terça-feira, 31 de agosto de 2010

“A PARTIDA “ NO THEATRO DOM PEDRO NESTA QUARTA

“A Partida”, espetáculo do Centro de Movimento Deborah Colker, é a segunda atração do Circuito Cultural Sesi em Petrópolis. A apresentação está marcada para esta quarta-feira (01/09), às 20h, no Theatro Dom Pedro. A entrada é franca (respeitada a lotação de 500 lugares do teatro) e os convites podem ser retirados de 7 às 21h, no Sesi (Avenida Barão do Rio Branco, 2.564, Centro); de 8h às 20h, no Senai (Rua Bingen, 130, Bingen) e no próprio Theatro Dom Pedro (Praça dos Expedicionários, s/n) terça-feira, de 14h às 18h30, e na quarta-feira (dia do espetáculo), de 14 às 19h30.

A partida dá a largada inicial em um grupo de jovens bailarinos, que depois de um ano junto ao CMDC, estudando e experenciando ao sabor de uma companhia de dança reuniu três coreografias que sintetizam importantes conceitos da dança contemporânea.

“Ostinato” é o primeiro movimento do espetáculo e desenvolve um vocabulário de gestos e movimentos da vida cotidiana e mistura e reinventa esses gestos com os movimentos abstratos da dança. A proposta é trazer a beleza do cotidiano para o mundo da dança.

Em seguida, os bailarinos apresentam “Paixao”. Mas, falar sobre paixão não é falar sobre o amor. É dançar aquele momento que nos desorganiza, nos coloca fora de controle e onde o sublime e o patético se encontram. O forte e o fraco, a dor e o prazer, o belo e o feio. Nessa coreografia, esse grupo de jovens experimenta a emoção do movimento, a intensidade e o corpo que fala através do sentimento.

O espetáculo é encerrado com “Jogo”, coreografia que relaciona o mundo dos esportes com a dança. A palavra que rege o movimento neste trabalho é “energia”. Os bailarinos jogam e dançam em parcerias, um precisa do outro, mostrando a confiança, o time.

CIRCUITO CULTURAL SESI SE CONSOLIDA
COMO MARCA DE SUCESSO

Alcançando o invejável patamar de 529 espetáculos que reuniram público de 127.497 pessoas no ano passado, o Circuito Cultural Sesi chega a 2010 se consolidando como uma marca de qualidade cumprindo a missão de promover e disseminar a cultura em todo o estado do Rio e proporcionar aos industriários e comunidade local uma programação diversificada nas áreas de artes plásticas, audiovisual, literatura, música e teatro.

Patrocinado pelo Sistema FIRJAN/SESI-RJ, o Circuito, lançado em 2007, oferece ao público a oportunidade de assistir a grandes nomes do cenário artístico a preços populares.
O Circuito Cultural Sesi chega à Petrópolis este ano com a parceria da Fundação de Cultura e Turismo com seis atrações até dezembro. Os eventos de música e dança serão realizados em espaços badalados e charmosos como o Theatro Dom Pedro e o Palácio de Cristal, ícones da arquitetura e da cultura da cidade, tornando os eventos ainda mais relevantes.

Mais quatro espetáculos estão previstos para este ano: Cristina Braga, harpista número um do Theatro Municipal do Rio, se apresenta dias 17 de setembro e 03 de dezembro, no Palácio de Cristal. Dia 16 de outubro, no Palácio de Cristal, se apresentam Gilson Peranzetta e Mauro Senise e, dia 13 de novembro, também no Palácio de Cristal, está marcado o show de Os Cariocas.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

"COMÍCIO" GARGALHADA! DIA 11 DE SETEMBRO NO THEATRO D. PEDRO


Rodrigo Sant’Anna, o Admilson do Zorra Total, estréia “Comício Gargalhada!” em PetrópolisEspetáculo comemora os dez anos de carreira do ator


No formato de um comício eleitoral, o ator Rodrigo Sant’Anna (que participou por dez anos do humorístico dominical da Globo, “A Turma do Didi”), em seu primeiro monólogo, interpreta seis personagens diferentes: Adelaide – “A favelada”, Vanderley das Almas, Sara-menininha, Frango de Padaria, Homossexual Obeso e São Jorge. Entre um personagem e outro ainda há espaço para as histórias engraçadas da vida de Rodrigo, que faz do espetáculo uma reverência ao gênero que o revelou no teatro e na tv: a comédia. Em 2005, Rodrigo escreveu, dirigiu a atuou em "Os Suburbanos". O espetáculo que recebeu indicação da crítica do Jornal O Globo, e que ficou em cartaz durante quatro anos no Rio e agora viaja pelo Brasil. Independente, a peça sempre foi custeada pelo seu grande sucesso de público. Thalita Carauta, que em "Comício Gargalhada!" dirige Rodrigo, atuou com ele em "Os Suburbanos". Atualmente, a dupla participa do humorístico “Zorra Total” (Globo), juntamente com Katiuscia Canoro (Lady Kate).
O espetáculo conta com apoio cultural da Unimed Petrópolis, Lagos de Itaipava, Laboratório de Corrêas, Academia Aeróbia, Casa do Alemão, Restaurante Maria Fumaça, Duettos Café, Coffee Beer, Ginga, Domino’s , Profilm – Fotografia e Vídeo, Supremma Comunicação, Gráfica Fácil, Zoando. Net. Comunicação Livre, Prefeitura de Petrópolis, Fundação de Cultura e Turismo e Theatro D. Pedro.
SERVIÇO:Comício Gargalhada
Gênero: Comédia
Dia: 11 de Setembro (sábado)
Horário: 21h
Local: Theatro D. Pedro
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos
Ingresso: R$ 30,00
Produção: Petrópolis emCena

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

TARUIRA NO PALMEIRAS

No próximo domingo, dia 29 de agosto, de 14h às 17h, o Grupo Taruira se despede da comunidade do Itamarati, realizando a Roda de Choro no Palmeiras.

O evento, agendado para acontecer na Praça, foi transferido por conta de uma obra de revitalização no Bairro.

O projeto comunitário realizado pelo Grupo Taruira, com produção cultural de Catarina Maul e patrocínio da Fundação de Cultura e Turismo, foi tão bem recebido pela comunidade do Itamarati e suas lideranças e amigos, que mesmo tendo a impossibilidade de fazer o evento na Praça, o Itamarati não ficará sem a última Roda de Choro.

Breno Morais, Guto Menezes, Yuri Garrido, Carlos Watkins, José Roberto Leão e Leandro Tartaruga estarão aquecendo os ânimos dos amigos que deixarão saudades no amistoso bairro.

Domingo, nos encontramos no Palmeiras!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PROJETO DESPERTAR PARA A MODA ACONTECE NO CENTRO DE MODA E SERVIÇOS DA RUA TERESA

O Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa recebe neste sábado (28/08) o Projeto Despertar para a Moda do Senai Moda. Vinte alunos entre 11 e 15 anos da Comunidade São Charbel, no Caxambu, serão os primeiros a passar o dia inteiro no Centro de Moda, aprendendo sobre todos os processos que envolvem a confecção de roupas, desde a criação até o molde, a precisão dos cortes e o seu fechamento.

A ideia do projeto, criado em 2008 pelo Sistema Firjan, é o de sensibilizar jovens e crianças para valorizar as profissões relacionadas à cadeia produtiva da moda, descobrindo assim novos talentos. Há dois anos, os padrinhos do projeto no Rio foram estilistas famosos como Carlos Tufvesson, Alessa Migani e Jacqueline di Biase. Eles serviram de exemplo para mostrar que além da criatividade, a moda pode se tornar um bom negócio. O segmento é hoje o terceiro empregador do Estado, mas sofre com a baixa renovação de mão-de-obra.

Profissionais especializados do Senai Moda em Petrópolis serão os anfitriões dos jovens participantes, que farão uma série de oficinas de 9 às 17 horas e ainda testarão sua criatividade em tecidos doados por empresários da Rua Teresa. A costumização de peças vai ser feita no próprio local e os jovens alunos poderão conhecer os ofícios de costureira, modelista e pilotista, entre as diversas fases da confecção industrial.

O cronograma prevê ainda participação de mais quatro comunidades do município até dezembro. A vinda do projeto para a serra partiu das discussões sobre a cadeia produtiva local e suas necessidades durante as reuniões do Conselho Gestor da Moda de Petrópolis, que reúne as principais entidades ligadas ao setor. Depois do segmento de petróleo e da construção civil, a moda é responsável por mais de 90 mil empregos em todo o Estado, grande parte em polos como o de Petrópolis. O setor é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro, por gerar oportunidade de trabalho e renda em todas as regiões fluminenses.

Serviço
Projeto Despertar para a Moda – Senai Moda/ Sistema Firjan
Em Petrópolis, por meio do Conselho Gestor da Moda
Primeira data: 28/08, de 9 às 17h
Local: Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa – Rua Aureliano Coutinho, esquina com 24 de Maio, s/n
Tel.: 24 2245 0808 (Centro de Moda) / 24 2231 9834 (Senai Moda no local)
Cronograma para os próximos meses: 25/09, 16/10, 27/11, 11/12

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CASAR ESTÁ EM ALTA!


Casar na Serra registra maior número de negócios fechados desde
a sua primeira edição.

