sexta-feira, 26 de março de 2010

Choro, Teatro e Questão Indígena na Roda Cultural do Taruíra



No próximo domingo, várias novidades se farão presentes na última Roda de Choro a ser realizada na Praça Pasteur, dentro do projeto de circulação nas comunidades, promovido pelo Grupo Taruíra. O conjunto de atividades tem a produção de Catarina Maul, também produtora da Roda.


O evento que acontece de 14h às 17h, prestará uma grande homenagem ao Dia Mundial do Teatro, comemorado na véspera, em 27 de março.


Além da Exposição “Cenas”, com fotos de Catarina Maul, que retrata vários momentos de diferentes peças teatrais das companhias petropolitanas, atores de nossa cidade estarão desfilando entre o público presente, alguns de seus personagens. Já confirmaram presença o Povo do Cafundó, Cia Sekreta de Teatro e Teatro Circense Andança.


Na mesma tarde, os músicos do Taruíra Breno Morais, Guto Menezes, Yuri Garrido, Carlos Watkins, Márcia Villar, José Roberto Leão e Leandro Tartaruga estarão recebendo na Roda de Choro uma delegação indígena da Aldeia Xavante, do Mato Grosso do Norte. A vinda da Tribo é organizada pelo Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade, com apoio da Prefeitura de Petrópolis.


Chefiados pelo Cacique Domingos, há vários anos a delegação indígena deixa sua aldeia no sentido de difundir a sua cultura, valorizando a preservação de sua identidade e seu importante papel na construção da cidadania brasileira.


Catarina Maul, que organiza o encontro, solicitada ao público participante a doação de leite em pó, para que os índios possam levar para as crianças de sua aldeia. Será combinado com o comércio local um posto de venda, para que o leite possa ser adquirido ali mesmo, na Praça Pasteur, pelos que esquecerem e mesmo assim quiserem ajudar.

Com certeza, a Roda de Choro do Grupo Taruíra tem se caracterizado como grande festa cultural democrática, valorizando e prestigiando iniciativas, exercendo seu papel de espaço fomentador de verdadeira cultura em suas mais ricas diversidades.


O projeto da Roda de Choro tem patrocínio da Prefeitura de Petrópolis e Fundação de Cultura e Turismo. Na Praça Pasteur, o evento conta com o apoio simpático e amistoso local da Mercearia Naranjito.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Páscoa é no Shopping Itaipava

O Shopping Itaipava preparou uma programação especial para a criançada nesta Páscoa. Nos dias 2 e 3 de abril, das 16h às 20h, o "coelhinho" estará no shopping fazendo a entrega de ovos de chocolate para as crianças. Além disso, havé oficinas para a confecção de fantoches, biscoitos amanteigados e recreação infantil.

SEXTA FASHION NO TAMBOATÁ AO SOM DA BANDA TOKAIA

Kylt, Malagueta e Queens apresentam nova coleção

O som da banda Tokaia embalará a sexta-feira Fashion do Tamboatá, a partir das 23h. Na passarela, a Coleção Outono / Inverno 2010 das marcas Kylt, Malagueta e Queens. Desde 1997, quando a Banda Tokaia esteve em Portugal, o grupo coleciona apresentações com atitude e criatividade em alto e bom som. A procura de um objetivo comum resultou na formação atual, junta desde 2004: Ricardo Oliveira (vocal e guitarra), Rodrigo Fiorini (teclado e voz), Leandro Bassinger (baixo), Ussiles Nascimento (bateria e voz), quatro músicos petropolitanos com afinidade musical, conquistada ao longo de várias apresentações ao vivo, avessa aos modismos, carregando a bandeira do pop rock através dos tempos para um público que partilha da mesma opinião.

A Tokaia vai exibir em sua apresentação no Tamboatá, o melhor do pop Rock nacional e internacional, além de composições próprias, como Pra Sempre, Quem Sabe e Se Acha, esta última com clipe no you tube.

Todas as composições estão no CD Tokaia, pelo selo Jardim Magnético. Release KYLT - "A moda KYLT, sempre descontraída e colorida traz nesse inverno como inspiração o mundo do teatro e dos espetáculos! Não um teatro comum, mas "O TEATRO MÁGICO"!!! A banda de São Paulo que vem conquistando multidões com um jeito novo de fazer música... cheio de poesia, interpretação e um figurino irreverente!

A KYLT sempre ligada no que rola de mais atual em termos culturais, não poderia deixar de trazer pra galera essa tradução mágica!!! Em uma coleção cheia de contradições ( é o que a gente adora fazer!!!)... meio romântica e ao mesmo tempo rockeira; de um lado andrógina e de outro ultra feminina... um mix de personagens... Bailarinas Pop stars, pierrôs e cancioneiros!!! Cores e estampas exclusivíssimas em peças carregadas de novidades dessa estação...E é assim o nosso Inverno, a nossa cara... a nossa marca registrada... sempre alegre e descolada... sempre KYLT!!!"

Release Malagueta - Inspirada na elegância, feminilidade, charme e principalmente na delicadeza e sensualidade da mulher, a Malagueta criou uma coleção que é a cara dessa mulher com muitos detalhes rendados, bordados e estampados em tons neutros como marfim, nude, cinza e preto.É uma coleção romântica e com inspiração nos anos 80, com muitos laços, cintura marcada, corrente, veludo, rendas e pérolas.A Malagueta investiu em tecidos mais leves, com um pouco de transparência para a mulher que quer se vestir bem e seduzir a todos com elegância seja no trabalho, nos passeios ou nas noitadas. Em qualquer ocasião a mulher que veste Malagueta estará sempre bem vestida.

