sexta-feira, 31 de julho de 2009

MINISTRO DO TRABALHO CARLOS LUPI NA FESTA D’ITALIA

O líder do PDT na Câmara, vereador Marcelo Motorista protocolou no Legislativo Municipal, proposta de concessão de título de Cidadão Petropolitano ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que confirmou sua presença em Petrópolis, dia 3 de setembro, durante a festa da Itália, evento promovido pela Casa d’Itália. O vereador explicou que a escolha do ministro, pelos organizadores da festa, foi por ser ele descendente de italiano e pelo objetivo que é resgatar a história dos imigrantes italianos para o Brasil, especialmente em Petrópolis.

A vinda do ministro para festa foi organizada e confirmada pelo seu assessor, Carlos Gustavo Brandão, que esteve em Petrópolis no mês passado, onde se encontrou com vários vereadores, com o presidente da Fundação de Cultura, Charles Rossi. “A proposta é de entregar o título ao ministro Carlos Lupi durante a festa, com uma cerimônia na Concha Acústica do Museu Imperial”.

Marcelo Motorista contou que foi procurado pelos organizadores da Festa D’Itália, por ser do PDT, partido do qual Carlos Lupi é presidente licenciado. “O que me deixou feliz foi que o ministro, mesmo com tantos compromissos aceitou o convite para vir a cidade. Será um momento importante para Petrópolis e também para o partido, que terá oportunidade de estar com uma de suas principais lideranças”.

O vereador, que está em seu primeiro mandato, disse que ficou surpreso quando obteve resposta positiva de Carlos Lupi de que estaria em Petrópolis. Para ele, isto é uma demonstração do carinho e respeito que o presidente licenciado do PDT e ministro do Trabalho tem por Petrópolis, pela sua história e também pelo partido. “Tenho certeza que será um momento de grande alegria e fico feliz por contribuir com a Casa D’Itália para que ela possa resgatar a história destes imigrantes que tanto contribuíram e contribuem com a história do Brasil e de Petrópolis”.

A Festa D’Itália de Petrópolis está em sua sexta edição e acontecerá entre os dias 4 e 7 de setembro, com o tema A imigração italiana no Brasil, por isso o convite ao ministro Carlos Lupi, única personalidade descendente de italiano a ocupar um cargo público no Governo Federal. A Casa D’Itália é destinada a reunir os italianos natos e seus descendentes, que segundo dados, corresponde a 120 mil petropolitanos.

LITERATURA E BALANGANDÃS: UMA BIOGRAFIA DE CARMEN MIRANDA

Neste encontro entre o biógrafo e curador de acervo Carmen Miranda serão apresentadas algumas peças do Museu e destacados os “ingredientes” essenciais para a realização de uma biografia. No bate-papo, o escritor Ruy Castro - autor do livro ¨Carmen¨, e César Balbi, diretor do Museu Carmen Miranda, neste sábado, 1º de agosto, às 18h na Sala de Convenções do Quitandinha.

Ruy Castro é um dos maiores biógrafos brasileiros de todos os tempos. Já contou a história da bossa nova, em Chega de Saudade (1990), a vida de Nelson Rodrigues, em O anjo pornográfico (1992), a de Garrincha, em Estrela solitária (1995), e, recentemente, a de Carmen Miranda, em Carmen (2005).Contou também uma breve história do Rio, em Carnaval no fogo (2003), e montou sua própria enciclopédia de Ipanema, em Ela é carioca (1999), fora obras de ficção, humor, antologias e traduções.

Cesar Balbi é museólogo, curador, pesquisador e diretor do Museu Carmen Miranda.

------------
Serviço:
1/08 – 18 h – Literatura e Balangandãs, com Ruy Castro e César Balbi
Sala de Convenções do Quitandinha
SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

INFANTIL

Rádio Maluca – Zé Zuca em um programa de auditório para crianças de todas as idades
O cantor e compositor Zé Zuca faz um espetáculo irreverente e engraçado para a diversão da garotada. A Rádio Maluca será apresentada neste sábado, 1º de agosto, às 15 horas, na Sala de Convenções Quitandinha.

O show tem o formato de programa de auditório, para crianças de todas as idades, e se transforma em uma programação familiar para a tarde de sábado. É interativo e envolvente, com a participação do público, sempre em clima de alegria e muita comunicação. Zé Zuca é o comunicador que apresenta os diversos quadros, provocando a participação constante da plateia. Ele conta com seu impagável assistente e parceiro de palco Mariano que também toca violão, cavaquinho e uma parafernália sonora que mistura brinquedos, talheres e objetos sonoros. Outro músico-ator é Marco Aureh (flautas, violão e bandolim). Michel Nascimento cuida das percussões.

---------------------
Serviço:
01/08 - Zé Zuca e a Rádio Maluca – 15h – Sala de Convenções Quitandinha
Duração: 55 min
Censura: Livre.
Concepção, roteiro, direção e apresentação: Zé Zuca
Elenco: Mariano: músico (violão, cavaquinho), ator, cantor e compositor. Marco Aureh: músico (flauta, bandolim, violão), ator, diretor musical de espetáculos. Michel Nascimento (percussionista e baterista).
SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

“OPERETA CARIOCA'

A história de amor entre a Cabrocha e o Malandro ao som do ritmo brasileiro mais popular: o samba

O termo “opereta” serve para designar um gênero leve de teatro musicado, derivado da Ópera-Bufa, sobre assunto cômico e sentimental, e no qual as estrofes cantadas alternam com as partes faladas e com os números de dança. Esse gênero de teatro, de origem francesa, recebeu tratamento à brasileira no final do século XIX, através de seu maior representante – Arthur Azevedo. Agora, em pleno século XXI, este o mesmo gênero é apresentado em “Opereta Carioca”, espetáculo deste sábado, 1º de agosto, às 21 horas, no Teatro Quitandinha.
No espetáculo, o autor Gustavo Gasparani dá continuidade à sua investigação de uma nova dramaturgia para musicais brasileiros. Dirigido por João Fonseca e com Soraya Ravenle e o próprio Gustavo Gasparani no elenco, as melodias de Offenbach dão lugar aos versos de Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola e toda a nata do samba do Rio do século passado. Tudo isso acompanhado por cinco músicos que tocam ao vivo em formação de regional: violão, cavaquinho, duas percussões e flauta/clarinete. A direção musical é de Nando Duarte e João Callado.

“Opereta Carioca” foi um dos projetos selecionados pelo FATE 2007 e já fez sucesso nas temporadas no teatro Maison de France e no Centro Cultural Veneza, no Rio de Janeiro. O espetáculo narra a trajetória de um casal tipicamente carioca – a Cabrocha e o Malandro. Seus encontros e desencontros, suas paixões e brigas serão contadas através de clássicos de nossa música mais popular – o Samba. O “libreto” foi criado a partir de letras que vão desde a década de 20 até os tempos atuais: de Ismael Silva a Zeca Pagodinho, passando por Chico Buarque, Dona Ivone Lara, Vinícius de Moraes, Baden Pawell, Martinho da Vila, entre outros.

Todos os gêneros de sambas estão representados no roteiro: samba-canção, samba-choro, samba de enredo, partido-alto, samba de breque, samba-afro, entre outros. No musical, as canções ganham conotação de texto e possuem função dramática. Nenhuma foi escolhida apenas por sua beleza. O surpreendente é ver como a ordem em que estão dispostas cria uma história com início, meio e fim, e com personagens consistentes. Seus compositores, muitas vezes de gerações distantes, tornam-se parceiros nesta inusitada“Opereta Carioca”, a partir da idéia original de seu autor. Para dar mais charme ao projeto, além das músicas cantadas ou transmutadas em diálogos, vez ou outra serão declamados poemas destes compositores para contribuir ainda mais com a narrativa. Os números de dança, como o cancan, da versão original, aqui serão adaptados à realidade de nossos protagonistas. Portanto, em “Opereta Carioca”, o que se dança é gafieira, dança de salão e samba. O Théâtre des Bouffes- Parisiens é transportado para a Praça Tiradentes e se transforma no Clube Elite e na famosa Gafieira Estudantina.

O autor
Gustavo Gasparani - Com “Opereta Carioca”, continua seu trabalho de pesquisa e busca de uma dramaturgia genuinamente brasileira para musicais, iniciado com os musicais “Clara Nunes – Brasil Mestiço” e “Otelo da Mangueira”. Este último, escrito, produzido e concebido pelo próprio ator, que por sua atuação foi indicado ao prêmio Shell de 2005. “Otelo da Mangueira” foi considerado um dos 4 melhores espetáculos de 2006, pela imprensa paulista, e por Antunes Filho. Seguiu em Turnée por 10 cidades do país e foi indicado pela crítica Bárbara Heliodora, em seu livro “Por que ler Shakespeare?”, como uma das melhores adaptações a partir do universo shakespeareano, juntamente com as obras de Verdi, Prokofiev, Mendelsshon, Orson Wells, Martins Pena e Leonard Berstein. Outra característica marcante do autor é colocar o Rio como cenário e sua cultura como fonte de inspiração. Gasparani também dirigiu os projetos “Comédias Cariocas” e “Mercedes de Meddelin”, com Reginaldo Faria, além dos shows “Raízes da Portela”, no Morro da Urca, com Paulinho da Viola, Marisa Monte, Tereza Cristina e velha guarda da Portela; e “Beth Carvalho - 40 anos de carreira”.

O diretor
João Fonseca - Desde 2001 é o diretor artístico da Cia Os F. Privilegiados, onde encenou “A Fonte dos Santos” (2002), de J. M. Synge, e “O Casamento do Pequeno Burguês” (2003), de Bertolt Brecht, entre outros. Em 2005 dirigiu “O Jogo”, da venezuelana Mariela Romero, e “Esses Anos Estúpidos e Perigosos”. Seus trabalhos mais recentes são “Minha Mãe é uma Peça” (2005), “Escravas do Amor” (2006), com Os F... Privilegiados, “A Ratoeira”, de Agatha Christie, “Pão com Mortadela” (2007), adaptação da obra de Charles Bukowsky, “Gota D´água” (2007), musical de Chico Buarque e Paulo Pontes, “Um Certo Van Gogh” (2008), com Bruno Gagliasso, “A Falecida”, de Nelson Rodrigues, e “O Santo e a Porca” (2008). Ganhou o prêmio Shell de Melhor Diretor em 1997 por “O Casamento“ de Nelson Rodrigues, o prêmio IBEU de Melhor Diretor em 1999 por “Tudo No Timing“, e foi indicado outras seis vezes ao Shell de melhor diretor pelos espetáculos: “Tudo no Timing”, “O Casamento do Pequeno Burguês”, “Édipo Unplugged”, “Escravas do Amor”, “Pão com Mortadela” e, concorre esse ano por “A Falecida”.

