nos últimos anos, vem sendo convidado também ao posto de diretor artístico de grandes eventos musicais, como o festival de música e cinema ao ar livre Open Air 2003 e 2004 no Rio de Janeiro e São Paulo, em que recebeu grandes nomes da MPB em jams sessions com sua banda. Em 2005, assinou também Open Air Lisboa. A partir daí, tornou-se diretor artístico do Rock in Rio, atuando na programação do Palco Sunset em duas edições do festival em Lisboa, 2008 e 2010 e uma em Madri também em 2010.

Atualmente concentra-se agora na curadoria do Rock in Rio Brasil 2011 e no lançamento do próximo álbum em Petrópolis. Com produção de Plinio Profeta, o álbum sintetiza a maturidade que sua obra atingiu: belas canções são enlaçadas em arranjos que valorizam cada nuance das melodias e experiências sonoras com elementos eletrônicos, instrumentos rústicos e até uma levada de samba construída com o digitar de uma antiga máquina de escrever Olivetti.

No show no Tamboatá o público vai conferir, além de canções próprias, algumas em parceria com Sandra de Sá e outras com o poeta Jorge Salomão. A canção “Samurai” de Djavan assim como “Jorge da Capadócia” de Jorge Ben Jor, ganham uma roupagem nova, moderna e contagiante. Seu arranjo para “Você”, sucesso de Tim Maia, mergulha no deep – soul e nos faz lembrar Marvin Gaye. O público também vai conferir sua releitura de “I got a woman”, sucesso na voz de Ray Charles, que vai fazer o show explodir provocando uma enorme interação com o público.

Toda essa emoção é acompanhada do ator Thiago Lacerda que ataca de DJ especialmente na noite petropolitana.

O ator da Rede Globo, que é um dos queridinhos das mulheres brasileiras, praticou natação dos três aos dezoito anos, e com isso ganhou cerca de 150 medalhas em diversos campeonatos. Seu primeiro grande papel na TV surgiu na minissérie Hilda Furacão, em 1998, tendo-lhe valido um contrato de dois anos com a Rede Globo e o prêmio de Ator Revelação nesse mesmo ano.

Em 1999, conseguiu o papel de protagonista em Terra Nostra, onde interpretava um imigrante italiano em busca de uma vida melhor no Brasil. Para isso teve de aprender o sotaque com um tio e foi para São Paulo para conhecer melhor a cultura dos imigrantes italianos. Para além do curso intensivo do idioma, aprendeu a tocar gaita e a dançar tarantella, esteve em festas típicas e conheceu bairros italianos da cidade, como a Mooca e o Bexiga.

Na novela Páginas da Vida, Lacerda, fez par romântico com a personagem da atriz Grazielli Massafera em seu primeiro trabalho em telenovelas. A aparição do casal na novela aumentou sensivelmente o ibope. Casado com a atriz Vanessa Lóes, eles têm dois filhos.

Isso tudo, com o suporte do residente DJ Vinícius Magalhães. Apaixonado por dance music, Magalhães iniciou sua carreira há 11 anos e possui um estilo variado com base na House Music, mostrando que mainstreem e underground podem andar juntos.

Regado a mash-ups ao vivo, acapellas, bootlegs, técnica apuradíssima e muita animação, seu set promete ferver a pista.

Já se apresentou em casas como: Nuth Lounge(RJ), Hard Rock Café (RJ), Euro Club (Itaipava - RJ), DC10 Club e Lounge (Três Rios - RJ), Zapata Mexican Bar (Itaipava - RJ) , Tamboatá (Itaipava - RJ), Tupâna Café (Te- resópolis-RJ), Parlatórium Music Lounge (Juiz de Fora – MG), Raro Chope- ria (Ouro Preto - MG), Wall Street (Vitória - ES) entre outras.

Vinícius tocou ao lado de grandes nomes nacionais e internacionais como: Feguk, Bruno Barudi, 2Fuel, David Tort, JD Davis, Electrixx e Kid Diesel.

Os ingressos estão à venda através do site www.tamboata.com.br. Os valores variam de acordo com a localização. A pista feminina custa R$20,00 (vinte reais) e a masculina R$25,00 (vinte e cinco reais), já o camarote feminino sai por R$35,00 (trinta e cinco reais) e o masculino R$45,00 (quarenta e cinco reais). As pessoas que adquirirem ingressos antecipados tem um fila exclusiva. 

