quinta-feira, 31 de março de 2011

III PETRÓPOLIS RURAL COMEÇA NESSE SÁBADO NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES


Começa nesse sábado, 02 de abril, o III Petrópolis Rural que será realizado até o dia 1º de maio, no Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava. A abertura será às 16h, em cerimônia com o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi.

O III Petrópolis Rural terá campeonatos de bovinos e eqüinos, com um total de 1.410 animais. Aves, pôneis, peixes, lhamas, pavões, faisões, carolinas, cisnes, galinhas ornamentais, coelhos, gansos, rã africana também serão atração do evento.

Os visitantes vão poder apreciar os produtos agroindustriais que estarão à venda no Galpão do Produtor. A Feira de Artesanato vai reunir produtos em madeira, biscuit, bambu, tecido, sisal e outros materiais que compõem diversos trabalhos, como luminárias, biombos, quadros, tapetes realizados pelos artesãos de Petrópolis.

O Parque de diversão estará em funcionamento a partir do dia 15 de abril. Nos dias 29 e 30 de abril serão realizados shows com bandas locais e para o Dia do Trabalhador a Prefeitura de Petrópolis está preparando um grande show. A entrada é gratuita.

Veja a programação:

2/04 e 3/04 – sábado e domingo - 8h às 18h
- 5ª Exposição Nacional de Cavalo Campolina e outras pelagens

Serão 300 cavalos Campolina, uma raça brasileira de muita beleza e porte nobre.

05/04 a 10/04 – terça-feira a domingo - 8h às 18h
- II Exposição Ranqueada da Raça Nelore Petrópolis

A raça predomina no cenário pecuário brasileiro. Participarão 250 animais.

10/04 – Domingo - 10h às 16h
- Recreação Infantil


12/04 a 17/04 – terça-feira a domingo - 8h às 18h
- III Exposição Interestadual Fluminense do Gir Leiteiro

Serão 170 animais da raça Gir Leiteiro que realiza cruzamento com gato leiteiro europeu. O gado dessa raça tem característica para a produção econômica de leite.

14/04 a 16/04 – quinta-feira a sábado - 8h às 18h
- II Expo Árabe Petrópolis

Serão 50 cavalos da raça árabe, que é a mais utilizada para enduro equestre e uma das mais belas e versáteis. Haverá provas de montaria e julgamentos de conformação - que verificam a morfologia do animal.

- I Mostra de Gado Jersey Petrópolis
A raça Jersey produz leite de qualidade. A mostra contará com 20 animais.

15/04 a 1º/05 – diariamente - 15h às 21h
- Parque de diversões – Play City


16/04 e 17/04 – sábado e domingo - 8h às 18h
- I Exposição Cavalo Crioulo Itaipava Ranqueada 2011

O cavalo da raça crioula tem características especiais. Participarão 50 animais.

- Cavalo Quarto de Milha Provão de Tambor, Baliza e Team Penning do Campeonato dos Amigos
Estarão expostos 100 cavalos da raça Quarto de Milha, que foi a primeira desenvolvida na América. Corre distâncias curtas com mais rapidez que outras raças.

20/04 a 24/04 – quarta-feira a domingo - 8h às 18h
- II Expo Pampa Petrópolis

Os cavalos malhados, raça conhecida como pampa brilhou nos filmes americanos de western. Serão 270 animais.

21/04 – quinta-feira - 10h
- Cavalgada dos Criadores

Concentração no Parque Municipal de Petrópolis

26/04 a 1º/05 – terça-feira a domingo - 8h às 18h
- XVI Expo Estadual de Cavalo Magalarga Marchador do Rio de Janeiro

Serão 200 cavalos da raça Mangalarga Marchador, que chama a atenção pelo andar macio.

29/04 - sexta-feira - 20h
– Show com Banda MM do Forró


30/04 - sábado - 20h
- Show com a Orquestra Pássaro de Prata


01/05 – domingo - a partir das 9h
- Grande festa do Dia do Trabalhador

quarta-feira, 30 de março de 2011

MUNICÍPIO DE MIGUEL PEREIRA PEDE AJUDA À PETRÓPOLIS PARA IMPLANTAÇÃO DE COMITÊ DE AÇÕES EMERGENCIAIS E ROER

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Miguel Pereira, Mauro Alvarenga Peixoto, veio à Petrópolis na tarde de hoje (29), para pedir o apoio do coordenador do Comitê de Ações Emergências, Luiz Eduardo Peixoto, para a implantação da Rede de Operações de Emergências de Radioamadores (ROER) e para ajudá-los também na implantação de um Comitê de Ações Emergenciais em Miguel Pereira.

Na reunião, que também contou com a presença do Secretário de Transporte e Segurança Publica de Miguel Pereira, Edson Sabóia, o Secretário de Segurança de Petrópolis, Hélio Moura, e os representantes da ROER, Marcelo Freire e Celso Galucci, Luiz Eduardo Peixoto se comprometeu a visitar o município de Miguel Pereira no próximo dia 15.

“Isso demonstra que o Comitê está no caminho certo para orientar a cidade em momentos de emergências como a chuva do dia 12 de janeiro. O ROER foi fundamental no atendimento à população. Espero que a aplicação dele, juntamente com o Comitê de Ações Emergenciais em Miguel Pereira, possam realizar um trabalho tão eficiente quanto o que houve em Petrópolis”, informou o Luiz Eduardo Peixoto.

Já Mauro Alvarenga Peixoto, ressaltou a importância de ter um canal paralelo para situações de emergência.

“Vimos que as ações emergenciais e a atuação do ROER ajudaram a população nas chuvas de janeiro, e como a cidade tem uma topografia parecida com a nossa, queremos ter essa alternativa também em nossa cidade”, afirmou Mauro.

Já a parceria feita entre a ROER e o Comando da Paz, possibilitou a realização do curso de radioamadorismo que vai formar no próximo dia 09, 66 alunos. Fruto também dessa parceria, é a exposição com a evolução dos equipamentos de radioamador através das décadas, fotografias e revistas. A exposição é gratuita e estará aberta a partir do dia 02 até o dia 10, na Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, galeria Van Dicki, de 13h às 18h de terça a sábado, e de 12h às 17h no domingo

TERAPIA EM GRUPO TRABALHA COM LADO ESQUERDO DO CÉREBRO

Coordenado pela professora Regina Nohra e tendo como Co-terapeuta a psicóloga Cristina Volker, o Grupo Crescimento de Petrópolis terá início na segunda-feira, dia 25 de abril e segue até 26 de setembro, sempre as segundas-feiras, das 19h às 21h. Os encontros serão realizados na Pousada Tannourin, que fica localizada à Rua Rodolpho Bruno, 98 - Nogueira – Petrópolis/ RJ.

O Grupo de Crescimento é um tipo de terapia que permite ao participante uma revisão de suas aprendizagens, convida a trabalhar as emoções e auxilia a transformação das crenças limitantes, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Os 12 encontros são considerados uma revisão pessoal que deve ser realizada por toda pessoa pelo menos uma vez na vida. Através da Hipnose Natural, que é um estado amplificado da consciência, utilizando as técnicas ericksonianas se trabalha o hemisfério direito do cérebro, local das emoções, dos sentimentos e da intuição, propiciando aos participantes aprenderem como acessar seus recursos internos.

O Grupo é destinado a todas as pessoas que queiram trabalhar suas relações sociais, profissionais e familiares e fazer com elas sejam vividas de forma natural e não dolorosa ou sofrida.

Sua estrutura difere de um grupo de terapia, mas os resultados são terapêuticos, pois promove mudanças significativas no comportamento, facilitando o surgimento de novas percepções e contribuindo para modificações de velhos padrões.

De acordo com Regina Nohra, Psicóloga clínica e hipnoterapeuta, Mestra em Técnicas Ericksonianas pelo Centro Ericksoniano do México (CEM) e Diretora-presidente do Instituto Milton H. Erickson de Petrópolis, “sentimentos e emoções também adoecem e, quando não tratados, podem se transformar em doenças psicossomáticas”.

Nohra afirma que é possível trabalhar fobias, traumas, luto, pânico, angústia, depressão e doenças como tabagismo, alcoolismo, obesidade, drogas e outras. Em síntese, tudo aquilo que impede o crescimento saudável, o bem estar e a saúde do ser humano.

O método utilizado nos encontro trabalha basicamente o hemisfério direito do cérebro, fazendo com que o esquerdo, onde se localizam a razão, a lógica, a matemática e o pensamento, possa reconhecer uma maneira diferente de ser, estar e interagir consigo e com os outros. Adquirindo recursos internos para ressignificar seu modelo funcional.

Veja o que é trabalhado em cada encontro:

1º Encontro - O significado do seu nome (Eu sou). Resgatar a origem e a herança. Agregar o que for significativo e libertar-se das coisas que não interessam mais.

2º Encontro - Introdução, Respiração, parte sábia e ao nosso crescimento saudável. Parte Sábia: ensinar o participante a conectar sua parte Sábia. Mente/ corpo/universo. Respiração: a respiração pode ser utilizada metaforicamente. Preparar o participante para mudança através da respiração. Crescimento saudável: propor o que há muitos jeitos de crescer. Cada pessoa tem seu próprio jeito.

3º Encontro - Responsabilidade do seu bem estar. Introdução à “cerca”. Levar o participante a assumir a responsabilidade do que acontece em sua vida e do seu bem-estar. Somos os únicos responsáveis para o nosso bem estar. Construir o limite do Eu e não Eu. (emocional, profissional, social, financeiro, familiar e pessoal)

4º Encontro - Feridas próprias e herdadas. Trabalhar o sentimento de culpa. Permitir-se ser feliz independente do outro. Libertar as emoções emaranhadas. Trabalhar o campo morfogênico.

5º Encontro - Minha dificuldade no meu relacionamento com os outros. Fazer uma manutenção geral no relacionamento com os outros. Trabalhar a estrutura de vínculo que se reflete sobre nossas relações.

6º Encontro - Eu aprendo a ficar em paz com os outros. Trabalhar os processos dos conflitos internos. Digerir as emoções emaranhadas em nossos relacionamentos com os outros. Recuperar em forma de energia o que é nosso “re-introjetar” e devolver o que não é nosso (projetar).

7º Encontro - Descobrindo meus disfarces e aprendendo que sou eu. Distinguir entre o que aprendi quem eu era (como me viam) e o que sou ou quero ser. Aprender a fazer novas opções. Utilizar o velho disfarce como uma opção a mais.

8º Encontro - Eu aprendo a me relacionar com meu corpo, com minha sexualidade e com minhas emoções. Descobrir as crenças limitantes que sustentam o conceito de maus para o corpo, a sexualidade e as emoções. Conscientizar-se de que o corpo, a sexualidade e as emoções são partes nossas.

9º Encontro - Minhas dificuldades com a intimidade. Transformar a dificuldade de relacionamento com os outros e comigo mesmo(a) em uma nova forma saudável de relacionamento.

10º Encontro - O medo de estar completamente bem e receber o que a vida me dá. Desmistificar a cultura de sofrimento na qual crescemos. Aceitar que podemos estar bem e desfrutar da vida. Colaborar para que o mundo volte ao que naturalmente é começando a fazê-lo dentro de cada um de nós.

11°Encontro – Encerramento. Aprendendo a utilizar a auto-hipnose no seu dia a dia.

