sexta-feira, 29 de maio de 2009

REFLEXOTERAPIA: SEUS PÉS, RAÍZES DO BEM VIVER

Palestra vai desmistificar que terapia é igual a massagem nos pés

A Reflexoterapia Podal é a aplicação da reflexologia nos pés e não deve ser confundida com massagem nos pés. A Reflexologia é uma ciência que demonstra a existência de algumas regiões no corpo que possuem ligação claramente determinada com órgãos, vísceras, sistemas e estados emocionais.

“A área reflexa dos pés é uma das regiões com alta concentração de plexos nervosos e por isso se desenvolveu a Reflexoterapia Podal. É importante ressaltar que além dos pés existem outras áreas reflexas no corpo, que são trabalhadas de diferentes formas. Nos pés, trabalhamos com movimentos para relaxar, tonificar, sedar e harmonizar as áreas reflexas com o toque das mãos”, declarou Dilherman Rosa.

“Fazendo uma analogia às árvores, nossos pés como as raízes das árvores, são a nossa base de sustentação. Através dos pés, podemos nos nutrir do contato com a terra e com os outros seres, pois nos permite locomover. Vamos de encontro ao que desejamos ou não, e assim definimos o nosso caminho que deve ser no sentido do bem, para nós e para a nossa vida” afirma o terapeuta.
A sessão que tem uma duração média entre 40 minutos a 1h tem como resultado pretendido o relaxamento, alívio de dores e equilíbrio do corpo e da mente de uma forma geral. Indicado para todas as pessoas que buscam autoconhecimento, equilíbrio, bem-estar, e que alívio de dores, distúrbios de órgãos e vísceras. De acordo com Dilherman a terapia também é muito indicada para pessoas com distúrbios como insônia, estresse, sintomas da TPM, emagrecimento, lesões nos pés como fascite, tendinite e esporão de calcâneo.

O terapeuta afirma que os livros que existentes no mercado sobre o assunto citam algumas contra-indicações como as pessoas que usam marcapasso, diabéticas, grávidas, pessoas com trombose, flebite ou varizes expostas e fraturas recentes nos pés. “Em alguns casos, realmente a reflexoterapia não é indicada, mas devemos levar em consideração cada paciente e analisar bem se devemos fazer a técnica com cuidado ou mesmo não fazer”, declarou.

Por se tratar de uma terapia não-invasiva a reflexoterapia tem a possibilidade de melhorar a comunicação nervosa que acontece entre o corpo e o cérebro. “Quando isso acontece, aumenta a capacidade de homeostase ou equilíbio podendo o mesmo ser beneficiado como um todo”, afirmou.

A palestra que será realizada na próxima segunda-feira, dia 01 de junho, a partir das 15h vai abordar a origem da técnica, os primeiros sistemas de tratamento chamados de sistemas de zonas, as regiões e áreas dos pés. “Também vou explicar como funciona no corpo este trabalho, a relação do que se avalia nos pés durante o tratamento com o cérebro, com o corpo todo e com as emoções. Será explicado também as indicações e contra-indicações”, comentou Rosa.
O evento será realizado na Quartzo Medicall/ Sathya Yoga/ Bem Viver, que fica localizada na Rua General Ozório, 65 – Centro. Indicada para todas as pessoas que desejam conhecer um pouco sobre a Reflexoterapia e seus benefícios o evento é gratuito e ainda vai sortear uma sessão para os participantes.

SERVIÇO

REFLEXOTERAPIA: SEUS PÉS, RAÍZES DO BEM VIVER
Palestrante: Dilherman Rosa
Data: 01/06/2009
Horário: 17h
Informações: (24) 2242-7017
Local: Quartzo Medicall/ Sathya Yoga/ Bem Viver
Rua General Ozório, 65
Centro – Petrópolis/RJ

SANTUÁRIO BOM JESUS DE MATOSINHOS COMPLETA 50 ANOS



Neste final de semana, começando amanhã, dia 29 de maio, a Diocese de Petrópolis celebra os 50 anos de fundação do Santuário Bom Jesus de Matosinhos, localizado em Werneck, distrito de Paraíba do Sul (RJ). O ponto alto da comemoração será a Santa Missa, domingo, às 11h, presidida pelo bispo diocesano, Dom Filippo Santoro, concelebrada pelo Padre Marcio Antônio Damasceno, com a participação de romeiros de todo o Estado do Rio e de outras regiões do país.

Durante os três dias de comemoração, será lembrado as duas pessoas que fundaram o Santuário em maio de 1959: Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, primeiro Bispo de Petrópolis, e o Padre Luis Raimundo Cesare, que lá viveu até sua morte em 1992. Padre Marcio afirma que “estamos celebrando os 50 anos desta obra magnífica para o bem do povo de Deus, pois durante todos os estes anos tem atraído milhares de romeiros, ao mesmo tempo que os leva ao encontro de Jesus”.


Programação
Dia 29 de maio
Às 18hh30 – Oração do Terço e ladainha do Bom Jesus de Matosinhos.
Às 19h – Santa Missa, pregação sobre Nossa Senhora e benção do Santíssimo Sacramento.
Dia 30 de maio
Às 18h – Momento Mariano – oração do terço e ladainha de Nossa Senhora.
Às 19h – Procissão com a imagem de Nossa Senhora.
Às 19h30 – Santa Missa, coroação de Nossa Senhora e noite cultural.
Dia 31 de maio
Às 9h – Carreata com a imagens do Bom Jesus e Nossa Senhora, local da saída, Jardim Velho em Paraíba do Sul.
Às 10h30 – Chegada da carreata com um grande evento.
Às 11h – Santa Missa presidida por Dom Filippo Santoro, benção papal e indugência. (benção dos objetos e agradecimentos).
Às 12h30 – Almoço no restaurante
Às 15h – Show de prêmios.


História


Localizado a cinco quilômetros e meio de Werneck, distrito de Paraíba do Sul, o Santuário Bom Jesus de Matosinhos serve de cenário a uma das festas religiosas mais famosas e tradicionais do Brasil: a do Bom Jesus de Matosinhos. O Santuário é um lugar especial, privilegiado, onde Deus manifesta de modo muito sensível a sua misericórdia.


Sabemos pela fé que Deus, na história da salvação, sempre esteve com seu povo, em qualquer terra, em qualquer lugar, em qualquer tempo, mas por disposição desse mesmo Deus de Bondade, certos lugares recebem, de forma única, a sua manifestação, são os santuários. A devoção do Bom Jesus de Matosinhos é anterior a 1741.


Na Igreja, existe na Sala de Milagres, dois quadros ofertados por devotos, por graças alcançadas, encontrados no subsolo da Igreja, onde existiu a primeira capela. Ocupando um exíguo espaço, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é hoje sóbrio e acolhedor. Passando várias pessoas por ele todos os domingos e também na tradicional festa.


Data de antes de 1744 a devoção ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, quando a imagem foi encontrada milagrosamente por escravos da Fazenda Matosinhos, à beira de um ribeirão. Em 1741, já existia a ermida de Nosso Senhor Bom Jesus, uma das mais tradicionais capelas do Estado do Rio de Janeiro, tal o número de milagres, atribuídos ao santo de sua invocação. A primeira capela foi construída de pau a pique e madeira roliça, resistindo intacta. Até o término de construção do novo santuário.


A fama dos milagres e das graças alcançadas foi ganhando regiões cada vez mais distantes e de todas elas começaram a vir peregrinos em romaria, para venerar a imagem do Bom Jesus. Desse modo houve a necessidade de se fazer uma igreja maior para atender aos peregrinos. Esta passou a receber um número cada vez maior de romeiros que vêm de todos os cantos do país aumentando a cada ano que passa.


Terminado o Santuário, ao levar a imagem em procissão para o novo templo, curiosamente aconteceu um fato especial: partes das paredes da antiga capela ruíram por terra, como se estivessem sustentadas pela imagem. Desde a aparição da imagem até os dias de hoje, milhares de graças são alcançadas pelos devotos do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e isto pode ser conferido nos inúmeros pedidos de ação de graças e pagamento de promessas em todas as missas dominicais e principalmente no dia da festa.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

JORGE AMORIM


Baterista, percussionista e compositor, JORGE AMORIM é o líder da TRIBO, um grupo baseado nas raízes espirituais mundiais. Sua música reflete o som da natureza.