SERVIÇO
Sexta- 26/3: Fashion Night no Tamboatá com a Banda Tokaia
A partir de 23h. Valor: Pista - Fem = 15,00 e Masc = 25,00
Tel: (24) 2222-5007
End: Estrada União e Indústria, 12.360, Itaipava.

segunda-feira, 22 de março de 2010

"LARGA TUDO E VEM ": ESPETÁCULO ABORDA O AMOR EM SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS


O novo espetáculo da Marcia Rubin Companhia de Dança, “Larga Tudo e Vem”, terá única apresentação em Petrópolis, na próxima quinta-feira, dia 25, às 20h, no Theatro D. Pedro. Academias de Dança, professores e a classe artística em geral estão confirmando presença na apresentação que faz parte do Circuito das Artes, projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Cultura que visa a formação de platéia.“Larga tudo e vem” dá continuidade ao grande sucesso de crítica de 2009, o solo “Quase como se fosse amor”, indicado como um dos melhores espetáculos do ano pelo Jornal O Globo. A coreografia, criada e interpretada por Marcia Rubin, tem direção conjunta da bailarina e de Oscar Saraiva, uma parceria que já dura 20 anos. O espetáculo constrói um discurso que tem como tema o amor. O amor como uma disposição da alma, com suas imprevisibilidade e inevitabilidade. E sua capacidade de tornar vulnerável o sujeito apaixonado revelando, através da dança, o estado amoroso em sua dinâmica imprecisa e desconcertante. Um discurso amoroso em suas solidão e plenitude e torna presente o outro, o ser amado, como condição de existência do discurso.Segundo a coreógrafa, que usou como um dos pontos de partida para a criação da coreografia a canção “Oh my love” de John Lennon, o espetáculo fala sobre o estado em que as pessoas se encontram quando se apaixonam. Desde o amor romântico, com sua ilusão de plenitude, até o amor real, do qual nada se espera. Um belíssimo trabalho que pode ser conferido pelo público em geral.

SERVIÇO“Larga tudo e vem”Um solo de Marcia RubinGênero: dançaClassificação: 14 anosDuração: 45 minutosDia: 25 de Março (quinta-feira)Hora: 20hLocal: Theatro D. PedroIngresso: R$ 20,00 (com 50% para descontos previstos em lei e para clientes Unimed Petrópolis)Produção local: Petrópolis em Cena (Marise Simões e Francis Leoni)

CONCURSO DEFINE LOGOMARCA PARA A PASTORAL UNIVERSITÁRIA EM PETRÖPOLIS

Com o objetivo de definir uma nova identidade cultural, a Pastoral da Universidade criou um concurso para a criação de uma logomarca própria. Podem participar alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação da UCP e qualquer universitário da Diocese de Petrópolis. As instruções estão no site www.ucp.br

O prazo de envio é até o dia 29 de março. O vencedor do concurso receberá uma passagem para o Congresso da Juventude, em Teresópolis, no dia 2 de maio, e mais cinqüenta reais para despesas pessoais.

A Pastoral da Universidade promove momentos de formação espiritual, atividades concretas de caridade e de cultura cristã e sempre se coloca à disposição para apoiar iniciativas promovidas no ambiente universitário por diferentes grupos e movimentos católicos. Está aberta à colaboração com cada pessoa de boa vontade, especialmente na atuação de ações solidárias.

quinta-feira, 18 de março de 2010

CARICATURA LANÇA COLEÇÃO COM COQUETEL E DJ


Jump é o tema da coleção que vai inovar os armários dos petropolitanos

A temperatura começa a cair, os dias começam a ficar mais curtos novamente, o sol vai deixando seu rigor de lado e dando espaço para o friozinho chegar. Mais uma vez é inverno, mas, em contrapartida aos indicadores dos termômetros, o tema da Coleção Outono/ Inverno da Caricatura é Jump!


Isso mesmo, Jump! Ou pulo, salto, uma palavra curta, mas que define muito mais que o nome de uma coleção. Um conceito e um momento importante pelo qual a marca vem passando, um momento de crescimento, ousadia e busca de objetivos ainda maiores.


A coleção que começou a surgir quando a equipe analisou as tendências da estação e elegeu as que mais acreditavam, será basicamente um revival dos anos 80. Com a tendência escolhida teve início o processo de desenvolvimento de modelos.


As peças têm coerência com o tema escolhido e, além disso, uma imensa preocupação em atender o estilo do público alvo da marca, que sofreu um processo de transformação nos últimos anos, mas que continua com a qualidade de sempre. A coleção Outono/ Inverno 2010 terá cerca de 300 modelos únicos que vão chegando às lojas com o decorrer das estações.


“Dentro deste contexto podemos com certeza dizer que uma coisa puxa a outra, e de Jump, podemos remeter a pulo, pulo do gato, mulher gato, ou até homens gato praticando o Lê Parkour, remete também a música de Madonna: “I'll work and I'll fight till I find a place of my own Are you ready to jump? Get ready to jump Don't ever look back, oh baby”, que ilustra muito bem nossa mensagem, afinal, não temos tempo a perder, temos que estar preparados e seguir sempre em frente” declarou Hugo Carneiro.


Em harmonia a todos esses elementos, vem as tendências do inverno 2010, com um toque de anos 80, roupas justas, bem recortadas, que valorizam o corpo com sensualidade na medida certa. Calças leggings justas, bermudas, e jaquetas estilo motocycle também estão presentes com força total, além disso, o comprimento das saias e vestidos diminuiu bastante e as pernas, mesmo no frio, vão ficar de fora. A velha ombreira também volta à cena, mas não com as antigas espumas armadas, mas como aplicações de tachas, babados, e detalhes que valorizam e destacam os ombros.


Quanto às cores, o preto e branco, absolutos sempre, serão acompanhados pelo cinza e o nude, o novo neutro. Também seguem firmes pelo inverno, e os toques de cor ficam por conta dos vermelhos queimados quase laranjas, tons de verde, roxos e o azul marinho, a cor mais visada da estação.