12°Encontro – Confraternização.

Coordenado pela professora Regina Nohra e tendo como Co-terapeuta a psicóloga Cristina Volker, o novo grupo de Petrópolis terá início na segunda-feira, dia 25 de abril e segue até 26 de setembro, sempre as segundas, das 19h às 21h. Os encontros serão realizados na Pousada Tannourin, que fica localizada à Rua Rodolpho Bruno, 98 - Nogueira – Petrópolis/ RJ.

O investimento para participar do grupo é de R$600,00 (seiscentos reais) e o pagamento pode ser realizado em 6 parcelas de R$100,00 (cem reais) ou 10x de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais).

Mais informações e inscrições podem ser obtidas e realizadas com Joana Soares através do telefone (24) 2243-0619, ou com Cristina Volker, sempre a partir das 20h, através do telefone (24) 9238-1477, ou ainda através do site www.imhep.com.br e do e-mail contato@imhep.com.br.

SERVIÇO:
Datas: De 25/04 a 26/09/2011 – Segundas feiras
Horário: Das 19h às 21h
Local: Pousada Tannourin
Rua Rodolpho Bruno, 98
Nogueira – Petrópolis/ RJ

Coordenação: Prof.ª Regina Nohra - Psicóloga Clínica e Hipnoterapeuta
Co-terapeuta: Cristina de Fátima Ruiz Volker


Modalidade
12 encontros quinzenas com duração de 2 horas cada encontro
Investimento: 6 parcelas de R$100,00 ou 10 parcelas de R$ 65,00

-Desconto de 5% para inscrições até 31/03/2011
-Desconto de 5% a quem indicar um novo participante.

Prof.ª Regina Nohra
Psicóloga clínica e hipnoterapeuta. Mestra em Técnicas Ericksonianas pelo Centro Ericksoniano do México (CEM). Diretora-presidente do Instituto Milton H. Erickson de Petrópolis, filiado a The Milton H. Erickson Foundation Inc. Phenix-AZ,USA. Coordena o Curso de Hipnose Natural Ericksoniana na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Autora do Livro: “Emoções Quantificadas”

Instituto Milton H. Erickson de Petrópolis

Criado em maio de 2006, com o objetivo de ampliar o Grupo de Crescimento, projeto principal criado pela Dra. Tereza Robles, desenvolvido no Brasil desde 2004 pela Fundadora e Diretora Presidente do IMHEP, Regina Nohra. O Grupo de Crescimento foi tema de sua tese de mestrado no México, sob orientação da Dra. Teresa Robles, autora do “Manual del Grupo de Crescimiento” e Diretora do Centro Ericksoniano do México com o qual o IMHEP firmou o convênio de colaboração acadêmica e parceria em projetos e pesquisas no campo da investigação científica.

Nossa finalidade é dar continuidade à transmissão dos conhecimentos do Dr. Milton H. Erickson (1901/1980), psiquiatra norte americano, pai da hipnose natural e criador das técnicas ericksonianas. Erickson deixou um legado nas áreas das ciências humanas e sociais, atualmente seus seguidores as utilizam nas trajetórias profissionais e pessoais.

O IMHEP é uma entidade filiada a The Milton H. Erickson Foundation INC., Phoenix. Arizona, EUA, que possui atualmente 135 centros e institutos distribuídos pelas Américas, África, Ásia, Europa e Oceania.

A sede do Instituto Milton H. Erickson de Petrópolis fica no anexo da Pousada Tannourin, na Rua Rodolfo Bruno, 98, em Nogueira, Petrópolis.

Milton Hyland Erickson

Milton Hyland Erickson nasceu no dia 05 de dezembro de 1901, numa carreta em Nevada. Portador de daltonismo, uma surdez específica para sons e dislexia, sofreu muito ao entrar na escola, pois não conseguia se adaptar aos padrões escolares. Durante toda a vida buscou transformações de padrões, com um espírito crítico e científico. Aos cinco anos de idade afrontou o avô ao afirmar que as batatas cresciam em qualquer época e em várias posições. Plantando-as, comprovou o que disse. Possuía dificuldades em distinguir o número “3” da letra “m”, até um insight através de alucinação luminosa e visual, onde percebeu a similaridade das posições com um cavalo de pé e um cavalo pastando, talvez sua primeira aprendizagem num estado amplificado de consciência. A partir desta experiência começou a entrar em estados auto-hipnóticos espontâneos, talvez como facilitador de aprendizagem. Sofreu um ataque de poliomielite aos 17 anos que marcou o restante de sua vida, gerando muitas dores e colocando-o em contato consigo mesmo e com os outros de uma maneira diferenciada.

Num dia de febre intensa alguns médicos foram convidados a avaliarem seu estado de saúde. Relataram à sua mãe que Erickson não passaria daquela noite. Ele ouviu o comentário e sentiu uma raiva imensa, como pode alguém dizer à uma mãe que seu menino estaria morto pela manhã? Então pede a ela que rearranje a posição do guarda-roupa para que o espelho refletisse o que acontecia do lado de fora, no intuito de não se deixar morrer sem ver mais um sol se pondo. Ao anoitecer entrou em coma por três dias e, ao retornar, conseguia mexer apenas os olhos e deglutir voluntariamente. Iniciou então seu aprendizado da linguagem não verbal através de observação refinada e senso crítico, pois, naquele momento, somente podia observar.

Buscando uma solução para seu estado, começou um processo de acessar lembranças reais de seu próprio desenvolvimento, em lugar de utilizar a imaginação para conquistar aquilo que havia perdido. Em vários momentos, entrava em auto-hipnose para transformar a dor que sentia quase todo o tempo. Foi surpreendente, mas um jovem de 17 anos havia descoberto os princípios ideo-dinâmicos da hipnose e os utilizou com afinco até o final de sua vida. Iniciou um processo gradual de recuperação, utilizando um trabalho a partir da motivação.

Ao final da vida, Milton H. Erickson dizia que um paciente deve estar tão motivado a realizar algo, que pode chegar a pensar que ou faz, ou morre. Utilizou muito a auto-hipnose com estímulos prazerosos para distrair a dor, pedindo que seu inconsciente cuidasse dele. Era um ser humano muito inspirador, usufruindo cada momento de prazer em sua vida.

Foi considerado o Pai da Hipnose Moderna pela forma diferente de utilizá-la. Um terapeuta original e criativo, talvez o primeiro a realizar psicoterapia para além dos muros do hospital, saindo para passear com os internos, fazendo os processos terapêuticos sob medida.

Considerado também o maior psicoterapeuta de sua época, Milton H. Erickson foi um homem forte e confiante em si, que respeitou suas próprias idéias e percepções. Oferecia outras possibilidades de ver o mundo ou outros caminhos e buscava ver ou ouvir o paciente minuciosamente para tentar imaginar qual é o outro lado da história. Reforçava a individualidade dos valores, da história, das experiências, dos pensamentos e dos estilos de interação. Utilizava múltiplos níveis de comunicação em sua prática terapêutica, observando muitas vantagens nas dificuldades. Evitava as explicações e as análises, conhecia profundamente as etapas de desenvolvimento e os ciclos de vida do ser humano, assim como as possíveis disfunções que existiam e as que poderiam acontecer. Foi um ser humano que trabalhou para oferecer o melhor de si mesmo às pessoas, colocando pouca atenção no passado como marco das relações do problema. Promovia mudanças e se orientava para a busca de soluções. Considerava o diagnóstico como limitante para o pensamento das pessoas. Possuía um grande respeito pela liberdade e pela individualidade. O processo de envelhecimento foi levando-o à confrontação. Enfocava o contato com novas capacidades para os pacientes. Foi um dos seres humanos mais contentes por estar vivo, valorizando a vida em muitos níveis.

Informações e Inscrições
Joana Soares (24) 2243-0619
Cristina Volker (24) 9238-1477 - a partir das 20h
www.imhep.com.br / contato@imhep.com.br

PREFEITO INAUGURA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO AMPARO

O prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, inaugurou nessa quarta-feira (30) o 77º laboratório de informática do ProInfo – Programa Nacional de Tecnologia Educacional - do governo federal. A unidade contemplada foi a Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo, localizada no Centro e conveniada com a Prefeitura, que recebeu 16 computadores de última geração, com monitores LCD, programas educativos para os estudantes aprenderem brincando, impressora à laser, leitora smart card e roteador wireless.

De acordo com a diretora da escola, Irmã Laedja Therezinha da Matta, essa iniciativa Prefeitura de Petrópolis em trazer esse projeto do governo federal para a cidade e agora para a Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo é de extrema importância para o desenvolvimento dos estudantes.

“É importante para os estudantes terem acesso a essa tecnologia, até porque os pais de nossas alunas são carentes e não tem condições de comprar um computador. Tudo hoje envolve tecnologia”, disse a Irmã Laedja.

Durante a inauguração, um grupo de alunas da escola fez uma apresentação de dança ao som da música “Dias Melhores”, do grupo Jota Quest, para o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi; para o secretário de Educação, William Campos; para a subsecretária de Ensino Fundamental, Cláudia Quintanilha; para a Superiora Geral, Irmã Teresa Cristina; para a diretora da escola, Irmã Laedja Therezinha da Motta; para o diretor de Comunicação e Tecnologia, Weslei Dian, para a equipe da Secretaria de Educação e da escola; para as professoras e demais alunas.

“A gente vê a presença de Deus nessa casa nos detalhes, no carinho. A gente tem que agradecer por ter o Amparo em nossa cidade porque é uma experiência de 140 anos e queremos que tenha muitos anos mais. Estamos trabalhando muito na Educação. Já são mais 23 escolas que conseguimos incluir no Programa Mais Educação, totalizando 64 escolas com estudo em horário integral. As diretoras receberam notebooks, alugamos cinco casas para implantar creches, teremos também o Centro de Referência em Educação e vamos fazer cada vez mais para avançarmos na Educação da nossa cidade”, declarou o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi.

Ao todo estarão instalados pela Prefeitura de Petrópolis 122 laboratórios de informática até o fim de 2011 nas escolas municipais e conveniadas.

EDITORA VOZES RECEBE PRÊMIO DO SESI

Buscando sempre se recriar através de autores e obras a Editora Vozes, que acaba de comemorar 110 anos de existência, recebeu na última segunda-feira, dia 28 de março, dois títulos oferecidos pelo SESI.

O primeiro deles, entregue pelo Serviço Social da Indústria, através do Departamento Regional do Estado do Rio de Janeiro, conferiu a empresa o 1º lugar no Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho 2010, Etapa Regional – Serrana do Rio de Janeiro. A Editora foi premiada na modalidade média empresa e nas categorias Educação e Desenvolvimento.

Empreendedora e comprometida com a cultura e evangelização, é assim que se pode definir a empresa Editora Vozes Ltda. Com sede em Petrópolis, Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, a empresa possui moderno parque gráfico e seus livros e revistas chegam a todo o Brasil e a Portugal através de 13 centros de distribuição, da rede própria de livrarias e uma sucursal em Lisboa.

O outro título, de mesmo teor, 1º lugar no Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho 2010, foi entregue no âmbito Estadual. O que denota que a empresa não foi apenas a primeira colocada entre as cidades da Serra Carioca, mas em todo o Estado.

