terça-feira, 29 de setembro de 2009

SINDCON E ARTE CAPACITAM EMPRESÁRIOS

O Sindicato das Indústrias de Confecções de Petrópolis e a Associação de Empresários da Rua Teresa se uniram para trazer dois cursos de capacitação para o Polo de Moda de Petrópolis com metodologias modernas para o gerenciamento de confecção. O primeiro capacitará empresários, supervisores e funcionários a trabalhar com a metodologia PCP – Planejamento e Controle da Produção, incluindo a previsão de vendas, gestão de materiais, acompanhamento e controle total da produção. As aulas começam na segunda-feira (5/10) e vão até o dia 19/10 (às segundas, terças e quintas neste período, de 18h30 às 21h30).

Outro curso, o de Células de Trabalho em Confecção, vai capacitar os participantes a formar as modernas células para aprimorar o processo produtivo por meio de uma nova gestão. O programa inclui também como conduzir os TTAs – times de trabalho auto-dirigidos, atribuindo os papéis e responsabilidades nesta nova metodologia. As aulas começam no dia 26 de outubro e vão até 9 de novembro (aulas às segundas, terças e quintas neste período, de 18h30 às 21h30). Os dois cursos serão conduzidos por consultores experientes da Exodus Consultoria Empresarial.

As inscrições já começaram e as vagas são limitadas. Associados à Arte ou ao Sindcon têm 20% de desconto para um dos cursos e 25% se optarem pelos dois módulos, que são independentes. Informações pelo telefone: 2231-6031.

IRMÃ CLARA E PAI FRANCISCO



A “Cia Paz e Bem de Teatro”, tem a alegria de reapresentar após cinco anos o musical “Irmã Clara e Pai Francisco”, que é uma obra prima do famoso sacerdote cantor e compositor Pe. Zezinho, SCJ. E nela o autor apresenta de forma poética e envolvente o inusitado processo de conversão e obra pública de São Francisco e Santa Clara de Assis.


Francisco e Clara são dois personagens medievais, que destacaram-se num contexto de guerras e lutas por poder e dinheiro, com sua fascinante e intrigante postura pacifista, ecológica e desapegada dos bens materiais, o que lhes rendeu o título de “Irmãos universais”.


E esta história é contada na peça pelo simpático e atrapalhado casal de mendigos Chicão (Francisco de Assis da Silva) e Chaguinha (Francisca das Chagas da Silva), que na sua simplicidade devota, conduzem o público nesta viagem épica e dançante, que conta ainda com a atuação de dezessete atores e atrizes da paróquia do Sagrado.


O musical ficará em cartaz durante o mês de outubro, sempre aos domingos às 18h30, no Teatro Mariano, que fica próximo da Igreja do Sagrado, no centro da cidade.
“Irmã Clara e Pai Francisco” é uma excelente pedida para toda a família, vale a pena conferir!
Os ingressos antecipados estão disponíveis na portaria do Sagrado, no Colégio Santa Catarina e nas livrarias Fonte Viva e Sião.

PETRÓPOLIS GANHA ESPAÇO DE TERAPIAS NATURAIS E COMPLEMENTARES

Villa Vita será inaugurado no próximo dia 3 com proposta singular na cidade

Bem-estar, autoconhecimento, educação e saúde. Focado nestes quatro princípios nasce em Petrópolis uma nova proposta de exercício da hoje tão buscada qualidade de vida: o Espaço Villa Vita, instalado numa charmosa casa tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na Rua Carlos Gomes 42, ao lado da Cruz Vermelha.

A inauguração acontecerá no próximo dia 3, sábado, a partir de 19h, com um coquetel especial, e bem natural. Uma das ideias do Espaço, dividido em 8 salas, pensado e estruturado segundo o olhar da cromoterapia, é abrigar profissionais da cidade voltados para os quatro princípios que norteiam a filosofia do Villa Vita.

Estas salas serão alugadas a partir da inauguração aos profissionais interessados em realizar atendimentos, grupos de estudos, cursos, palestras eworkshops. Assim como o Rio tem a Casa do Saber, o Pop, o Lunático Café, Petrópolis tem agora o Villa Vita, que chegou como uma opção para todos aqueles que buscam autoconhecimento e bem-estar de maneira geral. “A Casa está com as portas abertas para quem quiser conhecer a proposta”, reitera a proprietária do Villa Vita, terapeuta floral e professora Simone Rocha.

Os cômodos estão decorados com objetos totalmente resgatados de porões empoeirados, cantos das casas dos amigos, ou mesmo do lixo. Simone não deixou nada passar e repaginou tudo. Só em seu consultório, há a estante que a amiga não queria mais, um sofá que a acompanha há mais de 20 anos, uma cristaleira feita pelo pai, onde está seu tesouro, ou melhor, suas essências florais, além de um abajur que ganhou de presente...

- Dar uma roupagem nova para os objetos é exatamente o mesmo tipo de reconstrução que um trabalho terapêutico propõe. Nas duas situações, precisamos trabalhar para desenvolver um novo olhar, ressignificando o velho, e redescobrindo o valor e a beleza ocultos. E sempre com determinação, vontade e, sobretudo, consciência, afirma a terapeuta Simone que passou por este processo ao abrir mão do cargo de diretoria (num dos cursos de Inglês mais renomados do Estado do Rio de Janeiro, onde deu aulas por 18 anos) para bancar o objetivo de estudar, se especializar e exercer uma nova profissão.

Quem comparecer à inauguração vai experimentar quitutes deliciosos: sucos, pastas, tortas, rocamboles e biscoitinhos caseiros. “Vai ser um momento no qual as pessoas terão a chance de conhecer o Espaço e sua proposta”, diz ela, que optou por não contratar um buffet tradicional.

A casa pertenceu até o fim do ano passado à família italiana Oswald e teve, no início do século, a função de hospedagem para veraneio de Carlos Oswald, escultor famoso, que participou da construção do Cristo Redentor e da Catedral de Petrópolis. No ano de seu centenário, (sim, ela completa 100 anos em 2009) volta a funcionar como um Centro de Terapias Naturais e Complementares, englobando Florais, Ioga, Acupultura , Reflexologia , Terapia de Pedras Quentes, entre outros. Mesmo em obras, o Grupo de Estudos e Práticas Antroposóficas (GEPAk), comandado pela Dra. Maria Claudia Nabuco desde 2007 em Petrópolis, já faz encontros semanais no local.

Simone Rocha também já está atendendo seus pacientes de terapia floral no consultório em uma das salas do Villa Vita, enquanto termina as obras de restauração da Casa, obedecendo as orientações do Iphan. E aguarda a chegada de interessados em conhecer o trabalho que desenvolve.

- Me apaixonei pela casa de cara, senti a força do meu sonho me conduzindo, e meu marido Wesley Allen Schultz embarcou em mais essa comigo. Foi ele que comandou as obras e deu, com as próprias mãos, amor aos detalhes de cada cantinho. Tenho uma ligação muito forte com a Itália, onde morei em algumas situações da minha vida, e a família Oswald me trouxe ainda mais este sentimento, frisa Simone.

O horário de atendimento no Villa Vita é de 8h às 19h. A partir das 19h funcionarão os cursos, as palestras e os workshops. Os profissionais interessados na locação das salas podem entrar em contato pelo e-mail espvillavita@gmail.com. Pelo mesmo endereço eletrônico o público já pode se informar sobre atendimentos terapêuticos ou grupos de estudo e cursos.

EXEMPLOS DE VIDA

Público da terceira idade lotou Clube Petropolitano neste domingo no Terceiro Encontro da Maturidade.

Um domingo de sol com muitas atrações gratuitas para o público da terceira idade, assim foi marcado o Terceiro Encontro da Maturidade que aconteceu neste fim de semana no clube Petropolitano.

Durante todo o dia cerca de duas mil pessoas passaram pelo local e puderam aproveitar os serviços de saúde, atividades físicas, relaxamento, palestras e oficinas de artesanato. Para a coordenadora do Projeto Maturidade o evento foi um sucesso: “Nosso objetivo é inserir o idoso na sociedade da qual pertence e chamar a atenção do poder público e empresas privadas. O encontro é o melhor momento para isso”, comentou Silvana Coelho.

Às três e meia da tarde o salão principal do clube foi aberto e uma multidão lotou o local que estava preparado com tapete vermelho para receber o desfile de modas da terceira idade. No palco quatro corais abriram a festa e o baile teve como atração a Orquestra Toque e Requinte.

O desfile de modas foi um sucesso a parte e arrancou muitos aplausos do público que parecia surpreendido com a grande produção das roupas e jóias das modelos. Entre as onze participantes, estava Maria Helena Mendes do Valle, mãe da primeira-dama, Marileine Mustrangi, que assistia da platéia. “Eu sempre digo para minha mãe: A senhora está na idade de passear, de dançar, de conversar com as amigas, de produzir coisas boas e felizes”, comentou a primeira dama quando foi chamada ao palco.

O presidente da câmara de vereadores de Petrópolis, vereador Bernardo Rossi, entregou a Silvana uma placa homenageando-a pelo trabalho que desenvolve com o Projeto Maturidade. “Sou fã da Silvana Coelho e graças a ela a câmara municipal hoje tem políticas voltadas para o idoso”, disse Bernardo Rossi.

No final, a orquestra assumiu o palco e no salão casais animados e orgulhosos de seus cabelos grisalhos davam exemplos de como viver bem e feliz. “Isso aqui é muito bom, cheguei de manhã aproveitei tudo que podia, participei do desfile e agora vamos dançar até o baile acabar”, concluiu Neide Klipel, de 70 anos.

EXPOSIÇÃO DE ORIGAMI

Visitação: 02 a 12 de outubro de 2009.
Horário: 09h às 18h.
Local: Espaço Cultural Peter Brian Medawar.
Endereço: Estrada União Indústria, 10.000
Itaipava – Petrópolis - RJ (Entrada do Parque de Exposição)
Realização:Dobraduras da Serra.
(Grupo Origami de Petrópolis).
Informações:0800 024 1516.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ATIVIDADES CULTURAIS E FÍSICAS NOS ASILOS


Na última quinta-feira estiveram reunidos no Centro de Capacitação em Educação Frei Memória, a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Gabriela Falconi, a pedagoga e produtora cultural Catarina Maul (conselheira representante da Secretaria de Educação), o professor Renato Farjalla, representando a Coordenação de Educação Física da Estácio de Sá, além de administradores de 6 casas asilares de Petrópolis.


O intuito da reunião foi mapear o projeto voluntário cultural idealizado e desenvolvido por Catarina Maul de levar, na Semana do Idoso (1 a 8 de outubro), atividades culturais dos segmentos musical, literário e teatral a todos os espaços de longa permanência de Petrópolis.


Há mais de 40 dias, Catarina Maul vem captando apresentações voluntárias dos artistas da cidade, para que as atividades da Semana do Idoso possam atingir, diretamente, os domiciliados nos asilos, já que muitos são acamados, cadeirantes e impossibilitados de deixarem suas moradias, em virtudes de dificuldades físicas ou de autorizações de seus responsáveis.

Com o trabalho precursor e voluntário do Grupo Taruíra, que já visita os asilos há mais de um ano, Catarina Maul pode perceber a alegria e a grande troca que se dá quando a arte tem a chance de colorir a rotina dos idosos.

“Quem mais ganha com esta parceria é o Grupo Taruíra. De cada visita saímos renovados, aprendemos mais sobre conviver com o próximo e a valorizar o que temos. Essa sensação não pode ser desfrutada somente por um grupo artístico, queremos dividir com outros amigos da luta cultural. Isso muda o sentido da vida” Catarina Maul

Desta atividade, no primeiro momento, estarão participando Trio Dubrá, Ana Cristina Sampaio e Guto Menezes, Banda Na Mira, Jamais Vu Band, Cesar Nascimento e Renata Gaspar, Rosa Paranhos, Myriam Born, Marilda Varejão, Roses Carvalho, Rose Assis, Emidio Montenegro, Prof. Mazzeo, Grupo Taruíra, Alyne Castella, entre outros.

