sábado, 27 de dezembro de 2008

APANHANDO A LUA...

A obra faz parte da coleção “Contos no Ponto” que é uma coleção voltada ao público adolescente com temas e gêneros literários variados, que, de acordo com a editora, num rasgo de encantamento, espalha perfume das histórias e eterniza a delícia de viajar pela literatura.
De acordo com Bartolomeu Campos Queiroz, que elaborou o texto de orelha da obra, Apanhando a lua... é uma obra prima. “Raros são os textos literários capazes de envolver o leitor por meio do inusitado. Desconhecer o destino conferido pelo autor a cada um de seus personagens e ser surpreendido pelo não-previsível é a qualidade maio de uma escrita. É na singularidade de cada momento que o texto nos envolve e nos encanta. A obra Apanhando a lua... de Rosane Vilela é um livro para todos os leitores, como convém à literatura. Sua percepção refinada diante das nuanças do mundo, somada a uma forma original de nos confidenciar, se juntam para inaugurar um tempo mais sensível no coração do leitor. Ler Apanhando a lua... é permitir-se o luar”.
O pescador de histórias, A velha e o menino, A sombra e a menina, A dona dos bobes no cabelo, As bonecas, Ele calçava lâmpadas, Olhos que nos espiam, Um pedido de lágrimas, Pássaros azuis, O menino que tinha o mar dentro de si, História desejadas, são os títulos que compõem as 80 páginas da obra. Personagens únicos e ilustrações enigmáticas e encantadoras fazem parte da obra que vai deixar crianças e adolescentes no mundo do conto por muitas horas. Cada conto vai ser lido e relido, de tal forma que o leitor vai ter a possibilidade de imaginar e criaras imagens de cada uma das histórias.
“- Lá vai o patinho, quá, quá, quá, o cachorro latindo, o fantasma, buuuu! Buuuu... diz! Para! Brincadeira chata. Quero você soldada.
A sombra arregala os olhos.
Soldada? Vou ter de passar o resto da minha vida aqui, grudada neste cimento duro do pátio? Por favor nããão...”
Apenas uma breve mostra para o leitor perceber e já imaginar uma menina brincando de mandar em sua sombra. Indicado para quem tem criatividade e deseja entrar, desde cedo, no mundo da literatura e da leitura.

Sobre o autor
Professora de crianças e adolescentes, a autora nasceu no Rio de Janeiro em 1953. Graduada em letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro – PUC-Rio, participa de cursos e oficinas na área de literatura e já publicou o livro “Navalhas no verso” além de textos em sites e revistas.

Apanhando a lua...
Editora Paulus – 80p
ISBN: 978-356-0646-1

COMO UM MÍSTICO AMARRA SEUS SAPATOS – O SEGREDO DAS COISAS SIMPLES

“Por que não valorizamos as coisas simples da vida? Onde perdemos a capacidade de realizar as tarefas mais comuns com prazer? O que aconteceu com nosso caminho que nos fez supervalorizar as questões mais complexas e negligenciar a importância do comum?”
A obra em questão apresenta da forma mais branda e peculiar a beleza de amarrar os sapatos, de abrir e fechar portas, de perceber as transformações que acontecem a cada segundo com as nuvens, que às vezes escondem o sol. Através de uma linguagem acessível desde o leitor mais impetuoso ao aprendiz de intelectual a obra pode transformar a percepção de uma pessoa com relação à importância e relevância do ato de viver o quotidiano.
Ao afirmar que “místicos e místicas são pessoas como eu e você” o autor pode dar um nó na cabeça do interessado pelo tema, mas no decorrer do texto ele apresenta: “Com a pequena diferença de que eles descobrem e fundamentam as histórias mais profundas da vida, que normalmente permanecem oculta entre nós”. Marti não revela nenhuma fórmula mágica para reconhecer as pequenas ações da vida como mundos desconhecidos, mas abre uma fenda na porta da sensibilidade diária de qualquer leitor.
Indicado para pessoas que acreditam que portas não são barreiras nem empecilhos, mas mestras que separam o antigo do novo, o moderno do retrógrado, capazes de permear dois lados distintos sem nunca se corromper.

Sobre o autor
Lorenz Marti nasceu em 1952. Formado em Filosofia da História e Ciências Políticas, é colaborador de “Redação Religiosa” na Rádio Suíça e mora em Berna. É autor também de Wer hat dir ded Weg gezeigt? Ein Hund! (Quem mostrou o caminho? Um cachorro!), que será também publicado pela Editora Vozes.

Como um místico amarra seus sapatos – O segredo das coisas simples
Editora Vozes – 208p.
ISBN: 853263715-4

Carla Coelho
Carla Coelho é pós graduanda em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela mesma Universidade e especialista em Jornalismo Cultural e Editoras, pela Universidade do Livro – Editora Fundação Unesp. Atuou como assessora de imprensa e membro do conselho editorial da Editora Vozes por mais de quatro anos, tendo participado como coordenadora da programação cultural e visitação escolar da I, II e III Bienal do Livro de Petrópolis Região Serrana, além de ter organizado eventos como o III e IV Educserra da Universidade Católica de Petrópolis e a I e II Semana de Comunicação da Universidade Estácio de Sá.
Como repórter da TV Cidade Imperial elaborava pautas, fazia a produção, execução e edição das matérias para o “Jornal das Sete”. Na Rádio ONG Viva Rio assumiu a editoria de cultura como voluntária e atuava desde a elaboração das pautas até a locução propriamente dita. Para o Jornal Folha A Cidade, de Campos dos Goytacazes, escrevia periodicamente para o caderno de cultura. Atualmente é a jornalista responsável pelas ações da Comunicação Livre, empresa de Petrópolis/RJ que atua nos campos da Comunicação e do Marketing. Petropolitana, a jornalista além de apaixonada por livros e leitura é amante da Cidade Imperial e de suas belezas naturais e históricas.