Na noite de homenagem a diversas instituições, Frei Antônio Moser, diretor presidente da Editora Vozes declarou: “No ano que celebra seus 110 anos de existência, exibindo um vigor raro nas relativamente poucas empresas que atingem essa idade, receber o prêmio Educação e Desenvolvimento, nos dá consciência de que este prêmio está reconhecendo toda a riqueza de uma maneira de pensar e gerenciar uma empresa. E de fato, quando recordamos a longa caminhada da Editora Vozes, percebemos algumas inspirações fundantes, que não só inspiraram sua juventude, como foram sendo aprimoradas ao longo dos anos e decênios”.

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO MOBILIZA COMUNIDADE E PAIS DE ALUNOS DA CRECHE NO MOINHO PRETO FURTADA RECENTEMENTE

O secretário de Educação, William Campos, esteve na manhã dessa quarta-feira (30) no Centro de Educação Infantil (CEI) São Francisco de Assis, no Moinho Preto, reunido com a diretora da unidade, Cristina Márcia Carneiro, pais dos alunos e membros da comunidade. Motivado pela reportagem do jornal Tribuna de Petrópolis sobre os arrombamentos e furtos que a creche sofreu, o secretário de Educação está mobilizando a comunidade da região para que todos possam sejam parceiros da creche para combater esse problema.

De acordo com a diretora da escola, a unidade foi assaltada duas vezes nos últimos três anos e sete vezes desde que entrou em funcionamento. Além do apoio da comunidade, o secretário de Educação terá uma reunião nessa quinta-feira (31), com o secretário de Segurança Pública do Município, Hélio Moura Filho e com a diretora da escola para definir medidas de segurança para a unidade.

O prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, estará no CEI São Francisco de Assis na terça-feira, dia 5 de abril, às 10h, para realizar a entrega de equipamentos, mobiliário, fogão e geladeira à creche. A medida foi tomada para que a unidade não seja prejudicada por conta dos furtos ocorridos.

“Não vamos nos intimidar com os furtos, até porque agora vamos contar com o apoio dos pais e da comunidade. Vamos conscientizar a comunidade da importância da creche, que futuramente será reformada”, declarou o secretário de Educação, William Campos.

Para a diretora da escola, Cristina Márcia Carneiro, essa posição da Prefeitura de Petrópolis é importante para garantir a segurança e o desenvolvimento do CEI para melhor atender as crianças.

“Nos fins de semana, quando a creche está fechada, há crianças e adolescentes que pulam o muro daqui, mas explicamos que quando está fechado todos tem que fiscalizar porque a escola é no meio de várias casas. Na reunião, os pais se comprometeram a ajudar. Acho que a parceria é importante porque se todos estiverem envolvidos, eles vão tomar conta também. Essa reunião foi um avanço e vai ajudar muito porque esses mesmos pais já vão ficar atentos para que os filhos não façam mais isso”, disse a diretora.

O recente furto ocorreu na semana passada, quando foram levados produtos alimentícios, como arroz e garrafas de óleo. O atendimento já está normalizado na creche.

PROVA PETRÓPOLIS VAI MELHORAR DESEMPENHO DO ALUNO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A partir desse ano, a cidade vai contar com uma iniciativa inédita na educação do ensino fundamental. O prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, lançou essa semana a Prova Petrópolis. Ela vai servir para verificar o desempenho dos alunos e permitir que o ensino de pontos mais problemáticos seja intensificado para melhorar a Educação no município.

A Prova Petrópolis será no dia 28 de maio para os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental da rede municipal. Dessa forma, será feita uma análise do conhecimento que está sendo absorvido pelo aluno e verificar as deficiências.

No retorno às aulas, após a correção da Prova Petrópolis e a análise de desempenho, o ensino será intensificado nas áreas verificadas como necessárias para que os alunos estejam mais bem preparados para realizar a Prova Brasil, que acontece em novembro.

“Temos um compromisso com a Educação e, por isso, queremos melhorar sempre mais. Se a Prova Brasil é um desafio nacional é também um desafio de todos nós. Cada um tem que fazer sua parte e, por isso, criados a Prova Petrópolis para que o ensino na nossa cidade possa melhorar”, disse o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi.

Petrópolis tem hoje 29 escolas municipais acima da média Brasil no 5º ano e 16 no 9º ano, e 39 escolas do 5º ano e 20 do 9º ano acima da média Petrópolis. O objetivo é melhorar cada vez mais o ensino nas escolas municipais e, consequentemente, o desempenho dos alunos na Prova Brasil para garantir um alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na cidade.

“Nossa estratégia é ajudar, por isso, a Prova Petrópolis é só nossa. Será como um check up para diagnóstico, não cobrança. O objetivo é fazer treinamento para quando voltarmos das férias sabermos as áreas que estão bem e aquelas que estão mal. Queremos que o ensino municipal de Petrópolis fique entre os três melhores do Estado e entre os 20 melhores do Brasil”, declarou o secretário de Educação, William Campos.

ARTE DE CUIDAR DA VIDA É TEMA DE CURSO LIVRE

O curso destinado para o público geral e cuidadores terá início no dia 12 de abril e será composto por quatro aulas sempre as terças-feiras, das 19h30 às 22h no Instituto Teológico Franciscano – ITF, localizado à Rua Coronel Veiga, 550 - Centro.

O ITF possui uma excelente infraestrutura e uma biblioteca que é considerada uma das melhores no Brasil na área Teológica, o Instituto Teológico Franciscano mantém diversos cursos livres, além de oferecer graduação reconhecida pelo Ministério da Educação e pela Comunidade Européia.

O curso intitulado “Arte de cuidar da vida”, faz parte do mix de cursos livres oferecidos em 2011 que tem como meta formar o indivíduo para a vida e para o quotidiano. Dentre os cursos serão abordados temas como qualidade de vida, corpo e espiritualidade, caminhos para a integração corpo e mente, além de estudos do Evangelho de São Matheus.

A primeira aula será ministrada por Frei Antônio Moser, diretor presidente da Editora Vozes e do Centro Educacional Terra Santa e especialista em Teologia Moral, que vai abordar o impacto do pecado sobre a qualidade de vida. Em seguida o plantador de árvores e instrutor de meditação, André Rivola, fala sobre a importância da meditação no crescimento interior e para a saúde. A terceira aula será ministrada por Frei Ademir José Peixer, que é músico, e vai ponderar a relevância da música para a promoção e gestão da saúde. A última aula será proferida pela Médica e professora Maria Cristina Ezequiel, que vai falar sobre o tema “Viver com saúde – envelhecer com sabedoria”.

As inscrições estão abertas e os interessados podem obter informações através do telefone (24)2243-9959 e (24)2231-6409 ou ainda pelo e-mail secretaria@itf.org.br.

AULA MAGNA NA UCP NESTA QUINTA REABRE O DEBATE SOBRE COMO A SOCIEDADE QUER A UNIVERSIDADE NO SÉCULO XXI

Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, é o palestrante convidado

Produção de cultura, desenvolvimento de pensamento crítico, conhecimento científico e humanístico. Ao longo dos séculos, as universidades foram se apropriando destas características para se tornarem grandes centros produtores e disseminadores do saber. Mas e o conhecimento instrumental e tecnológico necessário à qualificação de mão-de-obra numa sociedade? A Universidade Católica de Petrópolis levanta novamente esta discussão centenária e traz o tema para sua Aula Magna, que será realizada nesta quinta (31/03), às 19 horas, no Salão nobre da UCP do campus BC. O Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, foi o palestrante convidado para dar sua visão de um novo ambiente universitário neste século, dentro das perspectivas dos setores públicos. Antes, às 18 horas, o bispo diocesano e grão-chanceler da UCP, Dom Filippo Santoro, celebra missa na Capela Nossa Senhora do Sion. Todo o evento é aberto ao público.

Deputado estadual por dois mandatos (1989 e 1991), federal por quatro (1995, 1999, 2003, 2006) além de ser reeleito em 2010, Cardoso assumiu a pasta estadual de Ciência e Tecnologia já no primeiro mandato do governador Sergio Cabral. Desde então, vem coordenando projetos que imprimiram ao setor uma série de mudanças significativas, como a criação de Centros Vocacionais Tecnológicos, nos quais trabalhadores de todas as idades recebem formação profissional básica, técnica ou tecnológica, de experimentação científica e prestação de serviços especializados, para os Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região onde se insere; o Rio Estado Digital, com internet banda larga digital gratuita; a criação de portais de ensino profissionalizante, além de promover a reestruturação física e funcional da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio). Também aportou mais recursos para a Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro) e ainda coordena a implantação do Museu Ciência e Vida e do de autonomia do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo).

Com todas estas iniciativas, Cardoso possui uma visão especial sobre a criação de mais acessos da sociedade a um novo tipo de universidade no século XXI. Como homem público, médico e advogado por formação, Cardoso traz a Petrópolis – local onde inclusive iniciou estudos na fase do Ensino Médio - a sua bagagem e vem debater com a sociedade o que ainda poderá surgir no âmbito público estadual em termos de políticas para a formação profissional e acadêmica no nível superior.

Serviço

Aula Magna
A Universidade no Século XXI - Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso
31/03 - 18h - Missa Solene na Capela Nossa Senhora do Sion com o bispo Dom Filippo Santoro
19h - Palestra no Salão Nobre
UCP campus BC - Rua Benjamin Constant, 213, centro, Petrópolis/RJ
www.ucp.br
Entrada gratuita

EDUCAÇÃO E COMDEP PREMIAM ESCOLAS COM O PROJETO “LIXO É UM LUXO”

A Secretaria de Educação em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) premiaram nesta terça-feira (29) as 64 escolas municipais que participaram do projeto o “Lixo é um Luxo”. O projeto, que tem como objetivo recolher o lixo reciclável, a limpeza dos leitos dos rios e a conscientização dos alunos foi realizada no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni.

Com o projeto aproximadamente 100 mil toneladas de garrafas Pet, latas e plásticos foram recolhidos pelos alunos das 64 escolas. Durante todo o ano de 2010 os estudantes se mobilizaram para retirar da natureza e das ruas os materiais que poderiam ser reciclados. Todas as escolas foram premiadas pela Comdep, que paga as unidades educacionais de acordo com a quantidade de material recolhido. Já a Secretaria de Educação premia as oito primeiras escolas recolheram maior quantidade de material com cheques de R$ 1 mil até R$ 8 mil.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vianna, este projeto ajuda a salvar muitas nascentes que antes eram poluídas com este material.

“Com este projeto todos que participam só tem a ganhar. Os alunos aprendem a preservar o meio ambiente, além de transmitir aos pais e a população a importância de não se jogar lixo nas encostas o que nos ajuda a preservar nossas nascentes”, declarou.

O secretário de Educação, Willian Campos, agradeceu a parceria da Comdep no projeto e ressaltou a importância da educação ambiental nas escolas.

“É muito mais fácil você ensinar a uma criança sobre reciclagem, sobre preservação do meio ambiente, do que você ensinar isso a um adulto que já está acostumado, infelizmente, a poluir. Precisamos trabalhar nesse sentido, o de conscientizar a população e principalmente as crianças”, explicou.

O presidente da Comdep, Anderson Juliano, que participa do projeto, contou que para o próximo ano as oito primeiras escolas que mais recolherem material reciclável ganharão cada uma um parquinho novo.