“Os casamentos vão bem, muito bem, obrigado” – afirmou o decorador Amaury Jaime de Lima, um dos organizadores do Casar na Serra, evento que movimentou a cidade entre os dias 20 a 22 de Agosto deste ano, na Vila Bella.
Tendo como objetivo principal apresentar tendências e soluções para quem vai se casar o evento – que está em sua quinta edição – superou expectativas. De acordo com Rosana Pereira (Janiques Cerimonial e também uma das organizadoras), cerca de 80% dos noivos que visitaram a mostram fecharam pelo menos um serviço com algum dos 23 profissionais envolvidos.
– De todas as edições, sem dúvida essa foi a melhor rodada de negócios – constatou. A cerimonialista conta que, antes mesmo de o evento acontecer, já existia um cadastro de 140 noivas no site da empresa.
– A cada edição o Casar na Serra vai se moldando mais à sua proposta, já que é um evento voltado para noivos. Até o número de ‘curiosos’ vem diminuindo significativamente, contou.

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS
Nesta grande festa estão reservadas degustações, música ao vivo, desfiles, serviços diferenciados e uma infinidade de opções para atender a todo tipo de evento: do clássico e tradicional passando pelos modernos e despojados aos suntuosos e exuberantes.
Este ano o Casar na Serra conta os seguintes profissionais:
Amaury Jaime de Lima (decoração), Cristiano Janiques e Rosana Pereira (cerimonial) são os responsáveis pela coordenação geral do evento. A parte gastronômica fica reservada à Maria Luiza Campos (buffet), Tânia Sabaia (bolos artísticos), Lúcia Sattler (doces), Éternité (chocolates), Márcia Fontaine (bem-casados) e Odair Paulino (bebidas). Moda e beleza com Maria Helena Drummond (vestidos de noiva), Isa Drummond (venda e aluguel de vestidos), Duda Fashion (cabelo e maquiagem) e Dra. Eliane Figueirinho (Odontocenter – Sorriso dos Noivos). Serviços diversos para eventos com Oswaldo Martins (open bar, pistas e lounges), Bia Gelli (buquê e forminhas de doces), Carlinhos Tardiolli (Pólux - som e luz), Marcos Lara (Profim - fotografia e vídeo), Gilmar Castro (convites especiais e modernos), Gilson Bender e Ricardo Dutra (música ao vivo), Luiz e Gisele (Seriflex – toldos e coberturas), Itatrade (profissionais de segurança), Lagos de Itaipava (venda de apartamentos) e Beatriz Lima (Vila Bella – Casa de Festa).

ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
Se na edição anterior o “Bistrô da Torre” foi uma das atrações do evento, este ano o espaço será ainda mais amplo e aconchegante com a montagem de uma cafeteria. O local, localizado na parte externa da casa, foi idealizado pelo decorador Amaury Jaime de Lima e esteve aberto a degustações de doces, chocolates, bem-casados além de cafés, chás e capuccinos preparados na hora.

BOLO
Tânia Sabáia apresentou versão romântica para o bolo dos noivos com direito a flores e borboletas. Já outro bolo, mais moderno, ganhou maçãs verdades em sua ornamentação.


MESA DE BRIGADEIROS
Lúcia Sattler levou às noivas ao delírio com as novidades deste ano. Além de montar uma mesa com doces (fotos em formato de flores obedecendo ao tema do evento – casamento no campo), a sensação foi a mesa de brigadeiros. Nela, além de sabores, o doce foi apresentado, ainda, nas versões: tubinho, colher, pote e copinho. Teve também brigadeiro recheado com licor, o mega-croque e com pistache. Chique, não?

MAIS DELÍCIAS...
Responsável pelos bem-casados mais famosos e concorridos da região, Márcia Fontaine é só capricho. Feitos artesanalmente, a cada bem-casados ele imprime seu toque especial que tanto fascina as noivas. Este ano, as novidades ficam por conta dos novos sabores: maracujá e goiabada e doce de leite. Já a mesa de chocolates da Éternitè apresentou miniaturas de bolos de casamento e de noivinhos – separados ou juntos em um carrinho. Tudo confeccionado em chocolate. E já que estamos falando de romantismo, o bombom em formato de coração com recheio de Nutella ganhou na preferência dos noivos.

BANQUETE A MARCO LUIGI
Maria Luiza Campos não abre mão de lançar novidades e, nesta edição, não poderia ser diferente. O kafta de cordeiro e as massas com recheios e molhos que se destacam pela harmonia dos sabores fazem parte da lista de delícias que poderão ser degustadas durante o evento. A banqueteira ainda vai apresentar risotto de limão ciciliano, iscas de salmão, raviolli de salmão ao molho de manga, entre outros. O brinde dos noivos será especial. A estrela do evento fica por conta dos espumantes da marca Marco Luigi da DG Distribuidora, que participa pela primeira vez do Casar na Serra e que reserva, ainda, degustação de vinhos tintos.

BIA GELLI
Dentre as novidades, as forminhas em tecido e os buquês em vários formatos. Destaque para o buquê de Santo Antônio.

DECORAÇÃO
Amaury Jaime de Lima deu uma ‘repaginada’ no evento e mostrou, com muito romantismo, novas propostas de arranjos elaborados a partir de flores – das mais simples às mais sofisticadas – dando destaque às espécies cultivadas em orquidários da cidade em seus tons multicoloridos que vão dos amarelos e laranjas passando pelos tons mais quentes como pinks, corais e vermelhos até os verdes. Assim como os demais profissionais, o decorador também lançou seus materiais que, a partir de agora, estão à disposição de quem vai casar: são castiçais, tocheiros, lampiões, ânforas, biombos, tapetes orientais e uma infinidade de materiais asiáticos que foram expostos harmoniosamente no salão principal da mansão.

MODA, CABELO E MAQUIAGEM...
As flores se fizeram presentes nos detalhes dos vestidos apresentados pela grife Isa Drummond para madrinhas e se estenderam exuberantes até a alta costura de Maria Helena Drummond, que teve dois grandes momentos nas passarelas: o vestido desenhado pelas alunas do Curso de moda da Universidade Estácio de Sá e a criação assinada pela estilista para a edição 2010 que foi a réplica da noiva do topo de bolo (identidade visual do evento) elaborado em biscuit pela designer Bianca Pires. Buquês e forminhas de Bia Gelli arrancaram suspiro das noivas, sem falar nas lembrancinhas em tecido, além, é claro, da grande novidade deste ano: o buquê de Santo Antônio. Duda Fashion foi outro que inovou com o show de cabelo e maquiagem – tudo ao vivo e em cores – com performances das bailarinas da Escola de Dança Analu Muniz.

MÚSICA
E para agitar os três dias de evento, o Dj Carlinhos mostrou de tudo um pouco, enquanto a dupla Gilson Bender e Ricardo Dutra – a parte musical do evento – tocou e cantou temas do cinema. Este ano, ainda, com acompanhamento de um saxofonista e de uma cantora para fazer a segunda voz. Filmagens e fotografias registraram o evento pelas lentes de Marcos Lara (Profilm).

A VILA BELLA
Casarão em estilo neoclássico construído na década de 40, a Vila Bella – de propriedade dos irmãos Carlos Henrique e Beatriz Lima - abriga festa de todo tipo. Em especial, casamento, bodas e aniversários, tanto para moradores de Petrópolis como para os do Rio de Janeiro e outras cidades que se encantam com as belezas da residência. O local, privilegiado, possui 85 mil metros quadrados de mata atlântica e em seus jardins ainda há opção de instalar toldos, tendas e pista de dança para incrementar eventos ao ar livre.
O local, que abriga 300 pessoas confortavelmente sentadas, possui estacionamento para 100 carros, e quartos para facilitar a vida dos noivos e familiares que desejarem se vestir e maquiar no local.
Desde a sua primeira edição, o evento atrai um público alvo das classes sociais A, B e C de Petrópolis, Rio de Janeiro, Niterói, Cidades Serranas, Região dos Lagos, entre outras.


TODAS AS INFORMAÇÕES E NOVIDADES DOS PARTICIPANTES DESTA EDIÇÃO ESTÃO
EM NOSSO BLOG:

http://casarnaserrapetropolisemcena.blogspot.com

terça-feira, 24 de agosto de 2010

EN’CANTA NOEL

“Só se vive uma vez. A vida
não tem segunda parte.”
Noel Rosa

Sábado, dia 28 de agosto, às 18h, é o dia do evento Som e Cristal, realizado pela Prefeitura de Petrópolis e Fundação de Cultura e Turismo no Palácio de Cristal, receber o projeto En'canta Noel. O evento tem entrada franca.

Através de uma iniciativa que soma paixão pela arte e responsabilidade cultural, artistas petropolitanos uniram-se para comemorar, de forma musical e teatral, o Centenário de Noel Rosa, o famoso “Poeta da Vila”.

Com texto e produção cultural de Catarina Maul, o projeto tem no elenco os músicos Guido Martini, Norton Ribeiro, Yuri Garrido e Tartaruga, além de direção teatral, cenografia e participação especial de Diego Montes.

A produtora cultural e pedagoga Catarina Maul, coordenadora deste jornal, tem feito, durante os últimos 10 anos, vários trabalhos de pesquisa e enaltecimento à Música Popular Brasileira, portanto, o sonho de escrever esse texto nasceu na primeira divulgação sobre o Centenário de Noel.

