quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CPIM DA AMPLA – REUNIÃO 14/02

A Comissão Parlamentar de Inquérito Municipal (CPIM) que apura o trabalho da Ampla junto ao município de Petrópolis, presidida pelo vereador Wagner Silva (PPS), e tendo ainda como membros os vereadores Samir Yarak (PSC), e Renato Thomé (PSDC), esteve reunida na última segunda-feira (07) com representantes da Ampla. Estavam ainda presentes o vereador Gil Magno (PSB), e a advogada Rosita Rayol, representante da OAB-Petrópolis.

Vários assuntos foram discutidos, porém os esclarecimentos prestados não foram satisfatórios para a CPIM, levando em consideração que ainda há muito a ser esclarecido. Desta forma, será agendada uma reunião com alguns secretários do governo municipal e com o engenheiro José Francisco, o qual é o responsável por parte do projeto.

O presidente da CPIM, Wagner Silva, considera que o serviço prestado pela Ampla merece rigorosa apuração desde o período da administração passada, quando foi realizada a reforma do Centro Histórico (Rua do Imperador). Sendo assim, será solicitado aos secretários municipais envolvidos a tal projeto, que enviem à Comissão a documentação de tudo o que foi acordado entre a Ampla e a Prefeitura e outros órgãos que se façam necessários. Todo cuidado e atenção serão tomados para que a cidade não fique prejudicada.

CONFLITO ISRAEL/PALESTINA É TEMA DE CURSO NA UCP

Uma das questões centrais do mundo contemporâneo, o conflito Israel/Palestina, será abordado em curso de extensão promovido pela Universidade Católica de Petrópolis durante cinco sábados, no horário de 14 às 17h, por dois professores: Daniele Regina Abilas Prates - mestranda em Antropologia (UFF)e Rodrigo Lavaqui Guirado Prates. As inscrições vão até esta quinta, 17/02, no atendimento de alunos do campus da Rua Benjamin Constant, 213.

A proposta do curso é realizar uma análise histórica da região para ajudar alunos da graduação e professores da rede pública e privada a compreenderem as questões que se desenvolveram no século XX com a formação do Estado de Israel e os nacionalismos árabe e judaico, bem como com os conflitos e acordos de paz entre Israel e Palestina.

Inserida em uma temática mais abrangente do Oriente Médio, a Palestina, em especial, passa ser uma questão relevante para o Brasil na medida em que grupos de refugiados palestinos são aqui abrigados. Em 2007, mais de cem palestinos foram reassentados no estado de São Paulo e Rio Grande do Sul, estabelecendo uma nova configuração no Brasil. As aulas serão expositivas, com recursos de documentários e filmes. Outras informações pelo site www.ucp.br
Serviço

Curso de Extensão sobre o conflito Israel/Palestina – durante cinco sábados, de 14 às 17h (até 12/03). Inscrições até esta quinta, 17/02.

Documentos Necessários: Para efetuar a matrícula, é necessário documento de identidade e CPF.Investimento:R$ 40,00 (aluno e ex-aluno UCP)R$ 44,00 (público externo)Certificado: O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento, terá direito a certificado.

DNA DO SAMBA NO BEM CULTURAL

Catarina Maul estará recebendo, nesta próxima quinta-feira ao meio dia, no seu programa de TV BEM CULTURAL, na TV Vila Imperial, canal 19, grandes herdeiros do samba carioca que seguem, com maestria, a mesma carreira de seus familiares famosos.

Alex Ribeiro, cantor, compositor, instrumentista, é filho do músico Roberto Ribeiro, bem a exemplo de seu pai que ganhou a mídia com seu sucesso “Todo Menino é um Rei”.

Criado em uma das maiores e mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, o G.R.E.S. Império Serrano, herdeiro unigênito dos dons musicais do pai, ainda menino participou como músico percussionista em algumas gravações de seus discos e por muitos anos da Escola de Samba Mirim Império do Futuro. Hoje é integrante da ala de compositores do Império.

Cantor de samba da nova geração, começou sua carreira como o pai, jogando futebol em times brasileiros e internacionais. Parou com o futebol e começou sua carreira musical interpretando as mais belas canções que seu pai cantou e que, até hoje, são entoadas como verdadeiros hinos da música popular brasileira.

Já marcou presença em conceituadas casas e teatros do Brasil como: Teatro Rival (RJ), Teatro Carlos Gomes (RJ),Sala Baden Powell (RJ), SESC Pompéia (SP), Cartola Bar (BH), Trapiche Gamboa (RJ), Teatro Odisséia (RJ), Rio Scenarium (RJ), entre outros.
Em 2007, fez uma temporada no Sul da França.

Afilhado no samba do grande mestre Jorge Aragão e da diva Elza Soares, Alex Ribeiro foi abençoado e apresentado ao mercado musical por seus padrinhos num lindo show no Teatro Rival em junho de 2010.

Já Juju Ferreira e Tunico Ferreira, que também marcam presença na entrevista, são herdeiros do DNA do samba de Martinho da Vila. Crescidos em Vila Isabel, que abriga a escola de samba do coração da família, não poderia ser diferente. Desde cedo soltaram seus talentos pelo mundo e abraçaram a carreira artística, fazendo da música seu amor e profissão.

Juju Ferreira, além de cantora, backing vocal de músicos conceituados como o próprio pai e, no momento, de Délcio Luiz, destaca-se hoje como radialista.

Comanda um programa na Rádio Verde é Vida, com o nome TAMU JUNTO, e vive a abrir espaço para sambistas de todo o país, que buscam no Rio de Janeiro o seu melhor espaço de divulgação.

Tunico Ferreira escolheu a percussão como seu instrumento companheiro. Músico desde 1994, se lançou como cantor em 2006, quando lançou seu Cd “Na Cadência do Partido Alto”.
Foi quase por acaso, batucando nas mesas de bares e fazendo uma voz para um ensaio que se descobriu cantor.

Já a veia de compositor veio também quase de brincadeira, mas Martinho da Vila escutou e deu o conselho de pai: - Se dedica a isso, que você leva jeito!

Tunico, por conta disso, teve um samba gravado por Martinho que ainda passou para os filhos uma outra herança: seu amor pela Escola de Samba Unidos da Vila Isabel.
Tunico promete: só sai na Vila Isabel e só canta partido alto.

O Bem Cultural, para alegria de Catarina Maul, que dedica-se há mais de 10 anos aos projetos de enaltecimento da Música Popular Brasileira, inclusive incluindo os jovens nos mesmos, tem servido de referência para artistas e pesquisadores de todo o Rio de Janeiro, a prova disso é a excelente oportunidade presente que agora se dá no encontro do DNA do samba com a Cidade Imperial.

O Bem Cultural, além de poder ser assistido através do canal 19, conta ainda com a transmissão via internet no site www.tvvilaimperial.com.br, que também armazena os programas gravados.
As reprises acontecem nos dois meios de transmissão e podem ser acompanhadas na sexta-feira às 23h, no sábado às 12h e no domingo, às 10h.
E viva o samba!

GGI-M DECIDE EXPANDIR OPERAÇÃO REALIZADA NOS BARES

O secretário de Segurança Pública do Município, Hélio Moura, presidiu a reunião de hoje (15) do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), na Prefeitura de Petrópolis. Durante a reunião foram discutidas as operações realizadas em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Fiscalização de Postura da Secretaria Municipal de Fazenda e Vara da Criança, do Adolescente e do Idoso para coibir os excessos de barulho, consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes, tráfico de drogas, condução de veículo embriagado por motoristas, entre outras irregularidades.

Também durante a reunião foi decidida a continuidade das operações nos dias de maior movimentação dos bares. O trabalho foi realizado no Centro, Cascatinha e Corrêas e será estendido para outros bairros do município. Além disso, aos domingos, a CPTrans e a Polícia Militar estão trabalhando em conjunto para coibir o estacionamento irregular e o uso de entorpecentes no Bonfim e em Secretário, por conta da grande movimentação nas cachoeiras. Na primeira operação realizada, no último dia 4 de fevereiro, sexta-feira, duas pessoas foram presas, 30 motocicletas foram multadas, 22 papelotes de cocaína foram apreendidos e dois bares foram autuados por permitir o consumo de bebida alcoólica por menor.

De acordo com o comandante do 26º BPM, coronel Íbis Silva Pereira, a operação vai atuar na prevenção de outros crimes. “Embora homicídio não seja alto no município, as ocorrências tem grande relação com uso de álcool e drogas, e realizando essas operações nos bares acredito que vamos agir preventivamente para reduzir o número de ocorrências nesse caso. Esse trabalho preventivo é importante, e vamos trabalhar em conjunto com a com a ronda escolar”, declarou.

O comandante da Guarda Municipal, Eliel Silveira, solicitou à Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) a instalação de grades na Rua Nelson de Sá Earp para evitar que os freqüentadores dos bares da via fiquem na rua, atrapalhando o trânsito e sujeitos à acidentes. De acordo com o presidente da CPTrans, Orlindo Pozzato, 400 metros de grades já foram solicitadas na semana passada para fazer a proteção dos freqüentadores dos bares, assim como ocorreu nos jogos da Copa do Mundo.

O presidente da CPTrans também informou sobre os lotes de veículos leiloados, que serão retirados do terreno da Duarte da Silveira, e sobre o processo referente ao reboque. “Estamos na fase de pagamentos de tributos para que a retirada dos carros seja realizada. Dessa forma, será possível que haja apreensões de novos veículos durante as operações que estão sendo realizadas. Para o serviço de reboque será realizada licitação na modalidade de Pregão Eletrônico para que este possa nos auxiliar na organização do trânsito”, disse.

A reunião do GGI-M contou com representantes da Secretaria de Segurança Pública do Município, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal, da Defesa Civil, da Guarda Municipal, da fiscalização de Postura da Secretaria de Fazenda, da Secretaria de Educação, da Secretaria de Habitação, da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania e da CPTrans.

CURSO GRATUITO PARA ASSISTENTE DE MODELAGEM

Uma parceria entre o Sindicato das Indústrias de Confecção de Petrópolis (Sindcon) e o Senai oferece curso gratuito para assistente de modelagem. O candidato deve ter acima de 16 anos e já ter completado o ensino fundamental. As inscrições vão até o dia 18/02, no próprio Sindcon. As vagas são limitadas. Telefone para informações:24 2231 -6031/ 24 8802 5103. Endereço do Sindcon: Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa, rua 24 de Maio, s/n. Petrópolis.