“Estamos implantando projetos na cidade, como o Disque Entulho e o Coleta Seletiva, para que cada vez mais consigamos retirar das ruas o lixo reciclável e o entulho. Estes são trabalhos de conscientização que mostram que a população tem aderido as nossas ações. Pelo Disque Entulho já conseguimos retirar mais de 200 mil sacos das ruas”, contou.

O projeto continua em 2011, com premiação prevista para início de 2012, com o objetivo de incentivar os alunos a cuidarem do meio ambiente e conscientizá-los sobre a importância de manter a cidade limpa.

“Nós sempre participamos deste projeto, sempre ganhamos o prêmio da Comdep, mas este ano foi uma surpresa para nós ganharmos em primeiro lugar, ainda mais que nossa escola foi atingida com a enchente do mês de janeiro. Nos empenhamos e conseguimos recolher o maior número de material reciclável”, contou Luiza Coelho Conceição, diretora da Escola Municipal Theodoro Machado, no Vale da Boa Esperança, que arrecadou o maior número de materiais para reciclagem e ganhou o prêmio de R$ 8 mil.

POKER/PEC VAI JOGAR NO ATAQUE E TENTAR A REABILITAÇÃO EM ERECHIM

A ordem vem do técnico Sérgio Sapo: o Poker/PEC vai ser mais ofensivo ainda na partida contra o Atlântico/URI/Erechim, nesta quinta-feira (31), às 20h15, no Centro Esportivo e Recreativo Atlântico, em Erechim (RS), em sua sexta partida pela Liga Futsal 2011.

Na terceira colocação, com nove pontos, em cinco jogos, o Poker/PEC terá pela frente o último colocado da competição, com apenas um ponto ganho. Apesar de não poder contar com Vander Carioca, que cumprirá suspensão automática, Sapo garante um time totalmente ofensivo, sem desmerecer o adversário.

– Não existe mais bobo no futsal. A globalização, com diversas informações, é muito grande. Não esperamos jogo fácil. Vamos partir para cima sem descuidar da parte defensiva.

Escalado sempre na primeira formação do treinador petropolitano, o fixo Amadeu vem sendo um dos destaques do Poker/PEC neste início de Liga. Além de ser o artilheiro da equipe, com quatro gols, tem mostrado eficiência do desarme, nas jogadas de ataque e nos chutes fortes.

– Mas não sou fominha. Primeiro vejo se não tem um companheiro melhor colocado para o passe. Do contrário, eu chuto mesmo. Desde criança faço isso e muitas vezes dá certo. Se não é gol, vira perigo de gol.

Numa Liga tão concorrida, cheia de astros, Amadeu busca seu espaço em prol do grupo. Comemora, vibra e sempre dá força quando não está em quadra. Ele destaca a importância da integração do elenco e descarta a possibilidade de um dia “mascarar”.

– Conheço vários jogadores que começaram bem, que tinham futuro. Mas foram derrotados pela soberba. A vida de atleta é o dia a dia. Por esta situação eu não vou passar, nunca. Temos que reconhecer nosso próprio valor e seguir melhorando. Mas nunca se achar superior a tudo e a todos.

ENCONTRO DO BISPO DE PETRÓPOLIS COM A SOCIEDADE CIVIL PARA RECONSTRUÇÃO URBANÍSTICA DA CIDADE

A Diocese de Petrópolis e o Comitê Gestor do Portal Dados Municipais promovem amanhã, dia 31 de março, às 9h, na Universidade Católica de Petrópolis (Campus Benjamim Constant), um encontro com vários segmentos de Petrópolis, quando o bispo diocesano, Dom Filippo Santoro, vai falar sobre o objetivo do manifesto em prol da construção urbanística da cidade.

O Comitê Gestor, através de seus representantes, vai apresentar a questão do planejamento da cidade, que começa com uma reestruturação da administração pública. O encontro é aberto a todas as pessoas e entidades de Petrópolis.

VOZES DE NELSON CAVAQUINHO

Exposição no Instituto Cultural Cravo Albin
homenageia centenário do compositor mangueirense


Depois de ser o enredo da Estação Primeira de Mangueira, o compositor Nelson Cavaquinho é o fio condutor da exposição fotográfica que será aberta no próximo dia 2de abril, no Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA), na Urca, Rio de Janeiro. A mostra Vozes de Nelson Cavaquinho reúne imagens de 35 intérpretes que gravaram obras do compositor, clicados em cena pelo fotógrafo Ricardo Poock, e faz parte das comemorações pelo centenário do nascimento do compositor mangueirense.

Ricardo Poock é fotógrafo profissional desde 1999 e editor do boletim cultural Acontece na Cidade. A partir de 2000, começou a registrar shows e hoje mantém um acervo com mais de 600 artistas em cena. Suas fotografias são tão elogiadas e requisitadas pelos artistas que passarão também a ilustrar o “Dicionário da Música Popular Brasileira”, que reúne mais de cinco mil referências da MPB.
“Fotografar em cena exige técnica, paciência e muita sensibilidade para que a imagem retrate a emoção do artista, e a intensidade da interpretação”, afirma o pesquisador Ricardo Cravo Albin.

Sambistas tradicionais como Alcione, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Elton Medeiros, Leci Brandão, Nelson Sargento, Paulinho da Viola, Wilson das Neves e Zeca Pagodinho, e a nova geração, como Diogo Nogueira e Teresa Cristina, estão entre os artistas fotografados. Mas também foram retratados intérpretes como Benito de Paula, Caetano Veloso, Chico Buarque. Gal Costa, Marisa Monte, Paulo Moska e Zeca Baleiro, entre outros.

Com curadoria do poeta, compositor e agitador cultural Jorge Salomão, a mostra Vozes de Nelson Cavaquinho fica em cartaz até o dia 2 de junho e a visitação, gratuita, pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, desde que agendada pelo telefone 2295-2532. O Instituto Cultural Cravo Albin fica na Avenida São Sebastião, número 2, cobertura, Urca.

* Seguem fotos de NELSON CAVAQUINHO, de BETH CARVALHO (a maior intérprete e amiga de Nelson), de NELSON SARGENTO (companheiro de Mangueira) e de TERESA CRISTINA, hoje uma das maiores divulgadoras dos sambas do compositor.

Mais informações:
Casa 10 Comunicação

Fernanda Moreira (fernandammoreira@globo.com)
(21) 2223-2655 / 9952-0773
Gloria Castro (gloria.ocastro@globo.com)
(21) 9886-2982
Andreia Constâncio (andreia_constancio@yahoo.com.br)
(24) 2237-5649/9857-1818
O Museu Imperial informa que, a partir deste mês, não conta mais com o Arcádia Bistrô Imperatriz, restaurante que se situava nos jardins da instituição. Com a crise econômica provocada pela tragédia do 11 de janeiro na Região Serrana fluminense, o estabelecimento apresentou uma proposta de interrupção de suas atividades em caráter definitivo e o contrato com o Museu foi encerrado.

Devido à saída do Arcádia, o Museu Imperial abrirá uma nova licitação para restaurantes que desejem se instalar no local. O edital de abertura será publicado em breve no site www.museuimperial.gov.br.

SERVIÇOS

Museu Imperial

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro - Petrópolis, RJ
Tel.: (24) 2245-5550
www.museuimperial.gov.br
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis às quartas e último domingo do mês: gratuito

Som e Luz
Quintas, sextas e sábados, às 20h
Preços:
Adultos: R$ 20,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 10,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis, mediante a apresentação de comprovante de residência e identidade, às sextas-feiras: R$ 5,00
Informações: (24) 2245-8962 ou (24) 2245-4668

Um Sarau Imperial
Sextas e sábados, às 18h30
Quintas, às 13h30 e às 15h, para grupos escolares agendados
Preços:
Adultos: R$ 10,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00
Informações: (24) 2245-4668
Agendamento para escolas: (24) 2245-7735

CAMPEONATO PETROPOLITANO DE SKATE - COORDENADORIA DE JUVENTUDE E APES

MAIS DE 70 ESCOLAS MUNICIPAIS CONTAM COM PROINFO

A Prefeitura de Petrópolis está investindo na inclusão digital dos alunos da rede municipal de ensino. A Secretaria de Educação vai inaugurar o 77º laboratório de informática do ProInfo, programa do governo federal, nessa quarta-feira, dia 30 de março.

Dessa vez, a unidade contemplada será a Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo, que fica na Avenida Roberto Silveira, 150, no Centro.

Até o fim do ano, 122 laboratórios estarão instalados nas escolas municipais de Petrópolis com o objetivo de motivar e estimular os professores da rede municipal de Petrópolis para utilizarem os laboratórios para enriquecerem a dinâmica pedagógica das aulas.

“Esse é um programa do governo federal que já existe desde 2006. Já estamos no Século XXI e todas as instituições já deveriam estar equipadas. Uma das solicitações feitas pelo prefeito Paulo Mustrangi foi implantar os laboratórios nas escolas municipais e estamos fazendo. Vamos colocar Petrópolis na Era Digital”, declarou o secretário de Educação, William Campos.

Cada escola contemplada recebe um laboratório composto por 1 (um) servidor de rede, 15 (quinze) computadores com monitores LCD, 1 (um) roteador wireless, 1 (uma) impressora laser, 1 (uma) leitora de smart card e sistema Linux educacional com programas educativos para que as crianças tenham a oportunidade de aprender brincando.

Entre as escolas que já contam com o ProInfo estão Escola Santa Luiza de Marillac, no Centro; Escola Soroptimista, no bairro Pedras Brancas; Escola Municipal Ana Mohammad, no Sargento Boening; Escola Germano Valente, no Centro.

PIQUE NOVO É A ATRAÇÃO DESTE DOMINGO NA NIX CLUB


Domingo, dia 03, o grupo Pique Novo se apresenta na NIX Club & Lounge, em Itaipava, a partir das 23h. Este show é apenas mais uma contratação na sequência de atrações que a NIX traz para comemorar sua reabertura, depois de quase três meses fechada para obras. Os DJs residentes André Junqueira, David RF, Paulo Costa e o mais recente residente, Roger Lyra além do VJ Guido, são os responsáveis pelo agito da casa antes e depois do show. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos nas lojas Imaginarium (Centro de Petrópolis e Itaipava, China In Box (Centro), Informal (Rua Teresa) e Beleza.com (Shopping Mercado Estação).

O grupo de pagode Pique Novo, formado por Binho Percussão, Renatinho, Nego Binho, Edson Cigano, Cesinha e Liomar, foi formado em 1989, no bairro de Ricardo de Albuquerque, subúrbio do Rio de Janeiro.

A idéia surgiu a partir das brincadeiras musicais realizadas no quintal da “Vó Doca”, local que tempos depois se transformou no primeiro estúdio do grupo. A carreira musical se efetivou realmente quando os integrantes começaram a tocar em barzinhos, festas de rua e casas de shows.

Com o passar dos anos, o grupo demonstrou um crescente amadurecimento musical, o que despertou a atenção de empresários do Brasil e do exterior. Em 1997, quando lançou o primeiro CD, “Em cada esquina”, o Pique Novo foi convidado a fazer uma turnê na Venezuela. O sucesso foi tão grande que, em seguida, o grupo recebeu convites para se apresentar por todo o Brasil.