Jorge Amorim nasceu no Rio de Janeiro (Petrópolis), no Brasil, em 1964, e começou a freqüentar terreiros de origem Banto no Rio, onde aprendeu os primeiros toques Afro Brasileiro. Também participou de várias Escolas de Samba e Bandas Marciai, com as quais viajou pelo Brasil.
Aos 15 anos começou sua vida profissional como percussionista em bailes de carnaval na Região Serrana e no Litoral Carioca.
Mais tarde, aprimorando seus conhecimentos musicais, estudou Na Pro - Arte Escola de Musica no Rio de Janeiro e participou de vários seminários musicais,passando a gravar com vários artistas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
Em 1988, Jorge Amorim mudou-se para a Europa onde viveu 9 anos, tocando em concertos, gravando, e também como professor de música, na Alemanha, Suiça, Franca, Italia, Bélgica, Holanda, Austria e Inglaterra.
Em Paris, se apresentou com as celebridades da Música Afro Contemporânea como: Hank Jones, Cheik Tidiani Seck, Graham Haynes, Al Foster, Archie Shepp, Baden Powell, Dom Um Romão, Sivuca, entre outros.
Participou de vários festivais de Jazz e World Music na Europa como Moutreux(Suiça), Pori(Finlândia), Leverkussen(Alemanha).
Desde 1997, Jorge Amorim está situado em New York, onde se apresentou e participou de gravações com os grandes nomes sagrados do Jazz, e em espaços consagrados, como: Blue Note, Sweety Basil, Lincon Center,J oes Pub, Town Hall, SOB’s, Kinitting Factory, The New Jersey Performances Art Center, entre outros.
Gravou seu primeiro CD RITUAL OF MUSIC em 2000, e em 2004 gravou o segundo CD com o título ORIXAS, dedicado à cultura Afro Brasileira, já que é ela a sua maior influência.
Jorge Amorim apresenta uma música forte e original, expressando liberdade e diversidade.
Jorge Amorim, em New York, trabalha com as crianças da Igreja Macedonia Africa Episcopal Presbiteriana e organiza projetos com crianças brasileiras.

Formato de Show no Brasil:
Apresentação instrumental de jazz contemporâneo, acompanhada por músicos brasileiros (saxofone, contrabaixo, entre outras), retratando todas as influências de Jorge Amorim através de instrumentos africanos, percussões diversas e bateria.

BANDA ARSENAL NO BECO DO BARÃO


O show que está marcado para começar às 22h, no próximo sábado, dia 30 de maio no Beco do Barão com a Banda Arsenal promete apresentar o que existe de melhor na MPB, POP e Rock. Sucessos de Kid Abelha, Cássia Eller, Avril Lavigne, Alanis Morissette, Credence, Barão Vermelho, Roupa Nova, Adriana Calcanhoto, The Police e Beatles vão encantar o público com versões tradicionais e com novas roupagens.

“Esperamos agradar ao publico e a casa, apresentando um repertorio bem variado com boa musica e um som de qualidade”, declarou Fabiano. De acordo com Fabiano Coragem, baixo e voz, o show tem uma duração média de 3 horas e apenas um intervalo para os músicos molharem a garganta.
A banda que já está formada há quase dois anos é composta por Lara (voz e violão), Fabiano (voz e baixo), Luiz Henrique, conhecido como Paulista (bateria) e Giuliano (guitarra solo). Pela primeira vez no espaço eles confirmam que são uma “banda animada, guerreira, sonhadora, jovem e cheia de vontade de buscar o seu lugar no mercado musical”, afirma Fabiano.

O Beco do Barão fica localizado na Rua 13 de maio, 252, Centro – Petrópolis/RJ. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (24) 2243-3654, (24) 8826-3370 ou ainda no blog http://www.becodobarao.blogspot.com/

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO BECO DO BARÃO
Data: 30/05/2009
Horário: 22h
Banda: Arsenal
Local: Beco do Barão
Rua 13 de maio, 252
Centro – Petrópolis/RJ

POKER/PEC/IKINHA GOLEIA VASCO E ESTÁ PERTO DA CLASSIFICAÇÃO ANTECIPADA

O Poker/PEC/Ikinha está cada vez mais próximo da classificação à próxima fase da Liga Futsal 2009. Na noite desta quarta-feira (27), goleou o Vasco por 4 a 0 (Alvim, Cupim, Bruno e Marcinho), no Ginásio da UCP, no Bingen, em Petrópolis.


Com este resultado, os petropolitanos somam 24 pontos e estão em 6º lugar. Matematicamente, faltam três pontos, em nove a serem disputados para confirmarem a participação na próxima fase da competição.


O jogo foi desde o seu início do Poker/PEC/Ikinha. Tomando as ações, o time partia sempre em velocidade e com consciência para o ataque. Alvim, abriu o marcador com pouco mais de cinco minutos e Cupim, num chute forte e colocado marcou 2 a 0. Placar da primeira etapa.
No segundo tempo, a superioridade do Poker/PEC/Ikinha continuou. E, todas as vezes em que foi exigido, o goleiro Rennan mostrou a razão de estar sendo apontado como uma das revelações desta Liga. Bruninho, em jogada de Alvim pela direita, fez o terceiro gol e, Marcinho, em belo passe de Mancha fechou a goleada.


Faltando dois minutos para o final da partida, o capitão Cupim dividiu uma bola com categoria. Era o que a torcida queria para gritar olé até o fim e comemorar mais uma vitória.
Para Alvim, chegar aos 24 pontos é uma vantagem importante que o time conquista nesta altura da Liga. Segundo ele, apesar do placar de 4 a 0, o time não encontrou facilidade:
– É um clássico. Todos os jogos da Liga são assim. Estamos caminhando por termos este pensamento de que cada jogo é uma decisão.


O próximo compromisso do Poker/PEC/Ikinha será no próximo sábado (30), contra o Corinthians/São Caetano, às 19 horas, no Ginásio da UCP, em Petrópolis.



POKER/PEC/IKINHA 4 X 0 VASCO DA GAMA
GINÁSIO DA UCP – BINGEN – PETRÓPOLIS - RJ
GOLS: 1ºT: Alvim (5min47s) e Cupim (17min37s). 2ºT: Bruno (9min43s) e Marcinho (13min37s).
POKER/PEC/IKINHA: Rennan, Cupim, Alvim, Marcinho e Mancha. Entraram: Bruno, Juninho, João, Conrado e Pedro. Técnico: Fernando Malafaia.
VASCO: Otero, Marques, Daniel, Maçarico e Léo Carioca. Entraram: Higuita, Regufe, Foca, Andrezinho, Vitinho, Wallace e Peruzzi. Técnico: Sílvio Sérgio Machado.
ARBITRAGEM: Marcos Henrique Fonseca Reis e Alexandre Gomes Pacheco, ambos do Rio de Janeiro.
CARTÕES AMARELOS: Daniel e Andrezinho (Vasco).

GAFIEIRA COM TARUIRA NO VILAREJO

Quem ainda não esteve no Vilarejo nas sextas-feiras para aproveitar o melhor da gafieira com o Grupo Taruíra, só tem mais esta semana para desfrutar do evento, que começa às 19h.
A partir da próxima semana, o Shopping estará se dedicando à programação especial de junho, o Arraíá do Vilarejo.


Nesta sexta, a música instrumental ainda é o ponto máximo da programação, que conta, inclusive, com a presença de dois professores de dança de salão, das Academias Fênix e Movimento.


No palco, os músicos Carlos Watkins, Breno Morais, Guto Menezes e Yuri Garrido, ao lado do convidado Maquininha, no pandeiro, farão a festa.
E o melhor, a entrada é franca!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

RIO BROTHER NA EURO ITAIPAVA


Anos 70, 80 e pop vão animar a noite

Final de mês e todo mundo já está cansado do trabalho, da faculdade e da correria do dia-a-dia. Nesse caso, nada melhor que se divertir e relaxar ao som de boa música e bebida liberada. Foi pensando nisso que a equipe da Euro Itaipava elaborou a programação do próximo sábado, dia 30 de maio. Black Label, Red Label, Vodka Smirnoff e Tequila serão as delicias liberadas para todos os convidados. Vale lembrar que a entrada é permitida apenas para maiores de 18 anos munoidos de documento de identificação com foto e data de nascimento.

A pista 1 fica por conta do DJ Vinícius Magalhães que vai tocar tudo e muito mais de Hiphop e Electro para animar a galera, mas não para por aí. A pista 2 é de responsabilidade DJ Duvanel e da Banda Rio Brother, que vão apresentar o melhor dos anos 70, 80 e do pop nacional e internacional.