A coordenação de Educação Física da Estácio de Sá, também abraçou a nobre causa e estará envolvendo os alunos da Universidade em atividades diretamente desenvolvidas nas casas de longa permanência, através de mapeamento a ser realizado pelo professor Renato Farjalla, que já possui grande bagagem e prática nas questões que defendem a qualidade de vida da pessoa idosa.


Como salientou o coordenador Luiz Michelotti, essa experiência só poderá enriquecer os alunos, em suas profissões e na vida.


A idéia é que este seja somente um primeiro momento para ambas as campanhas, o inicio de um programa contínuo que visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do tempo de nossos idosos.


Para ajudar o próximo, sempre precisamos de uma primeira atitude, fácil, simples, que é estender a mão.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

“HÃ?!”: DIOGO PORTUGAL EM PETRÓPOLIS

Diogo Portugal é aquele cara que todo mundo pede pra contar piada. Ele é aquele primo engraçado que sempre anima as festas da família e dos amigos. Agora, humorista de profissão, ele vai se engraçar Petrópolis no show intitulado “Hã?!” que ocorre este fim de semana no Theatro D. Pedro.

Sozinho no palco e munido apenas com o seu microfone, o artista dispara para platéia suas observações bem-humoradas dos fatos do cotidiano. Sempre com textos renovados, o comediante curitibano mostra porque é um dos destaques da nova safra de humoristas brasileiros e do stand up comedy, estilo de humor consagrado nos Estados Unidos que ganha cada vez mais força no Brasil.

Diogo Portugal, empunhado de seu violão, canta música com letra bem humorada, acrescentando um diferencial neste consagrado estilo de humor norte-americano.

Diogo Portugal um dos nomes que representam o novo humor nacional, foi finalista do primeiro “Prêmio Multishow do Bom Humor Brasileiro”, ao lado da comediante Cláudia Rodrigues e finalista do concurso de humoristas do Fantástico, da Rede Globo.

É criador e curador do “Risorama”, maior festival de comédia da América Latina, que acontece todos os anos durante o Festival de Teatro de Curitiba. Em seis edições, o “Risorama” tem reunido os principais nomes do humor na atualidade.

O humorista se tornou um dos grandes sucessos da internet e seus vídeos na web já ultrapassaram a marca de 20 milhões de acessos. Em paralelo, mantém um quadro na Rede Paranaense chamado “Louco de Bom”, onde utiliza a mistura de stand-up com personagens, para satirizar notícias do dia a dia. No Programa “Zorra Total” da Rede Globo, Diogo Portugal atua com o personagem mais famoso de sua carreira: Office-boy Elvisley.

O artista esteve em temporada paulista, em seguida se apresentou no Japão, nas cidades de Saitama, Gunma e Shizuoka. Diogo Portugal esteve em cartaz de janeiro a maio de 2009 no Teatro dos Quatro e Teatro dos Grandes Atores na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente está em turnê nacional.

SERVIÇO
“HÃ?!”
Texto, direção e atuação: Diogo Portugal
Local: Teatro Dom Pedro
Endereço: Praça dos Expedicionários, s/nº Centro Petrópolis - RJ
Telefone: (24) 2235-3833
Datas: 26 e 27 de setembro de 2009
Horários: Sábado às 21h / Domingo às 19h
Ingressos: R$ 40,00
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Produção local: Artenaserra

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FALTA DE CUMPRIMENTO DE LEI PREOCUPA VEREADOR

A falta de respeito no cumprimento das leis em vigor que regulamentam os espaços destinados a vagas em estacionamentos públicos e privados no município atormenta a vida de muitos petropolitanos. Um exemplo do problema foi registrado em uma denúncia enviada ao gabinete do vereador Thiago Damaceno (PV).

Por intermédio de um e-mail, uma mãe relatou que precisa levar seu filho de dois anos para realizar sessões de fisioterapia e fonoaudiologia diárias em uma clínica localizada na Rua 16 de Março. Pela lei, ela tem o direito de estacionar seu carro em uma das vagas destinadas a pessoas portadoras de necessidades especiais na Rua Alencar Lima. O fato é que, quase sempre, as vagas estão ocupadas por veículos que não possuem autorização para utilizar o benefício. Ela, em um trecho do e-mail, pede que “os guardas municipais multem os carros que se utilizam da vaga de maneira irregular em defesa de quem realmente necessita do espaço. Meu filho não ouve, não fala e não anda. Preciso que ajudem o pequeno cidadão a ter o seu direito respeitado, já que quando chove, não tenho como levá-lo as sessões”, conclui.

“Temos que cobrar um choque de ordem na cidade para que exemplos como este não ocorram mais. É inadmissível ver uma mãe, com um filho portador de necessidades especiais, ser obrigada a parar em uma vaga diferente do que aquela destinada a esse propósito e ocupado por motoristas que não precisam fazer uso desse direito. É preciso uma maior amplitude na defesa do direito do cidadão petropolitano. Por isso, vejo que a necessidade de uma maior fiscalização é primordial”, avaliou Damaceno.

O parlamentar também citou o caso das vagas tomadas por comerciantes no perímetro do Centro Histórico e na Rua Washington Luiz. Para Damaceno, o abuso e o desrespeito às leis complicam ainda mais a já caótica situação no local, mas acredita que deva existir um planejamento para que ninguém seja prejudicado.

“Volto afirmar que o executivo precisa de uma postura mais enérgica diante dos abusos cometidos por várias pessoas, que apostam na impunidade para se privilegiar das poucas vagas que ainda restam disponíveis no Centro Histórico e arredores. Ninguém é dono de locais de estacionamento público. Mas, também a contrapartida seria muito bem vinda, com a criação de espaços destinados a estacionamento para o comércio local. Espero que estas questões façam parte da pauta de avaliação dos problemas do trânsito da nova diretoria da CPTrans”, ressaltou.

Outro ponto abordado por Damaceno é o cumprimento da lei estadual que obriga os estacionamentos públicos e privados a oferecer gratuidade a maiores de 60 anos, por intermédio de um cartão especial. “Vou fiscalizar se a lei está sendo cumprida. Meu papel como vereador é de estar atento a todas as questões inerentes ao cidadão petropolitano. Esse benefício deve atender a uma grande parcela da população da cidade. Leis foram feitas para serem acatadas e cumpridas”, finalizou Damaceno.

HUGO LEAL: DADOS POSITIVOS DA LEI SECA NA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Em discurso proferido na Câmara, antecedendo a Semana Nacional do Trânsitoque teve início nesta sexta-feira (18), o deputado federal Hugo Leal(PSC-RJ), referiu-se à Lei Seca (Lei 11.705/08) como a Lei da Vida. Nopronunciamento ele apresentou os resultados favoráveis da Lei desde a suapromulgação que foram divulgados pela Abramet – Associação Brasileira deMedicina do Tráfego.

Hugo Leal relatou que segundo estudo publicado na revista da Abramet emjulho desse ano, de autoria das professoras Maria Helena de Melo e M.Sumie Kaizume, que compara o segundo semestre de 2008 com o primeirosemestre do mesmo ano, houve uma redução de 13,6% no número de vítimasfatais de acidentes de trânsito.

– Esta informação significa que quase mil vidas foram salvas pela Lei Secanesse período. Foram 917 pessoas que deixaram de morrer. Também houvequeda de 28,3% no número de internações hospitalares do SUS referentes aacidentes no trânsito. Estas informações podem ser conferidas na página daAbramet na internet – ressaltou Leal em seu pronunciamento.

O deputado considera que esses resultados mostram o imenso avanço dasociedade nesse processo de resgate de civilidade no trânsito,proporcionado pela Lei 11.705, mas que para a manutenção e ampliaçãodesses números positivos é preciso combater a impunidade.

– Temos de ser vigilantes e aperfeiçoar a legislação no que fornecessário. Não pode haver impunidade. Condutor alcoolizado tem que serpunido, mesmo que ele se recuse a realizar o teste do bafômetro –finalizou o deputado.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

TAMBOATÁ TRAZ TONI GARRIDO NESTA SEXTA



Toni Garrido, o artista das várias artes, estará mais uma vez no palco do Tamboatá nesta sexta (18/9), a partir das 23h. Toni fará o show de seu CD solo “Todo Meu Canto”. Os convites estão sendo vendidos na loja Adji na Rua 16 de Março.


A vontade de se aventurar em novas experiências começou cedo e persiste até hoje. Aos 41 anos de idade, Toni Garrido é um dos artistas mais versáteis da música brasileira. Ele canta, compõe, apresenta, representa... Dessa forma, é admirado em todo o país.


Formado em Fisioterapia e tendo vários colegas juizforanos na turma de faculdade, o artista chegou a atuar na área médica e até cursou Educação Física. Mas com o passar do tempo ficou difícil dividir os pacientes do consultório com o público dos shows. Em 1994, sua entrada no Cidade Negra projetou o carioca para todo o Brasil.

Músicas como Aonde Você Mora, Pensamento, O Erê, Firmamento e Girassol fazem parte do repertório do cantor. Canções que o acompanham mesmo após sua saída da banda, em 2008.
O nome do novo CD solo, "Todo meu canto", é um trecho da música "Me libertei", sucesso da década de 70 na voz de outro Toni, o Tornado. Mas o Garrido faz questão de dizer que a música não busca qualquer tipo de provocação à ex-banda. A relação com o Cidade Negra é a melhor possível e faz parte das melhores memórias do cantor.

Confira o release completo de Tony Garrido no arquivo anexo

Serviço
Valores:
Pista feminino: R$20
Pista Masculino: R$ 25
Camarote feminino: R$ 40
Camarote Masculino: R$ 50

ENERGIA E VIBRAÇÃO COM DR. JIVAGO NO TAMBOATÁ DESTE SÁBADO



Um som diferente, com muita pegada e energia é o que promete a Banda Dr. Jivago durante apresentação neste sábado (19/9) no Tamboatá. Formada em Petrópolis por Leonardo Leal (voz e violão), Márcio Chicralla (baixo), André Tavares (violão e voz) e Rodney Morelli (bateria), a Dr. Jivago abusa de sua cozinha, com levadas envolventes e harmoniosas, mostrando um ótimo entrosamento.

No primeiro CD da banda, composto por 13 músicas inéditas e gravado no Jam House Studio, produzido por Jorge Valladão (que hoje já faz parte da banda), Dr. Jivago contou com a participação especial de Dinho Ouro Preto (Capital Inicial) e Rodrigo Santos (Barão Vermelho).

A música de trabalho “Eu só quero acreditar”, que conta com a participação de Dinho Ouro Preto, já está entre as mais tocadas em Petrópolis e está sendo vinculada em rádios de todo Brasil.

Serviço:
Dr. Jivago na Casa de Shows Tamboatá dia 19/09, a partir de 23h
Ingressos:
Pista - R$25 Homens e R$ 15 mulheres
Camarote sem consumação - R$ 45 homens e R$ 25 mulheres
Estrada União e Indústria, 12.360, Itaipava
Tel.: (24) 2222-5007

terça-feira, 15 de setembro de 2009

VEREADOR VISITA VILA IPANEMA



Os moradores da Vila Ipanema, no Quitandinha, receberam a visita de técnicos da concessionária Águas do Imperador, que foram constatar algumas reclamações sobre problemas como esgoto a céu aberto, entupimento de tubulações e a falta de funcionamento do biodigestor que atende a comunidade. As reivindicações foram levadas ao vereador Thiago Damaceno (PV), que prontamente entrou em contato com a empresa cessionária pelos serviços e agendou a inspeção.
Sobre o biodigestor, os técnicos da Águas do Imperador informaram que o funcionamento do mesmo está garantido. O empreendimento atende cerca de 500 moradores da região. “Esse tipo de tratamento do esgoto é de suma importância. Além de gerar economia para a população, o meio ambiente deixa de receber uma quantidade considerável de agentes poluentes. Isso é a garantia de maior qualidade de vida para essas pessoas”, afirmou o vereador do PV.