Os parceiros de sonhos foram pensados com cuidado, para que, além de talento, tudo se desenvolvesse com verdade e emoção.

Para dar um foco informativo ao espetáculo, o músico e professor de História Norton Ribeiro, palestrante e pesquisador no quesito “História do Samba Carioca” tem sido de suma importância. Na peça é o ator que interpreta o personagem “Doutor”, mas nos bastidores situa o texto no que se confere à política da época, ao palavreado utilizado nos anos 40, assim como situações que mudaram o contexto do Rio e do Brasil.

Para engrandecer a parte musical, nomes renomados como o de Guido Martini, que divide a direção musical com Norton Ribeiro, assim como domina quase toda a parte vocal das canções do espetáculo, e dos percussionistas Yuri Garrido e Tartaruga, conferem ao espetáculo o respeito total à obra de Noel Rosa.

O projeto, que tem conquistado o público de forma emocionante, conta com o apoio cultural da Prefeitura de Petrópolis, Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, dos blogs Feitiço do Noel , da Werner Tecidos, do Empório Multimix, da TI VIla Imperial, Zoom Photo e Vídeo e da empresa Comunicação Livre.

As fotos enviadas são de Dayana Lorang.

Quem quiser conhecer o espetáculo, acessarhttp://www.youtube.com/user/bemculturaltv#p/a/u/2/HQy7HrCGEAA

sábado, 21 de agosto de 2010

TARUIRA NA PRAÇA DO ITAMARATI

Nos próximos domingos de agosto, o Grupo Taruira estará promovendo sua animada Roda de Choro na Praça do Itamarati, amparado pelo apoio local da comunidade, que tem dado grande incentivo ao evento.

Os músicos Breno Morais, Guto Menezes, Leandro Tartaruga, Carlos Watkins, Yuri Garrido e José Roberto Leão animam a comunidade entre 14h e 17h, num evento totalmente aberto ao público.
A Roda de Choro tem patrocínio da Prefeitura de Petrópolis e da Fundação de Cultura e Turismo.
Como em 2010 adotou um formato itinerante, já estão agendadas as rodas de setembro e outubro também, respectivamente para o Parque Cremerie e a Praça do bairro São Sebastião.

Para quem gosta de boa música, é uma excelente pedida.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CASAR NA SERRA 2010


A festa vai começar!..
De 20 a 23 de Agosto
Local: Vila Bella
Rua Professor Stroele, 1.276 – Quarteirão Brasileiro
Petrópolis (RJ)
Informações: (24) 2247-4691 / (21) 9640-1516

ABERTO PARA A IMPRENSA
Dia 20, sexta-feira, a partir das 12h (para veículos que necessitarem de imagens pois o evento estará em fase de montagem). Favor confirmar.
A abertura para o público em geral é às 18h.

CONTATO ASSESSORIA DE IMPRENSA
MS COMUNICAÇÃO
Marise Simões e Francis Leoni
(24) 2237-9424 / (24) 7811-5940
E-mail: comunica.ms@gmail.com

PROGRAMAÇÃO
DIA 21 DE AGOSTO - SÁBADO
16h - Desfile de Vestidos de Noiva e Bouquets - Maria Helena Drummond e Bia GelliDesfile de Roupas de Festa - Isa DrummondDesfile de Cabelo, Maquiagem - Duda Fashion
19h - Apresentação Musical - Gilson Bender e Ricardo Dutra

DIA 22 DE AGOSTO - DOMINGO
13h - Apresentação Musical - Gilson Bender e Ricardo Dutra
15h - Desfile de Vestidos de Noiva e Bouquets - Maria Helena Drummond e Bia GelliDesfile de Roupas de Festa - Isa DrummondDesfile de Cabelo, Maquiagem - Duda Fashion
17h - Show Cabelo e Maquiagem – Duda Fashion e equipe

CONCURSO DE POESIA "SERRA SERATA" - Tema: Passione

PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE ENTREGA PARA O DIA 6 DE SETEMBRO



CONCURSO DE POESIA “SERRA SERATA” – 2010
Festa Italiana de Petrópolis

REALIZAÇÃO:
CASA D’IITALIA ANITA GARIBALDI DE PETRÓPOLIS
PREFEITURA DE PETRÓPOLIS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO DE CULTURA E TURISMO DE PETRÓPOLIS
CLUBE DE POESIAS DO PETROPOLITANO F. C.


ORGANIZAÇÃO:
CATARINA MAUL


REGULAMENTO:

Em homenagem à realização da Festa Italiana de Petrópolis e para motivar a pesquisa e o registro literário, pela primeira vez será realizado o Concurso de Poesia “Serra Serata”, que pretende incentivar poetas de todas as idades a refletirem sobre o valor e a presença do povo italiano na construção das características de nossa cidade, já que um terço de nossos munícipes descendem de italianos.
As marcas podem ser observadas na alegria, no espírito empreendedor e arrojado, além da paixão contextualizada nos gestos largos e efusivos, marca registrada em tais indivíduos.
E essa paixão, por eles chamada de “passione”, é o tema desse primeiro concurso literário.

1. Tema: “Passione” (não é necessário utilizar a palavra, mas manter fidelidade ao tema, que retrata a paixão impressa nos hábitos dos italianos, assim definida na própria Língua Italiana como um entusiasmo amoroso ou um interesse vivo por qualquer coisa).

2. Categorias:
Infantil (até 12 anos), Juvenil (de 13 aos 18 anos), Adulto e Adultos-Outras Cidades

3. Inscrições: Secretaria de Educação, no Centro de Capacitação em Educação Frei Memória, aos cuidados da Profª Catarina Maul, ou através do email catarinamaul@globo.com. A entrega dos trabalhos caracteriza a inscrição.

4. Prazo de inscrição: até o dia 6 de setembro de 2010.

5. Apresentação dos trabalhos: As poesias deverão ser apresentadas em 5 (cinco) vias, com o máximo de 30 versos e identificação, contendo nome completo, telefone, e-mail, categoria e, tratando-se de categorias escolares, ainda nome da escola e dados do professor responsável.Somente serão aceitas inscrições por email dos poetas adultos.

6. Seleção: Serão selecionados 10 (dez) trabalhos das categorias infantil, juvenil e adulto, para serem apresentados ao júri na noite da premiação. Todos os trabalhos da categoria “adulto” serão apresentados, salvo os de poetas-outras cidades, que não concorrerão ao prêmio de “Melhor Intérprete”.

7. Premiação: Serão premiados com troféus os 3 (três) primeiros colocados e os melhores intérpretes de cada categoria, salvo os poetas adultos-outras cidades, que não disputam o troféu de Melhor Intérprete. A premiação acontecerá no dia 9 de setembro (quinta-feira), às 19h30, no Petropolitano F. C.
Maiores detalhes poderão ser esclarecidos com a professora e poetisa Catarina Maul, no telefone 2246-8674 ou 2246-8661, no Centro de Capacitação em Educação Frei Memória, ou pelo seu emailcatarinamaul@globo.com

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Bunka-sai 2010 – Festival da cultura do Japão de Petrópolis

Começa neste sábado, dia 21, o Bunka-sai 2010 - Festival da cultura do Japão de Petrópolis. Durante nove dias, dezenas de atrações celebrarão as tradições da terra do Sol.

A abertura do Bunka-sai acontece às 10h, no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni, e contará com a presença do cônsul do Japão. Para homenagear o país que é tema do festival, haverá apresentações dos corais Cant’Vox e Coral Infantil do Instituto Social São José com a participação especiais da soprano Mariana Gomes, da contralto Karen Clavery e do tecladista Thiago Tavares, que interpretarão composições brasileiras e japonesas.

A arte será um assunto presente em todo o evento: a semana do Bunka-sai trará exposições e workshops sobre algumas das mais populares criações do Japão. O público poderá conferir mostras de artesanato típico, como o Kiriê e o Oshi-E, além de participar das oficinas de Haikai, Mangá e Bon-sai. O festival terá ainda outros destaques: o Festival de Cinema Japonês que, desde o início do mês, traz as melhores produções do país; as demonstrações de Bon-Odori, dança folclórica japonesa, além das apresentações teatrais e musicais. E a Cerimônia do Chá, do curso do Instituto Cultural Brasil/Japão, que acontecerá no Museu Imperial. Os participantes poderão acompanhar a cerimônia de perto e desvendar toda a filosofia desta prática.

Com uma programação repleta de atividades interessantes, o Bunka-sai 2010 promete agradar e divertir o público. A entrada para os eventos é gratuita. Confira a programação completa no sitewww.petropolis.rj.gov.br/fctp ou pelo Disque-Turismo, no telefone 0800 024 1516.

Hugo Leal faz campanha em Samambaia e Pedro

No sábado (14), o deputado federal e candidato à reeleição pelo PSC,Hugo Leal fez campanha no bairro Samambaia e no distrito de Pedro doRio. Em Samambaia, o candidato participou de reunião com membros daIgreja Quadrangular da localidade, organizada pelo pastor JuventinoSilvestre.No encontro religioso, Hugo explicou suas ações na defesa da vida e dafamília. “Temos que ter atenção aos princípios cristãos e aos valores.O conceito de família tem que ser preservado, não podemos flexibilizaros entendimentos desta diretriz tão importante na vida de cada um denós”, alertou Leal.O pastor Juventino Silvestre, superintendente da região petropolitanada Igreja Quadrangular, afirmou que o deputado encantou os presentes àreunião.