Para apresentar a campanha que foi cuidadosamente pensada, as modelos escolhidas foram Bruna Loureiro, Diana Bouchardet e Jéssica Vereta, clicadas por Lúcio Luna no Morro da Urca no Rio de Janeiro, cabelo e maquiagem ficaram por conta de Marcos Ribeiro que ousou e manteve um ar possível de ser usado no dia a dia.


O lançamento oficial da campanha em Petrópolis será realizado na sexta-feira, dia 19 de março, a partir das 11h com um coquetel especial e a presença de DJs convidados para animar a chegada da nova coleção na loja Caricatura que fica localizada à Rua 16 de março, 272 – Centro.
Hugo Carneiro, proprietário da franquia em Petrópolis, afirma que “teremos uma campanha com muita participação do cliente, como eventos e novidades que vamos revelando ao decorrer da campanha”, declarou.


Para Hugo, o mais importante é mostrar para os clientes e também para as pessoas que ainda não são clientes as novidades e tendências da estação. “Queremos trazer para nossos clientes um novo conceito, um novo estilo e uma nova forma de se vestir com vários modelos exclusivos”, lembrou.

SERVIÇO
Lançamento da coleção
Data: 19/03/2010
Horário: A partir das 11h
Local: Caricatura
Rua 16 de março, 272
Centro – Petrópolis/ RJ
http://www.caricatura.com.br/
(24) 2246-1105

“Locatelli Runners” no Circuito Fluminense de Corrida Rústica e Caminhada

A equipe Locatelli Runners está pronta para mais um desafio neste domingo, dia 21 de março: o Circuito Fluminense de Corrida Rústica e Caminhada, que está previsto para acontecer às 8h com partida no Relógio das Flores.

Para dar suporte aos atletas da academia, a Locatelli preparou uma super estrutura. Será montada uma tenda com frutas, sucos, guarda-objetos e banheiro químico exclusivo, alongamento com profissionais antes e depois da prova, além de massagem com fisioterapeutas.

“A expectativa é a de que o número de inscrições, só de clientes da Academia Locatelli, cheguem a 100. Na nossa academia prezamos pelo melhor. É por isso que os nossos atletas são devidamente orientados pelos nossos profissionais. Cada um tem uma planilha de treinamento específica, que leva em consideração o nível individual e o condicionamento físico”, explicou o gerente de Atividades Físicas da Locatelli, Guilherme Madeira, que junto com os professores Felipe Vizeu e Flaviane Lamelas coordena a equipe.

Petrópolis foi uma das dez cidades escolhidas pela Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro (FARJ) para abrigar o 1º Circuito Fluminense de Corrida Rústica e Caminhada, que terá percursos de cinco e dez quilômetros. O grande diferencial deste circuito será a utilização de tecnologia de ponta. A FARJ firmou parceria com a Allen Informática, empresa responsável por desenvolver uma solução em TI que será utilizada desde as inscrições dos atletas até o ranking de classificação e resultados.

Os atletas da Locatelli que estiverem do evento participarão de sorteios de mochilas e chaveiros:“Esta é a primeira competição que participamos em Petrópolis. Há cerca de 15 dias a Locatelli levou o nome da cidade para o Circuito das Estações Adidas, que aconteceu no Aterro do Flamengo. Nós não buscamos apenas formar e treinar atletas, mas oferecer acompanhamento profissional para praticantes e amantes do esporte. Esses eventos são ferramentas motivacionais para que o praticante tenha consciência dos seus limites, tentado superá-los a cada dia”, disse o diretor da Academia Locatelli, José Luis Sànchez

TARUIRA NA PRAÇA PASTEUR



Depois do sucesso indiscutível do último domingo, nos dois próximos de março, dias 21 e 28, o Grupo Taruíra continua promovendo sua tradicional Roda de Choro na Praça Pasteur, de 14h às 17h.


Mais de 200 pessoas compareceram ao evento no último domingo, desfrutando de uma tarde alegre, poética e musical, quando somada ao Chorinho, ritmo praticado pelo grupo, o público ainda contou com uma singela homenagem ao Dia Nacional da Poesia, emprestando seu carinho a dois jovens escritores de nossa cidade, Pedro Maia e Cunha e Matheus José. A organização da homenagem ficou a cargo da produtora da Roda, Catarina Maul, também poetisa. Foi impresso um simpático varal poético com trabalhos dos jovens, que além de declamar, conversaram sobre poesia com os presentes.


A Roda de Choro, que conta com patrocínio da Prefeitura de Petrópolis e Fundação de Cultura e Turismo, recebeu da comunidade da Praça Pasteur, uma enorme valorização em forma de recepção, pois além dos moradores terem comparecido em peso, a Mercearia Naranjito prestou todo o apoio local, cuidando da decoração, da cessão das mesas e cadeiras e financiando o material gráfico.


Foi a prova de que a Cultura pode alcançar enorme sucesso, quando unidos os artistas, o poder público e as próprias comunidades.


O Grupo Taruíra é formado pelos músicos Breno Morais, Guto Menezes, Yuri Garrido, Carlos Watkins, José Roberto Leão, Márcia Villar e Leandro Tartaruga.


No mês de abril, a comunidade a ser abraçada pelo projeto será Cascatinha, quando a Roda será realizada no entorno do coreto mais bonito da cidade.

quarta-feira, 17 de março de 2010

ENCONTRO INTERCONTINENTAL DA JUVENTUDE MUSICAL



No domingo, dia 14 de março, às 18h30, vivemos um momento ímpar no Palácio de Cristal, quando a Banda Marcial Imperial Petropolitana, da E. M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo, teve a oportunidade de abrir o concerto do Conjunto de Sopros da Universidade Cristã do Texas.
O maestro Jibóia, de nossa banda petropolitana, teve a feliz idéia de preparar para a apresentação, o Hino de Petrópolis e um pout pourri de importantes obras dos nossos antigos festivais da canção.