Damaceno também falou da importância de estar atento as reivindicações dos moradores das comunidades petropolitanas. “Estou atento aos problemas que acontecem em muitas comunidades espalhadas pela cidade. Na Vila Ipanema várias famílias sofrem com alguns problemas pontuais relacionados ao abastecimento de água e a saneamento básico. Entrei em contato com a concessionária e todos os moradores puderam mostrar aos técnicos quais são as carências que devem ser atendidas com prioridade”, salientou.

Em uma das ruas da Vila Ipanema, os profissionais da Águas do Imperador também puderam observar que muitas construções se multiplicaram por cima das redes de água e esgoto. Esse fato hoje gera uma série de complicações, já que muitas pessoas se livram do lixo domiciliar sem critério. Esse é um dos fatores para obstruções na rede, entupimento de bueiros e saídas destinadas a escoar a água das chuvas.

De acordo com Alexandra Aparecida, responsável pela assessoria comunitária da Águas do Imperador, quando é feito o serviço de limpeza pode se constatar que as pessoas jogam de tudo na rede. “O entupimento da rede se deve ao acúmulo do lixo que é despejado nas ruas e nos bueiros que atendem a comunidade. Encontramos todo tipo de lixo, como fraldas descartáveis, absorventes, restos de obra, brinquedos velhos, isso só para citar alguns exemplos. É preciso que os moradores evitem despejar dejetos nesses locais por onde a água deve escoar”, avaliou.

A Vila Ipanema nasceu após as chuvas que castigaram Petrópolis em 1988, quando muitas famílias tiveram que abandonar suas casas e procurar outros locais para morar. Com o crescimento desordenado, muitas pessoas são obrigadas a conviver com redes de água e esgoto passando por dentro de suas residências. “Trouxe os técnicos da Águas do Imperador justamente para que eles possam ver de perto as dificuldades enfrentadas pelos moradores. Tenho certeza que os problemas serão sanados”, garantiu Damaceno.

No próximo mês também acontecerá na localidade um trabalho de conscientização do uso racional da água e de educação ambiental. “Estarei presente para reforçar junto aos moradores da região meu compromisso com as questões ambientais e o trabalho em prol da melhora dos serviços prestados pelas empresas responsáveis pelo fornecimento de água e luz”, finalizou Damaceno.

PC&VB APOIA DEFESA DE CANDIDATURAS DE EVENTOS DO LNCC



União de esforços trará benefícios para a cidade



O Petrópolis Convention acaba de concluir uma nova e importante parceria. Em reunião realizada na última semana, a associação fechou um convênio com o Laboratório Nacional de Computação Científica para a geração e captação de eventos em Petrópolis.

É o resultado do trabalho sério e comprometido de toda a equipe, e vem de encontro aos objetivos do PC&VB: estimular o fluxo turístico atraindo congressos e eventos de natureza cultural, técnica e científica e atuar como órgão de apoio e facilitador junto às associações, entidades, empresas e corporações interessadas em promover seus eventos na cidade.

“Há mais de cinco anos o Convention focava essa parceria com o LNCC, um órgão que congrega um corpo técnico científico de mais de 80 pesquisadores de ponta do Brasil e realiza diversos eventos nacionais e internacionais no município. Finalmente conseguimos êxito junto ao Laboratório na defesa dessas candidaturas”, disse o presidente do PC&VB, Flávio Câmara.

O LNCC se consolidou como instituição líder em Computação Científica e Modelagem Computacional no país, atuando como unidade de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico do MCT e como órgão governamental provedor de infraestrutura computacional de alto desempenho para a comunidade científica e tecnológica nacional.

Simone Franco, assessora de eventos do LNCC, falou que o Laboratório acredita que os poderes públicos e privados devem trabalhar lado a lado para estimular a vinda de importantes eventos para a cidade. “Petrópolis, por sua riqueza histórica, importância econômica, referência científica e tecnológica tem de tudo para se tornar um grande centro de eventos no país. Para tanto, o PC&VB e as instituições locais devem trabalhar de forma harmoniosa”, disse.

“Fomos procurados pela assessora do LNCC para auxiliá-la no processo de seleção de hospedagens, serviços e locais para eventos em Petrópolis. O Laboratório, a partir de agora, irá contratar preferencialmente serviços de estabelecimentos associados ao PC&VB, o que para nós é uma grande vitória, pois mostra reconhecimento em nosso critério de associação e nos ajuda a captar novos mantenedores, devido ao grande número de negócios gerados”, afirmou o diretor de Hotelaria do PC&VB, Rogério Elmor. “Já estamos trabalhando na captação de eventos para 2010 e 2011”, completou.

O LNCC realiza anualmente aqui uma média de 20 eventos de médio e grande porte, internacionais e nacionais em diversas áreas, além de eventos de popularização da Ciência. “A grande maioria dos nossos eventos são voltados para a comunidade científica nas áreas que temos competência, sendo que a divulgação ocorre neste universo. Gostaríamos de maior visibilidade de nossas ações e a parceria com o PC&VB deverá colaborar na divulgação para outras comunidades, universos que nem sempre temos acesso”, explicou Simone.

O primeiro evento apoiado pelo Convention será o First Brazil-China Conference on Scientific Computing (Primeira Conferência Brasil-China de Computação Científica), que será realizado entre os dias 21 e 25 de setembro. O objetivo é promover o intercâmbio científico, estabelecer a cooperação na área de Computação Científica, fortalecer, aprofundar e ampliar as cooperações científicas entre o Brasil e a China.

Sobre a estrutura para a realização de eventos na cidade, Simone comentou que falta muito pouco, apenas centros de convenções maiores ou que tenham uma visão mais ampla da gestão de eventos. “Temos competência na organização, mão de obra qualificada para atendê-los, uma rede hoteleira em expansão e podemos trabalhar de forma mais firme na captação de grande eventos, em parceria com o PC&VB”, finalizou.

FOTO: Flávio Câmara, Rogério Elmor e Simone Franco

SHOW DA MEMPHIS NO FINAL DE SEMANA



No próximo sábado, dia 19 de setembro, a partir das 23 horas, o Espaço Sandra’s estará recebendo a Banda Memphis Belle, que possui vários anos de estrada, apresentando na sua formação original os músicos Guido Martini (vocal), Willian Belle (guitarra), Fabiano Fiúza (percussão), Mariano Sam Roman (contrabaixo) e Marcelo Bud Guy (saxofone e gaitas). Na impossibilidade de comparecimento do ocupadíssimo Mariano Sam Roman, quem estará fazendo participação especial no contrabaixo é Gabriel Taúk, músico conhecido nos palcos das Bandas Torivas, Cristal Jazz e Tribo de Gonzaga.

A proposta da Memphis, como carinhosamente a banda é chamada por todos os apreciadores do rock’n roll da cidade, é resgatar clássicos dos anos 50, 60 e 70.
No repertório, canções de Elvis, Jerry Lee Lewis, Gene Vincent, Eddie Cochran, Buddy Holy, Little Richards, Beatles, Rolling Stones.
A dose extra de peso e energia chega em arranjos arrojados, interpretados de forma coesa e inovadora por quem realmente entende de música. Ver a Memphis, além de ouvir, é um verdadeiro espetáculo.
Como a cidade anda carente de espaços para o bom, velho e inesquecível rock’n roll, a noite promete!!!
O ingresso custa 10 reais.
O Espaço Sandra’s situa-se à Av. Tiradentes, 70 – próximo à Catedral

“HÃ?!”


Espetáculo stand up comedy com Diogo Portugal em Petrópolis, dias 26 e 27 de setembro, no Theatro D. Pedro

Diogo Portugal apresenta em Petrópolis o show de humor “Hã?! Stand up Comedy. Escrito e dirigido pelo humorista curitibano, o espetáculo será apresentado no Theatro D. Pedro nos dias 26 (sábado), às 21h e 27 (domingo), às 19h

Precursor da nova geração do stand up comedy nacional, Diogo esteve em cartaz com “Hã?! Stand up Comedy, com Diogo Portugal ” em dois teatros no Rio de Janeiro e um em Curitiba, além de ter feito parte da programação da “1.ª Mostra Paulista de Stand Up Comedy”. Atualmente ele é uma das estrelas do humorístico Zorra Total, da Rede Globo, onde interpreta o seu personagem mais famoso: o “office boy” Elvisley.

Sozinho no palco e munido apenas com o seu microfone, o artista dispara para platéia suas observações bem-humoradas dos fatos do cotidiano. Sempre com textos renovados, o comediante mostra porque é um dos destaques da nova safra de humoristas brasileiros e do stand up comedy, estilo de humor consagrado nos Estados Unidos e que ganha cada vez mais força no Brasil.

Além dos textos, Diogo Portugal , empunhado de seu violão, canta algumas músicas com letras bem humoradas, acrescentando um diferencial neste consagrado estilo de humor norte-americano.

DIOGO PORTUGAL

Um dos nomes que representam o novo humor nacional, o curitibano Diogo Portugal foi finalista do primeiro “Prêmio Multishow do Bom Humor Brasileiro”, ao lado da comediante Cláudia Rodrigues. Também foi finalista do concurso de humoristas do Fantástico, da TV Globo, em 2005.

É criador e curador do “Risorama”, maior festival de comédia da América Latina, que acontece todos os anos durante o Festival de Teatro de Curitiba. Em seis edições, o “Risorama” tem reunido os principais nomes do humor na atualidade.

O humorista se tornou um dos sucessos da internet e seus vídeos na web já ultrapassaram a marca de 20 milhões de acessos. Em paralelo, mantém um quadro na Rede Paranaense chamado “Louco de Bom”, onde utiliza a mistura de stand-up com personagens, para satirizar notícias do dia a dia.

Esteve em São Paulo em 2008 com o espetáculo “Portugal É Aqui”, se apresentando para aproximadamente 600 pessoas todas as quartas-feiras, durante seis meses. Depois da temporada paulista, Diogo viajou para o Japão, onde se apresentou para o público brasileiro nas cidades de Saitama, Gunma e Shizuoka. Em 2009, o humorista realiza pela primeira vez uma turnê no Rio de Janeiro e voltou São Paulo para participar da Primeira Mostra Paulista de Stand-Up Comedy. Nestas duas cidades, ele apresentou o seu novo show de humor, “Hã?! – Stand-Up Comedy com Diogo Portugal ”. No primeiro semestre de 2009 ele estreou no humorístico “Zorra Total”, da Rede Globo, interpretando o seu personagem mais famoso: o office boy Elvisley.

SERVIÇO
“HÃ?! Stand up comedy com Diogo Portugal ”
Texto e direção: Diogo Portugal
Local: Theatro D. Pedro
Endereço: Praça dos Expedicionários S/N – Tel.: (24) 2235-3833
Data e horário: setembro - 26 (sábado), às 21h e 27 (domingo) às 19h
Classificação: 14 anos
Duração: 60min
Ingresso: R$ 40,00 (com 50% de desconto para estudantes, idosos e clientes Unimed Petrópolis)
Produção: Artenaserra

SECRETARIA VIABILIZA PARCERIA PARA VIAGEM DE ATLETA PARA CAMPEONATO DE BOCHA


O esporte voltado para atender os deficientes físicos está em festa. Além de anunciar oficialmente o lançamento do projeto De Igual Para Igual, a Secretaria de Esportes e Lazer do município não mediu esforços para formatar uma parceria que permitiu a participação de um atleta no10º Campeonato Brasileiro de Bocha, que será realizado em Curitiba entre os dias 16 e 20 de setembro.

