sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

SAISON SPA EMBALA FOLIA

Programação especial de Carnaval foi elaborada para não vai deixar ninguém parado

Muitas atrações foram reservadas para o feriado prolongado de Carnaval na Saison Spa. Inspirada nas folias de Momo, a programação começa no próximo dia 11 e só termina na quarta-feira de cinzas. Aulas temáticas, festas e eventos especiais farão a alegria dos foliões, sem esquecer as refeições com calorias balanceadas.

Os hóspedes já vão entrar no clima do Carnaval na quinta-feira (11/02), quando a Saison ganhará uma decoração especial, com direito à iluminação e enfeites. Para esquentar os tamborins, depois do dia intenso de atividades físicas, terapias, tratamentos estéticos e alimentação equilibrada, os clientes participarão de um bingo carnavalesco, com prêmios temáticos.

A noite de sexta-feira (12/02) será embalada ao ritmo baiano, com muito axé e lambaeróbica, a partir das 21h. A programação especial de sábado começa às 8h20, com uma caminhada ecológica até a Cachoeira Circuito das Bromélias, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Durante o dia, os hóspedes poderão queimar calorias ao som de marchinhas de Carnaval e muito samba, com aulas de ginástica temáticas. À noite, dançarinos e um show ao vivo darão o tom da festa “Chamada de Samba”, que começa às 21h.

Domingo não será dia de descanso na Saison. Aulas como CarnaSpin e JumpFolia, feitas na piscina vão garantir a animação dos hóspedes durante a manhã. A partir das 13h, todos vão se deliciar com uma feijoada light, com direito à roda de samba. Para quem não abre mão dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, a opção é encerrar a noite na sala de cinema.

Aulas temáticas também vão animar os dois últimos dias do feriado. Na noite de segunda-feira, comidas típicas e show de dança do ventre – com as dançarinas Cintia Mohani e Jannah Mahati - serão as atrações da festa árabe, marcada para as 21h. A última noite de folia será comemorada com um baile de máscaras, banda e casal de dançarinos, também às 21h.

Um circuito com atividades aquáticas está programado para a quarta-feira de cinzas. Depois dos exercícios, os hóspedes poderão acompanhar a apuração das escolas de samba.

Além dos hóspedes da Saison spa, a programação diária também pode ser desfrutada pelos usuários do Spa Day. Os interessados podem entrar em contato com o setor de reservas pelos telefones (24) 2222-2380 ou 0800-282-2380.

Serviço
Saison Spa
Rua Ministro Armando de Alencar, 40 – Itaipava
Telefone: (24) 2222-2380 ou 0800- 282-2380
reservas@saison.com.br
www.saisonspa.com.br

TV JUSTIÇA CONVIDA ALUNOS DE PETRÓPOLIS PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA NACIONAL

A TV Justiça utilizou os recursos de tecnologia para trazer alunos de Direito da UCP ao estúdio do programa Apostila. Ian Miranda Schaefer de Lima, Joel José de Moura Júnior, Luis Felipe Teixeira de Macedo, Lisandra Finkennauer Tesch Rocha e Felipe Jesus da Silva de Matos, todos do 10º período de Direito, foram escolhidos por mérito para participarem das gravações remotas do programa que vai ao ar nesta segunda (1/02), às 10 horas, com reprise nos dias 3 e 5, no mesmo horário. Os alunos tiveram conexão direta por meio eletrônico com o palestrante do dia, o professor Cláudio Farag, que falou sobre o tema Direito Tributário.

O coordenador do curso da UCP, professor Klever Filpo, destacou que a Instituição e seu Centro de Ciências Jurídicas tem colocado em prática várias iniciativas ligadas ao ensino à distância, oferecendo aos alunos a possibilidade de cursarem algumas disciplinas por meio da plataforma moodle. “A participação no programa daTV Justiça vem coroar esses esforços dentro do curso", completou.

A TV Justiça é um canal público, de caráter não lucrativo, coordenado pelo Supremo Tribunal Federal. No programa Apostila, professores e alunos interagem no estúdio e também pela internet. Em pauta, sempre um conceito jurídico utilizado no dia a dia dos operadores de Direito e dos cidadãos. No início do programa, o telespectador tem uma aula sobre um tema específico do Direito. Em seguida, os alunos podem fazer perguntas e tirar as dúvidas. Participa quem está ali, próximo ao professor, e também via web. Para terminar, os convidados são desafiados em um eletrizante jogo de perguntas e respostas. Além do sistema a cabo e por satélite (DHT), o sinal da TV Justiça pode ser captado por antenas parabólicas. Outras informações sobre a programação estão no site www.tvjustiça.gov.br

UCP PODE FECHAR PARCERIA INTERNACIONAL

Representante de ONG angolana quer acordo de cooperação acadêmica com a universidade petropolitana
Estudantes angolanos podem fazer cursos de graduação e pós-graduação no Brasil com professores da Universidade Católica de Petrópolis. É o que prevê o novo acordo de cooperação acadêmica que começou a ser desenhado no dia 13 de janeiro, durante visita do vice-presidente da ong africana “Livega” - Liga dos Veteranos da Guerra de Libertação de Angola, André Nguina Quiala. Em conversa com o reitor José Luiz Rangel Sampaio Fernandes, ele também demonstrou interesse em estender a parceria para a ida de professores da instituição a Angola. O objetivo seria ministrar cursos para capacitação de profissionais no país africano.
Segundo André Quiala, uma das maiores preocupações do governo de Angola é ter em seu cadastro universidades sérias, tradicionais, que possam, de fato, fazer a diferença na formação de seus estudantes. “É muito comum ver estudantes angolanos fora do país. Isso porque, naquela região, faltam docentes. Hoje já há uma quantidade significativa de universidades, mas há uma enorme carência de profissionais nessas instituições”, explica, acrescentando que o próprio governo custeia bolsas integrais de estudo para que seus estudantes se formem em outros países, principalmente no Brasil – dados do governo angolano mostram que 60% dos estudantes com bolsa de estudos vêm para o país.
“Temos hoje cerca de 4.800 angolanos estudando no Brasil. Desses, 2.100 têm seus estudos pagos pelos pais. Os demais têm bolsas custeadas pelo governo ou pela iniciativa privada. E temos o maior interesse em encontrar universidades bem localizadas, seguras e tradicionais. Por isso estamos aqui. Sabemos que é o caso da UCP”, disse ele, que chegou à Universidade a convite de seu coordenador de projetos especiais, professor Ronald Carreteiro.
“Estamos abrindo as portas da UCP para o exterior. Na África mesmo já fechamos outras parcerias, entre elas um convênio com a Universidade de Makererê, em Kampala, Uganda, para o desenvolvimento de projetos na área de biocombustíveis. As pesquisas, inclusive, serão feitas por convênio com a Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis”, revela Carreteiro, lembrando que a Universidade de Makererê é uma instituição pública tradicional, que tem nada menos que 40 mil alunos.
E, no que depender do reitor da UCP, a nova parceria proposta pelo angolano vai se tornar realidade. Ainda durante a reunião ele revelou a Quiala a existência de um prédio da instituição que pode, inclusive, servir como uma república para os estudantes angolanos. “Podemos fechar uma parceria que lhes garanta toda a segurança e qualidade de ensino que vocês procuram a um custo acessível, incluindo, aí, moradia”, propôs. Ao término do encontro, André Nguina Quiala mostrou-se entusiasmado. “Tenho certeza de que esse é apenas o início de uma longa parceria”, afirmou.

Visita africana continua – O interesse de países africanos com objetivos acadêmicos e de prospecção de negócios não para por aí. Na próxima segunda (1/02), o Cônsul do Benin no Rio de Janeiro, César Augustos Maia e o diretor do Conselho de Jovens Empreendedores do Estado do Rio de Janeiro, Vanderlei Martinianos, têm uma reunião agendada com o reitor da UCP para iniciar novas oportunidades de negócios na área de tecnologia e administração, além de discutirem a organização do Encontro Internacional de Biocombustíveis, que será realizado em maio em Petrópolis.

“ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA”: PROJETOS DE PETRÓPOLIS ESTÃO SENDO CERTIFICADOS PELO MTUR

Pousada Paraíso recebeu o selo após bela apresentação nesta terça-feira



Inovar os atrativos dos empreendimentos turísticos, tendo em vista a emoção e conhecimento que as experiências com a cultura local podem proporcionar ao turista. Esse é o conceito do projeto “Economia da Experiência”, que está sendo desenvolvido em quatro destinos nacionais: Petrópolis (RJ), Costa do Descobrimento (BA), Belém (PA) e Bonito (MS). Esta semana representantes do Ministério do Turismo, Sebrae Nacional e Instituto Marca Brasil estão na Cidade Imperial para conhecer e validar os produtos das empresas participantes.

Uma delas é a Pousada Paraíso, onde no inovador “Paraíso do Imperador”, ações de sustentabilidade são desenvolvidas com a ajuda do visitante, que planta uma muda de árvore e acompanha seu crescimento pelo resto da vida, encanta-se com a beleza e o canto das aves e saboreia o inesquecível Jantar dos Sonhos, onde a alegria e a nostalgia de tempos antigos são despertadas pelos seus cinco sentidos. “Cada região recebeu um tema e o de Petrópolis foi Império. Nós descobrimos que a exuberância da natureza e o nosso clima representam melhor esse período, já que só existiam belezas naturais aqui nessa época”, disse Vanda Ferraz, proprietária da Pousada.

As equipes puderam vivenciar tudo isso nesta terça-feira (26), junto com representantes do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ) e do SEBRAE Petrópolis. Ao final, houve uma bela apresentação da Serenata Imperial de Petrópolis, também participante do “Economia da Experiência”. Valéria Barros, do SEBRAE Nacional, disse que todos experimentaram um sonho raro, um presente de Deus para a alma e o espírito. “Estamos encantados com toda a acolhida aqui da Pousada Paraíso. Com certeza quando contarmos a história para outros, que certamente virão, ela será cheia de significado e amor”, contou.

Os outros projetos que as equipes irão visitar em Petrópolis são: Encantos e Sensações da Serra Imperial (Pousada Paraíso Açu); Chá à moda da Princesa (Pousada Alcobaça); Do Império à Bossa Nova, uma viagem gastronômica e musical (Quitandas Gourmet); Peripécias da Velhota Cambalhota no Império (Casa da Ipiranga); Sarau (Museu Imperial); Observatório Imperial (Solar fazenda do Cedro); Degustação da Truta Imperial (Trutas do Firmeza); Sabores e Aromas do Império (Restaurante Nas Nuvens); Um brinde a Jóia Imperial (Ewiglich Jóias); Cavalgada da Lua Cheia (Pousada Tambo Los Incas) e Da Indochina a Petrópolis (Restaurante Tai-Tai).
Os aprovados recebem um selo de participação do Tour da Experiência e um certificado, que será entregue no Encontro Nacional dos Empreendedores do Projeto Economia da Experiência em março no Rio Grande do Sul. Saiba mais sobre todos os projetos emhttp://www.tourdaexperiencia.com.

POEIRA NA POMBA TERÁ TRIO-ELÉTRICO E DEVE ARRASTAR MAIS DE 5 MIL FOLIÕES NO ITAMARATI

O Bloco Carnavalesco Poeira na Pomba, bloco de embalo do bairro Itamarati, promete abrir com chave de ouro a Festa de Momo na cidade, no próximo dia 12 de fevereiro (sexta-feira), véspera de sábado de Carnaval.

A concentração do bloco acontece a partir das 21 horas, no Quissamã, bem em frente ao posto de gasolina. A novidade deste ano será o grande trio-elétrico contratado pelos dirigentes do bloco para animar os foliões por nada mais, nada menos, cinco horas de festa, com muito axé e samba. As marchinhas de carnaval, utilizadas pelo bloco no ano passado, desta vez ficarão de fora da festa. “ Com um trio-elétrico, a energia tem que ser positiva, alto astral total”, comentou Iran Ferreira, um dos diretores do bloco.

Em 2009, o Poeira na Pomba arrastou uma multidão de arrastou quase outras cinco mil pessoas pelas ruas do Quissamã, que se juntaram a outras quase três mil que o esperavam no Itamarati.
O bloco, que passou a ter apoio da Prefeitura em 2008, contará com todo o apoio da Fundação de Cultura e Turismo, da CPTrans, Comdep e Guarda Municipal, além da própria Polícia Militar que também estará no bairro, para o desfile deste ano.

Para a descida do trio-elétrico, o trânsito na Rua Quissamã precisará ser fechado por uma hora. “ Já conversamos com a Fundação de Cultura e Turismo e o bloco sairá, pontualmente, às 23 horas do Quissamã. O desfile vai durar uma hora e, as demais quatro horas de folia, será realizada no Itamarati para não atrapalhar o tráfego de veículos daquela região. Esperamos uma participação de mais de cinco mil pessoas. Este será nosso sexto desfile e certamente o melhor de todos. A segurança é garantida, pois o bloco é bem família. Tem lugar para casais, crianças e idosos, que gostam de se divertir e aproveitar o carnaval”, declarou Iran Ferreira.