PREMIAÇÃO DO CONCURSO EDUCAÇÃO NOTA 10

A Câmara Municipal de Petrópolis estará realizando amanhã (16), às 15h, no Plenário da Câmara Municipal de Petrópolis, Salão Hermogêneo Silva, a premiação da 2ª edição do concurso “Educação Nota 10”. Participaram da seleção alunos em conclusão do 2º segmento do Ensino Fundamental e em conclusão do Ensino Médio, matriculados em qualquer estabelecimento de ensino público do município de Petrópolis e que se inscreveram regularmente no concurso.

Serão premiados os três melhores alunos de cada modalidade de ensino citada, com base nas melhores médias gerais regulares obtidas no ano de 2010 entre os participantes. O primeiro colocado de cada categoria será premiado com o valor de R$ 1.500,00; o segundo colocado receberá R$ 1.000,00; e o terceiro R$ 500,00.

Receberão as premiações do concurso “Educação Nota 10” de 2010:

Ensino Fundamental:
1 º lugar: Manuela de Carvalho Velloso – média escolar final em 2010 = 9,72
Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo

2º lugar: Thaís da Silva Guerini – média escolar final em 2010 = 9,60
Escola Municipal Clemente Fernandes

3º lugar: Tainá Gonçalves Diniz de Lima – média escolar final em 2010 = 9,50
Escola Municipal Avelino de Carvalho


Ensino Médio:

1º lugar: Mayara Tesch Carreiro - média escolar final em 2010 = 8,93
Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio

2º lugar: Ana Maria Xavier – média escolar final em 2010 = 8,52
Colégio Estadual Hercília Henriques Moret

3º lugar: Pedro Henrique de Lima da Silva - média escolar final em 2010 = 8,46
Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio

LANÇAMENTO DO INVENTÁRIO TURÍSTICO DE PETRÓPOLIS CONTARÁ COM A PRESENÇA DO MINISTRO DO TURISMO

Ministro do Turismo, Pedro Novais, participará da cerimônia de lançamento do Inventário Turístico de Petrópolis na próxima sexta-feira, dia 18, às 11 horas no Theatro Dom Pedro.

O Inventário Turístico de Petrópolis envolveu 50 pesquisadores, alunos de cursos de turismo, que visitaram 1991 empreendimentos e 398 atrativos culturais e naturais, além de terem registrado 8.000 fotografias. O trabalho consumiu cerca de 2.400 horas de pesquisa e mais 2.000 horas de tratamento das informações.

Todas as informações foram inseridas em um sistema de banco de dados, que foram direcionadas e disponibilizadas em um portal eletrônico para a promoção do destino, com fácil acesso para turistas, estudantes, pesquisadores e empreendedores (www.destinopetropolis.com.br).

O sistema permite a criação de roteiros turísticos, mapas, calendário anual de eventos, área de notícias e outras facilidades. Atualmente estão disponíveis 21 roteiros turísticos e 5 mapas para facilitar a circulação do turista por toda a cidade.

A partir do lançamento, a administração do sistema e do portal será feita pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo, com a participação dos empresários do setor, uma vez que cada empreendimento cadastrado poderá fazer atualizações de conteúdo, divulgar promoções e substituir ou incluir fotografias.

Os empreendimentos e atrativos estão referenciados em mapas automáticos que facilitam a sua localização. Pelo portal, o visitante interessado pode enviar e-mails e cartões postais, além de navegar nos sites oficiais de cada estabelecimento cadastrado, ampliando as possibilidades de negócios e satisfação com Petrópolis.

A cultura teve lugar de destaque, com a identificação de 126 grupos e instituições culturais, 56 monumentos, 75 prédios históricos, 13 espaços culturais além de feiras, exposições e eventos diversos.

Além dos culturais, os atrativos naturais também foram visitados e fotografados. Foram 103 lugares entre montanhas, rios e áreas de preservação ambiental.

Como infraestrutura de apoio, entre outros, foram pesquisadas 85 empresas de comércio turístico, 116 oportunidades especiais de compra (feiras, galerias, shoppings e mercados), e também, farmácias e drogarias, agências bancárias, empresas de ônibus e postos de abastecimento.


O Inventário Turístico

Além de ser uma exigência do Ministério do Turismo para os municípios (Lei 11.771/08) e facilitar o acesso a recursos federais direcionados ao setor, o inventário turístico se constitui em uma excelente ferramenta para o planejamento das políticas de turismo.
A experiência de Petrópolis poderá servir de modelo no conjunto de ações para estimular o turismo nos 65 destinos indutores, pois mostra como ampliar as informações disponíveis para o planejamento do turismo no país e facilita a promoção das cidades e de seus empreendimentos turísticos.

A elaboração do Inventário Turístico de Petrópolis é fruto de um convênio entre o Ministério do Turismo e o Instituto Ideias, com o apoio do Sebrae-RJ, Prefeitura de Petrópolis, Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Petrópolis, Fórum Estadual de Secretários de Turismo – RJ e TurisRio.

Informações:
www.inventarioturistico.com.br

Assessoria de Imprensa – Instituto Ideias
21-2522-2421
ideias@ideias.org.br

ALUGUEL SOCIAL COMEÇA A SER PAGO HOJE AS FAMÍLIAS VÍTIMAS DAS CHUVAS EM PETRÓPOLIS

A Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) deu início hoje (15) ao pagamento do primeiro lote de aluguel social de R$ 500 aos desabrigados e desalojados das chuvas do último dia 12 de janeiro. Ao total, 493 pessoas receberão o benefício por 12 meses, que será depositado nas contas abertas pelos cadastrados na Caixa Econômica Federal ou diretamente na conta do Bolsa Família, para àqueles que já são assistidos pelo programa do governo federal. O valor total dos recursos destinados aos sete municípios atingidos pelas chuvas é de R$ 40,8 milhões por ano.

“A forma como o benefício está sendo encaminhado para os moradores que foram prejudicados pelas chuvas de janeiro foi feito de forma mais ágil e isso vai ajudar muito a todos aqueles que precisam do recurso. Espero que todas as pessoas que sofreram com as chuvas possam encontrar um local adequado para viverem com a maior brevidade possível e retomem a sua normalidade”, disse o secretário da Setrac, Luis Eduardo Peixoto.

A Prefeitura de Petrópolis também realizou a transferência de 111 pessoas (34 famílias) para o prédio do Centro de Treinamento dos Correios. O espaço conta com dois prédios com 40 apartamentos (quarto e banheiro), sala de estudos, cozinha industrial, lavanderia, refeitório e amplo espaço para área de lazer, numa área total de quatro mil metros quadrados. A Prefeitura ainda instalou uma brinquedoteca (parceria com a Abrinq) destinada as crianças que ali estarão vivendo provisoriamente.

A Setrac também já solicitou junto ao Governo do Estado que incluísse as famílias de Araras prejudicadas pelas chuvas do início do mês de janeiro (5) no recebimento do aluguel social de R$ 500. A medida já foi aprovada e o Estado vai realizar o cadastramento das famílias para liberar o valor.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

BISPO DA DIOCESE DE PETRÓPOLIS CELEBRA MISSA PELAS VÍTIMAS DA CHUVA

A Missa será sábado, dia 12 de fevereiro, às 19h, na Igreja do Divino, em Cuiabá, e domingo, às 11h30, na Catedral São Pedro de Alcântara.

O Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro celebra amanhã (12/02), às 19h, a missa de um mês das vítimas do Vale do Cuiabá (Petrópolis/RJ), na Igreja do Divino, em Cuiabá, e no domingo (13/02), às 11h30, na Catedral São Pedro de Alcântara, por todas as vítimas da Diocese de petrópolis e das cidades atingidas pela chuva no dia 12 de janeiro. O bispo disse que a Igreja Católica está ajudando as vítimas, trabalhando em conjunto com os poderes públicos e diretamente com as famílias que perderam tudo através das paróquias.

Dom Filippo Santoro lembrou que o território da Diocese é formado por seis municípios e quatro foram atingidos pela chuva de janeiro – Petrópolis (Vale do Cuiabá), Teresópolis, Areal e São José do Vale do Rio Preto. Ele explicou que a nível diocesano foi organizado um grupo de trabalho com apoio da Caritas do Brasil, com um coordenador que está atuando diretamente com os padres vendo a necessidade de cada comunidade.

Além do apoio as famílias desabrigadas, oferecendo socorro material e espiritual, Dom Filippo Santoro disse que a Diocese está apoiando a reconstrução das áreas atingidas pela chuva e também a campanha positiva para os quatro municípios. O coordenador da campanha de ajuda as vítimas, Otávio José, disse que em cada município a realidade é diferente, “pois se alguns estão recebendo toda ajuda, outros estão ainda necessitando de mais apoio, é o caso de São José do Vale do Rio Preto, onde boa parte do comércio da cidade foi atingido pela água do rio Preto e estes comerciantes precisam de ajuda para reerguer seus negócios”.

A orientação do bispo diocesano é que os padres, lideranças religiosas e os assessores da Diocese colaborem no que for possível com os poderes públicos para ajudar a reconstruir as áreas atingidas e também a promover as cidades. “Não vamos esquecer o que aconteceu, as vidas perdidas com a tragédia. Esta ferida é abraçada pelo amor de Cristo que vive no sacrário como no seu corpo que é a Igreja e nos ensina a deixar-nos tocar pelos fatos, a ser solidários, a anunciar a sua presença. Seria triste deixar-se arrastar pela avalanche da rotina e virar a página, talvez esperando o próximo carnaval! A grande provação destes dias nos ensina a reconstruir as localidades devastadas e a retomar com um significado novo o quotidiano, especialmente quando os holofotes serão apagados”, frisou o bispo.

APOIO SOLIDÁRIO PARA EMPREENDEDORES

Investe Rio mantêm Posto de orientação em Petrópolis

Quem ainda não teve tempo de tirar as dúvidas sobre linhas de créditos e recuperação da economia pode consultar os técnicos da Investe Rio no Posto Avançado do Programa de Apoio Solidário (PAS) em Petrópolis. Os empreendedores que foram prejudicados pelas chuvas do começo de janeiro podem esclarecer as dúvidas sobre linhas de créditos e capital de giro no SESC de Nogueira, das 10h às 18h.