Os atores
Soraya Ravenle - Atriz, cantora e bailarina, presença constante nos musicais apresentados nos últimos anos – “Estrela Dalva”, “Teatro Musical Brasileiro”, “Samba Valente de Assis”, “Metralha”, “Tuhu - o menino Villa Lobos”, “Viva o Zé Pereira”, “Número Faz Favor” e “Dolores”. Neste último, onde interpretou Dolores Duran, recebeu o Shell de Melhor Atriz (1999). Na mesma época, foi escolhida a personalidade teatral do ano pelo jornal O Globo e uma das 20 personalidades mais marcantes de 1999 pela Veja Rio. Durante quatro anos foi integrante do Grupo Arranco, com o qual gravou dois CDs, “Quem é de Sambar” e “Samba de Cartola”. Com o grupo, participou da noite brasileira na Expo 98 em Lisboa. Por “Número Faz Favor” (1988) foi indicada para os Prêmios Mambembe e Coca-Cola de melhor atriz. Em cinema, atuou em “Sermões” e “Quem seria o feliz conviva de Isadora Duncan”, ambos de Júlio Bressane; “For All”, de Luiz Carlos Lacerda e Buza Ferraz, e no curta-metragem “Xeque Mate”, de Ricardo Bravo. Em “A Partilha”, de Daniel Filho, além da participação como atriz, gravou a música Apaixonada, de Ed Motta e Nelson Motta, para o CD com a trilha do filme.

Gustavo Gasparani - Com formação em canto e dança, iniciou sua carreira há 26 anos no Teatro Amador do Colégio Andrews, dirigido por Miguel Falabella. Em 1989, fundou a “Cia dos Atores”, dirigida por Enrique Díaz, realizando espetáculos como “A Bao A Qu” , “Melodrama”, “Noites Cariocas” e “Cobaias de Satã”, todos de Felipe Miguez, “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, “Meu Destino é Pecar”, de Nelson Rodrigues e “O Bem Amado” de Dias Gomes. Em 18 anos, a companhia participou de festivais na Argentina, EUA, Portugal, Espanha, Colômbia e Porto Rico, recebendo prêmios como Shell, APCA, Molière e Mambembe. Estudou canto, ballet clássico, fonoaudiologia, mímica e técnica de Alexander e participou de mais de 35 espetáculos ao lado de nomes como Amir Haddad, Mauro Rasi, Rubens Corrêa, Marco Nanini, Sérgio Britto, Guel Arraes, Flávio Marinho, Maria Clara Machado, Dênis Carvalho, Zé Celso Martinez Corrêa, Pedro Cardoso e Luis Fernando Guimarães. Na TV participou dos programas “A Diarista”, “A Grande Família”, “Sítio do Pica-pau Amarelo” e ”Anos Rebeldes”, entre outros. No cinema, fez “Orfeu”, de Cacá Diegues, ”Uma Bela Noite Para Voar”, de Zelito Viana, “Xangô de Backer Street”, de Miguel Faria Jr, “Orquestra dos Meninos” de Paulo Thiago, e “Bufo & Spallanzani”, de Flávio Tambellini. Ministra cursos de teatro para adolescentes no Colégio Andrews e na Casa de Cultura Laura Alvim. Há 18 anos desfila como passista na Mangueira.
A direção musical

João Callado - É cavaquinhista, arranjador, diretor musical e compositor. Já acompanhou artistas como Marisa Monte, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Elton Medeiros, Yamandú Costa, Elza Soares, Paulo Moura, entre outros. Fez a direção musical dos espetáculos “Pedro Mico” (1997), “A Flor e o Samba” (1999 e 2005), “Uma Rede pra Iemanjá” (2000) e “Rio... Enredo do meu Samba (2004 e 2005). Já participou de várias gravações como cavaquinhista, arranjador e compositor e integra o Grupo Semente que acompanha a cantora Teresa Cristina, tendo se apresentado no Japão, França, Alemanha e grande parte do Brasil.

Nando Duarte - Aluno de Dino “7 cordas”, Luiz Otávio Braga e Hélio Delmiro, trabalhou com artistas como Zélia Duncan, Olívia Byington, Gal Costa (no disco “Todas as Coisas e Eu”), Orlandivo (“Sambaflex”), Clara Sandroni, grupo Abraçando Jacaré (“Um Abraço no Jacaré”), Zé da Velha e Silvéio Pontes, Paulo Sergio Santos e Leandro Braga. Atualmente toca com o violinista francês Nicolas Krassik, (“Na Lapa” e “Caçuá”), acompanha o cavaquinhista Henrique Cazes e toca com a cantora Lucina (Disco e DVD “A Música em Mim”, com Joyce, Zélia Duncan e Ney Matogrosso). É diretor musical e violonista do novo show/DVD “Bêba-me”, de Elza Soares, com quem já se apresentou na França, Inglaterra, Itália e Espanha.

Ficha Técnica
Autor: Gustavo Gasparani
Diretor: João Fonseca
Elenco: Soraya Ravenle e Gustavo Gasparani
Direção musical: João Callado e Nando Duarte
Músicos: João Callado (cavaquinho), Nando Duarte (violão), Joana Queiróz (clarinete), Fabiano Saleck (percussão) e Marcos Basílio (percussão)
Coreografia: Sueli Guerra
Figurino: Marcelo Olinto
Cenário: Nello Marrese
Iluminação: Luiz Paulo Nenen
Produção executiva: Alice Cavalcante
Administração: Isabel Litto – PAN Eventos
Realização: Gustavo Gasparani, Soraya Ravenle e PAN Eventos
Programação visual: Paula Jooury
----------------------------
Serviço
01/08 - Opereta carioca – 21 h – Teatro Quitandinha
Censura: 12 anos.
SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

O BANDO GIGANTES LIRA EM A LIRA DOS GIGANTESs

“A Lira dos Gigantes” é uma orquestra composta por quatro cantoras/coristas e quatro músicos munidos de violão, cavaquinho, flauta transversa, sax e bateria. Eles se apresentam neste sábado, 1º de agosto, às 19 horas, no CaféConcerto Quitandinha.

O grupo resgata o lírico das pastorinhas com visíveis citações às vedetes e coristas do teatro de revista. O repertório dedicado aos amores de carnaval, dá ênfase ao clássico triângulo do Arlequim, Pierrô e Colombina, com canções datadas no início do século passado até as mais contemporâneas.
Com essas características, “A Lira dos Gigantes” descortina o apaixonante universo lúdico das marchinhas carnavalescas, até há pouco tempo adormecidas e, junto a outros segmentos do aquecido carnaval de rua carioca, transforma esse cancioneiro em uma vertente musical contemporânea de grande abrangência.

Buscando na fonte de grandiosos compositores como Noel Rosa, Heitor dos Prazeres, Ari Barroso, Lamartine Babo, Zé Ketti, Adoniran Barbosa, João de Barro e Chico Buarque, o show ativa a memória e restitui sentimentos e emoções, dirigindo-se a público de todas as idades.

“A Lira dos Gigantes” tem roteiro e direção de Yeda Dantas e é uma ramificação do movimento lírico-circense “Gigantes da Lira”, com base no homônimo bloco do folião mirim. Com sua forma brejeira de cantar, a orquestra ganhou grande repercussão no Carnaval Carioca desde 2004, em elogiadas apresentações na Fundição Progresso, Espaço Cultural Sérgio Porto, Teatro Odisséia, Cine Odeon BR, diversas apresentações nos Bailes do Gigantes da Lira no Circo Voador e no Festival de Inverno do Sesc em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

Equipe
Direção musical - Thiago Assis
Preparação vocal - Taiana Machado
Arranjos – Joana Saraiva, Rafael Meire e Thiago Assis
Concepção do grupo, roteiro e direção do espetáculo - Yeda Dantas
Assistentes de produção – Cristiana Brasil e Jefferson Barbosa
Direção de Produção – Yeda Dantas
Cantoras - Mariana Serra
Fernanda Lopes
Juliana Maia e
Taiana Machado
Músicos - Joana Saraiva – Flauta transversa e saxofone
Ygor Higa – bateria
Rafael Meire – Violão de 7 cordas
Thiago Assis – Cavaquinho

quinta-feira, 30 de julho de 2009

DEPUTDO FEDERAL FERNANDO GABEIRA E VEREADOR THIAGO DAMACENO SE REUNEM COM MORADORES DACOMUNIDADE DO BONFIM

Na última quarta-feira (28.07), o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) e o vereador Thiago Damaceno (PV) estiveram reunidos com membros da Comunidade Rural do Bonfim. O objetivo do evento foi apresentar as propostas dos moradores aos parlamentares, pois a questão da redelimitação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) ainda não está definida. Ambos estão engajados na defesa dos interesses das famílias residentes na localidade e pretendem intervir, cada qual em sua atribuição, para que exista um acordo favorável com as entidades responsáveis sobre a questão.

Gabeira e Damaceno ouviram as reivindicações dos moradores, que temem ter suas terras desapropriadas e continuam se sentindo pressionados pela direção do parque. O deputado federal disse que “é prioritário um entendimento racional e benéfico para aquelas pessoas que ajudam a preservar o parque. Esses moradores já estão inseridos na área e sabem melhor do que ninguém as necessidades de se manter um projeto de desenvolvimento sustentável para a localidade. Vou buscar dentro da minha ação parlamentar, levar ao conhecimento das entidades responsáveis as reivindicações dos moradores. Temos que avançar no campo do debate construtivo, para que não existam perdas e não aconteça aqui uma sobreposição de forças, com a desapropriação de áreas produtivas”, ressaltou Gabeira.