As camisas do Poeira na Pomba começam a ser vendidas no próximo dia 31 de janeiro. O primeiro lote sai a R$ 15 (quinze Reais) e o segundo, a partir do dia 8 de fevereiro, a R$ 20 (vinte Reais). Informações pelos tels: (24) 93952702 (Iran) ou (24) 9261-0497.
Algumas camisas serão sorteadas nas rádios locais e também no Baile Preto e Branco, do Clube Petropolitano. “ O bloco consegue unir gente de todas as classes sociais. É uma verdadeiro exemplo de democracia. Das mil camisas que venderemos este ano, 50% já estão encomendadas”, comemora Iran.



A história do Poeira

O Poeira na Pomba foi criado em 2004, quando um grupo de amigos do bairro Itamarati, em Petrópolis (RJ), apaixonados pelo Carnaval, e foliões antigos da Banda de Ipanema e do Cordão da Bola Preta, tradicionais blocos carnavalescos do Rio de Janeiro, decidiu criar um bloco tão animado e cheio de alegria quando os da capital do estado para abrir a Festa de Momo da Cidade Imperial.

Em 2005, o Poeira na Pomba , ainda apenas com o apoio do comércio do bairro, arrastou quase 300 pessoas na noite de sexta-feira, véspera do "sábado de Carnaval", pelas ruas dos bairros Quissamã e Itamarati. A novidade se espalhou pela cidade, animou os foliões petropolitanos amantes do Carnaval de rua, ganhou o apoio da imprensa.

Em 2006, o bloco desfilou com 500 pessoas, já com "cara" de bloco grande - com camisa oficial, pequeno trio-elétrico, e apoio de comerciantes de toda a cidade que, através de pequenas quotas de patrocínio, viram no "Poeira"uma forma diferenciada de marketing cultural, em pleno Carnaval.

Em 2007, 2008, o Poeira na Pomba se consolidou como o mais tradicional bloco carnavalesco da cidade, arrastando mais de três mil pessoas em seu desfile noturno - ele sai às 23 horas de sexta-feira, chegando à Praça do Itamarati por volta de 0h30, ou seja, já no sábado de Carnaval - ganhando também o apoio do Poder Público, que passou a ver o bloco como uma agente cultural marcante da Festa de Momo em Petrópolis. Com isso, o desfile do bloco passou a contar também com o apoio da CPTrans e da Guarda Municipal (apoio logístico para o trânsito e segurança no bairro).


Em 2009, o Poeira na Pomba passou a fazer parte da programação oficial do Carnaval de Petrópolis. O Bloco desfilou com 1.000 (mil foliões) com as camisas oficiais do ano de 2009, e arrastou quase outras cinco mil pessoas pelo Quissamã. Ao chegar ao bairro Itamarati, outras quase duas mil já o esperavam. A festa dos foliões durou até às quatro horas da manhã.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

BRASIL-IMPÉRIO SOB O OLHAR FRANCÊS

Imagens revelam momentos e personagens da época

Até o próximo mês, o público poderá conferir a exposição “Retratos no estrangeiro: o Brasil Imperial nos ateliês franceses”, no Museu Imperial. Aberta para visitação no início de dezembro, a mostra reúne imagens assinadas por pintores, gravadores, litógrafos e fotógrafos franceses do século 19.

Notáveis e anônimos da sociedade brasileira deixaram o registro de viagens e temporadas vividas na França em seus “retratos no estrangeiro”. Já outros, tiveram a expressão de seus rostos registrada em ateliês franceses estabelecidos no Rio de Janeiro. A criação dessas imagens ajudou a promover o intercâmbio de experiências e a compartilhar imaginários distintos entre brasileiros e franceses da época.

Entre os destaques da exposição encontram-se retratos de d. Pedro II e da família Imperial, além de obras assinadas por Édouard Vienot, artista que se anunciava em Paris “peintre de l’empereur du Brésil” (“pintor do imperador do Brasil”), e Félix Nadar, um dos maiores nomes da fotografia francesa de todos os tempos.

O acervo do Museu Imperial é um dos mais ricos do país. Toda essa riqueza histórica, incluindo os milhares de objetos, livros e imagens, estará em evidência em “Retratos no estrangeiro: o Brasil Imperial nos ateliês franceses”. A exposição está aberta de terça a domingo, das 11h às 18h. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do Museu.


SERVIÇO:
Museu Imperial – www.museuimperial.gov.br
Endereço: Rua da Imperatriz, 220
Visitação: De terça a domingo, das 11h às 18h.

PREÇOS:
Adultos: R$ 8,00Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00Menores de 7 anos e maiores de 80: Gratuito


SOM E LUZ:
Quintas, Sextas e Sábados – 20h
PREÇOS: Adultos: R$ 20,00Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 10,00Menores de 7 anos e maiores de 80: Gratuito

INGRESSO PROMOCIONAL (Moradores de Petrópolis, mediante a apresentação de comprovante de residência e identidade), às sextas-feiras: R$ 5,00

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

SICOMÉRCIO PARTICIPA DE CONVENÇÃO ANUAL DO VAREJO, EM NOVA IORQUE

O Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), em parceira com o Sistema Fecomércio-RJ e o Sebrae-RJ, organizou uma delegação de empresários brasileiros para participar da 99ª Convenção Anual da Federação Norte-americana de Varejo (NRF), ocorrida em janeiro, em Nova Iorque.

O evento é considerado o maior encontro mundial de varejo e busca apresentar as novidades no setor de comércio e novas tecnologias que podem solucionar e revolucionar os negócios no setor varejista.

Um dos integrantes da delegação foi a vice-presidente do Sicomércio, Mariana Menescal, que participou também de reuniões preparatórias, visitas técnicas ao comércio local e de workshops exclusivos com consultores especializados durante os nove dias de evento.

“Todos os dias foram muito proveitosos. Participamos de workshops e visitamos grandes empresas da região. O cliente foi um dos principais focos do encontro, que foi uma experiência única. Quem participa de um evento como este volta com uma visão mais ampla de mercado. Podemos dizer que estas convenções moldam as pessoas que participam”, garantiu Mariana.

Mariana acrescenta ainda, que as inovações tecnológicas foram um dos temas mais debatidos no encontro. “Diversas empresas dos EUA investem em novas tecnologias e mídias sociais, como, por exemplo, o “Twitter”. O mercado brasileiro deve se adaptar as estas ferramentas para que os resultados e os avanços sejam maiores”, ressaltou a vice-presidente.

UCP CRIA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

O Centro de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Petrópolis acaba de lançar o curso de pós-graduação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental em Diálogo com a Psiquiatria para formar psicólogos e psiquiatras em uma técnica que vem crescendo cada vez mais em número de profissionais atuantes. Transtornos como bulimia, anorexia, ansiedade, depressão, pânico, medo do futuro e uma série de outros problemas, mais graves ou não, alcançam resultados satisfatórios com a nova técnica. As inscrições vão até 5 de março e as aulas começam em seguida, com duração prevista de 18 meses.

O curso está estruturado em três módulos, que abordarão tanto aspectos teóricos quanto práticos com o objetivo de desenvolver uma compreensão do comportamento normal e patológico a partir do ponto de vista do modelo cognitivo-comportamental. Esta abordagem dá atenção a como os pensamentos sobre nós mesmos e outras situações (parte cognitiva) influenciam nossa maneira de agir (comportamento) no presente, por isso a terapia concentra-se sobre o que está acontecendo com a vida da pessoa naquele momento, em vez de buscar respostas no passado.

“Na prática, a terapia funciona com base de que são as nossas interpretações que geram os sentimentos que experimentamos e os comportamentos decorrentes dessas emoções. Assim, se um elevador para e a pessoa que estiver nele pensar que vai se atrasar para a consulta médica, ela vai experimentar um aborrecimento ou irritação; mas se ela pensar que, por não poder sair, ela poderá ficar sufocada, a sua reação emocional será de medo e seu comportamento será gritar por socorro”, explica o professor doutor Bernard Pimentel Rangé, coordenador geral do curso.

Rangé é autor e organizador de vários livros sobre o tema, entre eles “Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais: um Diálogo com a Psiquiatria”, publicado pela Artmed em 2001. É também fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e fundador e ex-vice-presidente da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas. A coordenação técnica é da professora mestre Mara Carneiro de Souza Noel, também Coordenadora Geral de Estágios Básicos e Profissionais do Curso de Psicologia da UCP. Os encontros para o estudo serão mensais, mas sempre às sextas e sábados, com duração total prevista de 18 meses.

Com a nova pós-graduação, a UCP oferece a oportunidade de aprofundamento nesta área, com técnicas modernas dentro do modelo cognitivo-comportamental. A terapia não é tão antiga quanto os primeiros trabalhos de Freud publicados no sec. XIX. O professor Rangé acrescenta que a abordagem comportamental começou em 1913 com o artigo de Watson, dando início ao que ficou conhecido como comportamentalismo. Mas a terapia comportamental propriamente dita começou na década de 50 com os trabalhos do psiquiatra sul-africano Joseph Wolpe sobre ansiedade e fobias. Já a terapia cognitiva começou nos anos 70 com os trabalhos de Aaron T. Beck sobre depressão. No Brasil, ela se tornou mais conhecida somente na década passada. “Aqui no Brasil, portanto, não tem nem 20 anos: é nova e muito efetiva”, completa o especialista e phd na área. As informações sobre o curso estão no site da UCP www.ucp.br

Serviço

Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitivo Comportamental em Diálogo com a Psiquiatria
Coordenação Geral - Prof. Dr. Bernard Pimentel RangéCoordenação Técnica - Profª. Ms. Mara Carneiro de Souza NoelPeríodo previsto para realização – início em março de 2010, com a duração de 18 meses.Horário - Sexta-feira das 15h às 22h e sábado das 8h às 12h e 13h30 às 17h30 - Encontros mensais.

Inscrições até 5 de março Procedimentos - A inscrição deverá ser realizada de forma presencial no Atendimento de Alunos da Rua Benjamin Constant, 213, no horário das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira, e 8h às 12h, aos sábados, OUatravés dos Correios, onde além dos documentos necessários abaixo relacionados, a cópia do comprovante de depósito da taxa de inscrição deverá ser anexada.Detalhes em www.ucp.br ou pelo tel da Coordenadoria Geral de Extensão e Pós-Graduação 2244-4094

EVENTOS CULTURAIS DE VERÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DO RJ SÃO PRODUZIDOS PELA SERRANA CENTER

Público pode prestigiar atrações gratuitas em diversos pontos do Rio



O projeto “Um verão de amor ao Rio” traz vasta programação cultural por toda a cidade do Rio nos meses de janeiro e fevereiro, promovendo atrações circenses, shows, espetáculos teatrais e luaus, tudo com entrada franca. Serão atividades nos equipamentos culturais da Prefeitura e ao ar livre, para todas as idades.

Além de artistas locais, se apresentam artistas da música brasileira como Zé Renato, Leoni, e Shake That, um grupo internacional formado por cinco artistas belgas que misturam malabarismo, humor, magia e interação com o público. Vencedor do prêmio do júri e do público do Festival Internacional de Teatro de Rua de Gent, na Bélgica, o quinteto está no Rio de Janeiro para mostrar como transforma a preparação de coquetéis exóticos em um show de comédia “on the rocks”.

De acordo com Breno Ventura, coordenador de eventos da Serrana Center, o objetivo é atingir não só a Zona Sul, mas também outras zonas como Norte e Oeste. “As atividades estão sendo disseminadas em todas as áreas do Rio. Isso permite a participação de um público variado, que interage com o artista que está se apresentando”, falou Breno.

“A Serrana Center, a partir desses eventos, somará esforços com a Prefeitura do Rio para cada vez mais levar junto a diversos níveis sociais a cultura e a valorização dos artistas”, completou o diretor da empresa, Flávio Câmara.
Não fique de fora dessa! Confira a programação* das atividades coordenadas pela equipe da Serrana Center:
*sujeita a alterações

PRÓXIMAS ATRAÇÕES DE JANEIRO:

· BAILE DA TERCEIRA IDADE – Apresentações de Zeca do Trombone
Dia 30, às 18h – GREIP da Penha

· TEATRO DE GUIGNOL – Além do espetáculo, apresentação de bandas e outros
Dia 30, às 11h – É o Bicho – Praça Xavier de Brito (Tijuca)

· DANÇANDO NO METRÔ – Apresentações de coreografias, promovendo um encontro inesperado e divertido entre usuários / habitantes da cidade e artistas
Dia 29, às 9h30 – Estação Carioca
Dia 29, às 10h30 – Estação Carioca

· TEATRANDO – Espetáculos criados para rua
Dia 30, às 18h – A Incelência – Quinta da Boa Vista

· SAMBA NA PRAÇA – Artistas ocupam a praça com rodas de samba e similares
Dia 29, às 18h – Luana Carvalho – Praça Albino Pinheiro (nova promessa da música brasileira, filha da madrinha do samba Beth Carvalho, comanda uma roda de samba acompanhada do grupo Arrasta Sandália)

· LUAU AO PÔR DO SOL – Apresentação da artista como um happy hour a céu aberto
Dia 29, às 18h – Ana Costa – Urca (esta carioca é o novo destaque no cenário do samba e leva sua música para as areias da Zona Sul)

FEVEREIRO:

· TEATRO DE GUIGNOL – Além do espetáculo, apresentação de bandas e outros
Dia 6, às 11h – Curupira – Praça Jardim do Méier
Dia 20, às 11h – O Bulfão do Sultão – Praça Xavier de Brito (Tijuca)
Dia 27, às 11h – O destino de Dona Baratinha – Praça Jardim do Méier