O Programa de Apoio Solidário atende tanto pessoas jurídicas quanto pessoas físicas. Durante a visita, os empresários recebem orientações sobre como ter acesso às linhas de crédito abertas emergencialmente para obras de reparação, aquisição de máquinas, equipamentos, matéria-prima e capital de giro dos analistas da Investe Rio – setor vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços.

O Objetivo do Programa é acelerar o processo de recuperação dos empreendimentos afetados pelas chuvas. Outros dois postos foram instalados em Nova Friburgo e Teresópolis. A iniciativa foi tomada a partir de parcerias firmadas entre entidades públicas e privadas e conta com o apoio do Sicomércio, da Fecomércio, Firjan e Secretaria de Estado de Turismo.

“Essa ação é importantíssima porque cria um canal de acesso dos empresários afetados direta e indiretamente pelas chuvas para que eles possam tirar as dúvidas sobre como recomeçar seus negócios e retomar suas atividades normais. É um estímulo muito bacana que vai ajudar muitos petropolitanos”, disse Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio.

O SESC de Nogueira fica na Estrada do Calembe, s/n, bairro de Nogueira - próxima à Itaipava. O horário de funcionamento do posto é de 10h às 18h.





Mais informações
Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis Rua Irmãos D’Ângelo, 48Coberturas 4 a 6Centro – Petrópolis/RJTel.: (24) 2237-0806
www.sicomerciopetropolis.com.br

CÂMARA MUNICIPAL E NOVAMOSANTA INICIAM CICLO DE PALESTRAS SOBRE PLANO DIRETOR

Secretário de Planejamento de Blumenau será o 1º convidado

A Associação de Moradores e Amigos de Itaipava – Novamosanta Sociedade Civil sem fins Lucrativos– e o vereador Thiago Damaceno, presidente da Comissão para Estudo e Revisão do Plano Diretor, realizarão um Ciclo de Palestras sobre Planejamento Estratégico e Plano Diretor Municipal. O evento contará com a participação de especialistas e gestores de planos diretores das cidades de Juiz de Fora, Caxias do Sul, Campos do Jordão e Gramado. A primeira palestra vai contar com a participação de Walfredo Balistieri, secretário municipal de Planejamento de Blumenau - SC.

O objetivo do ciclo é conhecer projetos de planos diretores e de planejamento estratégico de sucesso que possam servir de referência para Petrópolis, já que, neste ano, a cidade está discutindo a revisão do seu plano diretor. A apresentação de Balistieri vai se basear em três temas. O primeiro deles é sobre a experiência de Blumenau na gestão de crises, decorrentes de grandes enchentes da bacia do Rio Itajaí e o seu impacto na vida da cidade e a implantação da Oktoberfest, símbolo da “volta por cima” da cidade. Já na segunda parte, o secretário vai informar sobre o processo de planejamento inovador e as linhas referenciais do Plano Diretor de Blumenau. Para concluir a palestra, Walfredo vai divulgar o “Projeto Blumenau 2050”, que mostra uma visão do futuro da região, através da definição de cinco grandes eixos de trabalho, com cenários alternativos.

A palestra com Walfredo Balistieri vai ocorrer no dia 19, às 10h, no Teatro do Shopping Estação Itaipava. Na ocasião, ele vai expor como Blumenau se recuperou das crises enfrentadas por causa das fortes chuvas que se abateram na cidade nos últimos anos. Segundo Fernando Varella, coordenador do ciclo, o palestrante foi escolhido por sua experiência abrangente na área de desenvolvimento urbano. Entre as suas atribuições, estão a secretaria de Planejamento Urbano do Município de Blumenau (de 2005 a 2011), a presidência do Conselho Municipal de Planejamento Urbano, a presidência do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, a participação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e no Fundo de Segurança de Blumenau, além da coordenação técnica do Grupo Dirigido de Planejamento Urbano: Programa Blumenau 2050. A escolha também levou em conta o fato de as duas cidades, Petrópolis e Blumenau, possuírem características semelhantes em termos de localização (regiões serranas) e forte vocação turística.


O Plano Diretor

O Plano Diretor está previsto no artigo 182 §1º da Constituição Federal e na Legislação Federal nº 10.257/01 - Estatuto da Cidade. Trata-se de lei específica, cujo objetivo é o planejamento municipal. O documento estabelece regras para a adequada ocupação da cidade, determinando o que pode o que não pode ser feito em cada parte do município. Por se tratar de uma lei Municipal, o Plano Diretor deve ser discutido e aprovado pela Câmara dos Vereadores, e posteriormente sancionado pelo prefeito.

PENSE CERTO

Nelson Feitosa Jr.


Há duas formas de pensamento: o certo e o errado. O certo, conduz ao equilíbrio, à tranquilidade, à temperança e nos leva ao caminho da felicidade. O errado... ao desastre, ao nervosismo, à ansiedade, a jogar fora nosso tempo de vida e nossa felicidade. Analisemos dois indivíduos: Paulo sempre ficava deprimido no domingo à tarde; afinal, segunda era dia de trabalho, aquele emprego chato e sem graça que pagava pouco e exigia muito, fora o estresse que a chefia fazia questão de colocar em cima de Paulo. Portanto, domingo à noite já era hora de ficar triste, chateado e pensar nos aborrecimentos que certamente apareceriam no dia seguinte. Chega segunda-feira e Paulo acorda cedo, pensando: “Que droga ter que acordar a essa hora e ter que ir para o trabalho! O meu vizinho, o César, acorda tarde todo dia e trabalha quase nada...” Levanta-se estremunhado de sono e mal-humorado. Chega ao serviço atrasado, matutando: “Vou levar bronca outra vez daquele cretino do meu chefe...” Arrasta-se durante todo o dia, resmungando para si e para quem quiser ouvir: “Trabalho mais chato e improdutivo; por que será que eu mereço isso?” Quando bate o sinal para encerrar o expediente, é o primeiro a sair correndo. Seus colegas o olham enviesado; todos sabem que Paulo, aos poucos, tornou-se um fofoqueiro insidioso e malsão. Paulo chega em casa esbaforido, reclamando: “Dia horrível naquele inferno onde trabalho a contra gosto. Calor, chateação do fulano, ainda bem que saí depressa quando bateu a hora!” diz raivoso e deprimido para sua mulher, a Gertrudes. Esta, procura sempre aliviar suas queixas: “Paciência, meu bem, pelo menos ganhas o pão nosso de cada dia...” ao que Paulo retruca: “Paciência como, mulher! Queria ver se você aguentaria aquele ritmo insano de estresse, as exigências descabidas daquele chefe cretino; o pagamento é uma miséria; por isso estamos sempre apertados de grana!” O cachorro chega abanando o rabinho e recebe um chega pra lá de Paulo: “Sai, sai, não me chateie mais que hoje te dou um chute no traseiro!” Cai na poltrona da sala, liga a TV e dorminhoca até a hora do jantar. Senta à mesa, prova a comida e reclama: “Poxa, Gertrudes, sempre a mesma porcaria de comida?” Sai da mesa contrariado, assiste mais a baboseira que passa na TV, logo depois toma um banho e reclama do crivo do chuveiro e cai exausto, morto, na cama: “Mais uma noite depois de um dia de cão! Amanhã começa tudo de novo...” Seu vizinho de porta, o Marcelo, trabalha no mesmo emprego que Paulo. Sempre um dos primeiros a chegar, é conhecido como pessoa alegre e de bom astral; competente, seu trabalho é sempre feito a tempo e à hora, elogiado pelo chefe. Há pouco, por merecimento, foi convidado a ser gerente da firma. Famoso pelo seu sorriso e simpatia, sempre tem uma palavra de consolo para quem precisa. Sempre ao dispor dos seus colegas, ajuda-os nos seus afazeres, não raro sai mais tarde do trabalho mesmo sem que a chefia peça. Quando chega em casa depois do termino do serviço, o que se ouve e vê é uma alegria festiva da Creusa, sua mulher, beijos e abraços dos filhos e carinho no pixote, o vira-lata da casa que acorre latindo de satisfação ao reconhecer o amado dono. Logo, conversa com as crianças, pergunta como foram na escola, o que aprenderam, o que observaram naquele dia, os “causos” e curiosidades. Brinca, rolando no tapete ou no sofá com a menorzinha, ajuda no dever de matemática para o filho do meio. Toma um banho demorado, gostoso, curtindo a água que escorre pelo corpo e a limpeza efetuada pelo sabonete cheiroso. Sempre conversa amorosamente com sua mulher, a Creusa e aproveita para carinhos, olho no olho e beijos molhados. Deitam e dormem profundamente, conscientes de todas as bençãos do Senhor. Pois é: Você é o que passa na sua cabeça. Você determina a sua felicidade ou infelicidade, não o que acontece com você; as pessoas e acontecimentos só podem afetar você se você permitir. Alimente pensamentos de alegria, mantenha o sorriso estampado no seu rosto, seja altruísta, encare as coisas pelo lado bom da vida, olhe sempre para o lado e verá que existem outros em situação muito pior que as poucas mazelas da sua vida. Curta os momentos agradáveis, as cores do arco iris, o perfume das flores, a chuva de verão que refresca o dia, a certeza de que tudo é provisório menos o infinito amor do Pai por todos nós.

Médico Psicoterapeuta.
Site: www.hipnosemedica.hpw.com.br

PENSE CERTO

Nelson Feitosa Jr.