Os americanos ficaram extasiados com a alegria de nossos arranjos e com o balanço de nossa boa música brasileira.


Em contrapartida, nossos músicos jovens e no começo de uma brilhante carreira, tiveram a chance de assistir a um concerto lindo, com uma emocionada apresentação, além de perceberem que a arte, muitas vezes, pode romper distâncias físicas, sociais e culturais.

Meus agradecimentos sinceros à amiga Regina Guimarães, produtora local do evento, que me deu a chance de escolher o grupo local a ser apresentado para abrir o espetáculo, à Secretaria de Educação, que nos cedeu o ônibus para o transporte da Banda e a todos da nossa Imperial Petropolitana, que encheram meu coração de orgulho pela competente apresentação.

Cultura é o que a gente constrói, com cabeça aberta e coração consciente.

Catarina Maul

terça-feira, 16 de março de 2010

“LARGA TUDO E VEM”

Depois do elogiado “Quase como se fosse Amor”, Marcia Rubin apresenta seu novo espetáculo em Petrópolis através do projeto Circuito das Artes da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

“Larga tudo e vem,” novo espetáculo da Marcia Rubin Companhia de Dança, que em 2009 completou 15 anos, dá continuidade ao grande sucesso de crítica de 2008, o solo “Quase como se fosse amor”, indicado como um dos melhores espetáculos do ano pelo Jornal O Globo. A coreografia, criada e interpretada por Marcia Rubin, tem direção conjunta da bailarina e de Oscar Saraiva, uma parceria que já dura 20 anos.“Larga tudo e vem” constrói um discurso que tem como tema o amor. O amor como uma disposição da alma, com suas imprevisibilidade e inevitabilidade. E sua capacidade de tornar vulnerável o sujeito apaixonado revelando, através da dança, o estado amoroso em sua dinâmica imprecisa e desconcertante. O espetáculo apresenta o discurso amoroso em suas solidão e plenitude e torna presente o outro, o ser amado, como condição de existência do discurso.

Segundo a coreógrafa, que usou como um dos pontos de partida para a criação da coreografia a canção “Oh my love” de John Lennon, o espetáculo fala sobre o estado em que as pessoas se encontram quando se apaixonam. Desde o amor romântico, com sua ilusão de plenitude, até o amor real, do qual nada se espera.

SERVIÇO“Larga tudo e vem”Um solo de Marcia Rubin
Gênero: dança
Classificação: 14 anos
Duração: 45 minutos
Dia: 25 de Março (quinta-feira)
Hora: 20h
Local: Theatro D. Pedro
Ingresso: R$ 20,00 (com 50% para descontos previstos em lei e para clientes Unimed Petrópolis)
Produção local: Petrópolis em Cena (Marise Simões e Francis Leoni)

quinta-feira, 11 de março de 2010

TARUÍRA NA PRAÇA PASTEUR



O Grupo de Choro Taruíra, dentro de sua nova proposta de propagar a boa música instrumental de autores como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Joaquim Callado e até Chiquinha Gonzaga, nos domingos de março estará levando sua renomada Roda para uma praça muito peculiar e alegre de nossa cidade, a Praça Pasteur.
Sempre de 14h às 17h, o grupo formado pelos músicos Breno Morais, Guto Menezes, Yuri Garrido, Carlos Watkins, José Roberto Leão, Márcia Villar e Leandro Tartaruga estará reunindo amigos, admiradores e formadores culturais na Praça Pasteur.


Com produção de Catarina Maul, apoio da Prefeitura de Petrópolis e da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, o projeto nesta comunidade contará com o apoio local do comerciante Guilherme, da Mercearia Naranjito, que vestiu a camisa do projeto com carinho e está contribuindo para o fomento cultural do bairro.


No mês que comemora-se o Aniversário de Petrópolis, e com estréia no domingo, dia 14, Dia da Poesia, Catarina Maul promete organizar um varal poético e levar, neste sentido, algumas surpresas para a Praça Pasteur.


O Taruíra acredita que a cultura pode transformar pessoas e destinos, por isso a prática itinerante dessa nova proposta de trabalho.


Vale lembrar que dia 18 de março é a premiação do Prêmio Maestro Guerra Peixe e que o grupo comemora a indicação do Taruira, entre os melhores da Música em 2009, assim como o nome de Catarina Maul, entre os melhores em Produção Cultural.

terça-feira, 9 de março de 2010

ARMANDINHO NO TAMBOATÁ

O verso “quando Deus te desenhou / Ele estava namorando”, que trafegou nas rádios em 2006, sobe a serra e aterrisa no palco do Tamboatá nesta sexta (12/3), a partir das 23h. Nome atuante nas paradas do Rio Grande de Sul desde o início dos anos 2000, Armando Antonio Silveira da Silveira, o Armandinho, cantor e compositor experimentava pela primeira vez o reconhecimento nacional e reverberava entre bares, casas noturnas e jovens do Brasil.

O tempo passou, Armandinho lançou o CD Semente, em 2008, montou seu estúdio em nova casa, na aprazível Praia Brava (Santa Catarina), e resolveu trazer a prancha e o agito das marolas para o novíssimo CD, Volume 5. Para criar um som alto e energético, o músico misturou o rock e as guitarras de Jimi Hendrix à atmosfera regueira. Os dois meses que passou fuçando sua Fender Stratocaster – modelo 68, branca – foram responsáveis pela atual sonoridade. “Sentia falta de um som que me embalasse no surfe. Estava caindo numa vala de pop romântico e quis sair dela neste disco”, fala Armandinho.