Contato:
carlacoelho03@comunicacaolivre.com.br
(24) 2231-9707/ (24) 9955-2730/ (21) 9278-0555

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

PRESÉPIO DE NATAL ATRAI VISITANTES NA PARÓQUIA

Presépio pintado a mão e exposto em carroça é atração em comunidade de fé

O presépio composto por 16 peças pintadas à mão, por Ana Moser, prima de Frei Antônio Moser, pároco de Santa Clara, foi enviado ao longo dos últimos anos como doação. As peças que vieram da Região Sul foram cuidadosamente organizadas por Jane Coelho, secretária da paróquia, na nova carroça da comunidade.
De acordo com Moser o presépio é a continuação de uma história de família que se cumpre: “O presépio que foi pintado por minha prima, foi devido a uma bela história de família. O pai dela era meu padrinho e após morrer a mãe dela se julgou obrigada a assumir a pintura do presépio, com a morte de minha madrinha, a filha mais velha assumiu o trabalho. Na família a tradição de cada ano é que um afilhado receba uma peça do presépio”, afirmou.
Para homenagear o padrinho e compor a Paróquia de Santa Clara, Frei Antônio Moser fez um galpão, típico do sul. “O espaço é muito parecido com o que meus primos e eu brincávamos durante a infância”, declarou.
A carroça que servirá como cenário dos eventos sazonais foi inaugurado com um dos momentos mais importantes do cristianismo, o nascimento de Cristo. O presépio que foi criado por São Francisco de Assis, na tentativa de tentar demonstrar fisicamente o que aconteceu em Belém no dia do nascimento de Jesus, é atualmente usado em todo o mundo.
Para Frei Moser a carroça tem muito significado pessoal, visto que seu pai o levava para igreja numa carroça durante a infância: “A primeira carroça que tenho lembrança era do meu pai e me levou muitos domingos às missas, também serviu para levar noivas e para tirar fotografias”, declarou emocionado.
O presépio pode ser visto de segunda à sábado, das 13h30 às 19h e aos domingos antes e após as celebrações das missas, às 8h, 10h e às 18h30, na Paróquia de Santa Clara que fica na Rua Eugênio Barcelos s/nº - Valparaíso. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2248-8378 ou do e-mail claramitra@ig.com.br.


SERVIÇO

PRESÉPIO DE NATAL
Local: Paróquia de Santa Clara
Rua Eugênio Barcelos s/nº - Valparaíso
Visitação: De segunda à sábado das 13h30 às 17h, aos domingos nos horários das missas, às 8h, 10h e 18h.

EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO DA OFFICINA 185 EM ITAIPAVA

Após o sucesso do evento na Siméria grupo muda de bairro

A I Exposição de Artesanato da Officina 185 foi realizada nos dias 20 e 21 de dezembro no Condomínio Parque Residencial Siméria. Devido ao sucesso de público e vendas parte das artesãs optaram por esticar a I Exposição e estão com suas peças em Itaipava.
“A maior parte dos artesãos deseja expor suas peças no Centro Histórico de Petrópolis, já nosso grupo acredita no potencial dos bairros e distritos da Cidade Imperial”, declarou Rita Coelho, coordenadora do evento.
As artesãs Anna Lucia, Andrea Roque, Fernanda Leite e Rita Coelho vão expor materiais ecologicamente corretos, produzidos com reciclados como latarias, vidros e garrafas pet, além disso, objetos em madeira e bordados são algumas das peças expostas. A continuação da I Exposição de Artesanato da Officna 185 fica aberta até dia 31 de janeiro de 2008 na entrada da Ponte dos Arcos, Estrada do Catobira, n°30 – Itaipava, das 10h às 19h.
A Officina 185 que foi criada pela artesã Rita Coelho esse ano tem como meta ser um paiol de arte e cultura para artesãos de Petrópolis e já está sendo um sucesso de eventos. Após perceber que seu verdadeiro ideal de atuação era o artesanato e as artes, a artesã uniu os conhecimentos reunidos ao longo de anos trabalhados na Editora Vozes e na Multicopias e criou a Officina 185.
De acordo com Rita Coelho o processo de organização e divulgação do primeiro evento motivou tanto o grupo que outras exposições já estão agendadas para o ano de 2009. Além de presenças confirmadas Rita também se coloca à disposição de todos os artesãos de Petrópolis que queiram fazer parte desse novo empreendimento e das exposições.
Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (24) 2244-7155/ (24) 9958-9916 ou do e-mail officina185@oi.com.br.

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO OFFICINA 185
Data: 26 a 31 de dezembro de 2008
Horário: Das 10h às 19h
Local: Entrada da Ponte dos Arcos
Estrada do Catobira, 30
Itaipava – Petrópolis/RJ