“As pessoas ficaram encantadas com o trabalho e as colocaçõesdo deputado Hugo Leal, e isto nos deixou muito agradecidos a Deus. Elefoi escolhido por Deus para exercer esta função e temos certeza,diante deste exemplar trabalho, que ele vai continuar neste caminho”,afirmou o pastor.Em Pedro do Rio, Hugo conversou com taxistas, comerciantes, emoradores da localidade.

O taxista Antoniel Ferreira Santi, que está há 7 anos na profissão fezquestão de parabenizar o deputado pela Lei Seca. “Eu dirijo à noite ejá vi muitos acidentes e imprudências nas madrugadas, por conta demotoristas alcoolizados. Parabéns deputado, por ser o autor da LeiSeca que tem poupado tantas vidas no trânsito. Depois da Lei, mesmosem uma fiscalização constante, as pessoas mudaram o comportamento eestão muito mais responsáveis”.Pedro do Rio foi beneficiado diretamente com a atuação do deputadoHugo Leal. Ele conseguiu R$ 200 mil para a contenção do Posto deSaúde, e a instalação do Telecentro Comunitário – espaço deinformática com acesso gratuito para a comunidade – na EscolaMunicipal Monsenhor João de Deus.Para o comerciante João José Ferreira Flora, é motivo de orgulhotermos um representante como Hugo Leal na Câmara dos Deputados. “Odeputado pode vir pedir voto para os eleitores da cidade, sem nenhumconstrangimento. Ele tem trabalho não só em Petrópolis, mas também emmuitos outros municípios do nosso Estado. Tenho orgulho de ser seueleitor”, disse o comerciante.

Leal garantiu que vai continuar suas ações ouvindo sempre asreivindicações da sociedade. “Em Petrópolis, temos amor, residência eorgulho do que fizemos. Eu vou continuar a defender os interesses donosso município e dos demais do Estado do Rio, baseados nasnecessidades da sociedade que represento. Eu não sou produto de trêsmeses de campanha, mas de uma vida, das pessoas que me apoiaramconfiando a mim um mandato”.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

BRASIL MUSICAL

Pelo terceiro ano consecutivo, a Secretaria de Educação estará desenvolvendo, junto às escolas da Rede Municipal de Ensino, o projeto Brasil Musical, que conta com alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental dos diversos distritos e comunidades petropolitanas.O projeto nasceu da necessidade de valorização da cultura brasileira, seus ícones e movimentos, após ser observado pela idealizadora do projeto, que as rádios e mídias oferecem ao grande público, uma cultura descartável e nem sempre merecedora de reprodução e estudo.Como forma de fomentar o interesse dos alunos pela história cultural brasileira, a música foi escolhida como tema do projeto, que busca oferecer material de estudo e um projeto coletivo de valorização do que é nosso. Reuniões são realizadas entre a idealizadora e coordenadora do projeto, Catarina Maul, e professores dinamizadores da rede, onde palestrantes são ouvidos, materiais reproduzidos e repertórios montados no sentido de realizar, como culminância, eventos diversificados e temáticos, onde os artistas são os alunos.Em 2010, os movimentos e estilos foram divididos em três eventos: Samba, Bossa Nova e Rock dos anos 80. Todos os eventos serão realizados no Theatro D. Pedro, somando, ao final do mês, quase 20 escolas participantes. No evento de abertura, que se dará na terça dia 10, o grande homenageado é Noel Rosa, compositor que, se estivesse vivo, completaria no ano corrente, o seu centenário. Para homenagear o Poeta da Vila, todas as escolas participantes de 2010 receberão um troféu Noel Rosa.O evento é gratuito e começa às 13h30. "A gente só ama e valoriza aquilo que conhece. É obrigação da Educação oferecer a possibilidade do descobrimento do que há de melhor em nossa história".

PIRA PETRÓPOLIS

O 1º CARNAVAL FORA DE ÉPOCA DA SERRA PROMETE AGITAR A CIDADE COM MUITAS ATRAÇÕES.

Tá chegando... É sábado agora, dia 14 de agosto, a partir das 23 horas no Castelinho (Morin) a festa Pira Petrópolis que promete ser um marco na cidade, com uma super infra-estrutura e shows prá lá de intimistas.

A festa vem com uma proposta arrojada que pretende levar ao público não só músicas de carnaval, mas também opções variadas da música brasileira e também do pop, eletro house internacional. Com a participação de nove dos melhores DJs atuantes no cenário de entretenimentos noturnos – Brinkinho das Micaretas (Teresópolis), Hugo Frinzi, Julinho Guarany, Dennis (Pedro do Rio), Nytrous, Caio Martinez, Fernando Piero, Felipe Rodrigues e Purim, os três ambientes da festa vão passar por um rodízio musical, atendendo assim aos gostos mais apurados.

A festa terá ainda, como atração principal a escola de samba Unidos da Tijuca, que ganhou o carnaval de 2010 no Rio de Janeiro com o enredo “É Segredo”, levando ao delírio milhares de foliões que assistiam ao desfile. A escola se apresenta com passistas, ritmistas e o renomado carnavalesco Celino Dias.

Outra atração é o bloco Parada Obrigatória sediado no bairro Morin, o bloco vem se destacando cada vez mais em Petrópolis pelo grande número de adeptos e sua diretoria que mantém uma organização impecável a cada ano. O Parada Obrigatória se apresenta com show de bateria, passistas e rainha do bloco.

A Agência de Modelos Teresa Scherer e a Miss Petrópolis 2010 também marcam presença no Pira Petrópolis com a apresentação das 16 primeiras candidatas ao título mais cobiçado do momento, o Miss Petrópolis 2011.

A festa conta também com área vip, super estrutura de som e luz e muito mais. Os ingressos do 1º lote estão esgotados e o 2º lote (limitados) já está venda nos pontos indicados nos flyers e cartazes da festa e também no Castelinho em horário comercial. Maiores informações pelos telefones (24) 88440879 e (24) 9914 2579.

TARUIRA - AGENDA

Ontem o Grupo Taruira realizou um lindo evento no bairro do Itamarati, na Pracinha. E, para que tudo transcorresse com o sucesso conquistado, muito contou a participação do apoio local, representado por lideranças, comércio e moradores que entendem que uma comunidade que possui acesso à arte, tem moradores mais humanos, mais reflexivos e mais sensíveis ao crescimento do local onde moram.
Por esse motivo, como agradecimento, fiz questão de enviar esta manhã, para meus amigos e para a imprensa, uma foto tirada ontem à noitinha, no final da Roda, onde um abraço coletivo festejou essa união tão importante entre os artistas e o público.
Meu abraço também estava presente, mas minha pessoa precisou estar, nesse momento, atrás da câmera.
Nossos agradecimentos efusivos à Maria, Cruzick, Caju, Vandetil, Bar do Fula, Bem Te Vi, entre outros.
O Taruíra estará todo esse mês no Itamarati. Se chover, no Palmeiras F. C.

AGENDA DE AGOSTO A OUTUBRO:

Primeiro domingo de cada mês na Mosela
Dias 8, 15, 22 e 29 - Praça do Itamarati
Dias 12, 19 e 26 de setembro - Parque Cremerie
Dias 10, 17 e 24 de outubro - Praça do São Sebastião
Dias 14, 21 e 28 de novembro - Centro Cultural de Nogueira

TARUIRA EM SETEMBRO

No mês da chegada da primavera, o Taruira não poderia estar comemorando a mais bela das estações em lugar melhor. A Roda de Choro estará brindando com música e alegria um dos mais bonitos cenários da cidade, o PARQUE CREMERIE.
Nos dias 12, 19 e 26 de setembro, sempre de 14h às 17h, o Chorinho executado pelos músicos Breno Morais, Carlos Watkins, Guto Menezes, Yuri Garrido, Leandro Tartaruga e José Roberto Leão, estará no parque, localizado na Estrada da Independência, s/nº, com entrada gratuita. O local que conta com lago, pedalinhos, animais, local para passeio ecoturístico e piqueniques, é reconhecido como um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade.
A Roda de Choro tem produção de Catarina Maul e patrocínio da Prefeitura de Petrópolis e da Fundação de Cultura e Turismo.

Romaria da Diocese de Petrópolis leva mais de oito mil pessoas ao Santuário Nacional de Aparecida

A Romaria da Diocese de Petrópolis ao Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, no sábado, dia 7 de agosto, reuniu mais de oito mil pessoas, que participaram da missa, às 6h30 da manhã e em seguida do terço e da caminhada subindo a Colina da Via Sacra. O bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro manifestou seu contentamento, lembrando que era uma demonstração da unidade da Diocese, que aos pés da Virgem Maria, agradecia um ano de trabalho e pedia sua intercessão para a continuidade das atividades, principalmente a Missão Popular.

No topo da Colina da Via Sacra, o bispo ao falar da vitória de Cristo sobre a morte, convocou todos os fiéis para participarem da Assembléia Diocesana do Plano Pastoral de Conjunto, no dia 14 de novembro, no Ginásio do Pedrão em Teresópolis. “Foi um momento lindo, ver todo aquele povo subindo a colina, rezando e cantando, confiantes na Palavra de Deus e no seu amor. É gratificante ver esta demonstração de fé” frisou Dom Filippo Santoro, que, juntamente com os padres abençou o povo.