Há duas formas de pensamento: o certo e o errado. O certo, conduz ao equilíbrio, à tranquilidade, à temperança e nos leva ao caminho da felicidade. O errado... ao desastre, ao nervosismo, à ansiedade, a jogar fora nosso tempo de vida e nossa felicidade. Analisemos dois indivíduos: Paulo sempre ficava deprimido no domingo à tarde; afinal, segunda era dia de trabalho, aquele emprego chato e sem graça que pagava pouco e exigia muito, fora o estresse que a chefia fazia questão de colocar em cima de Paulo. Portanto, domingo à noite já era hora de ficar triste, chateado e pensar nos aborrecimentos que certamente apareceriam no dia seguinte. Chega segunda-feira e Paulo acorda cedo, pensando: “Que droga ter que acordar a essa hora e ter que ir para o trabalho! O meu vizinho, o César, acorda tarde todo dia e trabalha quase nada...” Levanta-se estremunhado de sono e mal-humorado. Chega ao serviço atrasado, matutando: “Vou levar bronca outra vez daquele cretino do meu chefe...” Arrasta-se durante todo o dia, resmungando para si e para quem quiser ouvir: “Trabalho mais chato e improdutivo; por que será que eu mereço isso?” Quando bate o sinal para encerrar o expediente, é o primeiro a sair correndo. Seus colegas o olham enviesado; todos sabem que Paulo, aos poucos, tornou-se um fofoqueiro insidioso e malsão. Paulo chega em casa esbaforido, reclamando: “Dia horrível naquele inferno onde trabalho a contra gosto. Calor, chateação do fulano, ainda bem que saí depressa quando bateu a hora!” diz raivoso e deprimido para sua mulher, a Gertrudes. Esta, procura sempre aliviar suas queixas: “Paciência, meu bem, pelo menos ganhas o pão nosso de cada dia...” ao que Paulo retruca: “Paciência como, mulher! Queria ver se você aguentaria aquele ritmo insano de estresse, as exigências descabidas daquele chefe cretino; o pagamento é uma miséria; por isso estamos sempre apertados de grana!” O cachorro chega abanando o rabinho e recebe um chega pra lá de Paulo: “Sai, sai, não me chateie mais que hoje te dou um chute no traseiro!” Cai na poltrona da sala, liga a TV e dorminhoca até a hora do jantar. Senta à mesa, prova a comida e reclama: “Poxa, Gertrudes, sempre a mesma porcaria de comida?” Sai da mesa contrariado, assiste mais a baboseira que passa na TV, logo depois toma um banho e reclama do crivo do chuveiro e cai exausto, morto, na cama: “Mais uma noite depois de um dia de cão! Amanhã começa tudo de novo...” Seu vizinho de porta, o Marcelo, trabalha no mesmo emprego que Paulo. Sempre um dos primeiros a chegar, é conhecido como pessoa alegre e de bom astral; competente, seu trabalho é sempre feito a tempo e à hora, elogiado pelo chefe. Há pouco, por merecimento, foi convidado a ser gerente da firma. Famoso pelo seu sorriso e simpatia, sempre tem uma palavra de consolo para quem precisa. Sempre ao dispor dos seus colegas, ajuda-os nos seus afazeres, não raro sai mais tarde do trabalho mesmo sem que a chefia peça. Quando chega em casa depois do termino do serviço, o que se ouve e vê é uma alegria festiva da Creusa, sua mulher, beijos e abraços dos filhos e carinho no pixote, o vira-lata da casa que acorre latindo de satisfação ao reconhecer o amado dono. Logo, conversa com as crianças, pergunta como foram na escola, o que aprenderam, o que observaram naquele dia, os “causos” e curiosidades. Brinca, rolando no tapete ou no sofá com a menorzinha, ajuda no dever de matemática para o filho do meio. Toma um banho demorado, gostoso, curtindo a água que escorre pelo corpo e a limpeza efetuada pelo sabonete cheiroso. Sempre conversa amorosamente com sua mulher, a Creusa e aproveita para carinhos, olho no olho e beijos molhados. Deitam e dormem profundamente, conscientes de todas as bençãos do Senhor. Pois é: Você é o que passa na sua cabeça. Você determina a sua felicidade ou infelicidade, não o que acontece com você; as pessoas e acontecimentos só podem afetar você se você permitir. Alimente pensamentos de alegria, mantenha o sorriso estampado no seu rosto, seja altruísta, encare as coisas pelo lado bom da vida, olhe sempre para o lado e verá que existem outros em situação muito pior que as poucas mazelas da sua vida. Curta os momentos agradáveis, as cores do arco iris, o perfume das flores, a chuva de verão que refresca o dia, a certeza de que tudo é provisório menos o infinito amor do Pai por todos nós.

Médico Psicoterapeuta.
Site: www.hipnosemedica.hpw.com.br

CPTRANS RETOMA CRONOGRAMA DE SINALIZAÇÃO

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte retomou o cronograma de sinalização vertical e horizontal das vias do município. O trabalho foi iniciado pela Avenida Barão do Rio Branco, na pista sentido Retiro. A equipe de pintura está sinalizando a via, pontos de ônibus, faixas de pedestres, os pontos de redução de velocidade por conta dos radares e quebra-molas.
A pintura está sendo feita entre 8h e 17h, já que o trecho em que o trabalho é realizado precisa ficar sinalizado em meia pista. Como o fluxo de veículos aumenta no fim da tarde, o trabalho de sinalização é interrompido para evitar problemas no trânsito.

Entre as próximas localidades a receberem sinalização estão as entradas da cidade e a Rua Silva Jardim, que, assim como a Avenida Ipiranga, vai voltar a ser mão dupla. Além disso, em Corrêas, cujo projeto já foi aprovado pelos moradores e as intervenções chegaram a ser iniciadas no fim do ano passado com a sinalização horizontal na entrada da Ponte de Corrêas na pista sentido Centro, mas interrompido devido as chuvas, o trabalho será retomado.
Os tachões e tinta licitados pela CPTrans já chegaram à companhia e vão permitir finalizar a sinalização da faixa seletiva na Rua Souza Franco, que irá contar também com intervenção da Secretaria de Obras.

Assim que as intervenções na Rua Souza Franco forem finalizadas, a CPTrans vai implantar a faixa seletiva nas ruas Paulo Barbosa e Washington Luís para dar mais agilidade no trânsito do Centro, principalmente preparando para o novos sistema de ônibus que irá funcionar no município, após a licitação.

Outros pontos que também serão sinalizados para ser implantado o estacionamento rotativo serão as vias Raul de Leoni, Benjamin Constant, Buenos Aires, Alfredo Pachá, Presidente Kennedy, Washington Luís, Miguel Detsi, Raul de Leoni, depois do número 1.000 da Rua Teresa, Montecaseros, Frei Luis, Frei Rogério, Floriano Peixoto, Praça de Corrêas, Santos Dumont, Sete de Abril, Roberto Silveira.

TRÂNSITO NO ENTORNO DO BOSQUE TERÁ MUDANÇAS A PARTIR DE 13 DE FEVEREIRO

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) informa que o trânsito no Bosque do Imperador sofrerá alterações a partir desse domingo, dia 13 de fevereiro, em função da demolição e construção do muro do Colégio D. Pedro II que está prevista para durar 1 mês. Assim, o trânsito no entorno do Bosque do Imperador vai funcionar em sentido horário, passando o ponto de ônibus para o outro lado da calçada, pois atualmente a parada de ônibus funciona junto ao muro do colégio. Por ser um período curto e espaço do bosque não haverá a possibilidade de instalar temporariamente abrigo.

ENCONTRO DE COORDENADORES DE CATEQUESE DA DIOCESE DE PETRÓPOLIS

Neste final de semana acontece o encontro de coordenadores de catequese da Diocese de Petrópolis, que tem como tema central A Palavra de Deus e o lemaVossa palavra é uma lâmpada para meus passos e luz para meu caminho (Sl 118,105). O bispo diocesano, Dom Filippo Santoro, fará uma saudação aos catequistas, no domingo, por volta das 10h45.
O encontro começa amanhã (dia 12/02) às 8h e termina domingo, às 15h, com a missa celebrada pelo Padre Alexander Brito da Silva (Pe. Alex). No primeiro dia do encontro, a missa será celebrada pelo Padre Leonardo Tassinari, às 11h30.

Monsenhor Gilson Andrade, reitor do Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, fará a palestra sobre a Exortação Apostólica do Papa Bento XVI, sobre a Palavra de Deus. A coordenadora diocesana da Catequese, Irmã Redenção, vai falar sobre o ministério da coordenação da animação biblica-catequética e a Irmã Rafaela sobre catequese e missão. O tema da Campanha da Fraternidade, que este ano fala sobre meio ambiente será apresentado por Luciana.

Este ano, encontro será na Casa das Irmãs de Belém, na Rua Aureliano Coutinho (Petrópolis/RJ) e contará com representantes das 43 paróquias da Diocese.

PREFEITURA E MITRA DIOCESANA DE PETRÓPOLIS RENOVAM CONVÊNIO DAS ESCOLAS PAROQUIAIS

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Educação, renovou hoje (10) o contrato com a Mitra Diocesana de Petrópolis para a manutenção do convênio com as 31 escolas paroquiais do município. A solenidade foi realizada na casa paroquial da Catedral São Pedro de Alcântara com as presenças do secretário de educação, professor William Campos e do bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, que assinaram o documento.

Além das 31 escolas que tiveram o convênio renovado, foi firmada uma nova parceria para a abertura do Centro de Educação Infantil Nossa Senhora da Glória, em Corrêas, previsto para começar a funcionar a partir de março. A assinatura da renovação do convênio foi presenciada pelas diretoras das unidades escolares que fazem parte da parceria. Também estiveram presentes as subsecretárias de educação Claudia Quintanilha (Ensino Fundamental), Valéria Albuquerque (Educação Infantil), Fernanda Carvalho (Captação de Recursos), do advogado da Secretaria, Sandro Vitor Ramos Corrêa, e do monsenhor Paulo Daher.

William Campos aproveitou a ocasião para apresentar às diretoras a nova estrutura da secretaria. “Este convênio é uma das prioridades do prefeito Paulo Mustrangi, pois a Igreja Católica trouxe a educação para o Brasil e sem dúvida vem ajudando Petrópolis a ter uma educação melhor ao longo dos anos”, afirmou. Em relação ao ensino religioso, William Campos disse acreditar que ele possa ser ecumênico. “Eu condeno àqueles que têm preconceito, pois o ensino religioso pode contribuir muito para a educação, porque a fé ajuda a fortalecer valores que a nossa juventude esqueceu ou nunca teve acesso”, disse.

O bispo Dom Filippo Santoro expressou seu contentamento com a renovação do convênio. “Esta é uma data histórica porque se renova a colaboração profunda entre as escolas da Mitra Diocesana de Petrópolis e a Prefeitura. As escolas da Mitra vivem em lugares difíceis e propõem uma educação integral, educando as crianças e jovens ao respeito aos outros, a solidariedade, a cidadania e a busca de Deus, fonte de vida e esperança. A colaboração com a Prefeitura é um fato precioso que ajuda à educação na nossa cidade por meio de um serviço qualificado e muitas vezes de excelência”, ressaltou. “Agradeço à cordialidade do secretário William Campos e a possibilidade de um diálogo direto e imediato, e ao prefeito Paulo Mustrangi”, completou.

O convênio entre a Prefeitura e a Mitra Diocesana é renovado a cada dois anos. Na parceria, a Mitra sede os prédios onde funcionam as escolas e a Secretaria de Educação oferece a estrutura educacional.