O secretário de Esportes e Lazer, Mauro Grillo, através de uma doação da empresa Ewiglich Jóias, conseguiu realizar o sonho do atleta Marcelo Mattos, campeão regional de bocha adaptado. "Não podíamos deixar escapar esta oportunidade porque se o Marcelinho se tornar campeão brasileiro, vai ganhar o Bolsa Atleta. Isso é maravilhoso", declarou Célia Azevedo, proprietária da empresa.

Marcelão, técnico de bocha adaptado e presidente da Associação Petropolitana de Deficientes Físicos (APDEF), ficou muito satisfeito com o apoio dado por Mauro Grillo. "O Mauro me levou para conhecer a Célia e pronto, na mesma hora ela providenciou as passagens aéreas para Curitiba. Sou muito grato a eles. Este governo tem um diferencial no atendimento", comentou Marcelão.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CONVITE DE LANÇAMENTO


DIA INTERNACIONAL PARA A PRESERVAÇÃO DA CAMADA DE OZONIO


PESQUISADOR MINISTRARÁ PALESTRA SOBRE FOTOGRAFIA E A CIÊNCIA

Na próxima segunda-feira, 14 de setembro às 18h30min, o pesquisador Pedro Karp Vasquez ministrará a palestra “Fotografia e a Ciência” no Instituto Histórico de Petrópolis. Pedro Karp Vasquez é fotógrafo, pesquisador, crítico, curador, jornalista e professor. É formado em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense – UFF, onde fez mestrado em ciência da arte. Também graduou-se em cinema pela Sorbonne, Paris e possui destacados trabalhos que lhe renderam: o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte, em 1996, e a Bolsa Vitae de Fotografia, em 1998.

Por vir atuando em diferentes modalidades de artes visuais falará no IHP, do qual é associado correspondente, um pouco do tema que une a fotografia e a ciência, num ambiente em que ambas áreas se integram. O pesquisador Vasquez publicou, em 1985, a obra “Dom Pedro II e a Fotografia no Brasil” e a partir dessa data, dedicou-se, sobretudo, a pesquisas na área da história da fotografia no país. É autor de mais de 20 livros sobre esse assunto, entre eles: Fotografia: Reflexos & Reflexões, (1987), Mestres da Fotografia no Brasil (1995), Fotógrafos Alemães no Brasil do século XIX (2000), Postaes do Brazil (2002), A Fotografia no Império (2002), Brasil na Fotografia Oitocentista (2003), Nos trilhos do progresso: a ferrovia no Brasil imperial vista pela fotografia (2007) e Ferrovia e Fotografia no Brasil da primeira República (2009), seu mais novo trabalho. Pedro Vazquez participou como consultor dos projetos Família Imperial – Álbum de Retratos (2000) e Princesa Isabel, Retratos Fotográficos nas coleções Museu Imperial e Arquivo Grão Pará (2006), ambos organizados por Maria de Fátima Moraes Argon, atual Coordenadora Técnica do Museu Imperial.

Por estes trabalhos tem uma importante relação com a instituição, a ponto de em 2002, doar sua biblioteca particular composta basicamente de livros sobre fotografia à Biblioteca do Museu. Atualmente o acervo se encontra à disposição de todos os interessados para consulta. Quem tiver interesse pode entrar em contato com o Museu Imperial através do Telefone: (24) 2237-8000.

A palestra é gratuita e aberta a toda comunidade. O Silogeu Petropolitano está localizado na Praça da Liberdade, Centro.

EMPRESA PETROPOLITANA BASEADA EM INTERNET CRIA PROMOÇÃO CULTURAL COM PREMIAÇÃO PARA OS GANHADORES

A Idea, agência petropolitana especializada em marketing digital e consultoria, criou uma promoção cultural que vai deixar muita gente de cabelo em pé. Para comemorar o novo site da empresa, a agência vai premiar com uma viagem a Búzios quem enviar vídeos de até 30 segundos ou uma foto criativa e inusitada sobre o que considera a “Grande Idéia da Humanidade”. A imagem fotográfica ou em movimento é que vai representar a invenção ou idéia escolhida.

Os vídeos deverão ser hospedados no youtube e o link ou fotos deverão ser enviados pelowww.medaumaideia.com.br juntamente com o cadastro do participante. O melhor vídeo ou foto ganhará um final de semana, no mês de novembro, em um hotel em Búzios com direito a acompanhante e café da manhã. A passagem e os traslados não estão incluídos no prêmio.
Com a promoção, a agência celebra as muitas idéias que se tornaram casos de sucesso com os clientes e destaca o lançamento do site próprio, que também é baseado nas grandes idéias da humanidade, grandes feitos, antigos ou atuais que modificaram para melhor os rumos do nosso planeta.

O novo endereço virtual da Idea foi recentemente escolhido, junto com a famosa grife Planet Girl, como o site do dia 13 de agosto, pelo WFB, blog brasileiro especialista em design que funciona como uma vitrine diária do que há de melhor em web design brasileiro.

“Conseguir uma inserção instantânea em um blog que é conhecido no mercado e avalia os melhores sites do país já é uma premiação para todos nós. Também queremos compartilhar nossas boas idéias com os internautas e por isso estamos incentivando a participação em nossa promoção”, dizem os sócios Ellen Christ e Rafael Leonardo.

A Idea foi criada em 2007 com foco principal em marketing digital, e faz a divulgação de micro e pequenas empresas através da internet, criando soluções e possibilidades no mundo virtual.

HUMBERTO ARAÚJO NA RODA DE CHORO DA MOSELA

No último domingo, a Roda de Choro da Mosela comemorou mais um dia de sol, de público crescente e de qualidade cultural.

Além de tudo de bom que o evento oferece constantemente ao público da cidade e aos turistas que entendem a prática cultural como forma de alegrar a vida e expandir conceitos, o Grupo Taruíra recebeu um convidado muito especial.

Humberto Araújo, atual Subsecretário de Democratização e Difusão Cultural da Cidade do Rio de Janeiro, esteve na Roda de Choro, mas como músico e apreciador. Trouxe seu saxofone e seu Cd para venda, executando, ao lado do Taruíra, várias obras.

Humberto, além de saxofonista, é flautista, arranjador e compositor. Estudou Arquitetura e, mais tarde, Regência pela UFRJ. Foi aluno de saxofone de Paulo Moura e Nivaldo Ornellas. A flauta estudou com Eduardo Monteiro. Atuou com dezenas de nomes da MPB, como instrumentista e arranjador.

Como o evento agora recebeu dimensão maior e pratica uma verdadeira expansão artística, o subsecretário, na sequência, para aproveitar tudo de bom que os domingos na Mosela oferece, comprou um oratório da artesã Roses Carvalho.

Levou para casa, com certeza, a sensação saborosa de estar entre pessoas de energia indiscutível, de ter tocado ao lado de um time musical de primeira, e, ainda, as bençãos vindas através dos oratórios lindos da Roses.

Sem dúvida, o melhor programa da cidade para os amantes de boa música, um bom papo e uma culinária despretenciosa, mas saborosíssima, é o Domingo na Mosela.
No próximo tem mais, a partir das 14h.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

VEREADOR QUER CUMPRIMENTO DE LEI MUNICIPAL

Em abril de 2007 foi criada a lei 6.434, que instituiu o Programa de Apoio a Projetos Culturais e Esportivos do Município de Petrópolis, com finalidade de oferecer incentivos fiscais para pessoas físicas e jurídicas dispostas a patrocinarem a realização de projetos culturais e esportivos. Apesar de ter sido sancionada, a respectiva lei, que teria que ser regulamentada por decreto em um prazo de noventa dias após sua publicação, até hoje não entrou em vigor.

Diante do fato, o vereador Thiago Damaceno (PV) procurou imediatamente o prefeito Paulo Mustrangi (PT) para levar ao conhecimento do executivo a questão e pediu para que a referida lei possa ser definitivamente colocada em prática com a sua regulamentação.

“Estive com o prefeito Paulo Mustrangi e fiz a menção sobre essa lei e pedi atenção especial dele para a situação. Desta forma, acredito, a produção cultural e esportiva de Petrópolis ganhará mais uma ferramenta para sair da estagnação na qual se encontra. Espero que o prefeito se sensibilize com o fato. Lembro também a todos os artistas e pessoas envolvidas com o desporto petropolitano que estou com as portas do meu gabinete abertas para que possamos juntos lutar para ver esta lei sendo cumprida”, ressaltou Damaceno.

O parlamentar ainda explicou que pela lei o incentivo fiscal a ser concedido aos empreendedores que investissem em projetos culturais ou esportivos, seja por intermédio de doação, patrocínio ou investimento, seria feito por certificados expedidos pela Secretaria de Fazenda e daria direito a utilizá-los para o pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), até o limite de 5% do valor devido no exercício. A Lei Orçamentária fixaria os montantes mínimo e máximo, calculados com base na receita anual do ISSQN, para a concessão do incentivo fiscal.
Damaceno também lembrou que o artigo quatro da lei ainda prevê que seja criada a Comissão Petrópolis Cultura e Esporte, que ficaria vinculada a chefia de Gabinete do Prefeito, e teria por finalidade analisar o enquadramento dos projetos e fixar o limite máximo do incentivo a ser concedido individualmente a cada projeto, além de regulamentar todos os aspectos e critérios que envolvessem a produção cultural e esportiva em Petrópolis.

A lei 6.434 abrange várias áreas como: música, dança, teatro, circo, fotografia, audiovisual, artes plásticas, literatura, folclore e artesanato. Além dessas atividades outras como preservação e restauração do acervo cultural e natural classificado pelos órgãos competentes, museus, bibliotecas, centro culturais e atividades esportivas e de lazer fazem parte da lista de componentes que podem se beneficiar da lei.

“O acesso à cultura, lazer e ao esporte são direitos garantidos pela Constituição Federal. Uma cidade como Petrópolis, com artistas de alto quilate e pessoas interessadas em praticar esportes como forma de lazer, não pode apresentar tão poucas opções para os seus moradores”, finalizou Damaceno.

ARTE NO ITAIPAVA SHOPPING


Exposição traz peças de escultor pernambucano O Itaipava Shopping abrigará nos dias 5, 6 e 7 de setembro uma exposição do escultor pernambucano radicado em Petrópolis, Telmo Santana. Entre as peças, o destaque vai para mandalas, talhas, escultura do Espírito Santo e símbolos maçônicos.


As obras do artista ficaram conhecidas depois do trabalho de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Olinda (PE), onde Telmo esculpiu o Espírito Santo que está agregado ao conjunto de obras do século XVIII.


Natural de Recife, o artista, que se considera autodidata, descobriu seu dom artístico para o entalhe em 1970. “Fiz exposições em várias galerias e adquiri o reconhecimento dos críticos de arte como um dos principais entalhadores do país”, ressaltou Telmo Santana.


EXPOSIÇÕES REALIZADAS. PALÁCIO DE CRISTAL – Iº EXPOSIÇÃO DE INVERNO – PREFEITURA DE PETRÓPOLIS – 07/06 à 07/07 de 1976. Premiação: Medalha de prata.PALÁCIO DE CRISTAL – IIª EXPOSIÇÃO DE INVERNO – PREFEITURA DE PETRÓPOLIS – 15/06 à 15/07 de 1977. Premiação: Medalha de bronze.Iº SALÃO BANCO BAMERINDUS – 04/09 à 04/10 de 1977. Premiação: Medalha de Prata.1º SALÃO de PINTURA E ESCULTURA – CLUBE NAVAL DO RIO DE JANEIRO – 15/10 à 15/11 DE 1980. Premiação: Medalha de Ouro.SOCIEDADE BRASILEIRA DE BELAS ARTES – IV SALÃO DE PINTURA E ESCULTURAS – 15/06 à 15/07 DE 1982 Premiação: Menção Honrosa.1ª MOSTRA DE ARTE DA FAMÍLIA ROTÁRIA PETROPOLITANA – 10 de novembro de 1999.DESENHANDO E PINTANDO – ROTARY PETRÓPOLIS SUL – 17 de outubro de 2000.PETRÓPOLIS SOBRE TELA – ROTARY PETRÓPOLIS SUL – 08 de novembro de 2001.Iº SALÃO PRUDENTE ARTE O ANO INTEIRO – ARTE EM TODA PARTE – Novembro de 2006. Olinda, Pe.IIº SALÃO PRUDENTE ARTE O ANO INTEIRO – ARTE EM TODA PARTE – Novembro de 2007. Olinda, Pe.VIº SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE AREAL – RJ. – 25 de julho de 2009.