“A direção do parque precisa ter sensibilidade para que não haja nenhum tipo de ação prejudicial às famílias que aqui trabalham e residem. Essa área é uma das mais bonitas e preservadas da cidade, por isso é necessário que a questão seja amplamente debatida. Como vereador, vou procurar sensibilizar ainda mais o Executivo para que exista uma participação efetiva na questão. Conto com o apoio do deputado Gabeira na defesa dos direitos da população do Bonfim e espero poder ajudar da melhor forma possível”, afirmou Damaceno.

Em fevereiro, em uma reunião ocorrida na sede do Parnaso, em Teresópolis, foi apresentado um mapa com os limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e a proposta de redelimitação formulada pelas entidades locais do Bonfim. Na área de exclusão pretendida existem: 170 famílias, 400 pessoas, 80 produtores rurais, 04 pousadas, 01 empresa de turismo de aventura, vários artesãos, 01 igreja, 01 escola rural e 01 seção eleitoral.

Também foi exposto pelos representantes do Bonfim o projeto de contrapartida da comunidade, que inclui construir uma guarita no limite sugerido; vigiar e informar ações danosas na zona de amortecimento decorrente; desenvolver um pacto sócio-territorial e desenvolver um projeto em agroecologia e desenvolvimento sustentável, fundamental para a manutenção da viabilidade econômica, social e ambiental dos produtores rurais possa ser concretizado.

“São pessoas que já residem no local há mais de 20 anos, com títulos de propriedade registrados em seus nomes. Várias áreas nunca foram adquiridas de fato pelo governo federal ou por qualquer outra entidade nacional. A solução precisa ser feita de modo justo. Vou levantar novamente esse problema na Câmara e aglutinar forças para que a resolução deste conflito aconteça com a maior brevidade possível. Tenho certeza que existirá uma definição em prol da comunidade”, finalizou Damaceno.

ROMARIA DIOCESANA AO SANTUÁRIO

O Bispo de Petrópolis confirmou que a Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo está mantida e que todas as medidas preventivas estão sendo adotadas. Ele informou que a romaria vai contar a com a presença de médicos e que todos os responsáveis pelos ônibus estão recebendo orientações.

O Santuário de Aparecida informou que os romeiros quando chegam recebem folheto do Ministério da Saúde, com informações sobre as medidas de prevenção. A orientação durante a missa é que se evite o abraço da paz e a comunhão seja na mão. A assessoria do Santuário esclareceu que o templo mantém uma grande circulação de ar.

A expectativa é que mais de seis mil pessoas deixem a Diocese nesta sexta-feira em direção ao Santuário de Aparecida, provenientes dos seis municípios que a formam – Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Magé, Guapimirim – e ainda de duas paróquias localizadas em Paraíba do Sul (Sebolas) e Três Rios (Bemposta). A missa este ano será ceelbrada às 6h30, pelo Bispo Diocesano e concelebrada por todos os padres, que em seguida, conduzem os fiéis em oração na subida a colina da Via Sacra.

LITERATURA

31/07 – 17 às 18h – Biblioteca
GATILHO POÉTICO - OFICINA, DEBATE E PERFORMANCE COM OS SETE NOVOS - DOMINGOS GUIMARÃES, AUGUSTO DE GUIMARÃES E MARIANO MAROVATTO - A relação da poesia com o mundo de hoje, o questionamento sobre a própria função da poesia hoje, a relação da poesia com outras artes, como a canção. Como se dá o processo criativo, o que é a poesia, e o que é o poeta. A relação dos autores e até do mundo com a própria poesia. Curadoria: Botika e Vitor Paiva. 16 anos.

SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

TEATRO

30 e 31/07 – 13 às 19h – Torre Quitandinha
MÁSCARAS BALINESAS – COM FABIANNA MELLO E SOUZA –Treinamento para atores por meio do uso de máscaras balinesas.

ARTES VISUAIS

28 a 31/7 - 10h às 13h - Torre Quitandinha
DESENHO - EXPERIÊNCIA DESENHO - COM SUZANA QUEIROGA
Oficina voltada à prática do desenho e da aproximação com as linguagens contemporâneas. Os participantes terão oportunidade de experimentar com os suportes do desenho e refletir sobre suas questões e fronteiras. 16 anos.

28/7 a 31/7 - 10h às 13h - Torre Quitandinha
NOVAS MÍDIAS - RESÍDUOS DA MEMÓRIA NO ESPAÇO/TEMPO - COM TINA VELHO
A oficina é um trabalho colaborativo e participativo e explora por meio de imagens de celular, webcam e desenhos as mudanças geradas pelo uso das novas tecnologias no espaço/tempo. 15 anos.

28/7 a 31/7 - 15h às 18h - Torre Quitandinha
MANGÁ - COM LEVI LUZ
A partir de material simples serão colocadas as questões pertinentes ao desenho em estilo japonês, dando ênfase à anatomia diferenciada, à perspectiva, estilo de narrativa, criação de personagens, tratamentos de cor e arte final. 9 anos.

LENINE NO QUITANDINHA

Novo CD Labiata traz onze canções inéditas, parcerias com Arnaldo Antunes, Paulo César Pinheiro, Chico Science, Lula Queiroga, entre outros

Apaixonado confesso pelas orquídeas, Lenine escolheu uma de suas mais famosas espécies para batizar seu novo trabalho, Labiata, lançado em setembro de 2008. Prova de que não apenas os opostos se atraem, essa espécie se adapta bem a qualquer região. Possui uma ampla variedade de matizes de cores e vive tanto no nível do mar como a dois mil metros de altitude. Tal qual a obra de Lenine, regional, pop, rock, samba, eletrônica, pessoal e universal. Lenine é muitos e um só. Muda para se manter o mesmo. De “Baque Solto”, de 1983, a esse novo trabalho, a trajetória é repleta de interseções que podem apontar para novos caminhos ou simplesmente para formas diversas de se chegar ao mesmo ponto. Labiata, que traz onze canções inéditas, marca a estréia deLenine na Universal Music e será apresentado nesta sexta, 31 de julho, no Teatro Quitandinha, às 21 horas.

Labiata já nasceu diferente dos trabalhos anteriores de Lenine. Ele entrou no estúdio sem nenhuma das músicas pronta, elas foram criadas durante o processo de gravação. “Geralmente, quando você começa a fazer um disco, já tem um pedaço dele pronto. Nesse, por uma conjugação de falta de tempo e por querer testar esse frescor de compor e gravar,fui fazendo assim: criava a música de noite e no outro dia ia para o estúdio”, explica.

O CD é o primeiro trabalho de estúdio de Lenine após seis anos – o último foi “Falange Canibal”, de 2002. Com produção de JR Tostoi e de Lenine, Labiata coloca o artista ao lado de seus parceiros de palco nos últimos anos, como o próprio Tostoi, Pantico Rocha e Guila. “Esse trabalho tem uma grande diferença. Em todos os meus discos de estúdio eu tratava cada canção como um projeto independente, fechado em si. Eu fazia com pessoas diferentes. Nesse não. Eu aproveitei a experiência desse grupo de músicos que estão comigo há tantos anos e fizemos todo o disco juntos. O somatório dessas pessoas criou um outro ser, que é muito maior do que cada um individualmente e que já tem uma cara”, complementa.

Lenine afirma que o disco, mesmo sendo de estúdio, tem a pulsação de um trabalho ao vivo. “O Labiata tem essa peculiaridade, soa como se tivesse sido gravado ao vivo, por conta da banda tocando junta, ali, na hora, sem muitos overdubs (gravações adicionais).” Ele acredita que essa cumplicidade transpareça no resultado final. “Tem uma sintonia muito grande, é um som realmente de banda. É meio que uma simbiose, cada um vai pegando um pouco do outro. A gente praticamente não se fala mais, basta olhar que um já entende o que o outro quer. O Labiata é muito íntimo nesse sentido.”

A maioria do disco foi gravada no estúdio do JR Tostoi, que além de produzir, fez guitarras, programações e edições. “Este trabalho tem aquela coisa do ‘quintal de casa’’’, brinca Lenine. “Primeiro gravava uma versão da canção com o JR Tostoi, só de violão e voz, com no máximo um beat. Descobria o ritmo da música e já esquecia, ia para casa e fazia outra. No dia seguinte, gravava novamente. Depois de uns 15 dias, a gente parou para ouvir e começamos a pré-produzir”, acrescenta.

Os parceiros habituais de Lenine estão presentes em Labiata: Bráulio Tavares, Lula Queiroga, Dudu Falcão, Ivan Santos, Paulo César Pinheiro, Carlos Rennó e Arnaldo Antunes. Mas o disco registra também sua primeira parceria com Chico Science, Samba e Leveza. “Essa tem uma história muito peculiar. Eu conheci o Chico, mas nunca fui muito íntimo dele, embora tenha uma admiração profunda pelo trabalho dele e da Nação Zumbi. A irmã dele, Goretti, foi à minha casa, me mostrou esses fragmentos e me pediu que esse texto virasse canção.”

O disco é 100% autoral. Com Arnaldo Antunes, Lenine assina duas parcerias. “O Arnaldo é um parceiro mais bissexto, fizemos poucas músicas juntos. Nesse caso, ficaram duas no disco, O Céu É Muito eExcesso Exceto. Eu tenho um carinho enorme pelo Arnaldo, é uma das grandes cabeças desse país”, exalta Lenine. Excesso Exceto conta com a participação especial de China, ex-vocalista do Sheik Tosado e vocalista da banda Del Rey.

Lá Vem a Cidade é mais uma da safra com Bráulio Tavares, que já produziu pérolas como “Miragem do Porto” e “O Dia em que Faremos Contato”, entre outras. “Ele é o cara, um dos grandes mentores da minha geração. O texto dessa canção tem a ver com a preocupação que temos com o degelo que está acontecendo muito rápido.”