· BANDAS MILITARES
Dia 4, às 18h – Banda do Corpo de Bombeiros – Campo de São Cristóvão
Dia 7, às 17h – Banda dos Fuzileiros Navais – Praça 1º de Maio (Bangu)
Dia 25, às 18h – Banda dos Fuzileiros Navais – Jardim do Méier
Dia 28, às 17h – Banda dos Fuzileiros Navais – Praça Washington Luis (Sepetiba)

· CIRCOLANDO – Apresentação de números circenses e mímicos
Dia 6, às 17h – Os Mimos – Vila Aliança (Senador Camará)
Dia 21, às 11h – Os Mimos – Enseada de Botafogo
Dia 23, às 17h – Circo Dux – mangueira
Dia 24, às 17h – Circo Dux – Praça da Guilherme (Bangu)

· DANÇANDO NO METRÔ – Apresentações de coreografias, promovendo um encontro inesperado e divertido entre usuários / habitantes da cidade e artistas
Dia 8, às 12h30 – Estação General Osório
Dia 22, às 9h30 – Estação Estácio

· TEATRANDO – Espetáculos criados para rua
Dia 3, às 18h – Pedido de Casamento – Vila Kennedy
Dia 6, às 17h – Pedido de Casamento – Praça Ênio (Pavuna)
Dia 20, às 17h – Troupp Pas’Dargent – Vila Olímpica de Sampaio
Dia 27, às 17h – Troupp Pas’Dargent – Largo Boiadeiro (Rocinha)

· SAMBA NA PRAÇA – Artistas ocupam a praça com rodas de samba e similares
Dia 26, às 18h – Velha Guarda do Império Serrano – Praça Albino Pinheiro

· LUAU AO PÔR DO SOL – Apresentação da artista como um happy hour a céu aberto
Dia 5, às 18h – Márcio Local – Piscinão de Ramos
Dia 19, às 18h – Márcio Local – Barra de Guaratiba
Dia 26, às 18h – Myrian Motta – Praia da Bica (Ilha do Governador)


PROJETOS ESPECIAIS:

JANEIRO:

10, 20, 24 e 31 – Glória do Corpo – Aulas de corpo em parceria com a Cia de Dança Deborah Colker – Praça Paris (Bailarina e coreógrafa brasileira, foi a primeira mulher a dirigir um espetáculo do Cirque de Soleil)

4 a 29 – Colônia Cultural de Férias – Atividades culturais e oficinas de arte-educação para crianças de 6 a 12 anos
13 às 17h – Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, Lona Cultural Municipal João Bosco, Lona Cultural Municipal Sandra de Sá, Centro de Artes Calouste Gulbenkian

FEVEREIRO:

7, 21 e 28 – Glória do Corpo – Aulas de corpo ministradas pela coreógrafa Deborah Colker – Praça Paris

TARUÍRA EM MARATONA CARNAVALESCA



Quem pensa que o fôlego do Grupo Taruíra acabou após a temporada do projeto "Choro para Alegrar a Vida", desenvolvido através de 10 espetáculos no mês de janeiro, com patrocínio da GE CELMA, através do Ministério da Cultura, está enganado. Com força total e muito pique, os ensaios já começaram par garantir aos petropolitanos e turistas o já tradicional carnaval antigo revitalizado pelo Grupo, com muitas marchinhas, maxixes e choros animados.
E dessa vez com 8 shows agendados em espaços diversos, que combinam com todas as pessoas e idades.


O Grupo Taruíra conta em sua formação oficial com os músicos Carlos Watkins, Guto Menezes, Yuri Garrido, Márcia Villar, José Roberto Leão e Breno Morais, que desembarcará de sua viagem profissional à Europa, já dentro da bateria carnavalesca de seu grupo.


Para engrossar o "caldo musical", Wellington do Trombone e Jibóia (trompete) se unirão às novas aquisições da casa, representados por Tartaruga e Alexandre nas percussões. A idéia é montar um grupo completo, capaz de mexer com todas as energias dos bailes previstos na agenda do grupo.


Incansáveis e animados, o Taruíra convida a todos para os ensaios gerais que ocorrerão até o carnaval, dentro da Roda de Choro aos domingos na Mosela, de 14 às 17h.


E avisam: - Quem quiser, pode ir testando fantasias e perucas no coreto pré-carnavalesco.
Já os shows oficiais apresentam opções diversas, embora o melhor seja se unir ao Taruíra no sábado e só largar na quarta-feira de cinzas, com garantia total de alegria e brincadeira.
A produção do carnaval do Taruíra, assim como do projeto Roda de Choro, é de Catarina Maul que coleta, através de seu email catarinamaul@globo.com, os endereços eletrônicos de quem deseja receber informações sobre a agenda do grupo que, no carnaval, tem o seguinte cronograma:


Shopping Vilarejo: Sábado, domingo e segunda feira às 19h (entrada franca)
Praça da Mosela: domingo, segunda e terça feira, de 14h às 17h30 (dentro da programação de carnaval da Prefeitura de Petrópolis)
Hamburgeria Biker's (Estrada União Indústria, 9004)

CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS - PRÊMIO EDUCAÇÃO NOTA DEZ

A Câmara Municipal de Petrópolis vai entregar no próximo dia 4 de fevereiro, às 16h, o Prêmio Educação Nota Dez, criado pela casa para premiar os melhores alunos dos Ensinos Fundamental e Médio do Município de Petrópolis.

Na entrega, os alunos serão acompanhados pelos responsáveis e pelos diretores de suas respectivas escolas.

Participaram da seleção para o prêmio estudantes regularmente matriculados nas escolas públicas da cidade e que concluíram o Ensino Fundamental e o Médio.

A avaliação foi feita com base nas melhores médias gerais do ano letivo de 2009. O presidente da Câmara,vereador Bernardo Rossi, indicou uma comissão de três servidores do Legislativo para atuar na organização, aferição de dados e divulgação do resultado final do concurso.
O prêmio foi criado em 2009 e será realizado todos os anos.

Os vencedores desta primeira edição do prêmio foram:

Ensino Fundamental:
1° - Nathália de Sá Mayworm – Escola Santa Maria Goretti
2º - Felipe da Paz Lage – Escola Municipal Rosemira de Oliveira Cavalcanti
3° - Josimara Rocha de Barros – Escola Municipal Beatriz Zaleski

Ensino Médio
1° - Letícia Oliveira de Souza – Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio
2° - Aline de Melo Navarro Siqueira – Colégio Estadual Hercília Henriques Moret
3° - Juliana Rabelo Avelino – Colégio Estadual Moysés Furtado Bravo

SALVE JORGE BEN JOR!!!

Cantor se apresenta sexta no Tamboatá

Swing, Alegria e Simpatia Universal. As marcas de Jorge Ben Jor estarão nesta sexta (29/1), no palco do Tamboatá, a casa de shows mais badalada da Serra. O show está marcado para acontecer a partir das 23h e os convites, limitadíssimos, estão sendo vendidos nas lojas Chilli Beans (Rua 16 de Março e Shopping Estação de Itaipava).

“Trazer para Petrópolis atrações de qualidade é o diferencial do Tamboatá. Essa é a nossa principal preocupação. É por este motivo que estamos cada vez mais investindo, não só na nossa infra-estrutura, como também em uma programação de excelência. Tudo para aliar cultura à diversão com segurança”, afirmou o sócio do Tamboatá, Marcelus Fassano.

Serviço:
Jorge Ben Jor no Tamboatá
Data: 29 de janeiro
Horário: a partir das 23h
Convites: Lojas Chilli Beans (Rua 16 de Março e Shopping Estação de Itaipava)
Endereço: Estrada União e Indústria, 12.360
Tel: (24) 2222-2405 / 2222-5221

PRIMADONNA NO TAMBOATÁ DESTE SÁBADO

Com um som contagiante e um estilo musical próprio, a banda carioca Primadonna retorna neste sábado (30/01) ao Tamboatá para mostrar o melhor do Pop Rock nacional. O grupo aproveita para dar uma pincelada em suas próprias composições do CD lançado em abril, no JamClub no Rio de Janeiro. Com selo da Som Livre e produção de Kadu Menezes, baterista e produtor do Kid Abelha, o CD já emplacou 'Tudo é Passageiro' nas rádios.

Pelo projeto 'Som Livre Apresenta ao Vivo', a Primadonna já freqüentou os palcos das casas noturnas mais badaladas do Rio e de todo o país. É considerada uma das bandas mais ativas da atualidade. A média de shows chega a 100 por ano, depois de 8 anos de formação. O sitewww.primadonna.art.br mostra toda a trajetória e o som especial da banda.

O grupo também participou de grandes festivais, como o Vitória Music Festival, em 2002 e o 1º Festival Aroma do Campo de Música Brasileira realizado no Garden Hall-RJ em 2004. Neste último, a Primadonna conquistou a 2ª colocação na categoria autoral dentro de um universo de quase trezentas bandas.

A banda é composta por Sandro Abreu, no vocal, Julio Guedes no baixo, Bill Bordallo nos teclados, Cláudio Costa na guitarra e Digão Lopes na bateria.


Confira as fotos:
http://www.flickr.com/photos/45188916@N04/4187619689/
http://www.flickr.com/photos/45188916@N04/4188374316/
http://www.flickr.com/photos/45188916@N04/4187609895/
http://www.flickr.com/photos/45188916@N04/4188371236/


Serviço:
Banda Primadonna no Tamboatá
30/01 - a partir de 23h
Estrada União e Indústria, 12.360
Tel.: 2222-5007
Valores para os sábados no Tamboatá:
Pista: Homens R$ 25 / Mulheres R$ 15
Camarote: Homens R$ 45 / Mulheres R$ 25

MÊS DAS FÉRIAS É NO SHOPPING ITAIPAVA

A criançada que ainda não deu uma voltinha no Shopping Itaipava nessas férias não pode perder esse fim de semana. Serão os últimos dias da “Mini Monsters”, uma pista de carrinhos de controle remoto, que desde o início das férias tem feito a diversão de crianças e adultos.

A pista é profissional e os carros têm a qualidade da marca Iwaver, o mais avançado carro RC. Concebido com a mais alta tecnologia em materiais compostos e dotado dos mesmos sistemas eletrônicos que equipam os carros RC maiores, o Iwaver 02M é o produto ideal para quem procura unir sofisticação, beleza e desempenho.

"TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA" l DIA 05/02 l THEATRO D. PEDRO



Depois do grande sucesso nas temporadas carioca e paulista, o Circuito das Artes traz para Petrópolis o espetáculo “Toda Nudez Será Castigada”, de Nelson Rodrigues. A peça narra o encontro entre o austero Herculano com a prostituta Geni, cuja história é regada a muito amor, sexo, ciúme e traição, culminando em tragédia. Petrópolis em Cena assina a produção.


A Secretaria do Estado de Cultura, através do projeto Circuito das Artes, traz para Petrópolis o espetáculo teatral “Toda Nudez Será Castigada”, de Nelson Rodrigues, com Armazém Cia de Teatro. O espetáculo, que terá produção assinada ela produtora Petrópolis em Cena, ocorre no dia 5 de fevereiro (sexta-feira), às 21h, no Theatro D. Pedro. O público petropolitano poderá conferir a adaptação para os palcos do texto de Nelson Rodrigues, que conquistou o Prêmio Eletrobrás de Teatro 2006, nas categorias de Melhor Iluminação, Melhor Cenografia e Melhor Figurino, e o Prêmio Shell de Teatro 2005 nas categorias de Melhor Direção (Paulo de Moraes) e Melhor Iluminação (Maneco Quinderé).

A estrutura narrativa de Toda Nudez Será Castigada foi o que seduziu a companhia nessa montagem de Nelson Rodrigues (1912-1980). A peça começa pelo fim, com a voz de Geni (Patrícia Selonk) em um gravador: "Herculano, quem te fala é uma morta. Eu morri. Me matei”. O autor abre mão da surpresa, o suicídio da protagonista. A história aparece em flash-back e a ação se constrói com fragmentos de memória do austero viúvo e chefe de família Herculano (Thales Coutinho), que quer tirar a musa da prostituição. Mas tudo termina em tragédia. Essa narrativa - permeada pela ciência e fé, pelos princípios e dogmas – ganhou do autor o subtítulo “obsessão em três atos”. Amor, desejo e morte são os esteios que amparam e, ao mesmo tempo, balançam a estrutura das personagens. Herculano promete a Serginho (Sérgio Medeiros) - o filho de 18 anos, criado pelas tias - que será sempre fiel à sua mãe morta, mas seu irmão Patrício (Ricardo Martins), o antagonista ambicioso e cheio de ódio, aproxima Geni de Herculano, para quem o sexo pleno é quase pecado. Já o vigor de Geni é sustentado pelo instinto e pela vontade de viver, embora ela se consuma na idéia de que irá morrer de câncer no seio.


Salva-se por meio do sexo, seduz Serginho, mas acaba com a própria vida. A montagem do Armazém não é presa a uma época ou a um lugar. Sagrado e profano. A cenografia dá o suporte necessário a essa encenação não-realista, sugerindo as gavetas da memória de Herculano e suas portas giratórias que compõem uma caixa inteiriça de acrílico e ferro. As transparências sugerem vitrais coloridos de uma igreja ou de um bordel.