A RioBrother está no mercado desde 2006, composta por 12 integrantes, sendo 7 músicos, 3 cantores e 2 dançarinos, tem como principal objetivo entreter o público através de sua música e alegria. A banda possui raízes bem estabelecidas no Soul Music, que é um estilo que nasceu dentro das igrejas protestantes nos EUA, mas que em meados da década de 1970 e 1980 foi introduzido na música pop internacional, como The Commodors, Earth, Wind and Fire, Kool and The Gang e James Brown.

A programação do sábado está marcada para começar a partir das 22h e a noite só acaba quando o último convidado sair satisfeito. A Euro Itaipava fica localizada na Estrada União Indústria, 9314 e mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2222-5370 ou do e-mail atendimento@euroitaipava.com.br.

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO EURO ITAIPAVA
Data: 30/05/2009
Horário: 23h
Pista 1: DJ Vinícius Magalhães
Pista 2: DJ Duvanel e Rio Brother
Local: Euro Itaipava
Estrada União Indústria, 9314
Itaipava – Petrópolis/RJ

CONVITES ANTECIPADOS
Homem: R$ 40,00 (quarenta reais)*
Mulher: R$ 20,00 (vinte reais)*
* Válido para os 100 primeiros.

PONTOS DE VENDA
VIRTUALL
Rua Paulo Barbosa, 210
Centro – Petrópolis/RJ

BODY CLUB
Rua Professor Pinto Ferreira, 22
Centro – Petrópolis/RJ
(24) 2231-5938

CULT VIDEO (Marchese – 2° piso)
Rua 16 de março, 80
Centro – Petrópolis/RJ
(24) 2237-0499

BANDA ALUZ SEXTA NO NUCREPE



Na próxima sexta-feira o músico petropolitano Leandro Motta, após 1 mês no Brasil, despede-se da cena cultural e do país, fazendo o último show em terra verde amarela, no Nucrepe, em Itaipava, a partir das 22h30, retornando para Londres, onde tem residência fixada há mais de dois anos.

Com repertório autoral e alguns sons de rock clássico, a banda que acompanha o multiinstrumentista é formada por amigos de longas datas, alguns da antiga formação da Banda Equlibriumm.

No palco, além de Leandro Motta, poderemos aplaudir os irmãos Emanuel e Chico Taboas e Guilherme Romão.

Com uma onda jovem e um som alto astral, a noite promete bons acordes e uma troca de experiências sempre providencial para com os jovens músicos de nossa terra, em busca de oportunidades no exterior.

Leandro Motta tem se dedicado a shows em espaços livres em muitos países e cidades, num formato livre praticado no exterior, onde a cultura é popularizada em calçadas, praças, estações de transporte e em outros em que possa atingir a grande massa.
A entrada no Nucrepe é 10 reais.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

FESTIVAL DE QUADRILHAS DO SHOPPING VILAREJO



Buscando valorizar a cultura popular e as práticas folclóricas brasileiras, o Shopping Vilarejo estará realizando, nas comemorações juninas, um festival de quadrilhas, objetivando a promoção da alegria, a integração de grupos em torno de uma só idéia e a valorização da arte, como um todo. Concorrer é somente um detalhe, que deverá fortalecer a prática dos festivais de quadrilha vivenciados, em outras décadas, por jovens e adultos de todo o Brasil. Anarriê!!!
REGULAMENTO:
1 – Poderão inscrever-se escolas, grupo de amigos, comunidades, associações e outras tribos. Participantes maiores de 12 anos.
2– Cada grupo deverá inscrever- se com um nome artístico, devendo contar com um responsável e, no mínimo, 6 pares.
2 – Tempo máximo de apresentação: 30 minutos.
3 – O formato das apresentações ficará a critério dos grupos, podendo haver teatro, casamento, adereços, figurinos, etc.
4 – Cada grupo deverá trazer um cd com suas músicas para o momento da apresentação, assim como o cantador de sua quadrilha.
5 – A ordem de apresentação será definida na hora, de acordo com sorteio no inicio do evento, feito pela mesa de jurados. O dia da apresentação será definido de acordo com a escolha dos grupos, respeitando a ordem de inscrições.
6 – As inscrições deverão ser realizadas até o dia 4 de junho de 2009, através do telefone 2222-3600, com Priscila Bernardes, no Shopping Vilarejo.
7 – Após determinado o dia da apresentação, os grupos deverão estar presentes e formados no local, às 16h do dia determinado.
8 – O corpo de jurados será formado por atores, contadores de história e professores, utilizando os seguintes critérios: criatividade, figurinos, animação e harmonia do grupo.
9 – Serão premiados da seguinte forma, em cada uma das datas de realização do evento:
Melhor apresentação geral – 1 troféu e um vale compras no valor de R$ 150,00
Apresentação mais criativa - 1 troféu
Casal mais animado – 2 medalhas

10 – O concurso é uma produção de Catarina Maul, pedagoga e produtora cultural, que poderá prestar maiores esclarecimentos através do emailcatarinamaul@globo.com.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

TONI PLATÃO


'Pros que estão em casa'

Dia 26 de Junho no Theatro D. Pedro

Única oportunidade de conferir o show mais comentado no Rio

Uma das grandes vozes da música brasileira, Toni Platão lança o DVD e CD "Pros que estão em casa", um registro cult do show que ficou em cartaz com sucesso por dois anos no Rio de Janeiro, o levou ao terceiro disco solo "Negro amor", ao CD e ao DVD concebido por Gringo Cárdia e que agora será mostrado no palco do Teatro D. Pedro.

As canções do show passam pelo Hojerizah, pelo disco solo "Calígula Freejack" (2000) e pelo show "Déjà Vu" em que Toni cantava canções mescladas com citações, como é o caso de "Amor meu grande amor" com "Rebel rebel", de David Bowie, e "Calígula Free Jack" com "Venus" do grupo holandês dos anos 60/70 Shocking Blue.

Um grande intérprete tem a capacidade de fazer canções antigas soarem novas ao ouvinte. Isso é especialmente notável com duas canções da ala romântica da Jovem Guarda, "Impossível acreditar que perdi você", de Antonio Marcos e "E não vou mais deixar você tão só", de Márcio Greyk. Os arranjos e o sentimento injetados por Toni e banda superam as gravações originais.

No show o público ainda vai ter oportunidade de conhecer as releituras que Toni e banda fazem de Mares de Espanha da Ângela Roro, Movimento dos Barcos de Macalé, da incrível versão que Caetano e Perinho fazem para um sucesso de Bob Dylan que recebeu o nome de Negro Amor.

Beatles, Bowie, Erasmo Carlos, Picassos Falsos e o próprio Hojerizah estão no repertório deste show de tirar o fôlego.

"Pros que estão em casa" mostra como fazer música romântica com inteligência e sensibilidade. Valeu Toni" - Jamari França

"Há muito tempo não se sofria com tanto charme antigo e bom gosto contemporâneo na MPB". - Joaquim Ferreira dos Santos

"É bom ver esse bluesman brasileiro em cena,... Toni é o que ele canta." - Guilherme Fiuza

TONI PLATÃO
Dia 26 de Junho (Sexta) às 20;00hs
R$30,00 / inteira
1/2 entrada para estudantes e maiores de 60 anos
Classificação etária: 15 anos (menores de 15 anos somente com responsável)
Ingressos: à venda no Theatro D. Pedro

A MÚSICA EM SOLIDARIEDADE AO POVO DO NORTE E NORDESTE


Durante toda esta semana, a Feira de São Cristóvão está praticando um evento solidário às vítimas das enchentes do Norte e Nordeste, em campanha contínua de arrecadação de roupas, alimentos e água potável.


Durante todos os dias da semana, a Feira encontra-se aberta para receber as doações de todo o Rio e Grande Rio, buscando amenizar, de alguma forma, a dor de quem foi acomedido por esta falta de sorte.


A música também estará presente neste ato solidário,quando artistas como Cesar Nascimento, Tribo de Gonzaga, Marcus Lucenna, Forró Forrado, Caraforró e Raimundo Fagner, neste final de semana, estarão no evento, incentivando a prática das doações e levando sua arte voluntária à generosidade desta campanha.


No sábado, a partir de 23h, todos estão intimados a levar à feira, além de muita animação, a sua doação.
A entrada do evento, como de costume, tem o valor de 1 real, mas a solidariedade do nosso povo brasileiro não tem preço!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

NOITE DA ÍNDIA II


Música, comida e apresentações especiais

Após o sucesso da Noite da Índia promovida em meados de abril a Quartzo Medicall/ Sathya Yoga/ Bem Viver organiza evento que será realizado no próximo sábado, dia 23 de maio a partir das 20h.