A censura para a festa é de 18 anos e a capacidade da casa é de 650 pessoas na pista e 250 na área vip. O Tamboatá fica localizado à Estrada União Indústria, 12.360 – Itaipava – Petrópolis/ RJ e mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2222-5007 ou ainda nas mídias sociais Facebook (http://www.facebook.com/tamboata) e Twitter (http://twitter.com/tamboata).


TAMBOATÁ
Sexta-feira, 22 de julho a partir das 22h
Estrada União e Indústria, 12.360
Itaipava – Petrópolis/ RJ
(24) 2222-5007 –
www.tamboata.com.br
Censura: 18 anos
Capacidade: 650 pista/ 250 área vip



Entrada:
Pista feminina: R$ 20,00
Pista masculina: R$ 25,00
Camarote feminino: R$ 35,00
Camarote masculino: R$ 45,00

Venda Antecipada:www.tamboata.com.br 


Reg Murray - Assessoria de Imprensa
regmurray.jornalista@gmail.com
(24) 2221-0987 / 9977-3646
(21) 8892-1549
 
Carla Coelho – Comunicação Livre
carlacoelho03@comunicacaolivre.com.br
(24) 2231-9707/ 9955-2730
(21) 9278-0555

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O REI LEÃO - MUSICAL INFANTIL EM PETRÓPOLIS l 24 DE JULHO (DOM) l THEATRO D. PEDRO


Livremente inspirado no clássico dos desenhos animados da Disney, “O Rei Leão” é um espetacular musical infantil cheio de cor e magia que traz como diferencial o universo circense com acrobacias aéreas e coreografias utilizando trapézios e “tecido”. O espetáculo de grande sucesso da RPR Produções chega à cidade com produção do Petrópolis em Cena no dia 24 de Julho, às 16h, para animar o mês das férias escolares. A apresentação ocorre no Teatro D. Pedro.

SINOPSE
A história conta as aventuras do pequeno e exuberante príncipe Simba que precisa se familiarizar com a maravilhosa, mas perigosa, selva à sua volta. Com a ajuda do seu pai, Mufasa, Simba vai aprender a ter respeito pelo ciclo da vida e pela natureza. Conforme Simba vai crescendo vai aprendendo lições de vida muito valiosas através do seu sábio pai sobre respeito e bravura. É essa lição de vida que leva Simba direcionar-se a ser um dia um bom rei, assim como o seu pai.

“O Rei Leão” é um espetáculo indicado para espectadores de todas as idades, é ligeiro e forte ao mesmo tempo, é apaixonante e envolvente e facilmente o vai deixar impressionado. Tocante e emocionante, é um amado clássico que trás magia ao palco através de uma espetacular coreografia e com magníficas e cativantes músicas que somadas aos números circenses encantará adultos e crianças.

SOBRE O REI LEÃO
“O Rei Leão” (em inglês The Lion King) é o 32º filme animado de longa-metragem da Walt Disney Pictures, lançado em 1994. É a trigésima segunda maior bilheteria da história, e maior de um filme de animação tradicional. O filme é inspirado na peça teatral Hamlet, de Shakespeare; no filme da Disney Bambi; nas histórias de José e Moisés, da Bíblia. O sucesso levou a uma adaptação teatral, na Broadway desde 1997, e duas sequências, O Rei Leão 2: O Reino de Simba e O Rei Leão 1½.

SERVIÇO
“Rei Leão”
Gênero: infantil
Classificação: livre
Duração: 55 minutos
Local: Teatro D. Pedro
(Praça dos Expedicionários S/N - Telefone 2235-3833)
Dia: 24 de Julho (domingo)
Horário: 16h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia para estudantes, idosos, ppdf e clientes Unimed Petrópolis)
Forma de pagamento: em dinheiro
Clientes Giga Desconto devem efetuar a troca dos cupons até um dia antes.
Realização: Petrópolis em Cena Produções
Informações: www.petropolisemcena.blogspot.com / www.petropolisemcena.com.br

CASAR NA SERRA NESTE FIM DE SEMANA - DE 15 A 17 DE JULHO NO SOLAR PORTUGAL

quinta-feira, 7 de julho de 2011

REABERTA EM JULHO, CASA DE CLÁUDIO DE SOUZA VIRA NOVO CENTRO DE CULTURA E LAZER

A partir de 12 de julho, Petrópolis contará com mais um centro de cultura e lazer. Na data, às 18h30, será reaberta a Casa de Cláudio de Souza, pertencente ao Museu Imperial, após um importante processo de restauro que durou cerca de oito meses. A solenidade será aberta ao público, com entrada franca.