Tá Todo Mundo Aí, faixa que abre o CD, chega como uma ventania a mil por hora. Coloca todo mundo para dançar e revela um refrão inspirado em Led Zeppelin e Black Crowes. “Como gravei todas as guitarras, inseri meu estilo mais visceral nas canções.” Desejos do Mar, uma das preferida do cantor, fala de religião afro, mexe no caldeirão do reggae e prega a mensagem positiva para os surfistas. É um estouro que deve colorir as rádios brasileiras. Assim como Amor de Primavera, que tem uma vibe Men at Work. “Teu beijo foi perfeito / Foi bem daquele jeito / Senti um tambor batendo no meu peito”, canta Armandinho.

A intrépida versão de Como Dois Animais de Alceu Valença ratifica a necessidade do cantor de abrir seu leque de experimentos dentro do reggae. “Um disco apenas com baladas de veraneio pode durar dois meses. Mas a minha realidade não é assim. O reggae pode ter essa intercessão com o rock, e vice-versa.”

Daquelas baladas de subir a fogueira é Não Temos Mais Tempo a Perder, que revela que dentro de arranjos simples e sem pretensões surgem ótimas ideias. Nosso Sexo, outro exemplo de uma canção romântica, é singela ao tratar de um assunto que nas mãos de Armandinho não descamba nunca para o explícito.

Em seu novo disco, Armandinho se reinventa tendo como fonte a própria carreira. Faz como os grandes, que olham pra frente sem esquecer o passado. A temporada de manobras radicais está aberta.

quinta-feira, 4 de março de 2010

3 MULHERES 1 DESTINO

Em meio à década de 80, três personagens passam por uma transformação social e política
O espetáculo se passa nos anos 80, período em que o Brasil seria marcado para sempre por seus acontecimentos

Nos dias 12 e 13 de Março, dentro das comemorações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Petrópolis em Cena Produções traz a a Petrópolis a comédia 3 Mulheres 1 Destino, de autoria de Fabrisio Coelho, atualmente em cartaz no Teatro Café Pequeno, no Leblon. O espetáculo se passa nos anos 80, onde o Brasil ficará marcado para sempre como uma década de acontecimentos históricos e protagonizados por movimentos políticos e sociais genuinamente brasileiros. O retorno dos exilados, o fim da ditadura, movimento diretas já, a morte de Tancredo Neves, a solidificação da Petrobras no mercado internacional, a moeda em crise nos planos: Cruzeiro e Cruzado, os diversos pacotes de congelamentos, até a chegada à era Collor... Impeachment e com ele o movimento dos caras pintadas. O Brasil entra numa nova crise...
Em meio aos acontecimentos, nasce uma amizade marcante na vida e na historia de 3 mulheres que passaram por toda transformação política e social brasileira, que formaram sua concepção de caráter e estilo de vida.

Essas amigas, conta o autor, se perderão por situações circunstancias, mas após 18 anos o destino as coloca de frente para compor uma nova historia reacendendo uma amizade esquecida pelo tempo e seus acasos.

– Entre lembranças e valores, elas revivem em memórias um passado e se colocam disponíveis a escreverem novas paginas em uma fase mais adulta. Passado, Presente e Futuro se misturam em três tempos –, conta Fabrisio.

A participação de Lady Francisco é foi um presente para o autor e diretor da comédia, já que a atriz comemora 50 anos de carreira e retorna aos palcos com força.

– Lady Francisco participou da fase experimental da TV brasileira atuando em 23 novelas e 21 filmes, entre mini-series e 14 montagens teatrais. Após 4 anos afastada dos palcos, ela retorna com esta montagem, numa comédia que é um convite a um dialogo intimo feminino de personagens que viveram toda transformação política social brasileira da década de 80 – finaliza.
O espetáculo terá duas únicas apresentações em Petrópolis, no Theatro D. Pedro. Oportunidade única para conferir o trabalho de Lady Francisco, Rita Luz e Claudia Cabral na cidade.

FICHA TÉCNICA
Elenco: Lady Francisco, Rita Luz, Claudia Cabral
Texto e Direção: Fabrisio Coelho
Produção Geral: Leandro Brandão
Produção local e realização: Petrópolis em Cena

SERVIÇO
“3 Mulheres e 1 destino”
Dias: 12 e 13 de Março
Horários: sexta e sábado: 21h
Local: Theatro D. Pedro (Praça dos Expedicionários S/N – centro – 2235-3833)
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Ingresso: R$ 30,00 (com 50% estudantes, idosos, clientes Unimed)
Classificação Etária: 14 anos
Produção Local: Petrópolis em Cena

AGENDA DA RODA DE CHORO DO TARUÍRA, PARA MARÇO

Após ter passado alguns domingos de fevereiro distante do Coreto da Mosela, executando seu novo formato de projeto, que levará o grupo a 12 diferentes comunidades até o final do presente ano, neste domingo o Taruíra retorna ao lugar de origem de sua Roda, ou seja, à Praça Frei Aniceto Krocker, na Mosela.

No mês de fevereiro, o Choro encheu de encanto e nostalgia as praças de Correas e Nogueira, conquistando novos adeptos e emocionando corãções de todas as idades.
De bebês a idosos, a experiência do grupo comprova que a boa música emociona a todos, independente de idade, classe social, religião.

Quando o Taruíra começa a soltar seus acordes, as pessoas vão parando e ficando, mesmo os que desconheciam o projeto.

Formado pelos músicos Breno Morais, Carlos Watkins, Guto Menezes, Yuri Garrido, Márcia Villar, José Roberto Leão e Leandro Tartaruga, o Taruíra realiza a Roda de Choro desde outubro de 2008, formando um público crescente e destacando-se no cenário nacional.
A Roda de Choro tem produção de Catarina Maul e apoio da Prefeitura de Petrópolis e da Fundação de Cultura e Turismo.