SERVIÇO

Arte no Itaipava Shopping
Dias 5, 6 e 7 de setembro de 2009
End: Estrada União e Indústria, 10.341 – Itaipava
Artista: Telmo Santana (2242-1989 / 8816-3919)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

LIVRO NO PONTO INCENTIVA LEITURA NAS COMUNIDADES



O bairro Meio da Serra recebeu o primeiro módulo do projeto Livro no Ponto, apresentado e organizado por Renato Seschini em conjunto com Naja Calaza. A biblioteca chama a atenção de crianças e adultos por ser um “livrão” de dois metros de altura contendo mil livros novos, de clássicos até material em braile. A solenidade de recebimento do módulo na comunidade foi realizada no sábado passado, com a presença da secretária de Educação, Sandra La Cava; Carlos Fecher, representando a Fundação de Cultura e Turismo; o presidente da Academia Petropolitana de Letras, professor Joaquim Eloy; e um representante do vereador Gil Magno.

O primeiro módulo, que ficará permanentemente no Meio da Serra, chegou a ser exposto na Câmara Municipal para que toda a população e visitantes do município tivessem acesso e pudessem conhecer o projeto. Ao todo, 17 módulos, incluindo um para Câmara e os demais para comunidades, serão instalados em Petrópolis.

“Já trabalhamos com cultura há muito tempo e tínhamos a intenção de fazer alguma coisa para estimular a leitura, mas precisava ser algo de fácil acesso à todos. Então, tive a idéia de montar um grande livro”, disse Renato Seschini.

A comunidade foi a primeira a receber o projeto, pois, há quatro meses, a presidente da Associação de Moradores do Meio da Serra, Kika Zarlotti, estava em contato com Renato Seschini, organizador do projeto, para conseguir levar o Livro no Ponto para o bairro. Através de patrocinadores – Câmara de Vereadores com apoio da Ge Celma, Editora Vozes, Universidade Estácio de Sá, Unimed Petrópolis, Escola Progresso, Arteg, Solidariedade em Marcha, Sapiens e Academia Petropolitana de Letras –, o projeto tornou-se realidade.

“É um projeto fantástico e as crianças ficaram encantadas quando viram o livrão. A leitura é essencial para qualquer pessoa e aqui a maioria não teria a facilidade de ler nem uma pequena parte dos títulos que estão tendo acesso”, declarou Kika.

HUGO LEAL É PRESIDENTE DA SUBCOMISSÃO DA REVISÃO CÓDIGO NACIONAL DE TRÂNSITO

Revisão do Código Nacional de Trânsito pode ser votada sexta-feira



Hugo Leal é o presidente da Subcomissão Especial da revisãoApós reunião realizada nesta terça-feira (1º), o deputado Hugo Leal(PSC-RJ), presidente da Subcomissão Especial de Revisão do Código Nacionalde Trânsito, afirmou que o colegiado trabalha para aprovar as mudanças nalegislação no próximo dia 15, durante a Semana Nacional de Trânsito. Paraisso, na opinião de Leal, a comissão deve buscar os pontos de consenso.



Entre eles, o líder do PSC destacou o aumento da punição para motoristasinfratores e a agilização dos processos de autuação. “São pontos que vãocolaborar na redução da impunidade. Precisamos de punição justa, eficientee rápida”, apontou.



As divergências, segundo ele, devem continuar em debate, já que “assuntocomplexo como o Código não se resolve somente com mais um projeto de lei”.



A audiência pública desta terça-feira contou com a presença derepresentantes de 24 órgãos de trânsito do país, dado importante, deacordo com parlamentar, já que são essas pessoas que aplicam o código nodia-a-dia.



O assunto foi discutido com Mônica de Queiroz Melo, presidente daAssociação dos Órgãos Executivos de Trânsito dos Estados e do DistritoFederal; o diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Alfredo Peres; opresidente da Associação Nacional de Transporte Público, AíltonBrasiliense; e o diretor do Departamento de Polícia Rodoviária Federal,Hélio Derenne, entre outros.



As contribuições levadas à audiência desta terça-feira serão incorporadasao relatório da revisão do Código e discutidas até a próxima semana,quando o texto final do projeto deve ser fechado. A expectativa é de que aproposta seja discutida e votada no plenário da Câmara no dia 15 de setembro.
Revisão do Código Nacional de Trânsito pode ser votada sexta-feira

Hugo Leal é o presidente da Subcomissão Especial da revisãoApós reunião realizada nesta terça-feira (1º), o deputado Hugo Leal(PSC-RJ), presidente da Subcomissão Especial de Revisão do Código Nacionalde Trânsito, afirmou que o colegiado trabalha para aprovar as mudanças nalegislação no próximo dia 15, durante a Semana Nacional de Trânsito. Paraisso, na opinião de Leal, a comissão deve buscar os pontos de consenso.

Entre eles, o líder do PSC destacou o aumento da punição para motoristasinfratores e a agilização dos processos de autuação. “São pontos que vãocolaborar na redução da impunidade. Precisamos de punição justa, eficientee rápida”, apontou.

As divergências, segundo ele, devem continuar em debate, já que “assuntocomplexo como o Código não se resolve somente com mais um projeto de lei”.

A audiência pública desta terça-feira contou com a presença derepresentantes de 24 órgãos de trânsito do país, dado importante, deacordo com parlamentar, já que são essas pessoas que aplicam o código nodia-a-dia.

O assunto foi discutido com Mônica de Queiroz Melo, presidente daAssociação dos Órgãos Executivos de Trânsito dos Estados e do DistritoFederal; o diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Alfredo Peres; opresidente da Associação Nacional de Transporte Público, AíltonBrasiliense; e o diretor do Departamento de Polícia Rodoviária Federal,Hélio Derenne, entre outros.

As contribuições levadas à audiência desta terça-feira serão incorporadasao relatório da revisão do Código e discutidas até a próxima semana,quando o texto final do projeto deve ser fechado. A expectativa é de que aproposta seja discutida e votada no plenário da Câmara no dia 15 de setembro.

TAMBOATÁ DESTA SEXTA TRAZ A NOITE DOS DJ’S E A FESTA DOS ANIVERSARIANTES

Está marcado para esta sexta, 4/9, uma noite especial no Tamboatá, com a marca e a batida de cinco DJ's conhecidos por agitarem as pistas. Na carrapeta, todos os estilos musicais com Felipe Fogel, Roniel Oliveira, Viola, Vinícius Magalhães e Pigmeu.

Os DJ´s vão embalar a Festa dos Aniversariantes de agosto. Cada aniversariante do mês que marcar a festa no Tamboatá tem 20 cortesias de entrada para distribuir entre amigos, bolo, velas, fantasias e muitas outras brincadeiras. Além disso, o aniversariante também poderá ter a comanda zerada.



Serviço: Noite dos Dj’s e Festa dos Aniversariantes
Sexta-feira, 4/9
A partir de 23h
Valores: R$ 15 Homens e R$ 10 Mulheres (pista)
R$ 25 Homens e R$ 15 Mulheres (camarote, sem consumação)
Estrada União e Indústria, 12.360, Itaipava.
Tel.: (24) 2222-5007

ULÇTRAVOLTS TOCA SÁBADO NO TAMBOATÁ

Neste sábado (5/09) o Tamboatá será palco para as versões exclusivas de sucessos nacionais e internacionais da banda Ultravolts. Na estrada desde 1999, a Ultravolts se apresenta com um repertório que passa do pop rock ao reggae e MPB, além de composições próprias.

A banda é formada por Christian Vasconcellos (Vocal), Ico Bronzato (Guitarra), Léo Aciloly (Bateria) e Marquinho Muniz (Baixo). Com qualidade musical e profissionalismo, a Ultravolts promete fazer o público do Tamboatá dançar e cantar a noite inteira.

Serviço:
Ultravolts na Casa de Shows Tamboatá dia 5/09, a partir de 23h
Ingressos:
Pista - R$25 Homens e R$15 mulheres
Camarote sem consumação - R$45 homens e R$25 mulheres
Estrada União e Indústria, 12.360, Itaipava
Tel.: (24) 2222-5007

PREFEITO ABRE SEMANA DA PATRIA EM PETRÓPOLIS

Com a tradicional homenagem aos “pracinhas” petropolitanos, ex-combatentes da 2° Guerra Mundial, o prefeito Paulo Mustrangi abriu, em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (1º), as comemorações da Semana da Pátria no município.

O 32° Batalhão de Infantaria Motorizado iniciou a solenidade, realizada na Praça dos Expedicionários, ao som do Hino Nacional Brasileiro, com regência do 2° tenente Isac. Durante o evento, foram hasteadas a Bandeira Nacional, a Bandeira do Estado do Rio de Janeiro e a Bandeira de Petrópolis, e uma coroa de flores foi depositada no monumento em homenagem aos pracinhas.

O comandante do 32° Batalhão de Infantaria Motorizado, tenente-coronel David Meirelles de Sá, ressaltou a Independência do Brasil como um marco que deve ser comemorado e honrado por todos os brasileiros. “Esta data deve ser lembrada por todos, numa união de civis e militares, em comemoração à independência de nossa pátria”, declarou.

O Prefeito Paulo Mustrangi fez questão de destacar a importância de se valorizar os símbolos nacionais de se repassar às novas gerações a história dos homens que lutaram pela liberdade de todos os povos.

“A independência deve ser conquistada todos os dias. Devemos ensinar às próximas gerações a respeitarem o nosso passado, a entender nosso dever com a Pátria e a importância dos pracinhas, que lutaram para que o mundo vivesse sem os fascistas e nazistas. É com muito orgulho que estamos trazendo de volta o desfile cívico para a Rua do Imperador, onde militares, escolas municipais e entidades farão belas apresentações”, destacou o prefeito.

Participaram da cerimônia, autoridades militares, secretários municipais, os vereadores Wagner Silva, Paulo Igor, Thiago Damasceno e Marcelo Carvalho, servidores públicos, familiares dos pracinhas e populares. A solenidade foi encerrada ao som do Hino da Independência, apresentado pela banda 32° Batalhão de Infantaria Motorizado

Os desfiles cívicos em homenagem à Semana da Pátria acontecerão no dia 7 de setembro, na Rua do Imperador, entre a agência dos Correios e a agência bancária do HSBC. Este ano, por causa da Gripe A (gripe suína), ficou acertado com a Secretaria de Educação do município que não haverão desfiles nos bairros e distritos da cidade.

MANIFESTO DA COMISSÃO DE ARTISTAS PETROPOLITANOS

Por intermédio desse desagravo, nós artistas petropolitanos manifestamos nosso descontentamento com a política cultural desenvolvida pela atual gestão da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis.

O principal motivo, entre outros, que nos levou a tomar essa iniciativa foi a falta de uma política cultural que proponha um debate com a sociedade e com os segmentos artísticos para que se crie mecanismos democráticos e transparentes de incentivo público à cultura local. A falta de diálogo saudável e constante com a sociedade e com os agentes culturais petropolitanos compromete nossa relação com o poder público e impede a democratização do acesso público aos meios culturais vigentes. O principal obstáculo decorre de uma resistência e negligência às percepções e propostas dos artistas locais que estão longe de serem imediatistas ou elitistas.