FICHA TÉCNICA
Autor: Nelson Rodrigues Direção: Paulo de Moraes Elenco: Patrícia Selonk (Geni), Thales Coutinho (Herculano), Ricardo Martins (Patrício), Sérgio Medeiros (Serginho), Simone Mazzer (tia 1), Verônica Rocha (tia 2), Isabel Pacheco (tia 3), Simone Vianna (médico), Raquel Karro (padre), e Marcelo Guerra (delegado). Iluminação: Maneco Quinderé - Figurinos: Rita Murtinho Cenografia: Paulo de Moraes e Carla Berri Música original: Arrigo Barnabé - Letra da canção-tema: Roberto Riberti Trilha sonora pesquisada: Paulo de Moraes


SERVIÇO
“Toda Nudez será castigada”
(Nelson Rodrigues)
Dia: 05 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 21h
Local: Theatro D. Pedro
(Praça dos Expedicionários S/N – Centro – Petrópolis (RJ) – Tel.: (24) 2235-3833)
Duração: 1h30
Classificação: 16 anos Ingressos: R $ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada p/ estudantes, idosos, portadores de deficiência, clientes Unimed Petrópolis)
Produção local: Petrópolis em Cena (Marise Simões e Francis Leoni)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

DOMINGO, "O MUSEU É NOSSO"

Petropolitanos têm entrada gratuita no Museu Imperial

Neste domingo (31/01), os moradores de Petrópolis terão entrada franca no Museu Imperial. A iniciativa faz parte do projeto “O Museu é nosso” que no último domingo de cada mês oferece gratuidade aos petropolitanos e moradores de Petrópolis. O acesso ao acervo histórico e artístico preservado no Palácio Imperial se dá mediante a apresentação do comprovante de residência e um documento de identificação na bilheteria.

Durante a visita, o público poderá viajar no tempo conhecendo um pouco mais sobre a vida da família imperial brasileira, seus gostos e hábitos. No circuito de exposição permanente estão móveis, pinturas, joias, esculturas, entre outras peças que contam a história do segundo reinado.

Os ingressos cortesia podem ser retirados na bilheteria do Museu, mediante apresentação dos documentos. Para obter mais informações, deve-se entrar em contato pelo telefone (24) (24) 2245-5550 / 2245-5560 ou acessar o site www.museuimperial.gov.br.


SERVIÇO:
Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220
Visitação: De terça a domingo, das 11h às 18h.

PREÇOS:
Adultos: R$ 8,00Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00Menores de 7 anos e maiores de 80: Gratuito

SOM E LUZ:
Quintas, Sextas e Sábados – 20h
PREÇOS: Adultos: R$ 20,00Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 10,00Menores de 7 anos e maiores de 80: Gratuito

INGRESSO PROMOCIONAL (Moradores de Petrópolis, mediante a apresentação de comprovante de residência e identidade), às sextas-feiras: R$ 5,00

COACHING PARA PERFORMANCE

Em uma época em que os consumidores estão cada vez mais exigentes, o coaching tem se revelado um processo de treinamento extremamente eficiente. Seus métodos se destacam por proporcionar uma parceria entre o coach e o cliente, com o intuito de identificar e alcançar os objetivos deste.

Em sua essência, o coaching pressupõe um trabalho baseado em metas e no desenvolvimento de competências para alcançá-las. Este livro apresenta essa essência de maneira prática e fácil de entender, aplicada ao cotidiano por meio de exemplos ilustrativos.

Considerado na Europa e nos Estados Unidos como um marco e uma referência na prática do coaching, John Whitmore apresenta o passo a passo do processo de coaching, abordando o coaching pessoal, o coaching de equipes e ainda ensina como equilibrar a vida pessoal e profissional e, assim, melhorar o desempenho nas mais diferentes áreas da vida.

Contribuir para a melhora do desempenho pessoal, profissional e nos negócios: este é o objetivo principal de Coaching para Performance.

Público-Alvo: Gestores, profissionais, profissionais de RH, pessoas que buscam o desenvolvimento pessoal e organizacional e quem queira conhecer o processo de coaching.

Autor: John Whitmore começou sua carreira como corredor profissional da Ford. Após administrar negócios no Reino Unido, Suíça e Estados Unidos, fundou a Inner Game Lfd com Timothy Gallwey, influente em novas abordagens para treinamento em negócios e esportes. Atualmente realiza consultorias e palestras abrangentes sobre coaching e trabalho em equipe para a área de negócios, em conjunto com seus colegas David Hemery e David Whitaker, da Performer Consultants.

Dados Técnicos:

Preço: R$ 45,00

ISBN: 978-85-7303-617-6

Número de Páginas: 216

Formato: 16 X 23

OS 4 F´S DO VAREJO

Hoje atravessamos um momento em que os lojistas necessitam olhar seus funcionários de forma diferente. Deve ser uma observação abrangente, capaz de impulsionar a equipe diante desafios do varejo. Só assim será possível extrair o máximo do potencial individual de seus componentes e elevar essas características a desempenhos de alto nível na busca por melhores resultados.

Dentro dessa proposta inovadora, Adriano Godoy apresenta Os 4F’s do Varejo. Ao longo de suas páginas, o autor descreve um sistema composto por Quatro Focos (4F’s) no qual o leitor tem a oportunidade de conhecer um novo estilo gerencial: O gerenciamento pela matriz. Nele, o funcionário é observado através de quatro partes que busca aproveitar ao máximo os talentos e potenciais da equipe de vendas. São eles: a Matriz (origem do potencial, energia, talento e vocação), o Perfil (capacidade cognitiva e perceptiva), o Padrão (responsável pela formação do comportamento, habilidades e iniciativas) e a Categoria (o resultado final).

Na medida em que passa a entender mais o que acontece com o indivíduo no desempenho de suas funções dentro da loja, o dirigente faz o trabalho em seu estabelecimento fluir de forma única e muito mais eficiente. Em Os 4F’s do Varejo a tão almejada motivação de funcionários é tratada de maneira ampla e esclarecedora. Confira!

Público-Alvo: Um guia indispensável aos lojistas que desejam liderar e motivar suas equipes de forma inovadora e excelente.

Autor: Adriano Godoy é consultor empresarial e Instrutor pelo Sebrae (MG) em programas especiais como o Brasil Empreendedor e o Venda Mais e Melhor. É autor de inúmeros artigos para jornais e revistas do país e criador da Ferramenta 4F’s, muito utilizada em seus trabalhos como palestrante e coaching. Escreveu o livroLojas – Motivos que as levam ao sucesso ou ao fracasso, publicado pela Qualitymark Editora, em 2004.

Dados Técnicos:

Preço: R$ 35,00

ISBN: 987-85-7303-629-X

Número de Páginas: 124

Formato: 16 X 23 cm

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PROGRAMA VISÃO GERAL COM NOVA PRODUÇÃO

O Visão Geral, apresentado pelo comunicador Eduardo Moreira na RBP – Rede Brasil Petrópolis – canal 10 da Tech Cable acaba de contratar a Comunicação Livre, através de sua jornalista responsável, Carla Coelho, para responder pela produção do programa.

Veiculado ao vivo todas as quartas e sextas-feiras das 13h às 14h30 e reprisado sempre as quartas das 20h às 21h30 e sextas das 21h30 às 23h, o programa visa apresentar as principais notícias da cidade com um ponto de vista diferente. Além de debater as manchetes dos jornais da cidade o apresentador recebe um entrevistado por bloco para discutir os mais diversos assuntos, desde as questões relacionadas à segurança da cidade até a programação do teatro e do cinema.

SERVIÇO

Programa: Visão Geral
Apresentador: Eduardo Moreira
(24) 2231-5264/ (24) 8832-2992
visaogeral@yahoo.tv.br
www.visaogeral.com.br
Local: RBP – Rede Brasil Petrópolis
Rua Washington Luiz, 45 – 1º andar
Centro – Petrópolis/RJ
Ao vivo: Quarta-feira: das 13h às 14h30 e Sexta-feira: das 13h às 14h30
Reprise: Quarta-feira: das 20h às 21h30 e Sexta-feira: das 21h30 às 23h
Produção: Comunicação Livre – Carla Coelho
(24) 2231-9707/ (24) 9955-2730 / (21) 9278-0555
carlacoelho03@comunicacaolivre.com.br

PRAZO PARA PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL TERMINA DIA 29

Termina na próxima sexta-feira, 29, o prazo para o pagamento da guia de recolhimento da contribuição sindical anual para as empresas do setor varejista. O valor é calculado sobre o capital social das empresas. O Sicomércio disponibilizou um espaço no sitewww.sicomerciopetropolis.com.br para facilitar a retirada da guia. O documento pode ser pago nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou nas agências lotéricas.

De acordo com o presidente do Sicomércio, Mussoline de Oliveira Campos, a contribuição serve para o desenvolvimento de um trabalho em prol do empresário e do comerciante: "Nada mais justo do que um trabalho realizado com responsabilidade. Mostramos um trabalho forte para o desenvolvimento o comércio nos últimos anos. Investimos na profissionalização e fortalecimento do varejo, e contribuímos para gerar novos atrativos que ampliaram o número de turistas na cidade. Tenho certeza da confiança da classe para gerirmos ainda melhor os projetos que estão por vir em 2010", afirmou.

Para efetuar o pagamento da contribuição, os empresários e contabilistas precisam informar os dados do contribuinte, como: nome, endereço, números do CNPJ, inscrição estadual e indicação do capital social – disponível no contrato social atualizado. Os valores são baseados na tabela da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Mais informações podem ser obtidas na sede do Sicomércio, na Rua Irmãos D'Ângelo, 48, cobertura 4 e 6, ou pelo telefone 2237-0806.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

TAMBOATÁ DESTA SEXTA TRAZ FESTA DOS ANIVERSARIANTES COM DJ RONIEL

Está marcado para esta sexta, 22/01, uma noite especial no Tamboatá. A festa dos aniversariantes do mês de janeiro será embalada pela batida do Dj Roniel.

Cada aniversariante do mês que marcar a festa no Tamboatá tem 20 cortesias de entrada para distribuir entre amigos, bolo, velas, fantasias e muitas outras brincadeiras. Além disso, o aniversariante também poderá ter a comanda zerada.

Serviço: Festa dos Aniversariantes Sexta-feira, 22/01
A partir de 23h
Estrada União e Indústria, 12.360, Itaipava.
Tel.: (24) 2222-5007

DR. JIVAGO AGITA A NOITE DESTE SÁBADO NO TAMBOATÁ

Um som diferente, com muita pegada e energia é o que promete a Banda Dr. Jivago durante apresentação neste sábado (23/01) no Tamboatá. Formada em Petrópolis por Leonardo Leal (voz e violão), Márcio Chicralla (baixo), André Tavares (violão e voz) e Rodney Morelli (bateria), a Dr. Jivago abusa de sua cozinha, com levadas envolventes e harmoniosas, mostrando um ótimo entrosamento.

No primeiro CD da banda, composto por 13 músicas inéditas e gravado no Jam House Studio, produzido por Jorge Valladão (que hoje já faz parte da banda), Dr. Jivago contou com a participação especial de Dinho Ouro Preto (Capital Inicial) e Rodrigo Santos (Barão Vermelho).
A música de trabalho “Eu só quero acreditar”, que conta com a participação de Dinho Ouro Preto, já está entre as mais tocadas em Petrópolis e está sendo vinculada em rádios de todo Brasil.

SERVIÇO: Dr Jivago no Tamboatá
Data: 23/01
Horário: a partir das 23h
Estrada União e Indústria, 12.360, Itaipava.
Tel.: (24) 2222-5007

GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL É IMPLANTADO EM PETRÓPOLIS

Petrópolis receberá mais 20 câmeras de monitoramento e ações conjuntas de entidades ligadas à segurança

O prefeito Paulo Mustrangi participou hoje (19) da primeira reunião que marcou a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Durante o evento, Mustrangi anunciou que o Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrópolis (Cefet-Petrópolis) irá ceder sete salas para a instalação do gabinete de gestão. Outra boa notícia para a população é a instalação de mais 20 câmeras de monitoramento, que serão colocadas em pontos estratégicos em diversos bairros e distritos, locais estes a serem definidos nas próximas reuniões. Apenas quatro municípios fluminenses já possuem o GGIM.

A verba para a implementação do GGIM já foi liberada e totaliza um montante de R$ 894.568,00. Desta soma, R$ 17.891,36 são a contrapartida do município e o restante provém do Ministério da Justiça. Pelas regras do Pronasci, as prefeituras só alocam 2% do total a ser investido.
De acordo com o prefeito Paulo Mustrangi, o GGIM é a oportunidade de realizar a integração eficaz de todas as entidades envolvidas com a segurança e levar para as comunidades mais carentes projetos de integração social.

“O GGIM não pode apenas ser encarado como um programa de repressão à violência. O foco principal será embasado em ações estratégicas, de médio e longo prazo. A eficácia do programa passa pela integração total das secretarias de governo, entidades e instituições de segurança, aliadas por um objetivo comum que é a promoção da diminuição da criminalidade e a das diferenças sociais que ainda existem em comunidades menos favorecidas”, ressaltou.

Mustrangi também lembrou das ações pontuais da Prefeitura no sentido de aumentar a eficácia da segurança pública, como o reaparelhamento da Guarda Municipal e a criação da Guarda Comunitária, as ações em conjunto com a Policia Militar e Civil e a inclusão de Petrópolis no Pronasci.