A Noite da Índia II, assim como o primeiro evento tem como intuito apresentar a culinária indiana para petropolitanos que nunca tiveram contato com os costumes da região. Pensada por Fábio Goulart, diretor da Sathya Yoga, e Leonardo Reis, diretor comercial da Quatzo Medicall, a noite terá tom informal e divertido, contudo serão apresentados pratos que atendam ao público de forma prática, sem pecar quanto ao sabor.

A cozinha será de responsabilidade de Fábio Goulart, que além de diretor da Sathya Yoga é praticante e pesquisador da cultura indiana há 15 anos, chefe de cozinha indiana há 10 anos e professor de Yoga formado há 5 anos. “Meu primeiro trabalho com a cozinha indiana ocorreu quando eu tinha 14 anos. Não havia cursos de especialização em cozinha indiana em Petrópolis e poucas pessoas a conheciam, exceto aquelas que viajaram para o exterior. Hoje eu ministro os cursos de cozinha indiana que eu gostaria de ter participado há 14 anos”, declarou Fábio.

De acordo com Fábio a festa diferente da primeira que teve como tema o Bollywood terá apresentações de alunos e mais variedade de comidas e bebidas típicas. A noite de sábado será repleta de música e petiscos deliciosos.

Com relação ao cardápio, o cheff lembra que as receitas terão como base legumes, frutas e especiarias, mas que todas as receitas vão receber algum tipo de pimenta na composição, sempre usando o bom senso como principal medida de quantidade. “Vou preparar uma série de chatnis, geléias aromatizadas, servidas com torradinhas e crackers. As receitas escolhidas a dedo traduzem o espírito da Índia, trata-se de perfumes e sabores que fazem parte dos lares indianos” afirmou.

Fábio afirma que a Noite da índia já está na memória dos convidados que participaram do primeiro evento e foi pensando nisso que o segundo foi cuidadosamente montado. “Tenho certeza que este tipo de festa marca de alguma forma as pessoas, pois podem brincar com sua imagem pessoal, dançar ritmos desconhecidos que tocam nas baladas da Índia atualmente”, declarou.
De acordo com a equipe organizadora, além do simples fato de a cultura indiana estar em alta devido à veiculação da novela Caminho das Índias na Rede Globo de Televisão, tal cultura faz parte da essência do local, que oferece periodicamente aulas de Yoga, terapias alternativas vindas da região tais como as massagens Ayurvédicas, entre outras.

O evento limitado para até 50 pessoas custa apenas R$ 30,00 (trinta reais) por pessoa e inclui comidas e bebidas liberadas. Serão servidas comidas e bebidas indianas, além de refrigerante, ice tea, água e cerveja. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-7017 e do e-mail leonardo@quartzomedicall.com.br, já os convites podem ser adquiridos na Quartzo Medicall/ Sathya Yoga/ Bem Viver que fica localizada na Rua General Ozório, 65, Centro – Petrópolis/RJ.

SERVIÇO

NOITE INDIANA II
Data: 23/05/2009
Horário: 20h
Informações: (24) 2242-7017
Local: Quartzo Medicall/ Sathya Yoga/ Bem Viver
Rua General Ozório, 65
Centro – Petrópolis/RJ

EURO ITAIPAVA COM DUAS PISTAS


Boate agrada diversos públicos
Sempre pensando em inovar e oferecer o melhor para o público a Euro Itaipava agora possui duas pistas com ação simultânea. No próximo sábado, dia 23 de maio, a equipe de organização se planejou para apresentar diversas atrações especiais.
Na Pista 1 o som é comandado pelo DJ Viola com o que há de mais moderno e nas paradas de sucesso. Já na Pista 2 os convidados vão se descontrair com o som do DJ Duvanel tocando em vinil o melhor do Flashback.
De acordo com especialistas o som reproduzido analogicamente é uma das grandes vantagens do vinil. As ondas sonoras analógicas, assim como a gravação do vinil faz com que não haja muita perda entre a gravação e a reprodução. Por isso muitos alegam que o som do vinil é mais encorpado e mostra mais detalhes.
Mas as atrações não param por aí. No palco cuidadosamente planejado na Pista 2, quem se apresenta é a Banda Tokaia. Já conhecida dos petropolitanos a banda vai tocar músicas próprias e clássicos nacionais e internacionais do pop rock.
A programação especial do sábado está marcada para começar às 23h, mas de acordo com a organização a noite só acaba quando o último convidado sair satisfeito. A Euro Itaipava fica localizada na Estrada União Indústria, 9314 e mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2222-5370 ou do e-mail atendimento@euroitaipava.com.br.

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO EURO ITAIPAVA
Data: 23/05/2009
Horário: 23h
Pista 1: DJ Viola
Pista 2: DJ Duvanel e Banda Tokaia
Local: Euro Itaipava
Estrada União Indústria, 9314
Itaipava – Petrópolis/RJ

BEBEL E ELES NO BECO DO BARÃO


Simpatia e carisma são algumas das características da banda petropolitana Bebel e Eles. Formado há 3 anos o grupo promete levantar o publico do Beco do Barão nesse sábado, dia 23 de maio a partir das 22h.

De acordo com Bebel, o quarteto é a representação de uma mistura bem casa de ritmos brasileiros e estrangeiros com uma pitada de soul, pop e reggae. Um estilo inovador e especialmente inspirado em nomes que representam muito bem a música mundial. A banda vai apresentar um repertório repleto de músicas que podem ser identificadas com a genialidade de Joss Stone, Eagles, Bob Marley e o romantismo de Marisa Monte e Djavan.
A vocalista Bebel Nunes, com 10 anos de carreira e que já dividiu o palco com Roberto Frejat no teatro Ipanema no Rio de Janeiro, afirma que a principal proposta da noite de sábado é fazer um show com muita energia, tendo como resultado uma platéia que interaja com a banda.
Para essa interação acontecer o ambiente deve é extremamente importante e para isso não existe melhor lugar que o Beco do Barão. O espaço possui um clima diferente que faz com que o público se sinta à vontade. As mesas de sinuca o telão e a possibilidade de participar de uma partida de tênis no Nintendo Wii só vão fortalecer a diversão do sábado.
O Beco do Barão fica localizado na Rua 13 de maio, 252, Centro – Petrópolis/RJ. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (24) 2243-3654, (24) 8826-3370 ou ainda no blog http://www.becodobarao.blogspot.com/

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO BECO DO BARÃO
Data: 23/05/2009
Horário: 22h
Banda: Bebel e eles
Local: Beco do Barão
Rua 13 de maio, 252
Centro – Petrópolis/RJ

quarta-feira, 20 de maio de 2009

PÓLO METAL-MECÂNICO DE PETRÓPOLIS INICIA AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL SUSTENTÁVEL DO SETOR

Empresários do setor Metal-Mecânico de Petrópolis se reúnem nesta quinta-feira, 21, para definir o cronograma de execução das 13 ações estabelecidas como prioritárias para o desenvolvimento industrial sustentável do pólo. Nessa lista estão: a busca de convênios para a criação de produtos, a participação em editais de entidades de fomento para a formação de um Centro de Tecnologia e Inovação, capacitação de funcionários e gestores, a realização de missões técnicas e a participação em feiras e eventos do segmento.

O encontro marca o início da nova fase do projeto, desenvolvido pelo Sebrae/RJ, e que contou em 2008 com um amplo trabalho de pesquisa junto às empresas do setor na cidade. O levantamento apontou o que deveria ser mudado para que o pólo volte a ocupar o lugar de destaque na economia do município. Entre as constatações do diagnóstico, uma chamou a atenção: 80% dos empresários direcionavam as ações da fábrica de acordo com necessidades momentâneas, sem realizar planejamento.

Além disso, 60% das empresas não realizavam pesquisas para a inserção de novas tecnologias em seus produtos e processos. “Mas o diagnóstico também apontou que a grande maioria quer buscar essas novas tecnologias e tem interesse em adquirir a certificação ISO, o que faltava era direcionamento”, revela o gestor do projeto, Sérgio Ramos. O caminho para chegar lá é o associativismo. “Por isso, o foco do trabalho tem sido o planejamento de ações coletivas, visando a criação de uma rede de empresas do setor”, complementa o gestor.