O bispo falou sobre a importância do encontro com a Virgem Maria, lembrando que através dela nos aproximamos ainda mais de Cristo, que nos convida a dar testemunho do seu amor no meio social. “No encontro com a Virgem Maria, possamos reavivar a nossa fé e fortalecer a nossa missão no mundo de hoje”, frisou Dom Filippo Santoro, lembrando a passagem do Papa bento XVI pelo Santuário de Fátima em Portugal “onde novamente consagrou todos os sacerdotes e a Igreja e aqui, em Aparecida queremos também repetir o gesto do papa”.

Um fé cheia de entusiasmo e de ardor, deve ser vivenciada por todos os fiéis, afirmou o bispo diocesano, ressaltando a importância do testemunho em todos os locais. “O encontro com Deus nos fortalece, pois precisamos responder ao seu chamado para testemunhar o seu amor na convivência social”, afirmou o bispo, que no alto da colina da Via Sacra, destacou a participação das crianças, dos jovens e adolescentes, comentando que a cada ano aumenta a participação das paróquias e dos grupos na Romaria Diocesana.

POKER/PEC JOGA BEM MAS PERDE PARA A MALWEE/CIMED NA ABERTURA DA SEGUNDA FASE

O Poker/PEC, apesar de ótima atuação, perdeu para a Malwee/Cimed por 2 a 0 (gols de Márcio), na noite desta segunda-feira (9), na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), em seu primeiro jogo na segunda fase da Liga Futsal.

O placar de 0 a 0 no primeiro tempo deu mostras do equilíbrio da partida. Apesar das seguidas chances do time da casa, destaque absoluto para o goleiro Rennan. Foram, ao todo, cinco preciosas intervenções do petropolitano, principalmente nos chutes de Índio e Valdin.
A melhor oportunidade do Poker/PEC foi aos 8min30, quando em jogada de Cupim, Vander Carioca dominou, deslocou Tiago, mas chutou por cima.

Na segunda etapa, Rennan continuou brilhando, defendendo e abafando os ataques da Malwee. Num deles, Lenísio chutou duas vezes. No segundo chute, o goleiro petropolitano tirou de mão trocada.

Aos 8min30s, um lance duvidoso: Alvim seguia livre pela esquerda quando foi derrubado por Leco. A arbitragem mandou o jogo seguir, apesar das reclamações petropolitanas.
Pouco tempo depois, Márcio recebeu de Leco na entrada da área e tocou por cima do Rennan, abrindo o placar para os catarinenses.

O técnico José Ferreira Neto colocou Rodriguinho de goleiro-linha e o Poker/PEC criou inúmeras chances com Marcinho, Vander Carioca e, a última, com Cupim, salva com o pé pelo goleiro Tiago. Faltando 22 segundos para o fim, Márcio deu números finais ao jogo.
O fixo Vinícius foi direto em seu comentário no fim da partida. Para ele, foi uma questão de oportunidades criadas e convertidas.

– Eles converteram as chances que tiveram, ao contrário de nós. A equipe fez um bom jogo e, apesar da derrota, temos plenas chances de classificação. Serão duas partidas seguidas em Petrópolis e contamos com a força do nosso torcedor.

O Poker/PEC enfrenta o São Caetano/Corinthians Unip na próxima sexta-feira (13), às 19 horas, no Ginásio da UCP, no Bingen, em Petrópolis.

MALWEE/CIMED 2 X 0 POKER/PEC
ARENA JARAGUÁ – JARAGUÁ DO SUL – SC
GOLS: 2ºT: Márcio (8min20s e 19min38s).
POKER/PEC: Rennan, Cupim, Andrey, Arthur e Juninho. Entraram: Vander Carioca, Alvim, Vinícius, Marcinho e Rodriguinho. Técnico: José Ferreira Neto.
MALWEE/CIMED: Tiago, Neto, Índio, Bruno Souza e Lenísio. Entraram: Jonathan, Márcio, Valdin e Leco. Técnico: Fernando Ferretti.
ARBITRAGEM: Eli da Silva e Luiz Carlos Nienkotter.
CARTÕES AMARELOS: Índio (Malwee/Cimed), Andrey e Vander Carioca (Poker/PEC).
CARTÃO VERMELHO: Leco (Malwee/Cimed).

sábado, 7 de agosto de 2010

POKER/PEC X MALWEE/CIMED: DUELO DOS MELHORES ATAQUES DA COMPETIÇÃO

O Poker/PEC inicia na próxima segunda-feira (9), às 19h15, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), contra a Malwee/Cimed sua participação na segunda fase da Liga Futsal. Além das duas equipes, integram a chave B Intelli/Orlândia, São Caetano/Corinthians Unip, Zaeli/Gazin/Penalty e Foz Futsal/Penalty.

A 11ª colocação do Poker/PEC na primeira fase da Liga Futsal, classificou a equipe para a segunda fase entre os doze melhores times do país. Fato importante, mas que não traduz totalmente o ótimo desempenho dos petropolitanos na fase de classificação.

Com 61 gols marcados (mesmo número do Florianópolis/Futsal), o Poker/PEC está entre os ataques mais positivos da competição, só sendo superado pela Malwee/Cimed, com 84 gols. Estes números revelam mais um ingrediente importante para esta partida.

Por pouco mais da metade da primeira fase, o pivô Vander Carioca liderou a tabela de artilheiros da Liga Futsal. No entanto, uma lesão no joelho direito o deixou afastado em alguns jogos. Atualmente com 20 gols (seis atrás de Falcão), Vander voltou a treinar na última semana e fala confiante da possibilidade de classificação:

– São quatro vagas por grupo e temos plenas condições de classificação. Começamos a Liga muito bem, ficamos entre os primeiros e caímos um pouco depois. A expectativa é muito boa. Temos de mostrar o mesmo futsal de pegada, empolgante e competitivo – avisa.

Nesta fase da competição, os quatro primeiros de cada chave seguem para as quartas de final. Em caso de classificação, o Poker/PEC estará bem próximo do seu objetivo, que é ficar entre os seis melhores da Liga, repetindo sua melhor colocação na História.

TARUIRA NA PRAÇA DO ITAMARATI

Nos próximos domingos de agosto (dias 8, 15 e 22), sempre de 14h às 17h, o Grupo Taruira estará apresentando sua tradicional Roda de Choro na Praça do Itamarati.

Os músicos Breno Morais, Yuri Garrido, Guto Menezes, Carlos Watkins, Tartaruga e José Roberto Leão estão animados para levar ao bairro mais carnavalesco de Petrópolis a música alegre e genuinamente brasileira, que é o Choro.

Com produção cultural de Catarina Maul e patrocínio da Prefeitura de Petrópolis e da Fundação de Cultura e Turismo, a roda tem se proposto a visitar diversas comunidades, no intuito de propagar cultura de qualidade e fomentar o interesse pela música.

O apoio local está sendo concedido pelo Fula's Bar, Videolocadora do Cruzick e pelas lideranças locais, que muito têm se empenhado para o sucesso desse evento.

Sorte nossa, pois o Climatempo garantiu que nesse domingo próximo, não chove em Petrópolis.

CONCURSO DE POESIA “SERRA SERATA” – 2010

Festa Italiana de Petrópolis

REALIZAÇÃO:
CASA D’IITALIA ANITA GARIBALDI DE PETRÓPOLIS
PREFEITURA DE PETRÓPOLIS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO DE CULTURA E TURISMO DE PETRÓPOLIS
CLUBE DE POESIAS DO PETROPOLITANO F. C.
e
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS


ORGANIZAÇÃO:
CATARINA MAUL


REGULAMENTO:

Em homenagem à realização da Festa Italiana de Petrópolis e para motivar a pesquisa e o registro literário, pela primeira vez será realizado o Concurso de Poesia “Serra Serata”, que pretende incentivar poetas de todas as idades a refletirem sobre o valor e a presença do povo italiano na construção das características de nossa cidade, já que um terço de nossos munícipes descendem de italianos.
As marcas podem ser observadas na alegria, no espírito empreendedor e arrojado, além da paixão contextualizada nos gestos largos e efusivos, marca registrada em tais indivíduos.
E essa paixão, por eles chamada de “passione”, é o tema desse primeiro concurso literário.

1. Tema: “Passione” (não é necessário utilizar a palavra, mas manter fidelidade ao tema, que retrata a paixão impressa nos hábitos dos italianos, assim definida na própria Língua Italiana como um entusiasmo amoroso ou um interesse vivo por qualquer coisa).

2. Categorias:
Infantil (até 12 anos), Juvenil (de 13 aos 18 anos), Adulto e Adultos-Outras Cidades

3. Inscrições: Secretaria de Educação, no Centro de Capacitação em Educação Frei Memória, aos cuidados da Profª Catarina Maul, ou através do email catarinamaul@globo.com. A entrega dos trabalhos caracteriza a inscrição.

4. Prazo de inscrição: até o dia 30 de agosto de 2010.

5. Apresentação dos trabalhos: As poesias deverão ser apresentadas em 5 (cinco) vias, com o máximo de 30 versos e identificação, contendo nome completo, telefone, e-mail, categoria e, tratando-se de categorias escolares, ainda nome da escola e dados do professor responsável.Somente serão aceitas inscrições por email dos poetas adultos.