O coordenador do Pronasci, Fernando Stern, destacou a importância do projeto ser implantado em Petrópolis. “O município já se encontra em um estágio avançado nas questões de políticas públicas na área de segurança. O resultado da implementação do GGIM será de fundamental importância para a cidade”, afirmou.

Participaram da reunião o secretário de Segurança Pública, Hélio Moura; a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa; a secretária de Educação, Sandra La Cava; a secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Maria Helena Orchellas; o secretário de Esportes e Lazer, Mauro Grillo; o presidente da CPtrans, Orlindo Pozzato; o comandante da G.M, Eliel Silveira; o comandante da Defesa Civil, Coronel Francisco de Paula, além dos representantes das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros.

CONVENTION BUREAU APOIA EVENTO COM O ESCULTOR WANDECOK REALIZADO PELA CERÂMICA LUIZ SALVADOR

Artista tem reconhecimento nacional e produz suas obras para todo o mundo



O empresário José Marcelino Albernaz, da Cerâmica Luiz Salvador, realiza um ensaio em seu espaço cultural trazendo a Petrópolis o conhecido ceramista Wandecok. O evento, que conta com o apoio do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, tem como objetivo manter na região os veranistas e turistas realizando atividades culturais de qualidade e bom gosto, aliás, é com este bom gosto que a Cerâmica trabalha suas coleções.

O artista estará na cidade entre os dias 18 e 24 de janeiro, ministrando oficinas práticas e workshops com apresentação de técnicas de modelagem em argila bruta. Na programação, oficinas de modelagem em esculturas temáticas (anjos, aves e animais, figuras humanas dentre outros) na parte da manhã – das 9h às 11h30min, e workshops na parte da tarde, onde Wandecok, entre uma conversa e outra, usará todo o seu carisma mostrará técnicas interessantes sobre esculturas e cerâmica – das 14h30min às 18h.

Segundo José Marcelino, este é o primeiro evento que a Cerâmica realiza após o sucesso do VI CONTAF (Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo), realizado em outubro do ano passado e que recebeu mais de 250 pessoas de todo país. “Resolvemos aproveitar o verão e trazer o Wandecok. Depois virão outros artistas com igual importância para interagir com os turistas que estiverem em Itaipava. A região precisa oferecer o que fazer àqueles que optam por estar aqui”, finaliza com otimismo o empresário.

As inscrições devem ser feitas com Roberta na Cerâmica Luiz Salvador (Estrada União Indústria, 10.588 – Itaipava), através do email roberta@ceramicaluizsalvador.com.br ou pelo telefone (24) 2232-2500. As oficinas são pagas: uma oficina custa R$ 50,00 e o pacote com seis oficinas sai por R$ 150,00; o workshop na parte da tarde é gratuito. É uma oportunidade de troca e interação entre artistas e o público em geral.

Sobre o artista: http://www.conectandopessoas.com.br/wandecok/

SEMINÁRIO SOBRE RADIOFUSÃO COMUNITÁRIA

Acontece neste sábado (23/01) às 9h, na Sala de Teatro Afonso Arinos, o Seminário sobre Radiofusão Comunitária. O Objetivo é oferecer aos participantes informações sobre o tema com intuito de qualificá-lo para atuarem em rádios comunitárias, dando-lhes conhecimentos sobre
legislação, técnicas radiofônicas, linguagem, programação e radiojornalismo.

O Seminário será ministrado pelo Coordenador do Viva Rio, Sebastião Santos.

Serviço: Sala de Teatro Afonso Arinos – Centro de Cultura Raul de Leoni
Classificação: Livre – Gratuito

TARUÍRA DA MOSELA PARA OS QUATRO CANTOS DA CIDADE



Após mais de dois anos afixada aos domingos na Praça Frei Aniceto Kroker, na Mosela, a Roda de Choro desenvolvida pelo Grupo Taruíra estará adotando, para 2010, um novo formato de projeto, buscando atingir as principais metas do grupo, que são a formação de platéia para o ritmo do Chorinho e o oferecimento à comunidade petropolitana de uma cultura de qualidade, envolvendo a música instrumental.


O sexteto formado por Breno Morais (que hoje encontra-se em turnê na Europa, realizando trabalhos musicais), Guto Menezes, Carlos Watkins, Yuri Garrido, Márcia Villar e José Roberto Leão, acabou de concretizar em janeiro a temporada “Choro para Alegrar a Vida”, sob realização da produtora Catarina Maul e patrocínio da GE CELMA. A temporada levou o grupo para 10 espaços diferentes, sendo cinco deles distribuídos em comunidades e praças diversas de Petrópolis.

Talvez, nesse contato com novas pessoas, novas realidades e pela necessidade de recriar a arte através de um constante movimento, tenha nascido a atual proposta do projeto, levada pela produtora Catarina Maul ao presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Dr. Charles Rossi, em reunião na última terça-feira.

A partir de fevereiro, após o carnaval, o Grupo Taruíra continuará na Mosela a cada primeiro domingo do mês, mas se hospedará nos outros domingos, a cada mês em uma diferente comunidade.
A proposta acordada pela produtora Catarina Maul e o grupo Taruíra durante saboroso almoço no Las Delícias, veio de encontro ao ideal de cultura do presidente Charles Rossi e da meta do atual governo municipal, que é de descentralizar a cultura, promovendo acesso à arte e levando projetos culturais para as comunidades petropolitanas, em todos os distritos.

Hospedar o projeto por um mês em cada comunidade ajudará a equipe do Taruíra a criar um vínculo com a mesma, além de incentivar o público alvo beneficiado a se envolver com as questões de produção e divulgação, reconhecendo que todo cidadão tem direitos e deveres no que se refere ao espaço onde vive.

A Mosela ainda continuará sendo a sede do grupo, o “lar cativo” para o recebimento de convidados e lançamento dos projetos do Taruíra, que tem na bagagem a certeza da grande contribuição que tem dado ao bairro, seja no fortalecimento do potencial cultural, como no aquecimento de vendas do comércio no entorno do coreto. Com certeza, todo esse público coletado durante a circulação do Taruíra, também fará da Mosela um ponto de encontro a cada primeiro domingo do mês, tornando a Roda no bairro um baú de surpresas e grande espaço de fomento de amizades e trocas culturais.

Mas, como um filho que concluiu a faculdade, agora é hora do Taruíra dar novos passos e se lançar a vôos maiores, beneficiando a cidade que o viu nascer com os frutos de todo este aprendizado, coroado com a aprovação e realização de seu projeto através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura e reconhecimento e patrocínio da GE CELMA.

A parceria com a Fundação de Cultura e Turismo é de suma importância neste momento, com a garantia de apoio reformulado ao projeto, oficializada em reunião com Catarina Maul por Charles Rossi, que há um ano atrás sugeriu a circulação do grupo por mais comunidades.

Agora, dividindo o mesmo ideal de promoção de acesso cultural, O Grupo Taruíra e a Fundação de Cultura e Turismo decidem juntos as 11 comunidades a serem atingidas até dezembro de 2010.

Mas tudo isso a partir de fevereiro, já que até o carnaval a bateria do Taruíra se prepara para a maratona que compreende o famoso carnaval na Praça da Mosela (domingo, segunda-feira e terça-feira) e o carnaval do Vilarejo (sábado, domingo e segunda-feira). Para tanto, a partir deste domingo os ensaios das marchinhas aquecerão as domingueiras.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

VEREEADOS APOIA INSTALAÇÃO DA UPA EM CASCATINHA

O vereador Wagner Silva, PPS, tem acompanhado atentamente as discussões entorno da instalação da Unidade de Pronto Atendimento - UPA em Cascatinha, bairro que recebeu a Indicação nº 3.603, de 03/09/2009 e aprovada por unanimidade em 10 de setembro do mesmo ano, na Câmara Municipal de Petrópolis.

Para Wagner é importante que esta instalação aconteça porque a região engloba diversos bairros desafogando o Hospital Alcides Carneiro e o Pronto Socorro Dr. Nelson de Sá Earp, que já recebem uma grande carga de atendimentos. Desta forma os bairros: Cascatinha, Estrada da Saudade, Boa Vista, Quissamã, Itamarati, Nova Cascatinha, Loteamento Samambaia, Humberto Rovigati, Jardim Salvador, Roseiral, Ponte de Ferro, Bela Vista, Alcobaçinha, Esperança, Floresta, Montese, Fragoso, Monte Florido, Comunidade do Félix, Luiz Pelegrini, Pedro Nava, Carangola e Pedro Elmer, teriam atendimento próximo de suas residências, evitando grandes deslocamentos e maior agilidade no atendimento a mais de 60 mil moradores.

“Da mesma forma que esta UPA servirá para desafogar outros hospitais, também servirá para atender até aos outros distritos. Não quero desmerecer a preocupação ambiental, que faz parte das nossas obrigações, mas a população está muito carente de atendimento médico de urgência. Não podemos nos demorar em resolver esta questão para que a população não sofra ainda mais, tendo em vista que o governo do estado quer fazer esta instalação em pouco tempo”, complementa o vereador.

Meio Ambiente e Trânsito

“Quero parabenizar o prefeito Paulo Mustrangi, o secretário de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Peixoto e o presidente da CPTrans, Orlindo Pozzato, pelas medidas adotadas com relação às denúncias de invasão na BR-040, levantadas por este vereador dias atrás, e sobre o retorno da mão dupla na Rua Ipiranga, de acordo com o ofício nº 036, expedido em 19/01/2009. Basta agora saber o que será resolvido com relação a Rua Monsenhor Bacelar”, acrescentou Wagner Silva, PPS.

NO RITMO DO CARNAVAL

Museu Imperial terá horário diferenciado para atender aos visitantes

Os turistas que escolherem Petrópolis como estadia, durante o feriado prolongado do Carnaval, vão poder conhecer o acervo do Museu Imperial em horário especial.

A visitação ao antigo Palácio Imperial poderá ser feita no sábado (13/02), domingo (14/02) e terça-feira (16/02) das 11h às 16h. Na segunda-feira (15/02), como acontece semanalmente, o Museu estará fechado para manutenção. Para encerrar o feriado, na quarta-feira de cinzas, o funcionamento do Museu será das 11h às 17h30, lembrando que, neste dia, moradores de Petrópolis têm entrada gratuita.

O espetáculo Som e Luz também terá horários diferenciados para o Carnaval. A apresentação de quinta-feira (11/02) será às 20h. Exclusivamente esta semana, o espetáculo não será apresentado na sexta-feira (12/02), nem no sábado (13/02).

Os ingressos tanto para visitação como para o espetáculo Som e Luz devem ser retirados na bilheteria do Museu. Para obter mais informações, deve-se entrar em contato pelos telefones (24) 2245-1907(bilheteria), 2245-4668 (Som e Luz), 2245-8962 (Promoção) ou acessar o site www.museuimperial.com.br.

SERVIÇO:
Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220

PREÇOS:
Adultos: R$ 8,00Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00Maiores de 80 anos: Gratuito

SOM E LUZ:
Quintas, Sextas e Sábados – 20h
PREÇOS: Adultos: R$ 20,00Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 10,00Menores de 7 anos e maiores de 80: Gratuito

INGRESSO PROMOCIONAL (Moradores de Petrópolis) SEXTAS-FEIRAS: R$ 5,00

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

DIOCESE DE PETRÓPOLIS PROMOVE DOMINGO CAMPANHA DE AJUDA PARA O HAITI EM TODAS AS PARÓQUIAS

Durante missa celebrada na Catedral São Pedro de Alcântara (Petrópolis/RJ), na manhã de domingo (17/01), o bispo diocesano, Dom Filippo Santoro voltou a pedir que todos os católicos e pessoas de boa vontade sejam solidários com o povo haitiano. Ele anunciou que, no próximo domingo, 24 de janeiro, as 40 paróquias da Diocese estarão empenhadas em promover momentos de oração e de coleta de fundos, que será destinado à campanha SOS Haiti, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Cáritas do Brasil.

As doações para a campanha da CNBB podem ser depositadas nas contas: Banco do Brasil - Agência: 3475-4 - Conta Corrente: 23.969-0; Caixa Econômica Federal - OP: 003 - Agência: 1041 - Conta Corrente: 1132-1; Banco Bradesco - Agência: 0606 - Conta Corrente: 70.000-2.
A missa teve como intenção rezar pelo povo haitiano e pela médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, vítima do terremoto no Haiti. A missa, contou com a presença de um grande número de agentes da Pastoral e foi presidida por Dom Filippo Santoro e concelebrada pelo pároco da Catedral, Padre Jac e pelo vigário paroquial e vice-reitor da UCP, Monsenhor José Maria. A celebração contou ainda com a participação de sete secretários do Governo Municipal de Petrópolis – Aparecida Barbosa (Saúde), Helio Moura (Segurança), Sandra La Cava (Educação), Stênio (Obras), Eli da Luz (Controle Interno), Coronel Paulo (Defesa Civil) e Maria Helena (Setrac), representando o prefeito Paulo Mustrangi – e ainda os deputados federais, Leandro Sampaio e Hugo Leal.

O bispo aproveitando as leituras da missa ressaltou as virtudes de Zilda Arns, lembrando que “celebramos com muita fé e com muita certeza a memória dela, pois é para nós um testemunho de uma pessoa cheia de determinação, de fé, de um amor transbordante de vida”. Ele comentou ainda que há comentários na CNBB de iniciar daqui a cinco anos o processo de beatificação da Doutora Zilda pelo exemplo de vida doada em prol do próximo. Dom Filippo ressaltou que no meio da morte causada pelo terremoto no Haiti, “temos um testemunho luminoso de dedicação ao bem da sociedade e dos pobres” referindo-se ao trabalho realizado pela médica que dedicou boa parte da sua vida aos mais necessitados.