SERVIÇO:
Encontro de Empresários do Setor Metal-Mecânico
Data: 21 de maio de 2009
Horário: 18h
Local: Auditório do Escritório Regional do Sebrae/RJ
Endereço: Rua 24 de Maio, 2 – Centro – Petrópolis

POLO DE MODA DE PETRÓPOLIS ESTUDA CAPTAÇÃO DE NOVOS CLIENTES PARA VENDAS NO ATACADO

Uma ação conjunta do Conselho de Moda de Petrópolis envolvendo o complexo de lojas da Rua Teresa e do Bingen pode aumentar o número de vendas de atacado no polo de moda petropolitano. A idéia é utilizar o marketing direto e atrair clientes de todo o país. Para isso, um trabalho de captação de guias já foi apresentado aos empresários por uma empresa paulista na última terça-feira. A proposta é cadastrar 1, 5 mil guias e fazer com que pelo menos 20% deles visitem o polo petropolitano no próximo semestre.

A partir da adesão mínima de 60 lojas, o primeiro benefício do novo projeto será a abertura de um showroom de Petrópolis no Brás, maior complexo de lojas brasileiro. Durante dois meses, entre julho e agosto, o Espaço Petrópolis – como será chamado o showroom -, receberá os guias de todo o país. Atendentes especializados passarão informações sobre a riqueza cultural e histórica da cidade e sobre as lojas participantes, por meio de uma revista exclusiva, um DVD e demais folheterias.

O projeto tem o apoio inicial do Sindicato das Indústrias de Confecção, da Associação de Empresários da Rua Teresa e do Polo do Bingen. O Sebrae e a Prefeitura de Petrópolis também estão conhecendo as ações.

A comunidade católica do Bairro Castrioto promove desde o dia 13 de maio a Novena em preparação a festa de Santa Rita de Cássia, padroeira da comunidade, que acontece sexta-feira, dia 22.
Os padres Nerel e Bruno, que atuam na Paróquia Santa Rita estão convidando todos os fiéis e a comunidade para participar do grande dia, quando será celebrada missa em diversos horários, além da festa popular com barriquinhas.Hoje, quinta-feira (dia 21/05), acontece o último dia da novena, às 19hro, com pregação do Padre João Rosa. Amanhã, dia de Santa Rita de Cássia (22/05), a missa será celebrada nos seguintes horários: 7h, 8h30 (participação da Escola Santa Rita), 10h, 13h30, 15h (Enfermos), 17h, 18h, 19h (Procissão), e 20h (Missa Solene com benção das rosas). Neste dia, às 22 horas, apresentação do Ministério de Música da paróquia.
A festa continua no sábado e domingo. No sábado (dia 23/05), missa, às 17h para catequese, às 18h30, coroação de Nossa Senhora e às 21h, show com a cantora católica, Marlene Gomes e seus amigos. No domingo (dia24/05), missa às 8h e às 19h. A partir das 15h tem inicio dos festejos e às 21h, show com Zequinha e seus amigos. A Paróquia de Santa Rita fica no Bairro Castrioto, Bingen.
História de Santa Rita.
Santa Rita de Cássia ou Santa dos Impossíveis, como é geralmente conhecida a grande advogada dos aflitos, nasceu em Rocca Porena, perto de Cássia (Itália), em 22 de Maio de 1381, tendo por pais Antônio Mancini e Amada Ferri. O nascimento da Santa foi precedido por sinais maravilhosos e visões celestiais que fizeram seus pais perceberem algo da futura e providencial missão de Rita, que seria colocada no mundo para instrumento da misericórdia de Deus em favor da humanidade sofredora.
Desde jovem, Rita tinha intenção de ser religiosa, mas seus pais, temendo que ela ficasse sozinha, resolveram casá-la com um jovem de família nobre, mas de temperamento excessivamente violento. Ela suportou pacientemente tal situação por 18 anos. Como ele tinha muitos inimigos, foi assassinado. A viúva suportou a dolorosa perda, perdoando os assassinos. Porém, crescia em seus filhos o desejo de vingança. Rita pediu que Deus os levasse, pois seria melhor que outra tragédia.
Assim, perdeu os filhos. Rita estava livre para dedicar-se a Deus e pediu para entrar no Convento das religiosas Agostinianas da cidade. Mas naquela comunidade só podiam entrar virgens. Então, ela transformou sua casa num claustro, onde rezava as orações habituais das religiosas. Uma noite, enquanto rezava, ouviu três batidas violentas em sua porta e uma voz lá de fora dizia: “Rita! Rita!”. Abriu a porta e viu em sua frente três Santos, que rapidamente a levaram ao Convento onde havia sido negada três vezes. Os mensageiros fizeram-na entrar, apesar das portas estarem fechadas, e deixaram Rita de Cássia em um dos claustros. Depois desapareceram.
A superiora ficou fascinada com essa manifestação Divina. As religiosas decidiram por unanimidade que a viúva fosse recebida. Admitida noviça Rita começou a trabalhar para realizar seus desejos. Consagrou-se à oração e penitência, seu corpo foi seguidamente flagelado. Passava os dias a pão e água e noites sob vigília e oração.Certo dia pediu com extraordinário fervor que um estigma de Jesus aparecesse para sentir a dor da redenção. Em uma visão, Rita recebeu um espinho cravado em sua testa. A chaga ficou por toda a vida e ainda pode-se vê-la em sua cabeça conservada intacta com o resto do corpo. Um dia uma parente foi visitá-la, ela agradeceu a visita e ao se despedir pediu que lhe trouxesse algumas rosas do jardim. Como era inverno e não tinha rosas, pensaram que Rita estava delirando e sua visitante não ligou para seu pedido. Como para voltar para casa teria que passar pelo jardim olhou e se surpreendeu ao contemplar quatro lindas rosas que se abriram entre os ramos secos. Admirada do prodígio, entrou no jardim, colheu as flores e as levou ao Convento de Cássia. Nesta época, Rita estava muito doente e morreu em 22 de Maio de 1547.
No dia seguinte, seu corpo foi colocado na Igreja do Convento. Todos os habitantes da cidade foram venerar a religiosa.No século XVII foi beatificada e em 24 de Maio de 1990, canonizada. O corpo de Santa Rita de Cássia continua conservado intacto até hoje. Qualquer pessoa pode contempla-la na Igreja do Convento de Cássia, dentro de um relicário de cristal. Depois de tantos anos, seus membros ainda têm flexibilidade e pela expressão do rosto, parece estar dormindo.

CASA DO PADRE


Imóvel da Casa do Padre, onde funcionou o Cefepal em Petrópolis, agora é da Diocese de Petrópolis

Na manhã de ontem (dia 20/05), o bispo diocesano, Dom Filippo Santoro e a presidente da Família Franciscana do Brasil, Irmã Maria Vilani Rocha de Oliveira, assinaram a escritura do imóvel denominado a partir de agora, Casa do Padre. O administrador do imóvel, que a partir de agora pertence a Diocese de Petrópolis, Padre Luis Melo manifestou sua alegria pela concretização de um projeto antigo e também porque a assinatura da transferência aconteceu no dia em que o bispo completou 37 anos de vida sacerdotal.


O vigário-geral da Diocese, Monsenhor Paulo Daher participou do encontro de assinatura da escritura.Dom Filippo Santoro disse que a assinatura da transferência do imóvel da Família Franciscana para Diocese foi um momento de grande alegria, pois conseguiu atender ao desejo padres, que queriam um local para acolher os padres, e também porque tudo aconteceu no dia de seu aniversário de ordenação sacerdotal.
“Quando iniciei o dia de hoje (ontem) pensei, que graça inestimável que recebi, ter sido chamado por Jesus, assim Ele chamou os Apóstolos, é uma graça muito grande”. Na noite de ontem, os dois fatos – aniversário sacerdotal do bispo e a aquisição do imóvel – foram celebrados no Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, em Correas, onde Dom Filippo Santoro celebrou a missa comemorativa ao lado de vários padres e com a presença dos seminaristas e amigos. Ao ressaltar a importância da Casa do Padre, que, além de acolher os padres idosos, vai receber também os sacerdotes que buscarem um local para descansar ou para um retiro pessoal, “também servirá como casa de encontros para toda Diocese”.