6. Seleção: Serão selecionados 10 (dez) trabalhos das categorias infantil, juvenil e adulto, para serem apresentados ao júri na noite da premiação. Todos os trabalhos da categoria “adulto” serão apresentados, salvo os de poetas-outras cidades, que não concorrerão ao prêmio de “Melhor Intérprete”.

7. Premiação: Serão premiados com troféus os 3 (três) primeiros colocados e os melhores intérpretes de cada categoria, salvo os poetas adultos-outras cidades, que não disputam o troféu de Melhor Intérprete. A premiação acontecerá no dia 9 de setembro (quinta-feira), às 19h30, no Petropolitano F. C.

8. Maiores detalhes poderão ser esclarecidos com a professora e poetisa Catarina Maul, no telefone 2246-8674 ou 2246-8661, no Centro de Capacitação em Educação Frei Memória, ou pelo seu email catarinamaul@globo.com.

Brasil e Estados Unidos se encontram no Don Bistrô

Música brasileira e americana embalarão a noite da próxima quinta

A noite da próxima quinta-feira (12/08) promete agradar os amantes da boa música. O duo Alberto Magno - sax tenor e na flauta transversa - e Clayton Tesch - piano/teclado - se apresenta no restaurante Don Bistrô, a partir das 20h30, interpretando clássicos da bossa-nova e do chorinho, além de standards das décadas de 50, 60 e 70 e temas de jazz.

“Homenagearemos os grandes nomes da bossa nova, como Tom Jobim e Vinicius de Moraes”, diz Magno. O grande mestre do choro, Pixinguinha, também terá destaque no repertório dos músicos, que já se apresentam juntos há 25 anos.

Standards e temas de jazz ganharão nova interpretação. “Cada música é diferente cada vez que a tocamos. Já que o conceito de jazz é improviso, gostamos de imprimir nossa personalidade nas canções”, conta o saxofonista.

As reservas para esta noite especial podem ser feitas pelo telefone (24) 2222-6226. O valor do couvert é de R$ 10,00. O Don Bistrô fica na Vila Luiz Salvador, na Estrada União e Indústria, 10.550, em Itaipava.

RUA TERESA QUER DESCOBRIR NOVOS TALENTOS PARA O RUA TERESA FASHION

Inscrições para os desfiles vão até 13 de agosto

Durante este mês de agosto, a Associação de Empresários e Amigos da Rua Teresa (Arte) e o Senac estarão inscrevendo modelos e manequins para compor o casting dos desfiles do evento Rua Teresa Fashion, que acontece este ano entre os dias 16 e 18 de setembro. O objetivo é descobrir novos talentos e dar oportunidade a jovens da cidade. Os selecionados serão treinados e receberão cachê pelo serviço, podendo fazer parte do casting necessário para as divulgações anuais dos empresários da Rua. As inscrições vão até 13 de agosto.

Para a categoria Teen, as meninas devem ter entre 9 e 13 anos. No grupo masculino adulto a idade é entre 15 e 25 anos e altura mínima é de 1,75m. Já para o feminino da mesma classe a idade varia de 15 a 25 anos, de 1,70m a 1,80m. As mulheres devem vestir tamanho 36/38 ou 40. As candidatadas que pesarem acima de 80kg poderão concorrer na categoria Plus (16 anos e acima) e devem ter entre 1,65 e 1,75m de altura.

Os interessados devem levar foto de corpo inteiro e de rosto, além de preencher a ficha de cadastro no Centro de Moda, rua Aureliano Coutinho, s/n – 2° piso, em horário comercial. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Ao todo, 32 modelos serão selecionados e treinados em duas etapas que serão posteriormente divulgadas.

Hugo é recebido com carinho pela população de Corrêas

O candidato a reeleição Hugo Leal (PSC-RJ) passou a manhã de sexta-feira, dia 6, conversando com os eleitores e amigos no transbordo de Corrêas. O aniversariante do dia recebeu o carinho e os votos de felicidade das pessoas que encontrava pelo caminho. Ele reconheceu que a recepção amável da população foi um dos melhores presentes que recebeu pelo aniversário.

– É muito bom poder estar aqui conversando e mostrando as nossas ações em Petrópolis. A população está entendendo e reconhecendo que estamos trabalhando também muito pela cidade, em Brasília – afirmou Leal.
A moradora Maria das Graças Assumpção parabenizou o deputado e garantiu que pela segunda vez vai votar nele.

– Eu não tenho do que me arrepender. Estou acompanhando tudo o que você tem feito aqui, em Petrópolis, principalmente na saúde com as melhorias feitas no Hospital Alcides Carneiro. Valeu a pena ter votado em quem está preocupado com a população. Não joguei o meu voto no lixo.

Ainda em Corrêas, Hugo aproveitou para visitar as obras de construção do Hotel do Prado que, em breve, estará sendo inaugurado na localidade. O deputado foi recebido pela diretoria do SOC – Sanatório Oswaldo Cruz, conversou com os comerciantes da Praça e visitou a Casa de Formação Jerusalém, do Padre Antônio Carlos, no Bonfim. Na noite de quinta-feira, 5, Hugo Leal participou do jantar promovido pela Rádio Imperial, no espaço Sandra’s Buffet.

Acessibilidade em praça pública

Pensando na acessibilidade para crianças, o vereador Wagner Silva, PPS, protocolou a Indicação nº 1.537/2010, indicando ao Executivo, que sejam instalados em todos os parques e praças do município, brinquedos destinados às crianças portadoras de doenças mentais ou deficiência física.

Esta Indicação foi aprovada por unanimidade Câmara de Vereadores e encaminhada ao gabinete do prefeito no dia 23 de junho. “Indicações desta natureza tem como finalidade, contribuir com os programas de inclusão, igualdade e participação destas crianças”, diz o líder de governo.

De acordo com as orientações dos programas de ação mundial para as pessoas com deficiência, aprovado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, através da resolução 37/52, de dezembro de 1982, não bastam apenas as medidas de reabilitação voltadas para o indivíduo portador de deficiência é preciso também ações que deem suporte.

Projetos similares já estão em tramitação nas cidades de Montes Claros, MG e Vitória, ES, mas é em Florianópolis que pauta similar a esta matéria está mais adiantada, haja visto a Lei 8225/2010 que em seu art. 6º determina que fica o Poder Executivo autorizado a realizar convênios e parcerias com órgãos e empresas públicas ou privadas, bem como com entidades representativas dos portadores de deficiência física, para a aquisição e implantação dos brinquedos adaptados.

“Petrópolis possui muitos portadores de necessidades que não podem e não merecem continuar sendo excluídos. É preciso garantir a estas crianças o direito de serem crianças e de brincar igualmente a outras crianças. Igualdade e inclusão, com segurança, qualidade, atenção e carinho. Estou certo de que o Executivo será sensível a este projeto”, finaliza Wagner Silva.

Bomtempo propõe universidade gratuita em todo o estado

O candidato a deputado estadual, Rubens Bomtempo (PSB), quer ver o sonho da universidade gratuita virar realidade em todo o estado. Para isso, vai propor a criação de uma lei que garanta as vagas por meio de convênio entre o Governo do estado, prefeituras e instituições de ensino superior, assim como fez em Petrópolis quando foi prefeito. As bolsas integrais serão destinadas a alunos que concluíram o ensino médio nas escolas da rede pública de seus municípios. Eles farão vestibular para as faculdades conveniadas que deverão ter recebido nota máxima do MEC para se habilitarem a receber os recursos públicos.

“Com essa lei, estaremos ampliando a política de inclusão social pela Educação. Tenho certeza que mudaremos a realidade de muitos jovens em todo o estado que poderão ter acesso ao ensino superior e que já estavam sem perspectiva de futuro e acabavam perdendo o estímulo com os estudos”, afirmou Bomtempo, acrescentando que em Petrópolis o convênio beneficiou 500 estudantes. “Essa é a parceria que dá certo porque terá o envolvimento dos governos estadual e municipal na perspectiva de oferecer uma educação cada vez melhor para os estudantes”, ressaltou o candidato da Frente de Mobilização Popular.

Além das 30 escolas e creches que construiu, Bomtempo fez a educação na cidade avançar trazendo para Petrópolis a universidade técnica federal – Cefet, a universidade pública a distância – Cederj, abrindo turmas de aceleração escolar e alfabetização, o Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI), e investindo na qualificação dos professores com o financiamento de cursos de graduação e pós-graduação.

O funcionário público aposentado Noé de Moura, declarou apoio a Bomtempo e disse que a juventude ganhou muito com as escolas que ele construiu. “Com a eleição de Bomtempo, Petrópolis tem muito a ganhar porque ele foi um grande prefeito para a cidade e será um ótimo deputado”, afirmou Noé.

A dona de casa Rosângela de Freitas Tavares disse que apóia Rubens Bomtempo desde a primeira campanha. “Não voto nele por política, voto nele de coração porque seu que ele luta por Petrópolis. Ele vai ser bom para o Estado porque como prefeito ele foi o melhor. O povo quer a eleição de Bomtempo”, afirmou Rosângela.