EMOP E PREFEITURA REALIZAM REUNIÃO PARA DEFINIR DIRETRIZES DE TRABALHO

O prefeito Paulo Mustrangi participou de uma reunião na tarde desta quinta-feira (10/2) com o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), Ícaro Moreno Júnior, que explicou qual as próximas medidas que a autarquia estadual para avançar com as obras emergenciais e na busca por recursos do governo federal. Também participaram do encontro o vice-prefeito Oswaldo Costa Frias e o secretário de Obras, Stênio Nery.

Mustrangi explicou ao presidente do Emop que existe um passivo de intervenções a serem cumpridas relacionadas aos problemas causados pelas chuvas não só de janeiro no Vale do Cuiabá, mas também as que atingiram o distrito da Posse, os bairros da Mosela e Bingen e em Araras, que vitimou três crianças no mês de dezembro do ano passado.

“Temos uma demanda muito grande de obras que são necessárias e que precisam ser feitas em parceria com o governo estadual. Tenho certeza que vamos atender a todas as solicitações e todas as intervenções estarão sendo realizadas nos próximos meses”, garantiu Mustrangi.

O presidente da Emop falou sobre as etapas do processo de atendimento as áreas atingidas pelas chuvas. Ícaro elucidou que a fase emergencial dos trabalhos será realizada até abril e que após esse período, será implantada a fase de reconstrução, que foi subdivida em três linhas de atendimento.

A primeira linha atenderá as obras destinadas às encostas, com a construção de muros de gabião, contenção de locais localizados em áreas de risco, entre outras ações. A segunda linha será à frente de intervenções de infraestrutura, como a construção de mais pontes (duas já estão sendo construídas) microdrenagem, pavimentação e recuperação de vias. A terceira linha focará os trabalhos na recuperação de rios, canais e córregos e serão feitos em parceria com o Inea.

Para que todo o município seja atendido, o governo municipal apresentará ao Estado um relatório com as principais obras a serem realizadas, por ordem de urgência e com detalhes fotográficos do evento, necessidades e custo da obra. Esse relatório será entregue até o período do Carnaval.

“Todo o trabalho do Emop nas cidades atingidas será feito mediante a liberação de recursos do governo federal. Com o trabalho realizado pelas prefeituras, vamos montar um caderno de encargos e levar ao conhecimento da União para então definir o quantitativo de verbas que serão liberadas. Serão necessários uns quatro anos para que todas as obras da Região Serrana sejam concluídas”, afirmou Ícaro Moreno Junior.

Na reunião também ficou acertado que uma área quilombola, com cerca de 15 imóveis, será recuperada. O Emop também será a entidade responsável pela concentração de todo o serviço que foi realizado de cadastramento feito pelas entidades governamentais durante este mês. Todos os dados serão cruzados e também farão parte do caderno de encargos que serão entregues a União.

Mustrangi e Ícaro vistoriam obras de construção de pontes

Após a reunião, o prefeiro Paulo Mustrangi e o presidente da Emop, Ícaro Júnior, foram até o local onde está sendo realizada a construção de uma ponte no bairro Santa Mônica, em Itaipava, em frente a Escola Municipal Darcy Corrêa da Veiga, que também recebe melhorias do governo municipal.

Mustrangi também percorreu a Estrada do Gentio e conversou com moradores da região, que elogiaram a presença do prefeito, que aproveitou para elucidar as dúvidas da população sobre questões relativas ao aluguel social.

“Estarei aqui presente até todas as ações em beneficio da população afetada pelas chuvas forem realizadas. Já avançamos muito dentro deste mês de trabalho, mas ainda temos muito o que fazer”, finalizou.

MUSTRANGI ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO COM A FUNDAÇÃO ABRINQ

“Nada substitui o sorriso de uma criança”, disse o prefeito Paulo Mustrangi ao assinar o termo de cooperação com a Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) na manhã desta quinta-feira (10/2) na sede da Subprefeitura, em Itaipava. A Abrinq criou o projeto “Espaço Seguro” que tem como objetivo distribuir brinquedos e material pedagógico para as prefeituras que contam com projetos juntos às crianças desabrigadas da Região Serrana. Além de doar os brinquedos, a Abrinq está treinando as pessoas que estão cuidando destas crianças para perceber sinais de pós-trauma para que elas sejam encaminhadas diretamente a um acompanhamento psicológico mais intensivo.

São três núcleos do projeto em Petrópolis. O primeiro foi implementado no Centro de Educação Infantil (CEI) Prefeito Sérgio Fadel, em Madame Machado. O segundo funciona no CEI Vista Alegre, em Araras. O terceiro foi montado no Centro de Treinamentos dos Correios, espaço cedido a Prefeitura que abriga famílias que foram afetadas diretamente pelas chuvas do dia 12 de janeiro.

“As crianças vítimas destas chuvas são as que mais sofrem com os problemas. Mas o sorriso estampado no rosto de cada uma delas quando os brinquedos e as brincadeiras tomam conta do seu dia é que nos faz acreditar em um futuro melhor, um futuro de esperança”, disse Mustrangi.


O vice-prefeito, Oswaldo Costa Frias, também destacou que “apesar de muita coisa ter avançado em vários aspectos, os problemas nesta região não terminaram. Temos que manter a cadeia de solidariedade, das parcerias com os setores privados. Muita coisa ainda deve ser feita para que tudo seja recuperado e tenho certeza que vamos conseguir”, afirmou.

A Fundação Abrinq captou mais de hum (1) mil brinquedos junto aos fabricantes nacionais. A distribuição é direcionada após levantamento junto às unidades que estão desenvolvendo as atividades para saber o número de crianças e faixa etária dos grupos. A proposta não é doar os brinquedos diretamente às crianças, mas aos espaços, para que eles possam ser usados de forma coletiva, estimulando o sentimento de partilhar.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

TERRA SANTA COMEMORA 1 ANO COM NOVO PRESIDENTE

O Centro Educacional Terra Santa é uma instituição que atende crianças dos 3 anos a jovens com até 20 anos de idade, todas em situação de vulnerabilidade social. Em meados de 2009 a instituição parou de receber verbas vindas da Terra Santa e da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e passou a ter que gerir e angariar fundos para manter as ações sócio educacionais que são promovidas para cerca de 400 pessoas diariamente.

Foi em fevereiro de 2010 que Frei Antônio Moser assumiu a presidência e de lá pra cá vem transformando o espaço para que ele possa gerar finanças e conseguir se sustentar. “O trabalho é muito grande e estamos nos empenhando para usar de forma adequada todos os espaços que antes estavam vazios. Até o momento não cancelamos nenhum projeto, pelo contrário, novos cursos já se iniciaram e ainda temos muitas idéias em prol das crianças para serem colocadas em prática”, explicou Moser.

Para comemorar um ano na presidência e também angariar fundos para manutenção do espaço, será realizado no próximo domingo, um almoço comemorativo e beneficente com início previsto para as 12h. No menu comida mineira: carré, arroz branco, tutu e salada verde. Os ingressos limitados a 250 pessoas já estão à venda por apenas R$15,00 (quinze reais) por pessoa no Centro Educacional Terra Santa que fica localizado à Rua Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso – Petrópolis/ RJ.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (24) 2246-1061 e (24) 2242-0525 ou ainda através do site www.terrasanta.org.br.

SERVIÇO
Data: 13/02/2011 – Domingo
Horário: A partir das 12h
Menu: Comida Mineira – Arroz, tutu, carré e salada verde
Valor: R$15,00 (por pessoa)
Local: Centro Educacional Terra Santa
Rua Monsenhor Bacelar, 590
Valparaíso – Petrópolis/ RJ
Informações: (24) 2246-1061/ (24) 2242-0525
www.terrasanta.org.br

ESCOLA CONVENIADA A PREFEITURA ESTÁ SENDO REFORMADA NO CENTRO EDUCACIONAL TERRA SANTA


O Terra Santa é uma instituição que acolhe diversos tipos de atividades distintas e que devem ser avaliadas e tratadas separadamente. No mesmo complexo de prédios, salas e capela existem simultaneamente várias ações sendo realizados. A capela, denominada Comunidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição, pertence à Paróquia de Santa Clara, o Centro Educacional Terra Santa possui uma grande área para atividades de contra turno, ou seja, projetos sócio educativos, já a creche e a escola são denominadas Educandário Terra Santa e são conveniadas a Prefeitura.

Em meados de janeiro uma grande reforma teve início e por tal motivo, Frei Antônio Moser, Diretor do Centro Educacional Terra Santa vem a público explicar e ponderar as ações. “Para entender de que obra falamos, convém entender que quando se fala em Terra Santa, se está falando de muita coisa ao mesmo tempo. O que está sendo reformado a olhos vistos é a escola conveniada a Prefeitura. Esta reforma está sendo conduzida e financiada pela Secretaria de Educação. No que se refere à creche, as adaptações tão necessárias para o adequado atendimento às crianças, também serão pagas pela Secretaria”.

Moser exalta que no que se refere à creche é normal que os pais e mães estejam aflitos, pois a rigor ela já deveria estar aberta, mas alguns problemas retardaram as adaptações e conseqüentemente também o reinício do funcionamento.

“As obras tiveram início em janeiro, mas como trabalham pelo menos 10 pessoas e a todo vapor, a gente tem a impressão de que não se trata de obra de igreja. Claro que por se tratar de uma obra de grande vulto, a começar pelo telhado e parte elétrica, a obra vai sendo entregue por etapas. Já na próxima semana daremos início as aulas e os demais acabamentos vão ser concluídos em até quatro meses”, detalhou.

Para diminuir a angústia dos pais e divulgar a abertura da creche reformada, na próxima quarta-feira, dia 16 de fevereiro, Frei Antônio Moser e o Secretário da Educação, Sr. Wiliam Campos, vão se reunir com os pais para acertar detalhes. Moser afirma que até dia 21 de fevereiro a creche estará em pleno funcionamento e acolhendo cerca de cem crianças.

Em relação às obras Moser afirma: “a comunidade como um todo está muito feliz com o que está ocorrendo. Certamente o Complexo do Terra Santa, mais do que nunca, será uma referência não apenas pela aparência externa, mas, sobretudo, pela excelência do ensino. Dispomos de um ótimo quadro de educadoras e educadores em todos os setores”.