O evento contará com uma leitura de peças literárias de autoria do acadêmico Cláudio de Souza. O historiador, professor e diretor de teatro e cinema Flávio Kactuz irá apresentar dois contos do livro Sol e Sombra, publicado em 1945, com o intuito de homenagear o escritor, ressaltando seu estilo inovador e grande originalidade como contista.

O espaço, localizado na Praça da Liberdade, contará com um museu-casa, a biblioteca do acadêmico, que estará aberta a consultas do público, e uma galeria para eventos e exposições temporárias. Também permanecerão na casa as sedes e bibliotecas da Academia Petropolitana de Educação, da Academia Petropolitana de Letras, da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni e do Instituto Histórico de Petrópolis.

Estão previstos ainda eventos periódicos, como leituras de obras literárias, encenação de peças, exposições e outras atividades relacionadas à literatura, ao teatro e à música, áreas às quais Cláudio de Souza se dedicou.

Segundo o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr., "o projeto de ocupação da Casa de Cláudio de Souza visa a respeitar os termos da doação do imóvel e coleção ao Museu Imperial, bem como resgatar o legado de um dos mais importantes dramaturgos da primeira metade do século XX. Em suma, trata-se da parceria entre o Museu Imperial e entidades locais para o oferecimento de mais um espaço de efervescência literário-cultural para a cidade de Petrópolis".

A primeira atividade após a reabertura ocorrerá no dia 14 de julho, quinta-feira, às 18h30. Na ocasião, será apresentada a “Releitura dramática de Cláudio de Souza”, uma adaptação de várias peças do escritor. A atividade será coordenada pelo professor Joaquim Eloy e terá participação de atores do Teatro Experimental Petropolitano.

Cláudio de Souza

Natural de São Roque (SP), Cláudio Justiniano de Souza (1876-1954) foi um importante acadêmico e literato brasileiro, tendo presidido a Academia Brasileira de Letras em duas ocasiões (1938 e 1946).

Apesar de ter se graduado em Medicina (1897) e exercido a profissão por anos, sua inclinação para a escrita começou cedo. Ele colaborou com diversos jornais e revistas e, em 1898, publicou seu primeiro trabalho, Os nevropatas e os degenerados. Sua estreia no teatro ocorreu em 1915, com a comédia Eu arranjo tudo. Pouco depois, apresentou Flores de sombra, que se tornou uma obra de grande influência no teatro brasileiro.

Membro-fundador da Academia Paulista de Letras, em 1909, abandonou definitivamente a medicina em 1913, passando a dedicar-se às viagens pelo mundo e à literatura. Foi ainda o fundador e primeiro presidente do Pen Clube do Brasil.

A Casa de Cláudio de Souza

Em 1956, dona Luiza Leite de Souza, viúva de Cláudio de Souza, doou a casa do acadêmico em Petrópolis ao Museu Imperial. A doação incluiu o vasto acervo presente na edificação, como livros, fotografias, móveis, pinturas modernistas e objetos, que ficarão expostos e disponíveis para consulta a partir da reinauguração.

A biblioteca particular de Cláudio de Souza doada ao Museu possui um total de 660 obras, com livros de sua autoria e de outros autores consagrados, incluindo algumas obras raras. A maioria é constituída por peças de teatro brasileiro com dedicatória dos autores. Já os móveis, pinturas e objetos somam 158 peças.

O restauro

O Museu Imperial deu início, em novembro de 2010, à reforma da Casa de Cláudio de Souza, com o objetivo de restaurar e preservar esse patrimônio histórico e cultural não só da cidade, mas também do país.

A casa foi tombada em 1964 pelo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, por isso, a obra, que obteve aprovação do órgão, teve como premissa preservar e recuperar aspectos originais. Um exemplo foi a recuperação da pigmentação original nos salões do primeiro pavimento, onde a mesma coloração foi utilizada na repintura das paredes.