Outras propostas de Bomtempo na área da educação são o ensino integral co-financiado pelo estado e prefeituras, com prioridade nas áreas mais carentes, material escolar mais barato com o governo estadual abrindo mão da cobrança de impostos e vagas nas escolas técnicas profissionalizantes para pessoas cadastradas no Bolsa-Família. Bomtempo quer ainda a criação de Centros de Formação Profissional e expansão dos pólos do Cederj e dos Ceteps, com ensino de informática e inglês.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ENCERRAMENTO DA TEMPORADA DE JAZZ NO VILAREJO

11ª edição do festival foi um sucesso


Chega ao fim neste dia 07 o 11º Festival Vilarejo de Jazz. Durante quatro sábados, o público pode conferir artistas consagradas do meio e curtir apresentações de altíssimo nível. A última atração será o Serra Velha Quarteto um grupo fundado em 2005 por músicos petropolitanos, que apresenta composições próprias e de outros compositores, com interpretações e arranjos feitos pelo próprio grupo.

Formado por músicos experientes que já se apresentaram pelo Brasil, Europa e Estados Unidos, o quarteto é integrado por Felipe Depoli (contrabaixo e composição), Luis Antônio (bateria), Luis Eduardo Pinheiro (sax alto e tenor) e André Mendes (piano e composição). O grupo tem como proposta um show dinâmico, que passeia por vários ritmos como samba, bossa nova, jazz, baião, salsa, fusion, com uma linguagem jazzística de improvisos e arranjos.

O pianista André Mendes está na estrada desde 1997 e atua em diversos trabalhos como Duo André Mendes e Breno Morais, Quarteto Instrumental Maria Comprida, trio de jazz Jam e Cristal Jazz Quinteto. “Tenho referências musicais diversas, como Bill Evans, Oscar Peterson e Keith Jarret. Entre os músicos brasileiros, Gilson Peranzzetta, Leandro Braga, Cristóvão Bastos, Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal, Azimuth, Zimbo Trio, Cama de Gato, e por aí vai”, explicou o músico.

Felipe Depoli atua em estúdios de gravação, acompanha cantores e instrumentistas dos mais variados estilos como o samba, jazz, blues, choro, fusion e MPB. Felipe também possui um trabalho solo, que tem como principal enfoque as composições próprias. Luiz Antônio e Luiz Eduardo Pinheiro completam o quarteto e conferem o entrosamento do grupo, que dão personalidade ao Serra Velha.

Para Edigar Silva, que se apresentou no festival e também foi responsável pela sua produção, o evento aconteceu de uma forma especial. “As atrações foram únicas. Músicos formidáveis, que já passaram pelos maiores festivais de Jazz do mundo, compareceram em nosso palco. Fica a saudade destes momentos marcantes de ótima música, valorização da arte e sua importância na sociedade”, disse Edigar.

“O Shopping Vilarejo por tradição não deixa se apagar o que foi feito até hoje, representando e presenteando Itaipava. O charme que ela tem somado à iniciativa de realizar o evento resulta num casamento perfeito. Familiares e grupos de amigos se reuniram na Praça do Sol e foi assim a cada noite, aumentando o fluxo de visitação nos restaurantes e lojas locais. Agradeço ao espaço pela realização do único festival do gênero em nossa cidade”, finalizou o músico.



SERVIÇO
Show com Quarteto Serra Velha
Data: 07/08/2010
Horário: 19h
Local: Shopping Vilarejo de Itaipava
Estrada União Indústria, 10.035
Itaipava – Petrópolis – RJ
Tel.: (24) 2222-3600

EVENTO DESTACA MÚSICA PARA CASAMENTO


Uma trajetória marcada pelo profissionalismo e excelência. Há 17 anos Gilson Bender e Ricardo Dutra atuam em casamentos, bodas, festas e eventos em geral. Oferecendo repertório sempre personalizado, proporcionamos aos clientes exclusividade e variedade no desempenho de todos os gêneros musicais.


– É um privilégio levar nossa música a pessoas envolvidas em ocasiões especiais! A versatilidade é um dos grandes diferenciais de nosso trabalho, assim como o comprometimento e a responsabilidade – diz Gilson Bender.


A parceria é fruto de uma carreira de luta, superação e sucesso. – Gostaríamos de agradecer a todos pela confiança depositada em nosso desempenho enquanto profissionais da música. Ela é nosso maior estímulo – finaliza Ricardo Dutra.


Confira mais sobre os músicos no site: http:// www.grcasamentosefestas.com/


SERVIÇO

Gilson Bender (teclado e voz)

Tels: (24)9959-5949 /9959-5022

Ricardo Dutra (violino) Tel: (24) 9271-7747


FOTO (crédito obrigatório) Profilm/Marcos Lara - (24) 2246-5997

Exame prevê obesidade durante e depois da gestação

Obesidade. Essa é a palavra que, se as mulheres pudessem, tirariam não só do vocabulário, como também definitivamente de suas vidas. A boa notícia é que, em Petrópolis, já existe um teste capaz de prever a doença durante e depois da gestação: é a Pesquisa do Risco de Obesidade Pós Gestacional.

A novidade foi comemorada pela engenheira Agrônoma Maria Carolina Pereira Silva, grávida de 16 semanas do seu segundo filho. Ela relembrou o histórico de sua primeira gravidez, em 2003: “Foram 22 quilos a mais só durante a gestação. Após o parto voltei a pesar 66 quilos, porém os hormônios e as injeções contraceptivas me renderam mais 18 quilos. Uma situação que nenhuma mulher quer passar”, disse a engenheira, que só enfrentou outra gravidez depois de sete anos, quando voltou aos seus 62 quilos.

O exame, realizado na cidade pelo Laboratório Baffi, detecta a predisposição genética da mulher a um grande ganho de peso durante a gravidez e a manutenção do incremento de peso após o parto.

O teste analisa o polimorfismo conhecido como C825T, que está presente no gene da proteína G. Essa proteína está envolvida em uma série de vias de controle metabólico das células. Por esse motivo, estudos têm sido conduzidos para demonstrar a associação de polimorfismos genéticos da proteína G com a presença de doenças metabólicas.

O resultado do teste pode apresentar três tipos diferentes de genótipos, conhecidos como: TT, TC e CC. Mulheres primíparas e homozigotas para o C825T, ou seja, com o genótipo TT, apresentam uma maior predisposição para a retenção do peso após parto quando comparadas às mulheres com o genótipo TC e TT.Contudo, o aumento de peso está diretamente associado às mulheres que, além de homozigotas do C825T, também apresentam um estilo de vida sedentário. Por esse motivo, na associação de fatores genéticos e comportamentais, o risco para a obesidade pós gestacional aumenta em sete vezes.

“Este exame é um importante instrumento para medicina preventiva, já que durante o acompanhamento de gestantes, primiparas homozigotas para perfil TT, o médico assistente pode orientar quanto ao seguimento dietético e prática de exercícios físicos adequados e direcionados, ajudando assim na prevenção da obesidade”, esclareceu o médico Luciano Baffi, informando ainda que para a realização do exame é necessário apenas uma pequena amostra de sangue feita por punção venosa.

“Eu acho muito interessante esta iniciativa. Principalmente para as mulheres acima dos 30 anos, que encontram mais dificuldade de voltar ao corpo após o parto. Com este exame a gestante tem a oportunidade de se conhecer melhor e também de se planejar mais ainda para uma gravidez desejada”, concluiu Maria Carolina. Serviço: Laboratórios BaffiRua Monsenhor Bacelar, 154Tel.: 2247-6866 / 2247-6481

Seminário de Regência Coral começa na próxima semana

Entre os dias 9 e 13 de agosto, Petrópolis irá receber o Seminário de Regência Coral, direcionado aos maestros e profissionais de canto da cidade. O evento será sediado no Colégio Bom Jesus Canarinhos, das 10h às 17h, durante os cinco dias da programação. As inscrições para participar do seminário são gratuitas, mas o número de participantes é limitado.

A iniciativa de trazer o seminário para a cidade é do maestro Paulo Afonso, responsável pela regência do Coral Municipal de Petrópolis. O maestro explica que não é necessário ter formação específica em música para participar do evento. “Quem rege ou canta em coros de igrejas, escolas e outras associações também pode conferir o seminário”, conta Paulo Afonso. Os interessados em aprender sobre regência irão contar com ensino de qualidade durante todo o evento: o professor Hans Peter Schurz, um dos principais nomes da música coral alemã, foi convidado especialmente para ministrar as palestras e aulas práticas do seminário. O maestro Schurz estudou Regência Coral e Orquestra na faculdade de música Hanns Eisler, em Berlim, na Alemanha. É conhecido por realizar concertos em vários países, e possui ainda formação acadêmica em História e Pedagogia Musical.

Para quem trabalha ou quer começar a trabalhar com regência, o seminário é uma oportunidade valiosa. Profissionais, amadores e até mesmo apreciadores dos coros da cidade poderão aproveitar a chance de ter aulas com um renomado professor de música, e ainda observar de perto o treinamento dos corais que são destaque em Petrópolis.

Serviço:
Seminário de Regência Coral
Colégio Bom Jesus Canarinhos – Rua Santos Dumont, 355 – Centro
Mais informações: Maestro Paulo Afonso – telefone: 9858-9533

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Boate savana volta de férias com fôlego total

A boate Savana está de volta após as férias do mês de julho com fôlego total. E para marcar a retomada das atividades da boate, o grupo de pagode Puro Pecado vai animar o Happy Hour Savana, na próxima quarta-feira, dia 11 agosto, a partir das 20h30, com sua tradicional roda de samba. Nos intervalos, a pista de dança fica sob o comando do DJ Márcio Carandina.