O bispo diocesano ressaltou que Deus não fica distante do trama vivido pelo povo haitiano. “Deus envia seu filho para assumir nossa condição, não para dar conselhos, não para fazer discursos, mais para assumir totalmente o drama da dor e do sofrimento humano. Quando estas pessoas se encontram sozinhas no meio dos escombros lutando contra a morte, Jesus, morto e ressuscitado está com eles”.

Fazendo uma referência ao trabalho dela na Pastoral da Criança, Dom Filippo disse que diante do drama dramático do Haiti, “temos o exemplo da doutora Zilda que dá a vida pelo próximo”. Ele lembrou que muitas crianças, através do trabalho das agentes teve esperança de um futuro. “Quantas mães recuperaram a dignidade através de seu trabalho e das agentes da Pastoral. Ela se aproximava das pessoas mais simples, comunicando o amor de uma mãe. Oferece a esperança a todos, independente do credo, porque esta é a natureza do amor, que nasce do coração de Cristo e abraça a humanidade, o seu trabalho é para todos”.

A coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, Beatriz Consuelo leu a última mensagem enviada pela doutora Zilda as agentes da Pastoral: “Conhecer a Jesus pela fé é nossa alegria, segui-Lo é uma graça e dar testemunho é um serviço que ele nos pede”. Segundo ela, a partir de agora a missão das agentes é muito maior, “pois teremos que dar testemunho do trabalho que ela nos confiou, vamos ter que redobrar o nosso trabalho para as nossas crianças e gestantes”.
A secretaria de Saúde de Petrópolis, Aparecida Barbosa afirmou que o trabalho da Pastoral da Criança, unido as ações do agentes comunitários de Saúde e ações como campanhas de vacinação, reduziu o número de internações de crianças. “Além do exemplo de vida, temos um indicador que ela mudou a realidade brasileira” referindo-se a baixa mortalidade e internação infantil em todo país, inclusive Petrópolis. Para ela, a médica Zilda Arns representa o compromisso com a mudança da sociedade e é a “comprovação de que as ações coerentes para o testemunho do Evangelho é eficaz, é o verdadeiro seguimento de Jesus cristo”.

EMPRESÁRIO DA CIDADE APROVEITA REAQUECIMENTO DO MERCADO DE CARROS NO PAÍS

A indústria automobilística aguarda um crescimento nas vendas de 10% neste novo ano, dizem as pesquisas do ramo. Após a crise econômica mundial, que respingou para todo lado, e para todo tipo de negócio, e com o retorno progressivo do crédito, a compra de carros voltou a ter encantos para o consumidor. Aos poucos o setor vai se recuperando e é de olho neste potencial que o empresário Marco Antônio Chauffaille Junior está abrindo, esta semana, uma nova loja de carros novos e semi-novos na cidade: a M2 Motors (R. Washington Luiz, 1.173) .

A partir do dia 20, quem quiser uma boa oportunidade de negócio deve aparecer por lá; e especialmente nesta quarta-feira, a partir das 8h30, os clientes vão poder saborear uma taça de prosecco para comemorar a abertura da loja. É o renascimento do setor de veículos , que praticamente parou durante a crise econômica. "Os veículos zero quilômetro ainda recebiam incentivos, como redução de impostos, mas os semi-novos perderam competitividade e as vendas despencaram e a recuperação demorou mais de um ano para recomeçar", avalia o empresário que atua no segmento há 6 anos.

DE OLHO NO VERÃO

Aproveite o melhor da estação sem prejudicar a saúde

Do lado de fora, o sol radiante anuncia que o verão está bem próximo. Roupas leves e coloridas passam a fazer parte do guarda-roupa, já os acessórios, estes deixam de ser meros adereços e passam a ter um papel importantíssimo durante a estação mais quente do ano, como é o caso dos óculos escuros. Muito além de dar aquele toque no look, eles são fundamentais para a proteção dos olhos, tornando-se acessórios essenciais durante o verão.

Preocupada com a saúde, a Chilli Beans, maior rede brasileira especializada em óculos escuros, trabalha com lentes que possuem proteção contra os raios UV. Para comprovar a qualidade das lentes, cada ponto de venda possui um fotômetro, aparelho que permite testar as lentes, de forma rápida e precisa.

“Nossas lentes passam pela análise e verificação de proteção solar do IBC (Instituto Brasileiro de Certificação), órgão acreditado pelo Inmetro. A certificação é emitida após a aprovação. A Chilli Beans é segunda empresa brasileira que possui esse certificado”, afirmou Andréa Paúra, gerente comercial.

De acordo com o oftalmologista Luiz Carlos Sá, é preciso ficar atento à escolha dos óculos. Preferir lentes com “tamanho maior e com proteção contra os raios ultravioleta, que tem filtro UV”. O especialista afirma que não há uma idade certa para começar a utilizar óculos de sol e o cuidado deve ser mais intenso quando a criança tem fotofobia (aversão à luz), ou vai ficar exposta muito tempo ao sol.

A falta de proteção dos olhos contra os raios UV pode gerar sérias complicações, segundo o oftalmologista. Ele ainda destaca que a conjuntivite é a doença mais comum entre a população, que ainda comete alguns erros, como a “falta de proteção nos olhos, sendo importante o uso de óculos com filtro UV, mau uso de lentes de contato (não dormir com as lentes e também não usar lentes de contato além do tempo determinado pelo médico; cuidado na higienização das lentes); auto medicação; falta de exames preventivos anuais”.

Outra dica para curtir o melhor do verão é o uso de bonés. “Com boné e óculos a proteção contra a irradiação direta e raio ultravioleta refletido é maior”, afirma o especialista. No início de dezembro, a Chilli recebeu 19 modelos da Linha Cabeça. Composta por bonés, caps, boinas e chapéus, a linha vai receber uma nova coleção a cada quinze dias nos pontos de venda. Os modelos são modernos e vão desde a cor básica, passando pelo xadrez e até metálico.

“Já tivemos alguns bonés sazonais, mas nada parecido, pois esses farão parte da coleção e vamos adaptar as lojas para a exposição desse novo item”, explica Andréa Paúra ao frisar que Marca está ampliando seu mix de acessórios.

O verão chegou com força total, basta agora correr atrás de seus acessórios e aproveitar a estação com saúde.

Serviço :

Chilli Beans
Rua 16 de março, 350 – Petrópolis
Telefone: 2231-6963

CUIDADOS À MESA

Durante as férias, pais precisam ficar atentos à alimentação dos filhos

Longe das salas de aula, cada instante é precioso para a criançada. Sem horários pré-definidos, qualquer hora é hora para brincar, dormir e lanchar, momento este em que os pais precisam ter um cuidado especial. A educação alimentar começa no carrinho do supermercado e, segundo os especialistas, os hábitos alimentares da criança estão diretamente ligados aos alimentos ingeridos e oferecidos pelos responsáveis.

A vida moderna e, consequentemente, a rotina mais agitada interferiu de maneira radical na alimentação do homem. A dieta diária passou a conter menos produtos naturais e mais alimentos industrializados, ricos em calorias, corantes e conservantes e pobres em vitaminas, minerais e fibras.

De acordo com a nutricionista Juliana Mayo, uma alimentação inadequada pode gerar sérias consequências ao organismo. “A criança fica mais propensa a infecções, devido à baixa imunidade; anemia; déficit de atenção; dificuldade de aprendizagem; déficit de crescimento; além de problemas na adolescência e na vida adulta como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, entre outras”, explica Juliana.

A nutricionista ainda destaca que, além da falta de tempo dificultar uma alimentação saudável, muitas instituições de ensino ainda não trabalham de forma mais intensa a educação alimentar. “Muitas escolas ainda não aderiram ao projeto Cantina Saudável e ainda oferecem fast foods, doces e biscoitos recheados”, conclui.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a obesidade infantil se constitui em um sério problema de saúde, pois está associada a uma série de complicações. Reeducar a alimentação desta criança, de acordo com a instituição, é um desafio. Além de todo um processo psicológico, muitas famílias ainda mantêm o conceito de que “criança gordinha é criança saudável” ou que a simples perda de peso pode afetar seu desenvolvimento.

Em 2003, um relatório da Internacional Obesity Task Force (IOTF) feito para a Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que a estimativa era de que pelo menos 10% dos indivíduos entre os cinco e 17 anos tinham gordura corporal elevada, sendo que 2 a 3% já eram obesos. No Brasil, este modelo vem se tornando uma realidade. De acordo com um levantamento feito pelo IBGE, na segunda parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares entre os anos de 2002 e 2003, o excesso de peso está presente em 40,6% da população. Entre os cinco e dezenove anos, estudos nacionais identificaram excesso de peso com variações de 10,8% a 33,8% nas diferentes regiões do país.

“Hoje em dia temos mais crianças acima do peso da curva de crescimento. Entretanto, isso não significa que elas estejam bem nutridas, ao contrário, é comum encontrarmos crianças obesas com deficiência de nutrientes, como vitaminas e minerais. Isso porque os alimentos que elas ingerem são ricos em açúcar, gordura trans, gordura saturada e pobre em fibras”, destaca Juliana.

Estimular o contato com alimentos saudáveis faz parte da rotina dos pais. Se após o cinema ou o teatro a intenção é matar a fome, a questão é deixar de lado os produtos industrializados para, quem sabe até, fazer a própria comida. E sem a desculpa de falta de tempo, é possível ter acesso a estes alimentos em casa sem tanto trabalho. É o caso dos produtos oferecidos pela Frozen Spa, empresa especializada em congelados light, no mercado há oito anos. Para atender à demanda infantil, a empresa criou uma linha exclusiva, incluindo três pratos. São eles os nuggets, picadinho e bifinho de carne.

Apesar de ser fundamental o consumo de alimentos frescos pelas crianças ao invés de congelados, a nutricionista ressalta que a linha propõe um conceito de reeducação alimentar que vale a pena nos momentos em que há falta de tempo. Sem qualquer adição de conservantes, eles acabam se tornando uma boa e saudável opção. “Eu acho interessante ter os congelados como uma opção a mais para os pais terem em casa para usar no lugar de um lanche como pizzas, hambúrgueres, etc.”

A porção da linha kids é a mesma dos pratos da linha light, cerca de 250 a 300g. A diferença está no preparo, conforme ressalta a Juliana. “A única diferença é o tipo de preparação que é mais voltada para crianças (feijão é cozido com beterraba, arroz colorido com milho ou cenoura, creme de espinafre, purê de batata). Em relação aos ingredientes, a diferença é que usamos o sal comum (não o light) e não usamos adoçantes”, finaliza.

Para saber mais sobre a linha e outros produtos da Frozen Spa, acesse o site www.frozenspa.com.br. Nele, é possível ter visualizar todo o cardápio e fazer os pedidos.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

IPIRANGA VOLTA A SER MÃO DUPLA NO DOMINGO



O presidente Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans), Orlindo Pozzato, anunciou hoje (15) que a reativação da mão dupla na Avenida Ipiranga será no domingo, dia 17 de janeiro, a partir das 9h. Embora a equipe estivesse apreensiva quanto ao prazo de abertura devido as chuvas poderem atrasar a pintura da sinalização horizontal, todo esse trabalho, inclusive a vertical, foi realizado dentro do período estipulado pela companhia.


A Avenida Ipiranga terá área, já demarcada, para embarque e desembarque para acesso aos colégios, utilizando o conceito de Faixa Livre, aplicado em outras localidades da cidade, para não atrapalhar a fluidez do trânsito no horário de a entrada e saída dos alunos, período em que aumenta a quantidade de veículos na via. Dessa forma, nos trechos próximo às escolas, a avenida foi dividida em três pistas, ficando uma faixa livre para evitar retenção. Além disso, haverá agentes de trânsito nesses períodos para monitorar o trânsito e também horário diferenciado para embarque e desembarque das vans escolares.


Os motoristas que vierem da Avenida 13 de Maio, por exemplo, e quiserem acessar os bairros Quissamã ou Cascatinha vão poder entrar na Avenida Tiradentes e subir a Rua Raul de Leoni para pegar a Avenida Ipiranga. Assim, não haverá a necessidade de acessar o Centro da cidade até a Praça dos Expedicionários, seguir pela Rua Nilo Peçanha para subir a Rua Dom Pedro, e nem tampouco passar pela Rua do Imperador, seguir pela Rua Paulo Barbosa e Rua Caldas Viana e escolher entre acessar a Rua do Túnel ou seguir pela Rua Floriano Peixoto. Essa medida vai retirar uma boa parcela de veículos da Rua do Imperador.


“A volta da mão dupla vai aliviar o trânsito no Centro Histórico, possibilitando que os motoristas deixem de acessar algumas vias. Essa é uma reivindicação antiga de motoristas de táxis, de ônibus e moradores do 1º e 2º distritos, que utilizam diariamente a via”, declarou o presidente da CPTrans.