A intervenção contou ainda com: reparação das estruturas do telhado e de escoamento de água; substituição de janelas e esquadrias, mantendo os padrões originais; recuperação da serralheria de janelas e portas; repintura de paredes e tetos; troca de pisos; revisão de toda a parte elétrica; limpeza e consolidação dos azulejos decorativos externos. O Museu Imperial também reforçou a segurança da casa, com a instalação de um sistema de monitoramento por câmeras.

SERVIÇOS

Solenidade de Reabertura da Casa de Cláudio de Souza
Data: 13 de julho de 2011 – 18h30
Endereço: Praça de Liberdade, 247, Centro, Petrópolis
Entrada franca

Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Site: www.museuimperial.gov.br

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

domingo, 3 de julho de 2011

EVENTO GRATUITO PARA A TERCEIRA IDADE EM PETRÓPOLIS

IV Encontro da Maturidade de Petrópolis reúne feira de saúde, atividades físicas e muita diversão.

No próximo dia 24 de julho a cidade Imperial vai receber um evento especial para o público da terceira idade. Trata-se da quarta edição do Encontro da Maturidade, organizado pelo Projeto Maturidade, uma iniciativa da radialista Silvana Coelho. Há 15 anos, ela defende em Petrópolis a pessoa idosa e promove atividades com o objetivo de levantar a auto estima deste grupo.

O encontro será no Clube Palmeira, localizado no bairro Quissamã. O mês de julho foi escolhido para a realização do evento em comemoração ao dia dos avós. A entrada é franca e as atividades começam às 9h da manhã e se estendem até às 19h com “Baile da Feliz Idade”.

Dentre as atrações, uma feira de saúde com exames de audição, teste de HIV, sífilis e hepatite, além de shiatsu terapia e massagem para os pés. “Nosso objetivo é oferecer serviços básicos para o benefício da saúde do idoso, ao mesmo tempo em que ele se sociabiliza e se diverte”, explicou Silvana Coelho.

E diversão é o que não falta neste encontro, além de muita música, a programação do já conhecido “baile da feliz idade” terá uma novidade este ano: um concurso de dança com premiação em dinheiro. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (24) 2248-3636. Outra atração é desfile de modas que promete surpreender o público pela elegância e vigor das modelos, todas com mais de sessenta anos.

O INSS vai oferecer orientações importantes para os idosos sobre previdência social, além de distribuir 1500 cópias do estatuto do idoso. “Eu sempre recebo muitas dúvidas sobre aposentadorias e pensões, por isso a presença do INSS é fundamental”, comenta Silvana.

O evento é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e também conta com o apoio da Telex Soluções auditivas, promover saúde, Maturi Cosméticos e loja Delicate.

SERVIÇO:
Palmeira Futebol Clube
Rua Quissamã, 2041, Quissamã – Petrópolis – RJ
Horário: Das 9h às 19h.
Entrada franca
Informações: (24) 8863-3838
Site: www.projetomaturidade.com.br
E-mail: contato@projetomaturidade.com.br

PRIMEIRO SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA SOLIDÁRIA É REALIZADO NA NOVA SEDE DA SETRAC

A Prefeitura de Petrópolis e a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), por intermédio do Departamento de Trabalho e Renda, promoveram na tarde desta sexta-feira (1º), o primeiro Seminário de Introdução à Economia Solidária no Pólo Serrano. O seminário é uma realização do Núcleo Estadual de Assistência Técnica aos Empreendimentos Solidários do Estado do Rio de Janeiro (Nietes) e aconteceu na nova sede da Setrac, na Avenida Ipiranga, nº 544, que deverá ser inaugurada até o final deste mês.

O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas entre integrantes das secretarias municipais, da economia informal e da sociedade civil. Entre as autoridades estiveram presentes o prefeito Paulo Mustrangi, o secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Luís Eduardo Peixoto, o secretário de Trabalho e Emprego de Teresópolis, Marcos Ferreira dos Santos e a coordenadora da Secretaria de Trabalho de Nova Friburgo, Luci Figueira da Silva.

Economia Solidária é uma maneira diferente das pessoas se organizarem em torno do seu trabalho e dos benefícios que este pode produzir. É um movimento onde homens e mulheres se organizam a partir do trabalho coletivo, desenvolvem formas de geração de renda, onde todos têm suas necessidades satisfeitas e o uso dos recursos naturais é feito de forma responsável e consciente. Na economia solidária, o trabalho não tem patrão e empregado. Os produtores e produtoras solidárias se organizam em sistemas de autogestão. Ou seja, todos são responsáveis pelo empreendimento, todos decidem em conjunto e se beneficiam igualmente dos frutos gerados pelo mesmo.