E ainda comentando as obras, Moser revela: “Por falar em reformas e excelência de ensino, não se pode deixar na sombra o que está ocorrendo na Comunidade do Bom Jesus no Thouzet. Uma significativa reforma na escola, também conveniada com a Prefeitura, está tendo um tratamento de primeira qualidade. Por sinal, as duas empresas contratadas pela Secretaria de Educação só merecem elogios pela competência e pela delicadeza com a qual tratam os moradores”.

O diretor do Terra Santa explica que tamanha alegria se dá pelo fato de que as duas escolas pertencem à Paróquia de Santa Clara e que as reformas não custariam menos de 500 mil reais, dinheiro que a igreja demoraria anos para conseguir angariar. “Nem em sonho havíamos esperado que isso acontecesse tão rapidamente. Deus seja louvado. Crianças e pais, juntamente com os moradores dos arredores, não se cansam de ficar olhando os progressos diários e como que exclamando: Agora passamos das palavras aos atos”, finalizou.

Centro Educacional Terra Santa
Rua Monsenhor Bacelar, 590
Valparaíso – Petrópolis/ RJ
(24) 2246-1061/ (24) 2242-0525
http://www.terrasanta.org.br/

PELA PRIMEIRA VEZ NO PALCO DO TAMBOATÁ 2FUEL


Sábado, dia 12 de fevereiro, a partir das 22h, o Tamboatá, casa de shows e pizzaria de Itaipava, recebe o projeto *2FUEL* formado pelo multi-instrumentista Aldo D´Isep e pelo produtor DJ Gui Arruda, além dos residentes DJ Vinícius Magalhães, DJ Vitor Ventura e VJ Pupille.O *2FUEL* foi lançado oficialmente em 2008 e de cara os produtores conseguiram uma enorme façanha com a primeira produção, emplacando um remix para o clássico do U2 “Beautiful Day”. Com essa faixa, conquistaram as pistas de todo Brasil, o que os levou a ser um dos Lives de House Music de maior
procura em 2009/2010.


Mas a dupla não parou por aí e vem se destacando e inovando cada dia mais. O projeto foi o primeiro Live a executar MASH-UP ao vivo no Brasil, com um show empolgante que mescla a tecnologia digital das mixagens com o som analógico da guitarra e da bateria tocados nas apresentações. Não é a toa que com isso vem tomando de assalto o Brasil, viajando por quase todos os Estados e garantindo uma agenda disputadíssima.


O maior orgulho do *2FUEL* é tocar no show produções próprias, tendo como principal característica os bootlegs ou releituras de bandas como Paralamas do Sucesso (remix oficial), The Cranberries, New Radicals e muitas outras.


O *2FUEL* foi o primeiro live a remixar o hit "Use somebody" do Kings of
Leon no Brasil, mostrando com muita antecipação o bom gosto em descobrir tendências e novidades já que essa faixa se transformou em um hit mundial em 2010.


O bom gosto das produções vem agradando os principais tops DJs brasileiros como André Pulse, Mora, Magui, Naccarati, Ferris, Ale Rauen, Meme e muitos outros, alem dos destaques da nova geração como André Marques, Mary Olivetti, Morgana e o produtor Arjonas.


Alguns gringos como Guru Josh e Vika Jigulina (DJ e Vocalista da música “Stereo Love”, faixa mais tocada no Brasil em 2010) já descobriram o som do *2FUEL* e prometem levar o nome do projeto para pistas internacionais.

Além da programação especial a pista também vai ser comandada pelo DJ Vinícius Magalhães que iniciou a carreira há 10 anos e possui um estilo variado com base no Club House. Vinícius promete comprovar que mainstreem e underground podem andar juntos.

Na balada de sábado a pista será alternanda com o DJ Vitor Ventura que se interessou pela música em 1994 e vem talhando sua carreira de acordo com as tendências mundiais. Ventura vai bombar a pista com o melhor da house music e suas vertentes.

Tudo isso com a participação da VJ Pupille que vai ilustrar nas paredes as músicas com imagens que se movimentam em tempo real.

Pupille começou a trabalhar com videogra­smo em 2007, no Rio de Janeiro, mas iniciou a carreira de Visual Jockey no Sul do país no início de 2010. Morou em Curitiba/PR, onde aprendeu todos os conceitos e técnicas de VJ na Christ DJ Academy, uma das maiores Academias de Discotecagem do Sul, tendo como instrutor, VJ Toshiro, que está entre os 3 melhores VJs do Brasil.

Após algumas apresentações, Pupille voltou para o Rio de Janeiro, e começou a trabalhar em algumas festas, logo foi convidada para trabalhar em Itaipava, para fazer parte do casting do Tamboatá.

As ilustrações da VJ vão transmitir maior emoção para o público a partir do visual. A idéia é atrair a atenção das pessoas através da mixagem ao vivo de Loops inusitados, levando a todos a sensação de pertencerem às projeções, de forma que se sintam envolvidos num mundo visual surreal.

Os ingressos já podem ser adquiridos através do site http://www.tamboata.com.br/ e as pessoas com os ingressos em mãos terão uma fila exclusiva de entrada. A pista feminina custa R$15,00 (quinze reais) e a masculina: R$25,00 (vinte e cinco reais), já o camarote feminino sai por R$25,00 (vinte e cinco reais) e o masculino R$45,00 (quarenta e cinco reais). A censura para o evento é de 18 anos.

O Tamboatá fica localizado à Estrada União Indústria, 12.360 – Itaipava – Petrópolis/RJ e mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2222-5007 ou ainda nas mídias sociais Facebook (http://www.facebook.com/tamboata) e Twitter (http://twitter.com/tamboata).

TAMBOATÁ
Sábado, 12 de fevereiro a partir das 22h
Estrada União e Indústria, 12.360
Itaipava – Petrópolis/ RJ(24) 2222-5007 – http://www.tamboata.com.br/

Censura: 18 anos
Capacidade: 650 pista/ 250 área vip

Entrada:
Pista feminina: R$ 15,00
Pista masculina: R$ 25,00
Camarote feminino: R$ 25,00
Camarote masculino: R$ 45,00

Venda Antecipada:
http://www.tamboata.com.br/

SUMMER NIGHT, A MELHOR FESTA TEEN DA REGIÃO SERRANA NO TAMBOATÁ


Sexta-feira, dia 11 de fevereiro, a partir das 19h, o Tamboatá, a super boite de Itaipava, recebe DJ Flávio Dominguez e VJ Pupille na melhor festa teen da Serra Carioca.

A noite pra lá de especial para adolescentes e jovens de 12 a 17 anos vai contar com a participação do DJ Flávio Domingues, que também é técnico profissional com experiência de mais de 15 anos em festas, eventos e sonorização de bandas. Acostumado com o público teen, que adora pedir as baladas da moda, os sets vão ser compostos pelo que existe de mais moderno no cenário dance music nacional e internacional.

A festa aquecida pelo calor do verão e pela energia borbulhante dos adolescentes, vai contar também com a participação da VJ Pupille que vai ilustrar nas paredes as músicas com imagens que se movimentam em tempo real.

Pupille começou a trabalhar com videogra­smo em 2007, no Rio de Janeiro, mas iniciou a carreira de Visual Jockey no Sul do país no início de 2010. Morou em Curitiba/PR, onde aprendeu todos os conceitos e técnicas de VJ na Christ DJ Academy, uma das maiores Academias de Discotecagem do Sul, tendo como instrutor, VJ Toshiro, que está entre os 3 melhores VJs do Brasil.

Após algumas apresentações, Pupille voltou para o Rio de Janeiro, e começou a trabalhar em algumas festas, logo foi convidada para trabalhar em Itaipava, para fazer parte do casting do Tamboatá.

As ilustrações da VJ vão transmitir maior emoção para o público a partir do visual. A idéia é atrair a atenção das pessoas através da mixagem ao vivo de Loops inusitados, levando a todos a sensação de pertencerem às projeções, de forma que se sintam envolvidos num mundo visual surreal.

Para entrar na festa que vai esquentar a noite de sábado é obrigatória a apresentação de documento identidade e por se tratarem de menores, não haverá venda de bebida alcoólica.

Os ingressos já podem ser adquiridos através do site http://www.tamboata.com.br/ e com os promoters citados no site. As pessoas com os ingressos em mãos terão uma fila exclusiva na entrada. O ingresso antecipado custa R$20,00 (vinte reais) mais uma escova de dente nova e na entrada o valor vai para R$25,00 (vinte e cinco reais), além da escova de dente. As pessoas que não levarem a escova de dente nova terão um adicional no valor da entrada de R$5,00 (cinco reais).

O Tamboatá fica localizado à Estrada União Indústria, 12.360 – Itaipava – Petrópolis/RJ e mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2222-5007 ou ainda nas mídias sociais Facebook (http://www.facebook.com/tamboata) e Twitter (http://twitter.com/tamboata).

TAMBOATÁ
Sexta-feira, 11 de fevereiro, das 19h às 2h.
Estrada União e Indústria, 12.360
Itaipava – Petrópolis/ RJ(24) 2222-5007 – http://www.tamboata.com.br/

Censura: 12 a 17 anos
Capacidade: 650 pista

Entrada:
Antecipada: R$20,00 + escova de dente NOVA
Na hora: R$25,00 + escova de dente NOVA

OBS: Será cobrado um adicional de R$5,00 para quem não levar a escova de dente NOVA.

Venda Antecipada:
http://www.tamboata.com.br/

Juninho Diatokio – (24) 9259-2006
Antonio Soares – (24) 8808-6193
Dani Brum – (24) 8823-8483
Gabi Hansen – (24) 9272-1288
Mario Vieira – (24) 9825-6177
Luiz Eduardo – (24) 9858-5032
Gigi – (24) 9263-4079
Caio – (24) 8823-2565

QUINTAS-FEIRAS TEM SAMBA NO TAMBOATÁ – ABERTURA EM GRANDE ESTILO COM DUDU NOBRE


Quinta-feira, dia 10 de fevereiro, a partir das 22h, o Tamboatá, casa de shows mais badalada Itaipava, recebe Dudu Nobre para aquecer o pré carnaval. Antes e após o show a pista é do DJ Flávio Dominguez com o suporte dos residentes DJ Vinícius Magalhães e VJ Pupille.

A partir de fevereiro a grande novidade do Tamboatá é abrir as portas as quintas e fazer a pista ferver com samba e batuque de qualidade.