Magra é uma composição de Lenine com Ivan Santos. “Ele é mais do que parceiro, é um grande poeta, que está há quase 20 anos longe do Brasil. Essa canção é bem enxuta. Na hora que a gente estava gravando uma demo, eu vestia uma calça de frio um pouco mais grossa e fiz toda a base rítmica passando as unhas na calça, que era o som magrinho que a gente queria. Adoro essa ‘ruidagem’, de pequenos sons, que você usa como ferramenta e como elemento sonoro dentro da música. Todos os meus discos têm isso.”

Com Paulo César Pinheiro, Lenine compôs Ciranda Praieira. “Essa letra parece que foi feita há 200 anos. Ela tem uma coisa que já parece um clássico.” A faixa conta com a participação especial do músico galego Carlos Núñez e do Quinteto da Paraíba. Outro parceiro constante, Dudu Falcão, comparece com É o que Me Interessa, presente na trilha da novela ”A Favorita”, da Rede Globo.
Pedro Luis e A Parede (PLAP) participam de duas faixas de Labiata: A Mancha (Lenine /Lula Queiroga) e É Fogo (Lenine /Carlos Rennó). “Paralelamente a esse disco, eu estava produzindo o novo CD da PLAP.Quis tê-los, porque reafirmava todas essas confluências acontecendo a ponto de estarmos fazendo os dois discos juntos.”

O disco abre e fecha com duas composições solo de Lenine: Martelo Bigorna e Continuação, respectivamente. “A primeira é uma música meio autobiográfica, porque fala um pouco do desejo de você seguir o seu sonho a qualquer custo, a qualquer preço. E de poder fazer jus a essa caminhada. Poder chegar hoje e dizer: as escolhas foram acertadas!” Enquanto Martelo Bigorna faz uma espécie de revisão da trajetória,Continuação aponta para o que pode vir a seguir. Não à toa, é dividida com seus três filhos, João, Bruno e Bernardo. “Ela termina dizendo: ‘amor, a morte, a continuação’. Tem essa característica que a gente está falando o tempo todo, que é a intimidade. Eu quis documentar isso com os meus.”
www.lenine.com.br

Serviço
31/7 – 21h – Teatro Quitandinha
Lenine apresenta seu show Labiata
Censura: 12 anos
SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

KELZY ECARD em “MEU CARO AMIGO”

Com direção de Joana Lebreiro e texto de Felipe Barenco, o espetáculo é inspirado na obra de Chico Buarque

A atriz Kelzy Ecard, recente vencedora do Prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro) de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em “Rasga Coração”, estreou no dia 13 de fevereiro o espetáculo solo musical “Meu Caro Amigo”, inspirado na obra de Chico Buarque de Hollanda. O texto é de Felipe Barenco; a direção deJoana Lebreiro (diretora dos bem sucedidos musicais sobre Antonio Maria, Mario Lago e Ary Barroso); e a direção musical de Marcelo Neves. O espetáculo faz parte da programação do Festival de Inverno do Sesc Rio em Petrópolis e será apresentado nesta sexta, 31 de julho, às 19 horas, no Café Concerto Quitandinha.

A idéia deste musical surgiu da paixão dos criadores do espetáculo pela obra de Chico e sua onipresença nas vidas dos brasileiros, ora como trilha sonora de nossas histórias pessoais, ora como retrato da história recente do país.

“Meu Caro Amigo” não é um espetáculo biográfico sobre o compositor, mas uma ficção que busca, através da história da fã Norma, estabelecer um diálogo entre memória individual e memória nacional. Entendendo a música como poderoso veículo de compartilhamento de memória, o objetivo é despertar no espectador a lembrança de sua própria história ao mergulhar na saga desta mulher embalada pelas canções de Chico.

SINOPSE
“Meu Caro Amigo” conta a história de Norma, fã ardorosa de Chico Buarque, 50 anos, professora de História do Brasil que viveu a segunda metade do século XX de forma intensa e apaixonada.
Para Norma, Chico foi capaz de traduzir seus estados de alma em música e poesia - chega até a imaginar que algumas canções foram compostas especialmente para ela, tamanha é a identificação que sente.

Embalada e inspirada pelas canções de Chico, Norma compartilha suas memórias com o público, navegando entre a sua história pessoal e a história recente do país.

SOBRE A PEÇA
A trilha sonora é o grande motivador do espetáculo – a música de Chico é personagem fundamental, que interage com a vida particular da personagem em meio a acontecimentos marcantes dos últimos 50 anos. As músicas do espetáculo serão apresentadas em execução ao vivo com arranjos originais e reprodução de gravações em versões consagradas.

Ao contar a história desta fã em particular, a peça pretende abranger as relações entre qualquer fã e seu ídolo: relações que, mesmo misturadas a idealizações e fantasias, acabam por traduzir um afeto genuíno e inusitado, pela capacidade de se encantar tão fortemente com alguém que só se vê de longe e só se conhece pela sua arte. O verdadeiro fã, ainda que muito discreto, parece acreditar que sua vida se torna mais especial com a existência desse sentimento.

FICHA TÉCNICA
TEXTO: Felipe Barenco
DIREÇÃO: Joana Lebreiro
ATRIZ: Kelzy Ecard
DIREÇÃO MUSICAL: Marcelo Alonso Neves
MÚSICA AO VIVO: João Bittencourt
CENOGRAFIA E FIGURINOS: Ney Madeira
ILUMINAÇÃO: Paulo César Medeiros
PESQUISA HISTÓRICA E ICONOGRÁFICA: Priscila Cabral
PREPARAÇÃO VOCAL: Pedro Lima
PREPARAÇÃO CORPORAL: Thaís Tedesco
PROGRAMAÇÃO VISUAL E CRIAÇÃO DE SLIDES: Leonardo Miranda
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Chayanna Ferreira
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Estela Albani
PATROCÍNIO: Correios e Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

Serviço
31/7 – 19h – Café Concerto Quitandinha
Meu Caro Amigo
Censura: 12 anos
SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

AFINAL, O QUE É DISFUNÇÃO ERÉTIL?

Esta é uma obra voltada especialmente para o público leigo. Nela, o médico Oswaldo Berg explica, numa linguagem bastante simples, o que é a Disfunção Erétil, suas principais causas, a forma de diagnóstico e os tipos de tratamento - desde os mais simples até a prótese peniana.

O Dr. Oswaldo também analisa a importância da psicoterapia em determinados casos, o envelhecimento e a atividade sexual, a ejaculação precoce, o funcionamento do aparelho genital masculino, a resposta aos estímulos sexuais e os aspectos socioculturais que podem desencadear a Disfunção Erétil e que dificultam a procura por tratamento.

Afinal, o que é Disfunção Erétil? é um livro esclarecedor, que quebra paradigmas e desenvolve seu conteúdo com muita naturalidade.

Público-Alvo: Um livro desenvolvido para aqueles que desejam esclarecer suas dúvidas sobre as até então intocadas questões da masculinidade.

Autor: Oswaldo L.D Berg é médico com especialização em Urologia e Pós-graduado em Psicossomática. Faz parte do hall de membros da International Society for Impotence Research.Já dirigiu diversas unidades de saúde, da rede pública e particular, e coordenou o Programa de Diagnóstico e Tratamento da Disfunção Erétil desenvolvido pelo Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro.

Dados Técnicos:

Preço: R$ 25,00

ISBN:85-86558-15-x

Número de Páginas: 168

Formato: 16 X 23

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E FATOR HUMANO

Pessoas são a causa de tudo o que acontece em projetos. Muitas realizam tarefas variadas e coordenam, gerenciam, aprovam e executam atividades de suporte, obtendo êxito ou complicando-se ao longo do percurso. Não importa qual seja a empresa ou tipo de desafio, os problemas ocorrem porque os indivíduos envolvidos os provocam ou não agem para evitá-los. Para combater esses percalços e tornar os trabalhos bem-sucedidos surge o livro Gerenciamento de Projetos e o Fator Humano (2ª reimpressão).

A obra, um complemento ao livro Gerenciamento de Projetos: como Gerenciar seu Projeto com Qualidade Dentro do Prazo e Custos Previstos escrito por Paul Dinsmore e Fernando Henrique Silveira Neto e também lançado pela Qualitymark Editora, é diferenciada em sua área de atuação. Nesta nova empreitada, os autores abordam com riquezas de detalhes os desafios no campo humano existentes no mundo do Project Office e na interface entre o gerenciamento do projeto e a alta administração.

Ao longo das páginas são abordados elementos como trabalho em equipe integração, liderança e técnicas de negociação e comunicação entre outras. O objetivo é que os leitores compreendam os enormes benefícios de saber lidar com sua equipe e todos os colaboradores ao gerenciar projetos, garantindo assim alcançar os resultados desejados.

Gerenciamento de Projetos e o Fator Humano (2ª reimpressão) é um livro completo sobre conceitos, ferramentas e técnicas que reforça o papel das pessoas na condução correta de projetos de qualquer natureza.

Público-Alvo: Recomendado para líderes que desejam comandar sabiamente suas equipes e assim gerenciar projetos com sucesso em suas corporações.

Autores: Paul Dinsmore é formado em engenharia e tem pós-graduação em Administração de Empresas, além de ter concluído o Programa de Gerenciamento Avançado na Harvard University. É autoridade mundial emEnterprise Project Management. Credenciado como PMP® pelo PMI®. É autor de mais de 12 livros com publicações no Brasil, Estados Unidos, Japão e Coréia. É também Diretor-Presidente da DA – Dinsmore Associates – que presta serviços em consultoria empresarial.

Fernando Henrique Silveira Neto é professor e consultor especializado em desenvolvimento gerencial. Engenheiro de Telecomunicações e mestre em Engenharia Industrial - Métodos e Produção pela PUC-Rio. Leciona nos departamentos de Engenharia Industrial (Gerência de Projetos0 e de Informática (Ética Profissional) na PUC-Rio e nos MBAs da FGV Management em Gerenciamento de Projetos e de Gestão Estratégica de Tecnologia de Informação. Possui mais de 500 apresentações feitas no Brasil e em Portugal ministrando cursos de Gerenciamento de Projetos e Como Liderar Equipes.