Em março a Roda de Choro estará, além deste próximo domingo na Mosela, os outros todos na Praça Pasteur, contando também com o apoio da Mercearia Naranjito, do próprio bairro. É a própria comunidade contribuindo para as melhorias de seu bairro.

quarta-feira, 3 de março de 2010

CONJUNTO DE SOPROS DA UNIVERSIDADE CRISTÃ DE ABILENE – TEXAS – TERÁ ÚNICA APRESENTAÇÃO NA CIDADE IMPERIAL


Em sua primeira turnê pelo Brasil, o Conjunto de Sopros vai se apresentar em Petrópolis, no domingo, dia 14 de março, a partir das 18h30 no Palácio de Cristal, localizado à Rua Alfredo Pachá, s/nº, Centro, com entrada franca, dentro das comemorações de aniversário da cidade.
O Conjunto de Sopro (Wind Ensemble), sob regência de Steven Ward, é formado por 45 instrumentistas de sopro e percussão mais destacados da Universidade Cristã de Abilene (ACU) no Texas.


A Universidade é uma instituição de ensino particular, que oferece cursos de graduação e de mestrado e possui mais de 4.800 alunos, oriundos de 50 Estados norte-americanos e de 60 países. O Departamento de Música é reconhecido por formar músicos altamente qualificados e seus alunos ocupam os primeiros lugares em seleções de ingresso a programas de pós-graduação, oferecidos por universidades norte-americanas. Mais de 95% dos ex-alunos são aceitos nas universidades de sua primeira escolha e frequentemente contemplados com bolsas de estudos. Além de serem requisitados como professores em todo o Estado do Texas.

Um corpo docente competente e dedicado trabalha com os alunos num ambiente de proposta cristã que prima pelo acolhimento e por uma atenção personalizada. Os professores transmitem em sala de aula a vasta experiência adquirida nas atividades como intérpretes, regentes e compositores.

Metade do conjunto é composta por alunos de Música e a outra metade por alunos de outros cursos da Instituição. O Conjunto tem mantido uma agenda de muita atividade. As últimas cinco turnês anuais pelo Texas incluíram quase 30 apresentações em escolas, igrejas e salas de concerto. Dentre as apresentações recentes, destacam-se os concertos no Wortham Center, em Houston, no Meyerson Center, em Dallas, no encontro dos Educadores Musicais do Estado do Texas, realizado em San Antonio, em 2005, na Conferência da Associação Nacional de Regentes Universitários de Banda, de 2006.

Ao longo de sua história, o Conjunto de Sopro apresentou-se em seis conferências da Associação de Educadores Musicais do Texas (TMEA) e em três conferências da Associação Nacional de Regentes Universitários de Banda (CBDNA).

Dr. Steven Ward, regente, compõe o corpo docente do curso de Música da Universidade Cristã de Abilene, onde, além de lecionar disciplinas de regência e educação musical, é responsável pela coordenação e regência de bandas e orquestra. Antes de ingressar nessa Universidade, atuou como professor de Música na Universidade Oriental de Oregon e como regente dos grupos musicais: Orquestra Sinfônica Grande Ronde, em La Grande (Oregon), bandas da faculdade Hope College, na cidade de Holland (Michigan) e Orquestra Sinfônica Jovem de Kalamazoo, em Kalamazoo (Michigan).
O Conjunto também tem se comprometido com a divulgação da música contemporânea, para tal foram especialmente compostas obras dos seguintes autores: Richard Danielpour, Donald Grantham, Scott McAllster, Bob Mintzer, Joel Puckett, James Syler, Narong Prangcharoen, dentre outros.

Para a abertura da apresentação, Regina Guimarães da Companhia Sekreta, que assina a produção local, convidou a Banda Marcial Imperial Petropolitana, que prontamente aceitou o convite.

Criada em março de 1996, dentro na Escola Municipal Vila Felipe (hoje rebatizada de Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo), em Petrópolis/RJ, a banda tem por objetivo inserir no cotidiano dos alunos a oportunidade de vivenciar os estudos e os encantos da música e, através dela, transformar suas realidades.

PROGRAMA

- Mother Earth David Maslanka – (nascido em 1943)
- Abertura de Candide - Bernstein/arr. Grundman - (1918-1990)
- Go! Concerto para saxofone tenor e conjunto de sopro - Bob Mintzer (nascido em 1953)
Go Slow Go Fast-Solista: Derek Brown, saxofone tenor

Southern Harmony- Donald Grantham - (nascido em 1947)
I. The Midnight Cry
II. Wondrous Love
III. Exhilaration

- Wood, Metal, Skin (“Madeira, Metal, Pele”- Josh Gottry - (nascido em 1974)
- Scott Joplin Retrospective- Scott Joplin/arr. Clark - (1867-1917)
- Abertura Cubana - George Gershwin - (1898-1937)
- The Lord bless you and keep you - Peter Lutkin - (1858-1931)

SERVIÇO

Data: Domingo, 14 de março de 2010
Horário: 18h30
Entrada: Franca
Local: Palácio de Cristal
Rua Alfredo Pachá, s/nº
Centro – Petrópolis/ RJ
Tel.: (24) 2247-3721
Produção Local: Companhia Sekreta
Apoio: Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis

SHOPPING VILAREJO HOMENAGEIA AS MULHERES PELO SEU DIA



No domingo, dia 7 de março, entre 15h e 18h, o Shopping Vilarejo, em Itaipava, estará homenageando suas clientes com rosas, canções e poemas.


A idéia é comemorar o Dia da Mulher (8 de março), presenteando a cada uma, com um símbolo de carinho, respeito e reconhecimento ao seu importante papel na vida de cada um de nós.
As apresentações ficarão a cargo do Grupo Flor do Ventre, formado pelos artistas Pedro Maia, Vitor Paiva e Henrique Verleun, que se revezarão na declamação de poemas e nas canções apresentadas durante a tarde.