Já na primeira semana o carioca Dudu Nobre, 37 anos, rubro-negro “roxo”, conforme definição do próprio, nascido em berço esplêndido, pelo menos quando o assunto é samba, será a grande atração. Filho de Anita Nobre, que comandava três rodas de pagode, Dudu, já na infância, costumava brincar com tantã e pandeiro com a mesma desenvoltura que os vizinhos eram aplicados em bolas de gude e pelada de rua.

O resultado dessa precocidade foi que aos cinco anos ganhou o instrumento que se tornaria inseparável, o cavaquinho, “aprendi a ler pauta”, ressalta Dudu, e aí começou a sua trajetória. Já aos sete anos ele começou a estudar piano clássico e era levado pela mãe para o Cacique de Ramos. “Aos doze eu já ia sozinho”, detalha.

Filho do engenheiro civil João Nobre, neto do poeta “Seu Nobre”, também autor de livros sobre cinema, o pré-adolescente Dudu iniciou sua carreira nas escolas de samba mirim aos dez anos, compondo com ninguém menos que o mítico Beto Sem Braço. A dupla emplacou o samba-enredo da Alegria da Passarela, que depois se transformaria na agremiação mirim da Unidos da Tijuca. “Beto foi um dos maiores versadores que já conheci”, relembra Dudu.

A partir daí fez fila. Emplacou três sambas na Aprendizes do Salgueiro, outro na Herdeiros da Vila, mais um na Estrelinha da Mocidade e também na Império do Futuro. Isso como compositor adolescente.

Como músico, aos doze anos fez um circuito de shows pela Costa Azul da França com a Mocidade Independente de Padre Miguel e aos 15 rodou Suíça, Finlândia, Inglaterra e Alemanha, com a Cia Brasiliana.

De volta ao Brasil, ingressou na banda de Almir Guineto e depois tocou com Dicró e Pedrinho da Flor. Aos 19 anos, entrou para a banda de Zeca Pagodinho, mesma época em que ingressou na Faculdade de Direito. A advocacia foi cassada no quinto período.

“O Zeca é um padrinho. E ele me diz que samba é uma paixão e que eu fui escolhido pelo samba”, declara o artista.

A partir dali, Dudu teve músicas gravadas por Zeca, Fundo de Quintal, Almir Guineto, Leci Brandão, 100%, Martinho da Vila, dentre outros ilustres do samba nacional.

Entre as músicas que fizeram mais sucesso, destacam se “Vou botar teu nome na macumba”, dele e do Zeca, “Posso até me apaixonar”, outro sucesso radiofônico de Zeca, que Dudu diz ter composto com “São Jorge, Anastácia e as crianças”, “Água da Minha Sede”, “Quem é ela”, com o Zeca Pagodinho e ainda “Pro Amor Render” gravado por Martinho da Vila.

Sobre Dudu o produtor Rildo Hora afirma: “Dudu é fantástico, pois traz a informação de um jovem de trinta e poucos anos associada à melhor história do samba. É craque”, aplaude.

“Ele é o Zeca que deu certo, pois não bebe”, brinca Pagodinho.

E a lista de admiradores ainda inclui nomes da pesada como a cantora Beth Carvalho, o compositor Martinho da Vila, João Bosco e os letristas Aldir Blanc e Nei Lopes.

Tudo isso e muito mais é o que Tamboatá vai proporcionar a partir de fevereiro nas noites de quinta-feira, que prometem ser a grande pedida para o início do fim de semana da Serra Carioca.

E para agitar a pista antes e após o show o convidado é o DJ Flávio Domingues, que também é técnico profissional com experiência de mais de 15 anos em festas. A apresentação vai levar ao ouvinte os hits da atualidade nacional e internacional. Isso tudo coberto pelas ilustrações da VJ Pupille que une o ritmo da música com imagens que se movimentam em tempo real, transmitindo maior emoção para o público a partir do visual.

Os ingressos já podem ser adquiridos através do site http://www.tamboata.com.br/ e as pessoas com o convite em mãos terão uma fila exclusiva na entrada. A pista feminina custa R$ 15,00 (quinze reais) e a masculina: R$ 20,00 (vinte reais), já o camarote feminino sai por R$ 30,00 (trinta reais) e o masculino R$ 40,00 (quarenta reais). A censura para o evento é de 18 anos.

O Tamboatá fica localizado à Estrada União Indústria, 12.360 – Itaipava – Petrópolis/RJ e mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2222-5007 ou ainda nas mídias sociais Facebook (http://www.facebook.com/tamboata) e Twitter (http://twitter.com/tamboata).

TAMBOATÁ
Quinta-feira, 10 de fevereiro a partir das 22h
Estrada União e Indústria, 12.360
Itaipava – Petrópolis/ RJ(24) 2222-5007 – http://www.tamboata.com.br/

Censura: 18 anos
Capacidade: 650 pista/ 250 área vip

Entrada:
Pista feminina: R$15,00
Pista masculina: R$ 20,00
Camarote feminino: R$30,00
Camarote masculino: R$ 40,00

Venda Antecipada:
http://www.tamboata.com.br/

Loja ADJI
Rua 16 de março, 166
Centro – Petrópolis/RJ
(24) 2243-5234

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

AULAS NAS ESCOLAS AFETADAS PELAS CHUVAS EM ITAIPAVA COMEÇAM NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

O retorno das aulas nas quatro escolas municipais afetadas pelaschuvas que atingiram Itaipava no último mês está marcado para o dia 14de fevereiro, próxima segunda-feira. A decisão da Secretaria deEducação tem como base preservar os alunos do cheiro de tinta fresca edos restos de obras que ainda estão sendo removidos. Nas outras 179escolas da rede municipal as aulas começaram normalmente hoje (08).

Em apenas um mês, as comunidades em Itaipava que foram brutalmenteprejudicadas pela enchente do Rio Santo Antônio na madrugada do dia 12de janeiro, começam a retomar sua rotina. Atendendo a solicitação doprefeito Paulo Mustrangi, a Secretaria de Obras deu início às reformasdas quatro escolas afetadas logo após a avaliação dos danos àsunidades.Na última segunda-feira (7), os funcionários da Secretária de Obrasdavam os últimos retoques na pintura e retirada de detritos das obrasnas unidades que são: Theodoro Machado, Santo Antônio (ambas no Valedo Cuiabá), Amélia Antunes Rabello (Madame Machado e Darcy Correa daVeiga (Santa Mônica), como foi constatado pela vistoria realizada pelaSecretaria de Educação.

O secretário de Educação de Petrópolis, professor William Campos,informou que a decisão de iniciar as aulas nestas unidades na próximasemana, além de ser baseada no resultado da vistoria, foi tomada apósconsulta às comunidades ao Ministério da Educação. “A secretaria deObras nos atendeu prontamente e realizou o reparo nas unidades emtempo recorde.

Mas como as escolas ainda estão com cheiro forte detinta fresta e ainda há restos de obras nos locais, optamos empreservar nossos alunos para que não haja nenhum tipo de contratempo”,informou o professor William Campos. “O importante é a garantia da Leide Diretrizes e Bases da Educação, que prevê 200 dias letivos. Estoufeliz porque na grande maioria das 183 escolas a volta às aulas estásendo um sucesso: a alegria está de volta”, completou.

INTERVENÇÃO VAI GARANTIR NOVOS ÔNIBUS PARA LINHA 700

Edital de abertura de nova concessão está em fase de finalização

Cinco ônibus ano 2008/2009 vão entrar em operação essa semana na linha 700 da Viação Autobus, sob intervenção da Prefeitura de Petrópolis. O modelo é eletrônico, com motor mais potente, faz menos barulho e tem selo verde aprovado pelo Inea, mostrando que está dentro da legislação ambiental e é menos poluente.

Os veículos estão sendo parametrizados pelo fabricante para terem uma melhor performance de acordo com a topografia da cidade. Dois já foram para a fábrica e os outros três irão amanhã para passar por esse processo. Em seguida os veículos vão receber a identidade visual, o validador para a passagem com cartão eletrônico e serão vistoriados pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans).

Os ônibus foram alugados de uma empresa do Estado do Rio de Janeiro e vão passar por um teste para verificar o nível de economia. Esse teste vai possibilitar verificar o custo benefício para o aluguel de mais sete ônibus, sendo dois executivos para atuar em direção da localidade Gabi, na divisa entre Posse e Areal.

“Vamos fazer esse teste para verificar a economia que vai proporcionar. Não arriscamos um aluguel que não possamos pagar com o que é arrecadado pela empresa. Estamos numa fase em que trabalhamos com os recursos gerados pelos passageiros. Temos muita dificuldade para alugar veículos mais novos porque as empresas só querem vender. Para comprar seria preciso fazer um financiamento que é, em média, de 36 meses. Além de não termos esse tempo, empresa sob intervenção não pode realizar financiamento ou leasing”, declarou o interventor da Viação Autobus, Seraphin José Claudino.

A vinda desses veículos vai possibilitar a retirada de cinco veículos de circulação para que os técnicos da empresa possam realizar uma revisão completa nos ônibus.

“Hoje fazemos reparos na oficina, mas não temos como parar um veículo para uma revisão geral por falta de carro. Agora, vamos retirar de cinco em cinco veículos para realizarmos esse trabalho. Os funcionários há três meses começaram a ser treinados para atuar nesse tipo de ônibus eletrônico, até porque precisam estar preparados para serem absorvidos por nova empresa, quando for realizada a licitação que vai proporcionar ônibus novos para a cidade”, disse Claudino.

A Viação Esperança foi a primeira a alugar sete veículos. A medida reduziu o número de quebras diárias de veículos. Para que os veículos não parassem de circular e os pagamentos continuassem em dia, a intervenção nas três empresas de ônibus – Esperança, Autobus e Petrópolis – vai continuar até o fim do processo de licitação.

De acordo com a Procuradoria do Município, o edital de abertura de concessão para novas empresas está sendo finalizado, seguindo todas as exigências do Tribunal de Contas. Por conta da mobilização de todos os setores da Prefeitura para atender as necessidades das áreas atingidas pela chuva, inclusive burocráticas, houve um atraso de 15 dias no andamento da preparação do processo.