O bispo diocesano agradeceu a Família Franciscana e o empenho da Irmã Maria Vilani, que desde o inicio manifestaram o desejo de transferir o prédio, onde por mais de 40 anos funcionou o Cefepal, para Diocese. “Não tenho dúvida que foi tudo providência de Deus, pois, quando confiamos na providência, se vê que existe algo muito mais além do que o simples cálculo numérico, é algo de Deus”, frisou o bispo diocesano, ressaltando o bom entendimento entre as duas instituições – Diocese e a Família Franciscana. Para Irmã Maria Vilani a transferência do imóvel da Família Franciscana tinha dupla satisfeita.

A primeira porque cumprir uma ordem da direção e a segunda, “porque o imóvel que durante anos atendeu a Família Franciscana era entregue ao pastor da Diocese”. Ela manifestou a sua alegria ao saber que o imóvel, além de ser, no futuro a residência dos padres, está servindo a Diocese como casa de encontro e ressaltou que “ela foi criada para este fim e durante mais de 40 anos recebeu pessoas de todo o Brasil para os cursos de espiritualidade”.
O Padre João Rosa, pároco do São Sebastião, e um dos membros da comissão da Casa do Padre, lembrou que Jesus tinha em Betânia um casa de amigos, onde descansava e lembrou que, alem dos padres idosos, será uma casa de encontro para os padres novos. “Neste espaço, os padres vão poder se encontrar, usa-la para seu retiro pessoal ou mesmo passar ali algumas horas descansando, estudando.

E A GAFIEIRA CONTINUA NO SHOPPING VILAREJO

Na próxima sexta a partir das 19h, o Grupo de Choro Taruíra, formado pelos músicos Breno Morais, Guto Menezes, Carlos Watkins, Yuri Garrido e Márcia Villar, estará promovendo no Shopping Vilarejo, em Itaipava, mais uma edição do projeto instrumental para dançar, ao som de sambas de gafieira.

Durante todo o mês de maio, o evento se repete, contando com a ilustre participação dos professores de dança de salão Sérgio Martins (Academia Fênix) e Carlos Machado (Academia Movimento).

O evento tem agradado a comunidade petropolitana, em geral, e os turistas, que degustam vinhos enquanto escutam o melhor do repertório instrumental.Vale a pena conferir e divulgar, ainda mais porque o show e as oficinas podem ser desfrutados, gratuitamente.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

CONCURSO DE POESIA DA BAUERNFEST - 2009

REALIZAÇÃO: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS, FUNDAÇÃO DE CULTURA E TURISMO DE  PETRÓPOLIS E CLUBE DE POESIAS DO PETROPOLITANO F. C.

APOIO: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

ORGANIZAÇÃO: CATARINA MAUL

Há mais de 15 anos ocorre, tradicionalmente, durante a Bauernfest, um concurso de poesia que aborda a temática da Colonização Alemã em Petrópolis, sempre homenageando estes que foram os verdadeiros pioneiros na construção desta charmosa cidade situada no alto da Serra da Estrela e tão  procurada e valorizada por turistas do mundo inteiro.


Obras poéticas são construídas a cada ano para imortalizar nos corações e nas mentes de poetas de todas as idades, a importância desta herança germânica na construção de nossa sociedade petropolitana.


 


REGULAMENTO:


 


1.      Tema: Os Pioneiros  (Não necessário utilizar as palavras no texto, mas manter fidelidade ao tema que retrata a chegada dos primeiros colonos alemães)


 


2.      Categorias: Infantil (até 11 anos); Juvenil (de 12 aos 18 anos); Adulto-Aluno (alunos do 1° e 2° segmento do Ensino Fundamental, maiores de 18 anos, do turno da noite) e Adulto.


3.      Inscrições: Secretaria de Educação, no Centro de Capacitação em Educação Frei Memória, aos cuidados da Profª Catarina Maul.


4.      Prazo de inscrição: até o dia 24 de junho de 2009.


5.      Apresentação dos trabalhos: As poesias deverão ser apresentadas em 5 vias, com o máximo de 40 versos e identificação, contendo nome completo, telefone, email, categoria e, tratando-se de categorias escolares, ainda nome da escola e dados do professor responsável.


6.      Seleção: Serão selecionados 10 trabalhos das categorias infantil,  juvenil e adulto-aluno para serem apresentados ao júri na noite da premiação. Todos os trabalhos da categoria “adulto” serão apresentados.


7.      Premiação: Serão premiados com troféus e brindes os 5 primeiros colocados de cada categoria, assim como o melhor intérprete das mesmas. A premiação acontecerá no dia 2 de julho (quinta-feira), às 19h30, no Palácio de Cristal, dentro da programação da Bauernfest.  


8.      Maiores detalhes poderão ser esclarecidos com a professora e poetisa Catarina Maul, no telefone 2246-8674, no Centro de Capacitação em Educação Frei Memória, ou pelo seu email catarinamaul@globo.com. 

quinta-feira, 14 de maio de 2009

VIDA MAIS SAUDÁVEL SEM GLÚTEN


VIDA MAIS SAUDÁVEL SEM GLÚTEN

Nutricionista do Mundo Verde explica como identificar quando esta proteína causa desconfortos a pessoas hipersensíveis e como pode ser retirada da dieta

Tão comum no dia-a-dia, o glúten está sempre presente à mesa, de forma tão natural que só nos lembramos que o consumimos quando lemos a expressão ‘contém glúten’ na embalagem de pães, bolos, biscoitos e em quase todos os produtos industrializados. Nos últimos tempos, esta proteína presente no trigo, aveia, cevada, centeio e malte tem sido fonte de muita polêmica. Mas, afinal de contas, o glúten deve ou não estar presente em nossa dieta?

A nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde, especializada em produtos naturais e orgânicos e para bem-estar, explica que há dois casos em que o glúten não deve ser ingerido: entre portadores da doença celíaca e por quem possui hipersensibilidade ao glúten. “Os celíacos possuem intolerância permanente ao glúten e não podem ingeri-lo de forma alguma. A doença não tem cura, mas retirando esta proteína da dieta a pessoa consegue levar uma vida normal e saudável”, explica Flávia.

Já no caso da hipersensibilidade, a pessoa sente alguns desconfortos, mas como a alergia é mais leve, ela não será diagnosticada como celíaca. Segundo Flávia, existem diversas pesquisas que sugerem que a ingestão de glúten por pessoas hipersensíveis afeta a função normal do cérebro e pode causar sintomas imunológicos e intestinais. Os sintomas mais comuns relacionados ao glúten são constipação intestinal, rinite, asma, artrite, prurido, dermatite e acne, além de alterações de humor, ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

“Quando não são imediatos, os sintomas podem se manifestar até quatro dias depois da ingestão do alimento, e muitas vezes de maneira crônica. Por isso torna-se difícil para a maioria das pessoas relacionar qual alimento ocasionou o sintoma. Daí a necessidade de observar permanentemente e, se possível, anotar em um papel como o corpo responde após a ingestão dos alimentos”, alerta a nutricionista.

No caso do glúten, um grande número de pessoas observa que os sintomas são atenuados e até desaparecem com a retirada do alimento alergênico. Por isso, a dieta é sugerida para verificar se a exclusão do glúten proporciona melhoria nos sinais e sintomas apresentados. É o caso da aposentada Sônia Regina Moreira Cobo, 58 anos, que cortou o glúten de sua dieta há seis meses. Ela não é celíaca, mas sentia alguns desconfortos e foi orientada por sua nutricionista a fazer o teste da dieta sem glúten para ver se conseguia melhora nos sintomas.

“Eu sentia um desconforto intestinal muito grande e fiz o teste da dieta sem glúten durante um mês. Mesmo com pouco tempo, a melhora já foi significativa. Então resolvi segui-la e hoje posso dizer que obtive uma melhora de 70%”, atesta Sônia Regina.

Para pessoas que apresentam problemas crônicos de constipação, flatulência, artrite, coceiras pelo corpo, enxaquecas, alterações de humor e ansiedade e que ingerem glúten com frequência, a sugestão é restringir o consumo desses alimentos para observar se há melhora dos sintomas. “É preciso lembrar que o glúten não é um nutriente essencial para a saúde e a sua retirada da dieta não causa prejuízos”, afirma a nutricionista Flávia Morais.

Dicas para uma dieta sem glúten

A nutricionista Flávia Morais elaborou algumas dicas para as pessoas que querem descobrir se têm hipersensibilidade ao glúten. Ela lembrando no entanto que, antes de tomar qualquer decisão, é sempre importante consultar um profissional de nutrição para que não haja prejuízos à saúde.