O prefeito Paulo Mustrangi ressaltou que a globalização capitalista acaba promovendo um processo de exclusão. “A inversão deste processo é fundamental. A economia solidária é o caminho para valorizar a sabedoria de nosso povo e assim potencializar ações que promovam o crescimento do trabalho e renda”, declarou o prefeito.

O secretário Luis Eduardo Peixoto agradeceu ao prefeito Paulo Mustrangi pela nova sede e disse que a partir de agora a Setrac entra em outra fase, descentralizando os serviços para dar um melhor atendimento a quem necessita. ”Este seminário é apenas o primeiro passo para transformar a nossa cidade num centro de referência de economia solidária e assim melhorar a vida de nossos moradores”, prometeu o secretário.

O diretor do Departamento de Trabalho da Setrac, Claudio Eduardo Pomin, abriu os trabalhos falando da importância deste seminário para o desenvolvimento da economia solidária em nosso município. “Queremos conscientizar quem trabalha desta forma e ajudar a organizar toda a cadeia de produção”.

Já o gerente de programas do Neats, Sérgio Pereira disse que as pessoas praticam a economia solidária e não percebem que ela já faz parte do seu dia a dia. “O nosso projeto tem como objetivo fortalecer os grupos, pois o grande problema está na falta de planejamento. Aprender os conceitos básicos de preço, praça, produto e propaganda vão fazer uma grande diferença nos negócios dessas pessoas que vieram aqui em busca de conhecimento”, declarou Sérgio Pereira, gerente de programas do NEATS.

Os outros dois seminários sobre economia solidária na região serrana acontecerão no dia 8 de julho, em Teresópolis e no dia 15 de julho, em Nova Friburgo.

PREFEITURA CONSTRÓI RAMPA PARA ACESSO DE CADEIRANTE

A Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria de Obras, está construindo uma rampa de acesso, no ponto final da Rua João de Farias, no Bairro Alcobacinha. Depois de pronta, a obra vai atender aos moradores da localidade, dentre eles uma cadeirante, facilitando a locomoção.

O pedido foi feito pela dona de casa Maria Silvana da Silva Rosa Vieira, que precisava carregar a filha, de 11 anos, por três lances de escada, sempre que levava a menina à fisioterapia e ao consultório médico. A criança sofre de um tumor cerebral e necessita utilizar cadeira de rodas. “Eu estou muito contente, porque estava quase parando com o tratamento da Suzana. Até chorei de emoção quando vi serventes e pedreiros trabalhando aqui”, afirmou.

O secretário de Obras, Stênio Nery dos Santos, fez questão de visitar o local e acompanhar o andamento das intervenções, que devem terminar na próxima semana. “Foi uma solicitação feita ao prefeito Paulo Mustrangi, que está sendo atendida para dar acessibilidade a essa pessoa com deficiência motora”, garantiu Stênio.

A rampa tem 12 metros de comprimento e vai contar com corrimãos de ferro por toda sua extensão, fornecendo maior segurança durante a passagem dos moradores. No local, também está sendo erguido um muro de contenção com quatro metros de largura.

CURSO DE FÉRIAS DA UCP COMEÇAM NA PRÓXIMA SEMANA

A Universidade Católica de Petrópolis promove uma série de cursos de férias durante o mês de julho. Três deles têm início já na próxima semana: “Islã em Perspectiva”, “Filosofia do dia a dia” e “Brasil: História e Cultura”. Todos estão com inscrições abertas, que podem ser feitas no Setor de Atendimento ao aluno do campus BC da UCP. Ao final de cada curso, o aluno que obtiver frequência mínima, recebe certificado de participação. Informações pelo www.ucp.br ou (24)2244-4004.

O curso “Islã em Perspectiva” traz aos alunos a perspectiva histórica, seus desdobramentos políticos, além de um panorama das principais crenças envolvidas no Islã e seus sistemas. As aulas serão ministradas por professores do Núcleo de Estudos do Oriente Médio da UFF, entre os dias 4 e 7 de julho. O curso é voltado para quem quer conhecer um pouco mais dos aspectos sociais, políticos e econômicos da História Oriental. Os professores Daniele Abilas Prates, Bruno Ferraz Bartel, Gisele Fonseca Chagas e Rodrigo Prates darão as aulas no campus da Rua Benjamin Constant, das 19h às 21 horas. O investimento é de R$ 35,00 para alunos e ex-alunos da UCP, e R$ 42 para o público em geral.