Dados Técnicos:

Preço: R$ 40,00

ISBN: 978-85-7303-725-8

Número de Páginas: 200

Formato: 18X25

SHOWS DE TROMBONE E VIOLÃO MARCAM SEGUNDA SEMANA DO FESTIVAL DE INVERDO DO SHOPPING ITAIPAVA

O repertório é eclético e agrada a todos os gostos de quem passa pelo Itaipava Shopping nos finais de semana. O Festival de Inverno trará nos dias 1 e 2 de agosto um show de trombone, com o músico Wellington Ferreira e outro de violão, com Igor Nicolai.

Saiba mais sobre os músicos
Igor Nicolai - Iniciou na vida musical aos seis anos de idade como integrante do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. Nesta época estudou Canto com a professora Annelise Kersten e com Frei José Luiz Prim; Teoria musical com os maestros Gilberto Bittencourt e Marco Aurélio Lischt.

Igor tem uma importante atuação na vida coral petropolitana. Desde os 14 anos o músico estuda violão, tendo como mestre Dorival Lessa, Marcus Ferrer, Mauricio Carrilho e Luiz Otavio Braga.

Atualmente estuda Harmonia e Arranjo na escola de musica IAN GUEST (CIGAM) por onde músicos de renome no Brasil estudaram. Participou de um projeto do Sesc chamado “Choro na quinta”, onde cada quinta do mês era apresentado ao público um compositor importante do choro.

Acompanhou a bandolinista americana Marylinn Mair e atualmente participa de dois grupos instrumentais: Sá Quatro, que acabou de chegar de uma turnê pela Europa, e o Taruíra, que lança seu primeiro CD.

Wellington Ferreira - Iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade com o mestre Luis Pinto da Cunha Junior (Teoria Musical) e mais tarde, aos 16 anos, com o professor Maurício Ferreira (Trombone).

Com seus 17 anos de carreira, Wellington Ferreira tem uma larga experiência profissional em shows, workshops e gravações, tendo tocado com vários grupos de expressão na cidade e em todo o estado do Rio de Janeiro.

Trabalhou com grupos como: Taruíra (instrumental), Grupo Saracoteio (antigo Receita de Samba), Cordão do Frade (Marchinhas), Banda Nova Geração (Axé), Grupo Puro Sentimento (Pagode) e, também, atuando como freelancer em orquestras e bandas de baile por toda a cidade.

Atualmente, Wellington Ferreira atua em participações especiais nos grupo Taruíra e Saracoteio e, também, nas maiores bandas e orquestras de expressão do estado.


SERVIÇO

1º Festival de Inverno do Itaipava Shopping

1/8 – Show de trombone com Wellington Ferreira, a partir das 16h
2/8 – Show de violão com Igor Nicolai, a partir das 13h

Entrada Franca

quarta-feira, 29 de julho de 2009

A CRONICA NOSSA DE CADA DIA

Instrumento poderoso de recriação da realidade, a crônica é o tema da palestra que os jornalistas Artur Xexéo e Tânia Carvalho vão ministrar nesta quinta (30/07), às 17 horas, na Biblioteca do Sesc Quitandinha. O encontro com os jornalistas será proveitoso para quem utiliza a palavra como ferramenta de trabalho ou de resgate prazeroso das histórias cotidianas.

Artur Xexeo é formado em Jornalismo desde 1976. Começou a carreira como repórter policial do Jornal do Brasil, tendo trabalhado nas sucursais cariocas das revistas Veja e Isto É como repórter da área de cultura. Ainda no Jornal do Brasil, foi editor da revista Domingo, do Caderno B e do caderno Cidade. Desde 1992 mantém - primeiramente no Jornal do Brasil e, a partir do ano 2000, no Globo - duas colunas semanais de crônicas. No Globo, é também editor do Segundo Caderno. Participa, diariamente, na rádio CBN, ao lado de Carlos Heitor Cony, de Liberdade de Expressão, quadro do Jornal da CBN. É autor do livro "Janete Clair, a usineira de sonhos".

Tania Carvalho é jornalista com 30 anos de profissão. Passou por diversas publicações: Última Hora, Revista do Rock, Mais, Cláudia, Criativa, Desfile sempre fazendo perfis de artistas, sua maior especialidade, tendo entrevistado quase todos os ídolos da MPB, televisão e teatro ao longo deste tempo – Elis Regina, Tom Jobim, Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, entre mais de 300. Durante 14 anos trabalhou na Rede Globo, na Central Globo de Comunicação, fazendo parte da equipe pioneira do Departamento de Divulgação. Em 2002 publicou Nas Asas do Correio Aéreo. Em 2003 lançou Irene Ravache – Caçadora de Emoções, primeiro livro da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Depois disso, já escreveu e lançou mais doze títulos para a mesma coleção, dentre eles, as biografias de Tony Ramos, Ney Latorraca, Aracy Balabanian, Carlos Zara, entre outros.

SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

ARTES VISUAIS

28 a 31/7 - 10h às 13h - Torre Quitandinha
DESENHO - EXPERIÊNCIA DESENHO - COM SUZANA QUEIROGA
Oficina voltada à prática do desenho e da aproximação com as linguagens contemporâneas. Os participantes terão oportunidade de experimentar com os suportes do desenho e refletir sobre suas questões e fronteiras. 16 anos.

28/7 a 31/7 - 10h às 13h - Torre Quitandinha
NOVAS MÍDIAS - RESÍDUOS DA MEMÓRIA NO ESPAÇO/TEMPO - COM TINA VELHO
A oficina é um trabalho colaborativo e participativo e explora por meio de imagens de celular, webcam e desenhos as mudanças geradas pelo uso das novas tecnologias no espaço/tempo. 15 anos.

28/7 a 31/7 - 15h às 18h - Torre Quitandinha
MANGÁ - COM LEVI LUZ
A partir de material simples serão colocadas as questões pertinentes ao desenho em estilo japonês, dando ênfase à anatomia diferenciada, à perspectiva, estilo de narrativa, criação de personagens, tratamentos de cor e arte final. 9 anos.

“ESPIA UMA MULHER QUE SE MATA”

Baseado no clássico «Tio Vania» de Anton Tchekov, o espetáculo “Espia uma Mulher que se Mata” é uma releitura contemporânea do texto original onde Daniel Veronese, importante diretor/dramaturgo argentino, foca sua visão nos dramas e nas relações familiares, nas quais a intimidade provoca faíscas, desnuda relações humanas, aprofundando ainda mais as questões sempre atuais propostas pelo texto original. O espetáculo será apresentado no Teatro Quitandinha nesta quinta, dia 30 de julho, às 21 horas. No elenco estão Roberto Bomtempo, Miriam Freeland e João Vitti, entre outros.
A peça é considerada extremamente concisa, intimista e se torna essencial no teatro contemporâneo, dialogando e propondo questões de linguagem na relação ator-texto-encenação. É um espetáculo visceral, pois exige do ator e do texto, uma aproximação mastigada, íntima, absorvida…

Assim como Tchekov propôs questões universais em seu «Tio Vania», a releitura proposta por Veronese, além de acrescentar no cenário teatral nacional a montagem de mais um clássico, reafirma o valor da obra e sua contemporaneidade. Indo além, limpando todos os artifícios externos ao texto e seu conteúdo, deixa os conflitos e diálogos em primeiro plano.

SOBRE O AUTOR
Daniel Veronese começou sua carreira como ator e mímico. Em 1985, iniciou um trabalho com teatro de objetos o que o levou a fundar em 1989 a companhia El Periféricos de Objetos. Sua estética, tanto como diretor como dramaturgo, o levou a ocupar um lugar de particular na cena teatral argentina.

É autor de mais de 20 títulos e diretor de mais de uma dezena de espetáculos, seu teatro é auto-referencial, questionando a linguagem e o texto dramatúrgico. Com isso, sua obra gera indagações sobre os padrões formais do teatro tradicional.

Recebeu numerosos prêmios entre os que se destacam estão El Segundo Premio Nacional e o Primer Premio Municipal-de Argentina- ambos em dramaturgia.

NOTA DOS PRODUTORES
Por acreditar que o projeto “Espia Uma Mulher Que Se Mata” de Daniel Veronese tem um potencial artístico por si só e de importância no nosso cenário cultural, a produção se empenhou em trazer para o Brasil essa montagem tão qualificada e premiada, que por duas vezes já foi convidada para estar em festivais de teatro do país. E é em contato direto com seu criador e através do diretor Marcelo Sibiotto, que trabalha com Veronese há 15 anos, que faremos com que tal montagem seja fidedigna a original, acreditando que isso se encaixa com um teatro contemporâneo tanto no Brasil como em outros lugares do mundo. E a busca pelo SESC se faz, por ser um projeto que acreditamos dialogar com seu perfil no que diz respeito à investigação de linguagem e ousadia no processo de criação, dando vazão a uma busca incessante no fazer artístico.

FICHA TÉCNICA
Texto: Daniel Veronese
Direção da montagem original: Daniel Veronese
Direção da montagem brasileira: Marcelo Subiotto
Cenário original: Daniel Veronese
Iluminação original: Sebastiàn Bultrach
Preparação Corporal: Paula Águas
Direção de Produção: Miriam Freeland
Produção Executiva: Ana Paula Sant´Anna
Elenco: Roberto Bomtempo
Miriam Freeland
João Vitti
Symone Strobel
Flávia Pucci
Regina Sampaio
Marco Miranda

Serviço: 30/7 – 21h
Teatro QuitandinhaEspia uma Mulher que se Mata
SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

LINHA DE CRÉDITO ESPECIAL PARA EMPRESÁRIOS DA RUA TERESA

Os empresários da Rua Teresa podem contar com mais um apoio na hora de investir no crescimento da empresa. O Banco da Brasil, que já é parceiro do Arranjo Produtivo Local/ Têxtil, apresentou na última terça-feira (28/07), no auditório da Arte, uma linha de crédito específica aos empresários da Rua Teresa, com taxa de 1,55% ao mês, 24 meses para pagar e três meses de carência.