Em 1999, o Pique Novo lançou o álbum “Pelas ruas” e, novamente, obteve sucesso nacional e internacional. As conquistas não pararam por aí. No quinto CD, o grupo conquistou o primeiro Disco de Ouro, pelas mais de 500 mil cópias vendidas – atualmente a certificação é concedida para as vendagens superiores a 100 mil cópias.

Em 2002, ao completar 10 anos de carreira, o grupo reuniu cerca de 10 mil pessoas na quadra de Escola de Samba Beija-Flor, para a gravação do CD “Pique Novo Ao Vivo 10 anos”.

Em 2004 veio a consagração total com o segundo álbum Ao Vivo. O CD "Pique Novo Ao Vivo 2004", foi gravado durante um show no Rio de Janeiro e vem colhendo bastante frutos.
O trabalho traz um repertório de seis canções inéditas e oito regravações. O disco conta também com as participações do cantor Belo e do sambista Arlindo Cruz.

Porém em meio a toda essas conquistas, um trágico acontecimento, em julho de 2004, interrompeu, temporariamente, essa escalada vitoriosa. O Pique Novo perdeu Rogério Pique, um de seus principais integrantes. O músico foi assassinado covardemente dentro de seu carro, quando voltava pra casa depois de um show, na zona sul do Rio. O baque foi grande, visto que aconteceu no auge do Pique Novo. Mas no carinho dos fãs e nos próprios sonhos de Rogério, eles encontraram as forças necessárias pra continuar essa trilha de sucessos.

Com o jeito brincalhão e irreverente, sem perder a seriedade, o grupo tem conquistado cada vez mais o grande público. A forma suave e melódica de falar de amor, aliada ao respeito adquirido ao longo de uma história de sucesso, faz com que o Pique Novo seja considerado um dos maiores grupos de pagode da atualidade.

Com cinco CDs lançados, além do DVD “Nos Braços do Povo”, o grupo desfruta do sucesso do show de gravação do DVD “Ligando os Fatos”.

O evento, realizado em Abril de 2009, no Rio de Janeiro, contou com a participação especial de Leandro Sapucahy, Neguinho da Beija-Flor, Regis Danese e grupo Nosso Sentimento.

A música que dá título ao trabalho já caiu no gosto do público e integra a lista das mais pedidas em rádios de diversas regiões do País. No Rio, nas emissoras de maior audiência da Cidade, “Ligando os Fatos” já é marca registrada na programação. Centenas de Ligações e e-mails dos ouvintes são recebidos diariamente solicitando a execução do pagode do momento.


Serviço

PIQUE NOVO NA NIX CLUB
Dia: 03 de abril de 2011
Horário: A partir das 23h
Censura: 18 anos
Ingressos antecipados: Imaginarium (Centro de Petrópolis e Itaipava, China In Box (Centro), Informal (Rua Teresa) e Beleza.com (Shopping Mercado Estação).
Preços:Fem Pista – R$ 15 / Mas Pista – R$ 30 / Fem VIP – R$ 30 / Mas VIP R$ 50
Local: Nix Club & Lounge
Endereço: Estrada Itaipava – Teresópolis 89, Itaipava, Petrópolis – RJ
Telefone: 24 2222-1283
Site: www.nixclub.com.br

Petrópolis Rural - 2011

MUITO ALÉM DAS LENTES

A partir desta semana, vários alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino estarão vivenciando uma nova experiência artística, pois sairão em campo pelo mundo da fotografia, fazendo um exercício corriqueiro, mas cheio de descobramentos: aprender a olhar.

O projeto "Muito Além das Lentes", idealizado pela fotógrafa Mariana Rocha e coordenado pela pedagoga e produtora cultural Catarina Maul, logo ganhou a parceria da Secretaria de Educação do Município.

O desenvolvimento se dará através de encontros mensais entre alunos das escolas convidadas e os fotógrafos Mariana Rocha, Mariana Kreischer, Cadu Dias, Grazi Araujo, Alu Dias e Simone Sattler.

Juntos, fotógrafos e alunos portarão suas câmeras, mesmo as amadoras ou presentes em seus celulares, para um passeio de olhares através de imagens e paisagens, observando como cada observação é influenciada por nossas preferências, realidades, cotidianos e vivências.

O projeto contemplará um total de 12 escolas, com participação de 10 alunos de cada.
Por mês, 30 alunos estarão vivenciando as emoções dessa caravana, que parte de um encontro no Museu Imperial, que apoia a iniciativa, para ganhar diferentes espaços da cidade.

Um lanche coletivo abre a manhã e promove a sociabilização dos envolvidos de cada encontro, que conta com a participação de 3 escolas.

No próximo sábado, dia 2 de abril, às 9h, acontece a primeira edição do evento. As escolas envolvidas do primeiro bimestre são: Colégio Gunnar Vingren de Petrópolis, E. M. Josemar Contage e E. M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo.

Durante o ano, ainda se beneficiarão do projeto as escolas municipais Odette Fonseca, Dr. Paula Buarque, Clemente Fernandes, Loteamento Samambaia, Soroptmista, Jandira Peixoto Bordignon e Monsenhor João de Deus Rodrigues. Alunos com necessidades especiais também receberão o projeto.

Os 30 melhores trabalhos de cada bimestre comporão uma exposição.

NIX CLUB TEM SUA PRIMEIRA SMIRNOFF NIGHT: BE THERE!

Tudo na vida tem sua primeira vez. Neste sábado, dia 02 de abril, a partir das 23h, rola a primeira festa Smirnoff Night na NIX Club & Lounge.

Imagine algo que ninguém nunca imaginou. Convoque aqueles que querem fugir do comum. Transforme o lugar no cenário perfeito. E aí você poderá dizer: eu estava lá . Assim é a Smirnoff Night, que na NIX Club vai rolar ao som dos DJs residentes André Junqueira, David RF, Paulo Costa e o mais recente residente, Roger Lyra além do VJ Guido. Lá o público dança, se diverte, beija, namora, fica... enfim, tudo que se faz “na night”, só que com dose dupla de Smirnoff Red, Smirnoff Black e Smirnoff Caipirinha. A NIX deu um tempero a mais para esta festa e acrescentou também a dose dupla de pizza. Vai perder? Esteja lá!

Serviço:

SMIRNOFF NIGHT
Dia: 02 de abril de 2011
Horário: A partir das 23h
Censura: 18 anos
Preços: Não informado.
Local: Nix Club & Lounge
Endereço: Estrada Itaipava – Teresópolis 89, Itaipava, Petrópolis – RJ
Telefone: 24 2222-1283
Site: www.nixclub.com.br

PREFEITO ANUNCIA CRIAÇÃO DA PROVA PETRÓPOLIS


A Educação do município foi presenteada no dia do aniversário do Prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi. O chefe do Executivo, ao lado da primeira dama e madrinha da Educação, Marileine Mustrangi, anunciou na noite de segunda-feira (28) a criação da “Prova Petrópolis”, iniciativa inédita na cidade que irá verificar o desempenho dos alunos e os casos problemáticos para a melhoria do ensino na rede pública municipal.

Petrópolis tem hoje 29 escolas municipais acima da média Brasil no 5º ano e 16 no 9º ano, e 39 escolas do 5º ano e 20 do 9º ano acima da média Petrópolis. O objetivo do prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, é melhorar cada vez mais o ensino nas escolas municipais e, consequentemente, o desempenho dos alunos na Prova Brasil para garantir um alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na cidade.

“Temos um compromisso com a Educação e, por isso, queremos melhorar sempre mais. Se a Prova Brasil é um desafio nacional é também um desafio de todos nós, para que esse País tenha orgulho e possa dizer que tem uma educação de qualidade. Cada um tem que fazer sua parte e, por isso, criados a Prova Petrópolis para que o ensino na nossa cidade possa melhorar. É importante ressaltar também que a Prova Petrópolis tem a necessidade do envolvimento dos pais no processo dos alunos”, disse o prefeito.

A “Prova Petrópolis” será no dia 28 de maio e a Prova Brasil acontece em novembro. Assim, na volta das férias já haverá o resultado da Prova Petrópolis para verificar os resultados para trabalhar as áreas deficitárias.

“Nossa estratégia é ajudar, por isso, a Prova Petrópolis é só nossa. Será como um check up para diagnóstico, não cobrança. O objetivo é fazer treinamento para quando voltarmos das férias sabermos as áreas que estão bem e aquelas que estão mal. Queremos que o ensino municipal de Petrópolis fique entre os três melhores do Estado e entre os 20 melhores do Brasil. É importante não apenas para nós, mas para vocês profissionais, como reconhecimento do trabalho que desenvolvem”, declarou o secretário de Educação, William Campos.

Escolas com maiores índices foram premiadas
Durante a cerimônia, o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, premiou as escolas de 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º que tiveram o maior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2009 no município. Além de resultados acima da média nacional, 83% das escolas tiveram um crescimento de índice acima da média estimada.

“Essa avaliação é referente ao trabalho realizado em 2009, antes de mim, mas na gestão do prefeito Paulo Mustrangi. Esses profissionais, cujas escolas tiveram o melhor desempenho, fizeram muito bem o dever de casa, e temos que homenagear, reconhecer e festejar. Além disso, peço que o grupo de diretoras vencedoras faça palestras nas escolas próximas para trocar experiência e ajudar a subir a média das escolas vizinhas”, declarou William Campos.

Cada diretora das escolas que tiveram os maiores índices recebeu o Certificado Ideb e um troféu, durante o jantar realizado na Quinta do Bosque, na Duarte da Silveira, que contou ainda com muita animação, principalmente na pista de dança para comemorar o resultado.

Compuseram a mesa o secretário de Obras, Stênio Nery, o secretário de Fazenda, Hélio Volgari, a subsecretária do Ensino Fundamental, Cláudia Quintanilha, a subsecretária de Educação Infantil, Valéria Albuquerque, a subsecretária de Finanças e Captação de Recursos, Fernanda Silva Carvalho Rosa, a diretora do Departamento de Gestão do Centro de Capacitação em Educação Frei Memória, Denilze de Oliveira, e os vereadores Márcio Muniz, Dudu, Thiago Damaceno e Wagner Silva.

Veja as escolas com o melhor desempenho:

5º ano
Instituto Metodista de Petrópolis – 6,7
E. M. Roberto Kennedy – 6,2
E. Paroquial da Alcobaça – 6,0
E. M. Heitor Borges – 5,9
E. M. Oswaldo Cruz – 5,8

9º ano
Instituto Metodista de Petrópolis – 5,8
E. Paroquial Nossa Senhora da Glória – 5,3
E. M. Nossa Senhora da Glória – 5,3
E. M. Luiz Carlos Soares – 5,2
E. Paroquial Bom Jesus – 5,1

EDUCAÇÃO E COMDEP PREMIAM ESCOLAS COM O PROJETO “LIXO É UM LUXO”

A Secretaria de Educação em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) premiaram nesta terça-feira (29) as 64 escolas municipais que participaram do projeto o “Lixo é um Luxo”. O projeto, que tem como objetivo recolher o lixo reciclável, a limpeza dos leitos dos rios e a conscientização dos alunos foi realizada no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni.