O “Filosofia do dia a dia” objetiva traçar uma reflexão relacionando as teorias filosóficas e questões cotidianas, a partir da exibição de filmes de curta-metragem produzidos por Alain de Botton. O curso composto por quatro aulas, nos dias 6, 7, 13 e 14 de julho, discutirá um tema em cada aula: Sócrates e a autoconfiança; Epicuro e a felicidade; Sêneca e a raiva; Schopenhauer e o amor. Com carga horária total de oito horas, os debates serão no horário de 16h as 18h, também no campus da Benjamim Constant. As vagas são limitadas e o investimento é de R$ 15,00 para alunos e ex-alunos da UCP, e R$ 20 para o público em geral.

Já o curso “Brasil: História e Cultura” irá revisitar momentos importantes da história do Brasil do período colonial ao contemporâneo através do contato com diversas manifestações artísticas nacionais: literatura, cinema, música, artes plásticas, fotografias, caricatura e arquitetura. As aulas serão ministradas pela jornalista e Doutoranda de Estudos de Literatura Brasileira, Cultura e Contemporaneidade, Rosana Lobo, nos dias 5, 7, 12 e 14 de julho, das 18h às 21h. Dentro do programa de estudo estão temas como o Brasil Colonial; o Brasil Monárquico; A Primeira República; O Estado Getulista; A experiência democrática; O Regime Militar e a transição para a democracia; O Brasil Contemporâneo. Alunos e ex-alunos da UCP pagam R$ 78 e o público em geral paga R$ 94 pelo curso.

MUSEU IMPERIAL

QUARTETO PETROBRAS SINFÔNICA SOBE A SERRA PARA APRESENTAÇÃO NA UCP

Para quem aprecia boa música, não pode perder o concerto do Quarteto Petrobras Sinfônica neste domingo, dia 3 de julho, na Capela Nossa Senhora do Sion, na Universidade Católica de Petrópolis. O evento, marcado para às 18h, trará no repertório os contrastes dos quartetos de cordas de Villa Lobos e Grieg. A apresentação faz tanto sucesso nas cidades por onde passa que o grupo levará o mesmo repertório em concertos pela Itália e Noruega. O ingresso é um quilo de alimento não perecível e o evento, uma realização da Escola de Música da UCP.

Serviço:
Concerto Quarteto Petrobras Sinfônica
Local: Capela da UCP, Rua Benjamim Constant, 213 – Centro
Horário: 18h
Ingresso: 1 quilo de alimento não perecível

PETRÓPOLIS ULTRAPASSA META DE VACINAÇÃO NA CAMPANHA CONTRA A POLIOMIELITE, MAS AINDA NÃO ATINGIU A META CONTRA O SARAMPO

O Departamento de Epidemiologia, da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta sexta-feira, dia 01 de julho, que foi ultrapassada a meta de vacinação contra a poliomielite na cidade.

A cobertura total foi de 98,46 %, ou seja, foram aplicadas 17.935 doses das 18.216 disponibilizadas.

Crianças que não tomaram a primeira dose ainda podem ser vacinadas nos postos de atenção básica, desde que seja respeitada a faixa etária entre zero e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Os postos funcionam de segunda a sexta-feira entre 8h e 17 h.

A secretária de saúde, Aparecida Barbosa da Silva, agradeceu a dedicação das equipes que trabalharam durante a campanha, de todos os setores do governo que contribuíram para o sucesso da vacinação e à população que atendeu ao chamado e entendeu a importância de vacinar as crianças contra a poliomielite. “O mais importante, a partir de agora, é que os pais não esqueçam que haverá a segunda etapa da campanha nacional, no dia 13 de agosto, e todas as crianças devem tomar a segunda dose da vacina para completar a imunização”, afirmou a secretária.

Já a cobertura da vacinação contra o sarampo ainda não atingiu os índices desejados. Até agora foram vacinadas 14.195 crianças, entre um ano e menores de sete anos(seis anos e 11 meses). A meta é vacinar 21.849 crianças.

A secretária de saúde está fazendo um apelo aos pais que ainda não vacinaram seus filhos contra o sarampo, que os levem aos postos até o dia 22 de julho, quando termina a campanha.