Já na sexta, dia 13 de agosto, nada de gato preto e mau agouro. A turma de Medicina promete uma festa de volta às aulas trazendo muita sorte e gente bonita. O DJ Eric Abend trás o melhor da noite universitária para a pista de dança e vai rolar dose dupla na garrafa de vodka Absolut. Na compra de uma garrafa, o cliente leva outra e mais um mini bar exclusivo. Realização Med Fest e Savana.

E no sábado dia 14 de agosto, acontece o Savana Fantasy. Haverá prêmios de consumação e brindes para as três melhores fantasias. A festa comemora ainda os 5 anos da agência BR7 Models. A noite será animada pelos DJs Nytros, Márcio Carandira, Lipe K e Jimmy.

Serviço
Happy Hour Savana – dia 11 de agosto – quarta – a partir das 20h30 - Convites R$ 5 para mulheres e R$ 10 para homens e os valores são convertidos em bônus bar. A classificação é de 18 anos
Volta às Aulas Medicina – dia 13 de agosto – sexta – a partir das 23h – Convites a R$ 15 para mulheres e R$ 20 para homens na loja Caricatura da Rua 16 de Março e com alunos de Medicina – A classificação é de 18 anos
Savana Fantasy – dia 14 de agosto – sábado – a partir das 23h –Convites a R$ 10 para mulheres e R$ 12 para homens. Ingressos na loja Caricatura da 16 de Março ou na Savana. Fantasia não obrigatória. Classificação 16 anos.

A boate Savana fica na Rua Dr. Nélson de Sá Earp, 88, no 2º do Shopping Bauhaus. Informações pelo tel.: (24) 2237-6960

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

FESTA DO SENHOR BOM JESUS


Comunidade em festa para comemorar o dia do padroeiro

A Comunidade do Senhor Bom Jesus pertence à Paróquia de Santa Clara e vai comemorar entre os dias 04 e 08 de agosto a festa do Senhor Bom Jesus.

De acordo com a Igreja Católica, o Divino Redentor, a fim de mostrar que os sofrimentos dos seus servos são percebidos e acolhidos e para dar uma demonstração sensível da verdade de suas promessas de uma glória eterna optou por manifestar através do ministério da transfiguração sua infinita paixão.

Achando-se na Galiléia, Ele escolheu, cerca de um ano antes de sua paixão, como testemunhas de sua glória, os mesmos três discípulos prediletos que mais tarde, deveriam testemunhar sua agonia no Horto das Oliveiras, isto é, São Pedro e os dois filhos de Zebedeu, São Tiago e São João. Ele tomou consigo três a fim de que sua evidência pudesse ser inatacável. Mas ele quis que sua glória aparecesse publicamente, para ensinar aos seus seguidores a amar o recôndito mais íntimo em todas as graças e favores espirituais.

Para comemorar a data os fiéis vão promover um tríduo de quarta à sexta-feira, a partir das 20h. Já no sábado a tarde será de muita música e comidas típicas no pátio da igreja. No Domingo a partir das 9h será realizada uma procissão e uma missa de encerramento com a presença de Frei Antônio Moser e Frei Piva.

A Comunidade do Bom Jesus fica localizada a Rua Dr. Thouzet, 800 Thouzet – Petrópolis/RJ e mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2235-4594.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Quarta-feira, 04/08
20h – Missa com Frei Alberto
Tema: Jesus reitera seu convite
Leituras: 1Pr 2,4-10 – Vós como pedras vivas, formai um edifício espiritual!
Mt 16, 24-27 – Quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la

Quinta-feira, 05/08
20h – Celebração com Frei. Lindonês
Tema: Jesus reitera o envio
Leituras: Rm 12, 1-12 – Oferecei-vos vós mosmos como oferta viva, santa e agradável a Deus
Lc 10,1-9 – Missão: curar e anunciar a presençaa do Reino de Deus

Sexta-feira, 06/08
20h – Missa com Frei Piva
Tema: Jesus (Senhor e Bom), o modelo: portadores de paz em contexto de violência
Histórico da Comunidade
Leituras: At 13, 26-33 – A promessa que Deus fez, ela a cumpriu quando ressuscitou Jesus
Mc 15, 16-20 – Vestiram Jesus com um manto vermelho, teceram uma coroa de espinhos e a puseram em sua cabeça (Proclamação encenada)

Sábado, 07/08
15h – Festividades com muita música e comidas típicas

Domingo, 08/08
09h - Procissão e missa de encerramento com os Freis Antônio Moser e Piva
Tema: Vigiai, conservando a vocação pascal
Histórico da Comunidade
Leituras: Hb 11, 1-2.8-19 – leitura dominical
Mc 15, 16-20 – Vestiram Jesus com um manto vermelho (Proclamação encenada)
Ou Lc 12,32-48 (confie, vigie, aguarde ativamente no serviço)
11h - Bolo de encerramento após a missa

ORAÇÃO AO BOM JESUS

Senhor Bom Jesus, meu Divino amigo, amigo de todos, olhai para nós e dai-nos o pão de cada dia, ajudai aqueles que não têm trabalho e nem teto.
Ajudai-nos a ser firmes na fé e na esperança, defendei-nos dos perigos e do pecado, ajudai-nos a vencer as dificuldades que hoje vamos encontrar.
Velai sobre minha família guiando-nos sempre pelo caminho que leva até vós.
Perdoai-nos, Senhor, abençoai os nossos desejos para o dia de amanhã.
Senhor Bom Jesus, eu vos ofereço todo o meu dia, meu trabalho, minhas lutas, minhas alegrias e minhas dores.
Concedei a mim e a toda a minha família a vossa bênção e uma vida feliz.
Senhor Bom Jesus, nosso Padroeiro, abençoai a todos nós.

Amém

SERVIÇO
Comunidade do Bom Jesus
Rua Dr. Thouzet, 800
Thouzet – Petrópolis/RJ
(24) 2235-4594

Ordenado mais um diácono para Diocese de Petrópolis

Dom Filippo Santoro, bispo de Petrópolis, presidiu domingo a ordenação diaconal de Manoel da Silva Gouvêa, na Catedral São Pedro de Alcântara, com a presença dos padres diocesanos, amigos e familiares. Ao final da celebração, o novo diácono, não escondeu sua emoção e agradeceu aos pais por ter lhe permitido nascer, através do amor deles e pelo apoio a sua decisão de doar toda vida ao sacerdócio.

O bispo diocesano disse que “Deus continua abençoando nossa Diocese, fazendo com que um jovem deixe tudo por Jesus Cristo para servi-lo através do serviço junto ao povo”. Dom Filippo Santoro destacou os momentos fortes da celebração diaconal: o momento quando o jovem se prostra no chão, oferecendo toda vida nas mãos de Deus; promete obediência ao bispo e fidelidade a Igreja, além do compromisso de castidade.

Durante a homilia, o bispo disse que o diácono, assim como o padre e todo cristão, para ser fiel tem que ter sido conquistado por alguém e neste caso, “a pessoa que nos conquista é Cristo, como aconteceu com os apóstolos no encontro que tiveram com Cristo”. Ele destacou ainda que a fragilidade humana é sustentada pela presença de Deus na vida de cada pessoa a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo.

O bispo diocesano lembrou ainda Padre Gilmar de Castro, que na semana passada morreu vítima de câncer e ontem foi celebrada missa de sétimo dia em Teresópolis, onde o padre trabalhava nos últimos anos. Dom Filippo Santoror destacou o exemplo sacerdotal dele e sua entrega total a Deus, mesmo durante o período de tratamento. “Nos sentimos livres e felizes no serviço a Deus através dos irmãos” frisou o bispo diocesano.

POKER/PEC TENTA A MANUTENÇÃO DA LIDERANÇA DIANTE DO AMERICANO/CINDERELLA

Líder do segundo turno do Campeonato Estadual, com seis pontos, em dois jogos, o Poker/PEC enfrenta o Americano/Cinderella nesta terça-feira (3), às 19h30, no Ginásio da UCP, no Bingen, em Petrópolis.

Os petropolitanos estão bastante confiantes em mais uma vitória nesta competição. No entanto, o que chama mais a atenção no grupo, é o entusiasmo de todos com a classificação entre os doze para a segunda fase da Liga Futsal.

Um dos mais experientes do grupo, apesar de jovem, o ala Marcinho é puro entusiasmo. Ele acha importante o time estar embalado nas duas competições. Segundo ele, o Poker/PEC tem um grupo capaz de grandes feitos no Estadual e na Liga Futsal.

– Não há como negar que esta classificação na Liga levantou o moral do time. A gente vinha bem no início da competição e deu uma caída depois. Agora, estamos voltando a mostrar o nosso jogo, num momento de decisão, onde cada partida será importante. No Estadual também. Já conquistamos o primeiro turno e vamos em busca do título do segundo – comenta o ala Marcinho.

Marcinho destaca também o espírito de grupo. O jogador, com experiência no futsal do exterior, lembra que este é o principal fator para a equipe que quer ir longe em qualquer competição.
– Tivemos alguns problemas de lesões e cumprimento de suspensão automática. Todos os jogadores que entraram deram conta do recado, tornando o espírito de grupo mais forte ainda – finaliza.