Já tomamos algumas iniciativas, até agora em vão, de procurar as autoridades competentes pela cultura municipal para expressarmos nossos interesses e anseios. Até o presente momento não conseguimos avançar no diálogo e na negociação. Já enviamos cartas ao prefeito e ao presidente da FCTP com nossas propostas e reivindicações culturais, que não foram respondidas. Já enviamos um ofício ao prefeito para agendarmos uma reunião com a classe artística e não fomos atendidos, nem ao menos fomos justificados pelos motivos que impediram o tal encontro. Assim estamos perdendo nossos principais objetivos enquanto cidadãos: ouvir, falar, criticar, participar e interagir.

Pra lá das discussões acadêmicas em torno dos significados e da etimologia do termo ‘cultura’, entendemos que ela é uma manifestação da comunidade humana, inerente à sua existência. Ela é também cidadania. A cultura é um direito inalienável de todo o ser humano. A cultura pertence às pessoas e não propriamente às instituições. Os atos culturais promovidos pelas instituições, só são cultura quando assumidos e participados pelas pessoas. Assim, como principal responsável pelo bem-estar da população, como primeiro nível de proximidade com as comunidades e segmentos culturais do Município, o poder público deveria ter especiais responsabilidades na promoção, na criação de condições e no incentivo à prática cultural da população e dos agentes culturais locais.

É preciso entender que a cultura também é uma forma de inclusão. Desenvolver um trabalho pleno de cultura, significa promover um trabalho para a sociedade de maneira muito mais significativa. A contrapartida é que os artistas vão devolver cultura, arte e emoção para a sociedade. Isso não significa ação social populista e nem ação de caridade. O trabalho em si é a contrapartida.

Assim, mais do que um programa cultural, é absolutamente indispensável ter uma “visão cultural” dos problemas e das necessidades culturais, abrangente, refletida e profundamente radicada na especificidade do município, atendendo as demandas e necessidades das comunidades culturais locais, na sua história e nos seus costumes.

Lamentamos profundamente a falta de continuidade de vários projetos que foram conquistados pela classe artística ao longo dos últimos anos. Alguns desses projetos desempenhavam um papel social crucial para os artistas e para a população como um todo, pois geravam trabalhos, formavam platéias, possibilitavam a participação de um maior número de artistas aos eventos culturais existentes, criavam oportunidades para os artistas locais mostrarem e divulgarem seus trabalhos, estimulavam a produção artística e cultural da cidade possibilitando o ingresso de novos talentos ao mercado cultural, possibilitavam o acesso a produção de qualidade à população menos favorecida do Município, pois eram eventos gratuitos.

É notório que Petrópolis é um centro de ebulição cultural e que a arte petropolitana tem um lugar de destaque e relevância dentro do cenário cultural brasileiro. Petrópolis é dotado de um potencial e de uma vocação artística capaz de exportar seus talentos e sua arte para o resto do Brasil e para o mundo. A produção artística local é, sem sombra de dúvidas, um grande “gancho” cultural para atrair o turismo para o Município. Temos muito a ganhar com o desenvolvimento do turismo cultural.

Temos várias propostas culturais a serem encaminhadas, e gostoríamos de discuti-las e debatê-las com o poder público. Hoje, temos que nos contentar com a "capacidade" e a "eficácia" dos que ocupam cargos de “gestores de cultura” e que direcionam a produção artística e cultural. Partimos do princípio de que, para a estruturação e articulação do setor artístico e cultural, é necessário enxergá-lo de forma ampla, considerando suas relações internas e externas, bem como sua diversidade. É necessário um planejamento de ações conjuntas, participativas e complementares, em detrimento de ações meramente pontuais, de efeito efêmero e que não atendam as demandas dos agentes culturais locais e da população como um todo.

Se torna indispensável a ação pública cultural que garanta o incentivo e a promoção de atividades que, além de difundirem criações artísticas, ajam no sentido de criarem condições para que as práticas culturais desenvolvidas na cidade possam se desenvolver, transformar-se em hábito, para que sejam incorporadas à vida social não simplesmente como eventos, mas como modo de transformação e enriquecimento individual e coletivo. Melhorar as condições de produção artística, valorizar os saberes e fazeres populares, conferindo-lhes relevância no âmbito do patrimônio petropolitano, ao mesmo tempo que promove junto a seus realizadores, autores e a sociedade sua importância enquanto expressões da identidade cultural.

Cabe um desafio histórico ao poder público municipal: espalhar emoções e cultura pelo Município, procurando transformar rigidez em maleabilidade, pensamento doméstico em atividade social e apatia do poder público em fomento à produção artística e cultural.

O que queremos dizer é que, além do investimento na formação do artista, deveria ser também um dever do poder público garantir as condições do exercício profissional, criando bases para a gestão de grupos artísticos de pesquisa continuada, espaços de troca entre esses grupos, apresentação e circulação dos trabalhos dentro e fora da cidade, buscando criar uma capacidade de gestão cultural participativa e interativa e a criação de um pólo cultural de qualidade através de uma política pública e não de governos ou de partidos políticos.

Propomos a regulamentação e revisão participativa, transparente e democrática da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, para que interfira numa mais justa e mais adequada distribuição de recursos pelas diferentes manifestações culturais petropolitanas. A retomada do Conselho Municipal de Cultura deve ser feita respeitando o seu Regimento Interno e a Lei que fundou o mesmo, para depois de uma ampla discussão com o plenário e com os agentes culturais locais, tomar as novas diretrizes e mudanças a serem tomadas para a sua melhoria, deliberação e democratização.

Enfim, entendemos que a descentralização das ações culturais do poder público é um mecanismo que visa dar transparência e visibilidade às ações de governo nesse campo. Ao mesmo tempo, coloca à disposição da população e dos agentes culturais os equipamentos públicos de cultura, e mais, possibilita-se que todos os segmentos culturais e todos os artistas locais sejam contemplados de forma democrática, e não apenas poucos em detrimento de muitos. Como a gestão participativa foi uma das promessas de campanha do atual governo e do seu partido político, estamos contando com a retomada do diálogo saudável e da participação interativa e produtiva dos segmentos artísticos petropolitano com o poder público municipal, potencializando a atuação dos agentes culturais também como cidadãos.

"A cultura é a base de um povo esclarecido que sabe lutar pelos seus direitos!"

COMISSÃO DE ARTISTAS PETROPOLITANOS

RODA DA INDEPENDÊNCIA



No próximo domingo, dia 6 de setembro a partir das 13h, a Praça Frei Aniceto Krocker se transformará em um grande pavilhão verde e amarelo com a declaração de amor à Pátria que está sendo organizada pela produtora da Roda de Choro, Catarina Maul, em parceria com o Movimento Mosela Viva.


O Grupo de Choro Taruíra, composto pelos músicos Breno Morais, Guto Menezes, Carlos Watkins, Yuri Garrido, Márcia Villar e José Roberto, além das tradicionais canções instrumentais que enchem os domingos imperiais de alegria, vão proporcionar, excepcionalmente nessa Roda, uma grande surpresa ao público, quando executarão, com seus instrumentos, o Hino Nacional Brasileiro, dando por aberta a Roda da Independência.


Com o claro intuito de resgatar a valorização da cultura brasileira e disseminá-la aos quatro cantos, o Taruíra faz deste projeto que já tem quase dois anos de existência, um espaço democrático de manifestação artística, onde a solidariedade e a confraternização já tornaram-se características de suas domingueiras.


Participando da abertura do evento, a jovem Vivian da Silva Teixeira, vencedora de vários concursos literários da cidade, declamará ao público presente o poema de exaltação “Minha Terra”, de Casimiro de Abreu.


A tarde brasileiríssima, que ainda conta com uma criativa exposição de artesanatos, será ilustrada de amor e civismo com um varal organizado por Catarina Maul, contendo poemas clássicos, populares e de autores petropolitanos, com impressões sobre a Pátria.


Com presença da Bandeira do Brasil e do Hino Nacional Brasileiro, dois dos mais importantes símbolos da Pátria, a produção do evento acredita que edificar o solo, reconhecer a riqueza de nossa terra e refletir sobre a importância de cuidá-la e valorizá-la, é tarefa essencial para ser adotada por qualquer formador de opinião.


Todo o grande público é convidado a vestir-se de verde e amarelo para compactuar desta imensa declaração de amor, como fará o comércio local, como o Bar do PG e o Restaurante Sabor Amigo, que já preparam os figurinos para ser mais uma estrela desta linda iniciativa.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

EXERCÍCIO PARA A MENINA DOS OLHOS

Academia de Ginástica Poética: exercícios para a menina dos olhos. É com este curioso título que o escritor Luiz Raul Machado, especialista em literatura infantil e juvenil, colaborador da FNLIJ, estará na Estação das Letras (Rua Marquês de Abrantes, 177, Flamengo), a partir de 12 de setembro, para um curso sobre oficina de criação de textos, tendo como base trechos sobre o fazer literário de Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Rainer Maria Rilke, Roland Barthes, entre outros gênios da literatura. Os alunos vão se deparar com jogos criativos que darão origem a textos trabalhados e criticados coletivamente. As aulas acontecem sempre aos sábados, de 10h às 13h.

PETRÓPOLIS GOURMET JÁ TEM 38 RESTAURANTES INSCRITOS

Em 2008 foram 29 adesões

Superando os números do ano passado e faltando pouco mais de dois meses para o evento, o Petrópolis Gourmet conta até o momento com a participação de 38 estabelecimentos. São diversos segmentos gastronômicos que aceitaram o desafio de elaborar um menu inspirado na clássica cozinha francesa.

Para integrar e situar estes estabelecimentos com as regiões da França e suas características enogastronômicas, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau e o SENAC Rio realizaram hoje o 2º Workshop do Petrópolis Gourmet 2009 na Pousada Arcádia, em Itaipava. O 1º foi dia 17 de agosto e teve como objetivo apresentar o projeto, o regulamento e realizar as primeiras inscrições.

O presidente do PC&VB Flávio Câmara abriu o workshop enfatizando a importância do festival para reforçar o destino e promover os restaurantes e profissionais locais. “É hora de colocar a criatividade em prática e destacar nossos chefs. É um privilégio ser um município indutor do turismo no país e ter a gastronomia como diferencial competitivo”.

A coordenadora de educação do Centro de Gastronomia do SENAC Rio, Francine Xavier, e osommelier Henry Schneider foram os palestrantes e dissertaram sobre o tema “Cultura e gastronomia: regiões da França e suas características enogastrômicas”, onde falaram sobre as particularidades e características específicas das regiões francesas e os produtos encontrados em cada uma, além dos tipos de uvas e como harmonizar pratos com os melhores vinhos.

“É a culinária mais influente e sofisticada no mundo, e embora seja internacional, baseia-se muito no regionalismo. Mesmo regiões mais pobres tiveram capacidade de transformar ingredientes simples em receitas deliciosas”, disse Francine. Henry complementou, explicando que a maioria das grandes regiões viníferas da França oferece suficiente variedade de estilos para acompanhar toda a refeição.

A proprietária do Restaurante Oliveiras da Serra, D. Vera de Oliveira, já participou de seis edições do festival, e disse que o retorno é muito bom. “É um trabalho sério, realmente a gente tem que tentar trazer para cá o maior número de turistas e visitantes. A divulgação é nacional, fiquei muito contente ano passado, acho que fui a que mais vendi o prato do festival, saiu no Brasil todo”, falou entusiasmada. E completou: “Tenho certeza que esse ano, com a entrada de todos os restaurantes, terá bastante movimento e um ótimo resultado para os participantes”.