DUAS PESSOAS SÃO PRESAS DURANTE OPERAÇÃO DO GGI-M

Ação prevista par início de janeiro foi adiada por causa das regiõesatingidas pela chuvaDuas pessoas foram presas, 30 motocicletas foram multadas, 22papelotes de cocaína foram apreendidos e dois bares foram autuados porpermitir o consumo de bebida alcoólica por menor. Esse foi o resultadoda operação realizada na noite de sexta-feira (4) pela Secretaria deSegurança Pública do Município, Polícia Militar, Polícia Civil, GuardaMunicipal, Fiscalização de Postura da Secretaria Municipal de Fazendae Vara da Criança, do Adolescente e do Idoso pelas ruas do Centro.Como já havia sido articulada durante as reuniões do Gabinete deGestão Integrada Municipal (GGI-M) em dezembro, a operação estavaprevista para começar no início de janeiro, mas o trabalho foi adiadoem virtude das chuvas no Vale do Cuiabá e regiões próximas para que asequipes fossem prestar serviço no local.

“A operação visa coibir os excessos de barulho, consumo de bebidasalcoólicas por adolescentes, tráfico de drogas, condução de veículopor motorista embriagado, sem habilitação, carro sem situaçãoirregular, som com decibéis acima do permitido pela Postura Municipal,entre outras irregularidades. O GGI-M vem se reunindo e estamoscontando com o apoio do juiz Alexandre Teixeira (Vara da Criança, doAdolescente e do Idoso) que tem comparecido em nossas reuniõessemanais”, declarou o secretário Municipal de Segurança Pública, HélioMoura.Na sexta-feira passada, a operação foi realizada no Centro Históricoenglobando bares na Rua do Imperador e nos arredores, na Rua Nelson deSá Earp e na Avenida Treze de Maio.Um homem foi flagrado consumindo bebida alcoólica junto a uma menor eassumiu ter comprado a bebida para a mesma.

Ele recebeu voz de prisãoe foi encaminhado para a 105ª DP. O estabelecimento também foimultado, assim como outro bar onde foi flagrado menor consumindobebida alcoólica. Os responsáveis pelos menores foram chamados àdelegacia para serem responsabilizados, assim como ocorrerá com osdemais pais e responsáveis cujo adolescente for flagrado ingerindobebida alcoólica.Uma mulher de 22 anos também foi presa em flagrante por tráfico dedrogas. Ela estava com 22 papelotes de cocaína na bolsa. Durante aoperação 30 motocicletas foram multadas por estarem estacionadas sobrea calçada, prejudicando os pedestres. Além disso, foram apreendidasmotos em que o condutor estava sem habilitação, sendo liberadas apenasapós a chegada de motorista habilitado.

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SOLICITA AOS PAIS QUE FIZERAM A PRÉ MATRÍCULA 2011 QUE COMPAREÇAM ÀS ESCOLAS INDICADAS PARA EFETIVAR A MATRÍCULA

O setor de matrícula da Secretaria de Educação está solicitando aospais de alunos e/ou responsáveis que realizaram a pré matrícula 2011através do sistema 0800 que compareçam às escolas indicadas paraefetivar a matrícula. O prazo foi estendido até o dia 11 de fevereiro.

O prazo inicial para a efetivação da matrícula nas escolas darede municipal foi de cinco dias úteis a partir da divulgação dalistagem, que ocorreu em 28 de janeiro. A listagem da pré matrícula2011 foi divulgada através da Internet (www.petropolis.rj.gov.br), portelefone ou na própria secretaria (Rua Moreira da Fonseca, 33,Centro). Os pais ou responsáveis tinham até o dia 7 de fevereiro paracomparecer às unidades indicadas e efetivar a matrícula do aluno.

No entanto, a Secretaria de Educação foi informada porunidades da rede que muitos pais ainda não compareceram para efetivara matrícula para garantir as vagas nestas escolas. A Secretaria deEducação decidiu estender por mais cinco dias o prazo para aefetivação. Os pais têm agora até o dia 11 de fevereiro paracomparecer às unidades afim de regularizar a situação dos alunos.“Verificamos que em algumas unidades as matriculas não foramrealizadas, por isso, estendemos o prazo. Mas é importante que os paisse dirijam às escolas até a nova data para que nenhum aluno fique forada escola”, disse a subsecretária de educação, Claudia Quintanilha.

ALERJ INSTALA COMISSÃO PARA REVER CONTRATO DA CONCER

Bernardo Rossi quere pedágio mais barato e estrada mais segura

O contrato da concessionária Concer, que administra a rodovia BR-040, trecho entre Petrópolis e Juiz de Fora será revisto por uma comissão de deputados instalada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A comissão foi proposta na sessão desta terça-feira (08.02) pelo deputado Bernardo Rossi e já teve o apoio da maioria dos deputados.

Bernardo Rossi questiona uma diferença que chega a 300% em relação ao pedágio praticado em outras rodovias do país em comparação aos R$ 7,70 cobrados pela Concer com a contrapartida de um serviço de baixa qualidade. “Falta contenção de encostas, sinalização e melhores condições das pistas. Os acidentes são constantes, assim como quedas de árvores e deslizamentos de barreiras. Não há telefones de emergência e faltam obras de infraestrutura”, citou Bernardo Rossi.

O deputado estadual mostrou ainda aos parlamentares que a BR-40 é a principal via de acesso aos mais de 300 mil turistas que chegam à cidade anualmente, é essencial para escoamento e chegada de mercadorias para as 277 indústrias da cidade, assim como influencia diretamente aos mais de cinco mil pontos comerciais e de serviços existentes no município e aos milhares de petropolitanos que se deslocam para o estudo ou trabalho todos os dias no Rio e Região Metropolitana.

Bernardo Rossi ainda pontuou que está em curso uma ação na Justiça proposta ano passado quando ele ocupava a presidência da Câmara de Vereadores. A ação, movida contra a Concer e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pede melhorias imediatas por parte da concessionária. A justiça acolheu ação concedendo, em setembro de 2009, liminar obrigando a Concer a, em 30 dias, iniciar as realizações necessárias. A empresa, no entanto, recorreu de decisão.

- Ficou claro que a Concer, com este recurso, se nega a promover o que o próprio contrato prega por isso nosso pedido de revisão das formas com que ele foi assinado. O trabalho da comissão pode, inclusive, embasar a justiça para obrigar a empresa a desempenhar um serviço melhor”, completa o deputado.

Bernardo Rossi expôs aos parlamentares que até mesmo a duplicação da pista de subida da serra, prevista no contrato desde 1995, não sai do papel. “Ano passado a Concer apresentou um projeto faraônico para a duplicação que gerou uma série de questionamentos do poder público e usuários sobre sua viabilidade e segurança”.

DEPUTADO APRESENTA PROJETO QUE BENEFICIA DEFICIENTES E IDOSOS

Um projeto de lei que trata da assistência pública gratuita foi apresentado pelo deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ), na Câmara dos Deputados. É o PL 117/11, que protege a pessoa portadora de deficiência ou idoso. Ele eleva para ½ salário mínimo, a renda mensal por pessoa para concessão de benefício a deficientes e a idosos carentes. Atualmente, só recebem esse repasse, as famílias, com renda mensal per capita inferior a ¼ do salário mínimo. O projeto altera a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS - no. 8742/93).

Segundo a LOAS, o referido benefício é a garantia de 1 salário mínimo mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso com 70 anos ou mais e que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família. “Acredito que com essa medida possamos incluir uma significativa parcela dos brasileiros com necessidades especiais e idosos na concessão do benefício”, enfatizou Leal.

Enquanto outros programas do Governo Federal, como o Bolsa Escola, consideram como pessoa hipossuficiente aquela com renda inferior a ½ salário mínimo per capta, na LOAS, o mesmo conceito é de ¼ do salário mínimo. Hugo Leal disse que os mínimos sociais são abrangentes, e que eles não se referem apenas às condições de saúde e sobrevivência dos indivíduos, mas são garantias do exercício da cidadania a que todos os cidadãos têm direito. “Não estamos aqui para complementar renda de ninguém, a tentativa é de amenizar o estado de necessidade dos idosos e deficientes“.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

“O SURTO”EM PALCO PETROPOLITANO



Após sete anos de sucesso ininterrupto em palcos do Rio de Janeiro, São Paulo e outras grandes capitais do país, o espetáculo chega a Petrópolis revigorado, com novas cenas incluídas no enredo e muitas novidades.

No elenco, estão atores como Wendell Bendelack, Rodrigo Fagundes (o Patrick do programa Zorra Total), Flávia Guedes (Aspásia da novela Araguaia), Mariana Santos (Zorra Total) e Renato Bavier (ator convidado). A idéia veio inspirada no paulistano “Terça Insana”.


Na sinopse, quatro atores cansados do fracasso, da vida comum e da manipulação da mídia resolveram dar um giro de 360 graus em suas vidas... parar no mesmo lugar e tirar sarro dessa realidade.

“Surto” é um espetáculo que reúne personagens comuns, que a cada minuto encontramos, esbarramos na rua, assistimos na televisão, vivem conosco em nossas casas. A peça capta o absurdo da vida pelo prisma do humor.

A apresentação acontece no Theatro D. Pedro, no dia 18 de fevereiro (sexta-feira), às 20h. Os atores vão doar parte da arrecadação da bilheteria em prol das vítimas da cidade.

A realização do espetáculo é do Petrópolis em Cena Produções. Vale lembra que “O Surto” já esteve se apresentando na cidade por 12 vezes, sempre como casas lotadas.

SERVIÇO
“O Surto”
Gênero: comédia
Dia: 18 de Fevereiro (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Theatro D. Pedro
(Praça dos Expedicionários S/N – Centro l Petrópolis –RJ l (24) 2235-3833 l 500 lugares l Não aceita cartão ou cheque)Classificação etária: 12 anosDuração: 70 minutosIngressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia para estudantes, idosos, ppdf e clientes Unimed Petrópolis)
Produção Local: Petrópolis em Cena Produções

VERBA DO FECAM PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL EM ITAIPAVA

A Secretaria de Estado do Ambiente, através do Conselho Superior doFundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano(FECAM), aprovou o projeto encaminhado pelo INEA que prevê a liberaçãode R$ 12.498.967,20 (Doze milhões, quatrocentos e noventa e oito mil,novecentos e sessenta e sete reais e vinte centavos) para seremaplicados, a fundo perdido, no “Controle de Cheias e RecuperaçãoAmbiental” nos municípios de Petrópolis, Nova Friburgo, Areal,Teresópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro.

Adeliberação do conselho foi publica no Diário Oficial do Estado dehoje (7/2/2011).A liberação de parte desta para Petrópolis possibilitará o trabalho dedragagem do Rio Santo Antônio, em Itaipava, além da recuperaçãoambiental de toda a região afetada pelas chuvas do dia 12 de janeiro.