Ø     A restrição ao glúten deve ser feita pelo período de duas semanas a 40 dias. Nesta fase, não se deve ingerir qualquer alimento que contenha a proteína em sua formulação. Portanto, a leitura do rótulo é fundamental para identificar a ausência de glúten nos produtos.

Ø     Após o período de exclusão, o glúten deve ser reintroduzido na dieta, em três refeições, num mesmo dia. Depois, volta-se a excluir o glúten da dieta e se observa se nos quatro dias seguintes os sintomas indesejados se manifestam novamente. Se for identificada a melhora nos sintomas, a sugestão é persistir na dieta sem glúten.

Ø     Durante o período de exclusão, trigo, aveia, centeio e cevada podem ser substituídos por arroz integral, trigo sarraceno, quinua, soja, milho, tapioca, e tubérculos como a batata, mandioca e inhame.

Ø     Frutas, de todos os tipos, não contêm glúten e são ótimas opções para lanches no meio da manhã e tarde.

Ø     Lembre-se: esta não é uma dieta com a finalidade de perda de peso, mas isso pode acontecer devido ao melhor funcionamento do corpo sem a exposição ao alérgeno.

Ø     É importante ainda manter bons hábitos: escolher lugares calmos para realizar as refeições; mastigar bem os alimentos; evitar a ingestão de líquido durante as refeições para não prejudicar o processo de digestão e diminuir o consumo de alimentos refinados e industrializados.

Ø     Também é recomendável aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos; incluir no cardápio óleos vegetais como óleos de linhaça e de gergelim e azeite de oliva extra virgem, além de oleaginosas como castanha do Brasil, amêndoas, sementes de abóbora, linhaça e girassol.

Saiba mais sobre a doença celíaca

Nos Estados Unidos e na Europa estima-se que uma em cada 200 pessoas tem a doença celíaca. No Brasil, a estimativa é de uma em cada 600 pessoas enfrentem problemas de saúde por não poderem ingerir esta proteína. Mas nos últimos anos, com o surgimento de novos produtos no mercado de alimentação, os celíacos passaram a ter motivos para sentar-se à mesa sem sofrer riscos e já podem celebrar datas especiais sem culpa.

Os portadores da doença celíaca e as pessoas hipersensíveis ao glúten podem consumir os produtos à base de arroz, milho, mandioca, polvilho, batata, quinua, farinha de banana e soja. Produtos que naturalmente são isentos de glúten, como barras de arroz com açúcar, pipoca de milho de canjica, frutas desidratadas, frutas oleaginosas, arroz integral, milho, soja e derivados, leguminosas (feijões, ervilha, lentilha), frutas e hortaliças também são recomendados. “O celíaco vive com qualidade de vida e não manifesta os sintomas da doença desde que cumpra a dieta”, ressalta a nutricionista da rede, Flávia Morais.

Segundo ela, os portadores da doença e as pessoas hipersensíveis ao glúten devem estar sempre atentos aos rótulos, embalagens e bulas, que nem sempre contêm a composição correta ou bem clara dos ingredientes. “Se entre os ingredientes houver trigo, aveia, centeio e cevada, mesmo que não esteja escrita no rótulo a expressão ‘contém glúten’, o alimento não deve ser consumido por quem possui intolerância ao glúten pois estes ingredientes contêm a proteína”, destaca a nutricionista.

O que é? - A doença celíaca não é uma alergia, mas sim uma doença auto-imune caracterizada por lesão da mucosa do intestino.

O que causa? - O fator desencadeante da doença celíaca é o glúten, que dá elasticidade e ajuda as massas a crescer. Portadores da doença celíaca não conseguem digerir o glúten e por isso ele deve ser excluído da dieta dessas pessoas.

Como se manifesta? - A doença geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo, entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta.

Quais os sintomas? - Os sintomas incluem diarréia crônica ou prisão de ventre, flatulência, pouco ganho de peso e erupções na pele. Pode também se manifestar de forma atípica, principalmente em adultos, por meio de fadiga excessiva, irritabilidade, anemia resistente ao tratamento, infertilidade e osteoporose.

Como identificar? - Para diagnóstico da doença celíaca é necessário exames e biopsia do intestino delgado.

Como tratar? - O tratamento é seguir uma dieta rigorosa, sob orientação de nutricionista e/ou médico, que exclua do cardápio todos os alimentos e preparações que contenham glúten. A remoção do glúten da dieta resulta na regeneração do intestino, além de acabar com os sintomas na maioria dos pacientes.

Quais os cuidados especiais? - Evitar o glúten da dieta requer leitura cuidadosa das informações contidas nos rótulos das embalagens dos alimentos. A Lei nº 10.674, de 16 de maio de 2003, obriga que os produtos alimentícios comercializados informem sobre a presença de glúten, como medida preventiva e de controle da doença celíaca.

Quais são as opções de alimentos? - Como alternativa, o celíaco usa arroz, milho, mandioca, polvilho, batata, quinua, farinha de banana e soja, entre outros.

Alimentos indicados para celíacos

 

Para atender a todos os seus consumidores, o Mundo Verde dispõe de um mix de produtos prontos indicados para atender às necessidades dos celíacos, como farinhas, pães, torradas, biscoitos, cookies e bolos, macarrão, barras de cereais, cereal em flocos, snacks, massas de pizza, chocolates e alfarroba, quinua (grãos, farinha, flocos, macarrão), entre outros.

Farinhas sem glúten – Misturas à base de farinha de arroz, fécula de batata e fécula de mandioca ou farinha de banana ou farinha de quinua para preparo de pães, bolos, cremes, molhos, empanados.

Pães e torradas sem glúten – Feitos com ingredientes como abóbora, fécula de mandioca, aipim, mandioquinha, soja e batata.

Biscoitos, cookies e bolos sem glúten – Elaborados com amido de milho, fécula de mandioca, fécula de batata, farinha de arroz e com sabor de coco, gergelim, gengibre, cravo entre outros.

Macarrão sem glúten – Massas nutritivas feitas à base de arroz ou feijão ou quinua.

Barras de cereal sem glúten - Feitas com quinua e frutas desidratadas.

Cereal em flocos sem glúten – Flocos de milho e de quinua para adicionar a frutas e vitaminas.

Chocolates e Alfarroba – Alternativas sem glúten aos chocolates convencionais.

Snacks sem glúten – Soja torradinha e snacks à base de milho.

Mais sobre o Mundo Verde

Maior rede de lojas especializadas em produtos naturais e para bem-estar da América Latina, o Mundo Verde oferece conceito em alimentação e não simplesmente alimentos naturais (light, diet, integrais, sem glúten etc.) e orgânicos (livres de agrotóxicos). Os vendedores são treinados para dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade, em um ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos. A empresa, que possui mais de 130 lojas em todo o Brasil – 80 delas no Rio de Janeiro, e franquia em Portugal, também enfatiza os princípios ecológicos, o comércio justo, o consumo consciente e a responsabilidade social, cultural e ambiental.

SEMANA DO MUSEU

O CORTIÇO

POKER/PEC/IKINHA EMPATA COM CAMPEÕES BRASILEIROS E MANTÉM SEQUÊNCIA SEM PERDER

O Poker/PEC/Ikinha manteve a boa sequência na Liga Futsal. O time empatou com a Malwee (SC), atual campeã brasileira, em 2 a 2 (Cupim e Alvim para os petropolitanos, Ari e Lenísio para os catarinenses), nesta quarta-feira (13), no Ginásio da UCP, no Bingen, em Petrópolis. Este foi o sexto jogo consecutivo do Poker/PEC/Ikinha sem derrotas na competição.

A equipe permanece em 10º lugar, com 15 pontos ganhos. Agora, terá uma sequência de partidas fora de casa, que começa no dia 18, em Toledo (PR), contra o Copagril/Faville/DalPonte.
O Poker/PEC/Ikinha começou bem na partida. Mas acabou sofrendo um gol logo no início e só foi mais incisivo depois dos dez minutos, quando dominou totalmente as ações. Mesmo assim, saiu em desvantagem no marcador no intervalo.

O panorama não se alterou no segundo tempo, com o time da casa mandando no jogo. Cupim empatou e Alvim virou para o Poker/PEC/Ikinha, mas Lenísio igualou o marcador. Faltando 20 segundos para o fim, Marcinho quase marca para os petropolitanos, por cobertura.