“A expectativa de participar do Petrópolis Gourmet é muito boa, o festival tem crescido de ano para ano, a cidade está entrando no circuito importante da gastronomia e para nós será um desafio criar um prato que consiga harmonizar o vinho com o churrasco e a gastronomia francesa”, explicou Nelson Rodrigues Júnior, proprietário da Churrascaria Majórica. “O workshop está sendo muito válido, estou tendo várias ideias para a criação do menu. Parabéns ao Convention Bureau e à equipe que está trabalhando no festival”, acrescentou Nelson.

Outro inscrito no festival é o Kinpai Sushi Bar. A proprietária Lucinéia Batista disse que a perspectiva é atrair cada vez mais clientes para o restaurante. “É uma excelente oportunidade para todos os participantes, proporciona um diferencial muito positivo. Vamos tentar incrementar nossa culinária e buscar essa proximidade com a França de alguma forma”, disse.

Para lembrar: o IX Petrópolis Gourmet faz parte da programação oficial do Ano da França no Brasil e será realizado no período de 12 a 22 de novembro. Em breve mais informações no sitewww.petropolisgourmet.com.br.

Estabelecimentos participantes:

Albergo Del Leoni / Alvorada Restaurante / Atelier Molinaro Boutique Hotel e Bistrot / Barão Gastronomia / Arcádia Bistrô Imperatriz / Bistrô Ozório / Bordeaux / Borgo San Felice Pousada e Restaurante / Bomtempo Resort / Capitólio Sushi Bar e Choperia / Castelo Real / Restaurante Chico Veríssmo / Majórica / Restaurante Chez Cox / Duetto´s Café / Frigideira da Serra / Hotel e Restaurante Capim e Limão / Igualité Restaurante / Il Perugino Ristorante / Kinpai Sushi Bar / Pizzaria Liberatta / Libertino / Log Restaurante / Massas Luigi / Restaurante Nas Nuvens / Nikko Sushi / Oliveiras da Serra / Pousada e Restaurante Les Roches / Parador Santarém Marina / Pousada Paraíso / Quitandas Gourmet / Restaurante Delícia de Frango / Restaurante Sol da Terra (Pousada Orquídea da Serra) / Restaurante Imperatriz Leopoldina (Solar do Império) / Solar Fazenda do Cedro / Tai Tai / Tamares Bistrô / Tankamana Eco Resort

INSCRIÇÕES PARA RODADA DE NEGÓCIOS EM TRÊS RIOS TERMINAM NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

Pequenos e micro empresários do setor metal mecânico têm o prazo até o próximo dia 4 para confirmar participação no Encontro de Negócios que acontecerá no próximo dia 10, em Três Rios. Uma oportunidade para vender produtos e serviços para grandes empresas. O evento está sendo promovido pelo Sebrae/RJ, em parceria com a prefeitura local e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, por intermédio do Programa Compra Rio.

A meta é promover a economia da região, através da realização de negócios, colocando as micro e pequenas empresas em contato direto com o departamento de compras de grandes corporações com interesses afins ou complementares. Diferente das feiras, que são focadas na exposição de produtos ou serviços, o Encontro tem como ferramenta as reuniões entre potenciais compradores e fornecedores.

Oito grandes empresas – potenciais compradoras – já confirmaram participação: Antares Brasil Indústria e Com. de Alimentos, latapack-Boll Embalagens, TTR Vidros, Pifer Projetos de Interiores Ferroviários, Petrosac Ind. e Com. de Embalagens, EIF – Engenharia e Investimentos Ferroviários, Cereais Bramil e Construções Metálicas ICEC. Haverá ainda um espaço para as pequenas empresas negociarem entre si, aumentado a chance de realização de novos negócios.

SERVIÇO:
Encontro de Negócios
Local: Entrerriense Futebol Clube
Endereço: Rua Carlos Ribas, Nº 89 – Centro – Três Rios/RJ
Data: 10 de Setembro
Horário: 10h às 18h
Inscrições até 04 de setembro
Telefone para contato: (24) 2252-1671

ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES COMPLEXAS



O ambiente empresarial moderno valoriza cada vez mais as pessoas eficazes, que alcançam metas e são orientadas para resultados. Para vencer esse desafio, é preciso conhecer o funcionamento das empresas e dispor das ferramentas administrativas mais eficientes. Esse é o objetivo do livro Administração de Organizações Complexas, que disponibiliza de maneira simples os conhecimentos relativos ao funcionamento e à gestão das organizações, sem esquecer os aspectos pessoais e comportamentais.

A obra é uma compilação de textos de profissionais, pesquisadores e consultores referência em suas áreas de atuação. As peças dividem-se em seis partes que correspondem às variáveis básicas da Teoria Geral da Administração: o gestor, pessoas, processos (tarefas), estrutura, tecnologia e ambiente. Todas são práticas, repletas de dicas e conselhos úteis e totalmente orientados para a ação, pois propõem e realizam uma abordagem crítica e reflexiva sobre todos os temas tratados. Embora não forneçam todas as respostas, os autores preocupam-se em indicar caminhos para que cada leitor encontre soluções suficientemente boas em seu caso particular. A ideia é contribuir para a formação de administradores completos, que necessitam conhecer suas funções com profundidade e assim aumentarem sua eficiência profissional.

Administração de Organizações Complexas é um livro voltado para profissionais e estudantes que desejam compreender com clareza as complexidades do ambiente e as inter-relações entre as variáveis de sua profissão.

Público-Alvo: Um livro voltado para profissionais e estudantes que desejam compreender com clareza as complexidades do ambiente e as inter-relações entre as variáveis de sua profissão.
Autor: Vários - João Pinheiro de Barros Neto, Claúdia Piereck da Cunha, Margareth Bianchini Corrêa, entre outros.


Dados Técnicos:
Preço: R$ 110,00
ISBN: 978-85-7303-830-9
Número de Páginas: 592
Formato: 16 X 23 cm

OS DEZ MANDAMENTOS PARA GESTÃO DE PESSOAS



A vida é um constante processo de busca, desafio e adaptação no qual se encontra comprometido o desenvolvimento humano. O universo mercadológico não para e, a todo momento, passa por transformações. Para que os negócios acompanhem esse crescimento, é importante compreender, integrar e manter a força de trabalho nas organizações. Ela é o coração que bombeia energia para a corporação. Essa é a premissa do livro Os 10 Mandamentos para Gestão de Pessoas, escrito por Simon L. Dolan e Eduardo Soto Pineda.

Na obra, os autores aprofundam a importância do conceito de agregar o poder de trabalho nas empresas. Através de 10 mandamentos que dão título ao livro, eles expõem os princípios que guiam o comportamento ideal de executivos e empregados de uma corporação para que seus esforços atinjam os resultados esperados. Por meio de depoimentos de profissionais das áreas de RH e administração, além de gráficos, figuras esquemáticas e tabelas, Simon e Eduardo descrevem e ilustram a importância de se aplicar conceitos como motivar e reconhecer esforços; comunicar idéias e exercer influência; desenvolver projetos; transformar grupos em equipes e gerenciar, entre outros.

Para os leitores que desejam um guia para gerir pessoas com eficiência em suas organizações Os 10 Mandamentos para Gestão de Pessoas é o livro ideal.

Público-Alvo: Um guia ideal para gerir pessoas com eficiência.

Autor: Simon L. Dolan é professor de Psicologia do Trabalho e Gestão dos Recursos Humanos na Universidade Ramón llull. É Diretor Científico do Instituto de Estúdios Laborales (IEL) na ESADE Business School. Foi professor convidado em diversas universidades do mundo (Boston, Tel Aviv, Barcelona, Concórdia, Federal do Rio, entre outras) e escreveu diversos livros sobre assuntos relacionados a psicologia do trabalho e gestão.

Eduardo Soto Pineda é Doutor em Organização de Empresas (UPC), Mestre em Toxicomania Aplicada ao Campo Laboral (Universidade de Barcelona) e Mestre em Psicologia Aplicada à empresa. Atualmente é professor e pesquisador na EGADE del Tecnológico de Monterey, México, onde ministra as disciplinas de Comportamento Organizacional e Estratégias Globalizadas.

Dados Técnicos:

Preço: R$ 65,00

ISBN: 978-85-7303-777-7

Número de Páginas: 328

Formato: 16 X 23

TRIBO DE GONZAGA E CESAR NASCIMENTO



Autor de clássicos que foram gravados por artistas tão diferentes quanto Chico Buarque, Maria Bethania, Tom Jobim, Nara Leão, Dolores Durán, Clara Nunes, Cássia Eller ou Tim Maia, o poeta popular maranhense João do Vale será homenageado no domingo dia 6 de setembro (véspera de feriado) num show conjunto da banda petropolitana Tribo de Gonzaga e do compositor e cantor Cesar Nascimento. Será a partir das 20h no espaço Sandra's, na Avenida Tirandentes 70, próximo à Catedral, onde a Tribo de Gonzaga já faz toda semana a domingueira mais animada de Petrópolis.


Artista intimamente ligado à cena cultural maranhense, mas radicado em Petrópolis há 5 anos, César Nascimento acaba de retornar de uma temporada no Nordeste, onde gravou seu primeiro DVD, Ilha Magnética, e constatou que fora do eixo Rio-SP continua mais viva do que nunca a obra de João do Vale - um daqueles compositores cujas criações moram no inconsciente coletivo dos brasileiros, embora a maioria pouco sabe sobre seu autor. A apresentação conjunta da Tribo de Gonzaga e de César Nascimento repete o bem sucedido encontro entre ambos ocorrido em março passado no Teatro Dom Pedro - só que desta vez com o repertório centrado na obra do autor de músicas como Carcará (gravada por Betânia e Chico Buarque), Pisa na fulô (por Alceu Valença), Coroné Antonio Bento (por Cássia Eller, Tim Maia e Seu Jorge), entre outras.


João Batista Vale veio para o Rio de Janeiro com 17 anos, enturmando-se com os compositores populares que gravitavam em torno do Zicartola, a mítica casa noturna mantida por Cartola e dona Zica. Ganhou notoriedade nacional em 1965, quando compôs parte da trilha sonora e trabalhou como ator no show Opinião, de Vianinha e Paulo Pontes, o espetáculo teatral que ficou célebre por duas razões: lançou nacionalmente a cantora Maria Betânia e foi a primeira grande manifestação artística a protestar contra a ditadura militar que então se instalava no país.


O sucesso estrondoso de Carcará, uma das primeiras canções de protesto da época, trouxe-lhe a fama, mas também a perseguição política: numerosas canções suas foram censuradas pela ditadura, dificultando as gravações e fazendo com que ele buscasse outros meios de sobrevivência fora dos discos, principalmente apresentando-se em show no circuito universitário. Só foi reabilitado em 1985, quando Chico Buarque produziu um primeiro disco-tributo a João do Vale, no qual cantaram as principais estrelas da MPB de então. Morreu em 1996, no Rio, e foi enterrado em Pedreiras, sua cidade natal, ao som de 5 mil vozes que entoaram um de seus grandes sucessos: "Pisa na fulô, pisa na fulô, pisa na fulô mas não maltrate o meu amô".


Valor do ingresso:
Preços da lista amiga, para nomes postados na comunidade “Tribo de Gonzaga”do Orkut até às 16h, do dia do evento: R$ 5 até 20h30min, R$ 8 depois e R$ 10 para quem não colocar o nome na lista.

Informações: (24) 2244.7394

Foto: Thiago Terres

PREFEITO E SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARTICIPAM DE SOLENIDADE COM O PRESIDENTE LULA

O Prefeito Paulo Mustrangi e a secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Maria Helena Arrochellas, irão participar, nesta terça-feira, às 15 horas, no Maracanãzinho, da solenidade de entrega dos Certificados dos primeiros formandos do Programa Próximo Passo, do Governo Federal. A cerimônia terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias de Sousa.