Com o projeto aproximadamente 100 mil toneladas de garrafas Pet, latas e plásticos foram recolhidos pelos alunos das 64 escolas. Durante todo o ano de 2010 os estudantes se mobilizaram para retirar da natureza e das ruas os materiais que poderiam ser reciclados. Todas as escolas foram premiadas pela Comdep, que paga as unidades educacionais de acordo com a quantidade de material recolhido. Já a Secretaria de Educação premia as oito primeiras escolas recolheram maior quantidade de material com cheques de R$ 1 mil até R$ 8 mil.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vianna, este projeto ajuda a salvar muitas nascentes que antes eram poluídas com este material.

“Com este projeto todos que participam só tem a ganhar. Os alunos aprendem a preservar o meio ambiente, além de transmitir aos pais e a população a importância de não se jogar lixo nas encostas o que nos ajuda a preservar nossas nascentes”, declarou.

O secretário de Educação, Willian Campos, agradeceu a parceria da Comdep no projeto e ressaltou a importância da educação ambiental nas escolas.

“É muito mais fácil você ensinar a uma criança sobre reciclagem, sobre preservação do meio ambiente, do que você ensinar isso a um adulto que já está acostumado, infelizmente, a poluir. Precisamos trabalhar nesse sentido, o de conscientizar a população e principalmente as crianças”, explicou.

O presidente da Comdep, Anderson Juliano, que participa do projeto, contou que para o próximo ano as oito primeiras escolas que mais recolherem material reciclável ganharão cada uma um parquinho novo.

“Estamos implantando projetos na cidade, como o Disque Entulho e o Coleta Seletiva, para que cada vez mais consigamos retirar das ruas o lixo reciclável e o entulho. Estes são trabalhos de conscientização que mostram que a população tem aderido as nossas ações. Pelo Disque Entulho já conseguimos retirar mais de 200 mil sacos das ruas”, contou.

O projeto continua em 2011, com premiação prevista para início de 2012, com o objetivo de incentivar os alunos a cuidarem do meio ambiente e conscientizá-los sobre a importância de manter a cidade limpa.

“Nós sempre participamos deste projeto, sempre ganhamos o prêmio da Comdep, mas este ano foi uma surpresa para nós ganharmos em primeiro lugar, ainda mais que nossa escola foi atingida com a enchente do mês de janeiro. Nos empenhamos e conseguimos recolher o maior número de material reciclável”, contou Luiza Coelho Conceição, diretora da Escola Municipal Theodoro Machado, no Vale da Boa Esperança, que arrecadou o maior número de materiais para reciclagem e ganhou o prêmio de R$ 8 mil.

I ETAPA DO CIRCUITO PETROPOLITANO DE SKATE

será neste sábado

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Juventude da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), e da Associação Petropolitana de Skate (APES) vão realizar no próximo sábado (02), a partir das 13h, a I Etapa do Circuito Petropolitano de Skate, na Praça Duque de Caxias (Praça dos Skatistas). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo falajuventudepetropolis.blogspot.com e no dia do evento até às 10h.

O objetivo do circuito é fortalecer a modalidade em Petrópolis. Segundo o coordenador de Políticas Especiais para a Juventude, Yuri Moura, há uma grande quantidade de skatistas na cidade, mas há poucas competições para eles.

“A competição serve não só para premiar, mas também para fortalecer e incentivar a modalidade na cidade. Estamos levando os atletas para uma competição saudável, com segurança e responsabilidade”, informou Yuri.

A Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e Secretaria de Obras estão realizando os devidos reparos na pista para que toda a segurança possa ser dada aos competidores durante o circuito.

Serão três obstáculos, manual, curb e gap, onde os candidatos se dividirão em baterias para serem avaliadas nas manobras mais criativas, complexas e concluídas com maior precisão. Não há limite de idade para participação.

Confira o cronograma do evento:

10h – Abertura do evento, reconhecimento da pista e início das inscrições;

12h30 – Encerramento das inscrições;

13h – Início da competição com a primeira bateria no palco de manual;

13h35 – Início da segunda bateria no palco de manual;

14h15 – Início da competição com a primeira bateria do curb;

14h50 – Início da segunda bateria do curb;

15h30 – Início da competição com a primeira bateria de gap;

16h05 – Início da segunda bateria de gap;

17h – Premiação e encerramento do evento.

terça-feira, 29 de março de 2011

POKER/PEC DOMINA O JOGO MAS PERDE PARA O COPAGRIL

Num jogo de muitos gols, o Poker/PEC perdeu para o Copagrill/Faville/DalPonte por 4 a 3 (Gadeia (2), Renan e Dyego para os paranaenses, com Andrey, Amadeu e Lenísio marcando para os petropolitanos), em jogo válido pela Liga Futsal 2011, na noite desta segunda-feira (28), no Ginásio da UCP, no Bingen, em Petrópolis. O Poker/PEC permanece com 9 pontos ocupando a terceira colocação na tabela. Disputou até agora cinco jogos (três vitórias e duas derrotas).

A partida contra o Copagril foi marcada pela emoção. Do início ao fim da primeira etapa o Poker/PEC teve todas as ações ofensivas, perdendo inúmeras oportunidades. Sem nenhum exagero, poderia ter ido para o vestiário no intervalo com uma vantagem invejável no marcador. Mas a igualdade em 0 a 0 marcou a primeira metade da partida.

No segundo tempo, uma ducha de água fria nos petropolitanos, quando Renan marcou para o Copagril, com menos de um minuto. A pressão continuou, mas só foi evidente quando Andrey empatou e levantou a fiel torcida, que mais uma vez lotou o Ginásio da UCP.

A superioridade e o maior volume de jogo continuavam com os petropolitanos. Mas a estrela de Gadeia brilhou duas vezes, marcando para os paranaenses. O técnico Sérgio Sapo tentou ser mais ofensivo ainda com Cupim de goleiro-linha.

O placar, no entanto, permaneceu favorável ao adversário até os 4 a 3. Faltando 15 segundos para o final, Lenísio e Cupim (na trave), em sequência, quase mudaram a história da partida.

Na próxima quinta-feira (31), o Poker/PEC enfrenta o Atlântico/URI/Erechim, às 20h15, em Erechim (RS). O time não contará com Vander Carioca, que recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão.

POKER/PEC 3 X 4 COPAGRIL/FAVILLE/DALPONTE
GINÁSIO DA UCP – BINGEN – PETRÓPOLIS - RJ
GOLS: 2ºT: Renan (56 seg), Andrey (10min12s), Gadeia (12min13s e 13min16s), Amadeu (14min36s), Dyego (14min56s) e Lenísio (15min33s).

POKER/PEC: Danilo, Régis, Bruno, Vander Carioca e Amadeu. Entraram: Lenísio, Andrey, Cupim, Alvim e Ian. Técnico: Sérgio Sapo.

COPAGRIL/FAVILLE/DALPONTE: Léo Oliveira, Marquinhos, Dyego, Renan e Marcel. Entraram: Lucas, Gadeia, Cris Zaparoll, Vítor Jesus e Jedson. Técnico: Marcos Xavier.

ARBITRAGEM: Adilson José de Matos e Ronaldo César da Silva.

CARTÕES AMARELOS: Vander Carioca(Poker/PEC), Marcel e Renan(Copagril).

CARTÃO VERMELHO: Renan (Copagril).

segunda-feira, 28 de março de 2011

Chopada da NIX com show do Mr. Catra

Não é mentira! Sexta-feira, dia 1º de abril, a partir das 23h, vai rolar grande chopada, com show do Mr. Catra, na NIX Club. Antes e depois do show, o som fica por conta dos DJs residentes: André Junqueira, David RF, Paulo Costa , VJ Guido e o mais novo residente o TOP DJ Roger Lyra.

Mr. Catra, é anunciado em seus shows como O Fiel, codinome que pode parecer irônico. Mas não é. Pelo menos aos seus fãs e às suas ideias, bastante polêmicas, ele demonstra fidelidade. Sem pudor para assumir que é contra a monogamia e que mantém relacionamento com três mulheres ao mesmo tempo.

Wagner Domingues da Costa é 'Mr Catra – O Fiel'. Filho de Manoel e Elza Costa, criado na Tijuca, bairro do Rio de Janeiro (território onde esta a Favela do Borel) teve uma infância diferente de seus vizinhos... “Eu vivi entre os familiares e a casa de meu padrasto Edgar, onde minha mãe trabalhou desde os 11 anos de idade” lembra Mr Catra, hoje, pai de 17 filhos (isso mesmo! 17 filhos) com diferentes mulheres. Defende o que ele chamada de "judaísmo salomônico", uma referência ao Rei Salomão, que possuía inúmeras mulheres e concubinas. “Ele foi o homem mais sábio de todos. Você não pode ir contra a sua natureza", defende o funkeiro, que só pensa em casamento com suas três parceiras depois que elas estiverem devidamente "doutrinadas". "Estou tentando tirar da cabeça delas a doutrina romana, corrupta, que não valoriza as mulheres. Todas são sagradas", diz.Catra alega ter se convertido ao judaísmo após uma visita ao Muro das Lamentações.

Mr. Catra, foi aluno do Colégio Pedro II e líder estudantil. Montou uma banda de rock chamada "O Beco", que chegou a fazer um sucesso relativo em festivais de música de escolas e faculdades, em meados da década de 80.
Na década de 1990, em parceria com o ex-VJ da MTV, o paulista Primo Preto (que havia lhe conseguido um contrato com a Zâmbia Records, gravadora independente de São Paulo, responsável pelos primeiros discos dos Racionais MC's), criou a empresa Rapsoulfunk, como gravadora, grife de moda e organizadora de bailes funk e shows de hip hop no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Em 1995, lançou seu primeiro disco "O Bonde dos Justos", emplacando o hit "Vida na cadeia". As canções de temas fortes chamaram a atenção da Warner Music que lançou, em 1999, o CD "O fiel".

No ano de 2001, juntamente com MV Bill, lançou o Partido Popular Poder para a Maioria (PPPomar), o qual abandonou no ano de 2002 por divergências com Celso Athayde, proprietário da Produtora Hutus e empresário de MV Bill e dos Racionais MC's. Ainda em 2002 foi indiciado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro por apologia ao crime, devido às letras de suas músicas, pricipalmente a da composição "Cachorro", um de seus maiores sucessos, que versa sobre policiais corruptos. Sobre o assunto ele esclareceu posteriormente em entrevista: "Não sou cúmplice do crime, sou cúmplice da favela. Não estou fazendo apologia ao crime, estou é relatando uma realidade."

No ano de 2004, Mr Catra recebeu o primeiro convite para fazer seu show e levar uma parte da cultura do FUNK CARIOCA para fora do Brasil ... fez seu primeiro show no exterior, mais precisamente no Favela Chic da Franca, e dali não parou mais de trabalhar por lá. Em suas turnês anuais já pode mostrar seus trabalhos por países como Suécia, Suíça, Inglaterra, Dinamarca, Alemanha, Polônia, Israel, Noruega, Holanda, Rússia, Espanha, Franca, Bélgica, etc.

Ainda em 2004 a Rapsoulfunk foi responsável pela contratação de artistas do universo hip hop para o "Festival Hip Hop Manifesta", o principal da América do Sul. O evento aconteceu no Riocentro e entre os nomes internacionais contratados destacaram-se os rappers estadunidenses Snoop Dogg e Ja Rule.