O atendimento aos empresários interessados também poderá ser feito em horário especial nas agências da cidade (rua do Imperador e rua Paulo Barbosa): a partir das 9 horas da manhã. Segundo os representantes do Banco do Brasil, a nova proposta apresenta alternativas de crédito para viabilizar o crescimento comercial na cidade. “Sabemos que o empresário muitas das vezes é o comprador, vendedor, criador e até cobrador. O Banco do Brasil quer ser um parceiro, quer ajudá-los” disse a Gerente Geral do Banco do Brasil, agência Paulo Barbosa, Ana Kátia Romero Nicolino.

Para ter acesso ao novo benefício, o empresário da Rua Teresa deve preencher um formulário no Banco do Brasil e aguardar a aprovação do crédito. “O objetivo do Banco do Brasil é estar 100 % à disposição do empresário, disponibilizando capital de giro com taxa diferenciada, compatíveis no mercado” explicou o Gerente Geral do Banco do Brasil da rua do Imperador, Otávio Akira Shalaguti.

POUT-POURRIR


“Pout-PourRir acaricia a inteligência do público.

Politicamente incorreto, ferino e muitíssimo bem interpretado.”

O ESTADO DE SÃO PAULO

“Assistir a um espetáculo como Pout-PourRir, é abrir os olhos

para a extrema riqueza cômica que temos no Brasil.”

CIRCUITO GERAL

Sucesso há dois anos e meio, o espetáculo Pout-PourRir, que revelou vários comediantes, é aplaudido de pé por onde passa. No elenco, os melhores atores vindos de várias partes do país, registram magistralmente o que há de melhor no humor num único espetáculo. Também estrelando a comédia, estão os atores do Zorra Total: Mariana Santos (Dirce, aquela que não deixa o marido “Aderbaaal” falar), Juliana Guimarães (Ouvídia - a empregada surda), e Cristiana Pompeo (Amadeusa, a namorada do boy). O espetáculo que revelou a atriz Katiuscia Canoro (a Lady Kate do Zorra Total), já teve participações especiais de Claudia Rodrigues, Mara Manzan, Carlinhos de Jesus, dentre muitos outros. Este ano o Pout-PourRir mais uma vez ganhou as páginas de revistas e destaque na TV, ao comemorar dois anos e meio de sucesso no palco da casa de shows mais tradicional do Rio de Janeiro, o Canecão, com participação especial de Susana Vieira e uma homenagem à Dercy Gonçalves, já que foi no Pout-PourRir onde a rainha da comédia esteve no palco pela última vez numa participação especial em seu aniversário de cem anos.

Criado e dirigido pela dupla Afra Gomes e Leandro Goulart, conhecida por projetos ousados como No Conjugado (a consagrada peça que se passava dentro de um apartamento de verdade) e o Prêmio Urubu de Coco (que premiou o Cinema Nacional em categorias inusitadas), Pout-PourRir é formado por solos e duetos de humor com personagens debochados, críticos e sarcásticos que circulam a todo instante ao longo da peça e vorazmente conquistam a simpatia e a admiração do público. Além das estrelas do Zorra Total, a comédia traz também para a apresentação de domingo 16 de agosto em Petrópolis, Marilia Gabriela, fantasticamente encarnada por Luis Lobianco – cena aprovada pela própria apresentadora que se tornou fã. – O Luis é a melhor cópia minha que eu já vi. – afirma Marilia Gabriela; e, ainda, Leandro Goulart interpretando Mammy, a gorducha empregada de Scarlet O’Hara numa situação pra lá de inusitada.

Tantos talentos reunidos transformam o Pout-PourRir numa referência no gênero da comédia, que já acumula hoje mais de cinqüenta personagens. E as cenas não param de ser criadas e o público sempre se surpreende com um novo espetáculo.

FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO GERAL: Afra Gomes & Leandro Goulart

ELENCO: Mariana Santos, Leandro Goulart, Cristiana Pompeo, Luis Lobianco e Juliana Guimarães.

TEXTOS: Afra Gomes, Leandro Goulart, Paula Rocha, Raul Franco, Cristiana Pompeo e Mariana Santos.

SERVIÇO

“Pout-PourRir”

DIA: 16 de agosto (única apresentação)

HORÁRIO: 19h

LOCAL: Theatro D. Pedro

GÊNERO: Comédia

DURAÇÃO: 70’

CLASSIFICAÇÃO: 14 anos

PRODUÇÃO LOCAL: Artenaserra

FAZER O BEM

R$ 3.500,00 para cada uma das três instituições escolhidas.

Foi esta a bilheteria da Festejar 2009 doada por Mona Magamez para os representantes das entidades petropolitanas Apae, Casa de Benefícios Alcides de Castro e S.O.S Vida.

Numa cerimônia na Maison Magamez, a anfitriã e Linda Albuquerque, que coordenou as ações beneficentes da mostra que aconteceu no início da mês na cidade, dividiram também com os expositores presentes o sucesso do evento, que praticamente dobrou as visitações em relação à primeira edição, no ano passado: cerca de 3 mil pessoas passaram pela mostra nos três dias.

Nem a chuva, nem a programação cultural concorrente atrapalharam a festa.

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL


Chegou a vez do Empreendedor Individual tornar-se legal. Desde o dia 1° de julho de 2009 foi criada a figura do MEI – Microempreendedor Individual, uma forma simplificada de legalizar a atividade da manicure, do pipoqueiro, da costureira e tantos outros, trazendo de volta a dignidade desses trabalhadores e contemplando-os com benefícios como o custo zero no momento da formalização e nos impostos federais, o acesso ao salário maternidade, aposentadoria por idade, auxílio doença, além de estar dispensado da apresentação da declaração de imposto de renda da pessoa física à Receita Federal. As vantagens da formalização estão na isenção das taxas de abertura, a possibilidade de emissão de notas fiscais e participação em licitações públicas, maior acesso a crédito junto a instituições financeiras e uma menos exposição à fiscalização e confisco de mercadorias.

Para se tornar um MEI, o empreendedor deverá ter um faturamento anual de no máximo R$ 36.000,00 (Trinta e seis mil reais), possuir apenas um empregado e não ser sócio de outra empresa.
A formalização é efetuada através do Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/) e a apresentação dos documentos (Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Residência) do solicitante deverá ser feita num prazo de até 60 (sessenta) dias à Junta Comercial do Estado e à Prefeitura do Município para emissão do Alvará de Localização.

As custas mensais do Microempreendedor Individual ficarão por conta da Contribuição para a Previdência Social e o pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), no caso de comércio de mercadorias e do ISS (Imposto sobre Serviços), caso a atividade seja prestação de serviços. O valor para 2009 fica fixado em R$ 57,15 (Cinqüenta reais e quinze centavos), sendo R$ 51,15 (Cinqüenta e um reais e quinze centavos) destinados à Contribuição Previdenciária e R$ 1,00 (Hum real) a titulo de ICMS e R$ 5,00 (Cinco reais) a título de ISS.

Caso possua empregado, o MEI aproveita ainda o benefício de contribuir com 3% (três por cento) do salário do funcionário para a Previdência Social e, sujeito às demais obrigações trabalhistas (Salário, FGTS, etc).

A Lei Complementar 128/08, com o apoio do Sebrae, vem de encontro a mais um anseio da sociedade: a Justiça Social, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país e promovendo a inclusão social do empreendedor individual, além de beneficiar os profissionais da área contábil que contribuírem com a formalização do MEI, possibilitando a estes profissionais participação direta na devolução da dignidade humana e na construção de um país mais justo e social.

Sabrina Menezes

DOIS DIAS DE FOLIA COM O AXÉ ITAIPAVA


Claudia Leitte e Banda Eva são as atrações da edição 2009

A quarta edição do Axé Itaipava promete agitar a galera em agosto, com a apresentação de Claudia Leitte (sábado, dia 22) e Banda Eva (domingo, dia 23) no Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava.

Quem levar um quilo de alimento, for estudante ou maior que 65 anos, pagará meia entrada pelo ingresso em qualquer opção de localização, seja no camarote, no bloco ou na pista.

Confira as principais atrações:
Dia 22/04, sábado – Claudia Leitte
Dia 23/04, domingo – Banda Eva – Primeira apresentação


SERVIÇO
AXÉ ITAIPAVA dias 22 e 23 de agosto
Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava – Estrada União e Indústria, 10.000
Valores dos Ingressos – primeiro lote:
PARA OS DOIS DIAS
Bloco Axé Itaipava Masculino – R$ 80
Bloco Axé Itaipava Feminino – R$ 60
Camarote Masculino – R$ 160
Camarote Feminino – R$ 120
Pipoca – R$ 15
PARA UM DIA
Bloco Axé Itaipava Masculino – R$ 45
Bloco Axé Itaipava Feminino – R$ 35
Camarote Masculino – R$ 90
Camarote Feminino – R$ 70
Pipoca – R$ 10
Obs: Esses valores já são para quem levar um quilo de alimento, for estudante ou maior de 65 anos.
Censura – 16 anos
Pontos de Venda

Internet: http://www.ingressomais.com.br/

Petrópolis
Fashion Mix
Rua Aureliano Coutinho, 77 loja F – Serra Shopping (2233-7178)

Nutrimix
Rua do Imperador, 355 – Centro (2242-4050)

Kylt
Rua 16 de Março, 336, loja A – Shopping Bauhaus (2237-0377 / 2237-3289)

Bramil (Itamarati)
Rua Bernardo Proença, 154 – Itamarati (2244-3000)

Bramil (Itaipava)
Estrada União Indústria, 11.881 – Itaipava (2222-4650)

Bob’s
Estrada União Indústria, 11.180 – Itaipava (2222-7799 / 2222-2048)


Teresópolis
Shoebaloo
Avenida Delfim Moreira, 533 (21 2742-4045)

Três Rios
Biba Calçados
Rua Prefeito Walter Franklin, 116 (24 2255-4407 / 24 2255-0348)

Bramil
Rua Barão de Três Rios, 465 – Centro

Lanchonete Mattinata Icaraí
Rua Cel Moreira César, 282 – Icaraí

Loja Banco de Areia
Barra Shopping
Rio Sul

Loja South
Norte Shopping

Zoar Turismo – Centro
Av. Graça Aranha, 81 – sala 613

Posto Shell Niterói
Avenida Jorge Roberto Silveira – Icaraí

Posto BR Piraquê
Avenida Borges de Medeiros (parque dos patins)

BR Parque das Rosas
Avenida das Américas, 3757


Realização: Cool Produções, Original Produções e Zoeira Promoções e Eventos
Site: http://www.axeitaipava.com/

HUGO LEAL CONTINUA TRABALHO PARA MELHORIAS NA BR-040

A iniciativa do deputado federal Hugo Leal em promover um encontro derepresentantes da ANTT e da Concer em Petrópolis em espaço aberto aopúblico foi com o propósito de dar oportunidade pela primeira vez, desde aprivatização da BR-040, da sociedade participar dos esclarecimentos e tertransparência sobre a situação da estrada. Hugo salientou que desde oinício do seu mandato vem trabalhando por esta causa.