CULTURA JAPONESA NO MUSEU IMPERIAL

Palácio será um dos palcos para receber o Bunka-Sai,
o primeiro Festival da Cultura do Japão em Petrópolis

Não é nenhuma novidade que sempre houve uma estreita relação entre o Brasil e o Japão. Um bom exemplo está na primeira representação diplomática japonesa no Brasil instalada em Petrópolis, em 1897. E para comemorar esta relação, nada melhor do que um grande festival gastronômico e cultural.

Entre os dias 4 e 13 de setembro, a Associação Nikkei de Petrópolis, junto ao Consulado do Japão e Prefeitura de Petrópolis, realiza o 1º Bunka-Sai - Festival da Cultura do Japão em Petrópolis. Para receber algumas das atrações promovidas, o Museu Imperial foi escolhido como um dos palcos do evento.

Durante o evento, quem visitar o Palácio poderá mergulhar um pouco na cultura dos imigrantes orientais e conhecer as principais contribuições de seus descendentes no Brasil. Na programação, o público vai encontrar muita música, exposições, filmes, danças folclóricas, plantio de cerejeiras, palestras e oficinas.

O evento conta ainda com apoio da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Academia Brasileira de Poesia, Renmei do Rio de Janeiro, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro, CES – Petrópolis, Hayasa Honda e Caixa Econômica Federal.


Confira aqui os eventos que acontecerão no Museu Imperial:

- 05/ 9 - Orquestra Taiyo Ongakutai
Local: Sala da Batalha, às 16h.
Entrada gratuita. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do Museu Imperial.

- 05/9 e 06/9 - Demonstração de Culinária “Sushi”
Palestrante: Alex Sakatsume (professor de culinária oriental no curso de gastronomia da UniversidadeEstácio de Sá)
Local: Sala Multimídia, das 16h às 18h
*Inscrições a partir de 01/09/09 pelo site www.museuimperial.gov.br. Vagas limitadas.

- 06/9 - Cerimônia de Plantio de Cerejeira
Local: Jardins do Museu Imperial, às 10h.

- 06/9 - Taiko da Associação Nikkei do Rio de Janeiro (Banda de tambores) e Bon Odori (Dança Folclórica japonesa)
Local: Pátio do Museu Imperial, às 10h30 e às 14h30.

- 08/9 – Exibição do filme “Mori no gakkou”
(“A Floresta é Minha Escola” - DVD, colorido, 202, Yoshiharu Nishigaki, 108 min)
Local: Auditório, às 16h. Acesso pelo Bosque do Imperador

- 08/9 a 11/9 - Oficina de Origami
Local: Sala Multimídia, das 14h às 15h.
*Inscrições a partir de 01/09/09 pelo site www.museuimperial.gov.br. Vagas limitadas.

- 12/9 - Palestra: Música – Suzuki e Kumon: Uma Abordagem Analítica de suas Metodologias de Ensino
Palestrante: Prof. Marcelo Inagoki Rodrigues (Bacharel em música pela UFRJ onde também é graduando em Licenciatura. Professor de música da Escola de Música Santa Cecília, Kumon e Conservatório Brasileiro de Música)
Local: Sala Multimídia, às 10h. Acesso pelo Bosque do Imperador. Entrada franca.

- 12/9 - Coral da Escola Santa Cecília (Maestro João Macedo)
Local: Sala da Batalha, às 17h.
Entrada gratuita. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do Museu Imperial.

- 13/9 - Palestra: Música sobre o Método Suzuki
Palestrantes: Prof. Fátima Brasil (Coordenadora dos Projetos Cantando na Escola e Orquestra Escola da Secretaria de Educação de Petrópolis, Técnica Vocal do Coral USIMED, Presidente da ABRARTE-Cultura Artística de Petrópolis e Coordenadora Musical do Centro e Artes SUZUKI) e Prof. Celina Maydana (Médica, ginecologista, obstetra e Musicoterapeuta. Regente do Coral USIMED, Presidente do Centro de Artes SUZUKI e Vice Presidente da ABRARTE)
Local: Sala Multimídia, às 10h. Entrada pelo Bosque do Imperador.

- 13/9 - Coral Municipal de Petrópolis (Maestro Paulo Afonso Filho)
Local: Sala da Batalha, às 17h.
Entrada gratuita. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do Museu Imperial.


SERVIÇO:
Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220
Visitação: De terça a domingo, das 11h às 18h.
PREÇOS:
Adultos: R$ 8,00Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00Maiores de 80 anos: Gratuito

ENTRADA GRATUITA PARA MORADORES DE PETRÓPOLIS:
Todas as quartas-feiras e também no último domingo de cada mês.

SOM E LUZ:
Quintas, Sextas e Sábados – 20h
PREÇOS: Adultos: R$ 20,00Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 10,00Menores de sete anos e maiores de 80: Gratuito
Ingressos promocionais (Moradores de Petrópolis) às sextas-feiras: R$ 5,00

PETRÓPOLIS CELEBRA CULTURA ITALIANA

Evento que será realizado em setembro lembra os 166 anos da chegada da Imperatriz D. Teresa Cristina ao Rio

Petrópolis, 15 de agosto de 2009

A influência italiana na cultura petropolitana ficará mais evidente entre os dias 1 e 7 de setembro, durante a Semana Italiana da cidade. O evento, promovido pela Casa D'Itália Anita Garibaldi, com o apoio da Prefeitura, Câmara Municipal, Universidade Católica de Petrópolis, Museu Imperial e Petrópolis Convention & Visitors Bureau, vai comemorar os 166 anos da chegada da Imperatriz D. Teresa Cristina ao Rio de Janeiro. Na programação, referências à cultura, à música, à dança e à culinária daquela região.
De acordo com o diretor cultural da Casa D’Itália Anita Garibaldi de Petrópolis, José Luiz D’Amico, a homenagem à imperatriz coloca em evidência uma parte da história pouco conhecida da maioria dos brasileiros. A imperatriz, que nasceu em Nápoles em 14 de março de 1822, era uma mulher de grande cultura, mas muito discreta e avessa às pompas da corte imperial. Chamada "a Imperatriz arqueóloga", era uma apaixonada pelas artes, pela religião e pela música.
Quando se mudou para o Brasil, conta a história, trouxe em sua companhia artistas, intelectuais, cientistas e artesãos, além de coleções de obras, objetos e documentos de grande valor. Era dotada de uma enorme sensibilidade, o que a fez, por incontáveis vezes, atender pessoas doentes e carentes. E mais: quando descobria um talento, não se contentava apenas em admirar. Foi assim, por exemplo, com o músico Carlos Gomes, a quem enviou para estudar na Europa.


Programação Semana Italiana de Petrópolis
Realização: 1 a 7 de setembro de 2009

1, 2 e 4 de setembro - Cinema Italiano
1/9 - 19h30min - ROCCO E I SUOI FRATELLI - L. ViscontiLocal: Theatro D. Pedro - Valor: inteira R$ 8,00 e meia R$ 4,00
2/9 - 19h - UNA GIORNATA PARTICOLARE - Ettore ScolaLocal: CEAC - Shopping Villaggio ValparaísoValor: R$ 15,00 incluindo Cinema + Debate + Vinho + Degustação

4/9 - 19h - A ÁRVORE DOS TAMANCOS (L’Albero degli Zoccoli) Ermanno OlmiLocal: CEAC - Shopping Villaggio ValparaísoValor: R$ 15,00 incluindo Cinema + Debate + Vinho + Degustação

4 a 7 de setembro – Circuito Italiano de Gastronomia

4 de setembro – Seminário "ItaliaBrasil": Um Intercâmbio de Culturas e Possibilidades

Local: Salão Nobre da UCP - Campus Benjamin Constant
8h30 – Receptivo e Credenciamento
9h – Abertura Formação de mesa composta por: S. Em.ª Revm.ª o Bispo Diocesano e Grão-Chanceler da Universidade Católica de Petrópolis: Dom Filippo Santoro; Exmo. Sr. Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro: Dr. Umberto Malnati; Presidente da Casa D´Italia Anita Garibaldi de Petrópolis: Sr. Pasquale Cutrupi; Magnífico Reitor da UCP: Engº. José Luiz Rangel Sampaio Fernandes; Ilmo. Sr. Diretor do Museu Imperial de Petrópolis: Prof. Maurício Vicente Ferreira Jr.; Ilma. Sra. Coordenadora do Projeto Imigração BNDES - Arquivo Nacional e UFF: Professora Doutora Ismênia de Lima Martins, do Programa Memória do Mundo da UNESCO.9h30 - Palestra: Retratos da Imperatriz d. Teresa Cristina nas coleções do Museu Imperial - Prof. Maurício Vicente Ferreira Jr. (Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Master of Arts em Museum Studies pela University of New York; Professor e Coordenador do Curso de História da Universidade Católica de Petrópolis – UCP; Professor da Universidade Estácio de Sá e Diretor do Museu Imperial de Petrópolis – Ministério da Cultura). 10h - Palestra: Direitos: Título de Cidadania, Trabalho na Itália e Previdência - A Assistência Social Italiana prestada no Brasil - Rita Martire (Diretora do Instituto Nazionale Assistenza Sociale – INAS do Rio de Janeiro).

10h30 - La rete della pausa caffè 10h45 - Palestra: Os Escultores da Calábria e sua participação na construção do Rio Antigo – A obra e a saga do Arquiteto Antonio Jannuzzi, construtor da Av. Rio Branco - Dr. Antônio Vilardo (Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Especialização em Estradas, Ferrovias, Aeroportos e Engenharia Econômica – FGV; Ex-Professor de Estradas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Presidente da ITAL-RIO Sociedade Italiana do Rio de Janeiro e Dirigente da Câmara de Comércio Brasil-Itália). 11h15 - Palestra: Imigração e Mobilidade Social: Os Italianos no Noroeste Fluminense - Profª Rosane Aparecida Bartholazzi (Doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF, com pesquisa de Doutorado na Itália; Especialização em Docência do Ensino Superior; Professora do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - RJ, e Membro do Núcleo de Supervisão Externa dos Institutos Superiores de Educação e Tecnológicos – FAETEC). 11h45min - Palestra: Os Imigrantes no Rio de Janeiro: Uma História a ser Escrita - Profª. Drª. Ismênia de Lima Martins (Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo – USP; Pós-Doutorado CAPES-COFECUB - École des Hautes Études en Sciences Sociales -EHESS, França; Fundadora do Doutorado em História e Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Orientou um total de mais de cinqüenta Teses de Mestrado e Doutorado; Autora de vários livros e artigos sobre Imigração e História do Rio de Janeiro. Exerceu o cargo de Coordenadora de Editoração e Acervo da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); Coordenadora do Projeto Imigração BNDES - Arquivo Nacional e UFF; Membro do Programa Memória do Mundo – UNESCO). 12h45min - Encerramento Visita Guiada ao Museu Os participantes serão informados sobre Visita Guiada gratuita ao Museu. Para tanto, deverá ser feita a confirmação de inscrição através de lista disponível durante o evento.


5 de setembro - Apresentação Dança & Música Italianas - Conjunto de Câmara Anima & Cuore da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), com regência do Maestro Antonio Gastão, e Apresentação do Grupo Imperatriz Teresa Cristina de Dança Folclórica Italiana

Local: Palácio de Cristal – Rua Alfredo Pachá - Centro Histórico de Petrópolis

Hora: 20h

Entrada: franca

7 de setembro – Missa solene de Encerramento da Semana de Itália em Petrópolis na Catedral São Pedro de Alcântara, com a presença do bispo diocesano Dom Filippo Santoro
Encerrando a Semana Italiana, missa solene em memória da Imperatriz D. Teresa Cristina e de todos os imigrantes italianos que se radicaram em Petrópolis.
Celebração Bispo Diocesano Dom Filippo Santoro
Participação Especial: Orquestra Sinfônica & da Universidade Católica de Petrópolis
Regência: Maestro Antônio Gastão