Serviço
CHOPADA DE INAUGURAÇÃO – SHOW MR. CATRA NA NIX
Dia: 01 de abril de 2011
Horário: A partir das 23h
Censura: 18 anos
Ingressos antecipados: Imaginarium (Centro de Petrópolis e Itaipava, China In Box (Centro), Informal (Rua Teresa) e Beleza.com (Shopping Mercado Estação).
Preços:Fem Pista – R$ 15
Mas Pista – R$ 25
Fem VIP – R$ 30
Mas VIP R$ 40
Local: Nix Club & Lounge
Endereço: Estrada Itaipava – Teresópolis 89, Itaipava, Petrópolis – RJ
Telefone: 24 2222-1283
www.nixclub.com.br

Aquisição de Carros da Câmara Municipal de Petrópolis

A Câmara de Vereadores possuía 10 carros até o ano passado. Os veículos eram compartilhados pelos 15 vereadores e mais a parte administrativa da Casa. Estes veículos são dos anos 2006, 2008 e 2009.

Em processo licitatório vencido pela Eurokraft, aberto pela Mesa Diretora em novembro do ano passado, e definido em 26 de janeiro deste ano, mais seis carros, ano 2011, da marca Volkswagen, modelo Voyage, no valor unitário de R$ 46.275,00 (valor global de R$ 277.650,00) foram agregados à Casa. Eles foram incorporados em 15de fevereiro e estão dentro do custo orçamentário da Câmara. Eles não são de uso exclusivo dos vereadores e são utilizados como antes, entre os vereadores e os serviços administrativos da Casa de acordo com a demanda apresentada à direção administrativa do legislativo.

A padronização da frota segue ato administrativo de 1997 da Câmara de Vereadores seguindo o que estabelece a Lei 8.666 que regula as licitações do poder público.

MUSEU IMPERIAL OFERECE CONCERTO DE MÚSICA ERUDITA

No dia 9 de abril, o Museu Imperial oferecerá ao público um concerto de música erudita, que ocorrerá às 21h na Sala da Batalha de Campo Grande. Os ingressos, que custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), podem ser retirados a partir do dia 5 de abril na bilheteria do Museu.

A apresentação será comandada pelo maestro Marco Aurélio Lischt, que acompanhará ao piano os cantores Lorena Espina (mezzo) e Augusto Caruso (Tenor). O programa do concerto inclui clássicos como Franz Schubert, Franz Liszt, Giuseppe Verdi e Richard Wagner. Já entre os compositores nacionais estarão João Gomes d’Araujo e Carlos Gomes.

O maestro petropolitano Marco Aurélio Lischt é reconhecido pela direção artística do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, que engloba o Coral dos Canarinhos de Petrópolis, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, a Schola Gregoriana Pater Laetus e a Orquestra Filarmônica de Petrópolis. Lischt é ainda presidente da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil.

Lischt iniciou sua formação no piano, com o título Magna cum Laude pela Escola de Música da UFRJ. Em seguida, obteve a graduação e título de Mestre em Música em órgão também na Escola de Música de UFRJ. Após cinco anos de estada na Alemanha, formou-se em 1998 no curso de Música Sacra na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst, em Frankfurt/Main, tendo como cadeiras principais órgão e regência. Desde então, vem acumulando uma vasta experiência com concertos, palestras, festivais e outras atividades no Brasil e em diversos países.

A mezzo-soprano lírica Lorena Espina nasceu na Argentina e esta radicada há mais de 20 anos em Viena, Áustria. Estudou canto lírico no Conservatório Nacional de Musica Carlos Lopez Buchardo e no Instituto Superior de Artes do Teatro Colón de Buenos Aires, continuando seus estudos na Universidade Anton Bruckner em Linz, Áustria. Cantou em mais de 20 países na Europa, Ásia e America Latina um amplo repertório de concertos e interpretou mais de 40 papéis operísticos.

O tenor brasileiro Augusto Caruso nasceu no Rio de Janeiro em uma família de origem italiana. Graduou-se no Conservatório Brasileiro de Música e continuou seus estudos na Áustria, onde está até hoje radicado. Participou de numerosas turnês na Alemanha, Áustria, Japão e China, interpretando diversos papéis de ópera e opereta.

Veja abaixo o programa do concerto:

I Parte

1- Frühlinsglaube - Franz Schubert (1797-1828)
2- Du bist die Ruh - Franz Schubert
3- Die Junge Nonne - Franz Schubert

4-Es muss ein wunderbares sein - Franz Liszt (1811-1886)
5-Es rauschen die Winde - Franz Liszt
6- O lieb, so lang du lieben kannst - Franz Liszt

7-Anzoleta avanti la regata - Gioacchino Rossini (1792-1868)
8-Canzonetta spagnuola - Gioacchino Rossini

9- Salve estrella solitária - João Gomes d’Araujo (1846-1943)
10- O Africano e o Poeta - João Gomes d’Araujo

Intervalo

II Parte


1- Il poveretto - Giuseppe Verdi (1813-1901)
2- La seduzione - Giuseppe Verdi

3- Perduta ho la pace - Giuseppe Verdi
4- Stornello - Giuseppe Verdi

5- Tout n’est qu’images fugitives - Richard Wagner (1813-1883)
6- Mignone - Richard Wagner

7- Canta Ancor - Carlos Gomes (1836-1896)
8- A mocidade acadêmica - Carlos Gomes
9- Quem sabe - Carlos Gomes

SERVIÇOS

Concerto de música erudita no Museu Imperial
Data: 9 de abril, sábado
Horário: 21h
Local: Sala da Batalha de Campo Grande – Museu Imperial
Preço: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Informações: (24) 2245-4668

Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro - Petrópolis, RJ
Tel.: (24) 2245-5550 / 2245-5560
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis às quartas-feiras e último domingo do mês: gratuito

MINI-ATLETISMO É SUCESSO EM PETRÓPOLIS

As atividades de mini-atletismo do 2º Circuito de Corrida Rústica e Caminhada mobilizaram mais de 450 crianças de diversos colégios da rede municipal de ensino. O evento ocorreu no último sábado (26) no Parque de Exposição de Itaipava. O sucesso da atividade em Petrópolis foi possível graças ao envolvimento da Prefeitura de Petrópolis, de professores e diretores da rede municipal de ensino, Allen Informática e Allen Sport, Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro (FARJ) e da Caixa Econômica Federal.

Cerca de 100 profissionais, entre estudantes de educação física e professores estiveram presentes no workshop que precedeu as atividades do mini-atletismo. Desde as 8h da manhã, a professora da FARJ, Edineida Freire da Purificação, mostrava aos participantes como confeccionar material esportivo usando produtos reciclados.

”Além de incentivar as crianças a pratica de esportes, mostramos aos professores que é possível trazer o atletismo para escola mesmo quando há escassez de material. Eles mesmos podem ensinar aos estudantes para que, caso haja interesse, os próprios alunos possam confeccionar os equipamentos e darem continuidade em suas casas, dessa forma a possibilidade de surgirem novos talentos é muito maior”, ressaltou Edineida.

E o material confeccionado durante o workshop fez parte das oito tarefas do mini-atletismo, dispostas em um circuito, onde se buscou explorar saltos, arremessos, corrida e coordenação psicomotora. As crianças também receberam camisas da Caixa Econômica Federal, além de água e lanche cedidos pela FARJ.

A estudante de educação física, Natajsha Kreischer, participou do workshop e falou sobre a importância desse tipo de iniciativa.“Muitas vezes a falta de material limita nosso trabalho. Dessa forma saímos da mesmice dos esportes com bola e ensinamos outras modalidades que tornam as aulas mais dinâmicas. O que aprendemos no workshop vamos ensinar depois”.

Evento pode ajudar a melhorar rendimento em sala de aula

Levadas por ônibus cedidos pela Secretaria de Educação, os alunos das escolas Santa Terezinha, Dr. Barros Franco, Liceu São José de Itaipava, Nilo Peçanha, e Dr. Theodoro Machado puderam aproveitar as atividades.

A diretora adjunta do colégio Dr. Theodoro Machado, localizado no Vale do Cuiabá atingido pelas chuvas de janeiro, Renilda Quintela, falou da importância deste tipo de atividade neste momento.

“Estou muito feliz de vê-los hoje com o sorriso no rosto. Felizmente conseguimos começar o ano letivo sem atraso, mas o trauma da tragédia ainda está muito presente na cabeça das crianças. Hoje eles estão felizes e sei que esse momento vai repercutir dentro da escola”, comemorou Renilda.

Quem também esteve presente durante todas as atividades foi o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Lancetta, que ressaltou a importância do evento para a cidade.

“São eventos como este que valorizam a qualificação profissional e ainda orienta as crianças na prática de hábitos saudáveis. Essa ação faz com que Petrópolis mostre o potencial que tem. Através desse tipo de atividade, descobrimos novos talentos no esporte que mais tarde leva o nome da cidade para o Brasil”.

Lancetta também esteve presente na sexta-feira, no auditório da Universidade Estácio de Sá, participando do curso de capacitação que teve como público alvo professores e graduandos de educação física. Cerca de 80 pessoas puderam participar do evento com palestras de Cláudio Bollorini Lopes que falou sobre “Arremesso e Lançamento”, Nelson Rocha dos Santos abordou o tema “Corridas”, Guilherme D’Ávila Erberdoble falou sobre “Saltos” e Jorge Pereira Rodrigues finalizou o clico de palestras falando sobre a “Organização de Competições”.

CRIAÇÃO ESTRATÉGICA DE PRODUTOS

Proporcione Satisfação aos Clientes a Partir de Todos os Níveis de sua Empresa

Você está satisfeito com a velocidade com que sua empresa lança novos produtos no mercado? Com a eficácia de sua divisão de criação de produtos? Com a posição de seus produtos em relação à dos seus competidores? Com o fluxo de ideias pioneiras que alimentam sua criação de novos produtos?
Se você respondeu “não” a qualquer uma dessas perguntas, Criação Estratégica de Produtos é um livro essencial.

A obra apresenta uma nova visão para a implementação de uma criação efetiva e inovadora de produtos na fibra de sua organização. Os autores apresentam técnicas e exemplos comprovados para a criação e a colocação no mercado dos produtos adequados no momento apropriado – com uma boa relação entre custo e benefício, e de maneira rápida, ensinando a determinar pontos cruciais na produção, desenhar processos de criação, compreender as necessidades de clientes, dominar tecnologias e treinar a equipe gerencial.

A obra, pioneira em seu segmento, apresenta estudos de casos de empresas proeminentes no mercado mundial, como Walt Disney Imagineering, IBM, Whirpool Corp., United Tecnologies Corp., Mars Incorporated, entre outras.

Dados Técnicos:
Formato: 16x23cm
Páginas: 324
Preço de capa: R$74,90
ISBN: 978-85-7303-860-6

Sobre os autores:
Ronald L. Kerber
, Ph.D., é ex-vice-presidente executivo e CTO da Whirlpool Corporation, empresa em que ele integrou globalmente desenvolvimento de produtos e compras e introduziu um novo processo de criação de produtos que abrangia toda a organização. Exexecutivo sênior do desenvolvimento de produtos e negócios da McDonnell Douglas, além de subsecretário substituto de Defesa no Pentágono, Kerber atua agora como consultor junto ao Departamento de Defesa e como membro titular da cadeira Batten no Darden Graduate School of Business Administration, na Universidade da Virgínia.