– Depois de 12 anos de concessão da BR-040 é a primeira vez que apopulação de Petrópolis tem a oportunidade de participar de uma reuniãocom a ANTT e Concer. O meu trabalho em dar uma solução para os problemasda estrada, – o aumento do pedágio, duplicação da subida da serraRio-Petrópolis, ligação Bingen-Quitandinha e abertura do retorno dopedágio na Posse – foi iniciado logo que assumi o meu mandato de deputadofederal, protocolando requerimentos de informações e promovendoaudiências públicas na Câmara dos Deputados, onde sou vice-presidente daComissão de Viação e Transportes.

Vou dar continuidade a este trabalhoaté conseguir ver todas estas questões resolvidas – afirmou Leal.O deputado lamentou que a participação da sociedade tenha sido pequena, noentanto, em função de uma reunião marcada pelo prefeito Paulo Mustrangi emseu gabinete com os representantes da ANTT e Concer – antes do encontro naCâmara – o tempo do debate no Legislativo foi encurtado.

– Eu me associo aos que reclamaram da pequena participação popular.Inicialmente, quando só o encontro na Câmara estava agendado, a previsãode duração do mesmo era de 4 horas, o que permitiria uma ampla discussãocom os representantes da ANTT e Concer e a comunidade petropolitana queesteve tão bem representada em plenário por diversos segmentos dasociedade. Lamentavelmente em função das alterações o tempo ficou curtopara um debate amplo – disse Leal.

Um projeto de estudo técnico sobre a ligação Bingen-Quitandinha, feitopela CPtrans, na gestão do presidente Antônio Carlos Correa, – jáprotocolado na ANTT por Hugo Leal em 4 de junho de 2009 – foi entreguepelo deputado ao diretor da ANTT, Mário Rodrigues e ao diretor-presidenteda Concer, Pedro Jonsson durante a reunião no gabinete do prefeito. Odiretor da ANTT se comprometeu a fazer um estudo de viabilidade do projetoem 90 dias.Hugo Leal lembrou que é importante que todas as forças políticas da cidadeestejam unidas nesta ampla discussão que tem como único objetivo atender aestas justas reivindicações da população petropolitana.

terça-feira, 28 de julho de 2009

ESPAÇO BEM VIVER

Parece que foi ontem que o Bem Viver – Espaço de Relaxamento e Saúde estava iniciando as atividades. Contudo, no próximo mês de agosto o espaço já vai completar dois anos de sucesso. Para comemorar a equipe está organizando um dia inteiro de palestras, vivências, mesas redondas e sorteios. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (24) 2242-7017/ (24) 2242-9559/ (24) 7836-1285, do e-mail contato@quartzomedicall.com.br ou na sede que fica localizada na Rua General Ozório, 65 – Centro.

Quartzo Medicall/ Sathya Yoga/ Bem Viver
Rua General Ozório, 65
Centro – Petrópolis/RJ
www.quartzomedicall.com.br
contato@quartzomedicall.com.br
(24) 2242-7017/ (24) 2242-9559/ (24) 7836-1285

ULTRAVLTS TOCA NESTE SÁBADO NO TAMBOATÁ

Neste sábado (01/08) o Tamboatá será palco para as versões exclusivas de sucessos nacionais e internacionais da banda Ultravolts. Na estrada desde 1999, a Ultravolts se apresenta com um repertório que passa do pop rock ao reggae e MPB, além de composições próprias.

A banda é formada por Christian Vasconcellos (Vocal), Ico Bronzato (Guitarra), Léo Aciloly (Bateria) e Marquinho Muniz (Baixo). Com qualidade musical e profissionalismo, a Ultravolts promete fazer o público do Tamboatá dançar e cantar a noite inteira.



Serviço:
Ultravolts na Casa de Shows Tamboatá dia 01/08, a partir de 23h
Ingressos:
Pista - R$25 Homens e R$ 15 mulheres
Camarote sem consumação - R$ 45 homens e R$ 25 mulheres
Estrada União e Indústria, 12.360, Itaipava
Tel.: (24) 2222-5007

ARTES VISUAIS

28 a 31/7 - 10h às 13h - Torre Quitandinha
DESENHO - EXPERIÊNCIA DESENHO - COM SUZANA QUEIROGA
Oficina voltada à prática do desenho e da aproximação com as linguagens contemporâneas. Os participantes terão oportunidade de experimentar com os suportes do desenho e refletir sobre suas questões e fronteiras. 16 anos.

28/7 a 31/7 - 10h às 13h - Torre Quitandinha
NOVAS MÍDIAS - RESÍDUOS DA MEMÓRIA NO ESPAÇO/TEMPO - COM TINA VELHO
A oficina é um trabalho colaborativo e participativo e explora por meio de imagens de celular, webcam e desenhos as mudanças geradas pelo uso das novas tecnologias no espaço/tempo. 15 anos.

28/7 a 31/7 - 15h às 18h - Torre Quitandinha
MANGÁ - COM LEVI LUZ
A partir de material simples serão colocadas as questões pertinentes ao desenho em estilo japonês, dando ênfase à anatomia diferenciada, à perspectiva, estilo de narrativa, criação de personagens, tratamentos de cor e arte final. 9 anos.

VANESSA DA M,ATA EM SUPER SHOW COM ENTRADA FRANCA

A voz surpreendente de Vanessa da Mata chega nesta quarta, dia 29 de julho, às 21h no Teatro Quitandinha, para abrilhantar ainda mais o Festival de Inverno do Sesc Rio. A cantora apresentará o show “Jardim de Perfumes de Sim”, além de antigas canções desde o seu disco de estreia em carreira solo em 2002.

Abaixo mais sobre Jardim de Perfumes de Sim

Por Vanessa da Mata

A garoa que veio do céu no exato instante em que o público cantava comigo que “o que a gente precisa é tomar um banho de chuva” não era cenográfica. Ela aconteceu mesmo, sem que nós pudéssemos – e nem quiséssemos – controlar. O vento também parecia decidido a colaborar conosco, soprando sempre a favor e nunca contra. Todos os detalhes técnicos que haviam sido planejados antes ficaram, em boa parte, nas mãos da natureza, do acaso, dasorte, do tempo. E tudo resultou melhor do que esperávamos nas duas noites de gravação de quatro horas cada. Meu primeiro DVD tinha de ser assim.

Acho que foi por isso que esperei tanto para lançá-lo. Fui bordando aos poucos, pelas beiras, passo a passo, até chegar ao meio e fechá-lo com meus detalhes, imprimindo-os sutilmente, dada a minha própria personalidade. Como se fosse uma letra musical, um perfume feito de imagens, de vários sabores, combinações e desenhos. Escolhi Paraty como cenário porque, apesar de ser uma cidade de praia, ela é pequena, linda, importante e tem todos os elementos poéticos das cidadezinhas do interior deste país. Seus personagens típicos, por exemplo, vieram: o mendigo com seu cachorro, os senhores e seus carrinhos de bolos e delícias, as senhoras da igreja, o padre, as crianças, os turistas estrangeiros que se entregam sem grandes questionamentos ao que está acontecendo, um beija-flor que se arrisca em um bebedouro do cenário. Todos eles entraram no filme.

Nesse show, eu me dedico a outras áreas, também. Por necessidade eu mesma criei o cenário. Também é minha a maior parte do figurino. Fui comprando tecidos nos lugares por onde passei – de Paris ao Peru – para fazer roupas que diziam da minha vida e que eu não achava prontas em nenhuma loja do mundo. Achei que só fazia sentido se fosse assim. O vestido vermelho é da grife Martu.

Mudamos a maioria dos arranjos, como faço sempre que incluo uma música antiga em um show novo. Cada vez que se rearranja uma canção, o artista dá a ela a chance de mostrar novas imagens, de contar outras histórias ao público. Isso está mais evidente em “Não me Deixe Só”, “Ainda Bem” e “Viagem”.

Ao meu repertório cotidiano, acrescentei três canções. Apenas uma foi escrita por mim, “Acode”, que tirei do meu baú antigo. Está pronta há mais de 10 anos, antes mesmo de eu gravar o primeiro disco. Serviu bem para minha fase atual. Não trouxe mais novas canções porque já foi muito difícil o sacrifício de cortar outras a que eu era apegada dos meus discos anteriores.
Decidi me arriscar e reapresentar minha versão para o clássico “As Rosas Não Falam”, que já tinha registrado no programa “Som Brasil” dedicado aos 100 anos do mestre Cartola. A motivação para essa ousadia veio por conta de um carinho que recebi da Alcione, que também estava no programa. Conversando comigo ao final das gravações, ela fez um elogio a minha interpretação. Foi uma honra ouvir essa observação de uma intérprete tão nobre quanto é Marrom, uma mangueirense que conhece o repertório de Cartola como poucos. Não resisti.
“Um Dia um Adeus”, a terceira canção “nova”, vem da memória da minha adolescência, damemória afetiva do Brasil da década de 80, e me traz lembranças ótimas.

Guilherme Arantes para mim é um dos maiores hitmakers deste país, compõe melodias lindas e sinuosas para letras diretas, transformando toda sua complexidade musical em algo aparentemente simples.

Por outro lado, algumas coisas não poderiam ser mudadas. A primeira delas é a direção musical que escolhi e deu certo no CD “Sim”, tão bem dividida entre Kassin e Mario Caldato. Também não era possível substituir os geniais Sly Dunbar & Robbie Shakespeare nas cinco músicas que gravamos com eles na Jamaica. Tivemos a felicidade de repetir a parceria no Brasil. Ao vivo ficou melhor ainda, especialíssima presença.