“Queremos que esta obtenha o mesmo sucesso da campanha contra a poliomielite e que nenhuma  criança venha a sofrer com as sequelas destas duas doenças,”encerrou Aparecida Barbosa da Silva.

FINAL DO CONCURSO DE POESIA DA BAUERNFEST LOTA O PALÁCIO DE CRISTAL


Aconteceu na quinta feira, dia 30 de junho às 19h30, no Palácio de Cristal, a grande final do Concurso de Poesia da Bauernfest, unindo as categorias infantil, juvenil, alunos da noite e adulto. A categoria poetas de outras cidades teve julgamento separado, pois os autores não podiam se apresentar na festa, visto que as inscrições vieram de diversos Estados, como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, entre outros.

O concurso é realizado através de uma feliz parceria entre o Clube de Poesias do Petropolitano F. C., idealizador da iniciativa que completa 16 anos, junto com a Fundação de Cultura e Turismo e a Secretaria de Educação. O tema de 2011 foi SOU VENCEDOR.

Catarina Maul, que organiza o concurso há 14 anos ao lado do presidente do Petropolitano F.. C., o poeta Arnaldo Rippel, vem modificando, através dos anos, alguns pontos do regulamento do concurso para que ele se adeque aos novos tempos, afinal, há quatorze anos atrás não existia em cada lar um computador, e agora grande parte dos poemas já são inscritos por email, o que possibilita a grande procura dos poetas de outras cidades pelo concurso que faz parte do calendário cultural da cidade e das grades literárias de divulgação em todo o país.

Como o evento é anual, muitos poetas marcam presença há muitos anos nas categorias, alguns tendo que transitar nas mesmas, à medida que a idade avança.

Jovens como Cadu Mohrstedt, Elis Bondim, Vivian da Silva Teixeira, Nadeem Ahmad Tahir já disputaram nas categorias infantil, juvenil e agora concorrem com os veteranos na categoria adulto.

Alguns novos talentos são revelações que levam os troféus dos últimos anos, como os premiados Filipe Medon, que recebeu o primeiro lugar na categoria juvenil, além do troféu de melhor intérprete, Henrique Maul, que ficou com o terceiro lugar na mesma categoria, e Lara Mota, terceiro lugar e melhor intérprete da categoria infantil.

Por conta do contato da organizadora do concurso com as crianças e jovens, através de seu trabalho na Secretaria de Educação, as categorias estudantis somam quase 60% das inscrições ao concurso e colorem a grande festa com olhares corajosos e amor pela poesia, cena que emociona a grande plateia.

Mas, sem dúvida, os maiores louros ficam por conta da presença dos poetas de sempre, alguns fundadores, do Clube de Poesia do Petropolitano F. C. Na noite desse ano etiveram presentes Glorinha Rattes, Luiz Carlos Rodrigues Soares, grande vencedor da noite, Lucia Maul, Caçula, Gladys Alarcon Barriento, Lucia França, Marglori e o presidente do clube, Arnaldo Rippel, que emocionado externou para a plateia que esse é um dos dias do ano em que acorda mais feliz, o dia do “Concurso da Bauern”.

Petrópolis agradece a poesia pelos belos momentos vividos nessa noite mágica.

Trechos dos poemas vencedores:

“Conquisto a cada dia com meus versos

Um mundo novo, escrevendo universos

Na sinceridade da palavra, a emoção

De vencer na vida com um poema na mão...”

Filipe Medon - 1º lugar juvenil

“E o povo contente extravasa alegria

A “Bauern” se veste de encanto e esplendor,

Nativo e colono em perfeita harmonia,

Pergunta que faço: Quem é vencedor?”

Luiz Carlos Rodrigues Soares - 1º lugar adulto

“Com a lupa da alma o poeta

Faz das trevas seu feixe de luz

Que garimpa palavra correta

E a alma do mundo seduz.”

Walmir Pimentel - 1º lugar adulto outras cidades

RESULTADO CONCURSO DE POESIA DA BAUERNFEST 2011

Presidente do Cube de Poesias do Petropolitano: Arnaldo Rippel

Secretário de Educação: William Campos

Diretor – presidente da Fundação de Cultura e Turismo: Charles Rossi

Organizadora: Catarina Maul

CATEGORIA INFANTIL