A idéia é seguir o perfil dos antigos trovadores, com uma homenagem caminhante, leve e sincera.
Apesar do Dia da Mulher ter sido instituído por conta de um fato triste, não há mais tantas tristezas nesse dia.


A sociedade caminha, mesmo que seja em passos lentos, para uma real igualdade de valorização, pelo menos em países de culturas menos radicais.


Seja nos cargos políticos, nos diversos meios profissionais, no cotidiano ou na chefia de suas famílias, a mulher tem sempre mostrado sua capacidade e ganhado um espaço indiscutível na formação de um novo mundo. E o melhor, sem perder o amor, a doçura e a capacidade de cuidar.
A apresentação tem produção cultural de Catarina Maul.

terça-feira, 2 de março de 2010

AGORA INÊS É MORTA



O impressionante aconteceu... a Morte matou a mulher errada

Inês de Castro é uma atriz negra que sonhava ser Paquita e Inês do Carmo uma operadora de telemarketing frustrada que almejava ser cantora. Ambas decidem se suicidar no mesmo dia para serem capa de jornal e a indecisão das duas acabou confundindo a Morte. Então, pela primeira vez na História da humanidade a Morte (Samile Cunha) mata uma pessoa por engano e terá que corrigir o erro imperdoável.

Quatro atrizes fazem parte do espetáculo: Paula Alexandrer (Inês da Silva), Marília Prata (Inês de Castro), Samile Cunha (A Morte) e Camila Nhary (Inês do Carmo). Inês do Carmo, a que deveria ter morrido, após o incidente decide lançar um funk falando sobre a tragédia que aconteceu com a amiga, Inês de Castro, à vítima do erro da Morte.

Escrita por Felipe Barenco, autor de um dos espetáculos de maior sucesso de público no primeiro semestre de 2009 no Rio de Janeiro “Meu caro amigo” (monólogo sobre uma fã de Chico Buarque) e um dos sete promissores dramaturgos da nova geração que compõe o coletivo “Dramadiario.com”, Inês é morta aborda um assunto extremamente delicado, a morte, com muita leveza e bom humor usando como ferramentas um texto divertido e recheado de ironias.

A direção é de Felipe Herzog, que acaba de concluir o trabalho de assistência de direção da novela “Caras e Bocas” da Rede Globo. Apaixonado por cinema e carnaval, Herzog investe num espetáculo rico em imagens e com uma linguagem ousada, brincando com a Morte, usando as canções de Xuxa (com quem também já trabalhou) e reservando para o público um final surpreendente. “Na cena final da peça, o caixão de Inês vira a nave da Xuxa e o público vai ao delírio”, diverte-se o diretor. A abordagem de Herzog com Inês é morta é tratar da espetacularização da morte cotidiana.

A paixão pelo Carnaval levou Herzog a convidar para o papel da Morte Samile Cunha, encarnada por Samuel Abrantes, um dos mais respeitados figurinistas do Rio de Janeiro que possui os mais importantes prêmios de teatro no currículo, tais como: Shell, Moliére e Coca-Cola.

Depois de abrirem a IX Mostra de Teatro da UFRJ em novembro de 2009, em 3 apresentações gratuitas lotadas e com o público sem ingressos voltando pra casa, “Inês é morta” iniciou sua primeira temporada carioca no Teatro Gláucio Gil de 14 a 29 de novembro.

Inês é morta terá duas únicas apresentações no Theatro Dom Pedro (Praça dos Expedicionários s/nº - Centro – Petrópolis) nos dias 06 e 07 de março, sábado às 21h e domingo às 19h. As vendas antecipadas estão sendo realizadas na Loja Caricatura (Rua 16 de março, 272 – Centro – Petrópolis/ RJ) à R$10,00 (dez reais). As vendas nos dias da apresentação terão um custo de R$15,00 (quinze reais). Estudantes, idosos a partir dos 60 anos e pessoas trajadas de preto pagam meia entrada no ingresso adquirido na bilheteria do Theatro.

CURRÍCULOS

Felipe Barenco, autor de Inês é morta, é formado em Direção Teatral pela UFRJ, criador do site Drama Diário (www.dramadiario.com), que reúne os jovens e mais promissores autores cariocas da nova geração e que tem recebido destaque nos principais meios de comunicação participando de eventos como riocenacontemporanea2008 e a Teaser Mostra de Teatro Eletrobrás abrindo o espetáculo de Peter Brook. Com as cenas curtas Relicário e A bronca de neve recebeu indicações de melhor autor nos festivais: Tápias (2009), Salão Carioca de Humor (2008), Niterói (2008) e Cabo Frio (2007). Autor do texto teatral Amém, teve leituras dramatizadas realizadas na UFRJ, Casa da Gávea e em Portugal este ano.
Seu último trabalho Meu caro amigo, monólogo inspirado na obra de Chico Buarque (com Kelzy Ecard e direção de Joana Lebreiro) foi um dos espetáculos de maior sucesso de público no último semestre, contando com o patrocínio dos Correios e contemplado com o prêmio de circulação da BR Petrobrás, realizando atualmente a turnê PARATODOS em alguns Estados brasileiros.

Felipe Herzog, diretor de Inês é morta, é formado em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, diretor de seis espetáculos teatrais – incluindo “Inês é Morta”, “As redentoras humilhadas” e “A princesa engasgada”. Ator e diretor profissional, tem em seus principais trabalhos a microssérie Noites de almirante, onde contracenou com Fernando Alves Pinto e Bete Mendes. O trabalho foi exibido em dezembro de 2008 no canal FUTURA e teve exibição no ESTAÇÃO Vivo Gávea. Dirigiu três filmes de curta metragens e participou de diversos festivais de cinema (incluindo as Mostras Universitária de Filmes curta metragem e Mostra PUC 2006). Como ator participou dos espetáculos “arsênico e alfazema”, “aquele que diz sim, aquele que diz não” além de outros 12 trabalhos em circuito profissional e universitário.
Atualmente trabalha como Assistente de Direção da Rede Globo (de agosto de 2008 a janeiro de 2010). Trabalhou em produções de grande êxito e perfis variados: Caras e Bocas de janeiro 2009 a janeiro de 2010; Xuxa e as noviças novembro e dezembro de 2008; Toma lá dá cá de setembro a dezembro de 2008 e Oficina de atores da TV Globo de agosto e setembro de 2008.