Ben Harper entrou nos extras. Trouxemos uma parte dos nossos encontros pelo mundo, em festivais na Suíça, Barcelona e Brasil. Por razões que eu nem preciso explicar, era importantíssimo para mim e para a nossa canção que a voz e a guitarra dele estivessem em “Boa Sorte/Good Luck”.

Ainda que muita coisa tenha sido preparada especialmente para este novo trabalho, a turnê de “Sim” serviu como o grande esquenta e preparo. Foram cerca de 180 apresentações pelo Brasil e pelo mundo, feitas no período de dois anos, em que Donatinho, Cesinha, Davi Moraes, André Rodrigues, Marco Lobo, Tibless, Play e eu fomos ganhando um companheirismo musical como poucas vezes acontecera comigo. Joana Mazzucchelli viajou conosco pela Europa por 20 dos 45 dias daquela turnê para captar o clima do nosso cotidiano.

Para finalizar, continuo a mesma, cantando de cabelos soltos e pés descalços. Fiz alguns sacrifícios ao cortar músicas dos discos anteriores, mas esse é o preço por esperar tanto tempo para um primeiro DVD. Em contrapartida, valeu a pena porque agora dá para dizer que este jardim sou eu. Então, agora Paraty é minha cúmplice, dama de honra, minha parceira em um registro abençoado pela natureza. Com flores, aromas, cores e muito Brasil. O meu primeiro DVD é cheio de um jardim de perfumes de sim.

Serviço:
29/7 - 21h – Teatro Quitandinha
Show com Vanessa da Mata
SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

"DUO MILÊNIO" COM A PARTYICIPAÇÃO ESPECIAL DA PERCUSSIONISTA ANA LETICIA BARROS

O Duo Milênio é formado por Ricardo Santoro, violoncelista e por Paulo Maurício, violonista. O conjunto nasceu oficialmente em 1999 e é o resultado de uma sólida amizade de 10 anos entre aluno e professor, derivada do amor comum à música. Na apresentação desta quarta, 29 de julho às 19 horas no Café Concerto Quitandinha, o duo se junta à percussionista Ana Letícia Barros.Mantendo uma proposta didática de levar aos concertos noções extras sobre as peças executadas, seus autores e suas épocas, o Duo Milênio possui repertório eclético, das mais diversas épocas e origens, como a espanhola, a francesa e a italiana, entre outras, além de um espaço especial e importante para a música brasileira.

Com arranjos feitos, em sua maioria, pelos próprios intérpretes, o conjunto tem como um de seus objetivos quebrar a barreira entre a chamada música clássica e a música popular. Ricardo Santoro – violoncelo - Foi com o pai, o contrabaixista Sandrino Santoro, que o artista deu os primeiros passos nos estudos musicais. Em 1989, graduou–se pela Escola de Música da UFRJ, com dignidade acadêmica Magna Cum Laude. Ricardo é professor de Música de Câmara da Escola de Música da UFRJ, concertino da Orquestra Sinfônica Brasileira e spalla da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Como solista, já se apresentou à frente de várias orquestras no Brasil, além de recitais solo nas principais salas de concertos.

Vencedor de vários concursos nacionais, Ricardo representou o Brasil na EXPO – 2000, em Hannover (Alemanha), e em 2001, apresentou-se em dois concertos na Haus Der Kulturen Der Welt, em Berlim (Alemanha), além de outras pérolas que possui no currículo. Ricardo também faz parte dos conjuntos Duo Santoro (violoncelos), Trio Aquarius (piano, violino e violoncelo), Quarteto Continental (cordas) e Toccata Brasil (harpa, flauta, violoncelo e contrabaixo). Paulo Maurício – violão - Desde 1999, o artista integra o Duo Milênio com Ricardo Santoro. Paulo Maurício estudou com nomes como: Ademar Nunes, João Pedro Borges, Luiz Antônio Perez e Turíbio Santos. Com o Duo Milênio, com a Orquestra de Violões ou com o grupo Cordas Concordes (dos quais também faz parte), apresentou-se no Museu da República, na Casa de Petrópolis, no Teatro Municipal de Ouro Preto, entre outros locais.

O curioso é que Paulo Maurício também é professor de Biologia no Rio de Janeiro e autor de diversos livros didáticos sobre a matéria que leciona paralelamente à intensa atividade musical.
(In.: www.movimento.com)

Serviço
29/07 – 19h – Café Concerto Quitandinha - Duo Milênio
SESC Quitandinha, Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
8ª edição do Festival de Inverno do Sesc Rio
Apoio: Sistema Fecomércio- RJ
Confira a programação completa em www.sescrio.org.br

TAMBOATÁ DESTA SEXTA TRAZ A NOITE DOS DJ’S E A FESTA DOS ANIVERSARIANTES

Está marcado para esta sexta, 31/07, uma noite especial no Tamboatá, com a marca e a batida de quatro DJ's conhecidos por agitarem as pistas. Na carrapeta, todos os estilos musicais com Felipe Fogel, Roniel Oliveira, Viola e Pigmeu.

Os DJ´s vão embalar a Festa dos Aniversariantes de julho. Cada aniversariante do mês que marcar a festa no Tamboatá tem 20 cortesias de entrada para distribuir entre amigos, bolo, velas, fantasias e muitas outras brincadeiras. Além disso, o aniversariante também poderá ter a comanda zerada.


Serviço: Noite dos Dj’s e Festa dos Aniversariantes Sexta-feira, 31/07
A partir de 23h
Valores: R$ 15 Homens e R$ 10 Mulheres (pista)
R$ 25 Homens e R$ 15 Mulheres (camarote, sem consumação)
Estrada União e Indústria, 12.360, Itaipava.
Tel.: (24) 2222-5007

POKER/PEC/IKINHA JOGA BEM, MAS VOLTA A PERDER NA LIGA

Ainda não foi desta vez que o Poker/PEC/Ikinha pontuou na segunda fase da Liga Futsal. Nesta segunda-feira (27), o time foi derrotado pelo Zaeli/Penalty/Umuarama por 2 a 1 (Jorge Alex e Augusto para os paranaenses, Alvim para os petropolitanos), no Ginásio Amário Vieira da Costa, em Umuarama (PR).


O time petropolitano terá duas semanas para se preparar e buscar a reação na competição. Por conta da disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções, o próximo jogo só acontecerá no dia 10 de agosto, em Joinville, contra o Krona/Joinville/DalPonte.


Pela primeira vez nesta etapa da competição, o Poker/PEC/Ikinha mostrou a qualidade que o levou a se classificar entre os 12 melhores da primeira fase. Marcando muito bem e saindo com rapidez da defesa para o ataque, o time criou boas oportunidades, mas pecou demais nas finalizações. Acabou castigado com dois gols do Umuarama.

Após a entrada de Cupim como goleiro-linha, o Poker/PEC/Ikinha diminuiu o placar e teve chances de empatar, mas não conseguiu êxito.


A partida foi muito igual, desde o início. A diferença é que as nossas bolas não entraram. Quando colocamos o goleiro-linha, tivemos o jogo à nossa feição, mas não aproveitamos resumiu o técnico Fernando Malafaia.


Nesta etapa da competição, o Poker/PEC/Ikinha jogou duas partidas fora de casa e apenas uma em Petrópolis, contra a Malwee, uma das favoritas ao título. E o próximo jogo também será fora de casa. O objetivo é reagir nas partidas em que tiver o mando de quadra. Serão quatro até o final da segunda fase da Liga.


A equipe está muito animada, pois sabe que fez tudo certo e poderia ter saído com a vitória. E voltamos a fazer aquilo que vínhamos mostrando na primeira fase disse Malafaia, otimista, apesar da derrota.

ZAELI/PENALTY/UMUARAMA 2 X 1 POKER/PEC/IKINHA

GINÁSIO AMÁRIO VIEIRA DA COSTA - UMUARAMA - PR

GOLS: 1ºT: Jorge Alex (10min57s). 2ºT: Augusto (5min35s) e Alvim (14min03s).

ZAELI/PENALTY/UMUARAMA: Reginho, Boni, Júlio, Rubinho e Augusto. Entraram: Jaiminho, Jorge Alex e Pica-Pau. Técnico: Paulinho Cardoso.

POKER/PEC/IKINHA: Rennan, Cupim, Vinícius, Alvim e Mancha. Entraram: Régis, Marcinho, Xande, Bruno, Conrado e Juninho. Técnico: Fernando Malafaia.

ARBITRAGEM: Ismael Soares Saldanha e Jefferson Luiz Rodrigues de Carvalho, ambos do Paraná.

CARTÕES AMARELOS: Jorge Alex (Umuarama) e Vinícius (Poker/PEC/Ikinha).

segunda-feira, 27 de julho de 2009

CONFIRA AS OFICINAS QUE COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, 28 DE JULHO

ARTES VISUAIS

28 a 31/7 - 10h às 13h - Torre Quitandinha
DESENHO - EXPERIÊNCIA DESENHO - COM SUZANA QUEIROGA

Oficina voltada à prática do desenho e da aproximação com as linguagens contemporâneas. Os participantes terão oportunidade de experimentar com os suportes do desenho e refletir sobre suas questões e fronteiras. 16 anos.

28/7 a 31/7 - 10h às 13h - Torre Quitandinha
NOVAS MÍDIAS - RESÍDUOS DA MEMÓRIA NO ESPAÇO/TEMPO - COM TINA VELHO
A oficina é um trabalho colaborativo e participativo e explora por meio de imagens de celular, webcam e desenhos as mudanças geradas pelo uso das
novas tecnologias no espaço/tempo. 15 anos.


28/7 a 31/7 - 15h às 18h - Torre Quitandinha
MANGÁ - COM LEVI LUZ

A partir de material simples serão colocadas as questões pertinentes ao desenho em estilo japonês, dando ênfase à anatomia diferenciada, à perspectiva, estilo de narrativa, criação de personagens, tratamentos de cor e arte final. 9 anos.