Timothy M. Laseter, Ph.D., é membro do corpo docente do Darden Graduate School of Business Administration. Foi associado à Booz Allen Hamilton, Inc. Laseter é um escritor prolífico na área de atuação de executivos de negócios e editorcolaborador para a publicação Strategy + Business.


“Este é um livro essencial, com explicações passo a passo, para os leitores do setor criarem um meio e um processo que fomentem contínuas inovações. Bem escrita, com estudos de casos bastante abrangentes, e repleta de experiências práticas dos autores, esta obra é ‘leitura obrigatória’ em uma era em que a inovação é uma característica cada vez mais crescente e diferenciadora das corporações realmente fantásticas.”
O Honorável Jacques S. Gansler
Vice-presidente de Pesquisas na University of Maryland College Park, Ex subsecretário de Defesa (Aquisição, Tecnologia e Logística).

PREFEITO PARTICIPA DA CONFERÊNCIA DA CIDADE

O prefeito Paulo Mustrangi abriu a II Conferência da Cidade 2011, que aconteceu neste último sábado (26), no auditório da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). O evento teve como foco a Lei de Uso, Parcelamento e Ocupação do Solo (Lupos), o Estatuto da Cidade e o Instituto Julio Frederico Koeler.

De acordo com o prefeito, o plano diretor é de grande importância já que define as metas e o futuro da cidade.

“Com a elaboração do plano diretor em conjunto com a sociedade civil podemos dar continuidade às melhorias para todo o município. O projeto de lei para a criação do Instituto Julio Frederico Koeler, que tem como objetivo monitorar e fiscalizar assuntos pertinentes às áreas urbanas será encaminhado ainda esta semana para a Câmara Municipal”, declarou Mustrangi.

O secretário de Planejamento e Urbanismo, Agnaldo Goivinho, ressaltou que é fundamental a participação da sociedade civil.
“Estamos mais uma vez aqui cumprindo nosso papel e realizando a conferência da cidade junto com a sociedade civil para que as metas sejam traçadas em conjunto com a população”, explicou.

Estiveram presentes ainda ao encontro o vice-presidente do ConCidade, Jonny Klemperer; a representante da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Josília Fassbender e a coordenadora da região serrana do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Érica Machado, além do vereador Gil Magno, que é membro do ConCidade que ressaltou também a importância da criação do Instituto Julio Frederico Koeler na cidade.

“O encontro é de muita importância para a engenharia e a arquitetura da cidade. Temos que lembrar que vivemos em uma cidade histórica, repleta de casarões e por suas ruas centenárias. Esse encontro é muito pertinente para que a sociedade exponha suas idéias e contribua para um efetivo sucesso das ações do poder público”, explicou o vereador Gil Magno.

PREFEITO ENTREGA OBRAS NA RUA RIO GRANDE DO SUL

O prefeito Paulo Mustrangi, acompanhado pelo secretário de Obras, Stênio Nery, entregou para a população as obras de pavimentação e drenagem da Rua Rio Grande do Sul, localizada no bairro Quitandinha, no último sábado (26). No local, 740 metros de rua receberam a pavimentação com piso intertravado, drenagem, captação de águas pluviais, além da construção de meio fio e calçadas. Foram investidos R$ 500 mil para a execução da obra, com a verba sendo alocada por intermédio de emenda parlamentar do deputado federal Hugo Leal, indicada no ano de 2007.

O prefeito Paulo Mustrangi, em seu discurso, destacou a irresponsabilidade de administrações anteriores, que não seguiram os trâmites corretos e deixaram a verba ser devolvida por duas vezes. Ele disse que por total empenho dele e de sua equipe, as verbas puderam ser utilizadas em prol dos moradores da região.

“Esta verba foi devolvida ao governo federal duas vezes e graças ao nosso esforço e o de nossa equipe que conseguimos recuperá-la para que esta obra pudesse estar sendo inaugurada aqui hoje. Precisamos valorizar os deputados que trabalham em prol da nossa cidade e, independente do partido, aquele deputado que estender a mão para nossa cidade eu abrirei as portas do meu gabinete porque ele estará junto comigo para administrar a cidade e levar melhorias para a população”, ressaltou o prefeito.

O deputado federal Hugo Leal, responsável pelo envio da verba à cidade, lembrou que o recurso foi disponibilizado no seu primeiro ano de mandato. “Logo em 2007 quando eu fui eleito pela primeira vez, eu criei a emenda de R$400 mil reais para o bairro Quitandinha, sem decidir o local. Depois do recurso voltar duas vezes, felizmente após o esforço feito pelo atual prefeito Paulo Mustrangi, esta obra também foi possível e isso só faz com que nós tenhamos mais vontade de continuar trabalhando pelo envio de mais recursos ao município. Aqui nós sabemos que houve um esforço coletivo, assim como há um ano atrás conseguimos também a verba de R$1,5 milhão para reaparelhar os postos de saúde do município”, declarou.

Também estiveram presentes ao evento os vereadores Marcio Muniz, Samir Yarak, Albano Filho, Thiago Damaceno, Dudu, João Tobias e Marcio Arruda além de secretários municipais e demais autoridades.

MESTRADO DA UCP PROMOVE PALESTRA ABERTA À COMUNIDADE COMO AULA INAUGURAL

Professora convidada da UFF vem falar sobre Pesquisa Etnográfica

A professora Phd Lygia Segala, professora dos programas de graduação e pós-graduação da UFF, proferirá a Aula Inaugural do Mestrado em Educação da Universidade Católica de Petrópolis, na próxima quarta (30/03), às 14 horas. O evento é aberto à comunidade. Professores e alunos de diversas áreas poderão participar.

Doutora em Antropologia e pós-doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, professora Lygia vai falar sobre “Pesquisa Etnográfica, Processos de Socialização e Trabalho Educativo”. Ela possui publicações e desenvolve projetos nas linhas de pesquisa: Transmissão de Patrimônios Culturais, Antropologia e Imagem e Antropologia e Educação. A palestra será proferida na sala 132.


Serviço
30/03 – 14h – Sala 132 campus BC
Aula Inaugural do Mestrado em Educação
Palestra “Pesquisa Etnográfica, Processos de Socialização e Trabalho Educativo”,
com a professora doutora Lygia Segala, doutora em Antropologia (UFRJ), Phd pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e professora da UFF.
Entrada franca.
UCP – campus BC:
Rua Benjamin Constant, 213, centro, Petrópolis.
www.ucp.br

PREMIAÇÃO DAS ESCOLAS COM MAIOR IDEB ACONTECE HOJE

O prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, vai premiar as escolas públicas municipais de 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º que tiveram o maior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município. Além disso, o prefeito também vai anunciar uma ação inédita que a Secretaria de Educação vai implantar na rede municipal de ensino de Petrópolis.

A premiação e o anúncio serão hoje, dia 28 de março, às 19h, em coquetel que será realizado na Quinta do Bosque, que fica na Rua João Xavier, 768, na Duarte da Silveira.

SAISON SPA NA 4ª EDIÇÃO DO SPA WEEK

A Saison Spa vai promover um verdadeiro ritual de beleza e bem-estar durante a 4ª edição do Spa Week, promovido pela ABC Spas. Durante o evento, que acontece paralelamente no Rio, São Paulo, Curitiba e Santa Catarina, entre os dias 2 e 16 de abril, os spas associados oferecem tratamentos de beleza especiais a um preço único (R$70). No primeiro Spa da América Latina, os clientes poderão desfrutar de uma massagem relaxante com óleos essenciais de Rosa Damacena, baseada na Rosaterapia.

Durante o procedimento, serão utilizados cosméticos ecologicamente corretos. A rosaterapia é um sistema de tratamento revitalizante multisensorial, que associa ativos multifuncionais de alta performance ao mais puro óleo essencial da Rosa Damascena. Originária da Bulgária, Marrocos, Turquia e França, a Rosa Damascena é conhecida como a “pérola da aromaterapia” e é mundialmente consagrada por suas propriedades regenerativas, antioxidantes, anti-inflamatórias e pela afinidade com o sistema hormonal feminino. Para se obter uma gota de sua poderosa essência é necessária uma centena de pétalas frescas. Seu óleo essencial tem aroma doce e suave como o da flor, e promove, instantaneamente, efeito estimulante e positivo.

A Rosaterapia é um verdadeiro ritual de beleza e bem-estar. Logo na primeira sessão a pele fica instantaneamente renovada. O efeito imediato do tratamento vem conquistando as noivas, pois alivia tensões e tira da face expressões de cansaço e estresse, suaviza rugas profundas e elimina as superficiais, nivela a coloração da pele e proporciona efeito antiestresse.

Durante o procedimento, a esteticista Núbia Tedesco vai centralizar o procedimento, na região do rosto e colo. A técnica é indicada para todos os tipos de pele e permite a higienação e esfoliação suave da pele. O tratamento inclui massagem relaxante e máscara.

- Duração da sessão: 60 minutos
- Freqüência indicada: 6 sessões
- Indicação: 1 sessão semanal
- Resultados: nivela a coloração da pele, hidrata e tonifica, suaviza rugas profundas e superficiais. Revitaliza e renova a pele e tem efeito antiestresse.

Serviço
Saison Spa
Rua Ministro Armando de Alencar, 40 – Itaipava
Telefone: (24) 2222-2380
reservas@saison.com.br
www.saisonspa.com.br

RUA RIO GRANDE DO SUL É INAUGURADA NO QUITANDINHA

Moradores comemoram termino das obras de pavimentação

Na manhã do último sábado, 26, aconteceu a inauguração das obras de pavimentação e drenagem da Rua Rio Grande do Sul, no Bairro Quitandinha. A indicação da recuperação da via foi feita pelo vereador Thiago Damaceno e utilizou recursos trazidos através de emenda de autoria do deputado Hugo Leal. Também estiveram presentes na cerimônia o Prefeito Paulo Mustrangi, o secretário de Obras Stênio Nery e moradores do bairro.

A verba foi liberada pelo governo federal para prefeitura, em janeiro de 2009, mas, as obras foram paralisadas algumas vezes, sem aviso prévio e, por isso, o governo suspendeu o repasse dos recursos. A verba foi recuperada pelo deputado Hugo Leal, após reivindicação de Damaceno. Na inauguração, o deputado Hugo Leal disse que é muito gratificante atender a população de Petrópolis. “O compromisso com a sociedade é o de ver o trabalho executado. É minha obrigação trabalhar para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse.

Cerca de 200 famílias que moram na rua comemoraram a ação e agradeceram o trabalho do vereador Thiago Damaceno no bairro: “Ele sempre está aqui na comunidade, lutando por melhorias para o bairro. Agora com o término das obras na rua, lutaremos para conseguir um ônibus pequeno. Não tínhamos esse serviço por causa das condições precárias da via, que estava cheia de buracos”, disse a moradora da localidade, Vera Lucia da Silva.

Para a recuperação dos 600 metros da rua foram gastos R$ 450 mil, valor que, segundo o secretário de Obras, Stênio Neri, ultrapassou o limite que foi liberado em 2009. O secretário disse também que a revitalização só foi possível depois que os estudos sobre a topografia e sondagem foram refeitos.

Durante a inauguração, o vereador Thiago Damaceno cobrou das autoridades presentes uma posição sobre o PSF (Posto de Saúde da Família) do Bairro Independência, que ainda não foi entregue para os moradores. Damaceno disse ainda que continuará lutando para conquistar outras melhorias para o bairro.