Samuel Abrantes, A Morte (Samile Cunha) Inês é morta, possui figurinos que se destacam pela aberta teatralidade construída a partir de colagens, adereços exóticos e livres combinações pictóricas, por tal motivo é colaborador constante nas realizações empreendidas pelo encenador carioca Moacyr Góes. Formado em Letras - português e grego - pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, sua formação técnica se dá como criador de fantasias e alegorias de escolas de samba.
Com mestrado em antropologia da arte, trabalha como professor de indumentária da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, inúmeras vezes premiado com o Shell, Mambembe, Moliére e Prêmio Sated por sua contribuição à construção da cena carioca contemporânea. Um dos mais recentes trabalhos em cartaz é As centenárias, com Andrea Beltrão e Marieta Severo, e direção de Aderbal Freire Filho.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Camila Nhary, Marília Prata, Paula Alexander e Samile Cunha
Voz off: Lauro Góes
Texto: Felipe Barenco
Direção: Felipe Herzog

Orientação de direção: Mário Piragibe
Assistente de direção: Vanessa Gomes
Cenário GUSTAVO FERNANDES E DARILIA ROCHA
Orientação de cenário: Andréa Renck
Figurinos e adereços: Gustavo Fernandes
Assistente de figurino: Camila Licurgo
Orientação de figurinos e adereços: Samuel Abrantes
Iluminação: Rhoneds Aldora
Orientação de iluminação: Zé Henrique

Idealização e produção: Felipe Herzog e Felipe Barenco

SERVIÇO

Datas: Sábado, 06 de março às 21h
Domingo, 07 de março às 19h
Ingresso: Antecipado: R$ 10,00 (dez reais)
Caricatura (Rua 16 de março, 272 – Centro – Petrópolis/ RJ)
No dia: R$15,00 (quinze reais)
½ entrada: Idosos, estudantes e pessoas trajadas de preto
Local: Theatro Dom Pedro
Praça dos Expedicionários s/nº - Centro – Petrópolis
Tel.: (24) 2235-3833
Censura: 14 anos
Gênero: Comédia
Duração: 65 min

segunda-feira, 1 de março de 2010

CASA DE SANTOS DUMMONT FECHADA PARA REFORMAS

A intervenção visa dar maior acessibilidade aos deficientes físicos


Começaram, nesta segunda-feira (dia 01), as obras na Casa Santos Dumont – A Encantada – como parte do projeto de implantação do Centro Cultural 14 Bis. O Museu estará fechado para visitação durante todo o mês de março, período em que serão feitas pinturas e alguns reparos necessários no telhado e piso da Casa. A previsão é de que o Museu volte a funcionar a partir do dia 6 de abril. “Para que a obra ocorra da melhor maneira possível e na data prevista também precisamos contar com o fator tempo. Com as chuvas dos últimos dias, a finalização da reforma pode atrasar, porém por uma boa causa, visando atender da melhor forma possível seus visitantes”; disse Charles Rossi, diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis.

A casa é o segundo museu mais visitado da cidade. Cerca de 9 mil pessoas, por mês, passam pelaEncantada. Porém, o local foi todo planejado para atender às necessidades de Santos Dumont, com espaços pequenos multiuso e escadas íngremes, essenciais para que os turistas passem pelos três andares da residência, como a principal, onde a pessoa é obrigada a subir com o pé direito – um traço marcante da personalidade supersticiosa do inventor.

Centro Cultural 14 Bis será inaugurado em setembro

As obras para a construção do Centro Cultural 14 Bis começaram em novembro do ano passado e assim que forem finalizadas, o local começará a ser preparado para receber maquete tátil interna e externa, DVD em libras, catálogo em braile, réplicas de dependências do museu como o banheiro de Santos Dumont, rampa e plataforma eletrônica enclausurada para que pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela física, visual ou auditiva possam conhecer a história do Pai da Aviação.

O espaço vai contar também com oficinas pedagógicas, café temático, salas multimídia e de exposições, além de sala de convivência, e ainda será realizada capacitação de pessoal. A ideia de facilitar o acesso para deficientes físicos e pessoas com dificuldade de locomoção surgiu em 1992, logo após a restauração da Casa de Santos Dumont. O Centro Cultural 14 Bis será construído onde era a Escola Municipal Santos Dumont, hoje na Av. Piabanha. Para não haver quebra do testemunho histórico, alguns pontos, como o passadiço para o banheiro, não serão e nem poderão ser alterados, respeitando as limitações do ponto turístico. O acesso ao laboratório fotográfico, onde funciona a bilheteria, não será possível porque a realização de obras nessa parte da casa descaracterizaria a arquitetura. A fachada também não será modificada. Será criado um elevador de acesso ao Centro Cultural, seguindo sempre a lei de acessibilidade.

O projeto aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN – será executado pela Construtora Cortein Ltda, vencedora da licitação para a construção do Centro Cultural 14 Bis, que irá funcionar no anexo ao museu Casa Santos Dumont. O Ministério do Turismo será responsável por 80% do investimento, cabendo à Prefeitura a contrapartida de 20%.

Quando as obras estiverem concluídas, o Museu Casa de Santos Dumont deverá se tornar o primeiro do Estado a utilizar diversos meios e tecnologias adequadas para recepção de deficientes físicos, auditivos e visuais.