A CPTrans iniciou o estudo viário em setembro e, durante esse período, vem observando o comportamento dos motoristas na via e também em contato com a direção das escolas instaladas ao longo da Avenida Ipiranga sobre a ordenação da entrada e saída dos alunos nas escolas.
A companhia informa que as mudanças para melhorar o trânsito no município estão sendo feitas seguindo etapas, de acordo com o estudo viário, para não prejudicar outras vias. O conceito do “Faixa Livre” vem sendo aplicado em diversas ruas do município, como na Alberto Torres, General Rondon, Paulino Afonso, permitindo que, mesmo com paradas de ônibus e mesmo embarque e desembarque, o fluxo de veículos não fique impedido.

TATY CIRELLY DE VOLTA AO TAMBOATÁ DESTE SÁBADO



A noite no Tamboatá deste sábado (16/01) será animada pela cantora Taty Cirelli.


Já são 10 anos de carreira! Aos 13 anos Taty Cirelli fez seu primeiro show e nunca mais parou. Com grande incentivo da família, iniciou seus estudos na música aos 5 anos com aulas particulares de Piano clássico. Ao finalizar o curso clássico aos 12 anos, começou a estudar Guitarra e Violão, e Piano e Teclado popular. Paralelamente a música se dedicava aos cursos de teatro. Nesta época descobriu que poderia unir suas duas paixões. A grande alegria sempre foi estar no palco. Em momentos de introspecção gostava de escrever letras de música e poesias.


Com 13 anos montou sua primeira banda com os amigos da escola e daí pra frente nunca parou. A paixão pelos palcos só aumentava e começou então a tocar nos bares da cidade de Petrópolis / RJ onde nasceu e cresceu. Aos 17 já estava lançando seu primeiro disco com a banda Zoue a qual liderou durante 4 anos. Em meio a grandes shows, gravações, filmagens e muito trabalho duro com a banda, em 2004, aos 20 anos, concluiu a faculdade de Produção Fonográfica e diversos cursos de áudio, produção, eventos e show business.


Quando a banda acabou em 2006 Taty já se dedicava à Produção Executiva de bandas, shows e eventos culturais, além é claro dos seus shows e suas composições. Em 2008, depois de uma temporada de música, trabalho e viagens pela Califórnia (EUA) assumiu a Gerência de um selo fonográfico e entrou de cabeça na produção de novos artistas. Agora, depois de muito trabalho e ótimas experiências está lançando este novo projeto. Com novas composições e grandes parcerias musicais começa a pré-produção do seu primeiro disco e a produção de um novo show.


Juntando sua energia, juventude e experiência a estrada de Vitor Queiroz (baixo), Sergio Morel (guitarra) – ambos da extinta banda LS JACK que fez grande sucesso no início da década – e Digão Lopes o baterista mais carismático que já se viu por ai, o quarteto surpreende por onde passa. As versões de música pop / cult se transformam em hits contagiantes que embalam o show do início ao fim, misturadas com suas composições inéditas que já são badaladas no cenário independente carioca como “ Ponto Fraco” e “Espero” – sucessos promissores. Taty Cirelli e sua banda fazem jus ao que andam comentando por ai. Entre adolescentes e jovens e até um público de meia idade. Entre fãs e formadores de opinião, não é a toa que em 4 meses juntos já lotam as casas e mantém sua agenda sempre cheia.


Vale conferir e apreciar essa grande promessa. Som de verdade com muito carisma exaltados na beleza e na voz de Taty Cirelli.


Serviço:
Taty Cireli no Tamboatá
16/01 - a partir de 23h
Estrada União e Indústria, 12.360
Tel.: 2222-5007

TODO DIA É DIA DE YOGA

Prática acontece nos fins de semana nos jardins do Museu Imperial

Os jardins do Museu Imperial fazem um convite ao relaxamento e à prática de exercícios. Pensando em oferecer mais uma atração aos visitantes, todos os primeiros e terceiros domingos de cada mês, aulas de Yoga são oferecidas gratuitamente. Os encontros acontecem às 10h e têm duração de uma hora.

Organizadas pelo movimento “Todo Dia é Dia de Yoga”, as aulas são ministradas pelos professores Fábio Goulart e Soraia Noel Kreischer, com auxílio de estagiários. O objetivo é fazer com que a prática chegue ao público de forma democrática, mostrando que ela pode ser praticada por todos, sem limite de idade, bastando para isso que cada praticante respeite seus próprios limites.

Os encontros, gratuito e realizados ao ar livre, são abertos ao público. Nas aulas, são utilizadas técnicas respiratórias (pránáyámas), exercícios psicofísicos de força e flexibilidade (ásanas), técnicas de concentração (yoganidrá), entre outras.

Soraia é coordenadora do projeto e se formou com Fábio no Curso Livre de Formação em Yoga. Hoje, ela afirma que a filosofia se tornou fundamental para a sua vida. " O Yoga nos leva a conhecer melhor o nosso corpo e as emoções que o afetam. Com a prática, aos poucos, despertamos a nossa inteligência corporal e percebemos com maior clareza aquilo que nos faz bem e o que nos faz mal e, assim, acabamos abandonando o que nos prejudica”, completa.
Ainda de acordo com a coordenadora, através da prática é possível lidar com situações complicadas com muito mais tranquilidade e clareza. “O Yoga é transformador”, finaliza.

O Yoga tem origem na Índia e possui mais de cinco mil anos. Esta antiga filosofia de vida que significa união, integra corpo, mente e emoções. A técnica leva o praticante a um profundo relaxamento, permitindo que haja concentração, tranquilidade mental, além do fortalecimento do físico e flexibilidade.

A prática acontece, gratuitamente, no Museu Imperial. Os interessados não precisam fazer inscrição prévia, bastando apenas levar o mat (tapete de yoga), uma toalha ou canga. Os organizadores pedem também apenas que os praticantes cheguem com 15 a 20 minutos de antecedência.

Movimento "Todo Dia é Dia de Yoga!"

Surgiu a partir da vontade de professores e alunos do Curso Livre de Formação em Yoga, ministrado pelo Prof. Fábio Goulart, em compartilhar e difundir a prática do Yoga, bem como sua filosofia milenar.

O Yoga prepara o praticante em todos os níveis para alcançar o estado de unicidade com o Todo. O objetivo principal do Yoga é levar o praticante ao estado de samádhi (união com o todo). As aulas são supervisionadas por professores e, estão abertas tanto para aqueles que terão seu primeiro contato com o Yoga, quanto para aqueles que já o praticam.

SERVIÇO:
Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220
Visitação: De terça a domingo, das 11h às 18h.

MISSA DE 7º DIA DA MÉDICA ZILDA ARNS NA CATEDRAL

Neste domingo, dia 17, será celebrada missa de sétimo dia da médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, na Catedral São Pedro de Alcântara.

Todas as agentes da Pastoral estão convidadas para participar desta missa, assim como o povo em geral.

Zilda Arns por diversas vezes esteve em Petrópolis participando de encontros da Pastoral da Criança e num destes momentos, anunciou a instalação da Farmácia da Pastoral, no Alto da Serra.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

TRADE TURÍSTICO SE REÚNE COM AUTORIDADES PARA REIVINDICAR MELHORIAS NOS DISTRITOS

Em debate ações emergenciais e prioritárias como problemas no fornecimento de energia elétrica



Representantes do segmento turístico de Petrópolis se reuniram nesta quarta-feira com dirigentes do Poder Público e da Ampla no Parque Municipal, em Itaipava. Estiveram presentes ao encontro o vice-prefeito Oswaldo Costa Frias, o vereador Gil Magno, o presidente da Fundação de Cultura Charles Rossi, o diretor financeiro da Comdep José Magno, o secretário de obras Stênio Nery dos Santos e o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Jaime Mendonça Neto.

Petrópolis Convention & Visitors Bureau – PC&VB, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis RJ – ABIH-RJ, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL, Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, Sindicato Patronal de Hotéis, Bares e Restaurantes de Petrópolis e Grupo da Economia da Experiência de Petrópolis – GEEP foram as instituições que reivindicaram estas ações imediatas para o segmento turístico. Entre elas estão a criação do Corredor de Turismo dos Distritos, manutenção e reurbanização das vias de acesso à cidade, além de melhorias no fornecimento de energia elétrica, coleta de lixo, telefonia e transporte.
O vice-prefeito Oswaldo Costa Frias destacou a instalação da Subprefeitura dos distritos em Itaipava, com inauguração prevista para o dia 29 de janeiro. Seis secretarias serão transferidas, o que, segundo ele, vai atender a essas reivindicações. “É fundamental que a Prefeitura se aproxime dos distritos, temos que ir aos locais e conhecer as realidades. Petrópolis tem dimensão, importância, condição e competência de fazer projetos e encaminhá-los a Brasília para buscar recursos”, disse.

Representando a hotelaria da cidade, Rogério Elmor (Bomtempo Resort), Vanda Ferraz (Pousada Paraíso), Jan Nora Hokoç (Pousada Recanto das Araras), Maurício Becker (Pousada Quinta do Jade), Bruno Wanderley (Pousada dos Pirineus) e Roberto de Souza (Quinta da Paz) foram unânimes nas reclamações contra a concessionária de energia elétrica e coleta de lixo. “A solução que encontrei foi comprar um gerador”, falou Jan Nora. “O problema é o custo de um gerador. Sem contar as placas de sinalização cobertas por vegetação e a falta de iluminação pública”, complementou Roberto. “A rede está obsoleta e o atendimento muito deficiente”, concluiu Bruno.

Vanda Ferraz teve um sério problema de falta energia no final de 2009. “Fiquei mais de 15 horas sem luz. Precisamos que os empresários do turismo sejam olhados de uma forma diferenciada para que recebam melhor os turistas e mostrem o que Petrópolis tem de melhor”, desabafou a hoteleira. Luiz Fernando Velloso, presidente da ABRASEL, contou que o turista não está sendo bem atendido. “Problemas pequenos se tornam enormes. São necessárias ações simples para resolvê-los temporariamente, e assim podermos receber bem tanto o turista quanto o veranista”, avaliou o proprietário do Restaurante LOG. “Precisamos de um plano de implantação imediata para essas questões fundamentais”, ponderou Rogério.

Flávio Câmara, presidente do PC&VB, comentou que o anseio do trade é que essas medidas emergenciais possam ser sanadas o mais breve possível. “Semana que vem estaremos recebendo uma equipe do Ministério do Turismo em nossa cidade. Temos que levantar a bandeira do turismo com o pé no chão, cobrando do Poder Público essa atuação na infraestrutura básica dos distritos”, explicou o presidente.

Frente a todas essas reclamações, o diretor técnico da Ampla na Região Serrana, Sérgio Carvalho, expôs a situação da concessionária. “48% dos problemas de interrupção no fornecimento de energia são causados por queda de árvores. A poda é responsabilidade do município, e não da Ampla, mas nós temos equipes específicas que realizam essa poda preventiva”. Sobre as medidas emergenciais, ele explicou que vai fazer um levantamento das pousadas no município. “Faremos um mapeamento técnico para identificar as áreas mais críticas, realizaremos uma visita em todas elas e, para um atendimento mais rápido, deixaremos o contato de um gestor de campo local para um relacionamento mais estreito com os empreendimentos turísticos”, explicou Sérgio. O prazo para que isso fique pronto é no final do mês de janeiro.

A Comdep e a Secretaria de Obras deixaram os telefones diretos para que sejam feitos contatos e prometeu também ações emergenciais como o mapeamento das áreas críticas para obras e coleta de lixo. As maiores fontes de informações serão os empresários. A Comdep informou ainda que vai auxiliar a Ampla nos serviços de poda neste primeiro momento.

CHARME SERRANO FAZ SUCESSO NO RIO-À-PORTER

Nem mesmo o forte calor carioca atrapalhou o movimento no estande do Polo de Moda de Petrópolis no evento Rio-à-Porter (10 a 13 de janeiro). Considerado o maior e mais tradicional polo de moda fluminense, Petrópolis alcançou R$ 450 mil em vendas diretas durante os quatro dias de evento. Ao todo, cerca de 2 mil peças foram comercializadas. O número atingiu as expectativas das dez empresas participantes e pode dobrar ao longo do ano com as vendas indiretas geradas a partir desta edição.

Além da linha tricot e da malharia tradicional, tecidos mais elaborados e com apelo para a sustentabilidade – como a fibra de bambu e de garrafa pet – foram apresentados. O Polo também mostrou sua linha jeans pela primeira vez, por meio da participação da empresa Deep Jeans, que conseguiu fechar uma encomenda de 500 peças em apenas um pedido.Visitado por pequenas e grandes empresas do país inteiro, o estande recebeu uma média de 100 pessoas por dia. "Apostamos em designs criativos, pesquisamos tendências fora do país e também utilizamos matéria-prima reciclada em nossas criações. Estamos em sintonia com a demanda do mercado", resume a coordenadora do Polo, a empresária Simone Gouvêa. Para ela, Petrópolis prova que também produz moda com a cara do Rio, mas com um detalhe: o charme serrano.

Uma iniciativa inédita também levou para a passarela do Fashion Rio os polos regionais junto de grifes já consagradas no mercado nacional e internacional. O desfile de abertura do Rio-à-Porter aconteceu no último sábado à noite e marcou a integração dos dois eventos. Petrópolis apresentou um de seus looks de inverno na passarela e levou para o estande outras 249 peças para conquistar os clientes da maior bolsa carioca de negócios de moda. Ao todo, 169 expositores de todo o país, entre grifes consagradas e pequenas empresas, mostraram suas propostas de roupas e acessórios.Outro fator que ajudou a impulsionar a participação do polo petropolitano foi a união do grupo e o apoio de entidades como a Firjan, o Senai Moda, O Sebrae e o Sindicato das Indústrias de Confecções de Petrópolis. O segmento têxtil é um dos mais importantes para a economia da cidade. Ele representa 14% do PIB do município.