Além do lance de Marcinho, outra bonita jogada da partida foi do fixo Vinícius, que driblou todo o time da Malwee, obrigando o goleiro Tiago a fazer a falta que resultou em sua expulsão. O jogador acredita que o Poker/PEC/Ikinha cresceu no momento certo da competição:
– Já esperávamos uma grande atuação. O time está tomando corpo na hora certa, no melhor momento da Liga.
O capitão Cupim acredita que o Poker/PEC/Ikinha está mais consistente.
– O time está mostrando mais solidez. Tenho muita fé neste grupo. Nós começamos a obter os resultados quando todos os jogadores começaram a jogar coletivamente. E acredito muito na classificação – disse, confiante.
CARIOCA - Na próxima sexta-feira (15), a equipe joga pelo Campeonato Carioca apenas para cumprir tabela, contra o Flamengo, no Ginásio da UCP. Na próxima fase, o adversário será o Vasco, terceiro colocado da chave B. A primeira partida será fora de casa e o jogo decisivo em Petrópolis. O Poker/PEC/Ikinha tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais e um empate na prorrogação do segundo jogo. As datas ainda não foram definidas pela Federação de Futsal.
 
POKER/PEC/IKINHA 2 X 2 MALWEE
GINÁSIO DA UCP – BINGEN – PETRÓPOLIS - RJ
GOLS: 1ºT: Ari (3min10s). 2ºT: Cupim (7min28s), Alvim (13min37s) e Lenísio (13min55s).
POKER/PEC/IKINHA: Rennan, Cupim, Marcinho, Alvim e Mancha. Entraram: Bruno, Xande, Vinícius, Conrado, Juninho e Pedro. Técnico: Fernando Malafaia.
MALWEE: Tiago, Leco, Ari, Andrey e Xoxo. Entraram: Cabreúva, Chico, Darlan, Lenísio, Pica-Pau e Franklin. Técnico: Fernando Ferretti
ARBITRAGEM: Marcos Henrique Fonseca Reis e Carlos Eduardo Teixeira Meirelles, ambos do Rio de Janeiro.
CARTÕES AMARELOS: Vinícius (Poker/PEC/Ikinha) e Xoxo (Malwee).
CARTÃO VERMELHO: Tiago (Malwee).

DANÇANTES NO VILAREJO



Nesta próxima sexta-feira o Grupo Taruíra prosseguirá com suas noites dançantes no Shopping Vilarejo, no formato de instalar na praça do Sol do Shopping uma alegre Gafieira.
O evento que se estenderá por todas as sextas de maio, começa às 19h, contando com oficinas gratuitas de dança de salão para quem quer aproveitar a noite ao máximo.

Quem comanda as oficinas são os professores Sérgio Martins, da Academia Fênix, e Carlos Machado, da Academia Movimento, este a partir das 20h30.

Não é preciso inscrição antecipada, somente levar alegria e animação para ouvir e dançar ao som do instrumental perfeito do Grupo Taruíra, que também anima todos os domingos o coreto da Praça Frei Aniceto Krocker, na Mosela, de 14h às 17h.

O Grupo é formado pelos músicos Breno Morais, Carlos Watkins, Yuri Garrido, Guto Menezes, Márcia Villar e Márcio Pinheiro.

O Taruíra também faz na cidade de Petrópolis um importante projeto social em parceria com o Conselho Municipal de Proteção à Pessoa Idosa, que é o de levar música e solidariedade aos asilos da cidade, como está ocorrendo hoje, no Abrigo São Bento Cotoleno, na Siméria.

(na foto, Márcia Villar e Marcio Pinheiro recebendo na roda o músico Jorge Amorim, de NY)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

ALuz no Brasil


ALuz no Brasil

Na próxima sexta-feira, dia 15 de maio às 20h, no Centro de Cultura Raul de Leoni, acontece o show da Banda ALuz, formada na Europa por dois petropolitanos (Leandro Motta e Alex Bello). A Banda terá seus fundadores no Brasil durante o mês de maio, quando os mesmos farão, em Petrópolis, dois shows, sendo acompanhados por antigos amigos músicos de suas  bandas anteriores, antes de seguir rumo ao exterior, em busca de seus sonhos musicais.

Os shows serão realizados no Centro de Cultura Raul de Leoni, no dia 15 de maio (sexta-feira) às 20h, e no Nucrepe, em Itaipava, dia 29 de maio (sexta-feira) às 22h30, ambos com ingressos a 10 reais.

A Banda ALuz  tem se apresentado em Londres, Espanha, Holanda, Amsterdam, Bélgica, Portugal, entre outros endereços, mostrando música brasileira, entre elas seu trabalho autoral, em palcos de pubs, bares,  estações de metrô e nas ruas, como costuma ser a cultura musical européia.

Entre os amigos que participarão dessa Jam Session os músicos Emanoel Tabuas, Francisco Tabuas, Guilherme Romão, Luis Braga e Ricardo Caju.

 

SESI-RJ E REDE GLOBO ARRECADAM DONATIVOS PARA O NORDESTE

Postos de coleta  nas unidades do Sesi-RJ em todo o estado

 

O Sesi-RJ e a Rede Globo criaram uma rede de solidariedade para arrecadar doações para as vítimas das enchentes do Norte e Nordeste do País. A rede de solidariedade vai arrecadar alimentos não-perecíveis, água mineral, roupas, cobertores, lençóis, fronhas e fraldas.          


Os postos de coleta do Sesi funcionarão de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. Na Região Serrana, as doações podem ser feitas no Sesi Petrópolis (Avenida Barão do Rio Branco, 2.564, Centro) e no Sesi de Três Rios, na Avenida Enéas Torno, s/n, Centro)


           As chuvas castigam 277 municípios e mais de 900 mil pessoas foram afetadas nos estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas, Amazonas e Pará.

 

terça-feira, 12 de maio de 2009

POKER/PEC/IKINHA VOLTA A VENCER E JÁ ESTÁ ENTRE OS DEZ PRIMEIROS

O Poker/PEC/Ikinha confirmou a boa fase na Liga Futsal e voltou a vencer na competição. Desta vez, a vítima foi o Zaeli/Penalty/Umuarama (PR), goleado por 4 a 1 (Marcinho (2), Juninho e Conrado para os petropolitanos, Rubinho descontando), na noite desta segunda-feira (11), no Ginásio da UCP, no Bingen, em Petrópolis. Com isso, o time, que está há cinco jogos sem perder, já ocupa a 10ª colocação, com 14 pontos ganhos.

O primeiro tempo do Poker/PEC/Ikinha foi arrasador. O adversário chegou a chutar uma bola na trave logo no início. E depois, só o time da casa jogou. Com os alas jogando bem avançados, a equipe imprimiu grande velocidade e abriu boa vantagem no placar.

No segundo tempo, o técnico Fernando Malafaia mexeu insistentemente na equipe, que manteve o jogo sob controle e ainda fez mais um gol, com Marcinho.

Por sinal, o ala fez dois gols contra os paranaenses e já está com nove na Liga Futsal, estando em terceiro lugar na artilharia da competição. Marcinho comemorou a boa atuação diante do torcedor petropolitano:

– Precisávamos de uma vitória assim em casa. Ainda não tínhamos jogado bem em nosso ginásio.

Para Bruninho, o time foi consistente contra o Umuarama.

– Estávamos sendo cobrados pelas atuações ruins em casa. Mas esta cobrança foi positiva. O time conseguiu jogar bem do início ao fim  – analisou.

O próximo compromisso do Poker/PEC/Ikinha será contra a Malwee (SC), na próxima quarta-feira (13), às 19h30, no mesmo local.

 

POKER/PEC/IKINHA 4 X 1 ZAELI/PENALTY/UMUARAMA

GINÁSIO DA UCP – BINGEN – PETRÓPOLIS - RJ

GOLS: 1ºT: Conrado (5min31s), Juninho (10min31s), Marcinho (14min41s) e Rubinho (15min54s) . 2ºT: Marcinho (8min15s).

POKER/PEC/IKINHA: Rennan, Cupim, Marcinho, Bruno e Mancha. Entraram: Vinícius, Conrado, Juninho e João. Técnico: Fernando Malafaia.

ZAELI/PENALTY/UMUARAMA: Julio, Canabarro, Jorge Alex, Gian e Augusto. Entraram: Juninho, Boni, Jaiminho, Hugo, Pica-Pau e Reginho. Técnico: Paulo César Cardoso.

ARBITRAGEM: Sérgio Pereira de Castro e Dario Barbosa Barbério, ambos do Rio de Janeiro.

CARTÕES AMARELOS: Mancha (Poker/PEC/Ikinha), Rubinho e Hugo (Umuarama).