O Polo de Moda de Petrópolis é composto atualmente por 800 indústrias formais que, juntas, produzem 100 milhões de peças por ano. São mais de 40 mil empregos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva, da fabricação até a comercialização de roupas e acessórios. Parceria com grandes grifes - A moda petropolitana quer destacar suas qualidades com acabamentos diversificados e pesquisa apurada de tendências. Essas características também chamaram a atenção de marcas consagradas, como a grife Alessa, que buscou no Polo de Petrópolis a parceria ideal para três looks que foram apresentados nas passarelas do Fashion Rio esse ano.

A grife carioca está atualmente em 120 multimarcas no Brasil e em 27 países. Os expositores contaram ainda com uma nova ferramenta, que disponibiliza informações completas sobre os compradores que passarem pelos estandes. Um coletor de dados com leitor óptico fez a leitura dos dados cadastrais dos visitantes, reunindo as informações em um mailing completo de todos os lojistas e importadores que estiveram no salão. “Estamos confiantes nesse novo serviço para ampliarmos nossa carteira de clientes, criando novos relacionamentos para o Polo de Petrópolis”, finaliza a coordenadora do Polo, Simone Gouvêa.Tema mistura o urbano e a fantasia dos comics - Com o apoio dos famosos comics americanos e europeus, o tema da coleção apresentada por Petrópolis - “Conte sua História” - é uma viagem no tempo transformada em manifesto criativo pelas grifes serranas. O conceito de moda foi trabalhado como motivador para que as pessoas sejam autoras do seu próprio texto e falem de si mesmas por meio da roupa.

São heróis e heroínas que saem das páginas dos quadrinhos para o ambiente urbano.Na cartela de cores, muito cinza, preto, bege e marrom, misturado com vermelho, azul e verde. Uma pitada de nostalgia dos anos 80 e a alusão ao estilo “easy rider” da década de 70 revelaram a tendência das vitrines na próxima coleção outono-inverno. Tudo é maxi – maxigolas, maxitricots, camisetas mais longas, quase que como vestidos e um interesse exacerbado nos rostos, que são os verdadeiros personagens do cotidiano. Toda a parte superior dos troncos também é valorizada, como forma de mostrar que serão as emoções as norteadoras desse momento.

Mas para o realce de pernas e quadris, leggings, calças skinny e carrots não serão esquecidas. As jeggings – mistura de jeans mais leves e leggings -, e wet leggings - dessas que parecem molhadas - para usar como se fossem meias-calças no inverno, prometem ser a sensação das araras.

Para conhecer mais detalhes sobre a coleção, acesse a versão do catálogo on-line: www.modapetropolis.com.br

Griffes participantes do estande do Polo de Moda de Petrópolis: Branca Maria, Calabrote, Cola Colorida, Deep Jeans, Mc Kenzie Store, Off Rio, Pele na Pele, Tazza, Thiamo e Watercolour.
Realização: Sindon/ Senai Moda/ Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa/ Sistema Firjan/ Sebrae/
Apoio: Petrosul
Patrocínio: Marles/ Prefeitura de Petrópolis

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CONFISSÕES DE ADOLESCENTE


de Maria Mariana
(texto meu primeiro baseado de Ingrid Guimarães)
Adaptação Matheus Souza e Clarice Falcão
Direção Matheus Souza

Com Sophie Charlotte, Isabella Camero, Louise D’Tuani e Clarice Falcão

Em março de 1992, estreava no pequeno Porão da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, no Rio de Janeiro, o espetáculo que iria marcar época no teatro carioca. Sem nenhuma pretensão - sua produção custou apenas U$300 – CONFISSÕES DE ADOLESCENTE alcançou tamanha repercussão na mídia e junto ao público, e logo foi transferido para o palco principal da Casa de Cultura. Mas foi no Teatro Casa Grande, também no Rio, que conquistou o sucesso da temporada daquele ano, saindo em turnê com a casa lotada. Num caminho inverso, a peça voltou ao papel e virou livro, best-seller hoje relançado pela Editora Agir. Logo depois, a convite da Polygram, o elenco gravou um áudio-livro, sendo o primeiro lançado no Brasil. A peça percorreu todo o Brasil e virou mini-série de TV, indicada ao Prêmio Emmy, da TV Americana.

Cerca de 950 mil pessoas assistiram as mais de mil apresentações em todo o país, até março de 1998, quando se encerrava uma fase na carreira deste grande sucesso.


CONFISSÕES DE ADOLESCENTE, um fenômeno.

Dúvidas, angústias, medos, virgindade, aborto, drogas, o mundo visto e sentido por uma geração sem mitos nem tabus. Uma história de sucesso que em 2000 voltou aos palcos.

Um anúncio de jornal e 400 adolescentes apareceram para os testes que definiram o novo elenco do espetáculo.

Em sete de janeiro de 2000, uma nova versão do espetáculo estreou no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro, onde permaneceu por cinco meses, partindo depois em turnê, reavendo o sucesso originado em 1992 e mais uma vez marcando presença junto ao público brasileiro, adolescente ou não.

Com a marca recorde de 1 milhão de espectadores, o espetáculo comemorou 10 anos em cartaz.

Agora, volta mais uma vez aos palcos, no dia 09 de outubro. Dezessete anos, sete meses e 24 dias depois da estréia no pequeno Porão, Confissões de Adolescente está de volta. Desta vez com seu texto original adaptado por dois jovens talentos da nova geração de escritores, Matheus Souza e Clarice Falcão, que sob supervisão da autora Maria Mariana, trouxeram a linguagem do espetáculo para os dias atuais. As músicas também foram substituídas por sucessos recentes. Matheus, jovem cineasta, assina também a direção do espetáculo e Clarice faz parte do elenco que conta ainda com Isabella Camero, Louise D’Tuani e Sophie Charlotte. O palco escolhido foi o mesmo Teatro das Artes que também acolheu a montagem de 2000.

Confissões de adolescente 2009
por Maria Mariana

Escrevia diários com fervor desde os nove anos de idade. Me inspirando no exemplo do meu pai Domingos Oliveira (que é cineasta, dramaturgo, diretor de teatro e excelente professor), resolvi transformar meu diário de adolescente em uma peça de teatro. Durante uma madrugada fiz algumas arrumações no texto e depois apresentei. Todos amaram! Chamei para o elenco minhas melhores amigas na época: Ingrid Guimarães, Carol Machado e Patrícia Perrone. Meu pai dirigiu. Meu namorado, Alexandre Vaz era o músico. Priscila Rozembaum, minha “boadrasta” fez os figurinos. Estreamos no porão da Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro, que tem apenas 70 lugares. Gastamos 300 dólares para produzir. O espetáculo ficou 10 anos em cartaz, com enorme sucesso. Virou série de TV, livro, áudio-livro e me ensinou muito.

Quando estreou no teatro em 1992, Confissões de adolescente foi um escândalo. Era escandalosa a educação que tinha recebido do meu pai. Que teve sempre um diálogo aberto comigo. Era lindo ver um pai que tem consideração pelas opiniões da filha, que se relaciona de igual para igual, que incentivou a filha a escrever diários e colocou suas mais intimas confissões no palco. Aceitando a filha do jeito que é. Deixando para a filha, liberdade para escolher os próprios caminhos. Essa força de amizade que existe entre meu pai e eu, sempre foi na verdade, o grande escândalo da peça. Pais e filhos saiam do teatro nos agradecendo, encontrando no espetáculo possibilidades de diálogo, que antes não existiam. A força do respeito que meu pai tem por mim, é o motor deste espetáculo. Através deste respeito pude falar sem medo de ser julgada. Falar as palavras do meu coração, aos 18 anos. Isso foi um escândalo em 1992.

E hoje, em 2009, o que escandaliza esta geração? A Internet é o confessionário dessa moçada? Em 1992, ir ao teatro ver o Confissões era como entrar escondido no diário de uma menina, descobrir seus segredos. Esta geração tem segredos? O que os desafia? O que os escandaliza? São estas as perguntas que a nova montagem do espetáculo Confissões de Adolescente, dirigida por Matheus Souza, procura responder.

Elenco:

Sophie Charlotte

Atualmente no ar nova novela das 19h (TV Globo), Caras e bocas. Em 2.008 protagonizou a novela Malhação. No teatro seus últimos trabalhos foram a peça Apocalipse segundo Domingos Oliveira e Recital de Poesias e Canções do Domingos.

Isabella Camero

Atualmente no ar com a série GERAL.COM da TV Globo, voltada para o público jovem.
Participou do elenco dos espetáculos: O Alfaiate do Rei – Dir. Cacá Mourthé – Teatro Tablado; Passo a Passo no Paço Imperial – Dir. Cacá Mourthé – Paço Imperial; Peter Pan – Dir. Sura Berditchevski – Teatro João Caetano; O Rapto das Cebolinhas – Dir. Cacá Mourthé – Teatro Tablado; O Auto da Compadecida – Dir. Leonardo Brício – Casa de Cultura Laura Alvim; O Dragão Verde – Dir. Cacá Mourthé – Teatro Tablado.


Louise D’Tuani

Sua última atuação em novelas foi em Mutantes - Caminhos do Coração, TV Record. Integrou o elenco das seguintes novelas na TV Record: Promessas de Amor, Luz do Sol e Prova de Amor.



Clarice Falcão

Estreou como atriz em 2002, em uma montagem da peça A Ver Estrelas; cantou em uma faixa da trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro (2003); participou do filme Fica Comigo Esta Noite (2006); concebeu e atuou no curta Laços, vencedor do concurso Project: Direct, realizado pelo Youtube (2007); e sua última participação em novelas foi em A Favorita (TV Globo - 2008).


Matheus Souza
Direção
Com 19 anos de idade, Matheus Souza escreveu o roteiro e dirigiu seu primeiro filme. O longa-metragem, chamado Apenas o fim, ganhou os prêmios de melhor filme pelo júri popular no Festival do Rio 2008 e na Mostra de São Paulo, além de uma menção honrosa do júri oficial no primeiro. Hoje, além de adaptar e dirigir a nova versão de Confissões de adolescente, trabalha na pré-produção de seu segundo longa e se aventura no teatro como parceiro de Domingos Oliveira."


Maria Mariana
Autora

Na televisão fez as seguintes novellas e seriados: Lua Cheia de Amor - Rede globo, 1991; Pedra sobre Pedra - Rede Globo, 1992; Confissões de adolescente - TV Cultura, TV Bandeirantes, Multi-Show e TF-1 (Televisão francesa), 1995/96; Todas as mulheres do mundo - TV Globo, 1990; A vida como ela é – TV Globo, 1998; Você decide – TV Globo, 1997/98; A Grande família – TV Globo, 2001; O menino maluquinho - TVE, 2005.

No teatro integrou os elencos de peças como: As Guerreiras do amor, Confissões de adolescente, A alma boa de Setsuan, Cabaré filosófico, Todo mundo tem problemas sexuais e Memórias da barriga, espetáculo infantil com texto e direção sua e de Cristina Bitencourt.

No cinema participou dos seguintes longas: Uma escola atrapalhada - Filme de Renato Aragão rodado em 1990 e Amores, filme de Domingos Oliveira rodado em 1998.

Como autora: Confissões de adolescente - escreveu a peça de teatro, adaptou para literatura e televisão (tendo escrito quinze dos cinqüenta episódios produzidos para TV); Memórias da Barriga - Escreveu a peça de teatro e adaptou para literatura; Revista Zine - Foi colunista durante um ano para o JB (1992); Revista capricho - Foi colunista durante três anos. (1993/04/05); Malhação - Fez parte da equipe de redatores do programa da TV Globo, durante dois anos (1998/99); O menino maluquinho - escreveu um dos episódios da Série de TV (2005).

Livros publicados: Confissões de adolescente - Ed. Relume Dumará; Cara metade - Ed. Relume Dumará; Memórias da barriga - Ed. Berlendis& Vertecchia; Confissões de mãe - Ed. Agir.


FICHA TÉCNICA

Texto: Maria Mariana
(texto meu primeiro baseado de Ingrid Guimarães)
Adaptação: Clarice Falcão e Matheus Souza
Elenco: Clarice Falcão, Isabella Camero, Louise D’Tuani e
Sophie Charlotte
Direção: Matheus Souza
Direção musical: Igor Eça
Cenário e figurinos: Leo Bruno Gama e Victor Mattos
Iluminação: Cadú Fávero
Preparação vocal: Rose Gonçalves
Coreografia: Joana Ribeiro
Preparação corporal: Ana Magdalena
Programação visual e imagens do cenário: Luiz Ludwig
Vídeos: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Assessoria de imprensa: Daniella Cavalcanti
Produção executiva: Marcela Nunes
Direção de produção: Fernando Gomes


SERVIÇO:
Theatro D. Pedro
Praça dos Expedicionários, s/n – Centro – Petrópolis – RJ – Tel. (24) 2235-3833
Data e horário: 21 de janeiro de 2010 às 20H
Valor do ingresso: R$20,00
Descontos: estudante, idoso